Buscar

ed2psb22013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense
Instituto de Saúde da Comunidade
Departamento de Planejamento em Saúde
Disciplina: Políticas de Saúde no Brasil
Segundo Semestre Letivo de 2013
Aluna: Doralice Batista das Neves
ESTUDO DIRIGIDO II
Identifique os termos/conceitos presentes no texto que você desconhece. Elabore um glossário.
O que é uma linha do cuidado? Por que deve ser integral?
Quais são as diretrizes de uma linha do cuidado? Exemplifique como cada diretriz pode estar presente na prática dos profissionais de saúde.
O que são projetos terapêuticos? Para que servem?
Como construir as Linhas do cuidado integral?
Como gerí-las?
Para você, com base na sua experiência até hoje na rede de serviços, pública ou privada, qual o maior desafio para o funcionamento das linhas do cuidado integral? O que sugere para enfrentar esse desafio?
Respostas:
1- “sistema de governança com pactuações efetivas”-
 “alcance locorregional”-
“ Atos assistenciais” - 
2- Linha de cuidado é a imagem imaginado para representar os fluxos assistenciais seguros e garantidos ao usuário, com intuito de atender às suas necessidades de saúde. É como se ela desenhasse o itinerário que o usuário deve fazer por dentro de uma rede de saúde. Muitas vezes, inclui segmentos não necessariamente inseridos no sistema de saúde, mas que participam de alguma forma da rede, tal como entidades comunitárias e de assistência social. A linha de cuidado deve ser integral, pois ela adiciona os conceitos da Integralidade ao representar o itinerário do usuário, dando assim maior segurança ao mesmo no seu percurso e logo no atendimento. Dando um acolhimento ao usuário pela equipe profissional que vai atendê-lo, esse acolhimento é de grande importância no tratamento do usuário na unidade de saúde.
3- As diretrizes de uma linha do cuidado são: Acolhimento, Vínculo e Responsabilização.
Em relação ao acolhimento, o profissional da saúde pode empregar essa diretriz na sua rotina de trabalho, atendendo bem o usuário, escutando seus problemas, fazer o possível para resolvê-los da melhor maneira, caso não consiga, providenciar um encaminhamento deste usuário, para assim ajuda-lo da melhor forma.
O vínculo, é estabelecido por um profissional de saúde no momento em que ele acompanha o processo do usuário ao longo da rede, se responsabiliza pelo mesmo, busca auxilia-lo ao longo do seu percurso pela unidade.
Responsabilização, está diretamente relacionada com a responsabilidade do profissional de saúde em atender e resolver o problema do usuário.
4-Projeto terapêutico é o conjunto de atos assistenciais pensados para resolver determinado problema de saúde do usuário, com base em uma avaliação de risco, considera-se todas as variáveis para avaliação do risco. Esse projeto serve para o trabalhador de saúde orientar o usuário a buscar na rede de serviços os recursos necessários ao atendimento à sua necessidade.
5- As linhas de cuidado integral são construídas primeiramente. Identificando a rede de serviços de saúde, e aqueles que devem estar envolvidos, e propondo assim uma discussão para a construção das Linhas de Cuidado Integral se dê de forma coletiva. A segunda questão é definir e priorizar quais Linhas de Cuidado Integral será montadas, o critério para esta definição pode ser a prevalência de determinado problema de saúde na população, a carência de cuidados em alguma área específica, a dificuldade de acesso, a facilidade em montar a Linha de Cuidado Integral e outros que a própria equipe pode determinar como pertinente.
Organizar as oficinas de trabalho com todos aqueles implicados com determinado segmento de cuidado e nesta oficina produzir os pactos, e definir os fluxos de cuidado aos usuários. Mapeando assim todas as possibilidades de acesso aos serviços, e usar a criatividade para garantir que o sistema trabalhe com base nas necessidades dos usuários, desobstruindo entraves burocráticos de acesso aos serviços. A confiança, a solidariedade, o espírito de equipe, de trabalho em redes, a colaboração mútua são fundamentais para que as Linhas de Cuidado Integral funcionem adequadamente, como fluxos ininterruptos de cuidado integral à saúde.
 6- Para gerir as Linhas de Cuidado Integral, é muito importante que cada uma tenha um gestor, pensando e operacionalizando seus fluxos, garantindo que os caminhos de acesso aos serviços permaneçam desobstruídos e fazendo uma “vigilância” pela não burocratização destes fluxos. Esse gestor pode ser composto por aquele que detém o conhecimento dos fluxos e tem trânsito entre todos os serviços. A gestão das Linhas de Cuidado Integral deve estar atenta aos processos instituintes, isto é, às mudanças do processo de trabalho, aos novos fluxos que surgem, e também às inovações no ato de cuidar.O grupo gestor deve procurar perceber essas inovações como elementos que enriquecem o que foi anteriormente definido para os fluxos assistenciais. 
 7- Em minha opinião o maior desafio em relação às linhas do cuidado em uma unidade pública de saúde, está na gestão da unidade, que a meu ver não prioriza as necessidades do usuário e sim o melhor para o gestor e sua equipe. Falta comprometimento para com os usuários e com a própria equipe médica e de profissionais de saúde, não permitindo um cuidado adequado desses indivíduos, devido às condições precárias de atendimento.

Continue navegando