Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - JULIANE

Prévia do material em texto

FAKE NEWS
Nome:Juliane Martins
Matrícula:01590062
Curso: Superior de Tecnologia em Gestão Pública
	As notícias falsas, mais conhecidas como fake news, são informações erradas que são propagadas rapidamente e na maioria das vezes são transmitidas por meios eletrônicos, em redes sociais. Os especialistas apontam que em parte o problema sempre existiu, mas ganhou nova dimensão na era da comunicação instantânea.
Os perigos da circulação de fake news são diversos e uma das regras jornalísticas mais conhecidas e respeitadas é a averiguação da informação, pois, toda notícia deve ser analisada em mais de uma fonte, antes de ser publicada ou compartilhada, é este preceito que as fake news violam.
Na maioria das vezes, as notícias falsas são informações recebidas em redes de comunicação e repassadas de forma rápida aos contatos do usuário. Mesmo que essa atitude contenha boas intenções, o fato da informação não ser conferida, pode permitir que uma notícia errônea seja multiplicada.
Somando a isso, as notícias falsas, podem ser mentiras criadas com más intenções, e os usuários podem ser induzidos ao erro, podendo também produzir reações de pânico ou de ódio. Para evitá-las, não se deve transmitir ou repassar conteúdos sem verificar a sua procedência, bem como, consultar fontes confiáveis, prezando sempre pela boa e verdadeira comunicação.
Fontes usadas no trabalho:
 Mesa Brasil. Informação e sociedade: o combate às fake news em ano de eleições presidenciais. Uol,Junho. Disponível em: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/banco-de-redacoes/tema-informacao-sociedade-combate-as-fake-news-ano-eleicoes-presidenciais.htm. Acesso em: 04/03/23.
https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/banco-de-redacoes/tema-informacao-sociedade-combate-as-fake-news-ano-eleicoes-presidenciais.htm

Continue navegando