Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sabe-se que pela curva de nível é possível interpretar a distância vertical (dh) de uma área sobre um plano horizontal (dH) por meio das isolinhas. Diante disso, têm-se um terreno em que as curvas de nível se encontram representadas de 30 em 30 metros e que a distância, medida na horizontal, entre 5 curvas é de 500 metros. Considere a seguinte fórmula: Declividade d(%) = dh/dH x100.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre métodos de nivelamento, assinale a alternativa que apresenta o valor correspondente a declividade desse terreno:
1. 3%.
2. 30%.
3. 0,03%.
4. 0,3%.
5. 0,003%.

O levantamento de campo referente ao nivelamento geométrico simples pode ser definido como um método que consiste em obter e determinar as diferenças de nível (desnível) entre todos os pontos de interesse existentes na área/no terreno.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o nivelamento geométrico, pode-se afirmar que:
1. o equipamento ocupa uma única posição no terreno.
2. o equipamento utilizado é a estação total.
3. são abertas séries de lances consecutivos.
4. apresenta ao menos dois pontos de mudança (PM).
5. apresenta minimamente três pontos de Ré.

O levantamento de campo referente ao nivelamento geométrico simples pode ser definido como um método que consiste em obter e determinar as diferenças de nível (desnível) entre todos os pontos de interesse existentes na área/no terreno.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o nivelamento geométrico, pode-se afirmar que:
1. o equipamento ocupa uma única posição no terreno.
2. o equipamento utilizado é a estação total.
3. são abertas séries de lances consecutivos.
4. apresenta ao menos dois pontos de mudança (PM).
5. apresenta minimamente três pontos de Ré.

Devemos conhecer as características aplicadas aos diversos métodos de levantamento de campo, considerando desde o nivelamento até o levantamento planialtimétrico. Tal conhecimento é preponderante na determinação das grandezas cadastradas em campo, na seleção do equipamento utilizado e para atendimento aos níveis de precisão estabelecidos no projeto e em normativa.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Quando se utiliza o nível topográfico durante a operação em campo, é possível calcular apenas as variações verticais do terreno.
II. Faltam dados necessários para o cálculo da distância horizontal e outros elementos técnicos passíveis de representar a forma geométrica da área.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I.
4. a asserção I é uma proposição falsa, e II é proposição verdadeira.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

“Nivelamento que realiza a medição da diferença de nível entre pontos do terreno, indiretamente, a partir da determinação do ângulo vertical da direção que os une e da distância entre estes, fundamentando-se na relação trigonométrica entre o ângulo e a distância medidos, levando em consideração a altura do centro do limbo vertical do teodolito ao terreno e a altura sobre o terreno do sinal visado.” Fonte: ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13.133/1994: execução de levantamento topográfico: Rio de Janeiro: ABNT, 1994. p. 4.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado nivelamento trigonométrico, analise os ângulos a seguir e associe-os com as suas respectivas características:
1) Nadir.
2) Zenite.
3) Horizonte.
( ) São ângulos verticais que possuem como referência 0° à posição de luneta perpendicular ao terreno e orientada para cima.
( ) São ângulos verticais que possuem como referência 0° à posição de luneta perpendicular ao terreno e orientada para baixo.
( ) São ângulos verticais que possuem como referência 0° à posição de luneta paralela ao terreno e com valores angulares negativos quando abaixo da linha e positivos acima.
( ) São ângulos presentes na configuração inicial dos equipamentos utilizados no Brasil.
1. 3, 1, 2, 2.
2. 2, 1, 3, 2.
3. 2, 3, 2, 1.
4. 3, 2, 2, 1.
5. 1, 2, 2, 3.

Existem diversas formas de classificar os métodos de nivelamento topográfico, agrupando-os seja pelos equipamentos utilizados, pela presença de movimentação vertical da luneta do instrumento topográfico ou ainda pelo tempo de operação em campo e os níveis de precisão obtidos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado em método de nivelamento trigonométrico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O nivelamento utilizando equipamentos topográficos como teodolito e estação total pode ser caracterizado como nivelamento geométrico simples.
II. Através da medição dos ângulos verticais e das distâncias, será possível calcular a variação altimétrica do terreno.
1. As asserções I e II são proposições falsas.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

O nivelamento geométrico é utilizado em obras de grande porte por apresentar maior precisão na entrega do resultado dos desníveis. Apesar de mais demorado durante a execução, a qualidade entregue no produto ainda é indiscutível. Para obras mais extensas, é necessário utilizar o nivelamento geométrico composto, pois através deste é que se criam lances que permitem ao operador amarrar todas as etapas do levantamento.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o nivelamento geométrico composto, ordene os procedimentos a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem durante o levantamento de campo:
( ) Efetuar a leitura da Ré.
( ) Efetuar a leitura dos PM.
( ) Estacionar e nivelar o equipamento.
( ) Efetuar a leitura dos PI.
( ) Manter a régua no PM.
1. 3, 5, 1, 4, 2.
2. 4, 1, 2, 5, 3.
3. 2, 4, 1, 3, 5.
4. 3, 1, 5, 2, 4.
5. 5, 3, 1, 4, 2.

O engenheiro responsável pelo monitoramento de uma barragem realizou o levantamento altimétrico da estrutura projetada (maciço), para obtenção dos dados foi utilizada uma estação total. O equipamento foi posicionado a 130 metros do pé da barragem (ponto A) e faz medições nos pontos P1 e P2 para medição da altura do maciço (desnível entre o ponto P1 e P2).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento trigonométrico, pode-se afirmar que o método de levantamento empregado no projeto apresentado:
1. utiliza o nivelamento geométrico composto.
2. utiliza o nivelamento trigonométrico para lances curtos.
3. utiliza o nivelamento trigonométrico para lances longos.
4. utiliza o nivelamento geométrico simples.
5. utiliza o nivelamento taqueométrico.

O método de nivelamento geométrico composto conta com lance entre os níveis e, consequentemente, entre as visadas. Dessa forma, é necessário compreender que, mesmo tomando os devidos cuidados em campo, é possível que ocorram erros de nivelamento, os quais podem e devem ser verificados, visando sua correção e redução.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico, pode-se afirmar que para correção dos erros do nivelamento geométrico composto devem ser relacionados alguns fatores e:
1. para isso há uma equação que relaciona leitura da Ré e do PM com a altura final e a altura inicial obtidas na mira estadimétrica.
2. para isso deve-se conhecer a distância entre equipamento e objeto de interesse, pois a curvatura terrestre se acentua com maiores distâncias.
3. para isso existe devemos conhecer qual foi a orientação angular do eixo vertical, pois os cálculos são empregados com conhecimento da grandeza.
4. para isso devemos alterar o PM para o PI quando que possível, visto que as alturas da régua não se relacionam entre si.
5. existe a necessidade do conhecimento da cotangente do ângulo formado entre o instrumento topográfico e a régua estadimétrica.

A organização dos dados preenchidos na caderneta de campo é fundamental para que sejam calculadas corretamente as informações que se quer demonstrar sobre o terreno. Para isso, deve-se manter um padrão de planilha em que os dados serão transcritos, minimizando eventuais equívocos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico, analise as afirmativas a seguir:
I. No nivelamento geométrico, a distância será calculada através da equação FM – FS.
II. Para determinação do desnível de apenas um lance, é desnecessário que o operador nivele o equipamento.
III. É necessário obter a distância entre equipamento e PI para conservação da qualidade do levantamento.
IV. O desnível será calculado através do FM da Ré subtraído do FM da Vante.
1. II e III.
2. II e IV.
3. I, II e IV.
4. III e IV.
5. I, II e III.

A escolha dos passos para a montagem correta do instrumento topográfico em campo é fundamental para realização do levantamento do terreno. O entendimento e o planejamento das etapas são necessários para otimização da medição dos dados de interesse.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico simples, ordene as etapas a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem:
( ) O operador faz a anotação da Ré.
( ) Mede-se o nível topográfico em referência à estaca – criação do APC.
( ) O operador mede o PI e anota as informações na caderneta de campo.
( ) O auxiliar de topografia posiciona a mira estadimétrica no PI.
( ) A mira estadimétrica é nivelada.
1. 3, 1, 5, 2, 4.
2. 2, 1, 3, 5, 4.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sabe-se que pela curva de nível é possível interpretar a distância vertical (dh) de uma área sobre um plano horizontal (dH) por meio das isolinhas. Diante disso, têm-se um terreno em que as curvas de nível se encontram representadas de 30 em 30 metros e que a distância, medida na horizontal, entre 5 curvas é de 500 metros. Considere a seguinte fórmula: Declividade d(%) = dh/dH x100.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre métodos de nivelamento, assinale a alternativa que apresenta o valor correspondente a declividade desse terreno:
1. 3%.
2. 30%.
3. 0,03%.
4. 0,3%.
5. 0,003%.

O levantamento de campo referente ao nivelamento geométrico simples pode ser definido como um método que consiste em obter e determinar as diferenças de nível (desnível) entre todos os pontos de interesse existentes na área/no terreno.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o nivelamento geométrico, pode-se afirmar que:
1. o equipamento ocupa uma única posição no terreno.
2. o equipamento utilizado é a estação total.
3. são abertas séries de lances consecutivos.
4. apresenta ao menos dois pontos de mudança (PM).
5. apresenta minimamente três pontos de Ré.

O levantamento de campo referente ao nivelamento geométrico simples pode ser definido como um método que consiste em obter e determinar as diferenças de nível (desnível) entre todos os pontos de interesse existentes na área/no terreno.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o nivelamento geométrico, pode-se afirmar que:
1. o equipamento ocupa uma única posição no terreno.
2. o equipamento utilizado é a estação total.
3. são abertas séries de lances consecutivos.
4. apresenta ao menos dois pontos de mudança (PM).
5. apresenta minimamente três pontos de Ré.

Devemos conhecer as características aplicadas aos diversos métodos de levantamento de campo, considerando desde o nivelamento até o levantamento planialtimétrico. Tal conhecimento é preponderante na determinação das grandezas cadastradas em campo, na seleção do equipamento utilizado e para atendimento aos níveis de precisão estabelecidos no projeto e em normativa.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Quando se utiliza o nível topográfico durante a operação em campo, é possível calcular apenas as variações verticais do terreno.
II. Faltam dados necessários para o cálculo da distância horizontal e outros elementos técnicos passíveis de representar a forma geométrica da área.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I.
4. a asserção I é uma proposição falsa, e II é proposição verdadeira.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

“Nivelamento que realiza a medição da diferença de nível entre pontos do terreno, indiretamente, a partir da determinação do ângulo vertical da direção que os une e da distância entre estes, fundamentando-se na relação trigonométrica entre o ângulo e a distância medidos, levando em consideração a altura do centro do limbo vertical do teodolito ao terreno e a altura sobre o terreno do sinal visado.” Fonte: ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13.133/1994: execução de levantamento topográfico: Rio de Janeiro: ABNT, 1994. p. 4.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado nivelamento trigonométrico, analise os ângulos a seguir e associe-os com as suas respectivas características:
1) Nadir.
2) Zenite.
3) Horizonte.
( ) São ângulos verticais que possuem como referência 0° à posição de luneta perpendicular ao terreno e orientada para cima.
( ) São ângulos verticais que possuem como referência 0° à posição de luneta perpendicular ao terreno e orientada para baixo.
( ) São ângulos verticais que possuem como referência 0° à posição de luneta paralela ao terreno e com valores angulares negativos quando abaixo da linha e positivos acima.
( ) São ângulos presentes na configuração inicial dos equipamentos utilizados no Brasil.
1. 3, 1, 2, 2.
2. 2, 1, 3, 2.
3. 2, 3, 2, 1.
4. 3, 2, 2, 1.
5. 1, 2, 2, 3.

Existem diversas formas de classificar os métodos de nivelamento topográfico, agrupando-os seja pelos equipamentos utilizados, pela presença de movimentação vertical da luneta do instrumento topográfico ou ainda pelo tempo de operação em campo e os níveis de precisão obtidos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado em método de nivelamento trigonométrico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O nivelamento utilizando equipamentos topográficos como teodolito e estação total pode ser caracterizado como nivelamento geométrico simples.
II. Através da medição dos ângulos verticais e das distâncias, será possível calcular a variação altimétrica do terreno.
1. As asserções I e II são proposições falsas.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

O nivelamento geométrico é utilizado em obras de grande porte por apresentar maior precisão na entrega do resultado dos desníveis. Apesar de mais demorado durante a execução, a qualidade entregue no produto ainda é indiscutível. Para obras mais extensas, é necessário utilizar o nivelamento geométrico composto, pois através deste é que se criam lances que permitem ao operador amarrar todas as etapas do levantamento.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o nivelamento geométrico composto, ordene os procedimentos a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem durante o levantamento de campo:
( ) Efetuar a leitura da Ré.
( ) Efetuar a leitura dos PM.
( ) Estacionar e nivelar o equipamento.
( ) Efetuar a leitura dos PI.
( ) Manter a régua no PM.
1. 3, 5, 1, 4, 2.
2. 4, 1, 2, 5, 3.
3. 2, 4, 1, 3, 5.
4. 3, 1, 5, 2, 4.
5. 5, 3, 1, 4, 2.

O engenheiro responsável pelo monitoramento de uma barragem realizou o levantamento altimétrico da estrutura projetada (maciço), para obtenção dos dados foi utilizada uma estação total. O equipamento foi posicionado a 130 metros do pé da barragem (ponto A) e faz medições nos pontos P1 e P2 para medição da altura do maciço (desnível entre o ponto P1 e P2).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento trigonométrico, pode-se afirmar que o método de levantamento empregado no projeto apresentado:
1. utiliza o nivelamento geométrico composto.
2. utiliza o nivelamento trigonométrico para lances curtos.
3. utiliza o nivelamento trigonométrico para lances longos.
4. utiliza o nivelamento geométrico simples.
5. utiliza o nivelamento taqueométrico.

O método de nivelamento geométrico composto conta com lance entre os níveis e, consequentemente, entre as visadas. Dessa forma, é necessário compreender que, mesmo tomando os devidos cuidados em campo, é possível que ocorram erros de nivelamento, os quais podem e devem ser verificados, visando sua correção e redução.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico, pode-se afirmar que para correção dos erros do nivelamento geométrico composto devem ser relacionados alguns fatores e:
1. para isso há uma equação que relaciona leitura da Ré e do PM com a altura final e a altura inicial obtidas na mira estadimétrica.
2. para isso deve-se conhecer a distância entre equipamento e objeto de interesse, pois a curvatura terrestre se acentua com maiores distâncias.
3. para isso existe devemos conhecer qual foi a orientação angular do eixo vertical, pois os cálculos são empregados com conhecimento da grandeza.
4. para isso devemos alterar o PM para o PI quando que possível, visto que as alturas da régua não se relacionam entre si.
5. existe a necessidade do conhecimento da cotangente do ângulo formado entre o instrumento topográfico e a régua estadimétrica.

A organização dos dados preenchidos na caderneta de campo é fundamental para que sejam calculadas corretamente as informações que se quer demonstrar sobre o terreno. Para isso, deve-se manter um padrão de planilha em que os dados serão transcritos, minimizando eventuais equívocos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico, analise as afirmativas a seguir:
I. No nivelamento geométrico, a distância será calculada através da equação FM – FS.
II. Para determinação do desnível de apenas um lance, é desnecessário que o operador nivele o equipamento.
III. É necessário obter a distância entre equipamento e PI para conservação da qualidade do levantamento.
IV. O desnível será calculado através do FM da Ré subtraído do FM da Vante.
1. II e III.
2. II e IV.
3. I, II e IV.
4. III e IV.
5. I, II e III.

A escolha dos passos para a montagem correta do instrumento topográfico em campo é fundamental para realização do levantamento do terreno. O entendimento e o planejamento das etapas são necessários para otimização da medição dos dados de interesse.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico simples, ordene as etapas a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem:
( ) O operador faz a anotação da Ré.
( ) Mede-se o nível topográfico em referência à estaca – criação do APC.
( ) O operador mede o PI e anota as informações na caderneta de campo.
( ) O auxiliar de topografia posiciona a mira estadimétrica no PI.
( ) A mira estadimétrica é nivelada.
1. 3, 1, 5, 2, 4.
2. 2, 1, 3, 5, 4.

Prévia do material em texto

Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
0,1/0,1 
Sabe-se que pela curva de nível é possível interpretar a distância vertical (dh) de uma 
área sobre um plano horizontal (dH) por meio das isolinhas. Diante disso, têm-se um 
terreno em que as curvas de nível se encontram representadas de 30 em 30 metros e 
que a distância, medida na horizontal, entre 5 curvas é de 500 metros. Considere a 
seguinte fórmula: 
Declividade d(%) = dh/dH x100 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre métodos de 
nivelamento, assinale a alternativa que apresenta o valor correspondente a declividade 
desse terreno: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3%. 
2. 
30%. 
Resposta correta 
3. 
0,03%. 
4. 
0,3%. 
5. 
0,003%. 
2. Pergunta 2 
0,1/0,1 
O levantamento de campo referente ao nivelamento geométrico simples pode ser 
definido como um método que consiste em obter e determinar as diferenças de nível 
(desnível) entre todos os pontos de interesse existentes na área/no terreno. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o nivelamento 
geométrico, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o equipamento ocupa uma única posição no terreno. 
Resposta correta 
2. 
o equipamento utilizado é a estação total. 
3. 
são abertas séries de lances consecutivos. 
4. 
apresenta ao menos dois pontos de mudança (PM). 
5. 
apresenta minimamente três pontos de Ré. 
3. Pergunta 3 
0,1/0,1 
Devemos conhecer as características aplicadas aos diversos métodos de levantamento 
de campo, considerando desde o nivelamento até o levantamento planialtimétrico. Tal 
conhecimento é preponderante na determinação das grandezas cadastradas em 
campo, na seleção do equipamento utilizado e para atendimento aos níveis de precisão 
estabelecidos no projeto e em normativa. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento 
geométrico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Quando se utiliza o nível topográfico durante a operação em campo, é possível 
calcular apenas as variações verticais do terreno. 
Porque: 
II. Faltam dados necessários para o cálculo da distância horizontal e outros elementos 
técnicos passíveis de representar a forma geométrica da área. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma 
justificativa correta da I. 
2. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa 
correta da I. 
4. 
a asserção I é uma proposição falsa, e II é proposição verdadeira. 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas 
Resposta correta 
4. Pergunta 4 
0,1/0,1 
“Nivelamento que realiza a medição da diferença de nível entre pontos do terreno, 
indiretamente, a partir da determinação do ângulo vertical da direção que os une e da 
distância entre estes, fundamentando-se na relação trigonométrica entre o ângulo e a 
distância medidos, levando em consideração a altura do centro do limbo vertical do 
teodolito ao terreno e a altura sobre o terreno do sinal visado.” 
Fonte: ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13.133/1994: 
execução de levantamento topográfico: Rio de Janeiro: ABNT, 1994. p. 4. Disponível 
em: <https://bit.ly/3rrE95C>. Acesso em: 25 nov. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado nivelamento trigonométrico, 
analise os ângulos a seguir e associe-os com as suas respectivas características: 
1) Nadir. 
2) Zenite. 
3) Horizonte. 
( ) São ângulos verticais que possuem como referência 0° à posição de luneta 
perpendicular ao terreno e orientada para cima. 
( ) São ângulos verticais que possuem como referência 0° à posição de luneta 
perpendicular ao terreno e orientada para baixo. 
( ) São ângulos verticais que possuem como referência 0° à posição de luneta paralela 
ao terreno e com valores angulares negativos quando abaixo da linha e positivos 
acima. 
( ) São ângulos presentes na configuração inicial dos equipamentos utilizados no 
Brasil. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 1, 2, 2. 
2. 
2, 1, 3, 2. 
https://bit.ly/3rrE95C
Resposta correta 
3. 
2, 3, 2, 1. 
4. 
3, 2, 2, 1. 
5. 
1, 2, 2, 3. 
5. Pergunta 5 
0,1/0,1 
Existem diversas formas de classificar os métodos de nivelamento topográfico, 
agrupando-os seja pelos equipamentos utilizados, pela presença de movimentação 
vertical da luneta do instrumento topográfico ou ainda pelo tempo de operação em 
campo e os níveis de precisão obtidos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado em método de nivelamento 
trigonométrico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O nivelamento utilizando equipamentos topográficos como teodolito e estação total 
pode ser caracterizado como nivelamento geométrico simples. 
Porque: 
II. Através da medição dos ângulos verticais e das distâncias, será possível calcular a 
variação altimétrica do terreno. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Resposta correta 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma 
justificativa correta da I. 
6. Pergunta 6 
0,1/0,1 
O nivelamento geométrico é utilizado em obras de grande porte por apresentar maior 
precisão na entrega do resultado dos desníveis. Apesar de mais demorado durante a 
execução, a qualidade entregue no produto ainda é indiscutível. Para obras mais 
extensas, é necessário utilizar o nivelamento geométrico composto, pois através deste 
é que se criam lances que permitem ao operador amarrar todas as etapas do 
levantamento. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o nivelamento 
geométrico composto, ordene os procedimentos a seguir de acordo com a sequência 
em que ocorrem durante o levantamento de campo: 
( ) Efetuar a leitura da Ré. 
( ) Efetuar a leitura dos PM. 
( ) Estacionar e nivelar o equipamento. 
( ) Efetuar a leitura dos PI. 
( ) Manter a régua no PM. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 5, 1, 4, 2. 
2. 
4, 1, 2, 5, 3. 
3. 
2, 4, 1, 3, 5. 
Resposta correta 
4. 
3, 1, 5, 2, 4. 
5. 
5, 3, 1, 4, 2. 
7. Pergunta 7 
0,1/0,1 
O engenheiro responsável pelo monitoramento de uma barragem realizou o 
levantamento altimétrico da estrutura projetada (maciço), para obtenção dos dados foi 
utilizada uma estação total. O equipamento foi posicionado a 130 metros do pé da 
barragem (ponto A) e faz medições nos pontos P1 e P2 para medição da altura do 
maciço (desnível entre o ponto P1 e P2). 
 
Fonte: BOTELHO, F. J. L et al. Exercícios de altimetria. Recife: UNICAP, 2016. p. 13. 
Disponível em: <https://bit.ly/2YL7k7u>. Acesso em: 25 nov. 2020. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento 
trigonométrico, pode-se afirmar que o método de levantamento empregado no projeto 
apresentado: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
utiliza o nivelamento geométrico composto. 
2. 
utiliza o nivelamento trigonométrico para lances curtos. 
Resposta correta 
3. 
utiliza o nivelamento trigonométrico para lances longos. 
4. 
utiliza o nivelamento geométrico simples. 
5. 
utiliza o nivelamento taqueométrico. 
8. Pergunta 8 
0,1/0,1 
O método de nivelamento geométrico composto conta com lance entre os níveis e, 
consequentemente, entre as visadas. Dessa forma, é necessário compreender que, 
mesmo tomando os devidos cuidados em campo, é possível que ocorram erros de 
nivelamento, os quais podem e devem ser verificados,visando sua correção e redução. 
https://bit.ly/2YL7k7u
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento 
geométrico, pode-se afirmar que para correção dos erros do nivelamento geométrico 
composto devem ser relacionados alguns fatores e: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
para isso há uma equação que relaciona leitura da Ré e do PM com a 
altura final e a altura inicial obtidas na mira estadimétrica. 
Resposta correta 
2. 
para isso deve-se conhecer a distância entre equipamento e objeto de 
interesse, pois a curvatura terrestre se acentua com maiores distâncias. 
3. 
para isso existe devemos conhecer qual foi a orientação angular do eixo 
vertical, pois os cálculos são empregados com conhecimento da 
grandeza. 
4. 
para isso devemos alterar o PM para o PI quando que possível, visto que 
as alturas da régua não se relacionam entre si. 
5. 
existe a necessidade do conhecimento da cotangente do ângulo formado 
entre o instrumento topográfico e a régua estadimétrica. 
9. Pergunta 9 
0,1/0,1 
A organização dos dados preenchidos na caderneta de campo é fundamental para que 
sejam calculadas corretamente as informações que se quer demonstrar sobre o 
terreno. Para isso, deve-se manter um padrão de planilha em que os dados serão 
transcritos, minimizando eventuais equívocos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento 
geométrico, analise as afirmativas a seguir: 
I. No nivelamento geométrico, a distância será calculada através da equação FM – FS. 
II. Para determinação do desnível de apenas um lance, é desnecessário que o operador 
nivele o equipamento. 
III. É necessário obter a distância entre equipamento e PI para conservação da 
qualidade do levantamento. 
IV. O desnível será calculado através do FM da Ré subtraído do FM da Vante. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III. 
2. 
II e IV. 
3. 
I, II e IV. 
4. 
III e IV. 
Resposta correta 
5. 
I, II e III. 
10. Pergunta 10 
0,1/0,1 
A escolha dos passos para a montagem correta do instrumento topográfico em campo 
é fundamental para realização do levantamento do terreno. O entendimento e o 
planejamento das etapas são necessários para otimização da medição dos dados de 
interesse. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre nivelamento geométrico 
simples, ordene as etapas a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem: 
( ) O operador faz a anotação da Ré. 
( ) Mede-se o nível topográfico em referência à estaca – criação do APC. 
( ) O operador mede o PI e anota as informações na caderneta de campo. 
( ) O auxiliar de topografia posiciona a mira estadimétrica no PI. 
( ) A mira estadimétrica é nivelada. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 1, 5, 2, 4. 
2. 
2, 1, 3, 5, 4. 
Resposta correta 
3. 
3, 5, 1, 4, 2. 
4. 
5, 3, 1, 4, 2. 
5. 
4, 2, 1, 5, 3.

Mais conteúdos dessa disciplina