Buscar

Direitos Humanos aula 02_031951

Prévia do material em texto

Grupo Educacional UNIFAVENI
Aluno: Vanessa Cristiane Silveira Orechio
Graduando: Pedagogia
PORTIFÓLIO REFERENTE A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA– AULA 01
AS DIFERENÇAS QUE CARACTERIZAM OS CONCEITOS DE “EDUCAÇÃO” E “PEDAGOGIA.”
 Para iniciar esta pesquisa precisamos saber a definição de Educação e pedagogia.
Pedagogia é a ciência da educação que estuda as práticas, métodos e princípios da educação.
Prática de educar, ensinar, encaminhar. Direcionar a criança no caminho da aprendizagem em busca do conhecimento.
Enquanto que educação é o princípio comunicativo, utilizado pelas sociedades, para desenvolver no indivíduo a consciência de suas potencialidades, a partir da interpretação dos sinais gráficos até a construção dos conhecimentos que favoreçam o desenvolvimento de um raciocínio comportamental e disciplinar, na sua individualidade, diante do grupo social e no meio ambiente em que vive.
A pedagogia atua em áreas bem abrangentes, como a de docente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e ainda pode atuar como especialista e mediador de rotinas escolares e até mesmo em ambientes não escolares.
 A pedagogia é que dá um norte ao docente no que se refere a ciência da educação. E para que ela seja aplicada de maneira eficaz conta-se com as Diretrizes Curriculares para o curso de pedagogia, estas foram instituídas pela Resolução do Conselho Nacional de Educação de 15 de maio de 2006.
A diretrizes tem formado profissionais mais preparados e competentes para atuar na docência, para supervisionar, administrar, orientar e pesquisar.
Diferente do educador que normalmente impõem regras pré estabelecidas, o pedagogo leva o educando a formar pensamentos críticos, rever conceitos, construir e muitas vezes desconstruir.
 Não há um consenso definido sobre com os sistemas de educação tem reagido a inserção dos pedagogos a partir da configuração vigente, pois apesar da grande abrangência de áreas de estudo na qual o profissional poderá atuar, há aqueles que questionam suas características e especificidades e questionam se este atuaria como professor e/ou especialista da educação.
Observa-se também uma diminuição do interesse por essas licenciaturas que estão cada vez menos atrativas, devido a grande desvalorização das condições de trabalho e baixas remunerações quando comparados com outras carreiras, e ainda enfrentam muitas exigências devido as frequentes mudanças sociais, culturais e econômicas.
 Portanto para o pedagogo com todas as dificuldades deve buscar sempre o conhecimento para atuar nos contextos educacionais e ser valorizado e reconhecido.

Continue navegando

Outros materiais