Buscar

Correntes que influenciam o serviço social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tomismo
É a filosofia escolástica de São Tomás de Aquino, que busca mesclar o pensamento aristotélico de forma mais racional com o cristianiso e seu pensamento tradicional. A igreja católica esteve muito presente na base da assistência social, trazendo assim forte influência do Tomismo desde a sua criação.
Neotomismo
O Neotomismo é o retorno, ou a revitalização da filosofia Tomista da Idade Média, resgatada à luz de tendências intelectuais modernas e retomada a partir de 1879.O principal representante desse movimento é o filósofo francês Jacques Maritain.
Funcionalismo
O funcionalismo, uma expressão de influência positivista, é compreendido através da explicitação de aspectos da sociedade em termos de funções realizadas por instituições e suas consequências para sociedade como um todo. É uma corrente sociológica associada à obra de Émile Durkheim. Desde seu início, o serviço social sofre influência externa e interna de correntes filosóficas e de pensamento e o Funcionalismo é uma dessas correntes.
Fenomenologia
A fenomenologia é uma orientação do pensamento europeu, a qual submeteu a concepção positivista a uma crítica radical do que se apresenta ao ser. O termo fenomenologia significa estudo dos fenômenos, daquilo que aparece à consciência, buscando explorá-lo.Ou seja, a fenomenologia, visa descrever os fenômenos tais como são vividos. Dessa forma, a fenomenologia é relativa, refletindo sobre o homem (o que importa é o sujeito social que vive a ação) e a compreensão e análise da consciência, no campo das ciências humanas.
Positivismo
O serviço social sofreu a influência do positivismo. Uma das grandes expressões do método positivista é o francês Auguste Comte (1798-1857) Comte, em seu método, atribuía fatores humanos para as explicações de diversos assuntos. Tal atitude contrariava a razão, a teologia e a metafísica, forçava o trabalho com as relações de modo aparente, evoluindo dentro do já contido e buscando a regularidade, as abstrações e as relações invariáveis. A filosofia básica do positivismo é a lei universal, a evolução, um processo segundo o qual o homem deve se adaptar ao meio, considerando as diferenças entre funções e capacidades, sempre numa perspectiva de adequação do homem à sociedade. O positivismo teve fortes influências no Brasil. O exemplo mais comum é a frase que está escrita em nossa bandeira: “Ordem e Progresso”. Esse trecho foi extraído da frase comtiana: “O amor por princípio, à ordem por base, o progresso por fim”. Essa frase vem expressa uma sociedade fraterna, justa e progressista.

Continue navegando