Buscar

Design Gráfico - Fotografia Atividade A4 FMU

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

· 
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com Souza (2010, p. 132), “Somos seres visuais, entendemos o universo a partir das imagens e da relação que construímos dela (a imagem) com nossos códigos de valores estéticos. É certo dizer que a integração dos planos da percepção sempre aconteceu de forma natural”, que não nos apercebemos da complexidade das ações e etapas que realizamos, quando estamos diante de uma imagem, para compreende-la. Contudo, para efeito de estudo, podemos dividir o processo de compreensão da mensagem visual em quatro etapas.  
SOUZA, W. G. A imagem e sua construção a partir da hierarquia de leitura das suas estruturas compositivas. Significação. Revista de Cultura Audiovisual, v. 37, n. 33, p. 127-141, 2010.
Assinale a alternativa que contenha as quatro etapas que compõem o processo de leitura de imagens descrito na unidade. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Percepção, identificação, decodificação e interpretação.
	Resposta Correta:
	 
Percepção, identificação, decodificação e interpretação.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A imagem é sempre percebida como um todo, como uma unidade discursiva completa e lhe atribuímos sentido de uma só vez. A divisão em etapas desse processo se dá apenas no campo teórico para efeito de estudo. Cada linha de pensamento ou escola de análise da imagem propõe uma metodologia própria que orienta os seus estudo as conclusões. Entretanto, decompor o processo de leitura de imagem auxilia na composição de mensagens visuais mais eficazes.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto na sequência.
“De acordo com a Gestalt, elementos muito próximos uns dos outros, se encaixando harmoniosamente, são processados em nosso cérebro como elementos conjuntos, ou unidades. É o princípio da proximidade. Além disso, se tais elementos são semelhantes reforçam ainda mais nosso cérebro para a leitura de um só objeto”.
MENDES, H. 8 princípios da Gestalt para você criar bons conteúdos visuais. Whitecom Marketing Digital, [s. l.], 2017. Online. Disponível em: https://whitecom.com.br/8-principios-da-gestalt/. Acesso em:  12 fev. 2020.
Levando-se em consideração essa propriedade da imagem se arrumarmos um conjunto de nove pontos ou mais perfeitamente iguais a intervalos regulares, com a mesma distância de um ponto imaginário ao centro; nosso cérebro irá interpretar esses pontos como sendo qual forma?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Círculo.
	Resposta Correta:
	 
Círculo.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Por uma questão evolutiva, o nosso cérebro é orientado para perceber formas conhecidas mesmo onde elas não existem. Ao “enxergar os pontos muito próximos como uma unidade, o nosso cérebro pode construir imagens que não seriam possíveis se tentássemos identificar isoladamente cada um dos pontos.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“Em suma, qualquer imagem capturada por algum método condizente com a fotografia, analógica ou digital, deve manter os direitos autorais do fotógrafo ou criador da imagem. Até mesmo as fotos tiradas com o seu celular e publicadas no Instagram ou site similar, são consideradas criações do espírito e você possui direitos autorais sobre ela”.
EMANIA. Direitos autorais e de imagem: conhecendo os aspectos legais da fotografia. Artigos de Foto e Vídeo, Bolg eMania, 2018. Disponível em: https://blog.emania.com.br/direitos-autorais-aspectos-legais-da-fotografia/ Acesso em: fev. 2020. 
A argumentação do autor toma como base a Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que garantem quais direitos do cidadão brasileiro?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Direito à imagem e patrimoniais do autor.
	Resposta Correta:
	 
Direito à imagem e patrimoniais do autor.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A Constituição Federal Brasileira de 1988 é organizada em 9 capítulos contendo 250 artigos que buscam orientar a vida em sociedade. Nela encontramos os princípios que regem o direito a personalidade, a vida privada, a propriedade, etc. A partir dela, todas as leis são criadas. Quando uma Lei Ordinária não dá conta de resolver uma questão, devemos recorrer a Constituição Federal para assegurar os direitos. Na frente de um juiz, não podemos alegar desconhecimento da Lei e muito menos da Constituição.    
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“Como nosso cérebro utiliza parâmetros de leitura visual, ao enxergarmos um composto de elementos (sejam eles objetos, pessoas, paisagens, animais ou textos), a tendência é agrupar características que sejam semelhantes, de forma que sua interpretação seja a mais rápida possível”.
MENDES, H. 8 princípios da Gestalt para você criar bons conteúdos visuais. Whitecom Marketing Digital, [s. l.], 2017. Online. Disponível em: https://whitecom.com.br/8-principios-da-gestalt/. Acesso em: 12 fev. 2020.
Tendo como base esse princípio da Gestalt podemos afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
os opostos de repelem e os semelhante se atraem formando conjuntos significativos.
	Resposta Correta:
	 
os opostos de repelem e os semelhante se atraem formando conjuntos significativos.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A tendência natural do ser humano, ao ver uma imagem é atribuir-lhe sentido, para tanto, busca identificar e separar os componentes da imagem, agrupando-os em unidades discursivas mínimas, capazes de serem compreendidas mais facilmente.  
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“Uma imagem é uma cena que foi recriada ou reproduzida. É uma aparência, ou um conjunto de aparências, destacada do lugar e do tempo em que primeiro fez a sua aparição e a preservou — por alguns momentos ou séculos. Toda imagem incorpora uma forma de ver. Mesmo uma fotografia. Porque as fotografias não são, como se presume frequentemente, um registro mecânico”.
BERGER, J. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. p. 14.
Ao afirmar que as “[…] fotografias não são, como se presume frequentemente, um registro mecânico”, o autor propõe qual reflexão sobre o processo fotográfico? 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A fotografia consiste de um discurso culturalmente orientado que se vale de uma técnica par se manifestar.
	Resposta Correta:
	 
A fotografia consiste de um discurso culturalmente orientado que se vale de uma técnica par se manifestar.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Toda fotografia é uma imagem, portanto uma reprodução ou uma aparência de algo fora dela, não sendo portando algo natural. Por não ser um fenômeno existente na natureza, que ocorre de forma independente da ação humana é ideologicamente orientado incorporando uma forma de ver.  
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em sentença proferida pela 9º Câmara cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, no ano de 2018, o magistrado assim se manifestou: “Publicar foto de alguém em aplicativo de celular, sem autorização da pessoa nem objetivo de informar, gera dano moral de forma automática, pois violar o direito à imagem constitui dano autônomo,  independentemente de comprovação de dor, sofrimento, angústia ou humilhação” (MARTINS, 2018, online). 
MARTINS, J. Sem autorização do fotografado, publicar imagem no WhatsApp gera dano moral. Boletim jurídico. Consultor Jurídico, [s. l.], 2018. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2018-mai-03/publicar-imagem-whatsapp-aval-fotografado-gera-dano-moral. Acesso em: 20 fev. 2020.
Com base nesse entendimento, o homem que fez a fotografia de uma mulher, de costas, em uma fila de banco e a publicou em um grupo de WhatsApp, composto somente por homens foi condenado a pagar uma indenização a mulher que não havia autorizado ser fotografada e ter a sua imagem divulgada por ele. 
Com base nessa descrição, podemos afirmar que o magistrado fundamentou sua decisão em quais princípios?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Nos princípios constitucionais que garantem o direito à privacidade
e a intimidade das pessoas.
	Resposta Correta:
	 
Nos princípios constitucionais que garantem o direito à privacidade e a intimidade das pessoas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Você relacionou corretamente a descrição ao Plano Médio, uma vez que este plano permite a visualização do personagem por inteiro e sua relação com o cenário/ambiente. Uma variação deste plano é o Plano Americano.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 regula os direitos e os deveres dos cidadãos brasileiros e estrangeiros residentes no país. Nela encontramos as diretrizes básicas que norteiam os direitos e os deveres de cada cidadão.
No artigo 5º da nossa Carta Magna que trata dos “Direitos e Deveres Individuais e Coletivos” quais são os direitos assegurados ao cidadão que refletem diretamente na atividade fotográfica?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Direito a imagem e a intimidade.
	Resposta Correta:
	 
Direito a imagem e a intimidade.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A Constituição Federal é o documento legal de maior importância para o funcionamento de uma nação. Nele são anotados os princípios máximos que norteiam as ações de um povo, definindo quais são os direitos e deveres de cada um para com o Estado, e a coletividade e do Estado para com seus cidadãos. Toda atividade profissional deve seguir o estabelecido na Constituição Federal.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Durante o processo de organização para a realização de um ensaio fotográfico, devemos realizar diversas tarefas preparatórias como a pesquisa prévia sobre o tema a ser fotografado. Na pesquisa o fotógrafo toma conhecimento aprofundado sobre o tema, decide a melhor linguagem e elementos técnicos para a realização da produção.
Entre os cuidados que devemos ter ao selecionar um local para a realização das fotografias, podemos citar:
I. verificar se o local oferece condições de segurança;
II. é preciso que o local possua acesso fácil a uma loja do McDonalds;
III. não devemos esquecer de verificar o horário de funcionamento;
IV. dependendo do local, devemos solicitar autorização prévia;
V. verificar se o local tem Wi-Fi aberto.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, III e IV, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Organizar corretamente a lista de tarefas para a gestão de produções externas é a garantia de economia de tempo e de dor de cabeça. Quando esta lista não é bem feita, os imprevistos acontecem e o fotógrafo não estará minimamente preparado para resolver os contratempos.  
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Conforme Carvalho (2000, p. 100), a “[…] língua, não tendo função em si, existe para expressar a cultura e possibilitar que a informação circule. Ela corporifica as demais interpretações culturais, como a letra nas músicas, a oração na religião, a descrição ou especificação na moda, a receita na culinária, o título nas obras de arte etc.”.
CARVALHO, N. Publicidade: a linguagem da sedução. 3. ed. São Paulo: Ática, 2000.
A fotografia, enquanto componente expressivo da cultura, realiza diversas funções na comunicação de ideias e sentimentos.
Quando empregamos a linguagem emocional na fotografia buscamos em qual elemento compositivo da imagem apoio para construir a mensagem?
I. A linguagem emocional busca na forma dos objetos sua inspiração para expressar o conteúdo.
II. A melhor forma de causar emoção é fotografar gatinhos fofos.
III. Na linguagem emocional as texturas, contraste, cor, forma e volume são explorados para além da reprodução de suas dimensões físicas.
IV. A emoção depende das palavras que utilizamos para recitar uma poesia.
V. O efeito da linguagem emocional na fotografia é conquistar mais visualizações.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e III, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Conteúdo e forma andam juntos nas artes visuais. Ao selecionar um determinado conteúdo, para ser partilhado socialmente, é preciso escolher também, uma forma de expressar esse conteúdo. No caso da fotografia, a forma dos objetos (tamanho, cor, textura, volume etc.) são os elementos discursivos que estão à disposição do fotógrafo para compor a imagem.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Grandes expoentes da fotografia, como Sebastião Salgado (1944), Henri Cartier Bresson (1908-2004), Annie Leibovitz (1949), Steve McCurry (1950), Ansel Adams (1902-1984), entre outros, para tratar da condição humana, fazem uso da linguagem artística para compor suas imagens. As alegrias, tristezas, desespero, solidão, fobias etc. são explorados por meio da linguagem artística, deixando a mostra as relações que o ser humano tem com o mundo que o cerca.
Além da temática, esses profissionais da imagem, têm em comum a exploração de quais componentes da imagem?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Empregam de forma criativa o contraste e as texturas em suas composições.
	Resposta Correta:
	 
Empregam de forma criativa o contraste e as texturas em suas composições.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A linguagem fotográfica se vale de diversos elementos compositivos da imagem, sempre buscando a melhor relação entre eles e o tema escolhido. Na linguagem emocional é dado preferência pelos componentes que trazem dramaticidade a cena.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando