Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

TUTORIA COLETIVA - 2022
Professora Andréa RB Diniz
EMPATIA
	Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende, entre outros. 
	Sob o ponto de vista psicológico, é a identificação de um sujeito com outro; quando alguém, através de suas próprias especulações ou sensações, se coloca no lugar de outra pessoa, tentando entendê-la.
	Sob o ponto de vista sociológico é a compreensão do "Eu" social a partir de três recursos: enxergar-se de acordo com a opinião de outra pessoa, enxergar os outros de acordo com a opinião de outra pessoa e enxergar os outros de acordo com a opinião deles próprios.
TIPOS DE EMPATIA
	A empatia envolve três componentes: afetivo, cognitivo e reguladores de emoções. 
	O componente afetivo baseia-se em compartilhar, e na compreensão de estados emocionais de outros. 
	O componente cognitivo refere-se à capacidade de deliberar sobre os estados mentais de outras pessoas
EMPATIA COGNITIVA
	Se refere à ideia mais popular de empatia, relacionada a se colocar no lugar do outro. 
	É a capacidade de entender os sentimentos de outra pessoa e o que ela pode estar pensando. Também pode ser chamada de tomada de perspectiva e é útil para negociações ou incentivar outras pessoas. 
	Esse tipo de empatia também é muito eficaz para desenvolver bons comunicadores porque a percepção dos outros ajuda as pessoas a buscarem maneiras mais eficientes de transmitir suas mensagens.
EMPATIA AFETIVA
	Envolve compartilhar sentimentos com outra pessoa criando uma conexão emocional. Paul Ekman define esse tipo de empatia como uma sensação de contágio emocional, onde se sente fisicamente com a outra pessoa. 
	Como o próprio explica, a empatia emocional torna alguém sintonizado com o mundo emocional interno de outra pessoa, sendo um dos tipos de empatia muitas vezes mais difíceis de ser desenvolvido, pois envolve autoconhecimento e autorregulação emocional.
EMPATIA COMPORTAMENTAL
 	É a ação, ou seja, se achegar da perspectiva do outro e demonstrar afeição para com os seus sentimentos e emoções.
	Isso nos leva a compreender, então, que a empatia é a capacidade de percepção, sensibilização e experienciação para com os sentimentos e emoções positivas e negativas de outros indivíduos (Del Prette, 2001). 
PRATICANDO EMPATIA
https://www.youtube.com/watch?v=uaWA2GbcnJU
“ Se as suas habilidades emocionais não são competentes, se você não tem consciência de si mesmo, se não consegue gerenciar suas emoções angustiantes, se não consegue ter empatia e manter relações afetivas, não importa o quão inteligente você for, não chegará muito longe ”.
 
 - Daniel Goleman -

Mais conteúdos dessa disciplina