Buscar

IMPACTOS AMBIENTAIS A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental - UNINABUCO.
Disciplina: Avaliação de Impactos Ambientais.
Trabalho: Atividade Contextualizada – AV1.
Professora:
Aluno: 
Matrícula: 
Antes da ocorrência de invasão, à reserva de terras indígena já era objeto da lei N°: 601 de 1.850, que garante a colonização e o pleno aldeamento por parte dos indígenas, sendo sacramentada pela constituição de 1988 em seu artigo 231 que garante o direito originário dos índios e a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e lagos existentes, sem jamais conseguir gerar qualquer tipo de nulidade e extinção do direito a indenização ou ações contra a União, salvo na forma da lei, quanto às benfeitorias derivadas da ocupação de boa-fé, protegendo as suas terras que são à décadas utilizadas para atividades produtivas e sustentáveis sendo imprescindíveis à preservação dos seus recursos naturais seguindo sempre a sua intuição, como bem disse SÀNCHES; (2020), “através da sua organização social, costumes, lugares, crenças e direitos originários sobre as terras tradicionais que ocupam, cabendo a União desmarca-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens”, estabelecendo todo o seu devido direito e extensão da sua posse sobre o seu histórico território pela heroica comunidade indígena, assegurando a proteção dos seus limites demarcados, conseguindo impedir a ocupação por pessoas gananciosas e empresas que visam um lucro rápido e fácil. Em convergência, estão as mineradoras que em sua grande maioria são empresas subsidiadas por enormes conglomerados multinacionais que possuem a tecnologia e os recursos para a extração e exportação de imensas quantidades desse rico minério. Conforme SÀNCHEZ; (2020), “as decisões de aprovação dos empreendimentos que possuam um potencial de causar um impacto ambiental são sujeitas no Brasil como em outros países ao processo de avaliação de impacto ambiental”; AIA, com a posterior elaboração do relatório de impacto ambiental; RIMA. Devido ao atual risco de perda inclusive da soberania sobre a região amazônica, a participação do governo é considerada uma etapa essencial sobre a avaliação de impactos ambientais, contribuindo para a formação de um processo decisório, identificando os impactos potencialmente viáveis, utilizando as melhores medidas para evitar, minimizar ou compensar os impactos adversos alterando sua harmonia ambiental, causando um incalculável prejuízo econômico, com danos irreversíveis ao País com o assoreamento dos rios, desertificação, infertilidade do solo, poluição da água e a completa extinção de espécies pertencentes a nossa fauna e flora que garantem uma vida plena, saudável e sustentável para a atual e futuras gerações dos legítimos habitantes da floresta.
Referências:
A Luta do Povo Munduruku às Margens do Tapajós. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PQdZ_3_r8nA>. Acesso em: 09/09/22.
Comunicado do Povo Munduruku: Vamos Continuar Lutando. Disponível em: <https://apiboficial.org/2019/10/14/comunicado-do-povo-munduruku-vamos-continuar-lutando/>. Acesso: 10/09/22. 
Funai Reconhece Território Tradicional Sawré Muybu dos Munduruku. Disponível em: <https://infoamazonia.org/2016/04/27/funai-reconhece-territorio-tradicional-sawre-muybu-dos-munduruku/>. Acesso em: 10/09/22. 
Povo Munduruku Luta Contra Ameaças, Destruição e Mortes Causadas pelo Garimpo. Disponível em: <http://mapadeconflitos.ensp.fiocruz.br/conflito/povo-munduruku-luta-contra-ameacas-destruicao-e-mortes-causadas-pelo-garimpo/>. Acesso em 10/09/22.
Primeiro Comunicado da Aliança de Organizações do Movimento Munduruku Ipereg Ayu. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=iSmlQ-TCn_c>. Acesso em: 09/09/22.
SÁNCHEZ, Luís Henrique. Avaliação de Impactos Ambientais. Conceitos e Métodos. Ed. Oficina de Textos. 3º edição. São Paulo. 2020.

Outros materiais