Buscar

Metodologia Científica_7

Prévia do material em texto

Metodologia Científica
Unidade 3
Tópico 2 - Referências
Turma: FLC0271 – Nutrição
Tutor Externo
Nutrição
1
Referências
Unidade 3 – Tópico 2
A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT fixa as normas relativas às referências. A NBR 6023 (2018, p. 1) “fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação.”
2
A Referência
Elementos Essenciais:
	- AUTOR (ES)
	- TÍTULO
	- EDIÇÃO
	- LOCAL
	- EDITORA
	- DATA DE PUBLICAÇÃO
Indispensáveis à identificação de publicações mencionadas em qualquer trabalho.
Elementos Complementares: como por exemplo a indicação do ISBN (Número Padrão Internacional de Livro), que permitem caracterizar melhor as publicações referenciadas no mesmo.
3
NO PAPER, VOCÊ FARÁ AS REFERÊNCIAS DOS ELEMENTOS ESSENCIAIS!
3
Importante! 
Ao finalizar sua pesquisa, anote todos os dados das fontes consultadas para não se perder nas referências.
Os documentos citados no trabalho deverão obrigatoriamente constar em uma lista de referências inserida, normalmente, ao término deste, facilitando a localização do livro ou documento utilizado.
A NBR 6023 é uma das regras determinadas para trabalhos acadêmicos dentro das normas da ABNT, é uma pequena parte dos diversos quesitos para um trabalho nas normas da ABNT.
E para definir a referência, ABNT diz assim: ”Referência é o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento ou website, internet, que permite a sua identificação. Utilizar referências é para garantir a exatidão dos trabalhos científicos”.
4
4
Principais Elementos da Referência
Os Autores
São indicados por seu sobrenome em letras maiúsculas seguidos do prenome. Usar vírgula para separar os autores.
Título 
O título e o subtítulo devem ser reproduzidos como figuram no documento, separados por dois pontos. 
Edição e Local
É definido como a cidade onde o documento foi publicado. A edição, se constar no documento, deve ser transcrita pelas abreviaturas do numeral ordinal e da palavra edição, ambas no idioma do documento.
Data e ano
O ano de publicação deve ser em algarismos arábicos. Se quiser adicionar mês, abrevie para três primeiras letras.
5
A quantidade total das unidades físicas referenciadas deve ser registrada na forma indicada no documento, seguida da sua designação específica, abreviada quando possível, e separada por vírgula quando houver mais de uma sequência. 
Paginação e descrição física
5
NBR 6023
Em 14 de novembro de 2018 houve atualização desta norma.
Foi divulgada uma atualização nas normas da ABNT, na NBR 6023, a parte das referências do trabalho. Houveram diversas inclusões e alterações na norma, entre elas está a inclusão de modelos de referência para:
Correspondências (bilhetes, cartas, cartões, e-mails)
Evento no todo em publicação periódica
Parte de evento em publicação periódica
Atos administrativos normativos (avisos, editais, estatutos, ofícios, pareceres, entre outros)
Documentos civis e de cartórios.
6
6
Ordenação das Referências
Os sistemas mais utilizados são: alfabético e numérico (ordem de citação no texto). As referências dos documentos citados em um trabalho devem ser ordenadas de acordo com o sistema utilizado para citação no texto, conforme a ABNT NBR 10520. 
7
Sistema alfabético 
As referências devem ser reunidas no final do trabalho, do artigo ou do capítulo, em ordem alfabética de seus elementos. Se houver numerais, considerar a ordem crescente.
EXEMPLO 
BRASIL. Lei nº 9.979, de 5 de julho de 2000. Abre ao Orçamento Fiscal da União, em favor da Justiça Eleitoral, crédito Suplementar no valor de R$155.000.000,00, para reforço de dotações consignadas no vigente orçamento. Diário Ofcial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, ano 138, n. 129, p. 4, 6 jul. 2000.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (Brasil). Educação básica e formação profissional. Salvador: CNI, 1993.
7
Fontes de Informação
Folha de rosto
Ficha catalográfica (verso da folha de rosto).
Conforme a NBR 6023 (2018, p. 5), as referências devem ser “[...] alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples [...].” Além disso, a versão atualizada da NBR 14724 (2011, p. 10) orienta que “as referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.” Na prática, você terá uma lista de referências com as mesmas características a seguir: 
8
8
Atenção para as alterações:
9
Retirar o tracejado e colocar o sobrenome do autor: 
MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Coleção leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos: resenha. São Paulo: Parábola, 2004.
(____)
Atenção para as alterações:
10
O emprego dos dois pontos:
Antes do subtítulo;
Antes da editora;
Depois de In:
FIORIN, José Luiz. Os Aldrovandos Cantagalos e o preconceito linguístico. In: SILVA, Fábio Lopes da; MOURA, Heronides Maurílio de Melo (Orgs.). O Direito à fala: a questão do preconceito linguístico. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2002. 
Atenção para as alterações:
11
Reticências
As reticências são utilizadas para indicar a supressão de títulos, quando estes são demasiadamente longos e devem aparecer entre colchetes. Os exemplos mais comuns se referem a títulos de monografias ou teses. 
TAVARES, Maria Alice. A gramaticalização de E, AÍ, DAÍ e ENTÃO [...] 2003. 302 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
Atenção para as alterações:
12
Elementos para elaborar referências. 
Substituir: Mais de três autores, menciona-se o primeiro seguido da expressão et al.
Por: Quando houver quatro ou mais autores, convém indicar todos. Permite-se que se indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al., lembrando que ela deve constar em itálico. 
SOBRENOME, Prenome et al. Título: subtítulo (se houver). Edição. Local: Editora, Ano.
TAYLOR, Robert; LEVINE, Denis; MARCELLIN-LITTLE, Denis; MILLIS, Darryl. Reabilitação e fisioterapia na prática de pequenos animais. São Paulo: Roca, 2008.
Atenção para as alterações:
13
A norma estabelece critérios para autores com nomes hispânicos, nomes compostos, com grau de parentesco e com sobrenomes com prefixos, que devem ser indicados de acordo com o seguinte: 
Sobrenomes hispânicos:
GARCÍA MÁRQUEZ, Gabriel. O amor nos tempos do cólera. 33. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
- Grau de parentesco: 
ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico financeiro. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
Atenção para as alterações:
14
Sobrenomes compostos:
ESPÍRITO SANTO, Miguel Frederico de. O Rio Grande de São Pedro entre a fé e a razão: introdução à história do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1999. 144 p.
Sobrenomes com prefixos:
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 110 p. 
Atenção para as alterações:
15
Quando se trata de obra constituída de vários trabalhos de diversos autores, entre com o autor responsável (organizador, diretor, coordenador etc.) seguido da palavra que caracteriza sua responsabilidade, entre parênteses....e textos seguintes.
 Substituir por:
Em coletâneas de vários autores, entre com o nome do responsável, seguido da abreviação, em letras minúsculas e no singular, do tipo de participação (organizador, compilador, editor, coordenador, entre outros), entre parênteses.
FERREIRA, Léslie Piccolotto (org.). O fonoaudiólogo e a escola. São Paulo: Summus, 1991. 
Atenção para as alterações:
16
Se houver mais de um responsável, o tipo de participação deve constar, no singular, após o último nome. Veja alguns exemplos, de acordo com a Norma ABNT NBR 6023:2018, p. 36. 
OYUELA-CAYCEDO, Augusto; RAYMOND, J. Scott (ed.). Recent advances in the archaeology of Northen Andes. Los Angeles: University of California,Institute of Archaeology, 1998. 
Tradutor, revisor, orientador, ilustrador, entre outros, podem ser acrescentados após o título, de acordo com o que aparece no documento. Para casos em que houver quatro ou mais responsáveis, aplica-se a regra de referências para quatro ou mais autores.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Tradução Vera da Costa e Silva et al. 3. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1990.
Atenção para as alterações:
17
Entidades coletivas (Órgãos, Empresas, Congressos...) 
Quando a autoria é atribuída a entidades coletivas, em geral, entra-se pelo nome da entidade, podendo ser apresentada por extenso ou abreviada. Lembrando que sempre que se optar por uma das formas, esta deve ser adotada como padrão, ou seja, não podendo alternar entre uma e outra no mesmo documento. 
ANTEAG. Autogestão: construindo uma nova cultura nas relações de trabalho. 2. ed. São Paulo: ANTEAG, 2002.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Anuário estatístico brasileiro. Rio de Janeiro: IBGE, 1998.
Atenção para as alterações:
18
ELEMENTOS DE IMPRENSA - Local da publicação
Quando houver cidades homônimas, é conveniente acrescentar, no final e entre parênteses, a unidade geográfica que identifica a jurisdição.
	Viçosa (MG)
	Viçosa (AL)
REFERENTE À DATA, deve ser indicado o ano equivalente do calendário gregoriano, separado por sinal de igualdade, no caso de data oriunda de outros sistemas de calendários, como o judaico, o bahai, o nepalês, entre outros
PAIM, Zaken Sidinei. No princípio. Boletim Ouve Israel, Curitiba, 26 Tishrei 5766 = 29 out. 2005. Disponível em: http://www.israelitas.com.br/boletim/boletimVer.php?%20id=48&nomerosh=. Acesso em: 21 jun. 2012.
Atenção para as alterações:
19
DOCUMENTOS DE EVENTOS (ANAIS, RESUMOS etc.) Acrescentar: 
Quando tratar de eventos no todo, o título Anais é sucedido de três pontos entre colchetes. 
CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 10, 1979, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Associação Bibliotecária do Paraná, 1979. 3 v.
Referência de evento no todo em publicação periódica:
CONGRESSO DO CENTRO-OESTE DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS DE PEQUENOS ANIMAIS, 3; FEIRA DO CENTRO-OESTE DO MERCADO PET, 3. ed., 2006, [Brasília, DF]. [Trabalhos científicos e casos clínicos]. Ciência Animal Brasileira. Goiânia: UFG, nov. 2006. Suplemento 1.
Atenção para as alterações:
20
REFERÊNCIAS DE FONTES ELETRÔNICAS:
Para obras consultadas on-line, é preciso acrescentar as informações sobre o endereço eletrônico, precedido da expressão “Disponível em:”. A seguir, após a expressão “Acesso em:”, indica-se a data de acesso ao documento.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Sistemas de armazenagem. São Paulo, 19 set. 2017. Facebook: ABNT Normas Técnicas @ABNTOfcial. Disponível em: https://www.facebook. com/ABNTOfcial/?hc_ref=ARRCZ0mN_XLGdpWXonecaRO0ODbGisTE2siVEPgy_n8sEc1sYCO_ qGLCqynp1lGE2-U&fref=nf. Acesso em: 21 set. 2017.
Atenção para as alterações:
21
REFERÊNCIAS DE FONTES ELETRÔNICAS:
Referência de trabalhos individuais no todo (monografias, teses etc.) on-line
TAFNER, Elisabeth Penzlien. As formas verbais de futuridade em sessões plenárias: uma abordagem sociofuncionalista. 2004. 188 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: http://150.162.90.250/teses/PLLG0312.pdf. Acesso em: 10 out. 2005. 
Atenção para as alterações:
22
REFERÊNCIAS DE FONTES ELETRÔNICAS:
Referência de livro no todo on-line:
PROCÓPIO, Ednei. Construindo uma biblioteca digital. São Paulo: Edições Inteligentes, 2004. Disponível em: http://virtualbooks.terra.com.br/osmelhoresautores/download/bibliotecadigital.pdf. Acesso em: 10 out. 2005.
Referência de trabalhos individuais em parte (monografias, teses etc.) on-line:
Autor da parte referenciada. Título da parte referenciada. Referência da Publicação no todo precedida de In: Localização da parte referenciada. Disponível em: endereço. Acesso em: data.
Atenção para as alterações:
23
REFERÊNCIAS DE FONTES ELETRÔNICAS:
Referência de livro em parte em CD-ROM
SPINOLA, Noenio. Eu também posso. In: Como exportar e dialogar melhor com o sistema financeiro na alvorada do E-Trade. São Paulo: Siciliano, 1998. cap. 1.1 CD-ROM.
Referência de livro em parte on-line
PROCÓPIO, Ednei. As possibilidades de uma biblioteca digital. In: Construindo uma biblioteca digital. São Paulo: Edições Inteligentes, 2004. p. 25-28. Disponível em: http://virtualbooks.terra.com.br/osmelhoresautores/download/bibliotecadigital.pdf. Acesso em: 11 out. 2005.
Atenção para as alterações:
24
REFERÊNCIAS DE FONTES ELETRÔNICAS:
Referência de artigo de periódico on-line 
TAFNER, Elisabeth Penzlien. Como os manuais de português para estrangeiros tratam a expressão da futuridade. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Minas Gerais, v. 7, n. 1, p. 53-64, 2007. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/rbla/2007_1/03- Elizabeth%20Tafner.pdf. Acesso em: 29 out. 2008.
Referência de artigos de jornal on-line
CRITELLI, Dulce. A grande ferida humana. Folha de São Paulo, São Paulo, 6 out. 2005. Folha Equilíbrio, p. 28. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq0610200501.htm. Acesso em: 6 out. 2005.
Atenção para as alterações:
25
Referência de parte de evento em publicação periódica:
GONÇALVES, R. P. M. et al. Aspectos hematológicos de cães parasitados por Babesia canis na cidade de Niterói, RJ entre os anos de 1994 a 2005: parte 1: eritrograma. Ciência Animal Brasileira, Goiânia, p. 271-273, nov. 2006. Supl. 1. Trabalho apresentado no 3º Congresso do Centro-Oeste de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, 2006, [Brasília, DF].
Pontuação nas Referências
O nome do autor, título da obra, edição e demais elementos devem ser separados, entre si, por uma pontuação uniforme. Acompanhe, agora, como a pontuação é usada para elaborar as referências.
Ponto é usado nos seguintes casos:
depois do autor;
depois do título;
depois da imprenta (formada por local da publicação, editora e data da publicação);
depois dos dados complementares.
Dois pontos
O emprego dos dois-pontos ocorre:
antes do subtítulo;
antes da editora;
depois de In.
26
22/03/2021
ADICIONAR UM RODAPÉ
26
Pontuação nas Referências
O nome do autor, título da obra, edição e demais elementos devem ser separados, entre si, por uma pontuação uniforme. Acompanhe, agora, como a pontuação é usada para elaborar as referências.
Vírgula
A vírgula é utilizada antes de prenome e depois da editora.
Após o nome de revistas (ou jornais) e entre volume, número e paginação.
Ponto e vírgula
Utilizamos o ponto e vírgula para separar os autores.
27
CABRAL, Otávio; DUALIBI, Julia. Ele assusta o governo. Veja, São Paulo, n. 31, p. 57-62, 3 ago. 2005.
TAFNER, Malcon Anderson; FISCHER, Julianne. Manga com leite mata: reflexões sobre paradigmas da educação. Indaial: ASSELVI, 2001.
27
Pontuação nas Referências
O nome do autor, título da obra, edição e demais elementos devem ser separados, entre si, por uma pontuação uniforme. Acompanhe, agora, como a pontuação é usada para elaborar as referências.
Hífen
Entre página inicial e final da parte referenciada.
Entre datas limites de determinado período da publicação.
Barra transversal
A barra transversal é usada entre elementos do período coberto pelo fascículo.
28
ABOLETIM BIBLIOGRÁFICO. Rio de Janeiro: IBGE, v. 9/11, n. 1/4, jan./dez. 1976/1978.SSELVI, 2001.
BOLETIM GEOGRÁFICO. Rio de Janeiro: IBGE, 1943-1978.
28
Pontuação nas Referências
O nome do autor, título da obra, edição e demais elementos devem ser separados, entre si, por uma pontuação uniforme. Acompanhe, agora, como a pontuação é usada para elaborar as referências.
Colchetes
O colchete é utilizado entre elementos que não figuram na obra referenciada, Porém se tem certeza de sua origem.
Parênteses
São utilizados para indicar série, grau (nas monografias de conclusão de curso e especialização,teses e dissertações) e título que caracteriza a função e/ou responsabilidade, de forma abreviada (Coord., Org., Comp.).
29
REVISTA TRIMESTRAL DE JURISPRUDÊNCIA. [Brasília], v. 109, p. 870-879, set. 1984.
SILVA, Fábio Lopes da; MOURA, Heronides Maurílio de Melo (Orgs.). O Direito à fala: a questão do preconceito linguístico. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2002.
29
Pontuação nas Referências
O nome do autor, título da obra, edição e demais elementos devem ser separados, entre si, por uma pontuação uniforme. Acompanhe, agora, como a pontuação é usada para elaborar as referências.
Reticências
As reticências são utilizadas para indicar a supressão de títulos, quando estes são demasiadamente longos. Os exemplos mais comuns se referem a títulos de monografias ou teses.
Recursos tipográficos
O recurso tipográfico (negrito, itálico ou sublinhado) é utilizado para destacar o título da obra (título do livro, título da revista, título do jornal etc.).
30
TAVARES, Maria Alice. A gramaticalização de E, AÍ, DAÍ e ENTÃO [...] 2003. 302 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
30
ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS
Indica(m)-se o(s) autor(es) físico(s) entrando com o sobrenome em maiúsculas, seguido pelo nome e separado por vírgula.
Em casos de GRAU DE PARENTESCO:
ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro.8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
31
AUTOR
LIMA, Rubens Rodrigues.
BILAC, Olavo.
31
ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS
Dois Autores:
TAFNER, Malcon Anderson; FISCHER, Julianne. Manga com leite mata: reflexões sobre paradigmas da educação. Indaial: ASSELVI, 2001.
Três Autores:
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. 11. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.
Mais de três autores: menciona-se os quatro autores, e permite-se o uso do primeiro autor da expressão et al.
GONÇALVES, Emerson Lemos; LIMA, José; SOARES, Marcos; SILVA, Carlos.
OU
GONÇALVES, Emerson Lemos et al.
SOBOTTA, Johannes; PUTZ, Reinhard; PABST, Reinhard; WERNECK, Wilma Lins; WERNECK, Hélcio. Sobotta atlas de anatomia humana. 21. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan ,c2000. v. 2.
32
PARA O PAPER, ADOTE O MODELO QUE APRESENTA A INDICAÇÃO DA AUTORIA POR EXTENSO.
32
ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS
Obra constituída por vários trabalhos ou contribuição de vários autores:
Deve-se entrar pelo responsável intelectual com maior destaque (organizador, coordenador, tradutor, editor, etc.).
CUNHA, Luis (coord.)
SANTOS, Anita Leocádia Pereira dos; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro. Os jogos como contextos curriculares: um estudo das construções de gênero no “The SIMS”. In: SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. (org.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011. p. 105-129. Disponível em: http://books.scielo.org/id/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247-05.pdf. Acesso em: 10 dez. 2018.
33
33
ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS
Entidades coletivas (Órgãos, Empresas, Congressos ...)
Quando a autoria é atribuída a entidades coletivas, em geral, entra-se pelo nome da entidade.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
EMBRAPA. Unidade de Apoio, Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária (São Carlos). Paulo Estevão Crunivel. Medidor digital multisensor de temperatura para solos. BR n. PI 8903105-9, 26 jul. 1989, 30 maio 1995. 
34
34
ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS
 TÍTULO DA OBRA:
O título deve estar em negrito e o subtítulo, precedido de dois-pontos, não é grifado.
HOSSEINI, Khaled. O caçador de pipas: romance. Rio de Janeiro: Nova Fronteira 2005.
 EDIÇÃO:
Para indicar a edição da obra, usa-se o algarismo arábico, seguido de ponto e a abreviatura da palavra “edição” (ed.).
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
ATENÇÃO!
Quando a edição for a primeira, ela não deve participar da referência de uma obra.
35
35
ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS
 ELEMENTOS DE IMPRENSA:
Local da publicação
• Quando há mais de um local para um só editor, indique o mais destacado.
• Quando a cidade não aparece, porém é identificada, indique-a entre colchetes.
• Quando a cidade não é identificada, indique entre colchetes a expressão abreviada [S.l.] (= sine loco).
LAZZARINI NETO, Sylvio. Cria e recria. [São Paulo]: SDF Editores, 1994. 108 p.
CROFTON, John. Clinical tuberculosis. [S.l.]: IUATLD, p
 Editora:
DAGHLIAN, Jacob. Lógica e álgebra de Boole. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1995. 167 p., il. Bibliografa: p.166-167. ISBN 85-224-1256-1.
FULD, Leonard M. Inteligência competitiva: como se manter à frente dos movimentos da concorrência e do mercado. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 2007.
A expressão sine nomine deve ser utilizada abreviada e entre colchetes [s. n.], quando a editora não puder ser identificada.
36
36
ELEMENTOS PARA ELABORAR REFERÊNCIAS
 Data: Indique o ano em algarismos arábicos.
37
JAMES, E. L. Cinquenta tons de cinza. Tradução: Adalgisa Campos da Silva. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012. (Trilogia Cinquenta tons de cinza, 1).
Principalmente, no caso de revistas e jornais, os meses são abreviados pelas três primeiras letras, exceto maio, que não se abrevia.
Janeiro = jan.
Fevereiro = fev.
Setembro = set.
Maio = maio
BENNETTON, M. J. Terapia ocupacional e reabilitação psicossocial: uma relação possível. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 4, n. 3, p. 11-16, mar. 1993.
37
DESCRIÇÃO FÍSICA
Páginas:
Quando só há um volume, indica-se o número total de páginas, seguido da abreviatura p.
38
Os números de páginas, inicial e final, indicativos de parte da publicação, também são precedidos da abreviação p.
FIORIN, José Luiz. Os Aldrovandos Cantagalos e o preconceito linguístico. In: SILVA, Fábio Lopes da; MOURA, Heronides Maurílio de Melo (orgs.). O Direito à fala: a questão do preconceito linguístico. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2002. p. 23-39.
38
Elaboração de Referências
Artigo, seção e/ou matéria de publicação periódica:
Os elementos essenciais são: autor, título do artigo ou da matéria, subtítulo (se houver), título do periódico, subtítulo (se houver), local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número e/ou edição, tomo (se houver), páginas inicial e final, e data ou período de publicação. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
DOREA, R. D.; COSTA, J. N.; BATITA, J. M.; FERREIRA, M. M.; MENEZES, R. V.; SOUZA, T. S. Reticuloperitonite traumática associada à esplenite e hepatite em bovino: relato de caso. Veterinária e Zootecnia, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 199-202, 2011. Supl. 3.
TAVARES, Raul. O combate naval do Monte Santiago. Revista do Instituto Histórico e Geográfco Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 155, t. 101, p. 168-203, 1953.
39
39
Elaboração de Referências
Artigo, seção e/ou matéria de publicação periódica em meio eletrônico:
As referências devem obedecer aos padrões indicados para artigo e/ou matéria de publicação periódica, de acordo com artigos consultados online.
SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm. Acesso em: 28 nov. 1998.
40
Para documentos online, além dos elementos essenciais e complementares, deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em:.
NOTA Não se aplica a mensagens e documentos eletrônicos, cujos endereços não estejam disponíveis.
40
Elaboração de Referências
Evento no todo em meio eletrônico / em Parte:
CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICADA UFPE, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos [...]. Recife: UFPE, 1996. Disponível em: http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais.htm. Acesso em: 21 jan. 1997.
GONÇALVES, Carmen Diego. Estilo de pensamento na produção de conhecimento científco. In: CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 4., 2000, Coimbra. Actas do [...]. Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia, 2000. Tema: Sociedade portuguesa: passados recentes, futuros próximos. Eixo temático: Reorganização dos saberes, ciência e educação, p. 1-18. Disponível em: http://aps.pt/wp-content/ uploads/2017/08/DPR462de12f4bb03_1.pdf. Acesso em: 3 maio 2010.
41
41
Autoatividades U3.T2
42
42
43
TÓPICO 2
1 Verifique e corrija os erros nas referências a seguir.
CANZIAN, Fernando. Para FMI, emergente sofrerá efeitos adversos. Folha de São Paulo, São Paulo, 15 de abr. de 2004. Caderno Dinheiro,pg. 4.
CANZIAN, Fernando. Para FMI, emergente sofrerá efeitos adversos. Folha de São Paulo, São Paulo, 15 abr. 2004. Caderno Dinheiro, p. 4.
b) ANDERSON, P. Balanço do Neoliberalismo. In: SADER, Eldio;GENTILLI, P. (Orgs.), Pós neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado
democrático. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 9-23.
ANDERSON, P. Balanço do Neoliberalismo. In: SADER, E.; GENTILLI, P. (orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 9-23.
44
TÓPICO 2
1 Verifique e corrija os erros nas referências a seguir.
c) IUDICIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de contabilidade das Sociedades por Ações. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2000.
IUDICIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de contabilidade das sociedades por ações. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
d) ARAKAKI, Reginaldo, et al. Fundamentos de programação: Técnicas e Aplicações. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 1990.
ARAKAKI, Reginaldo et al. Fundamentos de programação: técnicas e aplicações. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 1990.
e)YURI, Flávia; Internet por Rádio é uma boa?. Info Exame, São Paulo. N. 216, p. 38, mar. 2004.
YURI, Flávia. Internet por Rádio é uma boa? Info Exame, São Paulo, n. 216, p. 38, mar. 2004.
45
TÓPICO 2
2 Faça uma lista de referências contendo:
a) livro com subtítulo;
b) livro com mais de três autores;
c) livro com organizador;
d) artigo de jornal;
e) artigo de revista;
f) artigo de jornal extraído da internet;
g) artigo de revista extraído da internet.
46
TÓPICO 2
2 Faça uma lista de referências contendo:
livro com subtítulo;
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
b) livro com mais de três autores;
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.
c) livro com organizador;
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2009.
47
TÓPICO 2
2 Faça uma lista de referências contendo:
d) artigo de jornal;
OTTA, Lu Aiko. Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566% em oito anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano131,n.42656, 1 ago. 2010. Economia & Negócios, p. B1.
e) artigo de revista;
GADELHA, Carlos A. Grabois; COSTA, Laís Silveira. Saúde e desenvolvimento no Brasil: avanços e desafios. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 46, p.13-20, dez. 2012.
f) artigo de jornal da internet;
PROFESSORES terão exame para ingressar na carreira. Diário do Vale, Volta Redonda, v.18, n. 5877, 27 maio 2010. Caderno Educação, p.41. Disponível em: http://www.bancodigital.com.br/diariodovale/reader2/Default.aspx?pID=1&eID=495&IP=38&rP=39&IT=page. Acesso em: 29 set. 2010.
48
TÓPICO 2
2 Faça uma lista de referências contendo:
g) artigo de revista extraído da internet.
COSTA, Achyles Barcelos da. O Desenvolvimento econômico na visão de Joseph Schumpeter: cadernos IHU Ideias. Unisinos. São Leopoldo. ano 4 – n.47. 2006. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/images/stories/cadernos/ideias/047cadernosihuideias.pdf. Acesso em: 11 dez. 2008.
Obrigada!
49
49

Continue navegando