Buscar

Atividade 79 UC 12 2 CARLOS

Prévia do material em texto

SENAC 2022 PROF: CARLOS SGSSO – T 79
Questão 01 
Em janeiro de 2022 entrou em vigor a nova NORMA REGULAMENTADORA Nº 01 - DISPOSIÇÕES GERAIS e GERENCIAMENTO DE RISCOS OCUPACIONAIS.
Um dos pontos importantes desta NR é a introdução do PGR Programa de Gerenciamento de Riscos.
Baseado na NR-01 nova, explique qual é a correlação entre o PGR e a norma ISO 45001:2018.
RESPOSTA:
A NR 01, mais precisamente no item 1.5 trata-se do gerenciamento de riscos, onde através desse gerenciamento de risco se tratando de empresas, as mesmas devem implementar esse programa PGR, onde nada mais é doque um sistema de gestão que visa gerenciar as atividades de uma empresa onde a mesma se preocupe em evitar acidentes, identifica-los, avaliar, classificar, implementar medidas de prevenção com os planos de ação e acompanhar os controles dos riscos, tudo isso visando uma melhoria contínua do ambiente e uma maior segurança para seus funcionários.
A ISO 45001 não age diferente, de certa forma existe uma correlação entre ambas, onde a empresa ou organização ela é responsável pela segurança ocupacional de seus funcionários, e esse sistema de gestão é inserido no ambiente como forma de implantar e fornecer locais de trabalho com uma maior segurança onde evitem acidentes e problemas de saúde relacionado a cada função exercida. De fato, é de suma importância a instituição se preocupar e sempre levar em consideração a importância de eliminar os perigos e minimizar os riscos tomando medidas preventivas e de proteção que seja de forma efetiva.
Tanto a NR1 quanto a ISO 45001, levam em conta tudo o que pode ser feito para evitar um mal maior, evitar uma possível exposição a uma fonte de perigo, isso é de forma direta uma gestão de risco. Tudo em prol de diminuir a probabilidade de acontecer algum dano na saúde e segurança dos trabalhadores.
QUESTÃO 02
A NR 15 – ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES e a NR 16 – ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS tratam de questões importantes de saúde e segurança, inclusive com impacto financeiro.
Quais ações você implementaria em uma organização para fazer a gestão das atividades insalubres e perigosas conforme as Normas Regulamentadoras 15 e 16?
RESPOSTA:
As empresas hoje sofrem muito com processos judiciais quando não se consegue eliminar ou neutralizar atividades insalubres e perigosas no seu ambiente de trabalho.
Quando o funcionário trabalha sobre condições insalubres assegura ao trabalhador receber 10% (grau mínimo), 20% (grau médio), 40% (grau máximo) que incide sobre o salário mínimo da região.
Quando o trabalhador está exposto em condições de trabalho perigosa, cabe ao mesmo receber o adicional de periculosidade de 30% que incide sobre o seu salário sem acréscimos; porém se está em uma situação que está exposto tanto a insalubridade e periculosidade a empresa deve fazer o pagamento de adicional que for maior em termos financeiros.
Para uma maior gestão dessas atividades e uma maior segurança para com os seus funcionários, deve-se de fato reconhecer e avaliar de forma correta todo e qualquer risco do ambiente de trabalho através do PGR. Em sequência a isso deve-se implementar medidas de proteção seja ela coletiva, administrativa ou individual de acordo com o plano de ação reduzindo assim a exposição ao perigo.
Deve realizar todos os exames médicos dos colaboradores, elaborar laudos de insalubridade e periculosidade dentro dos setores da empresa previstos nas NRs 15 e 16.
Treinar e capacitar todo e qualquer trabalhador quanto as realizações das suas funções.
E sem sombra de dúvidas para uma maior segurança da empresa é super importante registrar e manter arquivado toda e qualquer evidência que comprove a implementação das documentações, desde fichas de entregas EPIS, CA dos EPIS, certificados e cursos realizados e treinamentos, FISPQS dos produtos que são utilizados dentro da empresa.
Tudo isso em prol de uma melhor organização e gestão dos processos nas atividades realizadas na empresa.

Continue navegando