Buscar

1 A luta dos profissionais no enfrentamento a covid 19 links

Prévia do material em texto

Ambiente saúde x covid-19
1- A luta dos profissionais no enfrentamento a covid 19
Com o surgimento da pandemia veio consigo a dificuldade ainda maior em lidar com os imprevistos na área da saúde. Após um período expostos aos riscos, pesquisas realizadas pela FIOCRUZ retrata que profissionais que trabalham na linha de frente estão enfrentando um ambiente extenuativo e que estão trabalhando além do normal para suprir o absenteísmo de outros profissionais. A pandemia alterou de modo significativo e exorbitante a vida de mais de 95% desses profissionais da saúde, tanto com o excesso de trabalho, como também a adequação e o processo aprendizado dos mesmos para lidarem com a situação. Foi preciso várias medidas de adequações do ambiente de trabalho, tanto no aumento de leitos, como também em novos treinamentos e contratações de profissionais para lidarem com a situação. O ambiente da saúde tem passado por várias adaptações e com isso trouxeram pra alguns profissionais diversos problemas de saúde relacionados as cargas excessivas de trabalho.
https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisa-analisa-o-impacto-da-pandemia-entre-profissionais-de-saude
2- Impacto da pandemia nos profissionais da saúde
A readequação dos ambientes da saúde em hospitais teve sua maior dificuldade na contratação desses profissionais, sabendo que em algumas situações necessitam de profissionais experientes na identificação e na tomada de decisão quando necessário. O brasil não estava preparado para essa pandemia que trouxe consigo impactos negativos na economia do país, na assistência médica e na saúde mental de todos. Más tudo isso fez com que os hospitais de reorganizassem, tanto no seu espaço interno, quanto na ampliação de leitos, na busca por profissionais qualificados e capacitados e na preocupação com o estoque e abastecimento de Epis, más que porém, com o avanço da pandemia a escassez de epis nas unidades estão sendo notadas, mediante isso e com a contaminação desses profissionais vários deles contraíram a doença e perderam suas vidas. Com toda essa carga exaustiva e com as notícias de perdas de colegas fez-se necessário garantir assistência médica para os mesmos além de apoio psicológico, isso para garantir e resguardar suas vidas e funcionalidade das instituições.
https://www.scielo.br/j/ape/a/Nc8yzcvtrvXbWBgBGskm36S/?lang=pt
3- A saúde dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19
Há uma grande movimentação na adoção de protocolos de controles das infecções causadas pela covid. Além dessas, é de suma importância a distribuição de EPIs de forma correta, como máscaras, aventais, óculos de proteção, protetor facial, e as luvas.
Além de todas as medidas tomadas referente aos equipamentos de proteção, há uma extrema necessidade de fiscalização sobre os mesmos pelo fato da sua procura ter aumentado muito, e essa falta tem intensificado ainda mais o medo da exposição à covid pelos profissionais.
No ambiente tem se encontrado ainda a falta de alguns equipamentos que são de extrema importância para o atendimento, como é o caso de equipamentos de respiração mecânica (respiradores).
 O SUS tem adotado a implementação de hospitais de campanhas, uma atitude que visa a contratação acelerada de profissionais que estavam desempregados ou atuando como autônomos, uma espécie de terceirização da força de trabalho em saúde, além disso fez com que acelerasse as conclusões de cursos e os fornecimentos dos seus devidos diplomas para os profissionais da saúde, tudo isso em prol do preenchimento de vagas criadas para a expansão dos seus serviços.
Porém essas medidas geram problemas quando se trata de inexperiência desses profissionais contratados relacionados à pandemia, o que além disso demanda um esforço muito maior em termos de capacitação e educação dos profissionais.
https://www.scielo.br/j/csc/a/6J6vP5KJZyy7Nn45m3Vfypx/?lang=pt
3- Como hospitais estão enfrentando a covid 19 no brasil
https://www.scielo.br/j/ape/a/fr9jQffksDfd64CtjwR63YP/?lang=pt

Continue navegando