Logo Passei Direto
Buscar

Contabilidade Gerencial Exercício tema 1

User badge image
Tiago Volpato

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Margem de Segurança pode estabelecer quantidades, preços e percentuais significativos ao Controle Gerencial e Operacional.
Qual das alternativas identifica a definição da Margem de Segurança?
A. A margem é a diferença entre o preço de compra de um produto e a despesa operacional. Pode ser expressa em valores absolutos ou em porcentagem. A Margem de Segurança identifica-se nos processos inerentes às análises dos Sistemas de Custos originadas das relações custos, volumes e lucros, que são caracterizadas de formas proporcionais e complementares, subsidiando, assim, informações necessárias ao controle das atividades que correspondem ao objeto social da entidade.
B. A mensuração da Margem de Segurança com base no resultado percentual é compreendida na relação existente entre a própria Margem de Segurança em quantidade multiplicada pelo Preço de Venda. A Margem de Segurança identifica-se nos processos inerentes às análises dos Sistemas de Custos originadas das relações custos, volumes e lucros, que são caracterizadas de formas proporcionais e complementares, subsidiando, assim, informações necessárias ao controle das atividades que correspondem ao objeto social da entidade.
C. Nos processos inerentes às análises dos Sistemas de Custos, destaca-se a Margem de Segurança, como a interface originada das relações custos, volumes e lucros. A Margem de Segurança identifica-se nos processos inerentes às análises dos Sistemas de Custos originadas das relações custos, volumes e lucros, que são caracterizadas de formas proporcionais e complementares, subsidiando, assim, informações necessárias ao controle das atividades que correspondem ao objeto social da entidade.
D. Considerando os aspectos avaliativos da Margem de Segurança, destacam-se as suas composições que, individualmente analisadas ao produto, são caracterizadas em: relevância econômica, valor das quantidades e resultado em percentual. A Margem de Segurança identifica-se nos processos inerentes às análises dos Sistemas de Custos originadas das relações custos, volumes e lucros, que são caracterizadas de formas proporcionais e complementares, subsidiando, assim, informações necessárias ao controle das atividades que correspondem ao objeto social da entidade.
E. A mensuração da Margem de Segurança possibilita que as entidades possam estabelecer direcionamentos adequados conforme suas atividades operacionais, buscando, assim, a possibilidade de redução do valor econômico, financeiro e contábil. A Margem de Segurança identifica-se nos processos inerentes às análises dos Sistemas de Custos originadas das relações custos, volumes e lucros, que são caracterizadas de formas proporcionais e complementares, subsidiando, assim, informações necessárias ao controle das atividades que correspondem ao objeto social da entidade.

A Construtora Casa Nova Ltda. apresentou, para produtos distintos, Margens de Segurança diferentes, como se pode ver nos dados para análise.
Sendo assim, conforme a análise indutiva dos dados, é possível concluir que:
A. os dados apresentados nas Tabelas 1 e 2 mostram a Margem de Segurança em 38% dos Volumes de Produção Mensal. Na Tabela 1, pode-se observar que o Volume de Produção Mensal é de 20 unidades habitacionais, sendo que foram estimadas 8 unidades habitacionais como Margem de Segurança, consistindo, assim, em 40% (8/20 x 100) do Volume de Produção Mensal.
B. na Tabela 2, a Margem de Segurança representa aproximadamente 45% do Volume de Produção Mensal. Na Tabela 1, pode-se observar que o Volume de Produção Mensal é de 20 unidades habitacionais, sendo que foram estimadas 8 unidades habitacionais como Margem de Segurança, consistindo, assim, em 40% (8/20 x 100) do Volume de Produção Mensal.
C. na Tabela 1, a Margem de Segurança representa 40% do Volume de Produção Mensal. Na Tabela 1, pode-se observar que o Volume de Produção Mensal é de 20 unidades habitacionais, sendo que foram estimadas 8 unidades habitacionais como Margem de Segurança, consistindo, assim, em 40% (8/20 x 100) do Volume de Produção Mensal.
D. os dados apresentados nas Tabelas 1 e 2 mostram a Margem de Segurança em 52% dos Volumes de Produção Mensal. Na Tabela 1, pode-se observar que o Volume de Produção Mensal é de 20 unidades habitacionais, sendo que foram estimadas 8 unidades habitacionais como Margem de Segurança, consistindo, assim, em 40% (8/20 x 100) do Volume de Produção Mensal.
E. na Tabela 1, a Margem de Segurança representa aproximadamente 63% do Volume de Produção Mensal. Na Tabela 1, pode-se observar que o Volume de Produção Mensal é de 20 unidades habitacionais, sendo que foram estimadas 8 unidades habitacionais como Margem de Segurança, consistindo, assim, em 40% (8/20 x 100) do Volume de Produção Mensal.

Em conformidade com as explicações, composições e aplicações da Margem de Segurança abordadas no capítulo.
Assinale a alternativa correta:
A. O Valor Econômico é compreendido na relação existente entre a Margem de Contribuição em quantidade dividida pelo Preço de Venda. De acordo com as explicações, composições e aplicações da Margem de Segurança, a relevância das quantidades tem por objetivo subsidiar informações gerenciais e necessárias à avaliação do quantitativo atual de vendas deduzido de um ponto de equilíbrio contábil em quantidades.
B. A relevância das quantidades tem por objetivo subsidiar informações gerenciais e necessárias à avaliação do quantitativo atual de vendas deduzido de um ponto de equilíbrio contábil em quantidades. De acordo com as explicações, composições e aplicações da Margem de Segurança, a relevância das quantidades tem por objetivo subsidiar informações gerenciais e necessárias à avaliação do quantitativo atual de vendas deduzido de um ponto de equilíbrio contábil em quantidades.
C. As composições da Margem Contributiva são: Valor Econômico, Valor Agregado e Resultado em Percentual. De acordo com as explicações, composições e aplicações da Margem de Segurança, a relevância das quantidades tem por objetivo subsidiar informações gerenciais e necessárias à avaliação do quantitativo atual de vendas deduzido de um ponto de equilíbrio contábil em quantidades.
D. No processo de composição e aplicação da Margem de Segurança, diferir-se pela quantidade deduzida é um elemento irrelevante ao processo. De acordo com as explicações, composições e aplicações da Margem de Segurança, a relevância das quantidades tem por objetivo subsidiar informações gerenciais e necessárias à avaliação do quantitativo atual de vendas deduzido de um ponto de equilíbrio contábil em quantidades.
E. As composições da Margem Contributiva são: Valor Agregado, Valor Econômico e Resultado Operacional. De acordo com as explicações, composições e aplicações da Margem de Segurança, a relevância das quantidades tem por objetivo subsidiar informações gerenciais e necessárias à avaliação do quantitativo atual de vendas deduzido de um ponto de equilíbrio contábil em quantidades.

Todo sacrifício financeiro atribuído ao processo produtivo das empresas será genericamente classificado como Custos.
Dessa forma, qual das alternativas a seguir se fundamenta no conceito de Custos?
A. Pode ser compreendido como fator adaptável às diversas variáveis macro ou microeconômicas. Fundamentam-se no conceito de Custos as vertentes atreladas ao processo produtivo, ou seja, por meio das classificações fixas ou variáveis é possível o estabelecimento de parâmetros prioritários na produção.
B. É determinado pela relação existente entre as receitas deduzidas dos custos, ou seja, se uma entidade operacionaliza com determinados produtos e/ou serviço. Fundamentam-se no conceito de Custos as vertentes atreladas ao processo produtivo, ou seja, por meio das classificações fixas ou variáveis é possível o estabelecimento de parâmetros prioritários na produção.
C. Está vinculado às observações significativas dos elementos incomuns no processo de planejamento financeiro. Fundamentam-se no conceito de Custos as vertentes atreladas ao processo produtivo, ou seja, por meio das classificações fixas ou variáveis é possível o estabelecimento de parâmetros prioritários na produção.
D. É determinado pela relação existente entre as receitas deduzidas das devoluções de compras. Fundamentam-se no conceito de Custos as vertentes atreladas ao processo produtivo, ou seja, por meio das classificações fixas ou variáveis é possível o estabelecimento de parâmetros prioritários na produção.
E. É um fator preponderante, pois por meio de suas vertentes fixas ou variáveis é possível o estabelecimento de parâmetros prioritários ao processo produtivo. Fundamentam-se no conceito de Custos as vertentes atreladas ao processo produtivo, ou seja, por meio das classificações fixas ou variáveis é possível o estabelecimento de parâmetros prioritários na produção.

Em conformidade com as informações basilares aos objetivos de identificação, definição, composição e aplicação da Margem de Segurança, analisa-se seu poder informativo no processo de tomada de decisão para que as entidades possam estabelecer procedimentos que possibilitem direcionamentos adequados conforme suas atividades operacionais, buscando, assim, agregação de valor econômico, financeiro e contábil.
Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta a correta interpretação da Margem de Segurança.
A. A empresa XY&Z apresenta uma Margem de Segurança negativa de 645 unidades, ou seja, está operacionalizando com 645 unidades acima do Ponto de Equilíbrio, uma situação favorável. A empresa XY&Z apresenta uma Margem de Segurança negativa que indica que ela está operacionalizando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que é uma situação desfavorável. Já a empresa AB&C apresenta uma Margem de Segurança positiva, operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, indicando uma situação favorável. A empresa JJ&K apresenta uma situação favorável, tendo em vista que está operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, pois sua Margem de Segurança é positiva, ao contrário das empresas LC&M e FF&A, que estão operacionalizando com uma Margem de Segurança negativa, estando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que indica uma situação desfavorável.
B. A empresa AB&C apresenta uma Margem de Segurança positiva de 654 unidades, ou seja, está operacionalizando com 654 unidades acima do Ponto de Equilíbrio, uma situação favorável. A empresa XY&Z apresenta uma Margem de Segurança negativa que indica que ela está operacionalizando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que é uma situação desfavorável. Já a empresa AB&C apresenta uma Margem de Segurança positiva, operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, indicando uma situação favorável. A empresa JJ&K apresenta uma situação favorável, tendo em vista que está operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, pois sua Margem de Segurança é positiva, ao contrário das empresas LC&M e FF&A, que estão operacionalizando com uma Margem de Segurança negativa, estando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que indica uma situação desfavorável.
C. A empresa JJ&K apresenta uma Margem de Segurança positiva de 654 unidades, ou seja, está operacionalizando com 654 unidades abaixo do Ponto de Equilíbrio, uma situação desfavorável. A empresa XY&Z apresenta uma Margem de Segurança negativa que indica que ela está operacionalizando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que é uma situação desfavorável. Já a empresa AB&C apresenta uma Margem de Segurança positiva, operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, indicando uma situação favorável. A empresa JJ&K apresenta uma situação favorável, tendo em vista que está operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, pois sua Margem de Segurança é positiva, ao contrário das empresas LC&M e FF&A, que estão operacionalizando com uma Margem de Segurança negativa, estando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que indica uma situação desfavorável.
D. A empresa LC&M apresenta uma Margem de Segurança negativa de 454 unidades, ou seja, está operacionalizando com 454 unidades abaixo do Ponto de Equilíbrio, uma situação favorável. A empresa XY&Z apresenta uma Margem de Segurança negativa que indica que ela está operacionalizando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que é uma situação desfavorável. Já a empresa AB&C apresenta uma Margem de Segurança positiva, operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, indicando uma situação favorável. A empresa JJ&K apresenta uma situação favorável, tendo em vista que está operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, pois sua Margem de Segurança é positiva, ao contrário das empresas LC&M e FF&A, que estão operacionalizando com uma Margem de Segurança negativa, estando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que indica uma situação desfavorável.
E. A empresa FF&A apresenta uma Margem de Segurança negativa de 465 unidades, ou seja, está operacionalizando com 465 unidades abaixo do Ponto de Equilíbrio, uma situação favorável. A empresa XY&Z apresenta uma Margem de Segurança negativa que indica que ela está operacionalizando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que é uma situação desfavorável. Já a empresa AB&C apresenta uma Margem de Segurança positiva, operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, indicando uma situação favorável. A empresa JJ&K apresenta uma situação favorável, tendo em vista que está operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, pois sua Margem de Segurança é positiva, ao contrário das empresas LC&M e FF&A, que estão operacionalizando com uma Margem de Segurança negativa, estando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que indica uma situação desfavorável.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Margem de Segurança pode estabelecer quantidades, preços e percentuais significativos ao Controle Gerencial e Operacional.
Qual das alternativas identifica a definição da Margem de Segurança?
A. A margem é a diferença entre o preço de compra de um produto e a despesa operacional. Pode ser expressa em valores absolutos ou em porcentagem. A Margem de Segurança identifica-se nos processos inerentes às análises dos Sistemas de Custos originadas das relações custos, volumes e lucros, que são caracterizadas de formas proporcionais e complementares, subsidiando, assim, informações necessárias ao controle das atividades que correspondem ao objeto social da entidade.
B. A mensuração da Margem de Segurança com base no resultado percentual é compreendida na relação existente entre a própria Margem de Segurança em quantidade multiplicada pelo Preço de Venda. A Margem de Segurança identifica-se nos processos inerentes às análises dos Sistemas de Custos originadas das relações custos, volumes e lucros, que são caracterizadas de formas proporcionais e complementares, subsidiando, assim, informações necessárias ao controle das atividades que correspondem ao objeto social da entidade.
C. Nos processos inerentes às análises dos Sistemas de Custos, destaca-se a Margem de Segurança, como a interface originada das relações custos, volumes e lucros. A Margem de Segurança identifica-se nos processos inerentes às análises dos Sistemas de Custos originadas das relações custos, volumes e lucros, que são caracterizadas de formas proporcionais e complementares, subsidiando, assim, informações necessárias ao controle das atividades que correspondem ao objeto social da entidade.
D. Considerando os aspectos avaliativos da Margem de Segurança, destacam-se as suas composições que, individualmente analisadas ao produto, são caracterizadas em: relevância econômica, valor das quantidades e resultado em percentual. A Margem de Segurança identifica-se nos processos inerentes às análises dos Sistemas de Custos originadas das relações custos, volumes e lucros, que são caracterizadas de formas proporcionais e complementares, subsidiando, assim, informações necessárias ao controle das atividades que correspondem ao objeto social da entidade.
E. A mensuração da Margem de Segurança possibilita que as entidades possam estabelecer direcionamentos adequados conforme suas atividades operacionais, buscando, assim, a possibilidade de redução do valor econômico, financeiro e contábil. A Margem de Segurança identifica-se nos processos inerentes às análises dos Sistemas de Custos originadas das relações custos, volumes e lucros, que são caracterizadas de formas proporcionais e complementares, subsidiando, assim, informações necessárias ao controle das atividades que correspondem ao objeto social da entidade.

A Construtora Casa Nova Ltda. apresentou, para produtos distintos, Margens de Segurança diferentes, como se pode ver nos dados para análise.
Sendo assim, conforme a análise indutiva dos dados, é possível concluir que:
A. os dados apresentados nas Tabelas 1 e 2 mostram a Margem de Segurança em 38% dos Volumes de Produção Mensal. Na Tabela 1, pode-se observar que o Volume de Produção Mensal é de 20 unidades habitacionais, sendo que foram estimadas 8 unidades habitacionais como Margem de Segurança, consistindo, assim, em 40% (8/20 x 100) do Volume de Produção Mensal.
B. na Tabela 2, a Margem de Segurança representa aproximadamente 45% do Volume de Produção Mensal. Na Tabela 1, pode-se observar que o Volume de Produção Mensal é de 20 unidades habitacionais, sendo que foram estimadas 8 unidades habitacionais como Margem de Segurança, consistindo, assim, em 40% (8/20 x 100) do Volume de Produção Mensal.
C. na Tabela 1, a Margem de Segurança representa 40% do Volume de Produção Mensal. Na Tabela 1, pode-se observar que o Volume de Produção Mensal é de 20 unidades habitacionais, sendo que foram estimadas 8 unidades habitacionais como Margem de Segurança, consistindo, assim, em 40% (8/20 x 100) do Volume de Produção Mensal.
D. os dados apresentados nas Tabelas 1 e 2 mostram a Margem de Segurança em 52% dos Volumes de Produção Mensal. Na Tabela 1, pode-se observar que o Volume de Produção Mensal é de 20 unidades habitacionais, sendo que foram estimadas 8 unidades habitacionais como Margem de Segurança, consistindo, assim, em 40% (8/20 x 100) do Volume de Produção Mensal.
E. na Tabela 1, a Margem de Segurança representa aproximadamente 63% do Volume de Produção Mensal. Na Tabela 1, pode-se observar que o Volume de Produção Mensal é de 20 unidades habitacionais, sendo que foram estimadas 8 unidades habitacionais como Margem de Segurança, consistindo, assim, em 40% (8/20 x 100) do Volume de Produção Mensal.

Em conformidade com as explicações, composições e aplicações da Margem de Segurança abordadas no capítulo.
Assinale a alternativa correta:
A. O Valor Econômico é compreendido na relação existente entre a Margem de Contribuição em quantidade dividida pelo Preço de Venda. De acordo com as explicações, composições e aplicações da Margem de Segurança, a relevância das quantidades tem por objetivo subsidiar informações gerenciais e necessárias à avaliação do quantitativo atual de vendas deduzido de um ponto de equilíbrio contábil em quantidades.
B. A relevância das quantidades tem por objetivo subsidiar informações gerenciais e necessárias à avaliação do quantitativo atual de vendas deduzido de um ponto de equilíbrio contábil em quantidades. De acordo com as explicações, composições e aplicações da Margem de Segurança, a relevância das quantidades tem por objetivo subsidiar informações gerenciais e necessárias à avaliação do quantitativo atual de vendas deduzido de um ponto de equilíbrio contábil em quantidades.
C. As composições da Margem Contributiva são: Valor Econômico, Valor Agregado e Resultado em Percentual. De acordo com as explicações, composições e aplicações da Margem de Segurança, a relevância das quantidades tem por objetivo subsidiar informações gerenciais e necessárias à avaliação do quantitativo atual de vendas deduzido de um ponto de equilíbrio contábil em quantidades.
D. No processo de composição e aplicação da Margem de Segurança, diferir-se pela quantidade deduzida é um elemento irrelevante ao processo. De acordo com as explicações, composições e aplicações da Margem de Segurança, a relevância das quantidades tem por objetivo subsidiar informações gerenciais e necessárias à avaliação do quantitativo atual de vendas deduzido de um ponto de equilíbrio contábil em quantidades.
E. As composições da Margem Contributiva são: Valor Agregado, Valor Econômico e Resultado Operacional. De acordo com as explicações, composições e aplicações da Margem de Segurança, a relevância das quantidades tem por objetivo subsidiar informações gerenciais e necessárias à avaliação do quantitativo atual de vendas deduzido de um ponto de equilíbrio contábil em quantidades.

Todo sacrifício financeiro atribuído ao processo produtivo das empresas será genericamente classificado como Custos.
Dessa forma, qual das alternativas a seguir se fundamenta no conceito de Custos?
A. Pode ser compreendido como fator adaptável às diversas variáveis macro ou microeconômicas. Fundamentam-se no conceito de Custos as vertentes atreladas ao processo produtivo, ou seja, por meio das classificações fixas ou variáveis é possível o estabelecimento de parâmetros prioritários na produção.
B. É determinado pela relação existente entre as receitas deduzidas dos custos, ou seja, se uma entidade operacionaliza com determinados produtos e/ou serviço. Fundamentam-se no conceito de Custos as vertentes atreladas ao processo produtivo, ou seja, por meio das classificações fixas ou variáveis é possível o estabelecimento de parâmetros prioritários na produção.
C. Está vinculado às observações significativas dos elementos incomuns no processo de planejamento financeiro. Fundamentam-se no conceito de Custos as vertentes atreladas ao processo produtivo, ou seja, por meio das classificações fixas ou variáveis é possível o estabelecimento de parâmetros prioritários na produção.
D. É determinado pela relação existente entre as receitas deduzidas das devoluções de compras. Fundamentam-se no conceito de Custos as vertentes atreladas ao processo produtivo, ou seja, por meio das classificações fixas ou variáveis é possível o estabelecimento de parâmetros prioritários na produção.
E. É um fator preponderante, pois por meio de suas vertentes fixas ou variáveis é possível o estabelecimento de parâmetros prioritários ao processo produtivo. Fundamentam-se no conceito de Custos as vertentes atreladas ao processo produtivo, ou seja, por meio das classificações fixas ou variáveis é possível o estabelecimento de parâmetros prioritários na produção.

Em conformidade com as informações basilares aos objetivos de identificação, definição, composição e aplicação da Margem de Segurança, analisa-se seu poder informativo no processo de tomada de decisão para que as entidades possam estabelecer procedimentos que possibilitem direcionamentos adequados conforme suas atividades operacionais, buscando, assim, agregação de valor econômico, financeiro e contábil.
Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta a correta interpretação da Margem de Segurança.
A. A empresa XY&Z apresenta uma Margem de Segurança negativa de 645 unidades, ou seja, está operacionalizando com 645 unidades acima do Ponto de Equilíbrio, uma situação favorável. A empresa XY&Z apresenta uma Margem de Segurança negativa que indica que ela está operacionalizando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que é uma situação desfavorável. Já a empresa AB&C apresenta uma Margem de Segurança positiva, operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, indicando uma situação favorável. A empresa JJ&K apresenta uma situação favorável, tendo em vista que está operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, pois sua Margem de Segurança é positiva, ao contrário das empresas LC&M e FF&A, que estão operacionalizando com uma Margem de Segurança negativa, estando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que indica uma situação desfavorável.
B. A empresa AB&C apresenta uma Margem de Segurança positiva de 654 unidades, ou seja, está operacionalizando com 654 unidades acima do Ponto de Equilíbrio, uma situação favorável. A empresa XY&Z apresenta uma Margem de Segurança negativa que indica que ela está operacionalizando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que é uma situação desfavorável. Já a empresa AB&C apresenta uma Margem de Segurança positiva, operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, indicando uma situação favorável. A empresa JJ&K apresenta uma situação favorável, tendo em vista que está operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, pois sua Margem de Segurança é positiva, ao contrário das empresas LC&M e FF&A, que estão operacionalizando com uma Margem de Segurança negativa, estando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que indica uma situação desfavorável.
C. A empresa JJ&K apresenta uma Margem de Segurança positiva de 654 unidades, ou seja, está operacionalizando com 654 unidades abaixo do Ponto de Equilíbrio, uma situação desfavorável. A empresa XY&Z apresenta uma Margem de Segurança negativa que indica que ela está operacionalizando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que é uma situação desfavorável. Já a empresa AB&C apresenta uma Margem de Segurança positiva, operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, indicando uma situação favorável. A empresa JJ&K apresenta uma situação favorável, tendo em vista que está operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, pois sua Margem de Segurança é positiva, ao contrário das empresas LC&M e FF&A, que estão operacionalizando com uma Margem de Segurança negativa, estando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que indica uma situação desfavorável.
D. A empresa LC&M apresenta uma Margem de Segurança negativa de 454 unidades, ou seja, está operacionalizando com 454 unidades abaixo do Ponto de Equilíbrio, uma situação favorável. A empresa XY&Z apresenta uma Margem de Segurança negativa que indica que ela está operacionalizando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que é uma situação desfavorável. Já a empresa AB&C apresenta uma Margem de Segurança positiva, operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, indicando uma situação favorável. A empresa JJ&K apresenta uma situação favorável, tendo em vista que está operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, pois sua Margem de Segurança é positiva, ao contrário das empresas LC&M e FF&A, que estão operacionalizando com uma Margem de Segurança negativa, estando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que indica uma situação desfavorável.
E. A empresa FF&A apresenta uma Margem de Segurança negativa de 465 unidades, ou seja, está operacionalizando com 465 unidades abaixo do Ponto de Equilíbrio, uma situação favorável. A empresa XY&Z apresenta uma Margem de Segurança negativa que indica que ela está operacionalizando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que é uma situação desfavorável. Já a empresa AB&C apresenta uma Margem de Segurança positiva, operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, indicando uma situação favorável. A empresa JJ&K apresenta uma situação favorável, tendo em vista que está operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, pois sua Margem de Segurança é positiva, ao contrário das empresas LC&M e FF&A, que estão operacionalizando com uma Margem de Segurança negativa, estando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que indica uma situação desfavorável.

Prévia do material em texto

1. 
A Margem de Segurança pode estabelecer quantidades, preços e percentuais significativos 
ao Controle Gerencial e Operacional. Qual das alternativas identifica a definição da Margem 
de Segurança? 
Resposta incorreta. 
A. 
A margem é a diferença entre o preço de compra de um produto e a despesa operacional. 
Pode ser expressa em valores absolutos ou em porcentagem. 
A Margem de Segurança identifica-se nos processos inerentes às análises dos Sistemas de 
Custos originadas das relações custos, volumes e lucros, que são caracterizadas de formas 
proporcionais e complementares, subsidiando, assim, informações necessárias ao controle das 
atividades que correspondem ao objeto social da entidade. 
 
Resposta incorreta. 
B. 
A mensuração da Margem de Segurança com base no resultado percentual é compreendida 
na relação existente entre a própria Margem de Segurança em quantidade multiplicada pelo 
Preço de Venda. 
A Margem de Segurança identifica-se nos processos inerentes às análises dos Sistemas de 
Custos originadas das relações custos, volumes e lucros, que são caracterizadas de formas 
proporcionais e complementares, subsidiando, assim, informações necessárias ao controle das 
atividades que correspondem ao objeto social da entidade. 
 
Você acertou! 
C. 
Nos processos inerentes às análises dos Sistemas de Custos, destaca-se a Margem de 
Segurança, como a interface originada das relações custos, volumes e lucros. 
A Margem de Segurança identifica-se nos processos inerentes às análises dos Sistemas de 
Custos originadas das relações custos, volumes e lucros, que são caracterizadas de formas 
proporcionais e complementares, subsidiando, assim, informações necessárias ao controle das 
atividades que correspondem ao objeto social da entidade. 
 
Resposta incorreta. 
D. 
Considerando os aspectos avaliativos da Margem de Segurança, destacam-se as suas 
composições que, individualmente analisadas ao produto, são caracterizadas em: relevância 
econômica, valor das quantidades e resultado em percentual. 
A Margem de Segurança identifica-se nos processos inerentes às análises dos Sistemas de 
Custos originadas das relações custos, volumes e lucros, que são caracterizadas de formas 
proporcionais e complementares, subsidiando, assim, informações necessárias ao controle das 
atividades que correspondem ao objeto social da entidade. 
 
Resposta incorreta. 
E. 
A mensuração da Margem de Segurança possibilita que as entidades possam estabelecer 
direcionamentos adequados conforme suas atividades operacionais, buscando, assim, a 
possibilidade de redução do valor econômico, financeiro e contábil. 
A Margem de Segurança identifica-se nos processos inerentes às análises dos Sistemas de 
Custos originadas das relações custos, volumes e lucros, que são caracterizadas de formas 
proporcionais e complementares, subsidiando, assim, informações necessárias ao controle das 
atividades que correspondem ao objeto social da entidade. 
2. 
A Construtora Casa Nova Ltda. apresentou, para produtos distintos, Margens de Segurança 
diferentes, como se pode ver nos dados para análise: 
 
Sendo assim, conforme a análise indutiva dos dados, é possível concluir que: 
Resposta incorreta. 
A. 
os dados apresentados nas Tabelas 1 e 2 mostram a Margem de Segurança em 38% dos 
Volumes de Produção Mensal. 
Na Tabela 1, pode-se observar que o Volume de Produção Mensal é de 20 unidades 
habitacionais, sendo que foram estimadas 8 unidades habitacionais como Margem de 
Segurança, consistindo, assim, em 40% (8/20 x 100) do Volume de Produção Mensal. 
 
Você não acertou! 
B. 
na Tabela 2, a Margem de Segurança representa aproximadamente 45% do Volume de 
Produção Mensal. 
Na Tabela 1, pode-se observar que o Volume de Produção Mensal é de 20 unidades 
habitacionais, sendo que foram estimadas 8 unidades habitacionais como Margem de 
Segurança, consistindo, assim, em 40% (8/20 x 100) do Volume de Produção Mensal. 
 
Resposta correta. 
C. 
na Tabela 1, a Margem de Segurança representa 40% do Volume de Produção Mensal. 
Na Tabela 1, pode-se observar que o Volume de Produção Mensal é de 20 unidades 
habitacionais, sendo que foram estimadas 8 unidades habitacionais como Margem de 
Segurança, consistindo, assim, em 40% (8/20 x 100) do Volume de Produção Mensal. 
 
Resposta incorreta. 
D. 
os dados apresentados nas Tabelas 1 e 2 mostram a Margem de Segurança em 52% dos 
Volumes de Produção Mensal. 
Na Tabela 1, pode-se observar que o Volume de Produção Mensal é de 20 unidades 
habitacionais, sendo que foram estimadas 8 unidades habitacionais como Margem de 
Segurança, consistindo, assim, em 40% (8/20 x 100) do Volume de Produção Mensal. 
 
Resposta incorreta. 
E. 
na Tabela 1, a Margem de Segurança representa aproximadamente 63% do Volume de 
Produção Mensal. 
Na Tabela 1, pode-se observar que o Volume de Produção Mensal é de 20 unidades 
habitacionais, sendo que foram estimadas 8 unidades habitacionais como Margem de 
Segurança, consistindo, assim, em 40% (8/20 x 100) do Volume de Produção Mensal. 
3. 
Em conformidade com as explicações, composições e aplicações da Margem de Segurança 
abordadas no capítulo, assinale a alternativa correta: 
Resposta incorreta. 
A. 
O Valor Econômico é compreendido na relação existente entre a Margem de Contribuição em 
quantidade dividida pelo Preço de Venda. 
De acordo com as explicações, composições e aplicações da Margem de Segurança, a 
relevância das quantidades tem por objetivo subsidiar informações gerenciais e necessárias à 
avaliação do quantitativo atual de vendas deduzido de um ponto de equilíbrio contábil em 
quantidades. 
 
Resposta correta. 
B. 
A relevância das quantidades tem por objetivo subsidiar informações gerenciais e necessárias 
à avaliação do quantitativo atual de vendas deduzido de um ponto de equilíbrio contábil em 
quantidades. 
De acordo com as explicações, composições e aplicações da Margem de Segurança, a 
relevância das quantidades tem por objetivo subsidiar informações gerenciais e necessárias à 
avaliação do quantitativo atual de vendas deduzido de um ponto de equilíbrio contábil em 
quantidades. 
 
Você não acertou! 
C. 
As composições da Margem Contributiva são: Valor Econômico, Valor Agregado e Resultado 
em Percentual. 
De acordo com as explicações, composições e aplicações da Margem de Segurança, a 
relevância das quantidades tem por objetivo subsidiar informações gerenciais e necessárias à 
avaliação do quantitativo atual de vendas deduzido de um ponto de equilíbrio contábil em 
quantidades. 
 
Resposta incorreta. 
D. 
No processo de composição e aplicação da Margem de Segurança, diferir-se pela quantidade 
deduzida é um elemento irrelevante ao processo. 
De acordo com as explicações, composições e aplicações da Margem de Segurança, a 
relevância das quantidades tem por objetivo subsidiar informações gerenciais e necessárias à 
avaliação do quantitativo atual de vendas deduzido de um ponto de equilíbrio contábil em 
quantidades. 
 
Resposta incorreta. 
E. 
As composições da Margem Contributiva são: Valor Agregado, Valor Econômico e Resultado 
Operacional. 
De acordo com as explicações, composições e aplicações da Margem de Segurança, a 
relevância das quantidades tem por objetivo subsidiar informações gerenciais e necessárias à 
avaliação do quantitativo atual de vendas deduzido de um ponto de equilíbrio contábil em 
quantidades. 
4. 
Todo sacrifício financeiro atribuído ao processo produtivo das empresas será genericamente 
classificado como Custos. Dessa forma, qual das alternativas a seguir se fundamenta no 
conceito de Custos? 
Resposta incorreta. 
A. 
Pode ser compreendido como fator adaptável às diversas variáveis macro ou 
microeconômicas. 
Fundamentam-se no conceito de Custos as vertentes atreladas ao processo produtivo, ou 
seja, por meio das classificações fixas ou variáveis é possível o estabelecimento de parâmetros 
prioritários na produção. 
 
Resposta incorreta. 
B. 
É determinado pela relação existenteentre as receitas deduzidas dos custos, ou seja, se uma 
entidade operacionaliza com determinados produtos e/ou serviço. 
Fundamentam-se no conceito de Custos as vertentes atreladas ao processo produtivo, ou 
seja, por meio das classificações fixas ou variáveis é possível o estabelecimento de parâmetros 
prioritários na produção. 
 
Resposta incorreta. 
C. 
Está vinculado às observações significativas dos elementos incomuns no processo de 
planejamento financeiro. 
Fundamentam-se no conceito de Custos as vertentes atreladas ao processo produtivo, ou 
seja, por meio das classificações fixas ou variáveis é possível o estabelecimento de parâmetros 
prioritários na produção. 
 
Resposta incorreta. 
D. 
É determinado pela relação existente entre as receitas deduzidas das devoluções de compras. 
Fundamentam-se no conceito de Custos as vertentes atreladas ao processo produtivo, ou 
seja, por meio das classificações fixas ou variáveis é possível o estabelecimento de parâmetros 
prioritários na produção. 
 
Você acertou! 
E. 
É um fator preponderante, pois por meio de suas vertentes fixas ou variáveis é possível o 
estabelecimento de parâmetros prioritários ao processo produtivo. 
Fundamentam-se no conceito de Custos as vertentes atreladas ao processo produtivo, ou 
seja, por meio das classificações fixas ou variáveis é possível o estabelecimento de parâmetros 
prioritários na produção. 
5. 
Em conformidade com as informações basilares aos objetivos de identificação, definição, 
composição e aplicação da Margem de Segurança, analisa-se seu poder informativo no 
processo de tomada de decisão para que as entidades possam estabelecer procedimentos 
que possibilitem direcionamentos adequados conforme suas atividades operacionais, 
buscando, assim, agregação de valor econômico, financeiro e contábil. 
Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta a correta interpretação da Margem de 
Segurança. 
Você não acertou! 
A. 
A empresa XY&Z apresenta uma Margem de Segurança negativa de 645 unidades, ou seja, 
está operacionalizando com 645 unidades acima do Ponto de Equilíbrio, uma situação 
favorável. 
A empresa XY&Z apresenta uma Margem de Segurança negativa que indica que ela está 
operacionalizando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que é uma situação desfavorável. Já a 
empresa AB&C apresenta uma Margem de Segurança positiva, operacionalizando acima do 
Ponto de Equilíbrio, indicando uma situação favorável. A empresa JJ&K apresenta uma 
situação favorável, tendo em vista que está operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, 
pois sua Margem de Segurança é positiva, ao contrário das empresas LC&M e FF&A, que 
estão operacionalizando com uma Margem de Segurança negativa, estando abaixo do Ponto 
de Equilíbrio, o que indica uma situação desfavorável. 
 
Resposta correta. 
B. 
A empresa AB&C apresenta uma Margem de Segurança positiva de 654 unidades, ou seja, 
está operacionalizando com 654 unidades acima do Ponto de Equilíbrio, uma situação 
favorável. 
A empresa XY&Z apresenta uma Margem de Segurança negativa que indica que ela está 
operacionalizando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que é uma situação desfavorável. Já a 
empresa AB&C apresenta uma Margem de Segurança positiva, operacionalizando acima do 
Ponto de Equilíbrio, indicando uma situação favorável. A empresa JJ&K apresenta uma 
situação favorável, tendo em vista que está operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, 
pois sua Margem de Segurança é positiva, ao contrário das empresas LC&M e FF&A, que 
estão operacionalizando com uma Margem de Segurança negativa, estando abaixo do Ponto 
de Equilíbrio, o que indica uma situação desfavorável. 
 
Resposta incorreta. 
C. 
A empresa JJ&K apresenta uma Margem de Segurança positiva de 654 unidades, ou seja, está 
operacionalizando com 654 unidades abaixo do Ponto de Equilíbrio, uma situação 
desfavorável. 
A empresa XY&Z apresenta uma Margem de Segurança negativa que indica que ela está 
operacionalizando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que é uma situação desfavorável. Já a 
empresa AB&C apresenta uma Margem de Segurança positiva, operacionalizando acima do 
Ponto de Equilíbrio, indicando uma situação favorável. A empresa JJ&K apresenta uma 
situação favorável, tendo em vista que está operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, 
pois sua Margem de Segurança é positiva, ao contrário das empresas LC&M e FF&A, que 
estão operacionalizando com uma Margem de Segurança negativa, estando abaixo do Ponto 
de Equilíbrio, o que indica uma situação desfavorável. 
 
Resposta incorreta. 
D. 
A empresa LC&M apresenta uma Margem de Segurança negativa de 454 unidades, ou seja, 
está operacionalizando com 454 unidades abaixo do Ponto de Equilíbrio, uma situação 
favorável. 
A empresa XY&Z apresenta uma Margem de Segurança negativa que indica que ela está 
operacionalizando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que é uma situação desfavorável. Já a 
empresa AB&C apresenta uma Margem de Segurança positiva, operacionalizando acima do 
Ponto de Equilíbrio, indicando uma situação favorável. A empresa JJ&K apresenta uma 
situação favorável, tendo em vista que está operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, 
pois sua Margem de Segurança é positiva, ao contrário das empresas LC&M e FF&A, que 
estão operacionalizando com uma Margem de Segurança negativa, estando abaixo do Ponto 
de Equilíbrio, o que indica uma situação desfavorável. 
 
Resposta incorreta. 
E. 
A empresa FF&A apresenta uma Margem de Segurança negativa de 465 unidades, ou seja, 
está operacionalizando com 465 unidades abaixo do Ponto de Equilíbrio, uma situação 
favorável. 
A empresa XY&Z apresenta uma Margem de Segurança negativa que indica que ela está 
operacionalizando abaixo do Ponto de Equilíbrio, o que é uma situação desfavorável. Já a 
empresa AB&C apresenta uma Margem de Segurança positiva, operacionalizando acima do 
Ponto de Equilíbrio, indicando uma situação favorável. A empresa JJ&K apresenta uma 
situação favorável, tendo em vista que está operacionalizando acima do Ponto de Equilíbrio, 
pois sua Margem de Segurança é positiva, ao contrário das empresas LC&M e FF&A, que 
estão operacionalizando com uma Margem de Segurança negativa, estando abaixo do Ponto 
de Equilíbrio, o que indica uma situação desfavorável.

Mais conteúdos dessa disciplina