Buscar

Gestão Pública - Gestão de Organizações Públicas - Avaliativa 04 de 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO PÚBLICA 
 GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS – AVALIATIVA 04 DE 04
QUESTAO 1 DE 4 
 	Jensen e Meckling, (1976), em seus estudos de aprofundamento das teorias de relacionamento de agência, afirmam que os custos de agência nascem da separação entre o proprietário ou investidor (outsider), denominado como principal e o administrador (insider), denominado por agente, contratado para realizar algum serviço em favor do principal, envolvendo alguma delegação de autoridade para tomada de decisões.
Considerando os aspectos verificados no contexto da governança corporativa, especialmente sobre a separação entre a posse e o controle de recursos (Principal x Agente), quando o diretor executivo da empresa participa do conselho de administração podemos entender que:
 	1- Nenhuma das alternativas é válida.
 	2- Não é considerada uma boa prática porque o diretor executivo nem sempre tem conhecimentos para ser conselheiro.
 	3- É uma boa prática, porque o conselho pode verificar a satisfação do diretor executivo e fazer melhor gestão dos interesses desse diretor.
 	4- É uma boa prática, porque o diretor executivo está mais inteirado aos problemas do dia a dia e isso pode ajudar o conselho a tomar melhores decisões.
 	5 - Não é considerada uma boa prática porque pode haver conflito de interesses entre o diretor executivo e o conselho de administração que representa os acionistas. Correta
Correta! O conflito de interesses dá-se por tratarem-se de dois lados que buscam maximizar seus interesses. De um lado, os acionistas, representados pelo conselho de administração, busca distribuir mais dividendos aos acionistas e de outro a diretoria executiva que busca recursos para financiar as operações da empresa e a sua própria remuneração. Quanto mais dividendos distribui, menos recursos para financiar a empresa e vice-versa. Por isso, não é uma boa prática permitir que uma única pessoa seja ao mesmo tempo diretor executivo e membro do conselho, mesmo sendo permitido por lei em algumas circunstâncias
QUESTAO 2 DE 4 
Assinale a alternativa que define uma Redes de serviços consorciados:
 	1- Nenhuma das alternativas.
 	2- Redes autônomas do Estado sem qualquer tipo de vínculo, inclusive financeiro.
3 - Todas as alternativas estão corretas.
4 - Redes de iniciativa do Estado, envolvendo os diversos entes federativos. São instaladas como um sistema de objetivos e normas definidos, em que os serviços são prestados de forma padronizada.
5 - Modelos de redes estatais, podendo ser firmados entre diversos entes federativos, com permissão dos municípios buscarem associações com as redes sociais de iniciativa da sociedade. Correta
QUESTAO 3 DE 4 
Sobre as relações entre organizações estatais e não estatais, assinale a alternativa correta.
 	1 - Nenhuma das alternativas está correta.
 	2 - Ocorrem por meio da lei de licitações, mas não configuram convênios administrativos.
 	3 - Ocorre o repasse de recursos públicos e as organizações beneficiadas devem seguir a Lei nº 8.666/1993 nas compras e licitações. Correta!
 	4 - Impossibilita  convênios para acesso à sistemas de dados sobre segurança pública.
 	5 - Compreendem sempre  repasse de recursos públicos do Município para a União, o qual deverá prestar contas da efetividade da implantação do projeto
QUESTAO 4 DE 4 
Sobre o empreendedorismo na Gestão Pública, assinale a alternativa correta:
 	1 - Nenhuma das alternativas.
 	2- Apoia-se no modelo gerencial de administrar, que permite uma flexibilidade administrativa, uma maior liberdade ao gestor público e aos demais agentes do Estado. Correta!
3 - Com o aumento da competitividade entre as organizações, o clima de constantes mudanças econômicas e organizacionais, o comportamento empreendedor, por ser arriscado, exclui-se dentre às exigências dos profissionais que atuam em gestão.
4 - A ação empreendedora no setor público será impedida a obter melhores resultados no reconhecimento de oportunidades pelos empreendedores por meio da construção de redes sociais.

Continue navegando