Buscar

AD1 2023 1 (1)

Prévia do material em texto

GEOGRAFIA E ENSINO
AD1
Para responder esta atividade você deve consultar o conteúdo da Aula 1. Aproveite a AD para estudar e tirar possíveis dúvidas que possam aparecer.
O período de redemocratização da sociedade brasileira foi acompanhado pelo processo de universalização do acesso a escola, com o objetivo de se ofertar o ensino público, gratuito e universal para todas, todes e todos. Pessoas que não tinham seu acesso garantido começaram a frequentar o ambiente escolar.
Nesse processo de redemocratização houve a necessidade de se rever os documentos, currículos e a formação dos professores. A Constituição de 1988, a nossa Constituição Cidadã, garantiu uma série de direitos aos professores no livre exercício do magistério e aos estudantes. Foi criada uma LDB – Lei de Diretrizes e Bases, em 1996, que foi acompanhada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, mais conhecido como os PCNs. Ambos os documentos foram importantes instrumentos desse processo.
Face ao exposto, pede-se que você escreva um texto de no máximo 15 linhas sobre a importância de um dos princípios elencados na LDB em vigor para a democratização do Sistema Educacional Brasileiro.
Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura o pensamento, a arte e o saber

Continue navegando