Buscar

Rebeca

Prévia do material em texto

· DISCIPLINA DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL - Exercício do desenvolvimento típico e atípico
Assista ao vídeo dos link abaixo e complete a tabela realizando um comparativo da postura, movimentos, reflexos e reações observadas, na situação do lactente típico e atípico. Depois de realizada a avaliação fisioterapêutica trace 1 objetivo fisioterapêutico e elabore 3 condutas para o mesmo objetivo. 
	
	Típico 
	Atípico 
	Prono
	Realiza a transição de supino para prono sozinho; Realiza o movimento de rolamento de acordo com o estímulo; Realiza a sustentação do tronco e cabeça com o apoio das mãos, joelho e porção final do abdômen; Realiza o movimento de extensão e flexão das extremidades dos MM mantendo o controle dos mesmos; Mantém a extensão da coluna lombar e cervical; Com o uso de brinquedos coloridos realizando a transferência de mãos e analisando o estímulo por inteiro.
	Não realiza a transição de supino para prono sozinho; Incapaz de realizar o movimento mesmo com estímulo; Não realiza a sustentação do tronco e cabeça com apoio; Não realiza o movimento de extensão e flexão das extremidades dos MM; Mantém a extensão da coluna lombar e não faz a sustentação da cervical; Com o uso de brinquedos não há alteração de reação do lactente.
	Supino 
	Acompanhar o brinquedo mantendo os MM na linha média; O mesmo consegue manter a contração muscular contra a gravidade;
	O lactente visualiza o brinquedo e não se sente atraído, não consegue levar os membros superiores na linha média, não esboça reação apenas faz o movimento de forma ativa(junto com o fisioterapeuta) e não tem contração muscular.
	Sentado 
	Ao ser estimulado para sentar mantém a cervical e a lombar em postura (sustenta); Se mantém sentado sozinho controlando sua musculatura postural (cervical e lombar); Tenta alcançar o brinquedo a frente, como esperado demonstrando a reação de proteção anterior.
	Não consegue manter a postura e fazer a sustentação da cervical, não utiliza a contração da musculatura e precisa de ajuda para se manter sentado, não tem controle da cabeça.
	Objetivo fisioterapêutico para o lactente atipico: 
	Condutas: 
1 – Estimulação neurológica: Estimular o lactente a ficar de bruços, colocando-o sobre tapetes interativos (sensitivo, auditivo e visual).
2- Treino de força para aumento de tônus muscular. 
3- Aconselhar a mãe a fazer de forma passiva os movimentos em casa.

Continue navegando