Buscar

Bacias Hidrográficas

Prévia do material em texto

Bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia 
 A Bacia Tocantins-Araguaia localiza-se a nordeste do estado de Goiás e conecta-se a 49 municípios. A nascente do principal rio da bacia localiza-se na Serra do Caiapó, próximo ao Parque Nacional das Emas, na divisa entre os estados de Mato Grosso e Goiás, desaguando no rio Tocantins.
Recebe esse nome uma vez que os principais rios que formam a bacia são os rios Tocantins (com 2.416 km) e Araguaia (com 2.115 km).
Ela está presente nos estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará e Maranhão, além do Distrito Federal.
Se levarmos em conta que ela está inserida somente no Brasil, ela é considerada a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira.
Tem sua origem na conjunção dos rios Maranhão e rio das Almas (Goiás) e culminam na sua foz na baía de Marajó (Pará). A vazão média corresponde a 9,6% do total do país. Os principais rios são o Tocantins e o Araguaia. O Rio Tocantins, com 1.900 quilômetros de extensão, nasce no estado de Goiás, sendo que seu principal afluente é o Rio Araguaia, com 2.600 quilômetros de extensão.
Com uma área de 967 mil km² aproximadamente, ela drena cerca de 11% do território nacional sendo a segunda bacia hidrográfica em produção de energia do país, com presença de hidrelétricas.
Ela está presente nos Biomas do Cerrado(ao sul), no qual está localizada a maior parte da bacia, e da Amazônia (ao norte).
A maioria de seus rios são navegáveis, possuindo grande importância econômica para a região, sobretudo para o transporte de produtos agrícolas.
Sub-Bacia Tocantins
(Rio Tocantins)
A nascente do rio Tocantins fica no estado de Goiás, ao norte de Brasília. Os rios que formam o rio Tocantins são Paranã e Maranhão. O rio Tocantins faz parte da paisagem do Planalto Central do Brasil.
Cerca de 76% dessa bacia tem como vegetação predominante a vegetação de cerrado. Essa área corresponde ao curso inferior do rio Tocantins que começa no Escudo Brasileiro e segue em direção norte por aproximadamente 2.500 km até desembocar no Delta do Amazonas que fica na baía de Marajó que está nos arredores de Belém.
Sub-Bacia Araguaia
 (Rio Araguaia)
Localizada a noroeste de Goiás, a sub-bacia do rio Araguaia possui uma área de 86.109 km² e possui 49 municípios do estado dentre os quais estão o Crixás, São Miguel do Araguaia e Goiás Velho. Esse rio nasce na chamada serra do Caiapó que fica no paralelo 18° que está na fronteira entre Mato Grosso e Goiás.
O rio encontra-se numa altitude de 850m e segue por uma extensão de cerca de 2.115 km até que se encontra com o Tocantins em São João do Araguaia, próximo de Marabá. Desaguando junto a foz do rio Amazonas a sua bacia é capaz de captar e drenar um total de 382.000 km² juntamente com os seus afluentes de maior destaque que são rio Babilônia, rio Crixás Acú, rio do Peixe I, rio do Peixe II, rio Água Limpa, rio Pintado, rio Matrixã, rio Caiapó, rio Vermelho, rio Claro e rio Crixás Mirim.
Principais rios e afluentes
- Rio Tocantins – seus principais afluentes são o rio das Almas, rio Cana Brava, Rio Santa Clara, rio dos Patos, rio Uru, rio Tocantinzinho, rio Sono, rio Cacau, rio Mupi e rio Barra Grande.
- Rio Araguaia – seus principais afluentes são o rio Claro, rio Cristalino, rio Caiapó e rio Crixá-Açu.
Região Hidrográfica 
 Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia apresenta grande potencialidade para a agricultura irrigada, especialmente para o cultivo de frutíferas, de arroz e outros grãos (milho e soja). Atualmente, a necessidade de uso de água para irrigação corresponde a 62% da demanda total da região e se concentra na sub-bacia do Araguaia devido ao cultivo de arroz por inundação. A área irrigável (por inundação e outros métodos) é estimada em 230.197 hectares.
Clima
O clima da Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia é tropical, com temperatura média anual de 26°C, e dois 
períodos climáticos bem definidos: o chuvoso, de outubro a abril, com mais de 90% da precipitação, com a 
existência de alguns dias secos entre janeiro e fevereiro, formando o chamado veranico; e o seco, de maio a setembro, com baixa umidade relativa do ar. 
Evapotranspiração: A evapotranspiração média anual na região é de 1.365 mm
Disponibilidade e Usos da Água: Apresenta uma vazão média de 15.432,54 m³/s (9,6 % do total do País) e uma vazão específica de 15,96 L/s/km².
Usos Potenciais 
Geração de Energia:
 (Usina hidrelétrica de Tucuruí)
O grande potencial hidrelétrico da região e sua localização frente aos mercados consumidores da Região Nordeste, colocam a Região Hidrográfica do Tocantins como prioritária para a implantação de aproveitamentos hidrelétricos. O potencial hidroelétrico instalado nas unidades da federação da Região Hidrográfica totaliza 6.575.782 kW, distribuídos em 28 centrais hidrelétricas (ANEEL, 2002). Entre as hidrelétricas destacam-se a Usina Hidrelétrica de Tucuruí – localizada no rio Tocantins é uma das mais importantes do Brasil. Possui capacidade geradora instalada de 8.370 MW e a
Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães – localizada no rio Tocantins, possui capacidade geradora instalada de 900 MW.
Navegação: A navegação fluvial apresenta potencial, principalmente no rio Araguaia, que permitiria o escoamento de 3 milhões de toneladas de soja da região Centro-Oeste. É um importante meio de comunicação e transporte para as populações que ali vivem com destaque para a Hidrovia Tocantins-Araguaia. A Hidrovia Tocantins-Araguaia tem potencial para se transformar, rapidamente, numa das mais importantes vias de águas navegáveis do Brasil. Encravada por um lado no coração do Cerrado, a maior região produtora de grãos do país, e ligada por outro ao rio Amazonas, o maior e mais importante rio da gigantesca Bacia Amazônica, essa Hidrovia apresenta ilimitadas possibilidades para o transporte de toda uma gama de cargas e de pessoas. Como boa parte do rio Tocantins é navegável, ele serve como importante via de transporte fluvial para produtos, principalmente a soja, produzida em grande quantidade na região central do país.
Pesca, Turismo e Lazer:
A região possui cerca de 300 espécies de peixes e apresenta uma grande expansão do turismo relacionada à pesca, principalmente no rio Araguaia, sendo uma tendência para o desenvolvimento econômico sustentável da região. A implantação de infra-estrutura básica, com a construção de terminais hidroviários e urbanização de orlas, poderá fomentar o setor. Cabe ressaltar a utilização múltipla dos lagos das hidroelétricas de Tucuruí e Serra da Mesa e Luis Eduardo Magalhães para fins de exploração turística. A pesca também é uma atividade importante para as populações ribeirinhas e indígenas, sendo complementar à agricultura de subsistência, ao extrativismo e à caça. A proteção dos recursos hídricos e do equilíbrio ecológico dos rios é de fundamental importância para essas atividades.
Principais problemas ambientais
 (Área desmatada da Amazônia)
A região desta bacia hidrográfica vem sofrendo problemas ambientais gerados pela exploração mineral e aumento das atividades agrícolas. Enquanto a primeira atividade econômica é responsável pelo aumento da poluição de rios, a segunda tem ocasionado aumento no desflorestamento voltado para a ampliação de áreas agricultáveis.  
A mineração e a agropecuária são as principais atividades responsáveis pela poluição dos rios da Bacia Tocantins-Araguaia. No Complexo Mineral de Carajás ocorre a extração de manganês, cobre, ouro, níquel, minério de ferro, etc. Os produtos químicos utilizados na mineração poluem os rios.
Curiosidade
Aldeia Javaé Boto Velho (Ilha do Bananal)
Na região que fica a extremo nordeste do 
estado do Mato Grosso, os rios Javaés e Araguaia constituem a ilha de Bananal. Uma curiosidade é que essa ilha é a maior ilha fluvial do mundo. Esse rio é navegável por aproximadamente 1.160 km, entre os rios Beleza e São João do Araguaia. Entretanto não existe nenhum centro urbanorelevante nesse pedaço.

Continue navegando