Buscar

Gêneros Textuais: Conceito e Exemplos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Gêneros Textuais 
uma introdução
*
*
CONCEITO DE GÊNEROS TEXTUAIS
. Gêneros Textuais são modalidades de textos que se concretizam encontrados em nosso cotidiano. 
 Possuem aspectos e características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal. 
 Um bom usuário da língua precisa dominar o maior leque possível de gêneros de texto, ou seja, ler e compreender as mensagens de tais textos, além de também produzir textos de diferentes gêneros.
*
*
 A quantidade de gêneros textuais que circulam na sociedade atual é imensa. Desde uma receita culinária até um tratado filosófico, a variedade é muito grande.
 Alguns dentre eles parecem muito simples, mas não são. O exemplo do extrato bancário é bem evidente, para demonstrar isso.
 Em nossa aula, trataremos de alguns deles, pra introduzir muito especialmente a resenha crítica, que é um dos gêneros mais valorizados na Universidade.
*
*
Exemplos de Gêneros Textuais: 
num jornal – parte 1
 NOTÍCIA - Relato de fatos ou acontecimentos atuais, geralmente de importância e interesse para a comunidade, sem comentários pessoais, ou opiniões por parte de quem escreve. Os títulos são chamativos (manchetes) para atrair a atenção de quem lê. No início do texto, frequentemente, aparece um pequeno resumo com as informações essenciais do fato noticiado (lide). 
*
*
O tratamento sensacionalista 
da notícia é marca registrada 
de muitos jornais.
Por isso, ler este tipo de texto 
requer um preparo, uma série 
de habilidades, que nos
permitam ir além do que diz o texto.
*
*
No jornal – parte 2
 REPORTAGEM - Relato de fatos de interesse do público, com acréscimo de entrevistas e comentários para que se possa ter uma visão mais ampla do assunto tratado. 
 Nesse tipo de texto, podem ocorrer interpretações e opiniões acerca do fato relatado, baseadas em estatísticas, depoimentos e comparações com acontecimentos relacionados ao assunto tratado.
*
*
*
*
No jornal – parte 3
 ENTREVISTA - Forma elaborada a partir de perguntas propostas, de tal forma que fica de registrado um depoimento de uma pessoa pública ou que esteja relacionada a algum acontecimento atual. 
 Modalidade em que há grande dinâmica entre o entrevistador (jornalista ou não) e o entrevistado.
*
*
*
*
No jornal – parte 4
 EDITORIAL - Texto de caráter opinativo, escrito de maneira impessoal e publicado sem assinatura. Possui estrutura semelhante à de um texto dissertativo, de intenção persuasiva. Nele os editores do veículo expressam, formalmente, sua opinião acerca dos mais diversos assuntos, principalmente, os mais polêmicos e atuais. Ele representa a opinião do veículo onde foi publicado.
*
*
*
*
No jornal – parte 5
 ARTIGO DE OPINIÃO - Texto de caráter opinativo. Porém, ao invés de representar a opinião do veículo em que está sendo divulgado, tem caráter pessoal. 
 Logo, deve vir assinado pelo autor, que se responsabiliza pelo conteúdo, ou seja, pelas opiniões apresentadas.
 Muito comum em jornais de todos os tipos, costumam propor reflexão sobre temas de interesse do público.
*
*
*
*
Entre o jornal e a literatura
 CRÔNICA - Texto que aborda assuntos e acontecimentos do dia-a-dia, apreendidos pela sensibilidade do cronista e desenvolvidos de forma pessoal por ele. 
 Parte-se de uma narrativa breve, que se faz seguir de considerações, da defesa de pontos de vista.
 Geralmente, contém ironia e humor, já que seu objetivo principal é fazer uma crítica social ou política. Podem, além de jornal, ser publicadas em livros.
*
*
Luis Fernando Veríssimo
*
*
DESABAFOS DE UM BOM MARIDO - Luis Fernando Veríssimo
 Minha mulher e eu temos o segredo para fazer um casamento durar: duas vezes por semana, vamos a um ótimo restaurante, com uma comida gostosa, uma boa bebida e um bom companheirismo. Ela vai às terças-feiras e eu, às quintas. Nós também dormimos em camas separadas: a dela é em Fortaleza e a minha, em SP. Eu levo minha mulher a todos os lugares, mas ela sempre acha o caminho de volta. Perguntei a ela onde ela gostaria de ir no nosso aniversário de casamento, "em algum lugar que eu não tenha ido há muito tempo!" ela disse. Então, sugeri a cozinha. Nós sempre andamos de mãos dadas... Se eu soltar, ela vai às compras! 
*
*
 Ela tem um liquidificador, uma torradeira e uma máquina de fazer pão, tudo elétrico. Então, ela disse: "nós temos muitos aparelhos, mas não temos lugar pra sentar". Daí, comprei pra ela uma cadeira elétrica. Lembrem-se: o casamento é a causa número 1 para o divórcio. Estatisticamente, 100 % dos divórcios começam com o casamento. Eu me casei com a "senhora certa". Só não sabia que o primeiro nome dela era "sempre". Já faz 18 meses que não falo com minha esposa. É que não gosto de interrompê-la. Mas, tenho que admitir: a nossa última briga foi culpa minha. Ela perguntou: "O que tem na TV?" E eu disse: "Poeira".
*
*
Gêneros textuais da literatura: 
experiências vitais em nosso dia a dia.
 Contos, 
 Romance,
 Crônicas.
 Poemas,
 Tragédias,
 Comédias
 Canções...
*
*
Resumo e Resenha
 Na Universidade, você vai lidar com frequência com a necessidade de resumir textos, ou seja, selecionar o que há de mais essencial em cada texto, desenvolver a habilidade de fazer as escolhas certas, no momento de localizar o que há no texto que seja essencial.
 Outra realidade será fazer uma resenha, que é algo bem diferente. Numa resenha, além de selecionarmos o essencial de cada texto em estudo, vamos além e nos posicionamos, opinamos, criticamos.
*
*
A necessidade da resenha em nossas vidas
 Desenvolvendo a capacidade de elaborar resenhas, vamos trabalhando em nós a reflexão sobre os temas que são estudados nos textos adotados ao longo de nossa permanência na Universidade.
 Agora, responde, o que há de mensagem essencial na crônica “Desabafo de um bom marido”, de Veríssimo? Como você se posiciona diante desta questão?
 Se você for capaz de responder a essas duas questões num texto coeso e coerente, terá feito uma resenha da crônica.
 Portanto, 	NÃO HÁ MISTÉRIO.
*
*
 Eis aqui outro gênero de texto, 
a charge,, que realiza o encontro d
o texto verbal com o desenho. 
*
*
Trabalho para somar na Avaliação
 1) Elaborar um texto que conste de três parágrafos, que se distribuam da seguinte forma:
 No 1º par. Apresente em cinco linhas o que há de mais essencial na crônica.
 Nos dois seguintes, em pelo menos dez linhas, elabore uma reflexão a respeito do tema posto em debate pela crônica.
 2) Escolha outra crônica de jornal que possa vir a ser, mais tarde, trabalhada da mesma forma...
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando