Buscar

Livros Brinquedos na Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pedagogia
Disciplina: Literatura infanto juvenil
Tutor: Priscila Natalia Tuane Soares Brito Souza
Aluno: Gisele Viana de Oliveira
 Escolhi falar sobre o livro brinquedo porque ele vem ganhando espaço nas escolas e em casa.
 A pesquisadora Ana Paula Mathias de Paiva defendeu a tese chamada. “Um livro pode ser tudo e nada”: ela fala sobre o universo provocador dos livros brinquedos.
 O livro brinquedo se apresenta materialidade que favorece as atividades práticas lúdicas, assim a criança lê enquanto brinca. Como também é um brinquedo, quem está manuseando, não necessita ser alfabetizado para ser assimilado em sua proposta, que é a experimentação, já que além de ser um livro, é também um objeto.
 O material de que esses livros são confeccionados, seus gráficos, tecnologias e o teor artístico, levam a criança a interagir e brincar, incentivando a coordenação motora, a criatividade, imaginação o lado sensorial e visual.
 Segundo Vygostsky (2007) defende a posição de que o brinquedo é uma atividade em que a criança pode realizar seus desejos que no momento (de forma imediata) não são realizáveis.
 Um exemplo disso, é que existem livros brinquedos em que as crianças podem até mesmo escolher um final para a história, já que pode apresentar mais de uma possibilidade para terminar a narrativa. É uma forma de estimulo de linguagem oral e escrita, já que ao escolher um final diferente, estarão realizando uma análise do texto, mesmo que ainda não saibam ler.
 O livro deve ser nosso aliado, e ser levado para a salão de aula, para incentivar o gosto e o prazer para a leitura. Trabalhar a literatura infantil, é fazer com que a criança pergunte, sobre a história, descreva o que estão vendo, compartilha suas emoções e sentimentos durante a leitura. Utilizar a história e ações, envolver as crianças em atividades práticas, como o teatro por exemplo, e principalmente uma forma de estimular o pensando criativo. Outra forma interessante, é fazer com que as crianças montem seus próprios livros, usando folhas coloridas, material de pintura e desenho, lápis de cor e tinta.
 Os benefícios são infinitos, fortalecimento de vínculos afetivos, no convívio com os colegas, já que por meio da leitura, as crianças conseguem entender seus sentimentos e a aprender a lidar com eles.
 É através da leitura que as crianças assimilam as informações e adquirem a competência de ver as coisas com novos significados, criam novas expectativas, e ao mesmo tempo, faz com que eles se entendem a realidade na qual estão inseridos.

Mais conteúdos dessa disciplina