Buscar

BIOLOGIA MOLECULAR E FARMACOGENÉTICA Q10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disc.: BIOLOGIA MOLECULAR E FARMACOGENÉTICA   
	Aluno(a): 
	
	Acertos: 10,0 de 10,0
	16/10/2022
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(Adaptada de CESPE-UnB -Perito Criminal -PA) Ao se analisar a evolução das estratégias para determinação de identidade genética e polimorfismos, que se tornaram um procedimento sensível e informativo, pode-se notar três fases: uma inicial, após a descrição de um marcador voltado ao polimorfismo genético em 1980, que deu origem às impressões digitais de DNA, com a aplicação de técnicas de polimorfismo de tamanho dos fragmentos de restrição -restriction fragment length polymorphism (RFLP) -; uma segunda fase de incorporação de novas técnicas, no final da década de 80 do século XX, que permitiu um significativo aumento na sensibilidade dos métodos; e uma terceira etapa, mais recente, cuja ênfase foi a padronização metodológica e estatística e a geração de bancos de dados.
Considerando as estratégias para determinação de identidade genética e polimorfismo genético mencionadas no texto, assinale a opção correta.
		
	 
	 Polimorfismo genético refere-se à ocorrência simultânea, na população, de genomas que apresentam variações em uma determinada posição.
	
	 A detecção de polimorfismo genético é feita apenas por sequenciamento de DNA, uma vez que outros métodos não conseguem detectar tal característica.
	
	 O polimorfismo genético não ocorre em genes.
	
	A reação em cadeia da polimerase é capaz de identificar polimorfismos com a exceção dos que alteram o tamanho do gene.
	
	Polimorfismos são úteis na diferenciação entre pais e filhos, pois não são transmitidos aos descendentes.
	
	
	Explicação:
A resposta certa é: Polimorfismo genético refere-se à ocorrência simultânea, na população, de genomas que apresentam variações em uma determinada posição.

Mais conteúdos dessa disciplina