Buscar

Atividade 01 - Metrologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 01 - Metrologia
NOME: Alessandra Magalhães de Souza
NÚMERO DE MATRICULA: 2022104040
FACULDADE: Anhembi Morumbi
Texto 1
"A ideia de um sistema coerente e universal de medidas, baseado em grandezas físicas invariantes, é relativamente recente do ponto de vista da história das ciências. Sua difusão no mundo industrial moderno representa uma radical transformação nas relações entre o homem e o mundo. De fato, para o mundo econômico pré-moderno marcado pela preponderância das atividades agrícolas e pelo comércio local, a virtude de um sistema de medidas residia em sua compreensão imediata, garantida pelo caráter antropomórfico e consuetudinário, e em suas divisões computacionais simples. Não é exagerado afirmar que, sob o impressionante número de pesos e medidas em uso até o início do século XIX, vemos a existência de sistemas de medidas específicos para cada tipo de atividade econômica e mesmo para cada região geográfica. A autoridade política, em suas diversas modalidades, sempre procurou, sobretudo por motivações de índole fiscal, garantir e manter padrões oficiais de medidas, mas sua capacidade de uniformização dificilmente ultrapassava as fronteiras da cidade em que estava sediada ou da região econômica em que predominava”
DIAS, J. L. de M. Medida, normalização e qualidade: aspectos da história da metrologia no Brasil. Rio de Janeiro: Inmetro, 1998. p. 12.
A partir das informações apresentadas, redija uma resenha crítica, de aproximadamente 10 linhas, que contemple os seguintes aspectos:
a) Como as mudanças em relação às unidades de medida ao longo dos anos influenciaram a vida cotidiana das pessoas.
R: Da necessidade de estabelecer comparações que permitissem o comércio, quando as primeiras comunidades começaram a dispor de excedente agrícola, alguns milhares de anos antes de Cristo, surgiram as medidas. Mas se fez necessário estabelecer um padrão para que ninguém saísse prejudicado, desta forma foi estabelecido uma Unidade de Medida Padrão, contribuindo para um sistema coerente, facilitando mundialmente a economia que na época era baseada nas vendas e nas trocas. 
b) Como a metrologia influencia cientifica e politicamente a humanidade. 
R: A palavra Metrologia vem do grego “metron” e “logos”, que significa literalmente o estudo da medida. Com a necessidade humana de medir e quantificar as coisas nasceu a metrologia. Foi assim, que cada povo começou a criar seus procedimentos de medição e suas unidades de medidas padronizando seu próprio sistema, que era estabelecido a partir de unidades aleatória e imprecisas utilizando o corpo humano para tais medidas: (palmo, pé, polegada, braça, côvado, entre outros).
O método de cada país medir e registrar esses resultados de forma individual prejudicou muito a exportação e o comércio mundial, isso porque ao comprar algo do comércio exterior, aquele produto poderia chegar com proporções divergentes do desejado, justamente por cada país entender as unidades de medidas de uma maneira diferente. A partir daí, começaram a surgir meios para padronizar os resultados metrológicos. No início, esses métodos não foram muito precisos, mas foram evoluindo incessantemente até chegar ao que temos atualmente, o chamado “Sistema Internacional de Unidades”.
Através da metrologia foi permitido a fabricação de produtos com maior precisão, rapidez e de alto padrão. Esses benefícios são repassados ​​aos consumidores à medida que os produtos se tornam mais baratos para comprar e são feitos com uma qualidade superior. Um bom exemplo disto é o carro. Historicamente, 160.000 km rodados eram considerados uma boa quilometragem para um carro. O desgaste e a falha de peças geralmente significavam que, após rodar essa distância, era hora de trocar o carro, por um modelo mais novo. Hoje, muitos carros podem alcançar confortavelmente mais de 300.000 km e ainda estar em boas condições de funcionamento. A indústria automotiva foi uma das pioneiras em linhas de produção. O setor percebeu rapidamente a importância da metrologia na produção de peças padronizadas. Ao longo dos anos, eles aprimoraram e refinaram seus processos de medição e fabricação. A medição está em praticamente tudo: no peso da nossa comida, no volume do nosso combustível, na distância entre dois pontos, na temperatura da sala, no ruído no local de trabalho, etc. Sem a metrologia teríamos várias dificuldades tais como:
· Abastecer o veículo no posto de gasolina e não saber se está recebendo a quantidade de combustível que está sendo cobrado;
· Comprar produtos no mercado e não ter certeza se a escala está medindo com precisão;
· Enviar produtos para exportação e não ter certeza se sua remessa terá o mesmo peso quando chegar ao país importador;
· Ao administrar um medicamento que salva vidas e não ter certeza da dosagem.
Medidas incorretas levam a decisões erradas, que podem ter consequências graves.

Continue navegando