Buscar

DESAFIOS DA ENGENHARIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Não é raro vermos engenheiros atuando em áreas não específicas, tais como administração, finanças, muitas vezes em posições de destaque, apoiado por um mercado que valoriza a visão analítica, o aprendizado rápido e principalmente a capacidade de resolver problemas que o profissional de engenharia desenvolve ao longo de sua formação. Entretanto, é importante diferenciar as atividades essencialmente pertinentes à profissão de engenheiro, daquelas que possivelmente exigirão alguma especialização complementar de modo a garantir um melhor arcabouço de conhecimento. Baseado no que vimos ser o papel do engenheiro, qual das alternativas abaixo melhor expressa uma atividade de engenharia? ​​​​​​​
Gerente de linha de produção de uma montadora de computadores responsável pela gestão de pessoas, garantindo o funcionamento da linha de produção, dos equipamentos e manutenção.
Todas as realizações abaixo se destacaram como grandes feitos que contribuíram para o progresso da sociedade, influenciando e beneficiando a humanidade. Qual dos feitos abaixo agilizou o desenvolvimentos de novas tecnologias? ​​​​​​​
Computadores.
Dados as opções abaixo sobre atividades do profissional de engenharia:
I) Engenheiro Pesquisador.
II) Engenheiro de Desenvolvimento.
III) Engenheiro de Tecnologia da Informação (TI).
IV) Engenheiro Consultor.
V) Engenheiro de Marketing de Produto.
É correto afirmar que:
I, II, III, e IV são corretas.
Pensando no desenvolvimento de um modelo de automóvel, identifique, entre as atividades abaixo, a que melhor representa a função do engenheiro:
Proposição e desenvolvimento de soluções técnicas de componentes, processos e produção do novo produto.
Identifique, entre as descrições abaixo, o conceito que melhor define o que é engenharia.
A engenharia é a arte da utilização dos conceitos matemáticos e físicos, do conhecimento, da avaliação e da observação do mundo, aplicados em prol da sociedade e do ambiente para solucionar problemas e desenvolver tecnologia.
São afirmativas corretas sobre a ética na profissão, exceto:
Como engenheiro, você deve apoiar-se em seus princípios éticos pessoais, diferenciando pequenos desvios de ações de grande impacto à sociedade. Somente grandes ações configuram um problema ético.
No ambiente corporativo você pode deparar-se com comportamentos ou sinais de condutas antiéticas. Com base nos ensinamentos estudados no livro, qual é a forma mais apropriada de identificar um sinal de comportamento antiético?
Coletando fatos e comparando-os com padrões éticos.
A diretriz mais importante para ser ético é:
Não comprometer intencionalmente a integridade de outras pessoas com nossas ações.
Você estudou sobre a aplicação do método de solução de problemas de engenharia para fins de análise e solução de dilemas éticos na profissão. Com base nessa ferramenta, as alternativas abaixo apresentam etapas de análise e solução de problemas éticos, exceto:
Negociação e aprovação da solução pelo ente envolvido, a fim de evitar atritos.
Pensando no papel dos códigos de conduta ética desenvolvidos pelas empresas, qual afirmativa a seguir é incorreta?
O código de ética é a referência suprema para conduta dos funcionários, sendo, inclusive, mais relevante que as leis e códigos das entidades de classe em uma situação de impasse.
Dentre as alternativas abaixo, selecione a que é a mais prejudicial para um trabalho em equipe:
Ignorar o trabalho em equipe.
Selecione a alternativa que traz o procedimento mais benéfico para uma equipe:
Ouvir os colegas.
Para a existência de um relacionamento humano adequado entre as pessoas de uma equipe de trabalho, é necessário que exista nos membros do grupo diversas características pessoais, tais como:
1. Simpatia.
2. Capacidade comunicativa.
3. Habilidade de escrita.
4. Respeito à individualidade dos integrantes.
5. Raciocínio lógico.
A partir destes dados é possível afirmar que as respostas corretas são:
1, 2 e 4.
A integração de pessoas que compartilham uma tarefa em comum, que reconhecem a necessidade das contribuições de todos os membros e são comprometidas em alcançar os melhores resultados dentro das limitações impostas, é chamado de:
Equipe.
Assinale a alternativa que indica o perfil a que pertencem os seguintes traços de personalidade de uma equipe:
- O indivíduo pode verbalizar de forma efetiva os resultados de um projeto junto à sua equipe;
- Demonstra em equipe a sua criatividade e seu entusiasmo;
- Quando a sua criatividade for aplicada na forma correta, ele irá contribuir para o sucesso de sua equipe
Influenciador.
São etapas fundamentais na construção de um planejamento de projeto de carreira bem sucedido:
Clara definição de sua visão pessoal e profissional.
Elaboração da estratégia baseada em metas claras e habilidades necessárias.
Execução e implementação do plano de ação.
Documentação e análise dos resultados.
Assinale a alternativa correta sobre a importância de um plano de ação para o planejamento de carreira
Identificar como, quando, onde e o que você fará para alcançar suas metas e aperfeiçoar suas habilidades que realizarão suas visões pessoais e profissionais.
Estruturar seu plano de gerenciamento de tempo para garantir que você complete suas tarefas de maneira efetiva.
Registrar os detalhes da sua visão pessoal.
O plano de ação é sua garantia de execução do planejamento de carreira, e, por consequência, do alcance do sucesso profissional.
Faz parte de um bom desenvolvimento profissional investir em redes de relacionamento. Para tanto, é necessário estabelecer critérios como boas práticas de iniciar contatos, de modo a causar uma boa primeira impressão. Assinale a indicação correta para causar uma boa primeira impressão.
Preocupe-se em parecer amigável. Escolha bem o que e quando dizer. Inicie sempre com um sorriso, cumprimentando e apresentando-se. Mantenha um foco através do olhar.
Após as apresentações, procure fazer perguntas abertas, do tipo que não pode ser respondido com sim ou não.
É necessário saber mudar de tópico na conversa de modo positivo. Frases de ligação podem ser um recurso para redirecionar o assunto da conversa.
A postura e a aparência também afetam as impressões iniciais. Uma boa postura demonstra autoconfiança. Sua aparência pessoal é um indicador de autoestima que transmite seu desejo de causar uma boa impressão.
Identifique qual das alternativas abaixo melhor representa oportunidades de estabelecimento de redes de contato favoráveis ao seu desenvolvimento profissional:
Estabelecer e manter contato com seus colegas de graduação, mesmo após a conclusão do curso.
Manter vínculos com seus professores representa uma ótima oportunidade de envolver-se em novos projetos de pesquisa, receber indicações de estágio e trabalho, além de adquirir conhecimento através da experiência deles.
Realizar estágios em empresas correlacionadas a sua graduação, preferencialmente nas áreas de atividade de seu interesse conforme seu plano de desenvolvimento profissional.
Participar de feiras, eventos, congressos, entidades, organizações profissionais e redes de contato eletrônica são ótimas fontes de relacionamento e captura de oportunidades e ofertas de emprego.
Dentre os benefícios de um estágio podemos citar:
I) Desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades, aumentar ou desenvolver networking.
II) Melhor compreensão da área de engenharia e melhores oportunidades de emprego.
III) Uma boa fonte de financiamento externo durante a aquisição de seu diploma de graduação ou mestrado.
IV) O desenvolvimento de uma rede de contato em empresas de seu interesse profissional, o que pode abrir portas para vagas futuras, além de possibilitar-lhe a certificação, a partir da experiência prática, se a área escolhida é mesmo a mais adequada para você.
Quais das opções acima relaciona o conteúdo acadêmico com o conhecimento prático?
Apenas II está correta.
Já comentamos sobre a longevidade da profissão de engenharia e de como ela vem permeando o desenvolvimento econômico-social. Pensando nisso, qual é a melhor
explicação para a perenização da profissão de engenharia no mercado de trabalho como uma profissão necessária e contemporânea?
O fato de que a engenharia foi se desenvolvendo junto ao próprio desenvolvimento da sociedade, atuando como proporcionadora de soluções e criadora de novas necessidades fez desta profissão atemporal. Ela se reinventa à medida que se dão os avanços tecnológicos e as mudanças de comportamento, acompanhando a demanda da sociedade e mantendo-se necessária.
Para o correto planejamento da carreira e escolha do ramo de atuação, o profissional de engenharia recém-formado deverá considerar, exceto:
Avaliar o mercado de trabalho e ranquear das opções disponíveis a que melhor estará remunerando o profissional de engenharia. Isso aumentará sua chance de ganhar um bom salário e crescer profissionalmente.
Quais dos itens abaixo são os maiores motores de criação de empregos na engenharia no século XXI?
I) Manufatura.
II) Assistência pediátrica e odontológica de alta qualidade a custos acessíveis.
III) Revitalização e aprimoramento de infraestrutura.
IV) Independência energética e estabilidade econômica.
V) Aprimoramento de ambiente.
Apenas as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
Considerando o mercado de trabalho para o profissional de engenharia, é incorreto afirmar:
A engenharia é uma profissão clássica que tende a perder espaço para a ciência da computação, uma vez que, no futuro, tudo será computadorizado.
As alternativas abaixo representam necessidades da sociedade contemporânea, geradoras de demanda à engenharia e seus profissionais em diversos ramos de atuação. A única alternativa falsa é:
Descoberta de cura para doenças contemporâneas como câncer, alzheimer e restrições motoras.
Aprendemos que o tempo pode ser um aliado ou um inimigo no processo de formação ou carreira de engenharia bem-sucedida. Isso porque aqueles que sabem gerenciar com eficácia, seguramente atingirão os objetivos e os prazos, e, por consequência, serão vistos como profissionais comprometidos. Do lado oposto, mesmo os estudantes ou profissionais tecnicamente capacitados, mas sem gestão eficaz do seu tempo, dificilmente serão pontuais em suas entregas e atingirão os objetivos com qualidade. Abaixo, você encontrará várias afirmativas sobre o conceito, a importância e os recursos para uma gestão eficaz do tempo. Assinale a alternativa incorreta.
Para você conseguir gerenciar seu tempo de maneira eficaz, basta escolher entre uma infinidade de ofertas disponíveis na internet, bibliotecas e no mercado, que são ferramentas específicas para controlar seu tempo. Saber escolher a ferramenta mais adequada é o segredo da gestão eficaz do tempo
Pensando na aplicação do processo TO DO para gerenciamento eficaz do tempo, qual é o primeiro passo a realizar?
Fazer uma lista de tarefas TO e incluir a data de vencimento de cada uma das tarefas elencadas.
Marque a alternativa que melhor representa a sequência de passos para aplicação do método TO DO na gestão eficaz do tempo:
TO: listar as atividades; definir vencimento das atividades, subdividi-las quando necessário, priorizá-las por ordem de importância, ordená-las por data de vencimento e classificação A, B ou C de importância. DO: estimar os tempos necessários para realização das atividades e definir a data de início conforme tempo de execução e disponibilidade. Reorganizar as tarefas caso as datas de início das atividades estabelecidas não estejam coerentes com a disponibilidade de tempo em determinado dia. Iniciar as atividades A e B. Caso haja dúvidas quanto à capacidade de cumprir uma atividade A ou B pela amanhã, a prioridade deve ser realizá-la hoje em detrimento de uma atividade C de hoje.
Há comportamentos que afetam uma gestão eficaz do tempo por comprometerem o planejamento, tirarem a energia e consumirem os esforços do gerenciamento. O autor do livro indicado chama esses comportamentos de "dragões". Abaixo estão exemplificados alguns desses dragões. Escolha a alternativa que NÃO configura um dragão da gestão eficaz do tempo.
Tentativa e erro na escolha da ferramenta adequada.
Qual alternativa representa uma prática necessária à gestão eficaz do tempo?
Todas as alternativas.
Na engenharia, modelos são construídos para a realização de testes básicos, geralmente para demonstrar o produto resultante do projeto. Neste contexto, qual alternativa expressa melhor o conceito de "modelo"?
Modelos são, normalmente, menores e feitos de materiais diferentes dos artefatos originais que representam e, tipicamente, são testados em um laboratório ou em algum outro ambiente controlado para validar seu comportamento esperado.
Um problema é uma situação enfrentada por um indivíduo ou um grupo, para o qual não há solução óbvia. Dentre os problemas listados, determine qual se caracteriza por ser um "problema de pesquisa".
Um cientista pode elaborar a hipótese de que os clorofluorcarbonos (CFCs) estão destruindo a camada de ozônio da Terra. O problema é projetar um experimento que comprove ou refute essa hipótese.
O procedimento para a solução de um problema de engenharia deve seguir uma forma ordenada e gradual. Os primeiros passos são qualitativos e genéricos, enquanto os últimos são mais quantitativos e específicos. Conhecendo os passos, qual dentre os listados traz o conceito do passo “síntese”?
Os engenheiros resolvem que podem alcançar os objetivos do projeto do novo carro combinando um motor altamente eficiente com uma carroceria aerodinâmica, de curvas suaves.
É necessário determinar quantos litros de tinta serão necessários para aplicar uma única demão em uma caixa d’água. A caixa é formada por uma torre, com dois tubos, e um reservatório fechado. De acordo com a ordem já conhecida para a solução de problemas, qual alternativa representa melhor os passos que devem ser tomados?
Reconhecer que a quantidade de tinta necessária depende da área a ser pintada e da cobertura da tinta, que é o número de litros necessários por unidade de área. Efetuar cálculos de área das partes da caixa d’água a partir das dimensões conhecidas. Para isso, identificar as formas geométricas das partes e escrever as fórmulas usadas para calcular as áreas.
Dentre as alternativas, qual segue uma ordem de sentido para a solução de um problema?
Entender o problema > Encontrar uma conexão entre os dados e a incógnita > Executar seu plano > Examinar a solução obtida.
Com base no estudo do método sistêmico de solução de problemas, é correto afirmar:
A análise dos prós e contras de cada alternativa é fundamental para escolha de qual deve ser seguida para o alcance da meta.
Sobre o método MASP - Metodologia de análise e solução de problemas, é correto afirmar, exceto
MASP é uma outra nomenclatura para PDCA
São ferramentas de qualidade aplicadas na solução de problemas, exceto:
Desvio padrão
Identifique abaixo o correto significado de PDCA:
PDCA deriva do inglês, PLan, DO, Check and Act ou planejar, desenvolver, checar e agir.
Uma outra abordagem para solução de problemas é o método de engenharia para solução de problemas. Identifique abaixo a correta ordenação das etapas que constituem este método:
Formulação, análise, pesquisa, decisão e especificação.
Selecione a alternativa que melhor caracteriza um projeto de engenharia.
Processo sistemático e inteligente no qual os engenheiros concebem, avaliam e especificam estruturas para equipamentos, sistemas ou processos cujas formas e funções atendem os objetivos dos clientes e as necessidades dos usuários, enquanto satisfazem um conjunto de restrições especificadas.
Podemos classificar os projetos em dois tipos. Selecione a alternativa que os identifica corretamente.
Projeto por evolução e inovação.
Considere as afirmativas a seguir sobre as fases do projeto:
I - Brainstorm.
II - Avaliação.
III - Identificação de uma necessidade.
IV - Introdução.
V - Contratação.
VI - Concepção.
II, III, VI estão corretas.
Selecione a alternativa que demonstra a correta ordem para a etapas de um projeto.
1 - Avaliação .
2
- Especificação da solução final.
3 - Comunicação.
4 - Coleta de informações.
5 - Identificação de uma necessidade.
6 - Definição do problema.
7 - Concepção.
5, 6, 4, 7, 1, 2, 3.
Para evitar o imediatismo no desenvolvimento de um projeto, podemos adotar alguns comportamentos que ajudam na abordagem de problemas. Dentre os comportamentos listados abaixo, qual não ajudará na solução de um problema de projeto?
Trabalhar pensando no problema como um todo vendo um único objetivo.
Qual fase do projeto se torna um importante procedimento especificamente quando se está chegando ao fim e divide-se em dois grupos, a matemática utilizada por meio de equações usadas em modelos analíticos e bom senso, que nada mais é do que experiência acumulada aliada à aplicação de um método empírico?
Avaliação do projeto.
O seguinte texto se refere a qual fase do projeto? "São especificados os elementos, os mecanismos, os processos ou as variáveis que satisfazem as necessidades identificadas."
Concepção da solução.
Envolve descrevê-lo de modo pormenorizado, especificando seus estados formais e os objetivos a serem alcançados. Também deve identificar os principais termos técnicos e, em especial, as restrições que serão utilizados para avaliar o resultado final.
Definição do problema.
O texto seguinte se refere ao que irá "engatilhar" um dos passos do projeto.
"O mais comum é que surja da insatisfação com a situação presente."
Que passo é esse?
 
Identificação de uma necessidade
Em qual fase é preparado o memorial descritivo do projeto? Ele consiste na descrição detalhada das suas partes constituintes, com objetivos, funções, características básicas da solução final, valores previstos para os parâmetros e variáveis envolvidas, detalhes construtivos e desenho detalhados de componentes, sistemas e subsistemas
Especificação da solução final.
O crescimento populacional faz com que cada vez mais sejam necessárias a construção e melhoria de estradas, rodovias, portos, abastecimento de água e saneamento, etc. Tais ações estão relacionadas à seguinte área de criação de empregos de engenharia no século XXI
Revitalização e aprimoramento de infraestrutura.
Sobre as ações científica e tecnológica:
A ação científica visa resolver problemas práticos.
PORQUE
O estado da arte inclui, dentre outros, o conhecimento científico atualizado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Selecione a alternativa que melhor responde à pergunta "O que é pesquisa?"
É um conjunto de busca de operações e trabalho intelectuais que tem como objetivo a criação de novos conhecimentos.
A evolução científica e tecnológica traz a necessidade de novos conhecimentos e competências dos engenheiros. Por exemplo, o conhecimento sobre novas tecnologias relacionadas à geração, distribuição e uso de energia está relacionado às seguintes áreas de criação de empregos de engenharia no século XXI.
I. Aprimoramento de ambiente.
II. Assistência médica de alta qualidade e custos acessíveis.
III. Independência energética e estabilidade econômica.
IV. Manufatura.
V. Revitalização e aprimoramento de infraestrutura.
É correto o que se afirma em:​​​​​​​
I, III e V somente.
Qual alternativa está certa para a pergunta "O que é ciência?"?
A ciência, no formato como a temos, providencia ferramentas para transformarmos o mundo.
Como podemos definir o desenvolvimento econômico?
Crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população
Como você sabe, a sustentabilidade econômica visa tanto a evolução da instituição, como os princípios relacionados às questões ambientais. Qual seria uma das vantagens da adoção da sustentabilidade econômica para as organizações?
A imagem melhora diante da sociedade.
Como você sabe, o desenvolvimento econômico é imprescindível para as nações. A preocupação imediata é com um desenvolvimento que seja capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. Sendo assim, é essencial um desenvolvimento unido à sustentabilidade. Afinal, o que compreende o desenvolvimento sustentável?
Sustentabilidade ambiental, política e econômica
Qual seria um exemplo de ação economicamente sustentável, realizada pelo governo?
Incentivos fiscais para empresas que reciclam ou desenvolvem tecnologias que visam o desenvolvimento sustentável.
Qual a importância de aliar a sustentabilidade econômica à ambiental para que haja um desenvolvimento saudável do país?
Para evitar a destruição dos recursos naturais que são a base da própria produção.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais