Buscar

Ad2 Dinamica da Terra-Biologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas-UENF/CEDERJ
Disciplina de Dinâmica da Terra
Avaliação à Distância-AD2(2023/1°)
Coordenadora :Glauca Torres Aragon 
Polo:ITO(Itaocara)
Aluna: Tayná Patreniere Campos Caetano de Souza 
Matrícula: 22111020169
1-Explique resumidamente, de acordo com o texto, por que existe uma relação entre o desmatamento e as pandemias. 
Dentro das florestas os animais vetores ou até mesmo transmissores não tem contato com um indivíduo,pois eles tendem a ter uma relação harmoniosa entre os vírus e os animais hospedeiros.
Esta relação existe através da destruição de ecossistemas naturais,no caso das florestas,pois favorece e ajuda no surgimento de microrganismos nocivos que prejudicam a saúde. 
Com o aumento dos desmatamentos,vem sendo destruídos os habitats naturais de vários animais silvestres,fazendo com que tenha uma aproximação entre o ser humano e essas espécies. A degradação dos habitats naturais e tendo a diminuição da biodiversidade está fazendo com que o número de animais hospedeiros pastagens venham aumentando cada vez mais,que se adaptam e sobrevivam com mais naturalidade,no caso dos ratos e morcegos. E assim transmitindo vírus de uma doença para o humano,fazendo com que apareçam novas doenças que coloque a vida das pessoas em risco e assim também surgindo novas pandemias.Um exemplo foi a COVID19.
2-As queimadas são causa de diversos problemas ambientais.Identifique um desses problemas, se possível relacionando com um conteúdo de nossa disciplina. 
As queimadas,nada mais são do que atividades praticadas tanto nas florestas quanto nas pastagens,onde tem várias finalidades,por exemplo a limpeza da vegetação ou até mesmo para a preparação do solo,que neste caso é para a agricultura e pecuária. 
Sendo elas praticadas de duas formas,natural sendo ela provocada pelo próprio meio ambiente ou pelos próprios seres humanos(considera uma forma de incêndio criminoso,quando há intenção de provocar uma destruição, ou acidentalmente).E fazem com que haja uma redução de fertilidade pela perda dos nutrientes por lixiviação(“processo de retirada de nutrientes do solo de forma natural por meio da entrada da água no subsolo.” )alterando o pH do solo. Diminuindo a capacidade da absorver a água que se encontra no solo,e assim provocando o seu ressecamento, podendo levar até a uma desertificação.
Trecho sobre o que é lixiviação encontrasse em: https://www.google.com/search?q=lixivia%C3%A7%C3%A3o+do+solo&client=ms-android-samsung-ga-rev1&sxsrf=APwXEdcFYkVdH8mBjzwD2vHDPtDPiFhjhQ:1681797123229&ei=AzA-ZMnXDdy95OUP5oG8mAk&oq=lixivia%C3%A7%C3%A3o+significado&gs_lcp=ChNtb2JpbGUtZ3dzLXdpei1zZXJwEAEYADIKCAAQRxDWBBCwAzIKCAAQRxDWBBCwAzIKCAAQRxDWBBCwAzIKCAAQRxDWBBCwAzIKCAAQRxDWBBCwAzIKCAAQRxDWBBCwAzIKCAAQRxDWBBCwAzIKCAAQRxDWBBCwAzIKCAAQigUQsAMQQzIKCAAQigUQsAMQQzIKCAAQigUQsAMQQzIKCAAQigUQsAMQQzIKCAAQigUQsAMQQzIKCAAQigUQsAMQQ0oECEEYAFAAWABgpgxoAXABeACAAQCIAQCSAQCYAQDIAQ7AAQE&sclient=mobile-gws-wiz-serp&asid=canwhp/2

Outros materiais