Buscar

SERVIÇOS INTERNET Atividade A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O modelo OSI (Open Systems Interconnection) é uma arquitetura de rede que descreve um conjunto de protocolos e padrões para a interconexão de sistemas de computador. A sua criação foi fundamental para a adaptação da arquitetura TCP/IP, já que ele permitiu padronizar e garantir a interoperabilidade entre as aplicações.
O modelo OSI é composto por sete camadas, que se relacionam entre si de maneira hierárquica e independente. Cada camada tem uma função específica, desde o estabelecimento da conexão até a transmissão dos dados. Para cada uma dessas camadas, existem protocolos específicos que definem a maneira como a comunicação deve ser estabelecida e mantida.
Na camada de rede, encontramos o protocolo IP (Internet Protocol), que é responsável pelo endereçamento e roteamento dos pacotes de dados entre as redes. Ele é a base da comunicação entre dispositivos na internet e permite a conexão de diferentes redes.
Na camada de transporte, temos o protocolo TCP (Transmission Control Protocol) ou UDP (User Datagram Protocol). O TCP é um protocolo confiável, que garante a entrega dos dados e o controle do fluxo de informações. Já o UDP é mais simples e rápido, mas não garante a entrega dos dados nem o controle do fluxo.
Na camada de aplicação, encontramos protocolos como SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), que é usado para enviar e receber e-mails, HTTP (Hypertext Transfer Protocol), utilizado para o acesso a páginas web, DNS (Domain Name System), responsável pela resolução de nomes de domínios em endereços IP, e FTP (File Transfer Protocol), utilizado para transferência de arquivos entre servidores.
Entre esses protocolos, destaca-se o HTTP, que é usado para a comunicação entre o navegador e o servidor web. Ele utiliza o TCP como protocolo de transporte, o que garante a confiabilidade e integridade dos dados. O HTTP permite que as páginas web sejam acessadas por meio de URLs (Uniform Resource Locators), que identificam o local onde o recurso está armazenado.
Em suma, o modelo OSI é uma ferramenta importante para a interoperabilidade de sistemas de rede e permitiu a criação de protocolos padrões para cada camada do modelo. Esses protocolos são essenciais para a comunicação na internet e permitem que diferentes dispositivos se conectem e compartilhem informações de maneira eficiente e segura.

Outros materiais