Buscar

METROLOGIA - UNIDADE-01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caro, aluno, o texto abaixo mostra como a evolução do sistema de medidas influenciou e ainda influencia várias atividades econômicas. Em uma busca por sistemas de medições cada vez mais aprimorados, observamos atualmente forte mobilização, até mesmo política, para a manutenção de padrões internacionais de medidas.
Texto 1
"A ideia de um sistema coerente e universal de medidas, baseado em grandezas físicas invariantes, é relativamente recente do ponto de vista da história das ciências. Sua difusão no mundo industrial moderno representa uma radical transformação nas relações entre o homem e o mundo. De fato, para o mundo econômico pré-moderno marcado pela preponderância das atividades agrícolas e pelo comércio local, a virtude de um sistema de medidas residia em sua compreensão imediata, garantida pelo caráter antropomórfico e consuetudinário, e em suas divisões computacionais simples. Não é exagerado afirmar que, sob o impressionante número de pesos e medidas em uso até o início do século XIX, vemos a existência de sistemas de medidas específicos para cada tipo de atividade econômica e mesmo para cada região geográfica. A autoridade política, em suas diversas modalidades, sempre procurou, sobretudo por motivações de índole fiscal, garantir e manter padrões oficiais de medidas, mas sua capacidade de uniformização dificilmente ultrapassava as fronteiras da cidade em que estava sediada ou da região econômica em que predominava.”
DIAS, J. L. de M. Medida, normalização e qualidade: aspectos da história da metrologia no Brasil. Rio de Janeiro: Inmetro, 1998. p. 12.
A partir das informações apresentadas, redija uma resenha crítica, de aproximadamente 10 linhas, que contemple os seguintes aspectos:
a) Como as mudanças em relação às unidades de medida ao longo dos anos influenciaram a vida cotidiana das pessoas.
No decorrer da humanidade os sistemas de medição eram criados e adaptados de acordo com as necessidades de cada cultura. A grande parte das medidas eram baseadas em partes do corpo humano. Como por exemplo o côvado ou cúbito que era definido pela distância entre o cotovelo e a ponta do dedo médio.
Outros povos da antiguidade também utilizavam partes do corpo como meios de medição, principalmente o comprimento. Foi assim que surgiram as unidades de medidas como, polegada, jarda, pés e outras. A jarda ainda é utilizada como unidade de medição nos pais ingleses como Inglaterra e os Estados Unidos, onde 01 jarda equivale a 91,44 centímetros.
Graças aos estudos e pesquisas, conseguimos definir vários padrões de unidades de medição. Hoje em dia o mundo inteiro fala a mesma língua em relação a medições, mesmos os países que usam o sistema imperial, consegue-se fazer as conversões para as unidades internacionais padronizadas.
b) Como a metrologia influencia cientifica e politicamente a humanidade.
A metrologia tem como objetivo promover a padronização, qualidade e confiabilidade as medições itens obrigatórios em processos industriais. Para medições confiáveis é necessário um sistema de metrologia organizado, que possa prover meio de transferir seus valores para instrumentos de medição utilizados na indústria, comercio e pesquisas.
Com a transformação mundial surgiram grandes corporações e novas atividades econômicas foram criadas com isso foram criados novas normas e leis para garantir a qualidade dos produtos, condições que levaram ao aumento da competitividade no setor industrial, fatores que dependem diretamente da realização de medições e ensaios com processos confiáveis e adequados aos padrões internacionais. 
Para garantir esses padrões de qualidade os produtos e necessário uma medição precisa por parte do fabricante para obter todas as informações possíveis do material para poder realizar ajustes e modificações de acordo com as especificações, evitar desperdícios de matéria prima. Com isso favorecendo as negociações com o consumidor final e apresentado um diferencial tecnológico para a empresa.

Continue navegando