Buscar

mary slide

Prévia do material em texto

VÍRUS
Enfª Maridalva Pimentel
Introdução
Os vírus são seres que são classificados a parte, sendo considerados como seres sem reino. Apresentam caracteristicas únicas como a ausência de organização celular, ausência de metabolismo próprio.
Não são capazes de se reproduzirem sem estarem dentro de uma célula hospedeira.
Realizam funções vitais somente após invadir a estrutura celular, sequestrando os componentes que a célula necessita para formar novos vírus. São parasitas intercelulares obrigatórios e, consequentemente, responsáveis por varias doenças infecciosas.
Vírus 
São organismos acelulares 
São parasitas intercelulares obrigatórios 
Não fazem síntese proteica nem respiração 
Seu material genético pode ser RNA e DNA
Seu material genético possui informação para produzir o RNAm, os outros dois (RNAt e RNAr) que participam da construção de proteínas virais que são as suas próprias células hospedeiras.
Os vírus são responsáveis por varias doenças infecciosas, tais como AIDS, gripes, hepatite, caxumba, sarampo, rubéola, herpes, catapora, etc.
Transmissão
Ocorre de varias formas dentre elas: pela picada de mosquitos, como o AEDES AEGYPTI infectado, responsável pela dengue e febre amarela;
Pela mordida de cães infectados, ocasionando a raiva;
Pela saliva e pelo trato respiratório, podendo gerar herpes, catapora, hepatite e sarampo, etc.
Pelo sangue contaminado provocando a AIDS e a hepatite B
Há ainda a transmissão de vírus pelo leite materno, por via oral-fecal, pela urina, placenta, relações sexuais e lesões de pele ( rubéola, HIV, vírus da hepatite B).
Algumas doenças transmitidas por vírus são facilmente controláveis por meio de vacinas, como sarampo, caxumba, rubéola, raiva, poliomielite, febre amarela, hepatite e alguns tipos de meningite.
Ciclo Lítico
O ciclo lítico é aquele em que o vírus penetra o material genético ao se aproximar da célula. Assim que que penetrada, o vírus se multiplica com o auxílio das organelas presentes na célula. Após ser infectada, a célula é morta e o vírus continua no ciclo e penetra outra célula.
Ciclo Lisogênico
O ciclo lisogênico é aquele em que o vírus inclui o seu material genético dentro da célula, fazendo consequentemente parte do DNA da célula e assim será multiplicado durante o processo de meiose celular.
Como é a estrutura dos vírus?
Como falamos, o vírus é bastante simples. Eles são constituídos por material genético envolto por uma camada proteica. Pode conter em alguns vírus um envelope membranoso que envolve a cápsula de proteínas.
Material Genético: DNA, RNA ou os dois combinados.
Capsídio: Cápsula proteica que envolve o material genético.
Envelope: Derivam da membrana plasmática da célula e possuem fosfolipídeos, proteínas da membrana e glicoproteínas que contém origem viral.
Estrutura do vírus
Principais doenças virais
As principais doenças causada por vírus nos seres humanos são:
Aids
Catapora
Caxumba
Chikungunya
Condiloma acuminado
Dengue
Ebola
Febre amarela
Gripe
Hepatite (Hepatite A, hepatite B, hepatite C e hepatite D)
Herpes genital
HPV
Poliomielite
Raiva
Resfriado
Rubéola
Sarampo
Varíola
Zika

Continue navegando