Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO6 Segurança no Trabalho para Técnico Superior Operacional (DER ES) 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A NR que trata sobre segurança e saúde em espaços confinados é a:
A) NR 31
B) NR 32
C) NR 33
D) NR 35

A NR 33 (Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados) estabelece em seu escopo medidas técnicas de prevenção e medidas administrativas. Segundo essa norma, é considerada uma medida administrativa:
a) estabelecer procedimentos de supervisão dos trabalhos no exterior e no interior dos espaços confinados
b) identificar, isolar e sinalizar os espaços confinados para evitar a entrada de pessoas não autorizadas
c) prever a implantação de travas, bloqueios, alívio, lacre e etiquetagem
d) testar os equipamentos de medição antes de cada utilização

A NR 33 – Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados – estabelece que o empregador elabore e implemente procedimentos de emergência e resgate adequados aos espaços confinados. Qual dos procedimentos NÃO é previsto pela norma?
a) Segregação das funções do Supervisor de Entrada e do Vigia.
b) Descrição das medidas de salvamento e primeiros socorros a serem executadas em caso de emergência.
c) Seleção e técnicas de utilização dos equipamentos de comunicação, iluminação de emergência, busca, resgate, primeiros socorros e transporte de vítimas.
d) Acionamento de equipe responsável, pública ou privada, pela execução das medidas de resgate e primeiros socorros para cada serviço a ser realizado.
e) Exercício simulado anual de salvamento nos possíveis cenários de acidentes em espaços confinados.

Quando nos deparamos com notícias de acidente em espaço confinado, podemos notar que em raras situações houve a fatalidade de apenas um trabalhador. Isso se deve à falta de preparo para o reconhecimento dos riscos, definição de uma área perigosa com contaminantes, falta de oxigênio suficiente e também a falta de habilidade para atendimento deste tipo de ocorrência. Devido às ocorrências que foram acontecendo ao longo dos anos, que em 22 de dezembro de 2006 - Portaria MTE n.º 202, foi publicada a NR-33 (Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados).
Sobre essa, analise as afirmativas abaixo.
I. É vedada a realização de qualquer trabalho em espaços confinados de forma individual ou isolada.
II. O Supervisor de Entrada pode desempenhar a função de Vigia.
III. Os instrutores designados pelo responsável técnico devem possuir comprovada proficiência no assunto.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
c) As afirmativas I, II e III estão corretas
d) Apenas a afirmativa III está correta
e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

Com relação à NR 33, que trata de ambientes de espaços confinados, cabe ao trabalhador:
a) acompanhar a implementação das medidas de segurança e saúde dos trabalhadores das empresas contratadas provendo os meios e condições para que eles possam atuar em conformidade com esta NR.
b) identificar os espaços confinados existentes no estabelecimento.
c) garantir informações atualizadas sobre os riscos e medidas de controle antes de cada acesso aos espaços confinados.
d) comunicar ao vigia e ao supervisor de entrada as situações de risco para sua segurança e saúde ou de terceiros que sejam do seu conhecimento.

Sobre as determinações da NR 33 − Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados:
a) o pessoal responsável pela execução das medidas de salvamento deve ser treinado não precisando possuir aptidão física e mental compatível com a atividade a desempenhar.
b) a capacitação inicial dos trabalhadores autorizados e vigias deve ter carga horária mínima de dezesseis horas, ser realizada dentro do horário de trabalho.
c) a capacitação dos supervisores de entrada deve ser realizada fora do horário de trabalho, para não prejudicar o desenvolvimento das atividades profissionais.
d) é permitida a designação para trabalhos em espaços confinados sem a prévia capacitação do trabalhador.
e) o vigia poderá realizar outras tarefas, desde que autorizado, mesmo que diminua o tempo dedicado ao seu dever principal de monitorar e proteger os trabalhadores autorizados.

De forma a garantir a segurança e saúde dos trabalhadores na avaliação, no monitoramento e controle dos riscos presentes em espaços confinados, a NR 33 estabelece que:
a) cabe ao Vigia executar os testes, conferir os equipamentos e os procedimentos contidos na Permissão de Entrada e Trabalho, monitorando e protegendo os trabalhadores autorizados dentro do espaço confinado.
b) o procedimento escrito, Permissão de Entrada e Trabalho, datado e assinado em três vias, é válido somente para os trabalhos a serem executados, podendo ser reutilizado nos dias seguintes, desde que o trabalho ainda não esteja encerrado.
c) em caso de existência de atmosfera imediatamente perigosa à vida ou à saúde, o espaço confinado somente pode ser adentrado com a utilização de máscara autônoma de demanda com pressão positiva ou com respirador de linha de ar comprimido com cilindro auxiliar para escape.
d) o acesso seguro ao espaço confinado somente pode ser liberado se a concentração de oxigênio indicar, no mínimo, 19,5% de oxigênio no ar ambiente e a concentração de inflamáveis estiver abaixo dos 50% do Limite de Explosividade.
e) os equipamentos eletrônicos, fixos ou portáteis, utilizados no monitoramento de áreas com risco de explosão de gases, vapores ou poeiras devem ser intrinsecamente seguros, não sofrendo interferências ou danos das ações de atmosfera explosiva.

Os trabalhadores autorizados, vigias e supervisores de entrada designados para trabalhos em espaços confinados devem receber capacitação:
a) a cada 24 meses, com carga horária mínima de 40 horas.
b) de 20 horas, sempre que ocorrer mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho.
c) inicial, com carga horária mínima de 20 horas realizada dentro do horário de trabalho.
d) periódica a cada 12 meses, com carga horária mínima de 8 horas.

É um requisito da capacitação para trabalhos em espaços confinados, previsto na Norma Regulamentadora n° 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, o seguinte:
a) a capacitação inicial dos trabalhadores autorizados e vigias deve ter carga horária mínima de oito horas, ser realizada dentro do horário de trabalho, com conteúdo programático previsto no item 33.3.5.4 da norma.
b) todos os supervisores de entrada devem receber capacitação específica, com carga horária mínima de 32 horas para a capacitação inicial.
c) todos os trabalhadores autorizados, vigias e supervisores de entrada devem receber capacitação periódica a cada 12 meses, com carga horária mínima de oito horas, sendo quatro horas teóricas e quatro horas de prática.
d) o empregador deve desenvolver e implantar programas de capacitação quando houver uma razão para acreditar que existam desvios na utilização ou nos procedimentos de entrada nos espaços confinados ou que os conhecimentos não sejam adequados.

Leia o texto abaixo e responda a questão. Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio. Tendo em vista estas características a Norma Regulamentadora (NR) Nº 33 estabelece uma série de medidas técnicas que visam a prevenção de acidentes.
Com relação a NR 33, ao realizar a soldagem de um tubulão de uma caldeira flamotubular aos espelhos da mesma, com acesso por meio da fornalha caberá ao pessoal da segurança do trabalho um conjunto de ações, entre as quais não se inclui:
a) Antecipar e reconhecer os riscos nos espaços confinados.
b) Proceder a avaliação de controle dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos.
c) Monitorar continuamente a atmosfera nos espaços confinados, verificando as condições de permanência e, quando necessário, realizar a ventilação com oxigênio puro a fim de manter as condições de permanência.
d) Testar os equipamentos de medição antes de cada utilização.
e) Avaliar a atmosfera nos espaços confinados, antes da entrada de trabalhadores, para verificar se o seu interior é seguro.

Nos trabalhos em espaços confinados, a saúde e a segurança dos trabalhadores que neles laboram precisam ser preservadas, permanentemente, e um responsável técnico pelo cumprimento da NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, precisa ser apresentado. De acordo com a norma, o responsável pela indicação desse responsável técnico é:
a) o Sindicato de Trabalhadores de Classe.
b) o empregador.
c) a Comissão Interna de Prevenção de Acidente – CIPA.
d) o Ministério do Trabalho e Emprego.
e) o representante dos empregados.

A Norma Regulamentadora NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados descreve o Supervisor de Entrada como sendo a pessoa capacitada para operar a permissão de entrada com responsabilidade para preencher e assinar a Permissão de Entrada e Trabalho (PET) para o desenvolvimento de entrada e trabalho seguro no interior de espaços confinados. Assinale a alternativa que aponta a carga horária mínima exigida para a capacitação inicial do Supervisor de Entrada, segundo a NR 33:
a) 40 (quarenta) horas.
b) 20 (vinte) horas.
c) 16 (dezesseis) horas.
d) 8 (oito) horas.
e) 30 (trinta) horas.

Assinale a alternativa CORRETA. De acordo com a norma regulamentadora para espaço confinado, é de responsabilidade do empregador que toda atividade em espaço confinado somente ocorra após a emissão de qual documento?
a) PET
b) APR
c) HAZOP
d) PO

Considerando o que preconiza a NR33, em trabalhos em espaços confinados, são funções do Vigia, exceto:
a) adotar os procedimentos de emergência, acionando a equipe de salvamento, pública ou privada, quando necessário.
b) ordenar o abandono do espaço confinado sempre que reconhecer algum sinal de alarme, perigo, sintoma, queixa, condição proibida, acidente, situação não prevista ou quando não puder desempenhar efetivamente suas tarefas.
c) executar os testes, conferir os equipamentos e os procedimentos contidos na Permissão de Entrada e Trabalho.
d) operar os movimentadores de pessoas.
e) manter continuamente a contagem precisa do número de trabalhadores autorizados no espaço confinado e assegurar que todos saiam ao término da atividade.

Quando houver alteração dos riscos, os procedimentos para trabalho em espaços confinados e a permissão de entrada e trabalho, com participação do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, devem ser avaliados e revisados, no mínimo uma vez a cada
a) Biênio. b) Ano. c) Semestre. d) Trimestre.
a) Biênio.
b) Ano.
c) Semestre.
d) Trimestre.

Nos trabalhos em espaços confinados, além da avaliação clínica dos trabalhadores, a Norma Regulamentadora nº 33 estabelece a obrigatoriedade de avaliação e o subsequente registro, no Atestado de Saúde Ocupacional, dos:
a) Exercícios simulados para trabalho em altura. b) Fatores de risco psicossociais. c) Hábitos sedentários. d) Limites de força e resistência física. e) Resultados de testes aeróbicos.
a) Exercícios simulados para trabalho em altura.
b) Fatores de risco psicossociais.
c) Hábitos sedentários.
d) Limites de força e resistência física.
e) Resultados de testes aeróbicos.

De acordo com a Norma Regulamentadora 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados,
a) cabe ao empregador garantir informações atualizadas sobre os riscos e medidas de controle antes de cada acesso aos espaços confinados, convocando reunião de emergência sempre que for constatada situação de risco grave e iminente. b) as avaliações atmosféricas iniciais devem ser feitas por duplas de trabalhadores devidamente protegidos com proteção respiratória autônoma e equipamentos de comunicação compatíveis com atmosferas especiais. c) os procedimentos de entrada em espaços confinados devem ser revistos quando da ocorrência de uma circunstância como a de qualquer mudança na atividade desenvolvida ou na configuração do espaço confinado. d) a realização de qualquer trabalho em espaço confinado de forma individual ou isolada será precedida de análise pormenorizada da situação de trabalho, de forma a garantir a comunicação com o trabalhador e sua integridade antes da emissão da Permissão de Entrada. e) a capacitação inicial dos trabalhadores autorizados deverá ter carga horária mínima de 20 (vinte) horas e ser realizada dentro do horário de trabalho e incluirá, entre outros itens, técnicas de amostragem, sistema de comunicação por sinais e operação dos equipamentos de resgate.
a) cabe ao empregador garantir informações atualizadas sobre os riscos e medidas de controle antes de cada acesso aos espaços confinados, convocando reunião de emergência sempre que for constatada situação de risco grave e iminente.
b) as avaliações atmosféricas iniciais devem ser feitas por duplas de trabalhadores devidamente protegidos com proteção respiratória autônoma e equipamentos de comunicação compatíveis com atmosferas especiais.
c) os procedimentos de entrada em espaços confinados devem ser revistos quando da ocorrência de uma circunstância como a de qualquer mudança na atividade desenvolvida ou na configuração do espaço confinado.
d) a realização de qualquer trabalho em espaço confinado de forma individual ou isolada será precedida de análise pormenorizada da situação de trabalho, de forma a garantir a comunicação com o trabalhador e sua integridade antes da emissão da Permissão de Entrada.
e) a capacitação inicial dos trabalhadores autorizados deverá ter carga horária mínima de 20 (vinte) horas e ser realizada dentro do horário de trabalho e incluirá, entre outros itens, técnicas de amostragem, sistema de comunicação por sinais e operação dos equipamentos de resgate.

Uma das medidas administrativas da Nr-33 é preencher, assinar e datar a PET antes do ingresso de trabalhadores em espaços confinados. Essa PET é feita em quantas vias?
a) 1 b) 2 c) 3 d) 4
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4

Para a realização dos serviços em espaço confinado, a NR 33 estabelece uma série de medidas de proteção individual. Sobre isso, analise as assertivas abaixo:
I. É obrigatório o exame médico específico para a função que irá desempenhar, incluindo os fatores riscos psicossociais com a emissão do respectivo Atestado de Saúde Ocupacional – ASO. II. É vedada a execução do trabalho por um trabalhador sozinho ou isolado. III. É obrigatória a colocação de placa de sinalização de espaço confinado pelo supervisor antes de iniciar os trabalhos. IV. O espaço confinado deve possuir dispositivo para a ventilação com oxigênio puro em uma situação de emergência. Quais estão corretas?
I. É obrigatório o exame médico específico para a função que irá desempenhar, incluindo os fatores riscos psicossociais com a emissão do respectivo Atestado de Saúde Ocupacional – ASO.
II. É vedada a execução do trabalho por um trabalhador sozinho ou isolado.
III. É obrigatória a colocação de placa de sinalização de espaço confinado pelo supervisor antes de iniciar os trabalhos.
IV. O espaço confinado deve possuir dispositivo para a ventilação com oxigênio puro em uma situação de emergência.
a) Apenas I e II.
b) Apenas I e III.
c) Apenas I, II e III.
d) Apenas II, III e IV.
e) I, II, III e IV.

A NR 33 (Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados) considera como uma medida técnica de prevenção:
a) a implementação do procedimento para trabalho em espaço confinado. b) o preenchimento, da permissão de entrada e trabalho antes do ingresso de trabalhadores em espaços confinados. c) a entrega para um dos trabalhadores autorizados e ao Vigia de cópia da Permissão de Entrada e Trabalho. d) a avaliação da atmosfera nos espaços confinados, antes da entrada de trabalhadores, para verificar se o seu interior é seguro. e) a definição das medidas para isolar, sinalizar, controlar ou eliminar os riscos do espaço confinado.
a) a implementação do procedimento para trabalho em espaço confinado.
b) o preenchimento, da permissão de entrada e trabalho antes do ingresso de trabalhadores em espaços confinados.
c) a entrega para um dos trabalhadores autorizados e ao Vigia de cópia da Permissão de Entrada e Trabalho.
d) a avaliação da atmosfera nos espaços confinados, antes da entrada de trabalhadores, para verificar se o seu interior é seguro.
e) a definição das medidas para isolar, sinalizar, controlar ou eliminar os riscos do espaço confinado.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A NR que trata sobre segurança e saúde em espaços confinados é a:
A) NR 31
B) NR 32
C) NR 33
D) NR 35

A NR 33 (Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados) estabelece em seu escopo medidas técnicas de prevenção e medidas administrativas. Segundo essa norma, é considerada uma medida administrativa:
a) estabelecer procedimentos de supervisão dos trabalhos no exterior e no interior dos espaços confinados
b) identificar, isolar e sinalizar os espaços confinados para evitar a entrada de pessoas não autorizadas
c) prever a implantação de travas, bloqueios, alívio, lacre e etiquetagem
d) testar os equipamentos de medição antes de cada utilização

A NR 33 – Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados – estabelece que o empregador elabore e implemente procedimentos de emergência e resgate adequados aos espaços confinados. Qual dos procedimentos NÃO é previsto pela norma?
a) Segregação das funções do Supervisor de Entrada e do Vigia.
b) Descrição das medidas de salvamento e primeiros socorros a serem executadas em caso de emergência.
c) Seleção e técnicas de utilização dos equipamentos de comunicação, iluminação de emergência, busca, resgate, primeiros socorros e transporte de vítimas.
d) Acionamento de equipe responsável, pública ou privada, pela execução das medidas de resgate e primeiros socorros para cada serviço a ser realizado.
e) Exercício simulado anual de salvamento nos possíveis cenários de acidentes em espaços confinados.

Quando nos deparamos com notícias de acidente em espaço confinado, podemos notar que em raras situações houve a fatalidade de apenas um trabalhador. Isso se deve à falta de preparo para o reconhecimento dos riscos, definição de uma área perigosa com contaminantes, falta de oxigênio suficiente e também a falta de habilidade para atendimento deste tipo de ocorrência. Devido às ocorrências que foram acontecendo ao longo dos anos, que em 22 de dezembro de 2006 - Portaria MTE n.º 202, foi publicada a NR-33 (Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados).
Sobre essa, analise as afirmativas abaixo.
I. É vedada a realização de qualquer trabalho em espaços confinados de forma individual ou isolada.
II. O Supervisor de Entrada pode desempenhar a função de Vigia.
III. Os instrutores designados pelo responsável técnico devem possuir comprovada proficiência no assunto.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
c) As afirmativas I, II e III estão corretas
d) Apenas a afirmativa III está correta
e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

Com relação à NR 33, que trata de ambientes de espaços confinados, cabe ao trabalhador:
a) acompanhar a implementação das medidas de segurança e saúde dos trabalhadores das empresas contratadas provendo os meios e condições para que eles possam atuar em conformidade com esta NR.
b) identificar os espaços confinados existentes no estabelecimento.
c) garantir informações atualizadas sobre os riscos e medidas de controle antes de cada acesso aos espaços confinados.
d) comunicar ao vigia e ao supervisor de entrada as situações de risco para sua segurança e saúde ou de terceiros que sejam do seu conhecimento.

Sobre as determinações da NR 33 − Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados:
a) o pessoal responsável pela execução das medidas de salvamento deve ser treinado não precisando possuir aptidão física e mental compatível com a atividade a desempenhar.
b) a capacitação inicial dos trabalhadores autorizados e vigias deve ter carga horária mínima de dezesseis horas, ser realizada dentro do horário de trabalho.
c) a capacitação dos supervisores de entrada deve ser realizada fora do horário de trabalho, para não prejudicar o desenvolvimento das atividades profissionais.
d) é permitida a designação para trabalhos em espaços confinados sem a prévia capacitação do trabalhador.
e) o vigia poderá realizar outras tarefas, desde que autorizado, mesmo que diminua o tempo dedicado ao seu dever principal de monitorar e proteger os trabalhadores autorizados.

De forma a garantir a segurança e saúde dos trabalhadores na avaliação, no monitoramento e controle dos riscos presentes em espaços confinados, a NR 33 estabelece que:
a) cabe ao Vigia executar os testes, conferir os equipamentos e os procedimentos contidos na Permissão de Entrada e Trabalho, monitorando e protegendo os trabalhadores autorizados dentro do espaço confinado.
b) o procedimento escrito, Permissão de Entrada e Trabalho, datado e assinado em três vias, é válido somente para os trabalhos a serem executados, podendo ser reutilizado nos dias seguintes, desde que o trabalho ainda não esteja encerrado.
c) em caso de existência de atmosfera imediatamente perigosa à vida ou à saúde, o espaço confinado somente pode ser adentrado com a utilização de máscara autônoma de demanda com pressão positiva ou com respirador de linha de ar comprimido com cilindro auxiliar para escape.
d) o acesso seguro ao espaço confinado somente pode ser liberado se a concentração de oxigênio indicar, no mínimo, 19,5% de oxigênio no ar ambiente e a concentração de inflamáveis estiver abaixo dos 50% do Limite de Explosividade.
e) os equipamentos eletrônicos, fixos ou portáteis, utilizados no monitoramento de áreas com risco de explosão de gases, vapores ou poeiras devem ser intrinsecamente seguros, não sofrendo interferências ou danos das ações de atmosfera explosiva.

Os trabalhadores autorizados, vigias e supervisores de entrada designados para trabalhos em espaços confinados devem receber capacitação:
a) a cada 24 meses, com carga horária mínima de 40 horas.
b) de 20 horas, sempre que ocorrer mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho.
c) inicial, com carga horária mínima de 20 horas realizada dentro do horário de trabalho.
d) periódica a cada 12 meses, com carga horária mínima de 8 horas.

É um requisito da capacitação para trabalhos em espaços confinados, previsto na Norma Regulamentadora n° 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, o seguinte:
a) a capacitação inicial dos trabalhadores autorizados e vigias deve ter carga horária mínima de oito horas, ser realizada dentro do horário de trabalho, com conteúdo programático previsto no item 33.3.5.4 da norma.
b) todos os supervisores de entrada devem receber capacitação específica, com carga horária mínima de 32 horas para a capacitação inicial.
c) todos os trabalhadores autorizados, vigias e supervisores de entrada devem receber capacitação periódica a cada 12 meses, com carga horária mínima de oito horas, sendo quatro horas teóricas e quatro horas de prática.
d) o empregador deve desenvolver e implantar programas de capacitação quando houver uma razão para acreditar que existam desvios na utilização ou nos procedimentos de entrada nos espaços confinados ou que os conhecimentos não sejam adequados.

Leia o texto abaixo e responda a questão. Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio. Tendo em vista estas características a Norma Regulamentadora (NR) Nº 33 estabelece uma série de medidas técnicas que visam a prevenção de acidentes.
Com relação a NR 33, ao realizar a soldagem de um tubulão de uma caldeira flamotubular aos espelhos da mesma, com acesso por meio da fornalha caberá ao pessoal da segurança do trabalho um conjunto de ações, entre as quais não se inclui:
a) Antecipar e reconhecer os riscos nos espaços confinados.
b) Proceder a avaliação de controle dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos.
c) Monitorar continuamente a atmosfera nos espaços confinados, verificando as condições de permanência e, quando necessário, realizar a ventilação com oxigênio puro a fim de manter as condições de permanência.
d) Testar os equipamentos de medição antes de cada utilização.
e) Avaliar a atmosfera nos espaços confinados, antes da entrada de trabalhadores, para verificar se o seu interior é seguro.

Nos trabalhos em espaços confinados, a saúde e a segurança dos trabalhadores que neles laboram precisam ser preservadas, permanentemente, e um responsável técnico pelo cumprimento da NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, precisa ser apresentado. De acordo com a norma, o responsável pela indicação desse responsável técnico é:
a) o Sindicato de Trabalhadores de Classe.
b) o empregador.
c) a Comissão Interna de Prevenção de Acidente – CIPA.
d) o Ministério do Trabalho e Emprego.
e) o representante dos empregados.

A Norma Regulamentadora NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados descreve o Supervisor de Entrada como sendo a pessoa capacitada para operar a permissão de entrada com responsabilidade para preencher e assinar a Permissão de Entrada e Trabalho (PET) para o desenvolvimento de entrada e trabalho seguro no interior de espaços confinados. Assinale a alternativa que aponta a carga horária mínima exigida para a capacitação inicial do Supervisor de Entrada, segundo a NR 33:
a) 40 (quarenta) horas.
b) 20 (vinte) horas.
c) 16 (dezesseis) horas.
d) 8 (oito) horas.
e) 30 (trinta) horas.

Assinale a alternativa CORRETA. De acordo com a norma regulamentadora para espaço confinado, é de responsabilidade do empregador que toda atividade em espaço confinado somente ocorra após a emissão de qual documento?
a) PET
b) APR
c) HAZOP
d) PO

Considerando o que preconiza a NR33, em trabalhos em espaços confinados, são funções do Vigia, exceto:
a) adotar os procedimentos de emergência, acionando a equipe de salvamento, pública ou privada, quando necessário.
b) ordenar o abandono do espaço confinado sempre que reconhecer algum sinal de alarme, perigo, sintoma, queixa, condição proibida, acidente, situação não prevista ou quando não puder desempenhar efetivamente suas tarefas.
c) executar os testes, conferir os equipamentos e os procedimentos contidos na Permissão de Entrada e Trabalho.
d) operar os movimentadores de pessoas.
e) manter continuamente a contagem precisa do número de trabalhadores autorizados no espaço confinado e assegurar que todos saiam ao término da atividade.

Quando houver alteração dos riscos, os procedimentos para trabalho em espaços confinados e a permissão de entrada e trabalho, com participação do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, devem ser avaliados e revisados, no mínimo uma vez a cada
a) Biênio. b) Ano. c) Semestre. d) Trimestre.
a) Biênio.
b) Ano.
c) Semestre.
d) Trimestre.

Nos trabalhos em espaços confinados, além da avaliação clínica dos trabalhadores, a Norma Regulamentadora nº 33 estabelece a obrigatoriedade de avaliação e o subsequente registro, no Atestado de Saúde Ocupacional, dos:
a) Exercícios simulados para trabalho em altura. b) Fatores de risco psicossociais. c) Hábitos sedentários. d) Limites de força e resistência física. e) Resultados de testes aeróbicos.
a) Exercícios simulados para trabalho em altura.
b) Fatores de risco psicossociais.
c) Hábitos sedentários.
d) Limites de força e resistência física.
e) Resultados de testes aeróbicos.

De acordo com a Norma Regulamentadora 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados,
a) cabe ao empregador garantir informações atualizadas sobre os riscos e medidas de controle antes de cada acesso aos espaços confinados, convocando reunião de emergência sempre que for constatada situação de risco grave e iminente. b) as avaliações atmosféricas iniciais devem ser feitas por duplas de trabalhadores devidamente protegidos com proteção respiratória autônoma e equipamentos de comunicação compatíveis com atmosferas especiais. c) os procedimentos de entrada em espaços confinados devem ser revistos quando da ocorrência de uma circunstância como a de qualquer mudança na atividade desenvolvida ou na configuração do espaço confinado. d) a realização de qualquer trabalho em espaço confinado de forma individual ou isolada será precedida de análise pormenorizada da situação de trabalho, de forma a garantir a comunicação com o trabalhador e sua integridade antes da emissão da Permissão de Entrada. e) a capacitação inicial dos trabalhadores autorizados deverá ter carga horária mínima de 20 (vinte) horas e ser realizada dentro do horário de trabalho e incluirá, entre outros itens, técnicas de amostragem, sistema de comunicação por sinais e operação dos equipamentos de resgate.
a) cabe ao empregador garantir informações atualizadas sobre os riscos e medidas de controle antes de cada acesso aos espaços confinados, convocando reunião de emergência sempre que for constatada situação de risco grave e iminente.
b) as avaliações atmosféricas iniciais devem ser feitas por duplas de trabalhadores devidamente protegidos com proteção respiratória autônoma e equipamentos de comunicação compatíveis com atmosferas especiais.
c) os procedimentos de entrada em espaços confinados devem ser revistos quando da ocorrência de uma circunstância como a de qualquer mudança na atividade desenvolvida ou na configuração do espaço confinado.
d) a realização de qualquer trabalho em espaço confinado de forma individual ou isolada será precedida de análise pormenorizada da situação de trabalho, de forma a garantir a comunicação com o trabalhador e sua integridade antes da emissão da Permissão de Entrada.
e) a capacitação inicial dos trabalhadores autorizados deverá ter carga horária mínima de 20 (vinte) horas e ser realizada dentro do horário de trabalho e incluirá, entre outros itens, técnicas de amostragem, sistema de comunicação por sinais e operação dos equipamentos de resgate.

Uma das medidas administrativas da Nr-33 é preencher, assinar e datar a PET antes do ingresso de trabalhadores em espaços confinados. Essa PET é feita em quantas vias?
a) 1 b) 2 c) 3 d) 4
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4

Para a realização dos serviços em espaço confinado, a NR 33 estabelece uma série de medidas de proteção individual. Sobre isso, analise as assertivas abaixo:
I. É obrigatório o exame médico específico para a função que irá desempenhar, incluindo os fatores riscos psicossociais com a emissão do respectivo Atestado de Saúde Ocupacional – ASO. II. É vedada a execução do trabalho por um trabalhador sozinho ou isolado. III. É obrigatória a colocação de placa de sinalização de espaço confinado pelo supervisor antes de iniciar os trabalhos. IV. O espaço confinado deve possuir dispositivo para a ventilação com oxigênio puro em uma situação de emergência. Quais estão corretas?
I. É obrigatório o exame médico específico para a função que irá desempenhar, incluindo os fatores riscos psicossociais com a emissão do respectivo Atestado de Saúde Ocupacional – ASO.
II. É vedada a execução do trabalho por um trabalhador sozinho ou isolado.
III. É obrigatória a colocação de placa de sinalização de espaço confinado pelo supervisor antes de iniciar os trabalhos.
IV. O espaço confinado deve possuir dispositivo para a ventilação com oxigênio puro em uma situação de emergência.
a) Apenas I e II.
b) Apenas I e III.
c) Apenas I, II e III.
d) Apenas II, III e IV.
e) I, II, III e IV.

A NR 33 (Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados) considera como uma medida técnica de prevenção:
a) a implementação do procedimento para trabalho em espaço confinado. b) o preenchimento, da permissão de entrada e trabalho antes do ingresso de trabalhadores em espaços confinados. c) a entrega para um dos trabalhadores autorizados e ao Vigia de cópia da Permissão de Entrada e Trabalho. d) a avaliação da atmosfera nos espaços confinados, antes da entrada de trabalhadores, para verificar se o seu interior é seguro. e) a definição das medidas para isolar, sinalizar, controlar ou eliminar os riscos do espaço confinado.
a) a implementação do procedimento para trabalho em espaço confinado.
b) o preenchimento, da permissão de entrada e trabalho antes do ingresso de trabalhadores em espaços confinados.
c) a entrega para um dos trabalhadores autorizados e ao Vigia de cópia da Permissão de Entrada e Trabalho.
d) a avaliação da atmosfera nos espaços confinados, antes da entrada de trabalhadores, para verificar se o seu interior é seguro.
e) a definição das medidas para isolar, sinalizar, controlar ou eliminar os riscos do espaço confinado.

Prévia do material em texto

Segurança no Trabalho para Técnico Superior Operacional (DER ES) 2023 (
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2dDzZ )
Ordenação: Por Matéria
Segurança e Saúde no Trabalho (SST)
Questão 1201: SELECON - TPN (EMGEPRON)/EMGEPRON/Técnico Segurança do
Trabalho/2021
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
A NR que trata sobre segurança e saúde em espaços confinados é a:
 a) NR 31
 b) NR 32
 c) NR 33
 d) NR 35
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1651277
Questão 1202: SELECON - APN (EMGEPRON)/EMGEPRON/Engenheiro de Segurança do
Trabalho/2021
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
A NR 33 (Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados) estabelece em seu escopo medidas
técnicas de prevenção e medidas administrativas. Segundo essa norma, é considerada uma medida
administrativa:
 a) estabelecer procedimentos de supervisão dos trabalhos no exterior e no interior dos espaços
confinados
 b) identificar, isolar e sinalizar os espaços confinados para evitar a entrada de pessoas não
autorizadas
 c) prever a implantação de travas, bloqueios, alívio, lacre e etiquetagem
 d) testar os equipamentos de medição antes de cada utilização
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1703807
Questão 1203: FUNDATEC - Eng (GHC)/GHC/Elétrico/2020
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
A NR 33 – Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados – estabelece que o empregador
elabore e implemente procedimentos de emergência e resgate adequados aos espaços confinados. Qual
dos procedimentos NÃO é previsto pela norma?
 a) Segregação das funções do Supervisor de Entrada e do Vigia.
 b) Descrição das medidas de salvamento e primeiros socorros a serem executadas em caso de
emergência.
 c) Seleção e técnicas de utilização dos equipamentos de comunicação, iluminação de emergência,
busca, resgate, primeiros socorros e transporte de vítimas.
 d) Acionamento de equipe responsável, pública ou privada, pela execução das medidas de resgate e
primeiros socorros para cada serviço a ser realizado.
 e) Exercício simulado anual de salvamento nos possíveis cenários de acidentes em espaços
confinados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1680951
Questão 1204: IBFC - Eng (EBSERH)/EBSERH/Segurança do Trabalho/2020
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
Quando nos deparamos com notícias de acidente em espaço confinado, podemos notar que em raras
situações houve a fatalidade de apenas um trabalhador. Isso se deve à falta de preparo para o
reconhecimento dos riscos, definição de uma área perigosa com contaminantes, falta de oxigênio
suficiente e também a falta de habilidade para atendimento deste tipo de ocorrência. Devido às
ocorrências que foram acontecendo ao longo dos anos, que em 22 de dezembro de 2006 - Portaria MTE
n.º 202, foi publicada a NR-33 (Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados).
 
Sobre essa, analise as afirmativas abaixo.
 
I. É vedada a realização de qualquer trabalho em espaços confinados de forma individual ou isolada.
 
II. O Supervisor de Entrada pode desempenhar a função de Vigia.
 
III. Os instrutores designados pelo responsável técnico devem possuir comprovada proficiência no
assunto.
 
Assinale a alternativa correta.
 a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
 b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
 c) As afirmativas I, II e III estão corretas
 d) Apenas a afirmativa III está correta
 e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1277341
Questão 1205: FUNDEP - Tec (DMAE Uberlândi)/DMAE Uberlândia/Segurança do
Trabalho/2020
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
Com relação à NR 33, que trata de ambientes de espaços confinados, cabe ao trabalhador
 a) acompanhar a implementação das medidas de segurança e saúde dos trabalhadores das empresas
contratadas provendo os meios e condições para que eles possam atuar em conformidade com esta NR.
 b) identificar os espaços confinados existentes no estabelecimento.
 c) garantir informações atualizadas sobre os riscos e medidas de controle antes de cada acesso aos
espaços confinados.
 d) comunicar ao vigia e ao supervisor de entrada as situações de risco para sua segurança e saúde
ou de terceiros que sejam do seu conhecimento.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1653554
Questão 1206: FCC - Tec Inst (SANASA)/SANASA/Automação de Processos/2019
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
Sobre as determinações da NR 33 − Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados,
 a) o pessoal responsável pela execução das medidas de salvamento deve ser treinado não precisando
possuir aptidão física e mental compatível com a atividade a desempenhar.
 b) a capacitação inicial dos trabalhadores autorizados e vigias deve ter carga horária mínima de
dezesseis horas, ser realizada dentro do horário de trabalho.
 c) a capacitação dos supervisores de entrada deve ser realizada fora do horário de trabalho, para não
prejudicar o desenvolvimento das atividades profissionais.
 d) é permitida a designação para trabalhos em espaços confinados sem a prévia capacitação do
trabalhador.
 e) o vigia poderá realizar outras tarefas, desde que autorizado, mesmo que diminua o tempo dedicado
ao seu dever principal de monitorar e proteger os trabalhadores autorizados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/990005
Questão 1207: VUNESP - Eng (Campinas)/Pref Campinas/Saúde e Segurança do
Trabalho/2019
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
De forma a garantir a segurança e saúde dos trabalhadores na avaliação, no monitoramento e controle
dos riscos presentes em espaços confinados, a NR 33 estabelece que
 a) cabe ao Vigia executar os testes, conferir os equipamentos e os procedimentos contidos na
Permissão de Entrada e Trabalho, monitorando e protegendo os trabalhadores autorizados dentro do
espaço confinado.
 b) o procedimento escrito, Permissão de Entrada e Trabalho, datado e assinado em três vias, é válido
somente para os trabalhos a serem executados, podendo ser reutilizado nos dias seguintes, desde que o
trabalho ainda não esteja encerrado.
 c) em caso de existência de atmosfera imediatamente perigosa à vida ou à saúde, o espaço
confinado somente pode ser adentrado com a utilização de máscara autônoma de demanda com pressão
positiva ou com respirador de linha de ar comprimido com cilindro auxiliar para escape.
 d) o acesso seguro ao espaço confinado somente pode ser liberado se a concentração de oxigênio
indicar, no mínimo, 19,5% de oxigênio no ar ambiente e a concentração de inflamáveis estiver abaixo dos
50% do Limite de Explosividade.
 e) os equipamentos eletrônicos, fixos ou portáteis, utilizados no monitoramento de áreas com risco
de explosão de gases, vapores ou poeiras devem ser intrinsecamente seguros, não sofrendo
interferências ou danos das ações de atmosfera explosiva.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1032436
Questão 1208: CEV UECE - Tec Sn (Pref Sobral)/Pref Sobral/Segurança do Trabalho/2019
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
Os trabalhadores autorizados, vigias e supervisores de entrada designados para trabalhos em espaços
confinados devem receber capacitação
 a) a cada 24 meses, com carga horária mínima de 40 horas.
 b) de 20 horas, sempre que ocorrer mudança nos procedimentos, condições ou operações de
trabalho.
 c) inicial, com carga horária mínima de 20 horas realizada dentro do horário de trabalho.
 d) periódica a cada 12 meses, com carga horária mínima de 8 horas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1123421
Questão 1209: CS UFG - Eng (UFG)/UFG/Segurança do Trabalho/2019
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
É um requisito da capacitação para trabalhos em espaçosconfinados, previsto na Norma
Regulamentadora n° 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, o seguinte:
 a) a capacitação inicial dos trabalhadores autorizados e vigias deve ter carga horária mínima de oito
horas, ser realizada dentro do horário de trabalho, com conteúdo programático previsto no item 33.3.5.4
da norma.
 b) todos os supervisores de entrada devem receber capacitação específica, com carga horária mínima
de 32 horas para a capacitação inicial.
 c) todos os trabalhadores autorizados, vigias e supervisores de entrada devem receber capacitação
periódica a cada 12 meses, com carga horária mínima de oito horas, sendo quatro horas teóricas e
quatro horas de prática.
 d) o empregador deve desenvolver e implantar programas de capacitação quando houver uma razão
para acreditar que existam desvios na utilização ou nos procedimentos de entrada nos espaços
confinados ou que os conhecimentos não sejam adequados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1491482
Questão 1210: COMPROV UFCG - Eng (UFCG)/UFCG/Segurança do Trabalho/2019
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
Leia o texto abaixo e responda a questão.
 
Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que
possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover
contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio. Tendo em vista estas
características a Norma Regulamentadora (NR) Nº 33 estabelece uma série de medidas técnicas que
visam a prevenção de acidentes.
 
Com relação a NR 33, ao realizar a soldagem de um tubulão de uma caldeira flamotubular aos espelhos
da mesma, com acesso por meio da fornalha caberá ao pessoal da segurança do trabalho um conjunto
de ações, entre as quais não se inclui:
 a) Antecipar e reconhecer os riscos nos espaços confinados.
 b) Proceder a avaliação de controle dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos.
 c) Monitorar continuamente a atmosfera nos espaços confinados, verificando as condições de
permanência e, quando necessário, realizar a ventilação com oxigênio puro a fim de manter as condições
de permanência.
 d) Testar os equipamentos de medição antes de cada utilização.
 e) Avaliar a atmosfera nos espaços confinados, antes da entrada de trabalhadores, para verificar se o
seu interior é seguro.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1558418
Questão 1211: FCC - Tec Inst (SANASA)/SANASA/Automação de Processos/2019
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
Nos trabalhos em espaços confinados, a saúde e a segurança dos trabalhadores que neles laboram
precisam ser preservadas, permanentemente, e um responsável técnico pelo cumprimento da NR 33 –
Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, precisa ser apresentado. De acordo com a
norma, o responsável pela indicação desse responsável técnico é
 a) o Sindicato de Trabalhadores de Classe.
 b) o empregador.
 c) a Comissão Interna de Prevenção de Acidente – CIPA.
 d) o Ministério do Trabalho e Emprego.
 e) o representante dos empregados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/990085
Questão 1212: FURB - Tec (Porto Belo)/Pref Porto Belo/Segurança do Trabalho/2019
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
A Norma Regulamentadora NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados descreve
o Supervisor de Entrada como sendo a pessoa capacitada para operar a permissão de entrada com
responsabilidade para preencher e assinar a Permissão de Entrada e Trabalho (PET) para o
desenvolvimento de entrada e trabalho seguro no interior de espaços confinados. Assinale a alternativa
que aponta a carga horária mínima exigida para a capacitação inicial do Supervisor de Entrada, segundo
a NR 33:
 a) 40 (quarenta) horas.
 b) 20 (vinte) horas.
 c) 16 (dezesseis) horas.
 d) 8 (oito) horas.
 e) 30 (trinta) horas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1547015
Questão 1213: FAUEL - TST (Jandaia Sul)/Pref Jandaia do Sul/2019
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
Assinale a alternativa CORRETA. De acordo com a norma regulamentadora para espaço confinado, é de
responsabilidade do empregador que toda atividade em espaço confinado somente ocorra após a
emissão de qual documento?
 a) PET
 b) APR
 c) HAZOP
 d) PO
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1554232
Questão 1214: PROGEPE UFPE - Tec (UFPE)/UFPE/Segurança do Trabalho/2019
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
Considerando o que preconiza a NR33, em trabalhos em espaços confinados, são funções do Vigia,
exceto:
 a) adotar os procedimentos de emergência, acionando a equipe de salvamento, pública ou privada,
quando necessário.
 b) ordenar o abandono do espaço confinado sempre que reconhecer algum sinal de alarme, perigo,
sintoma, queixa, condição proibida, acidente, situação não prevista ou quando não puder desempenhar
efetivamente suas tarefas.
 c) executar os testes, conferir os equipamentos e os procedimentos contidos na Permissão de
Entrada e Trabalho.
 d) operar os movimentadores de pessoas.
 e) manter continuamente a contagem precisa do número de trabalhadores autorizados no espaço
confinado e assegurar que todos saiam ao término da atividade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1742775
Questão 1215: IBADE - Tec (Pref Vilhena)/Pref Vilhena/Segurança do Trabalho/2019
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
De acordo com o estabelecido na NR-33 Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados, a
responsabilidade por garantir a identificação dos espaços confinados existentes no local de trabalho e dos
riscos específicos de cada espaço confinado é de/do/da:
 a) todos os trabalhadores.
 b) responsável técnico por esta NR.
 c) SESMT.
 d) CIPA.
 e) empregador.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1236354
Questão 1216: VUNESP - TST (Pref Itapevi)/Pref Itapevi/2019
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
A Norma Regulamentadora 33-Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, com o objetivo
de garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou
indiretamente nesses espaços, estabelece que
 a) a realização de trabalhos de forma individual em espaços confinados exige autorização prévia do
SESMT, onde houver, ou do empregador, sendo permitida apenas para trabalhadores com treinamentos e
ASO atualizados para a tarefa.
 b) estão entre as competências do empregador interromper todo e qualquer tipo de trabalho em caso
de suspeição de condição de risco grave e iminente, procedendo ao imediato abandono do local e indicar
formalmente o responsável técnico pelo cumprimento da norma.
 c) o supervisor de entrada deve emitir a Permissão de Entrada e Trabalho antes do início das
atividades, lhe sendo vedado desempenhar as funções de vigia, que deve permanecer fora do espaço
confinado, junto à entrada, em contato com os trabalhadores autorizados.
 d) o supervisor de entrada e o vigia devem, em conjunto, monitorar continuamente a atmosfera do
espaço confinado nas áreas onde os trabalhadores autorizados estiverem desempenhando suas
atividades, promovendo, quando necessário a ventilação com oxigênio puro.
 e) o trabalhador encarregado de realizar a avaliação ambiental preliminar no espaço confinado deverá
portar equipamentos blindados adequados para atmosferas explosivas e respirador de adução de ar tipo
linha de ar comprimido.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/863412
Questão 1217: OBJETIVA CONCURSOS - Eng (Pref Chapecó)/Pref Chapecó/Segurança do
Trabalho/2019
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
Em relação à saúde e à segurança nos trabalhos em espaços confinados, assinalar a alternativa
CORRETA:a) As avaliações atmosféricas iniciais devem ser realizadas dentro do espaço confinado.
 b) A Permissão de Entrada e Trabalho é válida para toda a entrada que ocorre durante o período de
um dia.
 c) Nos estabelecimentos onde houver espaços confinados devem ser observadas, de forma
complementar a presente NR, os seguintes atos normativos: NBR 14606 - Postos de Serviço - Entrada
em Espaço Confinado; e NBR 14787 - Espaço Confinado - Prevenção de Acidentes, Procedimentos e
Medidas de Proteção, bem como suas alterações posteriores.
 d) É liberada a realização de qualquer trabalho em espaços confinados de forma individual ou isolada,
desde que o trabalhador seja capacitado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1529947
Questão 1218: FUNDEP - Tec ST (Uberlândia)/Pref Uberlândia/2019
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
Quando houver alteração dos riscos, os procedimentos para trabalho em espaços confinados e a
permissão de entrada e trabalho, com participação do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do
Trabalho – SESMT e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, devem ser avaliados e
revisados, no mínimo uma vez a cada
 a) Biênio.
 b) Ano.
 c) Semestre.
 d) Trimestre.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1163322
Questão 1219: FUNDATEC - Tec ET (CEEE)/CEEE Distribuição/2019
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
Nos trabalhos em espaços confinados, além da avaliação clínica dos trabalhadores, a Norma
Regulamentadora nº 33 estabelece a obrigatoriedade de avaliação e o subsequente registro, no Atestado
de Saúde Ocupacional, dos:
 a) Exercícios simulados para trabalho em altura.
 b) Fatores de risco psicossociais.
 c) Hábitos sedentários.
 d) Limites de força e resistência física.
 e) Resultados de testes aeróbicos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1003953
Questão 1220: VUNESP - Tec (Pref Valinhos)/Pref Valinhos/Segurança do
Trabalho/GP/2019
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
De acordo com a Norma Regulamentadora 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços
Confinados,
 a) cabe ao empregador garantir informações atualizadas sobre os riscos e medidas de controle antes
de cada acesso aos espaços confinados, convocando reunião de emergência sempre que for constatada
situação de risco grave e iminente.
 b) as avaliações atmosféricas iniciais devem ser feitas por duplas de trabalhadores devidamente
protegidos com proteção respiratória autônoma e equipamentos de comunicação compatíveis com
atmosferas especiais.
 c) os procedimentos de entrada em espaços confinados devem ser revistos quando da ocorrência de
uma circunstância como a de qualquer mudança na atividade desenvolvida ou na configuração do espaço
confinado.
 d) a realização de qualquer trabalho em espaço confinado de forma individual ou isolada será
precedida de análise pormenorizada da situação de trabalho, de forma a garantir a comunicação com o
trabalhador e sua integridade antes da emissão da Permissão de Entrada.
 e) a capacitação inicial dos trabalhadores autorizados deverá ter carga horária mínima de 20
(vinte) horas e ser realizada dentro do horário de trabalho e incluirá, entre outros itens, técnicas de
amostragem, sistema de comunicação por sinais e operação dos equipamentos de resgate.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/956783
Questão 1221: FAUEL - TST (Pref Maringá)/Pref Maringá/2019
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
Uma das medidas administrativas da Nr-33 é preencher, assinar e datar a PET antes do ingresso de
trabalhadores em espaços confinados. Essa PET é feita em quantas vias?
 a) 1
 b) 2
 c) 3
 d) 4
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1227372
Questão 1222: VUNESP - Eng (Pref Itapevi)/Pref Itapevi/Trabalho/2019
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
De acordo com a Norma Regulamentadora 33-Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados,
 a) cabe ao empregador promover e garantir a capacitação continuada dos seus empregados e demais
trabalhadores que atuam em seu estabelecimento, sobre os riscos, as medidas de controle, de
emergência e salvamento em espaços confinados.
 b) os trabalhadores que desenvolvem suas atividades em ambientes impróprios para a ocupação
humana contínua devem comunicar à CIPA, ao SESMT ou ao empregador as situações de risco
identificadas para sua segurança e de terceiros.
 c) o ambiente de trabalho deverá ser monitorado continuamente de maneira a manter a atmosfera do
espaço confinado dentro de padrões aceitáveis, com descargas periódicas de oxigênio puro.
 d) a realização de qualquer trabalho em espaços confinados de forma individual ou isolada deverá ser
precedida de Análise Preliminar de Risco empreendida pelo Supervisor de Entrada, pelo Vigia e pelo
trabalhador, conjuntamente.
 e) o empregador deve garantir que os trabalhadores possam interromper suas atividades e
abandonar o local de trabalho sempre que suspeitarem da existência de risco grave e iminente para sua
segurança e saúde ou a de terceiros.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/860393
Questão 1223: FUNDATEC - Aux (F Iguaçu)/Pref Foz do Iguaçu/Enfermagem do Trabalho
Júnior/2019
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
A avaliação dos fatores de risco psicossociais deve ser executada para atender ao disposto na Norma
Regulamentadora nº:
 a) 1 – Disposições gerais.
 b) 6 – Equipamentos de proteção individual.
 c) 15 – Atividades e operações insalubres.
 d) 24 – Condições sanitárias e de conforto.
 e) 33 – Trabalhos em espaços confinados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1442272
Questão 1224: FUNDATEC - Eng Ele (Santa Rosa)/Pref Santa Rosa/2019
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
Para a realização dos serviços em espaço confinado, a NR 33 estabelece uma série de medidas de
proteção individual. Sobre isso, analise as assertivas abaixo:
 
I. É obrigatório o exame médico específico para a função que irá desempenhar, incluindo os fatores
de riscos psicossociais com a emissão do respectivo Atestado de Saúde Ocupacional – ASO.
 
II. É vedada a execução do trabalho por um trabalhador sozinho ou isolado.
 
III. É obrigatória a colocação de placa de sinalização de espaço confinado pelo supervisor antes de
iniciar os trabalhos.
 
IV. O espaço confinado deve possuir dispositivo para a ventilação com oxigênio puro em uma
situação de emergência.
 
Quais estão corretas?
 a) Apenas I e II.
 b) Apenas I e III.
 c) Apenas I, II e III.
 d) Apenas II, III e IV.
 e) I, II, III e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1024655
Questão 1225: IBADE - Tec (CAERN)/CAERN/Segurança do Trabalho/2018
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
A NR 33 (Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados) considera como uma medida técnica
de prevenção:
 a) a implementação do procedimento para trabalho em espaço confinado.
 b) o preenchimento, da permissão de entrada e trabalho antes do ingresso de trabalhadores em
espaços confinados.
 c) a entrega para um dos trabalhadores autorizados e ao Vigia de cópia da Permissão de Entrada e
Trabalho.
 d) a avaliação da atmosfera nos espaços confinados, antes da entrada de trabalhadores, para verificar
se o seu interior é seguro.
 e) a definição das medidas para isolar, sinalizar, controlar ou eliminar os riscos do espaço confinado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/772396
Questão 1226: NC UFPR (FUNPAR) - Eng (UFPR)/UFPR/Segurança do Trabalho/2018
Assunto: NR - 33 (Espaços Confinados)
Em relação aos trabalhos em espaços confinados, a capacitação inicial dos trabalhadores autorizados e
vigias deve ter carga horária mínima de:
 a) 8 horas.
 b) 12 horas.
 c) 16 horas.
 d) 20 horas.e) 24 horas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/784882
Questão 1227: SELECON - TPN (EMGEPRON)/EMGEPRON/Técnico Industrial
Estruturas/2021
Assunto: NR - 34 (Indústria Naval)
A norma NR 34/2017 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Naval –
considera como trabalho a quente todas as atividades capazes de gerar incêndios e explosões. Uma
afirmação incompatível com a referida norma é a proibição de:
 a) uso de adorno pessoal na área industrial
 b) uso de lentes de contato nos trabalhos a quente
 c) exposição excessiva a radiação solar, calor, frio e umidade em serviços a céu aberto
 d) uso de solvente na limpeza da pele e vestimentas, sendo recomendada a utilização de ar
comprimido
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1708079
Questão 1228: FGV - TISM (Pref Salvador)/Pref Salvador/Segurança do Trabalho/2019
Assunto: NR - 34 (Indústria Naval)
Sobre os trabalhos a quente que utilizem gases, assinale a afirmativa correta.
 a) Pode ser utilizado qualquer gás inflamável.
 b) Devem ser usados reguladores de pressão calibrados e em conformidade com o gás carbônico.
 c) É permitida a instalação de adaptadores entre o cilindro e o regulador de pressão.
 d) Devem seguir as determinações indicadas na Ficha de Informação de Segurança de Produtos
Químicos – FISPQ.
 e) No caso de equipamento de oxiacetileno, não deve ser utilizado dispositivo contra retrocesso de
chama nas alimentações da mangueira e do maçarico.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/945449
Questão 1229: VUNESP - Tec (Pref Cerquilho)/Pref Cerquilho/Segurança do Trabalho/2019
Assunto: NR - 34 (Indústria Naval)
A Avaliação Preliminar de Risco-APR
 a) consiste em um método para identificar condições inseguras e situações de trabalho propícias a
erros humanos, que demanda, dentro de um coletivo de trabalhadores, a composição de amostra
aleatória estratificada de observadores ou sentinelas.
 b) é a primeira etapa de um processo criterioso de investigação de acidentes, que encontra aplicação
privilegiada em acidentes sem lesão, pela capacidade de identificar fatores causais de forma impessoal,
sem a preocupação de responsabilizar os envolvidos.
 c) quando aplicada por profissionais com experiência prévia nas atividades sob análise, permite
cogitar as combinações de eventos que teriam maior probabilidade de ocorrência ou de maior impacto na
funcionalidade do sistema de produção.
 d) combinada com a Análise de Árvore de Falhas permite analisar como podem falhar os
componentes de um equipamento ou sistema, estimar as taxas de falha e determinar os efeitos possíveis
e, consequentemente, promover ajustes preventivos no sistema.
 e) consiste no estudo, durante a fase de concepção ou desenvolvimento de um novo sistema, quando
a experiência em riscos no seu uso é deficiente, com o propósito de determinar os riscos que poderão
estar presentes em sua fase operacional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1022615
Questão 1230: CEV UECE - TST (Pref Tianguá)/Pref Tianguá/2016
Assunto: NR - 34 (Indústria Naval)
De acordo com a NR-34 — Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e
Reparação Naval —, o treinamento admissional deve ter carga horária mínima de
 a) 6 horas.
 b) 4 horas.
 c) 10 horas.
 d) 8 horas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1200349
Questão 1231: COVEST-COPSET - Tec (UFPE)/UFPE/Segurança do Trabalho/2015
Assunto: NR - 34 (Indústria Naval)
Qual é a Norma Regulamentadora (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego que dispõe sobre as
“Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval”?
 a) NR nº 29.
 b) NR nº 34.
 c) NR nº 30.
 d) NR nº 18.
 e) NR nº 31.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/767769
Questão 1232: CCC IFCE - Eng (IF CE)/IF CE/Segurança do Trabalho/2014
Assunto: NR - 34 (Indústria Naval)
Segundo a NR. 34 Indústria Naval, a utilização de gruas em condições de ventos superiores a quarenta e
dois quilômetros por hora só será permitida mediante trabalho assistido, cujo limite ficou estabelecido
em:
 a) 45 Km/h.
 b) 52 Km/h.
 c) 60 Km/h.
 d) 70 Km/h.
 e) 72 Km/h.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/658812
Questão 1233: MS CONCURSOS - Tec (UFAC)/UFAC/Segurança do Trabalho/2014
Assunto: NR - 34 (Indústria Naval)
Indique a Norma Regulamentadora que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção à
segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho nas atividades da indústria de construção e
reparação naval.
 a) NR 30.
 b) NR 29.
 c) NR 34.
 d) NR 22.
 e) NR 31.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1135342
Questão 1234: COTEC FADENOR - TST (Itacarambi)/Pref Itacarambi/2014
Assunto: NR - 34 (Indústria Naval)
Marque a alternativa CORRETA sobre a Norma Regulamentadora que estabelece os requisitos mínimos e
as medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho nas atividades da indústria
de construção e reparação naval.
 a) NR 30.
 b) NR 34.
 c) NR 36.
 d) NR 18.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1104447
Questão 1235: FUNRIO - Ana (INSS)/INSS/Engenharia de Segurança do Trabalho/2013
Assunto: NR - 34 (Indústria Naval)
A Norma Regulamentadora 34 especifica que, nas indústrias de construção civil e de reparação naval,
devem estar obrigatoriamente atualizadas e disponíveis por até cinco anos as seguintes documentações:
 a) Plano Diretor e Análise de Resíduos.
 b) Análise de Resíduos e Análise Preliminar de Risco.
 c) Plano Diretor e Permissão de Trabalho.
 d) Permissão de Trabalho e Análise Preliminar de Risco.
 e) Plano Diretor, Análise Residual e Permissão de Trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/152590
Questão 1236: CESGRANRIO - PPNT (PETROBRAS)/PETROBRAS/Projetos, Construção e
Montagem/Estruturas Navais/2012
Assunto: NR - 34 (Indústria Naval)
A NR 34 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval)
estabelece as medidas de proteção de ordem geral e as específicas, aplicáveis às atividades inerentes ao
trabalho a quente.
Segundo essa norma, considera-se uma medida de ordem geral, EXCETO
 a) controle de fumos e contaminantes decorrentes dos trabalhos a quente.
 b) proteção contra incêndio nos locais onde se realiza o trabalho a quente.
 c) utilização de gases nos trabalhos a quente.
 d) inspeção preliminar nos locais onde se realiza o trabalho a quente.
 e) sinalização e isolamento da área onde se realiza o trabalho a quente.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/224296
Questão 1237: Marinha - CAP (Marinha)/Marinha/Estruturas Navais/2012
Assunto: NR - 34 (Indústria Naval)
De acordo com a Norma Regulamentadora 34 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da
Construção e Reparação Naval), é obrigatório:
 a) emitir a Permissão de Trabalho para o trabalhador usando adorno pessoal na área industrial, desde
que não interfira na segurança do trabalho.
 b) usar máscara ou óculos de proteção em conjunto com lentes de contato nos trabalhos a quente.
 c) colocar, em lugares visíveis para os trabalhadores, comunicação visual alusiva à prevenção de
acidentes e doenças do trabalho.
 d) usar ar comprimido como processo de limpeza.
 e) usar solvente, ar comprimido e gases pressurizados para limpar a pele ou as vestimentas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2048679
Questão 1238: Marinha - CAP (Marinha)/Marinha/Estruturas Navais/2012
Assunto: NR - 34 (Indústria Naval)
Para a utilização dos Equipamentos Portáteis, a NormaRegulamentadora 34 (Condições e Meio Ambiente
de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval) determina utilizar
 a) equipamentos portáteis rotativos para afiar ferramentas.
 b) cabo de segurança para evitar chicoteamento, no emprego de equipamentos pneumáticos.
 c) cabo de alimentação para movimentar ou desconectar o equipamento.
 d) disco de corte para desbastar.
 e) máquinas que utilizam disco rígido sem a coifa de proteção.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2048674
Questão 1239: Marinha - CAP (Marinha)/Marinha/Estruturas Navais/2012
Assunto: NR - 34 (Indústria Naval)
Segundo a Norma Regulamentadora 34 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da
Construção e Reparação Naval), assinale a opção que apresenta uma medida de ordem geral para a
utilização de gases no trabalho a quente.
 a) Instalar apenas adaptadores em conformidade com as especificações técnicas do
fornecedor/fabricante entre o cilindro e o regulador de pressão.
 b) Emendar mangueiras por meio do uso de conector universal.
 c) Ao término do serviço, as mangueiras de alimentação devem ser aduchadas e mantidas
conectadas ao maçarico para evitar vazamento de gases.
 d) Os equipamentos inoperantes devem ser mantidos fora dos espaços confinados.
 e) Instalar cilindros de gases em ambientes confinados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2048669
Questão 1240: CESGRANRIO - PNMO (ELETRONUCLEAR)/ELETRONUCLEAR/Técnico
Segurança do Trabalho/2022
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Segundo a NR 33, as atividades de trabalho em altura não rotineiras devem ser previamente autorizadas,
mediante
 a) análise de risco
 b) atestado médico
 c) avaliação de impacto ambiental
 d) viabilidade financeira
 e) permissão de trabalho
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2038099
Questão 1241: SELECON - Ana (São Gonçalo)/Pref São Gonçalo/Engenharia de Segurança
do Trabalho/2022
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Segundo a NR 35 (Trabalhos em Altura), os diplomas legais estabelecem que:
 a) o trabalhador que foi submetido e aprovado em treinamento teórico e prático, com carga horária
mínima de oito horas, é considerado capacitado para trabalho em altura
 b) a força dinâmica gerada pela frenagem de um trabalhador durante a retenção de uma queda é
denominada força máxima aplicável
 c) o talabarte deve ser posicionado no máximo a um metro abaixo da altura do elemento de engate
para retenção de quedas do equipamento de proteção individual
 d) as atividades de trabalho em altura rotineiras devem ser previamente autorizadas mediante Análise
de Risco
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1915220
Questão 1242: SELECON - TAE (São Gonçalo)/Pref São Gonçalo/Segurança do
Trabalho/2022
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Em trabalhos em altura, no caso de queda de um trabalhador que esteja utilizando cinto de segurança,
existe uma distância compreendida entre o início da queda e o início da retenção que, segundo a NR 35
(Trabalhos em Altura), denomina-se distância de:
 a) movimentação
 b) frenagem
 c) queda livre
 d) parada
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1915161
Questão 1243: FEPESE - Eng (CASAN)/CASAN/Segurança do Trabalho/2022
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
As medidas de proteção e os equipamentos necessários para trabalhos em altura são apresentados na
NR 35.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a denominação do dispositivo de conexão de um
sistema de segurança, regulável ou não, para sustentar, posicionar e/ou limitar a movimentação do
trabalhador.
 a) Talabarte
 b) Corda de frenagem
 c) Âncora de travamento
 d) Cinturão de segurança
 e) Extensor de sustentação
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2130503
Questão 1244: FEPESE - Eng (CASAN)/CASAN/Segurança do Trabalho/2022
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
A NR35 descreve os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura.
De acordo com a normativa, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor da altura (em
metros) acima do nível inferior, para que a atividade seja considerada um trabalho em altura.
 a) 3,0
 b) 2,8
 c) 2,5
 d) 2,0
 e) 1,8
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2130502
Questão 1245: FCC - AJ TRT4/TRT 4/Apoio Especializado/Engenharia Civil/2022
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
O Sistema de Proteção Individual contra Quedas (SPIQ) é constituído por:
 
I. Sistema ancoragem.
II. Elementos de ligação.
III. Equipamentos de Proteção Individual.
 
Está correto o que se afirma em
 a) I e III, apenas.
 b) I, apenas.
 c) II, apenas.
 d) II e III, apenas.
 e) I, II e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2112166
Questão 1246: VUNESP - Ana Leg (ALESP)/ALESP/Engenharia do Trabalho/2022
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
A Norma Regulamentadora nº 35 – Trabalho em Altura trata de uma das principais causas de acidentes
de trabalho graves e fatais, que são os eventos envolvendo quedas de trabalhadores de diferentes níveis.
De acordo com essa Norma Regulamentadora, é correto afirmar que
 a) cabe aos trabalhadores cumprir as disposições legais e regulamentares sobre trabalho em altura,
inclusive os procedimentos expedidos pelo empregador e interromper suas atividades exercendo o direito
de recusa, sempre que constatarem evidências de riscos graves e iminentes para sua segurança e saúde
ou a de outras pessoas, comunicando imediatamente o fato a seu superior hierárquico, que diligenciará
as medidas cabíveis.
 b) cabe ao empregador avaliar o estado de saúde dos trabalhadores que exercem atividades em
altura, garantindo, entre outros aspectos, que: os exames e a sistemática de avaliação sejam partes
integrantes do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, devendo estar nele
consignados e seja realizado exame médico voltado às patologias que poderão originar mal súbito e
queda de altura, considerando também os fatores psicossociais.
 c) quando houver exposições a agentes químicos que possam comprometer a integridade das cordas
ou equipamentos, devem ser adotadas medidas adicionais, como a realização periódica de ensaios
laboratoriais específicos, em conformidade com as recomendações do fabricante considerando as tabelas
de incompatibilidade dos produtos identificados com as cordas e equipamentos.
 d) no planejamento do trabalho devem ser adotadas medidas preventivas, de acordo com a seguinte
hierarquia: a) medidas para evitar o trabalho em altura, sempre que existir meio alternativo de execução;
b) medidas que minimizem as consequências da queda, quando o risco de queda não puder ser
eliminado e c) medidas que eliminem o risco de queda dos trabalhadores, na impossibilidade de
execução do trabalho de outra forma.
 e) o dispositivo de ancoragem deve atender aos seguintes requisitos: a) ser certificado; e b) ser
projetado e fabricado em conformidade com as normas técnicas nacionais vigentes, ou normas
internacionais aplicáveis, sob responsabilidade do profissional legalmente habilitado e ser considerado
como parte fundamental de um sistema completo de proteção individual contra quedas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2029489
Questão 1247: FGV - AL (SEN)/SEN/Engenharia do Trabalho/2022
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Sobre o uso de talabartes e dispositivos trava-quedas para trabalhos em altura, analise as afirmativas a
seguir.
 
I. Os talabartes e os dispositivos trava-quedas devem, preferencialmente, ser posicionados acima da
altura do elemento de engate para retenção de quedas do EPI.
 
II. Os talabartes e dispositivos trava-quedas devem sempre restringir a distânciade queda livre do
trabalhador.
 
III. Para garantir a segurança do trabalhador, o talabarte deve necessariamente ser conectado a
outro talabarte.
 
Está correto o que se afirma em
 a) I, apenas.
 b) II, apenas.
 c) I e II, apenas.
 d) II e III, apenas.
 e) I, II e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2217893
Questão 1248: FCM - CEFETMINAS - Eng (Pref Timóteo)/Pref Timóteo/Segurança do
Trabalho/2022
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
A Norma Regulamentadora 35 (NR 35) estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o
trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a
segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.
 
As atividades de trabalho em altura não rotineiras devem ser previamente autorizadas mediante
permissão de trabalho.
 
Avalie o que se afirma sobre o que deve conter na permissão de trabalho constante na NR 35.
 
I - Condições impeditivas.
II - Detalhamento da tarefa.
III - Orientações administrativas.
IV - Diretrizes e requisitos da tarefa.
V - Competências e responsabilidades.
VI - Relação de todos os envolvidos e suas autorizações.
VII - Sistemas de proteção coletiva e individual necessários.
VIII - Medidas de controle dos riscos, características à rotina.
IX - Disposições e medidas estabelecidas na análise de risco.
X - Requisitos mínimos a serem atendidos para a execução dos trabalhos.
 
Está correto apenas o que se afirma em
 a) II, III, IV e X.
 b) I, V, VI e VIII.
 c) VI, IX e X.
 d) III, VI e VII.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1940877
Questão 1249: FGV - AS (SEMSA Manaus)/Pref Manaus/Técnico em Segurança do
Trabalho/2022
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Sobre os sistemas de proteção individual contra quedas (SPIQ), analise as afirmativas a seguir e assinale
(V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Os SPIQ são constituídos pelo sistema de ancoragem, equipamento de proteção individual e
elemento de ligação.
( ) Nos SPIQ de retenção de queda e no sistema de acesso por cordas, o equipamento de proteção
individual deve ser o cinturão de segurança tipo paraquedista.
( ) Os SPIQ deve ser selecionado de forma que a força de impacto transmitida ao trabalhador seja
de, no máximo, 1 kN quando de uma eventual queda.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
 a) V – V – V.
 b) V – F – V.
 c) V – V – F.
 d) F – V – V.
 e) F – F – F.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2109587
Questão 1250: FUMARC - AJ TRT3/TRT 3/Apoio Especializado/Engenharia de Segurança
do Trabalho/2022
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
A NR 35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura,
envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos
trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. De acordo com essa Norma, com a
redação dada pela Portaria SIT n.º 313, de 23/03/2012, competem ao empregador as ações:
 
I. Assegurar a realização da Análise de Risco - AR e, quando aplicável, a emissão da Permissão de
Trabalho – PT.
 
II. Assegurar a realização de avaliação prévia das condições no local do trabalho em altura, pelo
estudo, planejamento e implementação das ações e das medidas complementares de segurança
aplicáveis.
 
III. Adotar as providências necessárias para acompanhar o cumprimento das medidas de proteção
estabelecidas nesta Norma pelas empresas contratadas.
 
IV. Garantir aos trabalhadores informações atualizadas sobre os riscos e as medidas de controle.
 
V. Assegurar a suspensão dos trabalhos em altura quando verificar situação ou condição de risco não
prevista, cuja eliminação ou neutralização imediata não seja possível.
 
Com relação às afirmações acima,
 a) apenas uma é correta.
 b) apenas duas estão corretas.
 c) apenas três estão corretas.
 d) apenas quatro estão corretas.
 e) todas estão corretas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2232018
Questão 1251: SELECON - APN (EMGEPRON)/EMGEPRON/Engenheiro de Segurança do
Trabalho/2021
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Segundo a NR 35 - Trabalho em Altura, os diplomas legais estabelecem:
 a) toda atividade executada acima de dois e meio metros do nível inferior, onde haja risco de queda,
é considerado trabalho em altura
 b) cabe ao trabalhador assegurar a suspensão dos trabalhos em altura quando verificar situação ou
condição de risco não prevista, cuja eliminação ou neutralização imediata não seja possível
 c) todo trabalhador que foi submetido e aprovado em treinamento teórico e prático, com carga
horária mínima de quatro horas, está capacitado para trabalho em altura
 d) a Análise de Risco deve, além dos riscos inerentes ao trabalho em altura, considerar o
estabelecimento dos sistemas e pontos de ancoragem
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1703870
Questão 1252: Unifil - Eng (Pref MC Rondon)/Pref MC Rondon/Civil/2021
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Sobre o trabalho em altura, relacione os equipamentos de segurança com suas respectivas definições e
assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
1. Cinturão de segurança tipo paraquedista.
 
2. Talabarte.
 
3. Trava-Queda.
 
A. Dispositivo de conexão de um sistema de segurança, regulável ou não, para sustentar, posicionar e/ou
limitar a movimentação do trabalhador.
 
B. Dispositivo de segurança para proteção do usuário contra quedas em operações com movimentação
vertical ou horizontal, quando conectado com cinturão de segurança para proteção contra quedas.
 
C. Equipamento de Proteção Individual utilizado para trabalhos em altura onde haja risco de queda,
constituído de sustentação na parte inferior do peitoral, acima dos ombros e envolta nas coxas.
 
 a) 1-A; 2-B; 3-C.
 b) 1-C; 2-A; 3-B.
 c) 1-C; 2-B; 3-A.
 d) 1-A; 2-C; 3-B.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1691808
Questão 1253: Unifil - Eng (Itambaracá)/Pref Itambaracá/Civil/2021
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
De acordo com a NR3 5 , define-se como EPC’s essenciais para trabalho em altura:
 a) cinturão ou cinto paraquedista com CA.
 b) óculos e luvas de proteção.
 c) capacete, óculos e bota de proteção.
 d) botas, óculos e luvas de proteção.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1506916
Questão 1254: SELECON - TPN (EMGEPRON)/EMGEPRON/Técnico Industrial
Estruturas/2021
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Considerando que trabalhos em locais altos podem causar acidentes fatais, a norma NR 35/2012 exige
que todo o colaborador envolvido nessa modalidade de atividade receba previamente um treinamento
teórico e prático, com carga horária mínima de:
 a) 4 horas
 b) 8 horas
 c) 16 horas
 d) 40 horas
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1708108
Questão 1255: OBJETIVA CONCURSOS - Eng (Sta Maria RS)/Pref Sta Maria
(RS)/Segurança do Trabalho/2021
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Considerando-se a NR 35 - Trabalho em Altura, analisar os itens abaixo:
 
I. Todo trabalho em altura deve ser realizado sob supervisão, cuja forma será definida pela análise
de risco, de acordo com as peculiaridades da atividade.
 
II. A execução do serviço deve considerar as influências externas que possam alterar as condições
do local de trabalho já previstas na análise de risco.
 
III. Todo trabalho em altura deve ser precedido de análise de risco.
 
Está(ão) CORRETO(S):
 a) Somente o item I.
 b) Somente os itens I e II.
 c) Somente os itens I e III.
 d) Somente os itens II e III.
 e) Todos os itens.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1676151Questão 1256: VUNESP - Tec (CODEN)/CODEN/Segurança do Trabalho/2021
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
A Norma Regulamentadora 35 – Trabalho em Altura estabelece que
 a) cabe ao SESMT assegurar a realização de avaliação prévia das condições no local do trabalho em
altura, de forma a subsidiar o planejamento e implementação das ações e das medidas de segurança
aplicáveis.
 b) é função do empregador assegurar à CIPA, quando houver, o direito de suspender os trabalhos em
altura quando membros da Comissão verificarem situação ou condição de risco não prevista, cuja
eliminação ou neutralização imediata não seja possível.
 c) a Permissão de Trabalho deve ter validade limitada à duração da atividade, restrita ao turno de
trabalho, podendo ser revalidada pelo responsável pela aprovação nas situações em que não ocorram
mudanças nas condições estabelecidas ou na equipe de trabalho.
 d) a Autorização de Trabalho deve conter, entre outros itens, os requisitos mínimos a serem atendidos
para a execução dos trabalhos; as disposições e medidas estabelecidas na Análise de Risco; a relação de
todos os envolvidos e suas autorizações e cópia do Atestado de Saúde Ocupacional do trabalhador.
 e) os elementos do Sistema de Proteção Individual contra Quedas que apresentarem defeitos,
degradação, deformações ou sofrerem impactos de queda devem ser submetidos a processo de
restauração previsto em normas técnicas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1569674
Questão 1257: SELECON - TPN (EMGEPRON)/EMGEPRON/Técnico Industrial
Estruturas/2021
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
A NR 35/2012 estabelece no seu glossário alguns termos relacionados ao risco de queda em trabalhos
em altura. A definição correta do fator de queda é expressa pela relação entre:
 a) a distância que o trabalhador percorreria na queda e o comprimento do equipamento que irá detê-
lo
 b) o tempo que o trabalhador percorreria na queda e o comprimento do equipamento que irá detê-lo
 c) a altura do andaime e a altura da cota do piso inferior, desde que o mesmo corresponda ao nível
do solo
 d) a força a que o trabalhador seria submetido na queda e a força do equipamento que irá detê-lo
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1708082
Questão 1258: FEPESE - Eng (B Camboriú)/Pref B Camboriú/Civil/2021
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Em relação à Prevenção de Acidentes do Trabalho: Considera-se trabalho em altura toda atividade
executada acima de do nível inferior, onde haja risco de queda.
 
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
 a) 2,00 m
 b) 2,50 m
 c) 3,00 m
 d) 3,50 m
 e) 4,50 m
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1762598
Questão 1259: SELECON - TPN (EMGEPRON)/EMGEPRON/Técnico Segurança do
Trabalho/2021
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
De acordo com a NR 35, considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de:
 a) 1,0 m
 b) 2,0 m
 c) 1,5 m
 d) 2,5 m
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1651264
Questão 1260: FUNDATEC - Eng (Pref POA)/Pref POA/Eletricista/2020
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
A NR-35 prevê, no item 35.2, as responsabilidades. São responsabilidades previstas na norma e que
cabem ao trabalhador para a execução do trabalho em altura:
 
I. Cumprir as disposições legais e regulamentares sobre trabalho em altura, inclusive os procedimentos
expedidos pelo empregador.
 
II. Colaborar com o empregador na implementação das disposições contidas na referida Norma.
 
III. Interromper suas atividades exercendo o direito de recusa sempre que forem comprovados riscos
graves e iminentes para sua segurança e saúde ou a de outras pessoas, comunicando imediatamente o
fato a seu superior hierárquico, que diligenciará as medidas cabíveis.
 
IV. Zelar pela sua segurança e saúde e a de outras pessoas que possam ser afetadas por suas ações ou
omissões no trabalho.
 
Quais estão corretas?
 a) Apenas III e IV.
 b) Apenas I, II e III.
 c) Apenas I, II e IV.
 d) Apenas II, III e IV.
 e) I, II, III e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1671012
Questão 1261: Unifil - Eng (Pref Tupãssi)/Pref Tupãssi/Civil/2020
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Conforme a NR-35 –Trabalho em Altura, assinale a alternativa correta.
 a) Considera-se trabalho em altura toda a atividade executada acima de 1,00 m (um metro) do nível
inferior, onde haja risco de queda.
 b) Considera-se trabalho em altura toda a atividade executada acima de 1,50 m (um metro e
cinquenta centímetros) do nível inferior, onde haja risco de queda.
 c) Considera-se trabalho em altura toda a atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível
inferior, onde haja risco de queda.
 d) Considera-se trabalho em altura toda a atividade executada acima de 2,50 m (dois metros e
cinquenta centímetros) do nível inferior, onde haja risco de queda.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1510339
Questão 1262: Unifil - Eng (Pref Tupãssi)/Pref Tupãssi/Civil/2020
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Sobre NR-35 – Trabalho em Altura, relacione o texto com o elemento correto e assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta.
 
I. Componente ou elemento de conexão de um trava-quedas deslizante guiado.
 
II. Elemento com função de limitar a força de impacto transmitida ao trabalhador pela dissipação da
energia cinética.
 
III. Dispositivo de segurança para proteção do usuário contra quedas em operações com
movimentação vertical ou horizontal, quando conectado com cinturão de segurança para proteção
contra quedas.
 
IV. Dispositivo de conexão de um sistema de segurança, regulável ou não, para sustentar, posicionar
e/ou limitar a movimentação do trabalhador.
 
( ) Talabarte.
 
( ) Trava-queda.
 
( ) Extensor.
 
( ) Absorvedor de energia.
 
 a) I – II – III – IV.
 b) IV – III – I – II.
 c) III – IV – I – II.
 d) III – IV – II – I.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1510385
Questão 1263: Instituto Consulplan - TST (SAAE Formiga)/SAAE Formiga/2020
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Para o planejamento, a organização e a execução de trabalhos em altura, cabe ao empregador avaliar o
estado de saúde dos trabalhadores que exercem este tipo de atividade, garantindo que, EXCETO:
 a) A avaliação seja efetuada periodicamente, considerando os riscos envolvidos em cada situação.
 b) Sejam feitos treinamentos periódicos para que os trabalhadores possam exercer a atividade com
segurança.
 c) Seja realizado exame médico voltado às patologias que poderão originar mal súbito e queda de
altura, considerando, também, os fatores psicossociais.
 d) Os exames e a sistemática de avaliação sejam partes integrantes do Programa de Controle Médico
de Saúde Ocupacional – PCMSO, devendo estar nele consignados.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1546946
Questão 1264: FUNDEP - Eng (DMAE Uber)/DMAE Uberlândia/Mecânica/2020
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Referente aos riscos inerentes ao trabalho em altura, a análise de risco de acordo a NR35 deve
considerar:
 
I. Condições meteorológicas adversas.
 
II. Risco específico em trabalhos simultâneos.
 
III. Local e horário em que os serviços serão executados.
 
IV. Isolamento e a sinalização no entorno da área de trabalho.
 
É(são) risco(s) que deve(m) ser considerado(s) nessa análise
 a) III, apenas
 b) I e III, apenas.
 c) II e IV, apenas.
 d) I, II, IV, apenas
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1654038
Questão 1265: Unifil - ECiv (SA Sudoeste)/Pref SA Sudoeste/2020
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
As normas regulamentadoras temcomo objetivo garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores.
Dentre os diversos temas abordados pelas normas estão os Equipamentos de Proteção Individual (EPI),
Programas de Prevenção de Riscos Ambientais, Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade,
trabalho em altura, entre outros. Em relação a NR 35, que trata do trabalho em altura, assinale a
alternativa correta.
 a) Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 1,00 m (dois metros) do nível
inferior, onde haja risco de queda.
 b) Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível
inferior, onde haja risco de queda.
 c) Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,50 m (dois metros) do nível
inferior, onde haja risco de queda.
 d) Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 3,00 m (dois metros) do nível
inferior, onde haja risco de queda.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1289000
Questão 1266: FUNDATEC - Eng (Pref POA)/Pref POA/Eletricista/2020
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
A NR-35 prevê, em seu item 35.1, os objetivos e campo de aplicação da Norma, quais sejam:
 
I. Estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o
planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores
envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.
 
II. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível
inferior, onde haja risco de queda.
 
III. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 4,00 m (quatro metros) do nível
inferior, onde haja risco de queda.
 
IV. A referida Norma se complementa com as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos Órgãos
competentes e, na ausência ou omissão dessas, com as normas nacionais aplicáveis.
 
V. A referida Norma se complementa com as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos Órgãos
competentes e, na ausência ou omissão dessas, com as normas internacionais aplicáveis.
 
Quais estão corretas?
 a) Apenas III.
 b) Apenas I, II e IV.
 c) Apenas I, II e V.
 d) Apenas I, III e V.
 e) Apenas II, III e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1671013
Questão 1267: FAUEL - TST (Jandaia Sul)/Pref Jandaia do Sul/2019
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Assinale a alternativa CORRETA. A Norma regulamentadora de número 35 no item 35.4.1 diz: “Todo
trabalho em altura deve ser planejado, organizado e executado por trabalhador que é:
 a) Capacitado e Autorizado.
 b) Capacitado e Qualificado.
 c) Habilitado e Qualificado.
 d) Habilitado e Autorizado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1554231
Questão 1268: COSEAC UFF - Eng (UFF)/UFF/Eletrônica/2019
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
De acordo com a NR-35, considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi
submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de:
 a) 40 horas.
 b) 36 horas.
 c) 30 horas.
 d) 12 horas.
 e) 8 horas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1589016
Questão 1269: COSEAC UFF - Tec (UFF)/UFF/Segurança do Trabalho/2019
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Conforme a Norma Regulamentadora nº 35, o empregador deve promover programa para capacitação
dos trabalhadores para a realização de trabalho em altura. Em condições normais este treinamento deve
ser realizado em período:
 a) bienal.
 b) anual.
 c) trienal.
 d) semestral.
 e) trimestral.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1591909
Questão 1270: NUCEPE UESPI - Med (FMS Teresina)/Pref Teresina/Trabalho/2019
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Sobre o trabalho em altura, segundo a NR35:
 a) Trabalho em altura é toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior,
onde haja risco de queda.
 b) Trabalho em altura é toda atividade executada acima de 2,50 m (dois metros) do nível inferior,
onde haja risco de queda.
 c) Considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi submetido e aprovado
em treinamento prático com carga horária mínima de oito horas.
 d) Considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi submetido e aprovado
em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de seis horas.
 e) Trabalho em altura é toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível superior,
onde haja risco de queda.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1641245
Questão 1271: NC UFPR (FUNPAR) - Eng (Matinhos)/Pref Matinhos/Segurança do
Trabalho/2019
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Determinado trabalhador executa suas atividades laborais a uma altura de 1,90 metros do nível inferior.
Com base no que dispõe a NR-35, é correto afirmar que as atividades desse trabalhador:
 a) são consideradas “trabalho em altura”.
 b) serão consideradas “trabalho em altura” se houver risco de queda.
 c) seriam consideradas “trabalho em altura” se a altura fosse de 2,50 metros do nível inferior e
houvesse risco de queda
 d) seriam consideradas “trabalho em altura” se a referida altura fosse de no mínimo 3 metros do nível
inferior.
 e) poderão ser consideradas “trabalho em altura”, a despeito de haver ou não risco de queda.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1776623
Questão 1272: PRÓ-MUNICÍPIO - Ass (OSHCP HCP)/OSHCP/Técnico de Manutenção/2019
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho, são de observância
obrigatória pelas empresas privadas e públicas. Assinale a opção que estabelece a NR 35:
 a) Máquinas e Equipamentos;
 b) Trabalho em altura;
 c) Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados;
 d) Sinalização de Segurança.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1592298
Questão 1273: COMPROV UFCG - Eng (UFCG)/UFCG/Segurança do Trabalho/2019
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Leia o texto abaixo e responda a questão.
 
Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível
inferior, onde haja risco de queda. A Norma Regulamentadora (NR) Nº 35 estabelece os requisitos
mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização
e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou
indiretamente com esta atividade. Neste sentido, um grupo de trabalhadores vai realizar manutenção em
equipamentos de telecomunicações em torres de transmissão, a 15 metros de altura do solo.
 
Tendo em vista que o grupo de trabalhadores citado realiza o mesmo trabalho em torres de transmissão
de mesmas características (como SPCQ, meios de acesso e projeto semelhantes), mas em localizações
geográficas diferentes é possível classificar o trabalho desta equipe como procedimento operacional
rotineiro. Portanto, tal procedimento de trabalho não deve conter:
 a) Diretrizes e requisitos da tarefa.
 b) Medidas de controle dos riscos características à rotina.
 c) Permissão de Trabalho em Altura.
 d) Condições impeditivas para realização do trabalho.
 e) Indicação dos sistemas de proteção coletiva e individual, se necessários.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1558421
Questão 1274: CS UFG - Tec (UFG)/UFG/Segurança do Trabalho/2019
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Segundo a Norma Regulamentadora n° 35 – Trabalho em Altura, o empregador deve realizar treinamento
periódico, sempre que ocorrer quaisquer das seguintes situações: mudança nos procedimentos,
condições ou operações de trabalho e retorno de afastamento aotrabalho por período superior a noventa
dias. Este treinamento deve ser:
 a) bienal e deve ter carga horária mínima de oito horas, conforme conteúdo programático previsto no
item 35.3.2 da Norma Regulamentadora n° 35.
 b) bienal e deve ter carga horária mínima de oito horas, conforme conteúdo programático definido
pelo empregador.
 c) bienal e deve ter carga horária mínima de 16 horas, conforme conteúdo programático definido pelo
empregador.
 d) bienal e deve ter carga horária mínima de 16 horas, conforme conteúdo programático previsto no
item 35.3.2 da Norma Regulamentadora n° 35.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1493426
Questão 1275: FURB - AOp (Pref Guabiruba)/Pref Guabiruba/2019
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Qual é o curso que o auxiliar de operações deve ter para executar trabalhos em altura, como, por
exemplo, limpeza de vidraças acima de 2,00 metros de altura?
 a) Curso da NR-18.
 b) Curso da NR-10.
 c) Curso da NR-15.
 d) Curso da NR-35.
 e) Curso da NR-33.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1598291
Questão 1276: COTEC FADENOR - Tec (Diamantina)/Pref Diamantina/Segurança do
Trabalho/2019
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
É considerado trabalho em altura, segundo a Norma Regulamentadora n.º 35, toda atividade executada
acima de
 a) 2,00 metros do nível inferior, em que haja risco de queda.
 b) 1,80 metro do nível inferior, em que haja risco de queda.
 c) 1,85 metro do nível inferior, em que haja risco de queda.
 d) 1,90 metro do nível inferior, em que haja risco de queda.
 e) 1,95 metro do nível inferior, em que haja risco de queda.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1688754
Questão 1277: COSEAC UFF - Tec (UFF)/UFF/Segurança do Trabalho/2019
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Conforme a Norma Regulamentadora nº 35, existe um dispositivo de segurança para proteção do usuário
contra quedas em operações com movimentação vertical ou horizontal, quando conectado com cinturão
de segurança para proteção contra quedas. Este dispositivo se chama:
 a) talabarte.
 b) trava quedas.
 c) extensor.
 d) ancorador.
 e) cadeira suspensa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1591910
Questão 1278: PRÓ-MUNICÍPIO - Tec (OSHCP HCP)/OSHCP/Segurança do Trabalho/2019
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Com base no disposto na Norma Regulamentadora NR 35 - Trabalho em altura da Portaria 3214 do
Ministério do Trabalho, considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de do
nível inferior, onde haja risco de queda. Marque a alternativa que completa corretamente a lacuna em
branco:
 a) 1,00m (um metro);
 b) 1,50m (um metro e cinquenta centímetros);
 c) 2,00m (dois metros);
 d) 2,50 (dois metros e cinquenta centímetros).
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1594053
Questão 1279: COSEAC UFF - Tec (UFF)/UFF/Eletrotécnica/2019
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
Analise as afirmativas concernentes à Norma NR-35.
 
I Todo trabalho em altura deve ser precedido de Análise de Risco.
 
II As atividades de trabalho em altura não rotineiras devem ser previamente autorizadas mediante
Permissão de Trabalho.
 
III Todo trabalho em altura deve ser planejado, organizado e executado por trabalhador capacitado
e autorizado.
 
Das afirmativas acima:
 a) apenas I e II estão corretas.
 b) apenas I e III estão corretas.
 c) todas estão corretas.
 d) apenas II está correta.
 e) apenas III está correta.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1591541
Questão 1280: IDECAN - Ag Adm (CREF 5)/CREF 5/2017
Assunto: NR - 35 (Trabalho em Altura)
No âmbito da segurança do trabalho, verifica-se que há um bom número de situações do cotidiano que
expõem trabalhadores a potenciais quedas de alturas superiores a 2 metros, uma vez que devem exercer
tarefas em postos de trabalho que requerem sua elevação até estes postos, ou com possibilidade de
queda em razões de desníveis de altura, entre outras condições similares. Quanto ao exercício de
atividades nestas condições, é INCORRETO afirmar que:
 a) Quando da realização de atividades em telhados, deverão ser observadas, inicialmente, as
condições atmosféricas.
 b) Sua realização pode ser feita por apenas um único trabalhador, desde que o mesmo esteja
equipado com os EPIs apropriados.
 c) Os cintos de segurança devem ser rigorosamente inspecionados a cada uso, reportando ao setor
responsável qualquer atuação do equipamento.
 d) Quando a utilização de escadas for necessária, não só é imperativo uma rigorosa inspeção do
equipamento, como também a verificação do local que servirá de base à sua instalação.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/563372
Questão 1281: FURB - Tec (Massaranduba)/Pref Massaranduba/Segurança do
Trabalho/2020
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
A Norma Regulamentadora NR36 (Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e
Processamento de Carnes e Derivados) determina que todos os trabalhadores devem receber
informações sobre os riscos relacionados ao trabalho, suas causas potenciais, efeitos sobre a saúde e
medidas de prevenção. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a que aponta
corretamente a periodicidade e a carga horária mínima exigida pela NR36, para os treinamentos
periódicos:
 a) Anual com carga horária de, no mínimo, 4 (quatro) horas.
 b) A cada 2 (dois) anos, com carga horária de, no mínimo, 2 (duas) horas.
 c) Anual com carga horária de, no mínimo, 2 (duas) horas.
 d) A cada 2 (dois) anos, com carga horária de, no mínimo, 4 (quatro) horas.
 e) Anual com carga horária de, no mínimo, 8 (oito) horas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1754060
Questão 1282: CPCON UEPB - TST (Pref Cuité)/Pref Cuité/2019
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
Tendo com base a NR 36, segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de
carnes e derivados, marque a alternativa INCORRETA:
 a) As ferramentas e equipamentos de trabalho não devem ter sistema de manutenção constante.
 b) Para a atividade de descarga de animais de grande porte é proibido o trabalho isolado.
 c) Nas áreas de recepção e descarga de animais devem permanecer somente trabalhadores
devidamente informados e treinados.
 d) Nas atividades que possam expor o trabalhador ao contato com excrementos, vísceras e resíduos
animais, devem ser adotadas medidas técnicas, administrativas e organizacionais a fim de eliminar,
minimizar ou reduzir o contato direto do trabalhador com estes produtos ou resíduos.
 e) O tipo, formato e a textura da empunhadura das facas devem ser apropriados à tarefa, à mão do
trabalhador e ao eventual uso de luvas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1095291
Questão 1283: CPCON UEPB - TST (Pref SD Cariri)/Pref SD Cariri/2019
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
Tendo com base a NR 36, segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de
carnes e derivados, marque a alternativa INCORRETA:
 a) As ferramentas e equipamentos de trabalho não devem ter sistema de manutenção constante.
 b) Para a atividade de descarga de animais de grande porte é proibido o trabalho isolado.
 c) Nas áreas de recepção e descarga de animais devem permanecer somente trabalhadores
devidamente informados e treinados.
 d) Nas atividades que possam expor o trabalhador ao contato com excrementos, vísceras e resíduos
animais, devem ser adotadas
medidas técnicas, administrativas e organizacionais a fim de eliminar, minimizar ou reduzir o contato
direto do trabalhador com estes produtos ou resíduos.e) O tipo, formato e a textura da empunhadura das facas devem ser apropriados à tarefa, à mão do
trabalhador e ao eventual uso de luvas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1116217
Questão 1284: FUNDEP - Tec ST (Uberlândia)/Pref Uberlândia/2019
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
O empregador deve adotar meios técnicos e organizacionais para reduzir os esforços nas atividades de
manuseio de produtos, e, em caso de manuseio de animais ou produtos, não deve propiciar o uso de
força muscular excessiva por parte dos trabalhadores, devendo ser atendidos, no mínimo, estes
requisitos:
 
● Os elementos a serem manipulados devem estar dispostos dentro da área de alcance principal
para o trabalhador, tanto para a posição sentada como em pé.
● A altura das esteiras ou de outro mecanismo utilizado para depósito de produtos e de partes dos
produtos manuseados deve ser dimensionada de maneira a não propiciar extensões e / ou elevações
excessivas dos braços e ombros.
● As caixas e outros continentes utilizados para depósito de produtos devem estar localizados de
modo a facilitar a pega e não propiciar a adoção excessiva e continuada de torção e inclinações do
tronco, elevação e / ou extensão dos braços e ombros.
 
As afirmativas pertencem à NR
 a) 11.
 b) 17.
 c) 31.
 d) 36.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1163317
Questão 1285: IBFC - Eng (Divinópolis)/Pref Divinópolis/Segurança do Trabalho/2018
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
De acordo com a Norma Regulamentadora 36, é vedado o levantamento não eventual de cargas quando
a distância de alcance horizontal da pega for superior a:
 a) 65 cm em relação ao corpo
 b) 50 cm em relação ao corpo
 c) 60 cm em relação ao corpo
 d) 75 cm em relação ao corpo
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/642393
Questão 1286: CS UFG - Ast Tec Leg (CM GYN)/CM GYN/Técnico em Segurança do
Trabalho/2018
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
De acordo com a Norma Regulamentadora nº 36 – NR 36, da Portaria nº 3.214/1978, referente ao tópico
sobre os equipamentos de proteção individual (EPI) e vestimentas de trabalho, nas atividades com
exposição ao frio deve ser fornecido o seguinte:
 a) meias limpas, que devem ser higienizadas diariamente pelo empregador.
 b) luvas, que devem ser substituídas uma vez ao mês.
 c) respirador, para proteção das vias respiratórias contra baixas temperaturas.
 d) vestimentas, que devem ser higienizadas diariamente pelo empregado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/702812
Questão 1287: FUNDEP - Tec (INB)/INB/Segurança do Trabalho/2018
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
Na NR 36, os Programas de Prevenção dos Riscos Ambientais e de Controle Médico de Saúde
Ocupacional, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico
de Saúde Ocupacional (PCMSO) devem estar articulados entre si e com as demais normas, em particular
com a NR:
 a) 9.
 b) 15.
 c) 16.
 d) 17.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/689539
Questão 1288: IBFC - Eng (Divinópolis)/Pref Divinópolis/Segurança do Trabalho/2018
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
De acordo com a NR 36 deve ser observado, como indicador de renovação de ar interno, uma
concentração de dióxido de carbono (CO2) igual ou inferior a 1000 ppm (partes por milhão), porém essa
medição acima de 1000 ppm não indica que o critério não seja satisfeito, desde que a medição não
ultrapasse em mais de:
 a) 100 ppm a concentração no ar exterior
 b) 700 ppm a concentração no ar exterior
 c) 450 ppm a concentração no ar exterior
 d) 500 ppm a concentração no ar exterior
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/642394
Questão 1289: CPCV UERR - Ag (CODESAIMA)/CODESAIMA/Inspeção/2017
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
É obrigatória, nas câmaras frias, a existência de:
 a) sistema de abertura e fechamento automático das portas;
 b) sistema de baterias para garantir a continuidade do resfriamento quando não houver energia da
rede elétrica convencional;
 c) alarme ou outro sistema de comunicação que possa ser acionado pelo interior;
 d) limitador térmico que impeça temperaturas inferiores a -8º C;
 e) mecanismo de degelo automático.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/698116
Questão 1290: CPCV UERR - Ag (CODESAIMA)/CODESAIMA/Inspeção/2017
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
São medidas requeridas na recepção e descarga de animais vivos nos matadouros, exceto:
 a) proteção contra a movimentação intempestiva e perigosa dos animais de grande porte.
 b) informação aos trabalhadores sobre os riscos no trabalho com animais vivos.
 c) disponibilização de arma de fogo para cada empregado, para contenção de animais em caso de
falha na segurança.
 d) proibição do trabalho de um único trabalhador na descarga de animais de grande porte.
 e) controle de poeiras para garantir que os níveis não sejam prejudiciais à saúde dos trabalhadores.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/698120
Questão 1291: IBFC - Eng (EBSERH-HUGG)/EBSERH-HUGG/Segurança do Trabalho/2017
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
Ainda de acordo com a NR 36, que trata das empresas de abate e processamento de carnes, é correto
afirmar que, a qualidade do ar nos ambientes artificialmente climatizados, devem:
Assinale a alternativa correta.
 a) Ser observado, como indicador de renovação de ar interno, uma concentração de dióxido de
carbono (CO2) igual ou inferior a 1250 ppm
 b) Ser observado, como indicador de renovação de ar interno, uma concentração de dióxido de
carbono (CO2) igual ou inferior a 1000 ppm
 c) Ser observado, como indicador de renovação de ar interno, uma concentração de dióxido de
carbono (CO2) igual ou inferior a 2500 ppm
 d) Ser observado, como indicador de renovação de ar interno, uma concentração de dióxido de
carbono (CO2) igual ou inferior a 3900 ppm
 e) Ser observado, como indicador de renovação de ar interno, uma concentração de dióxido de
carbono (CO2) igual ou inferior a 1950 ppm
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/609411
Questão 1292: IBFC - Eng (EBSERH-HUGG)/EBSERH-HUGG/Segurança do Trabalho/2017
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
De acordo com a NR 36 é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta.
 a) Deve ser realizado treinamento na admissão com, no mínimo, seis horas de duração
 b) Deve ser realizado treinamento periódico anual com carga horária de, no mínimo, quatro horas
 c) Deve ser realizado treinamento na admissão com, no mínimo, duas horas de duração
 d) Deve ser realizado treinamento periódico anual com carga horária de, no mínimo, duas horas
 e) Deve ser realizado treinamento na admissão com, no mínimo, oito horas de duração
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/609410
Questão 1293: CPCV UERR - Ag (CODESAIMA)/CODESAIMA/Inspeção/2017
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
A ilustração a seguir, constante da NR-36, corresponde a uma:
 
 
 a) centrífuga de rotor fixo;
 b) secadora industrial de carne;
 c) máquina de descourear;
 d) guilhotina rotativa;
 e) esteira transportadora.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/698131
Questão 1294: CPCV UERR - Tec (CODESAIMA)/CODESAIMA/Segurança do Trabalho/2017
Assunto: NR -36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
Marque a alternativa incorreta, a respeito das atividades desenvolvidas na indústria de abate e
processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano, de forma a garantir
permanentemente a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho. Para isso, os postos de
trabalho devem possuir:
 a) pisos com características antiderrapantes, obedecidas as características higiênico-sanitárias legais;
 b) sistema de escoamento de água e resíduos;
 c) áreas de trabalho e de circulação dimensionadas de forma a permitir a movimentação segura de
materiais e pessoas;
 d) proteção contra intempéries quando as atividades ocorrerem em área externa;
 e) limpeza e higienização eventuais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/698330
Questão 1295: CPCV UERR - Ag (CODESAIMA)/CODESAIMA/Inspeção/2017
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
Os trabalhadores de matadouros ou frigoríficos, expostos a agentes biológicos prejudiciais à saúde,
devem ser submetidos a treinamento que contemple, no mínimo:
 a) instrução sobre desinfecção de excrementos, vísceras e resíduos com hipoclorito de sódio;
 b) conhecimentos avançados de fisiologia animal;
 c) instruções de sobrevivência em caso de incidentes envolvendo produtos tóxicos;
 d) conhecimento de toda a cadeia produtiva da empresa;
 e) o uso adequado dos equipamentos de proteção individual - EPI.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/698124
Questão 1296: CPCV UERR - Ag (CODESAIMA)/CODESAIMA/Inspeção/2017
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
A NR-36 especifica que o estabelecimento deve possuir um Plano de Resposta às Emergências que
contemple ações específicas contra a ocorrência de vazamentos do agente químico:
 a) oxigênio;
 b) amônia;
 c) nitrogênio;
 d) dióxido de carbono;
 e) gás liquefeito de petróleo - GLP.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/698123
Questão 1297: CPCV UERR - Tec (CODESAIMA)/CODESAIMA/Segurança do Trabalho/2017
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
Qual é a norma regulamentadora que trata da segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e
processamento de carnes e derivados?
 a) NR 37
 b) NR 36
 c) NR 35
 d) NR 34
 e) NR 33
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/698329
Questão 1298: SEPLAG PMMC - Tec (M Claros)/Pref Montes Claros/Segurança do
Trabalho/2016
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
Norma Regulamentadora NR 36 (Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e
Processamento de Carnes e Derivados) descreve, em seu subitem 36.5.7, que, no levantamento,
manuseio e transporte individual de cargas, deve ser observado, além do disposto no item 17.2 da NR-17
(Ergonomia), os seguintes requisitos, EXCETO
 a) A estocagem dos materiais e produtos deve ser organizada em função dos pesos e da frequência
de manuseio, de maneira a não exigir manipulação constante de carga com pesos que possam
comprometer a segurança e a saúde do trabalhador.
 b) Devem ser adotadas medidas, sempre que tecnicamente possível, para que quaisquer materiais e
produtos a serem erguidos, retirados, armazenados ou carregados de forma frequente não estejam
localizados próximos ao solo ou acima dos ombros.
 c) Cargas e equipamentos devem ser posicionadas o mais próximo possível do trabalhador,
resguardando espaços suficientes para os pés, de maneira a facilitar o alcance, não atrapalhar os
movimentos ou ocasionar outros riscos.
 d) É vedado o levantamento não eventual de cargas quando a distância de alcance horizontal da
pega for superior a 40 cm em relação ao corpo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/843961
Questão 1299: CCON UFSM - Tec (UFSM)/UFSM/Segurança do Trabalho/2016
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
Leia o trecho abaixo e assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas que se seguem:
 
Muitas atividades industriais necessitam de sistemas de refrigeração, principalmente a indústria
alimentícia em geral, os frigoríficos, a indústria de pescado, as fábricas de gelo, os laticínios e a indústria
de bebidas. O gás refrigerante mais utilizado é a amônia, que em caso de vazamento pode trazer graves
riscos à saúde e à segurança, com trágicas consequências. Nesse caso, a NR 36 apresenta como medida
de prevenção coletiva a ser adotada, quando da utilização da amônia, a instalação de painel de controle
do sistema de refrigeração, entre outras medidas.
 
Nesse caso, considerando a NR 36, em caso de vazamento de amônia, o painel de controle do sistema de
refrigeração deve, no mínimo
 
( ) acionar automaticamente o sistema de alarme.
( ) acionar o sistema de controle e eliminação de amônia.
( ) indicar quais medidas devem ser tomadas.
 
A sequência correta é
 a) V ‒ F ‒ V.
 b) V ‒ V ‒ F.
 c) F ‒ V ‒ V.
 d) V ‒ F ‒ F.
 e) F ‒ F ‒ V.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1619708
Questão 1300: FUNDEP - Téc Serv Pú (Uberaba/Pref Uberaba/Técnico de Segurança do
Trabalho/2016
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
O manuseio de animais ou produtos não deve propiciar o uso de força muscular excessiva por parte dos
trabalhadores, devendo ser atendidos, no mínimo, os seguintes requisitos:
I. As caixas e outros continentes utilizados para depósito de produtos devem estar localizados de
modo a facilitar a pega e não propiciar a adoção excessiva e continuada de torção e inclinações do
tronco, elevação e / ou extensão dos braços e ombros.
 
II. Os elementos a serem manipulados devem estar dispostos dentro da área de alcance principal
para o trabalhador, tanto para a posição sentada como em pé.
III. Altura das esteiras ou de outro mecanismo utilizado para depósito de produtos e de partes dos
produtos manuseados deve ser dimensionada de maneira a não propiciar extensões e / ou elevações
excessivas dos braços e ombros.
Estão CORRETOS os requisitos:
 a) I e II, apenas.
 b) I e III, apenas.
 c) II e III, apenas.
 d) I, II e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/332699
Questão 1301: SEPLAG PMMC - Eng (M Claros)/Pref Montes Claros/Segurança do
Trabalho/2016
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
A Norma Regulamentadora NR 36 (Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e
Processamento de Carnes e Derivados) descreve, em seu subitem 36.12.8, que, sendo constatados a
ocorrência ou o agravamento de doenças ocupacionais, por meio de exames médicos que incluam os
definidos na NR-7, ou sendo verificadas alterações que revelem qualquer tipo de disfunção de órgão ou
sistema biológico, por meio dos exames médicos constantes nos quadros I e II, do item 7.4.2.3 da NR-7,
mesmo sem sintomatologia, caberá ao Médico coordenador ou encarregado, EXCETO
 a) Indicar, quando necessário, o afastamento do trabalhador da exposição ao risco ou do trabalho.
 b) Encaminhar o trabalhador à Previdência Social para estabelecimento de nexo causal, avaliação de
incapacidade e definição da conduta previdenciária em relação ao trabalho.
 c) Encaminhar o trabalhador ao sindicado para a devida emissão da CAT.
 d) Adotar as medidas de controle no ambiente de trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/843854
Questão 1302: CEBRASPE (CESPE) - AJ TRT8/TRT 8/Apoio Especializado/Medicina do
Trabalho/2016
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
A NR n.º 36 do Ministério do Trabalho e Emprego refere-se a
 a) condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção e reparação naval.
 b) segurançae saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados.
 c) trabalho em altura.
 d) segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados.
 e) segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/336889
Questão 1303: FCC - AJ TRT23/TRT 23/Apoio Especializado/Medicina do Trabalho/2016
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
Com relação aos dispostos na Norma Regulamentadora 36 que versa sobre “Segurança e saúde no
trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados”,
 a) fica a critério do empregador disponibilizar sistema para aquecimento das mãos quando houver
atividades manuais em contato com produtos frios.
 b) considera-se artificialmente frio, o que for inferior, na primeira, segunda e terceira zonas climáticas
a 20 °C, conforme IBGE.
 c) será assegurado vinte minutos de repouso a cada hora de trabalho contínuo em ambientes
artificialmente frios.
 d) nas atividades com exposição ao frio devem ser fornecidas meias limpas e higienizadas
diariamente.
 e) não é necessário pausa para os trabalhadores que movimentam mercadorias do ambiente quente
ou normal para o frio e vice-versa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/338164
Questão 1304: FUNDEP - Téc Serv Pú (Uberaba/Pref Uberaba/Técnico de Segurança do
Trabalho/2016
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
A NR-36 determina que no levantamento, manuseio e transporte individual de cargas deve ser
observado, além do disposto no item 17.2 da NR-17 (Ergonomia), que “é vedado o levantamento não
eventual de cargas quando a distância de alcance horizontal da pega for superior a _______________
em relação ao corpo”.
Assinale a alternativa que completa a lacuna do enunciado corretamente.
 a) 60 cm
 b) 65 cm
 c) 70 cm
 d) 75 cm
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/332709
Questão 1305: FCC - AJ TRT3/TRT 3/Apoio Especializado/Engenharia de Segurança do
Trabalho/2015
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
As câmaras frias e similares, nos supermercados, são destinadas à conservação, armazenamento e
congelamento de produtos, à uma temperatura de −18 °C, adequada para carnes, sorvetes, gelo, peixes,
polpa de frutas etc. Um auxiliar de estocagem, adequadamente vestido para a exposição ao frio, precisa
abastecer uma geladeira de hambúrgueres. Dentro da câmara fria, ele leva em média 3,0 minutos por
caixa contendo 12 cartuchos de 700 gramas, cada; para colocar na empilhadeira manual tipo monta
carga e depois fora da câmara fria, com a carga completa, ele descarrega todas as caixas de
hambúrgueres na seção de congelados do supermercado, levando um total de 4 horas para
movimentação dessa mercadoria do ambiente frio para o quente ou normal e vice-versa. De acordo com
artigo 253 da CLT, o peso total das caixas de hambúrgueres que o funcionário deverá abastecer a
empilhadeira manual de uma única vez para este ciclo de execução e não ultrapassando o limite de
tolerância dentro da câmara fria será, em kg, de
 a) 560.
 b) 336.
 c) 353.
 d) 420.
 e) 672.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/294196
Questão 1306: CAIPIMES - Tec (Pref Botucatu)/Pref Botucatu/Segurança do
Trabalho/2014
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
Complete a lacuna abaixo assinalando a alternativa correta.
A NR-36 – Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e
Derivados estabelece em seu item 36.5.7.1 “É vedado o levantamento não eventual de cargas quando a
distância de alcance horizontal da pega ____________________ em relação ao corpo”.
 a) for inferior a 60 cm
 b) for inferior a 50 cm
 c) for superior a 60 cm
 d) for superior a 50 cm
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1216265
Questão 1307: Instituto AOCP - Tec (EBSERH HU-UFS)/EBSERH HU-UFS/Segurança do
Trabalho/2014
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
A NR-36 estabelece requisitos mínimos para a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes
nas atividades desenvolvidas
 a) na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura.
 b) na Indústria da Construção e Reparação Naval.
 c) no Trabalho Aquaviário.
 d) em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e derivados.
 e) em Estabelecimentos de Saúde.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1425555
Questão 1308: UFMT - PEBTT (IF MT)/IF MT/Segurança do Trabalho/2014
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
Sobre a organização temporal do trabalho estabelecida na NR-36, marque V para as afirmativas
verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) Para os trabalhadores que exercem suas atividades em ambientes artificialmente frios e para os
que movimentam mercadorias do ambiente quente ou normal para o frio e vice-versa, depois de 1
hora e 40 minutos de trabalho contínuo, será assegurado um período mínimo de 20 minutos de
repouso.
 
( ) Para os trabalhadores que desenvolvem atividades exercidas diretamente no processo produtivo
com jornada de trabalho de até 6 horas, serão asseguradas pausas psicofisiológicas distribuídas, de
15 minutos.
 
( ) A distribuição das pausas deve ser de maneira a não incidir na primeira hora de trabalho,
contíguo ao intervalo de refeição e no final da última hora da jornada.
 
( ) Para que se possa propiciar a recuperação psicofisiológica dos trabalhadores, a introdução de
pausas não deve ser acompanhada do aumento da cadência individual.
 
Assinale a sequência correta.
 a) F, F, V, V
 b) V, F, F, F
 c) V, V, F, V
 d) V, F, V, V
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1098373
Questão 1309: COMPERVE (UFRN) - Tec (UFRN)/UFRN/Segurança do Trabalho/2014
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
Em abatedouros e em locais de processamento de carnes e derivados, devem ser adotadas medidas
preventivas individuais e coletivas – técnicas, organizacionais e administrativas –para propiciar conforto
térmico aos trabalhadores expostos a ambientes artificialmente refrigerados e ao calor excessivo. Nesse
sentido e com base na NR 36 – Segurança e Saúde no Trabalho em empresas de abate e processamento
de carnes e derivados, entre as medidas de prevenção a serem adotadas, com relação a conforto
térmico, incluem-se:
 a) manutenção anual dos equipamentos e uso de medidas de proteção coletiva compatível com a
temperatura do local com a atividade desenvolvida.
 b) controle da temperatura, da velocidade do ar e de ruído, além de acesso fácil e irrestrito a algum
líquido quente.
 c) manutenção constante dos equipamentos e acesso fácil e irrestrito a água fresca.
 d) acesso dos funcionários somente com Permissão de Trabalho e manutenção periódica anual dos
equipamentos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1793964
Questão 1310: UFMT - Tec (UFT)/UFT/Segurança do Trabalho/2014
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
Em 19/04/2013, foi publicada a mais recente norma regulamentadora denominada NR36 – Segurança e
saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados. Sobre as normativas
estabelecidas nessa NR, é correto afirmar:
 a) É proibido o fornecimento de lanches durante a fruição das pausas de trabalho, sendo estas
apenas para restabelecimento psicológico do trabalhador.
 b) Nos estabelecimentos que adotam o sistema de pausas, somente devem ser permitidas as saídas
dos postos de trabalho para satisfação das necessidades fisiológicas dos trabalhadores nos horários de
fruição das pausas, tendo em vistaa interrupção da linha de produção gerada pela ausência de um
trabalhador.
 c) O tempo de fruição das pausas não deve ser computado como trabalho efetivo.
 d) A participação em quaisquer modalidades de atividade física, quando ofertada pela empresa, pode
ser realizada apenas em um dos intervalos destinados a pausas, não sendo obrigatória a participação do
trabalhador, e a sua recusa em praticá-la não é passível de punição.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1687728
Questão 1311: CCON UFSM - Eng (UFSM)/UFSM/Segurança do Trabalho/2013
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
De acordo com a NR 36 - Segurança e Saúde no trabalho em Empresas de Abate e Processamento de
Carnes e Derivados, nas atividades em que as mãos dos trabalhadores ficam totalmente molhadas e não
seja possível a utilização de luvas em razão da geração de riscos adicionais, qual a medida de controle
que deve ser adotada?
 a) Deve ser efetuado o rodízio com outras tarefas.
 b) Realização de exames médicos trimestrais no(s) trabalhador(es) envolvido(s).
 c) Deve ser eliminada a tarefa.
 d) Somente um trabalhador específico deve realizar a tarefa.
 e) Realização de exames médicos mensais no(s) trabalhador(es) envolvido(s).
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1621327
Questão 1312: FUNRIO - Ana (INSS)/INSS/Engenharia de Segurança do Trabalho/2013
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
A Portaria 555, de 18 de abril de 2013, trata os requisitos mínimos para a avaliação, controle e
monitoramento dos riscos existentes nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento
de carnes e derivados destinados ao consumo humano, de forma a garantir permanentemente a
segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho. A partir do que trata a NR 36, analise as
afirmativas abaixo:
I. As câmaras frias cuja temperatura for igual ou inferior a -18º C devem possuir indicação do tempo
máximo de permanência no local.
II. É possível improvisar a adequação do posto de trabalho ao trabalhador com materiais que sejam
considerados seguros.
III. É vedado o levantamento não eventual de cargas quando a distância de alcance horizontal da
pega for de até 60 cm em relação ao corpo.
IV. Devem ser consideradas as sugestões dos trabalhadores na escolha das ferramentas e
equipamentos manuais.
Desses quatro itens, constam da NR 36
 a) os quatro.
 b) apenas os dois primeiros.
 c) apenas o primeiro e o último.
 d) apenas o segundo e o último.
 e) apenas o terceiro.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/152588
Questão 1313: CCON UFSM - Eng (UFSM)/UFSM/Segurança do Trabalho/2013
Assunto: NR - 36 (Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados)
A NR 36 determina que, para os trabalhadores com jornada de trabalho de até 6 horas que desenvolvem
atividades exercidas diretamente no processo produtivo (desde a recepção até a expedição) em que são
exigidas repetitividade e/ou sobrecarga muscular estática ou dinâmica no pescoço, ombros, dorso e
membros superiores e inferiores, devem ser asseguradas pausas psicofisiológicas distribuídas, no
mínimo, de
 a) 15 minutos.
 b) 20 minutos.
 c) 30 minutos.
 d) 45 minutos.
 e) 60 minutos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1621338
Questão 1314: Instituto AOCP - Of Sau (PM GO)/PM GO/Médico/Médico do Trabalho
(Perícia Médica)/2022
Assunto: NR - 37 (Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo)
A Norma Regulamentadora (NR) que visa à segurança e saúde dos trabalhadores em plataformas de
petróleo é a
 a) NR-35.
 b) NR-36.
 c) NR-37.
 d) NR-38.
 e) NR-39.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2129256
Questão 1315: CESGRANRIO - PNS (ELETRONUCLEAR)/ELETRONUCLEAR/Engenharia
Ambiental/2022
Assunto: Tópicos Mesclados de Normas Regulamentadoras (NRs)
Embora a nova NR 01 disponha sobre a exigência acerca de plano de gestão de riscos, as atribuições
para ações de emergência são ainda legisladas na NR 04, como uma das atribuições dos integrantes do
SESMT. As ações de controle à emergência são ainda tratadas em normas como a ISO 14001, e ISO
45001, entre outras.
 
Em um plano de gestão de riscos, as ações de emergência são
 a) destinadas a informar stakeholders.
 b) necessárias para o retorno à normalidade.
 c) faltantes para o retorno à normalidade.
 d) seguros contratados para mitigar danos financeiros.
 e) salvaguardas implementadas para evitar a ocorrência de acidentes.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2044803
Questão 1316: CETREDE - Tec (UFC)/UFC/Laboratório/Edificações/2022
Assunto: Tópicos Mesclados de Normas Regulamentadoras (NRs)
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Governo Federal Brasileiro, dispõe uma série de Normas
Regulamentadoras (NRs), especificamente trinta e três, que discorrem sobre as condições de segurança
e saúde no trabalho em diversas áreas.
 
Marque a alternativa correta em relação a essas normas.
 a) A NR 6 regulamenta a execução do trabalho, considerando as atividades, instalações ou
equipamentos empregados, sem estarem condicionadas a setores ou atividades econômicos específicos.
 b) A NR 8 regulamenta a execução do trabalho com uso de Equipamentos de Proteção Individual
(EPI), sem estar condicionada a setores ou atividades econômicas específicas.
 c) A NR 9 estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que
objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos,
nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.
 d) A NR 12 estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas
fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1923905
Questão 1317: CEBRASPE (CESPE) - Per Cri (POLITEC RO)/POLITEC RO/Engenharia
Elétrica ou Eletrônica/2022
Assunto: Tópicos Mesclados de Normas Regulamentadoras (NRs)
A NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade visa estabelecer os(as)
 a) disposições gerais, o campo de aplicação, os termos e as definições comuns às normas
regulamentadoras relativas à segurança e saúde no trabalho e as diretrizes e os requisitos para o
gerenciamento de riscos ocupacionais e as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho.
 b) parâmetros e os requisitos da comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) para a prevenção
de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o
trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador.
 c) requisitos e as condições mínimas para a implementação de medidas de controle e sistemas
preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente,
interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
 d) requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de
acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e
manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.
 e) diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características
psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho
eficiente no trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2118782
Questão 1318: SELECON - ADTND (AMAZUL)/AMAZUL/Analista de Recursos Humanos 40
Horas/2022
Assunto: Tópicos Mesclados de Normas Regulamentadoras (NRs)
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que os trabalhadores dispõem
para tratar da prevenção de acidentesdo trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os
aspectos que afetam sua saúde e segurança. A norma regulamentadora correspondente, aprovada pela
Portaria 3.214, do Ministério do Trabalho e Emprego, é a:
 a) NR3
 b) NR5
 c) NR8
 d) NR9
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2046608
Questão 1319: CEPS UFPA - Eng (UFPA)/UFPA/Eletricista/2022
Assunto: Tópicos Mesclados de Normas Regulamentadoras (NRs)
A NR-10, no seu item 10.14.2, explicita que “As empresas devem promover ações de controle de riscos
originados por outrem em suas instalações elétricas e oferecer, de imediato, quando cabível, denúncia
aos órgãos competentes.” Na ocorrência do acidente de trabalho, o empregado deve levar o fato ao
conhecimento da empresa que, por sua vez, deve comunicar o fato à Previdência Social. Portanto,
incidentes e acidentes de trabalho produzem documentos, muitos destes na forma de relatórios e
comunicações. A respeito destes documentos, é correto afirmar que
 a) Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT) é o documento em que o empregado leva ao
empregador o conhecimento da ocorrência de acidente de trabalho.
 b) a empresa deverá comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social, em 72 horas da
ocorrência e, em caso de morte, em 24 horas, à autoridade competente, sob pena de multa.
 c) o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) deverá
elaborar relatório de investigação de acidente, que deverá ser analisado pela Comissão Interna de
Prevenção de Acidentes (CIPA) e assinado pela empresa, que, por sua vez, deve propor medidas para
evitar futuros acidentes em situações semelhantes.
 d) a empresa na qual ocorreu um acidente deve dar conhecimento aos empregados sobre as
circunstâncias que contribuíram para o evento danoso, sobre o estado de saúde das vítimas e sobre as
medidas adotadas pela empresa para evitar futuros acidentes de mesma natureza.
 e) documentos e processos podem ser gerados em âmbito judicial e, no caso de dolo (decorrente de
negligência, imprudência ou imperícia) ou no caso de culpa (ação ou omissão involuntária), poderão
produzir processo de responsabilidade civil.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2105617
Questão 1320: IBFC - Eng (EBSERH UNIFAP)/EBSERH HU-UNIFAP/Civil/2022
Assunto: Tópicos Mesclados de Normas Regulamentadoras (NRs)
Assinale a alternativa que apresenta qual legislação deve verificada e seguida quando o assunto é
segurança dos trabalhadores.
 a) Normas regulamentadoras do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
 b) Legislação específica de cada estado da federação.
 c) Legislação específica de cada município.
 d) Acordos coletivos entre sindicatos de funcionários e patronais.
 e) ABNT.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2059069
Questão 1321: FGV - ES (SEMSA Manaus)/Pref Manaus/Engenheiro de Segurança do
Trabalho/2022
Assunto: Tópicos Mesclados de Normas Regulamentadoras (NRs)
As várias normas regulamentadoras (NR), relativas à segurança e medicina do trabalho, são de
observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração
direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados
regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho.
 
Desse modo, relacione as NR apresentadas a seguir a suas respectivas áreas de atuação.
1. NR-8
( ) Segurança em
instalações e serviços de
eletricidade.
2. NR-10 ( ) Edificações.
3. NR-23 ( ) Proteção contraincêndios.
4. NR-28. ( ) Fiscalização epenalidades.
A ordem correta, de cima para baixo, é:
 a) 1-2-3-4.
 b) 1-2-4-3.
 c) 2-1-4-3.
 d) 2-1-3-4.
 e) 3-1-2-4.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2071206
Questão 1322: CEPERJ - TecGes Admin (ALEMA)/ALEMA/Engenheiro de Segurança do
Trabalho/2022
Assunto: Tópicos Mesclados de Normas Regulamentadoras (NRs)
O evento descrito na canção de Chico Buarque refere-se a um acidente ocorrido devido à queda com
diferença de nível. As medidas de prevenção previstas nas NR 1 e NR 35 que poderiam ser tomadas para
evitar tal fatalidade são:
 a) consultar os trabalhadores, implementar medidas de prevenção de acordo com a hierarquia:
medidas administrativas, eliminação do risco, proteção coletiva e uso dos EPIs, além de dimensionar o
SPQI de acordo com a análise de risco.
 b) consultar os trabalhadores; implementar medidas de prevenção de acordo com a hierarquia:
eliminação do risco, proteção coletiva, medidas administrativas e uso de EPIs, além de dimensionar o
SPQI como retenção de queda e o equipamento de proteção individual com cinturão de segurança tipo
paraquedista.
 c) definir as medidas de prevenção de acordo com a hierarquia: uso dos EPI, proteção coletiva e
medidas administrativas, além de dimensionar o SPQI de acordo com a análise de risco.
 d) definir as medidas de prevenção de acordo com a hierarquia: medidas administrativas, proteção
coletiva, uso dos EPIs, além de dimensionar o SPQI como retenção de queda e o equipamento de
proteção individual com cinturão de segurança tipo paraquedista.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2122376
Questão 1323: IDECAN - Per Crim (PEFOCE)/PEFOCE/Engenharia Civil/2021
Assunto: Tópicos Mesclados de Normas Regulamentadoras (NRs)
A Portaria Ministerial 3.214, de 8 de junho de 1978, aprova as Normas Regulamentadoras- NR do
Capítulo V, Título II, da CLT, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho. O quadro abaixo apresenta
algumas NRs e os seus títulos. Estabeleça a correspondência entre as colunas I e II, a respeito da
higiene e segurança do trabalho.
 
Coluna I Coluna II
1 – NR-4 A – Riscos Ambientais
2 – NR-5 B – Atividades e Operações Insalubres
3 – NR-6 C – Equipamento de Proteção Individual
4 – NR-9 D – SESMT
5 – NR-15 E – Cipa
Assinale a alternativa que apresente a correspondência correta.
 a) 1E – 2D – 3C – 4B – 5A
 b) 1D – 2E – 3C – 4A – 5B
 c) 1A – 2D – 3B – 4C – 5E
 d) 1D – 2C – 3A – 4B – 5E
 e) 1B – 2A – 3C – 4E – 5D
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1693178
Questão 1324: FAPEC - Tec (UFMS)/UFMS/Biologia, Física e Química/Laboratório/2020
Assunto: Tópicos Mesclados de Normas Regulamentadoras (NRs)
Os agentes físicos considerados insalubres estão elencados na Norma Regulamentadora nº 15. São
exemplos deles:
 a) Ruído, Calor, Vibrações, Frio e Umidade.
 b) Radiações Ionizantes, Inflamáveis e Tóxicos.
 c) Revogado, Pressões Anormais e Corrosivos
 d) Radiações não Ionizantes, Calor e Inflamáveis.
 e) Ruído, Calor, Vibrações, Frio e Tóxicos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1230575
Questão 1325: VUNESP - Fisc PEU (Pref SJC)/Pref SJC/2019
Assunto: Tópicos Mesclados de Normas Regulamentadoras (NRs)
Uma atividade urbana do setor de comércio e serviços deverá, por suas características, implantar um
programa visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação,
reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que
venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração, ainda, a proteção do meio ambiente e
dos recursos naturais.
 
Essa definição corresponde, nos termos das normas aplicáveis, especificamente a um Programa de
 a) Controle dos Riscos de Trabalho –PCRT.
 b) Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.
 c) Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.
 d) Condições e Meio Ambiente de Trabalho – PCMAT.
 e) Recuperação de Ambientes Degradados – PRAD.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1299629
Questão 1326: IDECAN - Tec (Pref Apiacá)/Pref Apiacá/Segurança do Trabalho/2016
Assunto: Tópicos Mesclados de Normas Regulamentadoras (NRs)
As Normas Regulamentadorasrelativas à segurança e saúde do trabalho são de observância obrigatória
pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração, assim como pelos órgãos
dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela CLT. Nesse contexto, analise
as afirmativas a seguir.
 
I. De acordo com a NR 8, os pisos dos locais de trabalho onde se instalam máquinas e equipamentos
e das áreas de circulação devem ser nivelados e resistentes às cargas a que estão sujeitos.
 
II. Como disposto na NR 12, os comandos de partida ou acionamento das máquinas devem possuir
dispositivos que impeçam seu funcionamento automático ao serem energizadas.
 
III. Em conformidade com a NR 12, considera-se proteção o elemento especificamente utilizado
para prover segurança por meio de barreira física, podendo ser “proteção fixa”, que deve ser mantida
em sua posição de maneira permanente ou por meio de elementos de fixação que só permitam sua
remoção ou abertura com o uso de ferramentas ou “proteção móvel”, que pode ser aberta sem o uso
de ferramentas, geralmente ligada por elementos mecânicos à estrutura da máquina ou a um
elemento fixo próximo, e deve se associar a dispositivos de intertravamento.
 
IV. De acordo com a NR 16, no caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, será
apenas considerado o de grau mais elevado, para efeito de acréscimo salarial, sendo vedada a
percepção cumulativa.
 
V. Conforme disposto na NR 26, as cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os
equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de
líquidos e gases e advertir contra riscos devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais.
 
VI. O PPRA deve ser reavaliado uma vez ao ano e sempre que se produza uma mudança nas
condições de trabalho, que possa alterar a exposição aos agentes biológicos e ainda quando a
análise dos acidentes e incidentes assim o determinar.
 
VII. De acordo com a NR 32, em caso de exposição acidental ou incidental, medidas de proteção
devem ser adotadas imediatamente, mesmo que não previstas no PPRA.
 
VIII. Em conformidade com a NR 32, os dosímetros individuais devem ser obtidos, calibrados e
avaliados exclusivamente em laboratórios de monitoração individual acreditados pelo INMETRO.
 
IX. De acordo com a NR 33, os procedimentos de entrada em espaços confinados devem ser
revistos quando da ocorrência de solicitação do SESMT ou da CIPA.
 
X. Conforme disposto na NR 35, o empregador deve realizar treinamento periódico semestral e
sempre que ocorrer retorno de afastamento ao trabalho por período superior a sessenta dias.
 
Estão INCORRETAS apenas as afirmativas
 a) I, III, IV e X.
 b) I, IV, VIII e X.
 c) II, IV, VII e IX.
 d) II, V, VII e VIII.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1101801
Questão 1327: IDECAN - Qui (UNILAB)/UNILAB/2022
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
As medidas de segurança são fundamentais para o bom andamento do ambiente de trabalho livre de
acidentes. O uso dos equipamentos de proteção individual, EPIs, e dos equipamentos de proteção
coletivas, EPCs, fazem parte de um conjunto de medidas para garantir a segurança. A respeito do uso
dos EPIs e EPCs, assinale a afirmativa incorreta.
 a) A norma NR6 garante o direito ao uso de EPIs no caso de não haver EPCs.
 b) Máscara, luvas, avental e sapatos fechados são exemplos de EPIs.
 c) Chuveiros, extintor de incêndio, piso antiderrapante e capela são exemplos de EPCs.
 d) A FISPQ do material a ser manipulado deve ser levado em conta na escolha dos EPIs.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2150800
Questão 1328: SELECON - Ana (São Gonçalo)/Pref São Gonçalo/Engenharia de
Tráfego/2022
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Dentre as alternativas abaixo, a única que NÃO corresponde a um EPC é:
 a) rede de proteção
 b) corrimão
 c) cinto de segurança
 d) cone
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1915268
Questão 1329: IASP - Aux LC (CM Mesquita)/CM Mesquita/2020
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Equipamento de proteção coletiva usado para prevenção de acidentes no local de trabalho:
 a) capacete
 b) botas de borracha
 c) extintor de incêndio
 d) placa sinalizadora de risco
 e) avental antichamas
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1180969
Questão 1330: COVEST-COPSET - Tec (UFPE)/UFPE/Químico/Laboratório/2019
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
A gestão de segurança em laboratório e o planejamento para prevenção de acidentes incluem a
disponibilidade e uso efetivo dos equipamentos de proteção coletivos e individuais. Os equipamentos
citados abaixo são todos exemplos de EPI’s, exceto:
 a) luvas de borracha.
 b) extintor de incêndio.
 c) avental impermeável.
 d) óculos de segurança.
 e) máscara semifacial com filtro.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1139055
Questão 1331: CSEP IFPI - Tec Lab (IF PI)/IF PI/Biologia/2019
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) devem ser encarados como uma necessidade prioritária
em qualquer ambiente de trabalho, incluindo o de laboratório. Isso porque o seu uso minimiza os riscos e
evita acidentes aos trabalhadores e também às demais pessoas presentes no ambiente em questão.
Acerca disso, aponte a alternativa que enumera apenas exemplos de EPCs característicos do ambiente de
laboratório: 
 a) autodave; cabines de segurança biológica; extintores de incêndio; lava-olhos; chuveiro de
emergência; saída de emergência.
 b) exaustores; kit de primeiros socorros; capelas de exaustão e de segurança química; máscaras;
coletores de resíduos; sinalizadores de segurança (placas e cartazes de advertência).
 c) autodave; cabines de segurança biológica; extintores de incêndio; luvas; coletores de resíduos;
sinalizadores de segurança (placas e cartazes de advertência).
 d) exaustores; kit de primeiros socorros; capelas de exaustão e de segurança química; óculos de
proteção; chuveiro de emergência; saída de emergência.
 e) caixas de perfurocortantes; pipetadores; anteparos para microscópio de fluorescência; autoclave;
protetor auricular; chuveiro de emergência. 
 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1116489
Questão 1332: VUNESP - TST (Pref Olímpia)/Pref Olímpia/2019
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Existem muitos riscos mecânicos criados pelas partes móveis dos diferentes tipos de máquinas,
configurando vasto campo para a aplicação de sistemas de proteção coletiva. A respeito, é correto
afirmar que
 a) há três tipos principais de pontos entrantes, que são: criados por partes com eixos paralelos que
giram em direções opostas; gerados entre partes móveis girantes e tangenciantes e aqueles existentes
entre partes giratórias e partes fixas.
 b) a ação mecânica de cisalhamento ocorre envolvendo movimentos giratórios, alternados e
transversais, sendo exemplos de máquinas com ação de cisalhamento perigosa as serras de fita, serras
circulares, fresadoras, plainas e furadeiras.
 c) no método de segurança com dispositivos, a aplicação do capacitor de radiofrequência tem a
vantagem de proteger operador e demais trabalhadores contra falhas mecânicas das máquinas, mas tira
a liberdade de movimento do operador.
 d) na ação mecânica de corte, ocorre a aplicação de uma força em uma lâmina ou faca visando
aparar ou tosquiar metal ou outros materiais, sendo exemplos as guilhotinas, tesouras mecânicas,
motorizadas, tesouras hidráulicas e pneumáticas.
 e) o uso de controle bimanual assegura uma barreira virtual entre as mãos do operador e a zona de
risco e, por conta disso, não requer máquina de ciclo parcial com freio, sendo recomendada para
máquinas como a prensamecânica com chaveta.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/929481
Questão 1333: COVEST-COPSET - Quim (UFPE)/UFPE/2019
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
EPC’s e EPI’s são equipamentos utilizados para proteção coletiva e individual de pessoas que realizam
determinada tarefa ou atividade. Indique a alternativa em que todos os equipamentos citados são
exemplos de EPC’s.
 a) Sinalizador de segurança, extintor de incêndio e lava-olhos.
 b) Chuveiro de segurança, exaustor e luvas de borracha.
 c) Kit de primeiros socorros, óculos de proteção e piso antiderrapante.
 d) Avental impermeável, protetor auricular e capacete.
 e) Máscara facial, fechamento de vidro na capela e glove box.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1136781
Questão 1334: VUNESP - Tec (Pref Valinhos)/Pref Valinhos/Segurança do
Trabalho/GP/2019
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
No projeto de máquinas e equipamentos, em que a ação mecânica cumpre papel fundamental na
produção, não é raro não terem sido considerados os riscos gerados em sua utilização. Assim, configura-
se importante campo de aplicação para os equipamentos de proteção coletiva, sendo que
 a) na proteção do disco de corte da serra circular, a grande dificuldade reside na necessidade de
ajuste manual da posição da coifa de proteção toda vez que varia a espessura da madeira em
processamento.
 b) a barra ou vareta de desengate, cuja ação é apropriada como mecanismo de parada de
emergência, tem a vantagem da simplicidade do uso e apresenta algumas limitações como o fato de
todos os controles terem que ser acionados manualmente.
 c) no uso do método de arraste, assim que a máquina começa o ciclo, as mãos do operador são
puxadas para fora da zona de risco, caracterizando método que prescinde de quaisquer ajustes na
mudança de operador e não requer supervisão.
 d) no uso do capacitor de radiofrequência, a máquina não dá partida quando o campo capacitor é
interrompido e tem-se algumas vantagens como não demandar ajustes e adequar-se às máquinas que
não podem parar antes de completar o ciclo.
 e) no uso da célula elétrica, ao acessar a zona de risco, interrompe-se o feixe de luz, acionando
imediatamente o sistema de freio, de forma que o método protege contra falhas mecânicas da máquina,
não sendo limitado àquelas máquinas que podem parar antes de completar o ciclo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/956761
Questão 1335: VUNESP - Tec (Pref Cerquilho)/Pref Cerquilho/Segurança do Trabalho/2019
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Existem muitos riscos mecânicos criados pelas partes móveis dos diferentes tipos de máquinas e as
medidas de proteção coletiva são aquelas mais adequadas para prevenir o contato do trabalhador com as
partes móveis perigosas. Dessa maneira,
 a) identificam-se quatro tipos gerais de barreiras ou anteparos que previnam o acesso às áreas de
risco, que são as barreiras ou proteções fixas; as barreiras ou proteções interligadas ou de
intertravamento; a proteção ajustável e as barreiras ou proteções auto-ajustáveis.
 b) a proteção ou barreira fixa tem a propriedade de assegurar uma proteção efetiva, mas tem uma
série de desvantagens, como a dificuldade de concepção no projeto da máquina e não ser adaptável a
diferentes aplicações.
 c) a proteção auto-ajustável tem a característica de mover-se de acordo com o tamanho do material
que entra na zona de risco e as vantagens de não interferir na visibilidade e não demandar ajustes ou
manutenção com frequência.
 d) o controle bimanual demanda o uso concorrente das duas mãos no acionamento, prevenindo o
acesso do operador à zona de risco, sendo método especialmente dirigido para máquinas como a prensa
mecânica excêntrica com acionamento por chaveta.
 e) a adoção da proteção ou barreira interligada assegura proteção máxima ao operador, permite
acesso à máquina para remoção de obstáculos sem perda de tempo e não exigem ajustes ou
manutenção frequentes, sendo de difícil burla.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1022575
Questão 1336: COVEST-COPSET - Tec (UFPE)/UFPE/Biologia/Laboratório/2019
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Entre as opções abaixo, não é considerado um Equipamento de Proteção Coletiva:
 a) o lava-olhos.
 b) chuveiro de emergência.
 c) extintor de incêndio.
 d) máscara.
 e) guarda-corpos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1138290
Questão 1337: COPEVE UFMG - Tec (UFMG)/UFMG/Alimentos e Laticínios/2019
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
São considerados equipamentos de proteção coletiva (EPCs):
 a) Extintor de incêndio, jaleco e máscara.
 b) Máscara, cabine de segurança biológica e luvas de látex.
 c) Chuveiro de emergência, lava-olhos e autoclave.
 d) Lava-olhos, touca e protetor facial.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/909907
Questão 1338: IBADE - TAE (IF RO)/IF RO/Técnico de Laboratório Química/2019
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Sobre Normas de Segurança em Laboratório visando a proteção tanto coletiva quanto individual, julgue
os itens abaixo.
 
I. O uso de óculos de segurança é facultativo em todos os casos uma vez que não se trata de um
equipamento de proteção individual.
 
II. Ácidos inorgânicos concentrados, por exemplo, devem sempre ser manipulados na capela de
exaustão.
 
III. O jaleco ou guarda-pó deve atingir o nível dos joelhos e ser confeccionado de tecidos não
inflamáveis.
 
IV. Em caso de incêndio, em instalações elétricas, o extintor indicado é o modelo a base de água.
 
Os itens corretos são:
 a) II e III.
 b) I e II.
 c) III e IV.
 d) I e IV.
 e) II e IV.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1008931
Questão 1339: IDECAN - PEBTT (IF PB)/IF PB/Segurança do Trabalho/2019
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Equipamentos de Proteção Coletiva, EPC, protegem a duas ou mais pessoas num determinado ambiente.
Assinale a alternativa que não indica EPC.
 a) Lava-olhos e extintores
 b) Chuveiro de emergência e hidrantes
 c) Luminária de emergência e capela
 d) Detector de fumaça e cones
 e) Parede baritada e Talabarte
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1047411
Questão 1340: SELECON - Téc MI (Pref Cuiabá)/Pref Cuiabá/Serviços Gerais/2019
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Três focos básicos de medidas de proteção no trabalho são adotados para garantir a segurança e a saúde
do trabalhador, sendo eles: o foco de medidas coletivas relacionadas ao ambiente de trabalho, o foco de
medidas individuais relacionadas à integridade física de cada trabalhador e o foco de higiene e medicina
relacionados aos riscos de saúde coletiva e individual.
 
Os extintores de incêndio são equipamentos preventivos destinados ao foco de medidas de proteção:
 a) individual
 b) coletiva
 c) higiênica
 d) medicinal
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1060742
Questão 1341: VUNESP - Eng (Pref Valinhos)/Pref Valinhos/Segurança do
Trabalho/GP/2019
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Há vários riscos de acidentes criados pelas partes móveis das máquinas e equipamentos em operação. A
proteção de máquinas constitui exemplo de proteção coletiva, dispondo de vários métodos possíveis de
aplicação, sendo correto que,
 a) na utilização de extração semiautomática após processamento do material, as vantagens estão em
poder prescindir de outras proteções para o operador e na adaptabilidade da proteção em face de
variações no material a ser trabalhado.
 b) na alimentação semiautomática têm-se as vantagens de raramente demandar manutenção, a
elevada capacidade deadaptação às variações da matéria-prima, mas apresenta a desvantagem de
eventualmente provocar o ingresso das mãos do operador na zona de risco.
 c) se o método escolhido for o controle bimanual, obriga- se o operador a usar concorrentemente as
duas mãos, constituindo-se possibilidade que tem a limitação de proteger somente o operador, sendo
recomendado para as prensas mecânicas com acionamento por chaveta.
 d) no uso da célula fotoelétrica, tem-se a vantagem de possibilitar liberdade de movimentos ao
operador e algumas desvantagens, como não proteger contra falhas mecânicas da máquina e ser
limitada a máquinas que podem parar antes de completar o ciclo.
 e) ao aplicar o método de arraste, as mãos do operador são puxadas para fora da zona de risco,
tendo instalação que, por sua natureza, não exige ajustes de quaisquer tipos, sejam por conta da
operação, sejam provocadas pela mudança de operador.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/952185
Questão 1342: Instituto AOCP - Tec (UFPB)/UFPB/Laboratório/Biossegurança/2019
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Visando à proteção de trabalhadores, os estabelecimentos de saúde devem disponibilizar para eles
equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva. Assinale a alternativa que
apresenta um equipamento de proteção coletiva.
 a) Máscara com filtro, tipo PFF-2.
 b) Máscara simples.
 c) Óculos de vidro com grau.
 d) Lava-olhos.
 e) Óculos de polietileno.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/869480
Questão 1343: VUNESP - TST (TRANSERP)/TRANSERP/2019
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Entre os equipamentos de proteção coletiva mais usuais na área de segurança e saúde no trabalho,
consta(m)
 a) a ventilação local exaustora, muito eficaz ao capturar o contaminante ato contínuo a sua geração,
que exige ventiladores potentes, pois a velocidade do ar de captura reduz na mesma proporção em que
nos afastamos da entrada dos captores.
 b) a blindagem, que se baseia no uso de barreiras constituídas de materiais de elevada estabilidade
molecular e capacidade de refração e adsorção da energia da radiação ionizante.
 c) as barreiras acústicas, que atuam na trajetória do ruído e as intervenções que visam ao controle
do risco junto à fonte, melhorando a eficácia dos amortecedores e reduzindo a massa dos elementos
vibrantes de máquinas operatrizes.
 d) os dispositivos de segurança das máquinas como o freio manual ou automático de corrente, pino
pega corrente, protetor de mão direita, protetor de mão esquerda e trava de segurança do acelerador da
motosserra.
 e) a cobertura transparente do disco de corte da serra circular, as sapatas antidesalinhamento, a
cunha separadora instalada na posição posterior à do disco e a proteção fixa da polia na serra circular.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/860675
Questão 1344: Instituto AOCP - Bioq (S Bento Sul)/Pref S Bento do Sul/2019
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Qual dos seguintes equipamentos é considerado um equipamento de proteção coletiva?
 a) Jaleco.
 b) Luvas.
 c) Óculos.
 d) Pipetador.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1092485
Questão 1345: IDECAN - Ag (CRF SP)/CRF SP/Manutenção/2018
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) são utilizados para proteção enquanto um grupo de
pessoas realiza determinada tarefa ou atividade. Como exemplos de EPC, podemos citar, EXCETO:
 a) Extintores de incêndio. 
 b) Máscaras de segurança. 
 c) Chuveiros de segurança.
 d) Kit de primeiros socorros.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/721184
Questão 1346: PR4 (UFRJ) - Adm (UFRJ)/UFRJ/Edifícios/2018
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Os equipamentos de proteção coletiva, ou EPC, proporcionam segurança ao trabalhador e a outras
pessoas circulando em locais de trabalho que possam oferecer riscos. São exemplos de EPC:
 a) escadas móveis, extintores de incêndio, proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos.
 b) sinalização de segurança, elevadores, proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos.
 c) sinalização de segurança, extintores de incêndio, proteção de partes móveis de máquinas e
equipamentos.
 d) escadas móveis, extintores de incêndio, elevadores.
 e) sinalização de segurança, mangueiras de incêndio, elevadores.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/601169
Questão 1347: SUGEP UFRPE - Quim (UFRPE)/UFRPE/2018
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Em um laboratório de análises químicas são usados diariamente vários produtos químicos que
representam fatores de risco à saúde e exigem do técnico de laboratório conhecimento acerca dos
equipamento de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs). A esse respeito, assinale a alternativa que
contém os EPIs e EPCs mais adequados ao manuseio de solventes orgânicos voláteis e inflamáveis.
 a) Máscara com filtro químico amarelo + luva de borracha neoprene + cabine de exaustão de
segurança de uso geral + extintor de pó químico seco ABC.
 b) Máscara descartável com filtro mecânico + luva de cloreto de polivinila (PVC) + cabine de
exaustão com fluxo laminar vertical + extintor de água pressurizada.
 c) Máscara com filtro químico verde + luva de couro + cabine de exaustão de segurança com sistema
de lavagem de gases + extintor de pó químico seco BC.
 d) Máscara com filtro químico azul + luva de borracha natural + cabine de exaustão walk in +
extintor de espuma mecânica.
 e) Máscara com filtro químico branco com listras verdes + luva de borracha nitrílica + exaustor axial
de parede + extintor de .
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/792846
Questão 1348: CESGRANRIO - Coz (TRANSPETRO)/TRANSPETRO/2018
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
O aparelho utilizado para determinar o percentual da concentração de vapores inflamáveis de uma
mistura AR/ GÁS, num determinado ambiente, é denominado
 a) decibilímetro
 b) explosímetro
 c) luxímetro
 d) sprinklers
 e) toxímetro 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/613681
Questão 1349: IBGP - TSS (Pref Itabira)/Pref Itabira/Cirurgião PSF/2018
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Para uma prática adequada e correta da odontologia é essencial o uso de Equipamentos de Proteção seja
individual ou coletivo.
 
São exemplos de equipamentos de proteção coletiva, EXCETO:
CO2
 a) Barreiras contra radiação.
 b) Ventilação adequada.
 c) Iluminação.
 d) Uso de gorro e máscara.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/852178
Questão 1350: CESGRANRIO - PPNT (PETROBRAS)/PETROBRAS/Operação/2017
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Equipamentos de proteção coletiva (EPC) são equipamentos e instrumentos que devem ser utilizados
tanto para proteger um grupo de colaboradores expostos aos riscos inerentes ao exercício de uma
determinada atividade profissional, quanto as pessoas que circulam próximo ao local de realização de tal
atividade. Já os equipamentos de proteção individual (EPI) são dispositivos de uso individual destinados
a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador.
É um EPC a(o)
 a) luva de raspa
 b) ducha lava-olhos
 c) bota de cano longo de couro
 d) respirador descartável
 e) óculos de segurança com ampla visão com válvulas
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/566464
Questão 1351: FEPESE - Mon Cr (Pref Tijuca)/Pref Tijucas/2017
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
No âmbito da segurança no trabalho, o que significa a sigla EPC?
 a) Equipamento Pró-Cidadãob) Equipe Protetora dos Cidadãos
 c) Equipamentos de Proteção Coletiva
 d) Equipamento Padrão de Camuflagem
 e) Equipamento de Proteção ao Crédito
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/494552
Questão 1352: FEPESE - Mon Cr (Pref Tijuca)/Pref Tijucas/2017
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Analise o texto abaixo:
O __________ é todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo, destinado à preservação da integridade
física e da saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
 a) EPI
 b) INPC
 c) EPP
 d) EPC
 e) ECP
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/494521
Questão 1353: IBFC - Ass San (EMBASA)/EMBASA/Assistente de Laboratório/2017
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Equipamentos de proteção coletiva (EPCs) são utilizados para minimizar a exposição dos trabalhadores
aos riscos e, em caso de acidentes, reduzir suas consequências. Assinale a alternativa que não
corresponde a um EPC.
 a) Chuveiro e lava-olhos
 b) Cabine de segurança
 c) Extintor de incêndio
 d) Máscaras
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/545108
Questão 1354: VUNESP - AnaTC MPE SP/MPE SP/Engenheiro de Segurança do
Trabalho/2016
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Na análise e especificação técnica de medida ou equipamento de proteção coletiva, é correto considerar
que
 a) a serra circular deve possuir coifa protetora do disco com sistema de abatimento de poeira e
sensores de aproximação na zona de corte, que desenergizem a máquina em caso de perigo.
 b) no caso dos agentes ambientais, o estudo, o desenvolvimento e a implantação das medidas de
proteção coletiva encontram como última opção as medidas que reduzam os níveis ou a concentração
desses agentes no ambiente de trabalho.
 c) na impossibilidade de eliminar ou reduzir a utilização ou a formação de agentes altamente
prejudiciais à saúde, devem-se adotar medidas coletivas organizacionais, segregando-se operações e
limitando o número de trabalhadores expostos.
 d) as proteções coletivas devem criar alguma dificuldade na operação de máquina ou equipamento,
de forma que, ao operador ou trabalhador da manutenção, evidencie-se a importância de sua
conservação junto aos pontos de perigo.
 e) os dispositivos de segurança tipo vareta de desengate, que desativam a máquina quando
pressionados pelas mãos, devem ser instalados de forma tal que, em uma situação de emergência, não
precisem da ação do operador da máquina.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/466429
Questão 1355: IADES - TMF (METRO DF)/METRO DF/Técnico em Segurança no
Trabalho/2014
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Assinale a alternativa que apresenta equipamento(s) de proteção coletiva (EPC) para trabalho com
eletricidade.
 a) Capacete de segurança com isolamento para eletricidade.
 b) Meia bota isolada.
 c) Óculos de segurança incolor e com proteção contra raios ultravioletas.
 d) Luvas de borracha isolantes.
 e) Escadas com isolamento, próprias para trabalho com eletricidade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/271306
Questão 1356: COVEST-COPSET - Tec (UFPE)/UFPE/Laboratório/Microscopia
Eletrônica/2014
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Ainda sobre segurança no laboratório de ME, assinale a alternativa incorreta.
 a) Em caso de incêndio no laboratório de ME, deve-se usar água para os diversos setores e apenas
gás ionizante para o microscópio eletrônico.
 b) No laboratório de ME, é obrigatório o uso de bata, luvas e máscara.
 c) O descarte de sobras de reagentes químicos utilizados no laboratório de ME deve seguir as normas
estabelecidas pela legislação.
 d) É recomendado também o uso de óculos, para trabalhar com produtos tóxicos e voláteis.
 e) É imprescindível manter a higiene em todos os setores que compõem o laboratório de ME.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/776206
Questão 1357: EPL Concursos - Op (Paraíso Norte)/Pref Paraíso Norte/2013
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
A fim de preservar a saúde, ou melhor dizendo, sua integridade física, os trabalhadores dispõem, hoje,
de verdadeiros aliados, os Equipamentos de Proteção Coletiva. Esse recurso, proporcionado pelo avanço
das ciências e da tecnologia, tem um importante papel a cumprir no que diz respeito à segurança do
ambiente de trabalho. Contudo, esses equipamentos, pelo simples fato de estarem instalados, ou
disponíveis em qualquer local, em muito pouco ou quase nada poderão beneficiar os empregados. Na
verdade, sua eficiência só estará garantida à medida que forem conservados em perfeitas condições e
utilizados adequadamente. Qual equipamento de proteção coletiva é usado para detectar princípios de
incêndio?
 a) Extintores de incêndio
 b) Sensor de fumaça
 c) Placas de aviso
 d) Splinkers
 e) Balaustre
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1259576
Questão 1358: FGV - Ana Por (CODEBA)/CODEBA/Administrador/2010
Assunto: Medidas e Equipamentos de Proteção Coletiva
Pode-se afirmar que diversos programas de segurança deram origem a comportamentos mais seguros no
local de trabalho. Portanto, considere as seguintes afirmações sobre os programas de segurança no
trabalho:
I. Enfatizam a utilização do incentivo de comportamentos positivos de segurança.
II. Desenvolvem habilidades cognitivas nos níveis gerenciais, para centralizar as escolhas em
situações arriscadas.
III. Promovem um clima em que os comportamentos seguros de trabalho são sempre valorizados.
SOMENTE está correto o que se afirma em
 a) I.
 b) II e III.
 c) I e II.
 d) III.
 e) I e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/239802
Questão 1359: CEPS UFPA - Eng (UFPA)/UFPA/Eletricista/2022
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício da função ou trabalho, causando lesão corporal
ou perturbação funcional, levando à perda ou redução da capacidade de trabalho ou mesmo à morte.
Incidentes são eventos que têm potencial para produzir um acidente. São exemplos de incidente um fio
condutor desencapado, o bloqueio de uma subestação aberto, uma área de trabalho sem sinalização, etc.
A causa raiz dos acidentes e incidentes é a falta de controle, pois é o princípio da sequência de fatores
causais que leva ao incidente. Considerando que controle é uma função gerencial, pode-se ponderar que
é sobre os contratantes dos serviços que recai a responsabilidade. Esta percepção fica explícita pela
NR10 no seu item 10.13.2, onde afirma que “É de responsabilidade dos contratantes manter os
trabalhadores informados sobre os riscos a que estão expostos, instruindo-os quanto aos procedimentos
e medidas de controle contra os riscos elétricos a serem adotados” e em seu item 10.13.3, segundo o
qual “Cabe à empresa, na ocorrência de acidentes de trabalho envolvendo instalações e serviços em
eletricidade, propor e adotar medidas preventivas e corretivas”. Mas não é somente sobre a
administração que recaem as responsabilidades dos acidentes e incidentes. O trabalhador também se
responsabiliza junto à empresa em relação à sua segurança e dos demais usuários e trabalhadores. A
respeito dos acidentes e incidentes e responsabilidades dos empregadores e empregados, pode-se
afirmar corretamente que
 a) cabe aos trabalhadores responsabilizarem-se, junto com a empresa, pelo cumprimento das
disposições legais e regulamentares, exceto quanto aos procedimentos internos de segurança, que são
reponsabilidade do empregador.
 b) os acidentes e incidentes causam perdas monetárias. Os maiores custos e perdas financeiras para
a empresa, relacionados aos acidentes,são os custos das lesões e doenças ocupacionais.
 c) o seguro contra acidentes de trabalho a ser pago pelo empregador exclui a indenização que este
seria obrigado a pagar, mesmo quando incorrer em dolo ou culpa.
 d) o setor de serviços de saúde no trabalho da empresa não tem competência para prestar
assessoria, quanto ao planejamento e à organização do trabalho, inclusive sobre a concepção dos locais
de trabalho, sendo esta responsabilidade exclusiva da área técnica responsável pelos serviços.
 e) o setor de serviços de saúde no trabalho da empresa tem a responsabilidade de promover a
adaptação do trabalho aos trabalhadores.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2105616
Questão 1360: FCC - AJ TRT4/TRT 4/Apoio Especializado/Medicina do Trabalho/2022
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
A convenção 161 da Organização Internacional do Trabalho, sobre serviços de saúde no trabalho, prevê
que
 a) os exames médicos ocupacionais de admissão, periódicos, de demissão e de retorno ao trabalho
devem ser realizados.
 b) o serviço deve ser composto por médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho,
enfermeiro do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho e técnico de segurança do trabalho, de
acordo com grau de risco e número de funcionários da empresa.
 c) o acompanhamento da saúde dos trabalhadores em relação com o trabalho deve ser sempre
realizado durante o expediente de trabalho.
 d) a equipe deverá gozar de independência profissional completa com relação ao empregador, aos
trabalhadores e aos seus representantes.
 e) os serviços devem ser sempre organizados pelas empresas ou grupos de empresas interessadas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2112669
Questão 1361: VUNESP - Med Per (IPREMM)/IPREMM/2019
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
Conforme o que está explicitado na Convenção no 148 da OIT, que trata da proteção dos trabalhadores
contra os riscos profissionais devidos à contaminação do ar, ao ruído e às vibrações no local de trabalho,
 a) não será permitida a exposição simultânea a vários fatores de risco.
 b) ficará a cargo da autoridade competente internacional estabelecer os critérios que permitam
individualizar os riscos de exposição.
 c) deverão ser adotadas medidas complementares de organização do trabalho, quando as medidas
técnicas não forem suficientes para eliminar os riscos.
 d) os limites de exposição serão estabelecidos considerando, exclusivamente, a opinião de pessoas
tecnicamente qualificadas de organizações representativas dos empregadores.
 e) deverá ser objeto de controle o estado de saúde dos trabalhadores expostos, compreendendo um
exame médico logo após iniciar o emprego, seguido de exames periódicos bienais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/936030
Questão 1362: VUNESP - Med Per (IPREMM)/IPREMM/2019
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
No texto da Convenção nº 161 da OIT, ressalta-se que
 a) os serviços de segurança e saúde no trabalho devem seguir os requisitos da legislação de cada
país, após consultas junto a organizações representativas dos trabalhadores, conforme conotação política
vigente à época.
 b) o pessoal prestador de serviços de saúde no trabalho deverá gozar de independência profissional
completa, em relação aos empregadores e aos trabalhadores.
 c) deve ser incentivada a negociação coletiva entre empregadores e institutições públicas de
seguridade social.
 d) a existência de uma organização entre um conjunto de empresas, específica para os serviços de
segurança e saúde no trabalho, favorece a atuação fiscalizatória e punitiva dos poderes públicos.
 e) todo país que adotar essa Convenção obriga-se a seguir as diretrizes de desregulamentação e
flexibilização das relações e dos contratos de trabalho na área de segurança e saúde no trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/936032
Questão 1363: VUNESP - Med (Campinas)/Pref Campinas/Medicina do Trabalho/2019
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
A convenção 155 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da qual o Brasil é signatário há mais
de 25 anos,
 a) obriga a existência de organizações de trabalhadores por local de trabalho e de comissões internas
de prevenção de acidentes de trabalho.
 b) considera o termo “trabalhadores” como sendo aquelas pessoas empregadas, incluindo os
funcionários públicos e excluindo os terceirizados.
 c) prevê a formulação de uma política nacional que tenha como objetivo prevenir os acidentes e os
danos à saúde que tenham relação com a atividade de trabalho ou que se apresentem durante o
trabalho.
 d) considera a expressão “local de trabalho” como sendo todos os lugares onde os trabalhadores
devem permanecer ou onde têm que comparecer, desde que estejam sob o controle direto do
empregador.
 e) determina as funções e responsabilidade, em matéria de segurança e saúde dos trabalhadores e
meio ambiente de trabalho, das autoridades públicas, dos empregadores e dos trabalhadores,
destacando-se o processo de informação e educação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1029865
Questão 1364: VUNESP - Med Per (IPREMM)/IPREMM/2019
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
Na avaliação detalhada do texto da Convenção no 155 da OIT, observa-se que ele
 a) se refere à formulação das políticas de segurança e saúde dos trabalhadores e ao meio ambiente
de trabalho.
 b) considera o meio ambiente em geral e não restrito ao do trabalho, incluindo a higiene e o
saneamento.
 c) determina que todo país-membro, que ratificou a Convenção, responsabilize-se por manter em
absoluta sintonia as organizações representativas dos empregadores e dos trabalhadores, no que se
refere à readaptação profissional para os acidentados no trabalho.
 d) ao utilizar o termo “trabalhadores”, abrange todas as pessoas empregadas, excluindo os
funcionários públicos.
 e) estabelece, em um dos artigos, que, quando duas ou mais empresas desenvolverem,
simultaneamente, atividades num mesmo local de trabalho, apenas uma delas será responsável pela
aplicação dessa Convenção.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/936031
Questão 1365: Instituto AOCP - Eng (UFPB)/UFPB/Segurança do Trabalho/2019
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
Tendo por base a Convenção da OIT nº170, relacionada à segurança no trabalho com produtos químicos,
assinale a alternativa INCORRETA.
 a) A proteção dos trabalhadores contra efeitos nocivos dos produtos químicos contribui também para
a proteção do público em geral.
 b) A convenção da OIT nº170 é aplicável a todos os ramos da atividade econômica em que são
utilizados produtos químicos.
 c) Existe a possibilidade de se excluir da aplicação da convenção da OIT nº170 determinados ramos
da atividade econômica.
 d) Todos os produtos químicos deverão portar uma marca indelével que permita a sua identificação.
 e) A expressão “produtos químicos” designa os elementos e compostos químicos e suas misturas,
sejam naturais, ou sintéticos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/865574
Questão 1366: FCC - Per Med (SEGEP MA)/SEGEP MA/2018
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
Com base na Convenção nº 81 da OIT, os inspetores de trabalho munidos de credenciais serão
autorizados a
 a) deixar de levar ao conhecimento da autoridade competente as deficiências ou os abusos que não
estão especificamente compreendidos nas disposições legais existentes.
 b) revelar os segredos de fabricação ou de comércio ou os processos de exploração de que possam
ter conhecimento no exercício de suas funções noscasos de autuação por infração.
 c) divulgar a fonte de queixas que lhes tragam ao conhecimento um defeito de instalação ou uma
infração às disposições legais.
 d) revelar ao empregador ou a seu representante que sua visita de inspeção resultou de alguma
queixa trabalhista.
 e) penetrar livremente e sem aviso prévio, a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer
estabelecimento submetido à inspeção.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/656348
Questão 1367: FGV - Ass Soc (BANESTES)/BANESTES/2018
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o absenteísmo é conceituado como um
período de ausência laboral atribuído a uma incapacidade do indivíduo. Para vários autores, a doença no
trabalho tem relação direta com os modos de trabalhar. Nesse sentido, o absenteísmo é entendido como:
I. o desgaste do trabalhador nos processos de trabalho;
II. um sinal de desequilíbrio;
III. uma resposta à precarização do trabalho.
Está correto o que se afirma em:
 a) somente I;
 b) somente I e II;
 c) somente II e III;
 d) somente III;
 e) I, II e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/636007
Questão 1368: CESGRANRIO - Med Tra (TRANSPETRO)/TRANSPETRO/2018
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
A Convenção nº 155 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da Segurança e Saúde
dos Trabalhadores e o Meio Ambiente de Trabalho, ratificada pelo Brasil através do Decreto no 1.254, de
29/9/1994, sugere em seu art. 4 que os Estados membros adotem como Princípios de uma Política
Nacional, formular, pôr em prática e reexaminar periodicamente uma política nacional coerente em
matéria de segurança e saúde dos trabalhadores e o meio ambiente de trabalho, mediante consulta às
organizações mais representativas de empregadores e de trabalhadores. Mais adiante, no art. 8, reitera
que todo membro deverá adotar, por via legislativa ou regulamentar, ou por qualquer outro método, de
acordo com as condições e a prática nacionais, e em consulta às organizações representativas de
empregadores e de trabalhadores interessados, as medidas necessárias para tornar efetivo o art. 4 dessa
Convenção. Pelo conteúdo dos dois artigos, depreende-se que é orientação da OIT aos Estados
membros, no que tange ao reexame do arcabouço legal e regulamentar em matéria de segurança e
saúde no trabalho, que eles adotem uma postura
 a) coletiva
 b) bipartite
 c) tripartite
 d) indidualista
 e) governamental
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/643530
Questão 1369: CESGRANRIO - PPNS (PETROBRAS)/PETROBRAS/Enfermagem do
Trabalho/2018
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
A Convenção nº 155, da Organização Internacional do Trabalho, sobre Segurança e Saúde dos
Trabalhadores e o Meio Ambiente de Trabalho, concluída em Genebra, em 22 de junho de 1981,
determina que deverá ser exigida dos empregadores, na medida em que for razoável e possível, garantia
de que determinados aspectos do trabalho que estejam sob seu controle sejam seguros, e não envolvam
risco algum para a segurança e a saúde dos trabalhadores.
Está em DESACORDO com a razoabilidade e a possibilidade de exigir garantia do empregador o
seguinte aspecto:
 a) os locais de trabalho
 b) o maquinário
 c) os equipamentos
 d) o trajeto de casa para o trabalho
 e) as operações e processos
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/694072
Questão 1370: CESGRANRIO - Med Tra (TRANSPETRO)/TRANSPETRO/2018
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
De acordo com a Convenção nº 148 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo
Decreto nº 93.413, de 15/10/1986, sempre que possível, deverse- á eliminar todo risco devido à
contaminação do ar, ao ruído e às vibrações no local de trabalho mediante medidas técnicas aplicadas às
novas instalações e aos novos métodos de sua elaboração ou de sua instalação, ou mediante medidas
técnicas aduzidas às instalações ou operações existentes.
Todavia, quando isso não for possível, ou insuficiente, devem-se adotar medidas complementares de
 a) proteção individual
 b) organização do trabalho
 c) capacitação dos trabalhadores
 d) controle médico periodicamente
 e) substituição de processos industriais
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/643523
Questão 1371: CESGRANRIO - Med Tra (TRANSPETRO)/TRANSPETRO/2018
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
De acordo com a Convenção nº 139, ratificada pelo Brasil por intermédio do Decreto nº 157, de
2/7/1991, todo membro que ratifique tal Convenção deverá procurar de todas as formas substituir as
substâncias e agentes cancerígenos a que possam estar expostos os trabalhadores durante seu trabalho
por substâncias ou agentes não cancerígenos ou por substâncias menos nocivas. Na escolha das
substâncias ou agentes de substituição, deve-se levar em conta suas propriedades cancerígenas, tóxicas
e outras.
Além disso, o número de trabalhadores expostos às substâncias ou agentes cancerígenos e a duração e
os níveis dessa exposição devem ser
 a) controlados de acordo com as avaliações quantitativas.
 b) aumentados para proporcionar rodízio entre os mesmos.
 c) indiferentes, caso haja proteção individual adequada.
 d) indiferentes, caso haja proteção coletiva eficiente.
 e) reduzidos ao mínimo compatível com a segurança.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/643522
Questão 1372: AOCP - TNS (Pref SL)/Pref SL/Direito/2018
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
Segundo a Convenção nº 138 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), a idade mínima de
admissão a todo tipo de emprego ou trabalho, que, por sua natureza ou condições em que se realize,
possa ser perigoso para a saúde, segurança ou moralidade dos menores, não deverá ser inferior a
 a) 21 anos.
 b) 18 anos.
 c) 16 anos.
 d) 15 anos, desde que na condição de aprendiz.
 e) 14 anos, desde que na condição de aprendiz.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/628280
Questão 1373: FGV - Ana Gest (COMPESA)/COMPESA/Enfermeiro do Trabalho/2018
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
Com base nas normas e convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), analise as
afirmativas a seguir.
I. O menor de 14 anos, na condição de menor aprendiz ou se autorizado pelos pais ou responsáveis,
pode ser empregado em empresas industriais, públicas ou privadas.
II. O empregado de estabelecimento industrial, público ou privado, deve ser beneficiado, no correr
de cada período de sete dias, com um repouso mínimo de 12 horas consecutivas.
III. A mulher que está amamentando, empregada em estabelecimentos industriais ou comerciais,
públicos ou privados, tem direito, durante a jornada laboral, a duas folgas de 30 minutos para o
aleitamento.
Está correto o que se afirma em
 a) I, apenas.
 b) II, apenas.
 c) III, apenas.
 d) I e II, apenas.
 e) I, II e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/709240
Questão 1374: FCC - Con Tec Leg (CL DF)/CL DF/Médico do Trabalho/2018
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
As convenções, após serem adotadas pela Conferência da Organização Internacional do Trabalho,
seguem para apreciação de seus estados membros por meio da autoridade nacional competente que, no
caso do Brasil, é o Congresso Nacional. Em caso de aprovação, publicará o respectivo decreto legislativo.
No Brasil, uma das Convenções em vigência é relativa
 a) ao trabalho a tempo parcial.
 b) aos serviços de saúde no trabalho.
 c) à preservação dos direitos em matéria de seguridade social.d) ao emprego e condições de trabalho e de vida do pessoal de enfermagem.
 e) à inspeção do trabalho na agricultura.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/750558
Questão 1375: FCC - Con Tec Leg (CL DF)/CL DF/Assistente Social/2018
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
A Organização Internacional do Trabalho − OIT considera a proteção do trabalhador como um direito a
ser garantido e preservado. O/A assistente social que atua na área da saúde do trabalhador recebe
diversas demandas, visto que na contemporaneidade a saúde do trabalhador deve ser entendida para
além da relação capital- trabalho, mas também na relação da saúde com o trabalho. Nesse sentido, o
parecer social é instrumento técnico operativo que favorece uma leitura ampliada da situação de saúde
do trabalhador pois
 a) favorece conhecer a realidade do trabalhador, para elaboração dos projetos para atender as
demandas dos usuários/ trabalhadores.
 b) contribui para o apontamento de fatores contextuais que interferem como fatores contribuintes
para a avaliação da incapacidade.
 c) é um instrumento facilitador e articulador para o desenvolvimento do trabalho do/da assistente
social ao atendimento do trabalho.
 d) apresenta expressões da questão social subjetivas do trabalhador.
 e) analisa por meio da observação e do exame detalhado uma determinada questão exposta pelo
trabalhador.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/750228
Questão 1376: FCC - Per Med (SEGEP MA)/SEGEP MA/2018
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
A Convenção nº 139 da Organização Internacional do Trabalho − OIT − Prevenção e controle de riscos
profissionais causados por substâncias ou agentes cancerígenos, determina que se houver trabalhador
aplicando agrotóxico que seja considerado cancerígeno, deve-se
 a) recomendar uso de máscara PFF1 − Peça Facial Filtrante para proteção do trabalhador.
 b) emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho − CAT pela eaxistência da exposição ao agente
cancerígeno.
 c) substituí-lo por substâncias ou agentes não cancerígenos ou por substâncias menos nocivas.
 d) manter a atividade com a substância e monitorar a saúde dos trabalhadores de acordo com os
possíveis danos à saúde.
 e) manter a informação disponível sobre os perigos que representam tais substâncias apenas para o
empregador.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/656346
Questão 1377: IBFC - Med (Divinópolis)/Pref Divinópolis/Segurança do Trabalho/2018
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
A convenção 102 da Organização Internacional do Trabalho, de 1955 foi ratificada pelo Brasil em 2009.
Ela diz respeito às normas mínimas da seguridade social. Sobre o que expressa essa convenção, assinale
a alternativa incorreta:
 a) Ela prevê as prestações de desemprego
 b) Ele prevê o auxílio doença
 c) Ela prevê a aposentadoria por invalidez
 d) Ela não prevê a aposentadoria por idade
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/642970
Questão 1378: CESGRANRIO - PPNS (PETROBRAS)/PETROBRAS/Engenharia de
Segurança do Trabalho/2018
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
De acordo com a Convenção nº 155/OIT, deverá ocorrer a publicação de informações sobre as medidas
adotadas para a aplicação da política nacional em matéria de segurança e saúde dos trabalhadores e do
meio ambiente de trabalho, sobre os acidentes de trabalho, os casos de doenças profissionais ou outros
danos à saúde ocorridos durante o trabalho ou com relação ao mesmo.
Segundo tal convenção, a periodicidade dessa publicação deverá ser
 a) semestral
 b) anual
 c) bienal
 d) trienal
 e) quadrienal
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/697761
Questão 1379: CESGRANRIO - Enf Tra (TRANSPETRO)/TRANSPETRO/2018
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
A Convenção nº 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), convocada em Genebra, em 1999,
e ratificada pelo Brasil em 2000, dispõe sobre
 a) Igualdade de oportunidades e de tratamento para trabalhadores e trabalhadoras com
responsabilidades familiares
 b) Indenização de trabalhadores por doenças ocupacionais
 c) Piores formas de trabalho infantil e a ação imediata para sua eliminação
 d) Prevenção de acidentes industriais maiores
 e) Proteção à maternidade
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/640361
Questão 1380: CEBRASPE (CESPE) - AJ TRT7/TRT 7/Apoio Especializado/Medicina do
Trabalho/2017
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
De acordo com a Convenção n.º 161, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), os casos de
doenças entre os trabalhadores e as faltas ao serviço por motivos de saúde devem ser informados aos
serviços de saúde para a
 a) avaliação do serviço de manutenção da empresa.
 b) análise do comportamento do trabalhador no ambiente de trabalho.
 c) verificação do desempenho dos profissionais de saúde da empresa.
 d) identificação das possíveis relações entre as causas das doenças e o ambiente de trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/551953
Questão 1381: IADES - Enf Trab Jr (EBCT)/EBCT/2017
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 317 milhões de pessoas são vítimas de
acidentes de trabalho em todo o mundo e 2,34 milhões de pessoas morrem em razão de acidentes ou
doenças ocupacionais. O Brasil subscreve várias convenções da OIT, como a no 155, que trata da
segurança e da saúde dos trabalhadores. A respeito do referido assunto, assinale a alternativa correta.
 a) A expressão “local de trabalho” abrange todos os lugares, com exceção aos insalubres, onde os
trabalhadores devem permanecer ou aos quais têm que comparecer, de modo que estejam sob o
controle direto do empregador.
 b) Outros dispositivos da citada convenção facultam a adoção de uma política nacional em matéria de
segurança e saúde dos trabalhadores e do meio ambiente de trabalho, com o objetivo de prevenir os
acidentes e os danos à saúde decorrentes do exercício do trabalho, reduzindo ao mínimo possível as
causas dos riscos inerentes ao meio ambiente de trabalho.
 c) A Convenção no 155 se aplica a todas as áreas da atividade econômica, facultando ao Estado-
membro, após consulta prévia às organizações sindicais de empregadores e trabalhadores interessadas,
excluir total ou parcialmente da sua aplicação determinadas áreas da atividade econômica.
 d) De acordo com a OIT, o termo “saúde”, com relação ao trabalho, abrange a ausência de afecções
ou de doenças.
 e) A mencionada convenção estabelece que as ações devem ser empreendidas em âmbito nacional,
com a inclusão das questões de segurança, higiene e meio ambiente de trabalho em níveis que serão
determinados por legislação específica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/573447
Questão 1382: FUNDEP - Esp S I (Uberaba)/Pref Uberaba/Enfermagem do Trabalho/2016
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
São atribuições dos técnicos em saúde e segurança no trabalho, estabelecidas pela 161 da OIT –
Organização Internacional do Trabalho, EXCETO:
 a) Identificar e avaliar os riscos para a saúde, presentes nos locais de trabalho.
 b) Promover o atendimento e serviços de primeiros socorros apenas em caso de risco eminente de
morte.
 c) Participar da análise dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.
 d) Participar na elaboração de programas de melhoria das práticas de trabalho, bem como de testes e
de avaliação de novos equipamentos, no que concerne aos aspectos de saúde e segurança.
Esta questão possui comentário do professor nosite. www.tecconcursos.com.br/questoes/331662
Questão 1383: IBFC - Tec (COMLURB)/COMLURB-RJ/Segurança do Trabalho/2016
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
Em conformidade com o Decreto 157, de 2 de julho de 1991, que promulga a Convenção N° 139, da
Organização Internacional do Trabalho - OIT, sobre a Prevenção e o Controle de Riscos Profissionais
causados pelas Substâncias ou Agentes Cancerígenos, em seu Artigo 2, o número de trabalhadores
expostos às substâncias ou agentes cancerígenos e a duração e os níveis dessa exposição devem:
 a) Ser reduzidos ao mínimo compatível com a segurança.
 b) Ser substituídos por elementos compatíveis, em prazo não superior a 30 dias.
 c) Ser reduzidos na parcela mínima de 30%, com intervalo de 30 dias, e o restante assim,
sucessivamente, até que se atinja o mínimo necessário para sua segurança.
 d) Ser substituídos por ações mecânicas que não ofereçam risco de contaminação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/393524
Questão 1384: IBFC - Tec (COMLURB)/COMLURB-RJ/Segurança do Trabalho/2016
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
Em conformidade com o Decreto 93.413, de 15 de outubro de 1986, que promulga a Convenção n° 148
sobre a Proteção dos Trabalhadores Contra os Riscos Profissionais Devidos à Contaminação do Ar, ao
Ruído e às Vibrações no Local de Trabalho, em seu Artigo 2, todo Membro que, no momento da
ratificação, não tenha aceito as obrigações previstas na Convenção, relativas a todas as categorias de
riscos, deverá posteriormente notificar _______________________________, quando julgue que as
circunstâncias o permitem, que aceita tais obrigações com respeito a uma ou várias das categorias
anteriormente excluídas.
Selecione a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
 a) A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
 b) O Diretor-Geral da Repartição Internacional do Trabalho.
 c) O Ministério do Trabalho.
 d) O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/393523
Questão 1385: IBFC - Tec (COMLURB)/COMLURB-RJ/Segurança do Trabalho/2016
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
Segundo o Artigo Terceiro do Decreto N° 76.389 (03/10/1975), que dispõe sobre as medidas de
prevenção e controle da poluição industrial,___________________
_________________________proporá critérios, normas e padrões, para o território nacional, de
preferência em base regional, visando a evitar e a corrigir os efeitos danosos da poluição industrial.
Selecione a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima.
 a) O Ministério da Indústria e do Comércio.
 b) O Governo do Estado.
 c) A Secretaria Especial do Meio-Ambiente (SEMA), Órgão do Ministério do Interior.
 d) A Secretaria de Planejamento da Presidência da República.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/393531
Questão 1386: IBFC - Tec (COMLURB)/COMLURB-RJ/Segurança do Trabalho/2016
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
De acordo com o Decreto No 1.254, de 29 de setembro de 1994, que promulga a Convenção número
155, da Organização Internacional do Trabalho, sobre Segurança e Saúde dos Trabalhadores e o Meio
Ambiente de Trabalho, concluída em Genebra, em 22 de junho de 1981, conforme seu artigo 1, a
presente Convenção aplica-se:
 a) A todas as áreas de atividade econômica.
 b) Ás áreas de produção de bens de consumo.
 c) À toda a área industrial.
 d) Ás áreas de serviços e afins.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/393543
Questão 1387: IBFC - Eng ST (COMLURB)/COMLURB-RJ/2016
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
Dentre as Convenções ratificadas pelo Brasil, a Convenção 148 da Organização Internacional do Trabalho
(OIT), aprovada em Genebra em 1977 e promulgada pelo Decreto n° 93.413 de 15/10/1986, diz respeito
sobre:
 a) A proteção dos trabalhadores contra os riscos profissionais devidos à contaminação do ar, ao ruído
e às vibrações no local de trabalho.
 b) A prevenção e controle de riscos profissionais causados pelas substâncias ou agentes
cancerígenos.
 c) A prevenção de acidentes industriais maiores.
 d) Os serviços de saúde no trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/393422
Questão 1388: VUNESP - Ana Tec (Pref SJC)/Pref SJC/Engenharia de Segurança do
Trabalho/2015
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
As Convenções da Organização Internacional do Trabalho – OIT podem ser ratificadas sem limitação de
prazo por qualquer dos Estados Membros. Entre as Convenções já ratificadas pelo Brasil, tem-se a
 a) Convenção nº 184, que trata da segurança e saúde na agricultura e tem como área de aplicação
as atividades de produção agrícola, incluindo a exploração industrial de florestas e a agricultura familiar
ou de subsistência.
 b) Convenção nº 182, que trata da segurança e saúde na aplicação de produtos químicos no campo e
estabelece, entre outros, que as pessoas envolvidas na preparação, aplicação descarte de embalagens
sejam adequadamente instruídas quanto aos riscos envolvidos.
 c) Convenção nº 176, que trata da segurança e saúde na mineração, incluindo em sua área de
aplicação todas as minas, de superfície ou subsolo, onde se pratica a extração de xisto, óleo, gás, carvão,
minerais metálicos e não metálicos, além das estruturas associadas destinadas ao beneficiamento do
minério extraído.
 d) Convenção nº 167, que trata de todas as atividades de construção, ou seja, trabalhos de
edificação, obras públicas e trabalhos de montagem e desmontagem, incluindo qualquer processo,
operação e transporte nas obras, desde sua preparação até a conclusão do projeto e traz, entre outras, a
obrigatoriedade da definição de medidas contra riscos em trabalhos em altura.
 e) Convenção nº 151, que trata do asbesto, tendo como área de aplicação todas as atividades nas
quais os trabalhadores estejam expostos ao asbesto e impõe, aos empregadores, a responsabilidade de
tomar medidas para prevenir ou controlar o desprendimento da poeira de asbesto no ar, evitando a
utilização da crocidolita, a mais nociva das fibras do asbesto.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/691021
Questão 1389: Makiyama - Med Trab (BANESTES)/BANESTES/2015
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
Em relação à Recomendação 112/59 da OIT, à Convenção 161/85 da OIT e à NR4 - SESMT, é
INCORRETO afirmar que:
 a) Ao profissional especializado em Segurança e em Me dicina do Trabalho é vedado exercício de
outras atividades na empresa, durante o horário de sua atuação nos Serviços Especializados em
Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
 b) Um aspecto que foi elencado pela Convenção da Organização Internacional do Trabalho (n°
161/85) é que todo país-membro se comprometa a instituir, progressivamente, serviços de saúde no
trabalho para todos os trabalhadores, em todas as empresas e em todos os ramos da atividade
econômica, inclusive em cooperativas e no setor público.
 c) Segundo a Recomendação nº 112/59, todo e qualquer serviço prestado ao trabalhador não deve
onerá-lo, o custo gerado é de responsabilidade do empregador e/ou do Estado.
 d) Constam na Recomendação nº 112/59 as disposições referentes aos médicos: o médico
responsável pelo serviço de medicina do trabalho, se possível, deve estar subordinado à direção da
empresa e ainda ter formação especializada em medicina do trabalho.
 e) Pelo acordado na a Convenção 161/85, o pessoal que prestar serviços de saúde no trabalho
deverá gozar de plena independência profissional, tanto a respeito do empregador como dos
trabalhadores, mas não em relação aos representantes dos trabalhadores, onde devematuar, sobretudo,
de forma sinérgica na redução das doenças e proteção do trabalhador no ambiente laboral.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/320207
Questão 1390: FUNRIO - Ana (INSS)/INSS/Engenharia de Segurança do Trabalho/2013
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
O prazo de validade da ratificação feita a cada Convenção da OIT pelo Congresso Nacional Brasileiro é de
 a) duração indeterminada.
 b) 5 anos, podendo ser renovada por mais 5 anos caso não seja denunciada até 12 meses do término
de sua validade.
 c) 10 anos, podendo ser renovada por mais 10 anos caso não seja denunciada até 12 meses do
término de sua validade.
 d) 15 anos, podendo ser renovada por mais 15 anos caso não seja denunciada.
 e) 20 anos, podendo ser renovada por mais 10 anos caso não seja denunciada até 12 meses do
término de sua validade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/152599
Questão 1391: FUNRIO - Ana (INSS)/INSS/Engenharia de Segurança do Trabalho/2013
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
O Brasil é um dos países fundadores da OIT na ONU, participa ativamente das discussões sobre como
tornar as condições de trabalho no mundo cada vez mais justas e humanizadas. Segue os preceitos de
igualdade de oportunidades e ampliação social desde a década de 1950, quando passou a manter
representação permanente no órgão internacional. Sua participação ativa faz com que a maioria das
Convenções da OIT sejam aprovadas por decreto legislativo no Congresso Nacional, apesar de ainda
haver algumas destas convenções não ratificadas pelo Brasil.
 
Considerando as convenções ratificadas e as não ratificadas, é correto afirmar que uma das convenções
da OIT ratificadas pelo Brasil é a de número
 a) 175 – relativa a Trabalho em Tempo Parcial.
 b) 181 – relativa às Agências de Emprego Privadas.
 c) 119 – relativa à Proteção das Máquinas.
 d) 186 – relativa ao Trabalho Marítimo.
 e) 188 – relativa ao Trabalho na Pesca.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/152580
Questão 1392: FGV - TecGes Admin (ALEMA)/ALEMA/Engenheiro de Segurança do
Trabalho/2013
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
A Organização Internacional do Trabalho – OIT tornou‐se, em 1946, a primeira agência especializada das
Nações Unidas.
De acordo com o estabelecido pela OIT na Resolução III da 16ª Conferência da OIT, analise as
afirmativas a seguir.
I. É considerado acidente de trabalho todo acontecimento inesperado e imprevisto, incluindo os atos
de violência, derivado do trabalho ou com ele relacionado, do qual resulta uma lesão corporal, uma
doença ou a morte, de um ou vários trabalhadores.
II. São considerados acidentes de trabalho os acidentes de viagem, de transporte ou de circulação,
nos quais os trabalhadores ficam lesionados e que ocorrem por causa, ou no decurso do trabalho.
III. São acidentes de trabalho os ocorridos no local do trabalho ou no trajeto para o trabalho e que
compreendem morte, lesão corporal ou doença profissional.
Assinale:
 a) se somente a afirmativa I estiver correta.
 b) se somente a afirmativa II estiver correta.
 c) se somente a afirmativa III estiver correta.
 d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
 e) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/137082
Questão 1393: FUNRIO - Ana (INSS)/INSS/Engenharia de Segurança do Trabalho/2013
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
Um dos piores desastres industriais de todos os tempos ocorreu em Bhopal, na Índia em dezembro de
1984, quando um vazamento de produtos químicos de uma instalação da Union Carbide matou mais de
7000 pessoas, feriu muitas outras e deixou graves sequelas e problemas de saúde na população humana
e animal da região até os dias de hoje. Os históricos de acidentes industriais mundiais de graves
proporções levaram o mundo a pensar em normas cada vez mais rígidas de controle de riscos e maior
segurança no trabalho. A Organização Internacional do Trabalho trata das normas gerais de prevenção
de acidentes industriais maiores na convenção de número
 a) 174.
 b) 144.
 c) 168.
 d) 176.
 e) 178.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/152604
Questão 1394: FCC - PMP (INSS)/INSS/2012
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
Na Convenção no 81 da OIT, que trata da Inspeção do Trabalho na Indústria e no Comércio, o sistema de
inspeção de trabalho será encarregado de assegurar a aplicação das disposições legais relativas às
condições de trabalho e à proteção dos trabalhadores no exercício de sua profissão. Na citada
convenção, a expressão "disposições legais" compreende:
 a) além da legislação, as sentenças arbitrais e os contratos coletivos que têm força de lei.
 b) a legislação trabalhista somente (CLT).
 c) as Normas Regulamentadoras.
 d) a Constituição Federal.
 e) a legislação trabalhista (CLT), acrescida das Súmulas do Tribunal Superior do Trabalho.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/82594
Questão 1395: CESGRANRIO - Med Tra (TRANSPETRO)/TRANSPETRO/2012
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
Estar informados dos riscos das instalações, ser consultados na elaboração do relatório de segurança,
planos e procedimentos de emergência, ser regularmente instruídos e treinados nas práticas e
procedimentos para prevenção de acidentes maiores e nos procedimentos de emergência e interromper
suas atividades quando haja justificativa por crer que haja risco iminente de acidente maior, são direitos
dos
 a) empregadores e seus representantes
 b) fornecedores
 c) trabalhadores e seus representantes
 d) membros da CIPA
 e) membros do SESMT
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/353796
Questão 1396: FCC - PMP (INSS)/INSS/2012
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
Em relação à Convenção da OIT no 139, citada como a 'Convenção sobre o Câncer Profissional', é correto
afirmar:
 a) O número de trabalhadores expostos às substâncias ou agentes cancerígenos e a duração e os
níveis dessa exposição devem ser aumentados ao máximo compatível com a segurança.
 b) Todo Membro que ratifique essa Convenção deverá adotar medidas para que os médicos, que
atendam os trabalhadores expostos a substâncias ou agentes cancerígenos, recebam toda a informação
disponível sobre os perigos que representam tais substâncias e sobre as medidas a serem aplicadas; aos
trabalhadores, a informação é opcional.
 c) Todo Membro que ratifique essa Convenção deverá adotar medidas para assegurar que sejam
proporcionados aos trabalhadores os exames médicos ou os exames ou investigações de natureza
biológica ou de outro tipo, somente durante o tempo que perdurar o vínculo empregatício, que sejam
necessários para avaliar a exposição ou o estado de saúde com relação aos riscos profissionais.
 d) Todo Membro que ratifique essa Convenção deverá prescrever as medidas a serem tomadas para
proteger os trabalhadores contra os riscos de exposição a substâncias ou agentes cancerígenos e deverá
assegurar o estabelecimento de um sistema apropriado de registros.
 e) O foco, da citada Convenção, é o diagnóstico precoce do câncer profissional, com o objetivo de
diminuir a mortalidade e aumentar a expectativa de vida dos trabalhadores.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/82590
Questão 1397: FCC - PMP (INSS)/INSS/2012
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
Considere os itens abaixo:
I. O pessoal prestador de serviços de saúde no trabalho deverá gozar de independência profissional
completa com relação ao empregador, aos trabalhadores e aos seusrepresentantes, quando estes
existirem, no que tange às funções estabelecidas no Artigo 5.
II. O acompanhamento da saúde dos trabalhadores em relação com o trabalho não deverá acarretar
para estes qualquer ônus; deverá ser gratuito e ter lugar, na medida do possível, durante o
expediente de trabalho.
III. Todos os trabalhadores devem ser informados dos riscos para a saúde inerentes a seu trabalho.
IV. Os serviços de saúde no trabalho devem ser informados, pelo empregador e pelos trabalhadores,
de todo fator conhecido e de todo fator suspeito do ambiente de trabalho, que possa ter efeitos
sobre a saúde dos trabalhadores.
V. Os serviços de saúde no trabalho devem ser informados dos casos de doença entre os
trabalhadores e das faltas ao serviço por motivos de saúde, a fim de estarem aptos a identificar toda
relação que possa haver entre as causas da doença ou da falta e os riscos à saúde que possam
existir no local de trabalho. O pessoal que prestar serviços de saúde no trabalho deverá ser instado,
pelo empregador, no sentido de averiguar o fundamento ou as razões de faltas ao serviço.
Completam corretamente a Convenção no 161, da Organização Internacional do Trabalho – OIT, relativa
aos Serviços de Saúde do Trabalho, na parte referente às Condições de Funcionamento, os itens:
 a) I, II, III, IV e V.
 b) II, III, IV e V, apenas.
 c) I, III, IV e V, apenas.
 d) I, II, IV e V, apenas.
 e) I, II, III e IV, apenas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/82593
Questão 1398: FCC - PMP (INSS)/INSS/2012
Assunto: Convenções da Organização Internacional do Trabalho (SST)
Considere as afirmações abaixo em relação à Convenção no 148 da OIT, sobre a Proteção dos
Trabalhadores contra os Riscos Profissionais devidos à contaminação do ar, ao ruído e às vibrações no
local de trabalho:
 
I. Os critérios e limites de exposição deverão ser fixados, completados e revisados a intervalos
regulares, de conformidade com os novos conhecimentos e dados nacionais e internacionais, e tendo
em conta, na medida do possível, qualquer aumento dos riscos profissionais resultante da exposição
simultânea a vários fatores nocivos no local de trabalho.
II. Obrigatoriamente, dever-se-á eliminar todo risco devido à contaminação do ar, ao ruído e às
vibrações no local de trabalho, mediante medidas técnicas aplicadas às novas instalações e aos
novos métodos de sua elaboração ou de sua instalação, ou mediante medidas técnicas aduzidas às
instalações ou operações existentes.
III. Quando, por razões médicas, seja desaconselhável a permanência de um trabalhador em uma
função sujeita à exposição à contaminação do ar, ao ruído ou às vibrações, deverão ser adotadas
todas as medidas compatíveis com a prática e as condições nacionais para transferi-lo para outro
emprego adequado ou para assegurar-lhe a manutenção de seus rendimentos, mediante prestações
da previdência social ou por qualquer outro meio.
Está correto o que se afirma APENAS em:
 a) I e II.
 b) II e III.
 c) I e III.
 d) I, II e III.
 e) II.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/82591
Questão 1399: CEPERJ - TecGes Admin (ALEMA)/ALEMA/Médico do Trabalho/2022
Assunto: Acidente de Trabalho (CAT, NBR nº 14.280/ABNT, etc.)
Em relação ao registro e comunicação de acidente de trabalho (CAT), a empresa onde o empregado
acidentado trabalha é obrigada a informar o acidente até:
 a) 48 horas com possível multa e em caso de acidente que resulte em morte a comunicação deve ser
imediata.
 b) o dia útil seguinte e em caso de acidente que resulte em morte a comunicação deve ser em até 24
horas.
 c) o dia útil seguinte e em caso de acidente que resulte em morte a comunicação deve ser imediata.
 d) 72 horas do acidente e em caso de acidente que resulte em morte a comunicação deve ser
imediata.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2124239
Questão 1400: FCC - AJ TRT4/TRT 4/Apoio Especializado/Engenharia de Segurança do
Trabalho/2022
Assunto: Acidente de Trabalho (CAT, NBR nº 14.280/ABNT, etc.)
Para responder a questão, considere o caso descrito abaixo.
 
Um trabalhador, vinculado a empresa, estava trocando as telhas quebradas de um galpão industrial após
um forte temporal no dia anterior. Ao pisar em uma das telhas, essa quebrou, vindo a cair de uma altura
de 5 metros. O trabalhador não morreu, porém, teve múltiplas fraturas das pernas, incluindo tornozelos
e joelhos, e está aguardando internação para cirurgia hospitalar. Ficará em recuperação por
aproximadamente 90 dias, mas é certo que ele apresentará sequelas permanentes que reduzirão sua
capacidade para o trabalho.
 
A empresa foi obrigada a registrar CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) inicial para este
trabalhador. Neste caso, deve ser impressa em
 a) 6 vias e devem ser entregues: a 1ª via ao INSS, 2ª via ao segurado ou dependente, 3ª via para
empresa, 4ª via para o SUS, 5ª e 6ª via para o sindicato da categoria profissional, sendo que essa última
retorna protocolada para a empresa. Devido à gravidade do acidente, a comunicação deve ser imediata.
 b) 5 vias e devem ser entregues: a 1ª via ao INSS, 2ª via ao segurado ou dependente, 3ª via para
empresa, 4ª via para o SUS, e 5ª via para o sindicato da categoria profissional. Devido ao tipo de
acidente, a comunicação deve ser até o dia útil seguinte.
 c) 6 vias e devem ser entregues: a 1ª via ao INSS, 2ª via ao segurado ou dependente, 3ª via para
empresa, 4ª via para o hospital, 5ª via para o sindicato da categoria profissional e 6ª via para o SUS.
Devido ao tipo de acidente, a comunicação deve ser até o dia útil seguinte.
 d) 4 vias e devem ser entregues: a 1ª via ao INSS, 2ª via ao segurado ou dependente, 3ª via para o
sindicato da categoria profissional, 4ª via para empresa. Devido ao tipo de acidente, a comunicação deve
ser até o dia útil seguinte.
 e) 4 vias e devem ser entregues: a 1ª via ao INSS, 2ª via ao segurado ou dependente, 3ª via para
empresa e 4ª via para o SUS. Devido à gravidade do acidente, a comunicação deve ser imediata.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2112242
Gabarito
1201) C 1202) A 1203) A 1204) C 1205) D 1206) B 1207) C
1208) D 1209) D 1210) C 1211) B 1212) A 1213) A 1214) C
1215) E 1216) B 1217) C 1218) B 1219) B 1220) C 1221) C
1222) E 1223) E 1224) A 1225) D 1226) C 1227) D 1228) D
1229) E 1230) A 1231) B 1232) E 1233) C 1234) B 1235) D
1236) E 1237) C 1238) B 1239) D 1240) E 1241) A 1242) C
1243) A 1244) D 1245) E 1246) B 1247) C 1248) C 1249) C
1250) E 1251) D 1252) B 1253) C 1254) B 1255) E 1256) C
1257) A 1258) A 1259) B 1260) C 1261) C 1262) B 1263) B
1264) D 1265) B 1266) C 1267) A 1268) E 1269) A 1270) A
1271) C 1272) B 1273) C 1274) B 1275) D 1276) A 1277) B
1278) C 1279) C 1280) B 1281) C 1282) A 1283) A 1284) D
1285) C 1286) A 1287) D 1288) B 1289) C 1290) C 1291) B
1292) D 1293) C 1294) E 1295) E 1296) B 1297) B 1298) D
1299) B 1300) D 1301) C 1302) B 1303) D 1304) A 1305) A
1306) C 1307) D 1308) D 1309) C 1310) D 1311) A 1312) C
1313) B 1314) C 1315) B 1316) D 1317) C 1318) B 1319) D
1320) A 1321) D 1322) B 1323) B 1324) A 1325) B 1326) B
1327) A 1328) C 1329) D 1330) B 1331) A 1332) A 1333) A
1334) B 1335) A 1336) D 1337) C 1338) A 1339) E 1340) B
1341) D 1342) D 1343) D 1344) D 1345) B 1346) C 1347) A
1348) B 1349) D 1350) B 1351) C 1352) D 1353) D 1354) B
1355) E 1356) A 1357) B 1358) E 1359) E 1360) D 1361) C
1362) B 1363) C 1364) A 1365) D 1366) E 1367) E 1368) C
1369) D 1370) B 1371) E 1372) B 1373) C 1374) B 1375) B
1376) C 1377) D 1378) B 1379) C 1380) D 1381) B 1382) B
1383) A 1384) B 1385) C 1386) A 1387) A 1388) D 1389) E
1390) C 1391) C 1392) D 1393) A 1394) A 1395) C 1396) D
1397) E 1398) C 1399) C 1400) D

Mais conteúdos dessa disciplina