Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Todas as culturas dependem da nossa capacidade de simbolização. Sobre a importância dos símbolos nas culturas humanas, assinale a alternativa correta:
Sobre a importância dos símbolos nas culturas humanas, assinale a alternativa correta:
A) Os símbolos de uma cultura são visíveis, por exemplo, nas religiões, na vestimenta e até mesmo nos hábitos alimentares das pessoas.
B) Simbolizar significa criar um alfabeto que possa expressar a linguagem de um povo; os símbolos são apenas a forma de expressão da língua escrita e falada.
C) Não é possível interpretar símbolos de culturas diferentes, pois apenas os indivíduos socializados em uma cultura podem interpretar adequadamente seus próprios símbolos.
D) Simbolizar pode ser definido como a capacidade humana de se organizar para dividir tarefas, se organizar em grupos e criar especialização do trabalho.
E) Apenas nas religiões é que podemos encontrar a capacidade de simbolização humana, enquanto os outros aspectos de nossa vida social são resultantes de nossa herança genética.

Pode-se afirmar que na globalização:
a) Os grupos culturais são facilmente localizados geograficamente.
b) Os grupos culturais podem ser facilmente diferenciados por possuírem símbolos de identidade muito claros em todos os lugares.
c) Os grupos culturais estão misturados e muitas vezes não podem ser identificados.
d) Os grupos culturais não existem.
e) Grupos culturais tornam-se “força de expressão”, pois não há diferença entre os seres humanos, uma vez que somos todos iguais.

Sabemos que a diversidade cultural desafia desde o início as explicações das Ciências Humanas. Uma delas defende que o meio físico - ambiente e clima - é determinante para os aspectos de uma cultura. A esse respeito, assinale a alternativa correta de acordo com a perspectiva da Antropologia:
A esse respeito, assinale a alternativa correta de acordo com a perspectiva da Antropologia:
A) Essa afirmação é correta, pois podemos perceber que existe um padrão cultural que corresponde a cada meio ambiente.
B) Essa afirmação é correta, pois não existe outra forma de explicar que os povos de cultura superior são todos das regiões de clima mais frio, enquanto os povos de cultura inferior são todos das regiões de clima mais quente.
C) Essa afirmação é incorreta, uma vez que mesmo em climas frios temos algumas culturas que não se desenvolveram tanto.
D) Essa afirmação é incorreta, pois o meio físico não é determinante para os aspectos de uma cultura; existem fatores mais importantes, como por exemplo, a raça.
E) Essa afirmação é incorreta, pois apesar de ser um aspecto importante, o meio físico não determina os aspectos de uma cultura; podemos encontrar diferentes culturas em meios ambientalmente muito semelhantes.

Assinale as características que distinguem o ser humano de outros animais:
A) O instinto e as ações.
B) O comportamento e a aprendizagem.
C) A formação biológica e a cultura.
D) A cultura e a aprendizagem.
E) Os instintos e a formação.

Etnocentrismo pode ser definido como segue:
A) Incapacidade de aceitar a lógica de uma cultura alheia como válida.
B) Capacidade de uma cultura superar as demais, aperfeiçoando seus elementos práticos e o conhecimento.
C) Transformação de uma cultura em algo estático, sem mudanças.
D) Característica fundamental das culturas humanas, que permite a comunicação humana.
E) Processo de modelagem do comportamento que nos torna membros de uma sociedade.

Um dos pioneiros da Antropologia a desenvolver o conceito de cultura foi o americano Franz Boas, que afirma que cada cultura tem uma particularidade histórica. Sobre a importância do desenvolvimento do conceito de cultura dentro da proposta desse autor, indique a alternativa correta:
Sobre a importância do desenvolvimento do conceito de cultura dentro da proposta desse autor, indique a alternativa correta:
A) Para Boas e a antropologia, só podemos identificar a produção de cultura a partir da produção de documentos escritos.
B) Os povos desenvolvem a cultura a partir do meio em que vivem e podem ser vistos como povos de cultura exatamente iguais.
C) Para a antropologia, é a partir das experiências vividas pelos povos, em seus locais e em sua história, que cada povo desenvolve a sua cultura.
D) Todos os povos, independente do local em que vivem, desenvolvem a cultura de uma mesma forma.
E) Tanto Franz Boas como Edward Tylor pensam de forma idêntica sobre cultura: as culturas são diferentes e podemos compará-las em seu grau de desenvolvimento: selvagem, bárbara e civilizada.

Sabemos que a capacidade de elaborar trocas é muito importante em todas as culturas humanas. Para a antropologia, a importância das trocas está relacionada com:
A) As atividades de comércio, que se desenvolveram intensamente com o surgimento da globalização, aumentando a troca de bens de consumo entre as diferentes culturas.
B) A capacidade humana para as relações de reciprocidade, ou seja, de retribuir; por isso encontramos relações de troca em todas as atividades sociais tais como o comércio, o lazer e a constituição da família.
C) A capacidade de aculturação, que permite a qualquer indivíduo trocar as influências de sua cultura de origem, pelas de uma cultura diferente ao longo de sua vida.
D) A necessidade de sobrevivência do ser humano ao longo de sua evolução; as trocas entre diferentes bandos e tribos humanas, representou um salto evolutivo para a nossa espécie.
E) O determinismo geográfico, que significa trocar de meio ambiente e se adaptar e com o determinismo biológico, que é trocar a herança biológica pela cultural.

Ao longo do tempo, vários autores se dedicaram a desenvolver o conceito de cultura. Em seu capitulo intitulado “Antecedentes históricos do conceito de cultura” (LARAIA, Roque B. CULTURA - um conceito antropológico, RJ: Jorge Zahar, 19 ª Ed.) o autor demonstra que:
Em seu capitulo intitulado “Antecedentes históricos do conceito de cultura”, o autor demonstra que:
A) Diversos autores destacaram a coerência e a veracidade das teorias evolucionistas.
B) Diversos autores contribuíram para a negação do conceito antropológico de cultura.
C) Diversos autores negaram o caráter inato da cultura, já que a humanidade é dotada de capacidade de assimilar ideias e transmiti-las aos seus descendentes, não sendo a cultura resultado de uma determinação biológica.
D) Diversos autores procuraram demonstrar que a cultura inclui um conjunto de conhecimentos, crenças, arte, moral, costumes, ou seja, características adquiridas de forma homogênea e semelhante em todas as culturas ou etnias.
E) Diversos autores contribuíram para a redução do conceito de cultura já que esta seria um atributo exclusivo de povos europeus.

Os símbolos fora de contexto, como o exemplo da tatuagem tribal dos maori descrito no livro-texto, são cada vez mais abundantes. Partindo dessa constatação, assinale a alternativa correta para os dias atuais influenciados pelo processo de globalização.
Partindo dessa constatação, assinale a alternativa correta para os dias atuais influenciados pelo processo de globalização:
A) Como os símbolos cotidianos independem do consenso em torno da interpretação, é incomum que, quando usados em um contexto diferente do original, eles sejam interpretados de igual modo às convenções da cultura que lhes deram origem.
B) Não se 'adota' símbolos de outras culturas ou de outras convenções sociais, pois há a tendência de que as pessoas não adaptem os significados desse símbolo à sua própria realidade.
C) Há movimento patrocinado pela globalização para impedir essa difusão de símbolos, posto que tal alastramento prejudique a expansão das corporações para outros mercados (Estados -nação).
D) Os símbolos fora de seus contextos culturais atrapalham a propaganda e o marketing das empresas transnacionais, pois as pessoas vão perdendo suas raízes, o que as distância do mercado global, generalizante.
E) Os símbolos, fora de sua cultura original, podem ir parar em lugares onde não há essa convenção sobre como ele deve ser interpretado, de modo que as pessoas tendem a dar o sentido mais apropriado de acordo com seu próprio contexto, linguagem e vida social.

Assinale as consequências culturais negativas mais evidentes da globalização.
A) Com o aumento da velocidade, a diminuição do tempo para conversar pessoalmente e a falta de estímulo para observar e descrever, a vida social passa a ser representada por uma cultura aplainada, sem muito exercício de significados.
B) As atividades produtivas nas grandes cidades passam por progressiva automação, o que é, em si mesmo, péssimo.
C) Aumento de problemas nas atividades fabris, com a produção e empregos, principalmente no que concerne a expansão das atividades manuais.
D) As classes sociais mais abastadas têm muita dificuldade para arranjar emprego.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Todas as culturas dependem da nossa capacidade de simbolização. Sobre a importância dos símbolos nas culturas humanas, assinale a alternativa correta:
Sobre a importância dos símbolos nas culturas humanas, assinale a alternativa correta:
A) Os símbolos de uma cultura são visíveis, por exemplo, nas religiões, na vestimenta e até mesmo nos hábitos alimentares das pessoas.
B) Simbolizar significa criar um alfabeto que possa expressar a linguagem de um povo; os símbolos são apenas a forma de expressão da língua escrita e falada.
C) Não é possível interpretar símbolos de culturas diferentes, pois apenas os indivíduos socializados em uma cultura podem interpretar adequadamente seus próprios símbolos.
D) Simbolizar pode ser definido como a capacidade humana de se organizar para dividir tarefas, se organizar em grupos e criar especialização do trabalho.
E) Apenas nas religiões é que podemos encontrar a capacidade de simbolização humana, enquanto os outros aspectos de nossa vida social são resultantes de nossa herança genética.

Pode-se afirmar que na globalização:
a) Os grupos culturais são facilmente localizados geograficamente.
b) Os grupos culturais podem ser facilmente diferenciados por possuírem símbolos de identidade muito claros em todos os lugares.
c) Os grupos culturais estão misturados e muitas vezes não podem ser identificados.
d) Os grupos culturais não existem.
e) Grupos culturais tornam-se “força de expressão”, pois não há diferença entre os seres humanos, uma vez que somos todos iguais.

Sabemos que a diversidade cultural desafia desde o início as explicações das Ciências Humanas. Uma delas defende que o meio físico - ambiente e clima - é determinante para os aspectos de uma cultura. A esse respeito, assinale a alternativa correta de acordo com a perspectiva da Antropologia:
A esse respeito, assinale a alternativa correta de acordo com a perspectiva da Antropologia:
A) Essa afirmação é correta, pois podemos perceber que existe um padrão cultural que corresponde a cada meio ambiente.
B) Essa afirmação é correta, pois não existe outra forma de explicar que os povos de cultura superior são todos das regiões de clima mais frio, enquanto os povos de cultura inferior são todos das regiões de clima mais quente.
C) Essa afirmação é incorreta, uma vez que mesmo em climas frios temos algumas culturas que não se desenvolveram tanto.
D) Essa afirmação é incorreta, pois o meio físico não é determinante para os aspectos de uma cultura; existem fatores mais importantes, como por exemplo, a raça.
E) Essa afirmação é incorreta, pois apesar de ser um aspecto importante, o meio físico não determina os aspectos de uma cultura; podemos encontrar diferentes culturas em meios ambientalmente muito semelhantes.

Assinale as características que distinguem o ser humano de outros animais:
A) O instinto e as ações.
B) O comportamento e a aprendizagem.
C) A formação biológica e a cultura.
D) A cultura e a aprendizagem.
E) Os instintos e a formação.

Etnocentrismo pode ser definido como segue:
A) Incapacidade de aceitar a lógica de uma cultura alheia como válida.
B) Capacidade de uma cultura superar as demais, aperfeiçoando seus elementos práticos e o conhecimento.
C) Transformação de uma cultura em algo estático, sem mudanças.
D) Característica fundamental das culturas humanas, que permite a comunicação humana.
E) Processo de modelagem do comportamento que nos torna membros de uma sociedade.

Um dos pioneiros da Antropologia a desenvolver o conceito de cultura foi o americano Franz Boas, que afirma que cada cultura tem uma particularidade histórica. Sobre a importância do desenvolvimento do conceito de cultura dentro da proposta desse autor, indique a alternativa correta:
Sobre a importância do desenvolvimento do conceito de cultura dentro da proposta desse autor, indique a alternativa correta:
A) Para Boas e a antropologia, só podemos identificar a produção de cultura a partir da produção de documentos escritos.
B) Os povos desenvolvem a cultura a partir do meio em que vivem e podem ser vistos como povos de cultura exatamente iguais.
C) Para a antropologia, é a partir das experiências vividas pelos povos, em seus locais e em sua história, que cada povo desenvolve a sua cultura.
D) Todos os povos, independente do local em que vivem, desenvolvem a cultura de uma mesma forma.
E) Tanto Franz Boas como Edward Tylor pensam de forma idêntica sobre cultura: as culturas são diferentes e podemos compará-las em seu grau de desenvolvimento: selvagem, bárbara e civilizada.

Sabemos que a capacidade de elaborar trocas é muito importante em todas as culturas humanas. Para a antropologia, a importância das trocas está relacionada com:
A) As atividades de comércio, que se desenvolveram intensamente com o surgimento da globalização, aumentando a troca de bens de consumo entre as diferentes culturas.
B) A capacidade humana para as relações de reciprocidade, ou seja, de retribuir; por isso encontramos relações de troca em todas as atividades sociais tais como o comércio, o lazer e a constituição da família.
C) A capacidade de aculturação, que permite a qualquer indivíduo trocar as influências de sua cultura de origem, pelas de uma cultura diferente ao longo de sua vida.
D) A necessidade de sobrevivência do ser humano ao longo de sua evolução; as trocas entre diferentes bandos e tribos humanas, representou um salto evolutivo para a nossa espécie.
E) O determinismo geográfico, que significa trocar de meio ambiente e se adaptar e com o determinismo biológico, que é trocar a herança biológica pela cultural.

Ao longo do tempo, vários autores se dedicaram a desenvolver o conceito de cultura. Em seu capitulo intitulado “Antecedentes históricos do conceito de cultura” (LARAIA, Roque B. CULTURA - um conceito antropológico, RJ: Jorge Zahar, 19 ª Ed.) o autor demonstra que:
Em seu capitulo intitulado “Antecedentes históricos do conceito de cultura”, o autor demonstra que:
A) Diversos autores destacaram a coerência e a veracidade das teorias evolucionistas.
B) Diversos autores contribuíram para a negação do conceito antropológico de cultura.
C) Diversos autores negaram o caráter inato da cultura, já que a humanidade é dotada de capacidade de assimilar ideias e transmiti-las aos seus descendentes, não sendo a cultura resultado de uma determinação biológica.
D) Diversos autores procuraram demonstrar que a cultura inclui um conjunto de conhecimentos, crenças, arte, moral, costumes, ou seja, características adquiridas de forma homogênea e semelhante em todas as culturas ou etnias.
E) Diversos autores contribuíram para a redução do conceito de cultura já que esta seria um atributo exclusivo de povos europeus.

Os símbolos fora de contexto, como o exemplo da tatuagem tribal dos maori descrito no livro-texto, são cada vez mais abundantes. Partindo dessa constatação, assinale a alternativa correta para os dias atuais influenciados pelo processo de globalização.
Partindo dessa constatação, assinale a alternativa correta para os dias atuais influenciados pelo processo de globalização:
A) Como os símbolos cotidianos independem do consenso em torno da interpretação, é incomum que, quando usados em um contexto diferente do original, eles sejam interpretados de igual modo às convenções da cultura que lhes deram origem.
B) Não se 'adota' símbolos de outras culturas ou de outras convenções sociais, pois há a tendência de que as pessoas não adaptem os significados desse símbolo à sua própria realidade.
C) Há movimento patrocinado pela globalização para impedir essa difusão de símbolos, posto que tal alastramento prejudique a expansão das corporações para outros mercados (Estados -nação).
D) Os símbolos fora de seus contextos culturais atrapalham a propaganda e o marketing das empresas transnacionais, pois as pessoas vão perdendo suas raízes, o que as distância do mercado global, generalizante.
E) Os símbolos, fora de sua cultura original, podem ir parar em lugares onde não há essa convenção sobre como ele deve ser interpretado, de modo que as pessoas tendem a dar o sentido mais apropriado de acordo com seu próprio contexto, linguagem e vida social.

Assinale as consequências culturais negativas mais evidentes da globalização.
A) Com o aumento da velocidade, a diminuição do tempo para conversar pessoalmente e a falta de estímulo para observar e descrever, a vida social passa a ser representada por uma cultura aplainada, sem muito exercício de significados.
B) As atividades produtivas nas grandes cidades passam por progressiva automação, o que é, em si mesmo, péssimo.
C) Aumento de problemas nas atividades fabris, com a produção e empregos, principalmente no que concerne a expansão das atividades manuais.
D) As classes sociais mais abastadas têm muita dificuldade para arranjar emprego.

Prévia do material em texto

Questões de múltipla escolha
Disciplina: 536530 - HOMEM E SOCIEDADE
Questão 1: Todas as culturas dependem da nossa capacidade de simbolização. Sobre a importância dos símbolos nas culturas humanas, assinale a alternativa correta:
A) Os símbolos de uma cultura são visíveis, por exemplo, nas religiões, na vestimenta e até mesmo nos hábitos alimentares das pessoas.
B) Simbolizar significa criar um alfabeto que possa expressar a linguagem de um povo; os símbolos são apenas a forma de expressão da língua escrita e falada.
C) Não é possível interpretar símbolos de culturas diferentes, pois apenas os indivíduos socializados em uma cultura podem interpretar adequadamente seus próprios símbolos.
D) Simbolizar pode ser definido como a capacidade humana de se organizar para dividir tarefas, se organizar em grupos e criar especialização do trabalho.
E) Apenas nas religiões é que podemos encontrar a capacidade de simbolização humana, enquanto os outros aspectos de nossa vida social são resultantes de nossa herança genética.
Questão 2: Pode-se afirmar que na globalização:
A) os grupos culturais são facilmente localizados geograficamente.
B) os grupos culturais podem ser facilmente diferenciados por possuírem símbolos de identidade muito claros em todos os lugares.
C) os grupos culturais estão misturados e muitas vezes não podem ser identificados.
D) os grupos culturais não existem.
E) grupos culturais tornam-se "força de expressão", pois não há diferença entre os seres humanos, uma vez que todos somos iguais.
Questão 3: Sabemos que a diversidade cultural desafia desde o início as explicações das Ciências Humanas. Uma delas defende que o meio físico - ambiente e clima - é determinante para os aspectos de uma cultura. A esse respeito, assinale a alternativa correta de acordo com a perspectiva da Antropologia:
A) Essa afirmação é correta, pois podemos perceber que existe um padrão cultural que corresponde a cada meio ambiente.
B) Essa afirmação é correta, pois não existe outra forma de explicar que os povos de cultura superior são todos das regiões de clima mais frio, enquanto os povos de cultura inferior são todos das regiões de clima mais quente.
C) Essa afirmação é incorreta, uma vez que mesmo em climas frios temos algumas culturas que não se desenvolveram tanto.
D) Essa afirmação é incorreta, pois o meio físico não é determinante para os aspectos de uma cultura; existem fatores mais importantes, como por exemplo, a raça.
E) Essa afirmação é incorreta, pois apesar de ser um aspecto importante, o meio físico não determina os aspectos de uma cultura; podemos encontrar diferentes culturas em meios ambientalmente muito semelhantes.
Questão 4: Assinale as características que distinguem o ser humano de outros animais:
A) O instinto e as ações.
B) O comportamento e a aprendizagem.
C) A formação biológica e a cultura.
D) A cultura e a aprendizagem.
E) Os instintos e a formação.
Questão 5: Etnocentrismo pode ser definido como segue:
A) Incapacidade de aceitar a lógica de uma cultura alheia como válida.
B) Capacidade de uma cultura superar as demais, aperfeiçoando seus elementos práticos e o conhecimento.
C) Transformação de uma cultura em algo estático, sem mudanças.
D) Característica fundamental das culturas humanas, que permite a comunicação humana.
E) Processo de modelagem do comportamento que nos torna membros de uma sociedade.
Questão 6: Um dos pioneiros da Antropologia a desenvolver o conceito de cultura foi o americano Franz Boas, que afirma que cada cultura tem uma particularidade histórica. Sobre a importância do desenvolvimento do conceito de cultura dentro da proposta desse autor, indique a alternativa correta:
A) Para Boas e a antropologia, só podemos identificar a produção de cultura a partir da produção de documentos escritos.
B) Os povos desenvolvem a cultura a partir do meio em que vivem e podem ser vistos como povos de cultura exatamente iguais.
C) Para a antropologia, é a partir das experiências vividas pelos povos, em seus locais e em sua história, que cada povo desenvolve a sua cultura.
D) Todos os povos, independente do local em que vivem, desenvolvem a cultura de uma mesma forma.
E) Tanto Franz Boas como Edward Tylor pensam de forma idêntica sobre cultura: as culturas são diferentes e podemos compará-las em seu grau de desenvolvimento: selvagem, bárbara e civilizada.
Questão 7: Sabemos que a capacidade de elaborar trocas é muito importante em todas as culturas humanas. Para a antropologia, a importância das trocas está relacionada com:
A) As atividades de comércio, que se desenvolveram intensamente com o surgimento da globalização, aumentando a troca de bens de consumo entre as diferentes culturas.
B) A capacidade humana para as relações de reciprocidade, ou seja, de retribuir; por isso encontramos relações de troca em todas as atividades sociais tais como o comércio, o lazer e a constituição da família.
C) A capacidade de aculturação, que permite a qualquer indivíduo trocar as influências de sua cultura de origem, pelas de uma cultura diferente ao longo de sua vida.
D) A necessidade de sobrevivência do ser humano ao longo de sua evolução; as trocas entre diferentes bandos e tribos humanas, representou um salto evolutivo para a nossa espécie.
E) O determinismo geográfico, que significa trocar de meio ambiente e se adaptar e com o determinismo biológico , que é trocar a herança biológica pela cultural.
Questão 8: Ao longo do tempo, vários autores se dedicaram a desenvolver o conceito de cultura. Em seu capitulo intitulado “Antecedentes históricos do conceito de cultura” (LARAIA, Roque B. CULTURA - um conceito antropológico, RJ: Jorge Zahar, 19 ª Ed.) o autor demonstra que:
A) Diversos autores destacaram a coerência e a veracidade das teorias evolucionistas.
B) Diversos autores contribuíram para a negação do conceito antropológico de cultura.
C) Diversos autores negaram o caráter inato da cultura, já que a humanidade é dotada de capacidade de assimilar idéias e transmiti-las aos seus descendentes, não sendo a cultura resultado de uma determinação biológica.
D) Diversos autores procuraram demonstrar que a cultura inclui um conjunto de conhecimentos, crenças, arte, moral, costumes, ou seja, características adquiridas de forma homogênea e semelhante em todas as culturas ou etnias.
E) Diversos autores contribuíram para a redução do conceito de cultura já que esta seria um atributo exclusivo de povos europeus.
Questão 9: Os símbolos fora de contexto, como o exemplo da tatuagem tribal dos maori descrito no livro-texto, são cada vez mais abundantes. Partindo dessa constatação, assinale a alternativa correta para os dias atuais influenciados pelo processo de globalização.
A) Como os símbolos cotidianos independem do consenso em torno da interpretação, é incomum que, quando usados em um contexto diferente do original, eles sejam interpretados de igual modo às convenções da cultura que lhes deram origem.
B) Não se “adota” símbolos de outras culturas ou de outras convenções sociais, pois há a tendência de que as pessoas não adaptem os significados desse símbolo à sua própria realidade.
C) Há movimento patrocinado pela globalização para impedir essa difusão de símbolos, posto que tal alastramento prejudique a expansão das corporações para outros mercados (Estados-nação).
D) Os símbolos fora de seus contextos culturais atrapalham a propaganda e o marketing das empresas transnacionais, pois as pessoas vão perdendo suas raízes, o que as distância do mercado global, generalizante.
E) Os símbolos, fora de sua cultura original, podem ir parar em lugares onde não há essa convenção sobre como ele deve ser interpretado, de modo que as pessoas tendem a dar o sentido mais apropriado de acordo com seu próprio contexto, linguagem e vida social.
Questão 10: Assinale as consequências culturais negativas mais evidentes da globalização.
A) Com o aumento da velocidade, a diminuição do tempo para conversar pessoalmente e a falta de estímulo para observar e descrever, a vida social passa a ser representadapor uma cultura aplainada, sem muito exercício de significados.
B) As atividades produtivas nas grandes cidades passam por progressiva automação, o que é, em si mesmo, péssimo.
C) Aumento de problemas nas atividades fabris, com a produção e empregos, principalmente no que concerne a expansão das atividades manuais.
D) As classes sociais mais abastadas têm muita dificuldade para arranjar emprego.

Mais conteúdos dessa disciplina