Buscar

Sociedade e Meio Ambiente - Avaliação II Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociedade e Meio Ambiente.
GABARITO | Avaliação II – Individual.
 
1A Constituição brasileira é um documento detalhado, tendo como princípio fundamental o valor da dignidade humana. Esse princípio, tratado no Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais, torna a juntar novamente os direitos individuais e os direitos sociais, que haviam sido dissociados na Constituição de 1934. O título que trata dos direitos e garantias fundamentais é formado por cinco capítulos. Sobre os capítulos da Constituição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Direitos e deveres individuais e coletivos.
(    ) Direitos ambientais.
(    ) Direitos sociais.
(    ) Direitos políticos.
(    ) Partidos políticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V – F – F – V – F.
B
V – F – V – V – V.
C
F – V – V – F – F.
D
F – V – V – F – V.
2A Constituição é um conjunto de leis, normas e regras presentes em um país. Baseia-se para regular e organizar o direito público de uma nação. É considerada a lei máxima que limita os poderes, definindo os direitos e deveres dos seus cidadãos. Nenhuma outra lei no país pode conflitar com a Constituição. Sobre a Constituição brasileira, analise as afirmativas a seguir: I- A primeira Constituição brasileira ocorreu em 1528. II- A Constituição de 1824 tratava dos direitos civis e políticos dos cidadãos brasileiros. III- A Constituição de 1824 ficou vigente até 1889 quando, então, nesse último ano, entrou em vigor a Constituição Republicana. IV- A Constituição de 1988 é a Constituição mais recente e a vigente atualmente. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas III e IV estão corretas.
B
As afirmativas II e IV estão corretas.
C
As afirmativas I, II e III estão corretas.
D
As afirmativas I e III estão corretas.
3É dever do Estado assegurar aos cidadãos saúde, segurança, moradia, educação, emprego e bem-estar social. No entanto, o Estado não cumpre com suas obrigações de maneira eficiente e é dever da sociedade civil exigir seus direitos. Sobre os órgãos envolvidos na proteção dos direitos individuais, assinale a alternativa CORRETA:
A
Ministério Público, defensoria pública, centro de apoio a vítimas da violência, delegacias da mulher, conselhos tutelares e ONGs.
B
Ministério Público, defensoria pública, centro de apoio a vítimas da violência, delegacias da mulher, PROCONs, conselhos tutelares, ONGs e centros de voluntariado.
C
Defensoria pública, somente.
D
Ministério Público, somente.
4A escola constitui-se como uma das mais importantes organizações sociais, que constrói, por meio das relações que se estabelecem no seu interior, inúmeros princípios concernentes a uma sociedade mais justa e igualitária. Sobre a educação, de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, analise as afirmativas a seguir: I- O Ensino Médio é uma modalidade de ensino da educação escolar brasileira, com duração de 4 anos. II- A educação básica é facultativa e gratuita. III- A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, e está baseada no mérito. IV- Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I e III estão corretas.
B
As afirmativas I e II estão corretas.
C
As afirmativas II e IV estão corretas.
D
As afirmativas III e IV estão corretas.
5Com caráter anticlerical e liberal, a Constituição do México é um dos mais importantes documentos de reconhecimento dos direitos sociais como direitos fundamentais. Ela estabeleceu o princípio da igualdade posição jurídica entre trabalhadores e empresários com relação ao contrato de trabalho. Criou responsabilidades dos empregadores e anunciou direitos dos trabalhadores. Com relação à Constituição Mexicana, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:: I- A Constituição Mexicana proclamada logo após a criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) é considerada até hoje a Carta Magna mais liberal e moderna da América Latina. PORQUE I- Foi pioneira no que tange à reforma agrária, garantindo direitos aos trabalhadores, equiparando as relações entre capital e trabalho, criando a jornada diária de 8 horas, regulamentando o trabalho do menor e da mulher com salários iguais para tarefas iguais e outros. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
6A dignidade humana é uma palavra oriunda do latim dignitas, que significa honra, virtude. Fundada no conjunto de direitos inerentes à pessoa, liberdade e igualdade, como também no conjunto de direitos coletivos, sociais, econômicos e culturais. Presente na própria Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), consiste num valor previsto na Constituição Federal de 1988, que em seu art. 1º, III, reconhece o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana como princípio fundamental da República Federativa do Brasil. Com base na Constituição Federal de 1988, e sobre a dignidade, analise as sentenças a seguir: I- A dignidade humana está fundada no conjunto de direitos inerentes à pessoa, liberdade e igualdade, como também no conjunto de direitos coletivos, sociais, econômicos e culturais. II- A condição de dignidade permite discriminação, seja de naturalidade, cor, sexo, idade, crenças, classe social, orientação sexual. III- Como um valor em si mesma, a dignidade humana é objeto de defesa do Estado, que deve prever condições mínimas para que todos os cidadãos tenham uma vida digna. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença II está correta.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
7O Brasil é um país marcado pela colonização portuguesa, sofrendo consequências que culminaram nas desigualdades econômicas e sociais. A dizimação do povo indígena e a introdução do trabalho escravo africano no Brasil contribuíram para a disparidade social. Tudo isso levou a um retrocesso dos direitos humanos no Brasil. Sobre a primeira manifestação dos direitos humanos, assinale a alternativa CORRETA:
A
Proclamação da República.
B
Tratado da Tríplice Aliança.
C
Inconfidência Mineira.
D
Final do Regime Militar.
8A Constituição de 1988 foi um grande marco, não só por contemplar os direitos humanos, antes não contemplados nas Constituições, mas também por contemplar os grupos sociais considerados distintos dos grupos dominantes, como os idosos, as crianças, os negros, as mulheres, os deficientes físicos, entre outros. As leis que protegem esses grupos foram promulgadas a partir de 1988. De acordo com a lei, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Em 1989, entrou em vigor uma lei que tornou o racismo crime inafiançável. ( ) No final da década de 1980, ficou assegurado, através de uma lei, o direito de ir e vir dos deficientes físicos. ( ) Em 2000, foi criado o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Conselho do Idoso. ( ) Em 2008, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) instituiu a obrigatoriedade da inserção da história afro-brasileira e indígena nos currículos escolares. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
A
F - V - F - V.
B
V - V - F - V.
C
F - F - V - F.
D
V - F - V - V.
9
Em 22 de agosto de 1864, em Genebra na Suíça, no intento de criar um tratado em favor dos direitos das pessoas em tempos de guerra, assina-se o primeiro de uma série de tratados que ficaram conhecidos como Convenção de Genebra. Assinale a alternativa CORRETA que indica quem, antes da convenção, organizou um serviço voluntário de socorro para feridos de ambos os lados, durante a batalhade Solferino, em 1859, entre os exércitos austríacos e franco-piemonteses:
A
Henry Glourest.
B
Henry Grand.
C
Henry Dunant.
D
Henry Foroest.
10Jean Henry Dunant, motivado pelo sofrimento e abandono dos soldados feridos na batalha de Solferino, organizou um grupo voluntário para prestar auxílio aos militares feridos na guerra. Esse evento deu início a uma série de tratados em favor dos direitos desses militares. Como ficou conhecida essa série de tratados?
A
Convenção de Genebra.
B
Convenção de Solferino.
C
Tratado de Genebra.
D
Tratado de Solferino.

Outros materiais