Buscar

N1 AUDITORIA ATUARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

N1 – AUDITORIA ATUARIAL
APRESENTAÇÃO DO CASO:
A empresa Saudex, sediada no estado do Paraná e atuante na área de planos e seguros privados de assistência médica, enfrenta no início de 2020 uma crise provocada por uma pandemia global. Com o aumento das chances de uma recessão mundial de proporções consideráveis, os sócios da empresa Saudex precisam decidir a respeito das medidas necessárias para conter os danos provocados pela crise e se manter no mercado. Em caráter de urgência, decidem implementar uma auditoria atuarial para avaliar o nível de solvência da empresa.
Situação Problema: Sabendo da necessidade de se contratar uma empresa de Auditoria Atuarial de forma a implementar mecanismos de segurança para o cenário de crise e incertezas, quais os passos para que isso possa ser feito?
DISSERTAÇÃO
A Auditoria Atuarial é um conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer autônomo e imparcial sobre a adequação e a exatidão das provisões técnicas, da solvência, dos limites de retenção e demais aspectos atuariais. Ou seja, tem como foco principal analisar à coerência e consistência das hipóteses, bem como os riscos e incertezas. 
Diante do cenário macroeconômico exposto é indispensável para as empresas que atuam no ramo de atividade de seguros e planos privados de assistência a médica, optarem por implementar uma auditoria atuarial para avaliar a sua capacidade de arcar com seus compromissos, ou seja, sua solvência. Utilizando-se de dados econômicos e financeiros, aplicando conceitos, cálculos matemáticos e estatísticos para proporcionar uma visão futura dos riscos e das incertezas. 
É possível relacionar o risco com situações possíveis de se concretizarem no futuro. Já na incerteza existe uma situação em que não se conhecem as possibilidades de ocorrência. (PADOVEZE; FRANCISCHETTI,2019,p.19).
Para implementar uma auditoria atuarial adequada para a empresa Saudex primeiro é necessário que ela tenha seus controles internos bem estruturados para que possa fornecer dados confiáveis (quantitativos e qualitativos, contratos, vigências, localização, idade, expectativa de vida dos segurados, etc.) e as demonstrações financeiras, que servirão de ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento do trabalho dos auditores, para que essas informações estejam de acordo é necessário que a empresa trabalhe com uma auditoria independente. Em posse destas informações, a auditoria atuarial, irá planejar, revisar, recalcular, testar e finalizar com um parecer. 
Portanto, a implementação da auditoria atuarial, é de suma importância para mitigar os riscos de insolvência em um cenário econômico instável, por permitir identificar irregularidades e falhas, agindo como um instrumento de proteção empresarial.
REFERÊNCIAS 
PADOVEZE, C. L.; FRANCISCHETTI, C. E. Contabilidade atuarial: fundamentos: seguro e previdência, contabilização e tributação, noções de cálculo atuarial. Curitiba: Intersaberes, 2019.
Internal
Internal
Internal

Continue navegando