Logo Passei Direto
Buscar

Sistemas Eleitorais Comparados - Prática 1 Questões 2

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A representação proporcional de lista tem por princípio permitir uma pluralidade de opiniões na representação política. No entanto, diferente do voto único transferível, nesse sistema a eleição dos representantes é feita a partir de lista de candidatos apresentada pelos partidos aos eleitores. A distribuição de cadeiras se dá, proporcionalmente, aos votos recebidos na lista.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que explica corretamente como se dá a contagem dos votos no sistema proporcional de lista:
A A contabilização dos votos é feita apenas nos distritos pares.
B A contabilização dos votos é feita para os estados, no agregado.
C A contabilização dos votos é feita para os candidatos, no agregado.
D A contabilização dos votos é feita apenas nos partidos com 50% dos votos.
E A contabilização dos votos é feita para o total da lista do partido ou coligação.

Distrito eleitoral é a unidade territorial com cargos representativos eletivos, e onde os votos ali dados são apurados, contabilizados e transformados em cadeiras. Já a magnitude distrital (M) é a quantidade de cadeiras ou cargos em disputa numa eleição de cada distrito eleitoral.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, magnitude distrital:
A A quantidade de sindicatos em um país (distrito eleitoral).
B A quantidade partidos políticos (distrito eleitoral) e seus filiados (magnitude).
C Quantidade de candidatos (magnitude) de um diretório partidário (distrito eleitoral).
D A quantidade de candidatos a vereador (magnitude) de um partido (distrito eleitoral).
E A quantidade de vagas (magnitude) de um cargo em uma unidade territorial (distrito eleitoral).

A magnitude eleitoral varia de acordo com o número de cadeiras ou cargos em disputa em um determinado distrito eleitoral. Os distritos podem ser uninominais: apenas um representante. Ou podem ser plurínominais, quando há mais de uma vaga em disputa.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expõe, corretamente, um exemplo de distrito plurinominal:
A Eleições para deputado federal.
B Eleições para presidente do partido político.
C Seleção de candidatos nos partidos políticos.
D Eleições para presidente da República.
E Eleições para vereadores e prefeitos.

A representação proporcional, pelo seu próprio nome, pode ser compreendida como aquela que tem por finalidade assegurar uma proporção na representação política, ou seja, proporção na distribuição dos cargos entre os eleitos de acordo com a diversidade social, demonstrada a partir dos votos conquistados pelos partidos e candidatos.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, como deve ser a magnitude do distrito eleitoral em sistemas de representação proporcional:
A A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 10.
B A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 15.
C A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 70.
D A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 78.
E A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 1.

O sistema eleitoral de um país é o conjunto de regras, normas, estruturas e fórmulas que transformam os votos em cargos representativos. Ao final, as regras eleitorais determinam a distribuição de poder. Estas regras são encontradas nas legislações eleitorais e partidárias dos países.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expõe, corretamente, o porquê de as regras serem importantes em um “jogo” eleitoral:
A Porque as normas são restritas aos políticos.
B Porque as regras dão imprevisibilidade aos participantes do jogo.
C Porque as regras servem para definir somente as datas das eleições.
D Porque as regras delimitam, orientam e dão previsibilidade às ações dos atores.
E Porque as regras consideram como eleitores apenas aqueles que possuírem uma determinada renda.

A fórmula eleitoral transforma os votos em cadeiras, isto é, determina como os votos são apurados, contados e transformados em cargos. Os sistemas eleitorais, definidos pela fórmula de contagem dos votos, podem ser divididos em: sistemas de representação majoritária e sistemas de representação proporcional.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, é possível a utilização de sistemas diferentes em um mesmo país?
A Não é possível a utilização de sistemas diferentes em um mesmo território.
B Sim, há países como o Brasil em que há eleições majoritárias e proporcionais para distintos âmbitos e cargos.
C Sim, há países como o Brasil em que há eleições majoritárias e proporcionais para o mesmo cargo, por exemplo, o Senado.
D Não, não é possível a utilização de sistema majoritário e sistema proporcional em um mesmo território.
E Não é possível, mas não há registros de utilização de sistema majoritário e sistema proporcional em um mesmo território.

Considerando os conteúdos trabalhados na Aula 2 da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, no exemplo exposto acima (sistema majoritário de maioria simples ou puro), qual partido seria eleito?
Imaginemos que em um determinado distrito há uma cadeira em disputa para o parlamento e três partidos (A, B e C) concorrendo. Sob o sistema majoritário de maioria simples ou puro. O primeiro partido (A) obtém 43% dos votos, o segundo (B), 28% dos votos e o terceiro (B), 29% dos votos (Roeder, 2020).
A Os partidos B e C dividiriam o mandato.
B O partido A, uma vez que obteve a maioria simples dos votos.
C Nenhum dos três partidos, pois aconteceria um segundo turno.
D Nenhum dos três partidos, pois nenhum obteve a maioria absoluta.
E Os partidos A e B, que juntos obtiveram a maioria absoluta dos votos.

Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, marque a alternativa que responde, corretamente, à seguinte questão: por que, do ponto de vista operacional, nos sistemas de representação proporcional, a magnitude do distrito deve ser maior que um?
A Porque as clivagens sociais nos países são diversas.
B Porque as regras para contagem dos votos desobrigam.
C Porque as regras definem que os eleitores precisam votar em mais de um candidato.
D Porque as regras consideram proporcional o estabelecimento de 70 cadeiras em disputa.
E Porque só é possível a distribuição proporcional quando há mais de uma cadeira em disputa.

Quando o objetivo é que os mais votados se elejam, o sistema utilizado é o majoritário. No entanto, a votação mínima exigida varia, podendo ser 50% dos votos mais 1, o sistema de maioria absoluta, ou quando não há a adoção de um mínimo necessário, quando a maioria simples dos votos é o suficiente para o candidato ser eleito.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, a contagem de votos no sistema majoritário de maioria simples:
A É eleito aquele que obtiver o maior número dos votos apurados.
B É eleito aquele que obtiver exatamente 75% dos votos em colegiado.
C É eleito aquele que obtiver a maioria dos votos no interior do partido.
D É eleito aquele que obtiver o maior número de votos nas prévias do partido.
E É eleito aquele que obtiver a maioria absoluta dos votos nas convenções partidárias.

O sistema majoritário de voto alternativo utiliza a transferência de votos segundo a preferência ordenada pelo eleitor na cédula, em apenas um turno. Se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta dos votos, os votos do candidato menos votado são distribuídos para as segundas opções dos eleitores e assim por diante (Autoria do elaborador da questão).* Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de voto alternativo”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expressa, corretamente, uma vantagem do sistema majoritário de voto alternativo:
A Menor proporcionalidade.
B A realização de dois turnos.
C Mais competição personalista.
D Maior dificuldade de um candidato extremista vencer.
E Menos utilização de recursos de campanhas pelos partidos.

A vantagem deste sistema (majoritário de voto alternativo) é que não é necessário fazer mais de um turno eleitoral quando nenhum partido obtiver a maioria absoluta dos votos e, principalmente, evita-se que candidatos extremistas consigam se eleger, pois eles teriam que configurar entre as principais preferências de boa parte dos eleitores para receberem os votos nas rodadas de transferência.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que explica corretamente como se dá a contagem dos votos no sistema proporcional de lista:
A A contabilização dos votos é feita apenas nos distritos pares.
B A contabilização dos votos é feita para os estados, no agregado.
C A contabilização dos votos é feita para os candidatos, no agregado.
D A contabilização dos votos é feita apenas nos partidos com 50% dos votos.
E A contabilização dos votos é feita para o total da lista do partido ou coligação.

No sistema majoritário de maioria simples o candidato que receber a maioria dos votos em um determinado distrito eleitoral é eleito. É o sistema menos complexo. Os votos a outros candidatos ou partidos são desconsiderados para distribuição de cargos.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, quantos representantes (qual a magnitude) há no distrito eleitoral, no caso de uma eleição majoritária de maioria simples?
A Um.
B Dois.
C Cinco.
D Dez.
E Setenta.

Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, o que é Distrito Eleitoral:
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, o que é Distrito Eleitoral:
A O território onde os candidatos residem.
B O território internacional no qual o Brasil possui relações econômicas.
C O território no qual os partidos políticos possuem diretório municipal.
D Unidade territorial em que os candidatos são selecionados pelos partidos políticos aos cargos eletivos.
E Unidade territorial em que há cargos representativos eletivos, onde os votos são apurados, contabilizados e transformados em cadeiras.

Quando se adota o sistema de dois turnos se procede como no sistema de maioria simples, no que diz respeito ao distrito e magnitude. Isto é, o eleitor vota em apenas um candidato, cada partido lança apenas um, e os distritos são uninominais.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, marque a alternativa que responde, corretamente, a seguinte questão: como ocorre a contagem de votos no sistema majoritário de dois turnos adotado no Brasil, para a eleição de prefeitos de cidades com mais de 200.000 eleitores?
A O candidato que obtiver a maioria simples dos votos no primeiro turno, é eleito.
B O candidato que obtiver a maioria simples dos votos no segundo turno, é eleito.
C Não havendo a maioria absoluta em nenhum dos dois turnos, a eleição é cancelada.
D Não havendo candidato com mais de 50% dos votos no primeiro turno, os dois mais votados disutam um segundo turno.

Quando se adota sistema majoritário de maioria simples para eleições em câmaras legislativas é adotado o seguinte procedimento: divide-se o território em distritos, que pode coincidir ou não com a divisão territorial política, cada distrito tem direito a um representante.
Considerando os conteúdos trabalhados na Aula 2 da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, no exemplo exposto acima (sistema majoritário de maioria simples ou puro), qual partido seria eleito?
A Os partidos B e C dividiriam o mandato.
B O partido A, uma vez que obteve a maioria simples dos votos.
C Nenhum dos três partidos, pois aconteceria um segundo turno.
D Nenhum dos três partidos, pois nenhum obteve a maioria absoluta.
E Os partidos A e B, que juntos obtiveram a maioria absoluta dos votos.

Em eleições para deputados federais, em que cada estado elege mais de um representante, a magnitude distrital varia entre 8 e 70 no Brasil. Sistemas majoritários, em geral, possuem distritos com uma cadeira. Sistemas proporcionais necessariamente possuem mais de uma cadeira.
Considerando a contextualizaçáo acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, o que é Magnitude Distrital:
A Magnitude distrital é o tamanho do eleitorado de um determinado distrito.
B Magnitude distrital é o tamanho dos partidos políticos de um determinado país.
C Magnitude distrital é a quantidade de candidatos de um determinado distrito.
D Magnitude distrital é o número de cadeiras ou cargos em disputa em uma eleição de cada distrito eleitoral.
E Magnitude distrital é o valor mínimo de cadeiras ou cargos em disputa em uma eleição de cada distrito eleitoral.

É possível a aplicação do sistema majoritário em distritos plurínominais, ou seja, com a magnitude maior que um. Nesses casos, há três tipos possíveis: voto em bloco individual, voto em bloco partidário e voto único não transferível. No voto em bloco individual, cada partido lança a quantidade de candidatos em mesmo número de cadeiras em disputa. O eleitor pode votar em diferentes partidos (Roeder, 2020).
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expresse, corretamente, como é o voto em bloco individual:
A O eleitor pode votar apenas em um partido e são eleitos os candidatos com o mínimo de votos.
B O eleitor pode votar em um partido apenas e é eleito aquele que o partido vencedor indicar após o pleito.
C O eleitor pode votar em dez candidatos e são eleitos aqueles mais votados, proporcionalmente.
D O eleitor pode votar em vários candidatos e são eleitos aqueles que obtiveram, proporcionalmente, a maioria dos votos.
E O eleitor pode votar em partidos diferentes e são eleitos os candidatos com mais votos, por exemplo, o Senado brasileiro.

A representação proporcional, ou sistema proporcional, tem por objetivo distribuir os cargos proporcionalmente à quantidade de votos recebidos. Seu resultado positivo é reproduzir a diversidade de grupos da sociedade, pois mais grupos podem ganhar cargos.
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, os subtipos de sistemas proporcionais:
A Sistema de superposição e correção.
B Sistema de lista e de superposição.
C Sistema de lista e de voto único transferível.
D Sistema de voto único transferível e de maioria absoluta.
E Sistema de dois turnos, voto único transferível e de voto alternativo.

No sistema de lista é necessária a utilização de alguma fórmula eleitoral para fazer a distribuição das cadeiras. Primeiro, somam-se os votos de cada partido ou coligação e depois é aplicada alguma fórmula para saber quantas cadeiras caberá a cada um. As fórmulas podem ser de dois tipos: maiores médias ou maiores sobras.
Utilizando a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que resume, corretamente, as fórmulas de maiores médias que podem ser empregadas no sistema proporcional de lista:
A D’Hondt, Sainte-Lague e Sainte-Lague modificada.
B D’Hondt, maioria absoluta, maioria simples e quota Hare.
C D’Hondt, maioria absoluta, maioria simples e maioria composta.
D D’Hondt, magnitude distrital, maioria simples e maioria absoluta.
E D’Hondt, distrito plurinominal maioria simples e maioria composta.

Quando o objetivo é que os mais votados se elejam, o sistema eleitoral utilizado é o majoritário. No entanto, a votação mínima exigida varia dentro deste sistema, podendo ser 50% dos votos mais 1, o sistema de maioria absoluta, ou sem um mínimo necessário, quando a maioria simples dos votos é o suficiente para o candidato ser eleito.
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, a contagem de votos no sistema majoritário de maioria absoluta:
A E eleito aquele que obtiver exatamente 75% dos votos.
B Haver situação em que o candidato eleito não foi escolhido pela maioria dos eleitores, pois com menos da metade dos votos é considerado eleito. Esta situação não ocorre quando são empregados os outros dois tipos de sistemas majoritários, os de dois turnos e o de voto alternativo.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A representação proporcional de lista tem por princípio permitir uma pluralidade de opiniões na representação política. No entanto, diferente do voto único transferível, nesse sistema a eleição dos representantes é feita a partir de lista de candidatos apresentada pelos partidos aos eleitores. A distribuição de cadeiras se dá, proporcionalmente, aos votos recebidos na lista.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que explica corretamente como se dá a contagem dos votos no sistema proporcional de lista:
A A contabilização dos votos é feita apenas nos distritos pares.
B A contabilização dos votos é feita para os estados, no agregado.
C A contabilização dos votos é feita para os candidatos, no agregado.
D A contabilização dos votos é feita apenas nos partidos com 50% dos votos.
E A contabilização dos votos é feita para o total da lista do partido ou coligação.

Distrito eleitoral é a unidade territorial com cargos representativos eletivos, e onde os votos ali dados são apurados, contabilizados e transformados em cadeiras. Já a magnitude distrital (M) é a quantidade de cadeiras ou cargos em disputa numa eleição de cada distrito eleitoral.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, magnitude distrital:
A A quantidade de sindicatos em um país (distrito eleitoral).
B A quantidade partidos políticos (distrito eleitoral) e seus filiados (magnitude).
C Quantidade de candidatos (magnitude) de um diretório partidário (distrito eleitoral).
D A quantidade de candidatos a vereador (magnitude) de um partido (distrito eleitoral).
E A quantidade de vagas (magnitude) de um cargo em uma unidade territorial (distrito eleitoral).

A magnitude eleitoral varia de acordo com o número de cadeiras ou cargos em disputa em um determinado distrito eleitoral. Os distritos podem ser uninominais: apenas um representante. Ou podem ser plurínominais, quando há mais de uma vaga em disputa.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expõe, corretamente, um exemplo de distrito plurinominal:
A Eleições para deputado federal.
B Eleições para presidente do partido político.
C Seleção de candidatos nos partidos políticos.
D Eleições para presidente da República.
E Eleições para vereadores e prefeitos.

A representação proporcional, pelo seu próprio nome, pode ser compreendida como aquela que tem por finalidade assegurar uma proporção na representação política, ou seja, proporção na distribuição dos cargos entre os eleitos de acordo com a diversidade social, demonstrada a partir dos votos conquistados pelos partidos e candidatos.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, como deve ser a magnitude do distrito eleitoral em sistemas de representação proporcional:
A A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 10.
B A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 15.
C A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 70.
D A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 78.
E A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 1.

O sistema eleitoral de um país é o conjunto de regras, normas, estruturas e fórmulas que transformam os votos em cargos representativos. Ao final, as regras eleitorais determinam a distribuição de poder. Estas regras são encontradas nas legislações eleitorais e partidárias dos países.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expõe, corretamente, o porquê de as regras serem importantes em um “jogo” eleitoral:
A Porque as normas são restritas aos políticos.
B Porque as regras dão imprevisibilidade aos participantes do jogo.
C Porque as regras servem para definir somente as datas das eleições.
D Porque as regras delimitam, orientam e dão previsibilidade às ações dos atores.
E Porque as regras consideram como eleitores apenas aqueles que possuírem uma determinada renda.

A fórmula eleitoral transforma os votos em cadeiras, isto é, determina como os votos são apurados, contados e transformados em cargos. Os sistemas eleitorais, definidos pela fórmula de contagem dos votos, podem ser divididos em: sistemas de representação majoritária e sistemas de representação proporcional.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, é possível a utilização de sistemas diferentes em um mesmo país?
A Não é possível a utilização de sistemas diferentes em um mesmo território.
B Sim, há países como o Brasil em que há eleições majoritárias e proporcionais para distintos âmbitos e cargos.
C Sim, há países como o Brasil em que há eleições majoritárias e proporcionais para o mesmo cargo, por exemplo, o Senado.
D Não, não é possível a utilização de sistema majoritário e sistema proporcional em um mesmo território.
E Não é possível, mas não há registros de utilização de sistema majoritário e sistema proporcional em um mesmo território.

Considerando os conteúdos trabalhados na Aula 2 da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, no exemplo exposto acima (sistema majoritário de maioria simples ou puro), qual partido seria eleito?
Imaginemos que em um determinado distrito há uma cadeira em disputa para o parlamento e três partidos (A, B e C) concorrendo. Sob o sistema majoritário de maioria simples ou puro. O primeiro partido (A) obtém 43% dos votos, o segundo (B), 28% dos votos e o terceiro (B), 29% dos votos (Roeder, 2020).
A Os partidos B e C dividiriam o mandato.
B O partido A, uma vez que obteve a maioria simples dos votos.
C Nenhum dos três partidos, pois aconteceria um segundo turno.
D Nenhum dos três partidos, pois nenhum obteve a maioria absoluta.
E Os partidos A e B, que juntos obtiveram a maioria absoluta dos votos.

Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, marque a alternativa que responde, corretamente, à seguinte questão: por que, do ponto de vista operacional, nos sistemas de representação proporcional, a magnitude do distrito deve ser maior que um?
A Porque as clivagens sociais nos países são diversas.
B Porque as regras para contagem dos votos desobrigam.
C Porque as regras definem que os eleitores precisam votar em mais de um candidato.
D Porque as regras consideram proporcional o estabelecimento de 70 cadeiras em disputa.
E Porque só é possível a distribuição proporcional quando há mais de uma cadeira em disputa.

Quando o objetivo é que os mais votados se elejam, o sistema utilizado é o majoritário. No entanto, a votação mínima exigida varia, podendo ser 50% dos votos mais 1, o sistema de maioria absoluta, ou quando não há a adoção de um mínimo necessário, quando a maioria simples dos votos é o suficiente para o candidato ser eleito.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, a contagem de votos no sistema majoritário de maioria simples:
A É eleito aquele que obtiver o maior número dos votos apurados.
B É eleito aquele que obtiver exatamente 75% dos votos em colegiado.
C É eleito aquele que obtiver a maioria dos votos no interior do partido.
D É eleito aquele que obtiver o maior número de votos nas prévias do partido.
E É eleito aquele que obtiver a maioria absoluta dos votos nas convenções partidárias.

O sistema majoritário de voto alternativo utiliza a transferência de votos segundo a preferência ordenada pelo eleitor na cédula, em apenas um turno. Se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta dos votos, os votos do candidato menos votado são distribuídos para as segundas opções dos eleitores e assim por diante (Autoria do elaborador da questão).* Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de voto alternativo”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expressa, corretamente, uma vantagem do sistema majoritário de voto alternativo:
A Menor proporcionalidade.
B A realização de dois turnos.
C Mais competição personalista.
D Maior dificuldade de um candidato extremista vencer.
E Menos utilização de recursos de campanhas pelos partidos.

A vantagem deste sistema (majoritário de voto alternativo) é que não é necessário fazer mais de um turno eleitoral quando nenhum partido obtiver a maioria absoluta dos votos e, principalmente, evita-se que candidatos extremistas consigam se eleger, pois eles teriam que configurar entre as principais preferências de boa parte dos eleitores para receberem os votos nas rodadas de transferência.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que explica corretamente como se dá a contagem dos votos no sistema proporcional de lista:
A A contabilização dos votos é feita apenas nos distritos pares.
B A contabilização dos votos é feita para os estados, no agregado.
C A contabilização dos votos é feita para os candidatos, no agregado.
D A contabilização dos votos é feita apenas nos partidos com 50% dos votos.
E A contabilização dos votos é feita para o total da lista do partido ou coligação.

No sistema majoritário de maioria simples o candidato que receber a maioria dos votos em um determinado distrito eleitoral é eleito. É o sistema menos complexo. Os votos a outros candidatos ou partidos são desconsiderados para distribuição de cargos.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, quantos representantes (qual a magnitude) há no distrito eleitoral, no caso de uma eleição majoritária de maioria simples?
A Um.
B Dois.
C Cinco.
D Dez.
E Setenta.

Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, o que é Distrito Eleitoral:
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, o que é Distrito Eleitoral:
A O território onde os candidatos residem.
B O território internacional no qual o Brasil possui relações econômicas.
C O território no qual os partidos políticos possuem diretório municipal.
D Unidade territorial em que os candidatos são selecionados pelos partidos políticos aos cargos eletivos.
E Unidade territorial em que há cargos representativos eletivos, onde os votos são apurados, contabilizados e transformados em cadeiras.

Quando se adota o sistema de dois turnos se procede como no sistema de maioria simples, no que diz respeito ao distrito e magnitude. Isto é, o eleitor vota em apenas um candidato, cada partido lança apenas um, e os distritos são uninominais.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, marque a alternativa que responde, corretamente, a seguinte questão: como ocorre a contagem de votos no sistema majoritário de dois turnos adotado no Brasil, para a eleição de prefeitos de cidades com mais de 200.000 eleitores?
A O candidato que obtiver a maioria simples dos votos no primeiro turno, é eleito.
B O candidato que obtiver a maioria simples dos votos no segundo turno, é eleito.
C Não havendo a maioria absoluta em nenhum dos dois turnos, a eleição é cancelada.
D Não havendo candidato com mais de 50% dos votos no primeiro turno, os dois mais votados disutam um segundo turno.

Quando se adota sistema majoritário de maioria simples para eleições em câmaras legislativas é adotado o seguinte procedimento: divide-se o território em distritos, que pode coincidir ou não com a divisão territorial política, cada distrito tem direito a um representante.
Considerando os conteúdos trabalhados na Aula 2 da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, no exemplo exposto acima (sistema majoritário de maioria simples ou puro), qual partido seria eleito?
A Os partidos B e C dividiriam o mandato.
B O partido A, uma vez que obteve a maioria simples dos votos.
C Nenhum dos três partidos, pois aconteceria um segundo turno.
D Nenhum dos três partidos, pois nenhum obteve a maioria absoluta.
E Os partidos A e B, que juntos obtiveram a maioria absoluta dos votos.

Em eleições para deputados federais, em que cada estado elege mais de um representante, a magnitude distrital varia entre 8 e 70 no Brasil. Sistemas majoritários, em geral, possuem distritos com uma cadeira. Sistemas proporcionais necessariamente possuem mais de uma cadeira.
Considerando a contextualizaçáo acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, o que é Magnitude Distrital:
A Magnitude distrital é o tamanho do eleitorado de um determinado distrito.
B Magnitude distrital é o tamanho dos partidos políticos de um determinado país.
C Magnitude distrital é a quantidade de candidatos de um determinado distrito.
D Magnitude distrital é o número de cadeiras ou cargos em disputa em uma eleição de cada distrito eleitoral.
E Magnitude distrital é o valor mínimo de cadeiras ou cargos em disputa em uma eleição de cada distrito eleitoral.

É possível a aplicação do sistema majoritário em distritos plurínominais, ou seja, com a magnitude maior que um. Nesses casos, há três tipos possíveis: voto em bloco individual, voto em bloco partidário e voto único não transferível. No voto em bloco individual, cada partido lança a quantidade de candidatos em mesmo número de cadeiras em disputa. O eleitor pode votar em diferentes partidos (Roeder, 2020).
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expresse, corretamente, como é o voto em bloco individual:
A O eleitor pode votar apenas em um partido e são eleitos os candidatos com o mínimo de votos.
B O eleitor pode votar em um partido apenas e é eleito aquele que o partido vencedor indicar após o pleito.
C O eleitor pode votar em dez candidatos e são eleitos aqueles mais votados, proporcionalmente.
D O eleitor pode votar em vários candidatos e são eleitos aqueles que obtiveram, proporcionalmente, a maioria dos votos.
E O eleitor pode votar em partidos diferentes e são eleitos os candidatos com mais votos, por exemplo, o Senado brasileiro.

A representação proporcional, ou sistema proporcional, tem por objetivo distribuir os cargos proporcionalmente à quantidade de votos recebidos. Seu resultado positivo é reproduzir a diversidade de grupos da sociedade, pois mais grupos podem ganhar cargos.
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, os subtipos de sistemas proporcionais:
A Sistema de superposição e correção.
B Sistema de lista e de superposição.
C Sistema de lista e de voto único transferível.
D Sistema de voto único transferível e de maioria absoluta.
E Sistema de dois turnos, voto único transferível e de voto alternativo.

No sistema de lista é necessária a utilização de alguma fórmula eleitoral para fazer a distribuição das cadeiras. Primeiro, somam-se os votos de cada partido ou coligação e depois é aplicada alguma fórmula para saber quantas cadeiras caberá a cada um. As fórmulas podem ser de dois tipos: maiores médias ou maiores sobras.
Utilizando a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que resume, corretamente, as fórmulas de maiores médias que podem ser empregadas no sistema proporcional de lista:
A D’Hondt, Sainte-Lague e Sainte-Lague modificada.
B D’Hondt, maioria absoluta, maioria simples e quota Hare.
C D’Hondt, maioria absoluta, maioria simples e maioria composta.
D D’Hondt, magnitude distrital, maioria simples e maioria absoluta.
E D’Hondt, distrito plurinominal maioria simples e maioria composta.

Quando o objetivo é que os mais votados se elejam, o sistema eleitoral utilizado é o majoritário. No entanto, a votação mínima exigida varia dentro deste sistema, podendo ser 50% dos votos mais 1, o sistema de maioria absoluta, ou sem um mínimo necessário, quando a maioria simples dos votos é o suficiente para o candidato ser eleito.
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, a contagem de votos no sistema majoritário de maioria absoluta:
A E eleito aquele que obtiver exatamente 75% dos votos.
B Haver situação em que o candidato eleito não foi escolhido pela maioria dos eleitores, pois com menos da metade dos votos é considerado eleito. Esta situação não ocorre quando são empregados os outros dois tipos de sistemas majoritários, os de dois turnos e o de voto alternativo.

Prévia do material em texto

í Questão 1/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
03/01 01:46:34 ScreenH unter
/ ......................... \
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
Tutoria
0
Forum
Trabalhos
Chat
Rádio Web
Avisos
"A representação proporcional de lista tem por princípio permitir uma pluralidade de opiniões na representação política. No entanto, diferente do voto único transferível, nesse sistema a eleição dos representantes é feita a partir 
de lista de candidatos apresentada pelos partidos aos eleitores. A distribuição de cadeiras se dá, proporcionalmente, aos votos recebidos na lista (Autoria do elaborador da questão).’' Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, 
tema “Representação Proporcional de Lista", adaptado.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que explica corretamente como se dá a contagem dos votos no sistema proporcional de lista:
Nota: 10.0
O A A contabilização dos votos é feita apenas nos distritos pares.
O B A contabilização dos votos é feita para os estados, no agregado.
O C A contabilização dos votos é feita para os candidatos, no agregado.
O D A contabilização dos votos é feita apenas nos partidos com 50% dos votos.
I
E A contabilização dos votos é feita para o total da lista do partido ou coligação.
^ Você acertou!
O sistema de lista funciona da seguinte maneira: uma lista de candidatos é apresentada por cada partido ou coligação. A contabilização dos votos é feita para o total de cada lista, e a distribuição das cadeiras é feita 
proporcionalmente aos votos obtidos por cada lista.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional de Lista*
Questão 2/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho abaixo:
Distrito eleitoral é a unidade territorial com cargos representativos eletivos, e onde os votos ali dados são apurados, contabilizados e transformados em cadeiras. Já a magnitude distrital (M) é a quantidade de cadeiras ou 
cargos em disputa numa eleição de cada distrito eleitoral.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o que são?".
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, magnitude distrital:
Nota: 10.0
O A
O B
o C
o D
A quantidade de sindicatos em um país (distrito eleitoral).
A quantidade partidos políticos (distrito eleitoral) e seus filiados (magnitude). 
Quantidade de candidatos (magnitude) de um diretório partidário (distrito eleitoral). 
A quantidade de candidatos a vereador (magnitude) de um partido (distrito eleitoral).
E A quantidade de vaqas (maqnitude) de um carqo em uma unidade territorial (distrito eleitoral).
http://www.wisdom-soft.com
R^Hin Wph 03/01 01:46:46 ScreenH unter
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
Distrito eleitoral é a unidade territorial com cargos representativos eletivos, e onde os votos ali dados são apurados, contabilizados e transformados em cadeiras. Já a magnitude distrital (M) é a quantidade de cadeiras ou 
cargos em disputa numa eleição de cada distrito eleitoral.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o que são?".
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, magnitude distrital:
Questão 2/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho abaixo:
Nota: 10.0
A A quantidade de sindicatos em um país (distrito eleitoral).
B A quantidade partidos políticos (distrito eleitoral) e seus filiados (magnitude).
C Quantidade de candidatos (magnitude) de um diretório partidário (distrito eleitoral).
D A quantidade de candidatos a vereador (magnitude) de um partido (distrito eleitoral).
quantidade de vagas (magnitude) de um cargo em uma unidade territorial (distrito eleitoral).
^ Você aceitou!
A magnitude distrital (M) é a quantidade de cadeiras ou cargos em disputa numa eleição de cada distritofeleitoral. Conforme o número de cadeiras os distritos podem ser uninominais: apenas um representante; exemplo, no 
Brasil em eleições presidenciais, os votos de todo o país são contabilizados para eleger apenas um presidente. Ou podem ser plurínominais, mais de um representante, exemplo; o Brasil em eleições para deputados federais, 
em que cada estado elege mais de um representante, a magnitude distrital varia entre 8 e 70 no Brasil. Sistemas majoritários, em geral, possuem distritos com uma 6 cadeira. Sistemas proporcionais necessariamente possuem 
mais de uma cadeira.
Fonte; Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o que são?”.
Questão 3/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"A magnitude eleitoral varia de acordo com o número de cadeiras ou cargos em disputa em um determinado distrito eleitoral. Os distritos podem ser uninominais: apenas um representante. Ou podem ser plurínominais, quando 
há mais de uma vaga em disputa."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o que são?".
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expõe, corretamente, um exemplo de d istrito plurinominal:
Nota: 0.0
Eleições para deputado federal.
A magnitude distrital (M) é a quantidade de cadeiras ou cargos em disputa numa eleição de cada distrito eleitoral. Conforme o número de cadeiras os distritos podem ser uninominais; apenas um representante; exemplo, no 
Brasil em eleições presidenciais, os votos de todo o país são contabilizados para eleger apenas um presidente. Ou podem ser plurínominais, mais de um representante, exemplo; o Brasil em eleições para deputados 
federais, em que cada estado elege mais de um representante, a magnitude distrital varia entre 8 e 70 no Brasil. Sistemas majoritários, em geral, possuem distritos com uma 6 cadeira. Sistemas proporcionais necessariamente 
possuem mais de uma cadeira.
r a n a i i * a i a * *• i *« ' * • i A n
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"A magnitude eleitoral varia de acordo com o número de cadeiras ou cargos em disputa em um determinado distrito eleitoral. Os distritos podem ser uninominais: apenas um representante. Ou podem ser plurinominais, quando 
há mais de uma vaga em disputa."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o que são?".
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expõe, corretamente, um exemplo de d istrito plurinominal:
Questão 3/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 01:46:51 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 0.0
Eleições para deputado federal.
^ A magnitude distrital (M) é a quantidade de cadeiras ou cargos em disputa numa eleição de cada distrito eleitoral. Conforme o número de cadeiras os distritos podem ser uninominais: apenas um representante; exemplo, no 
Brasil em eleições presidenciais, os votos de todo o país são contabilizados para eleger apenas um presidente. Ou podem ser plurinominais, mais de um representante, exemplo: o Brasil em eleições para deputados 
federais, em que cada estado elege mais de um representante, a magnitude distrital varia entre 8 e 70 no Brasil. Sistemas majoritários, em geral, possuem distritos com uma 6 cadeira. Sistemas proporcionais necessariamente 
possuem mais de uma cadeira.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o que são?”.
B Eleições para presidente do partido político.
C Seleção de candidatos nos partidos políticos. 
D Eleições para presidente da República.
E Eleições para vereadores e prefeitos.Questão 4/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"A representação proporcional, pelo seu próprio nome, pode ser compreendida como aquela que tem por finalidade assegurar uma proporção na representação política, ou seja, proporção na distribuição dos cargos entre os 
eleitos de acordo com a diversidade social, demonstrada a partir dos votos conquistados pelos partidos e candidatos."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, como deve ser a magnitude do distrito eleitoral 
em sistemas de representação proporcional:
Nota: 10.0
A A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 10. 
B A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 15.
C A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 70.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"A representação proporcional, pelo seu próprio nome, pode ser compreendida como aquela que tem por finalidade assegurar uma proporção na representação política, ou seja, proporção na distribuição dos cargos entre os 
eleitos de acordo com a diversidade social, demonstrada a partir dos votos conquistados pelos partidos e candidatos."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, como deve ser a magnitude do distrito eleitoral 
em sistemas de representação proporcional:
Questão 4/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 01:46:54 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 10.0
A A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 10. 
B A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 15. 
C A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 70. 
D A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 78.
A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 1.
^ Você aceitou!
No sistema proporcional é necessária a existência de mais de uma cadeira em disputa, M>1. Com uma cadeira só não é possível haver distribuição proporcional entre os cargos disputados e os votos recebidos. Os modos 
distintos de distribuição das cadeiras, a combinação entre como o eleitor vota e as fórmulas empregadas na contabilização dos votos, é que constituem os tipos de representação proporcional.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional'.
Questão 5/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Considere o texto abaixo:
O sistema eleitoral de um país é o conjunto de regras, normas, estruturas e fórmulas que transformam os votos em cargos representativos. Ao final, as regras eleitorais determinam a distribuição de poder. Estas regras são 
encontradas nas legislações eleitorais e partidárias dos países (Roeder, 2020).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “O que são Sistemas Eleitorais” .
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expõe, corretamente, o porquê de as regras serem importantes em um 
“jogo” eleitoral:
Nota: 10.0
A Porque as normas são restritas aos políticos.
B Porque as regras dão imprevisibilidade aos participantes do jogo.
r Pnrnno ac mnrac ccrwem nara rie. finir cnm^nto ac riatac ri ac eleirnoc
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
O sistema eleitoral de um país é o conjunto de regras, normas, estruturas e fórmulas que transformam os votos em cargos representativos. Ao final, as regras eleitorais determinam a distribuição de poder. Estas regras são 
encontradas nas legislações eleitorais e partidárias dos países (Roeder, 2020).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “O que são Sistemas Eleitorais” .
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expõe, corretamente, o porquê de as regras serem importantes em um 
“jogo” eleitoral:
Questão 5/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 01:46:57 ScreenHunter
-Considere o texto abaixo:
Nota: 10.0
A Porque as normas são restritas aos políticos.
B Porque as regras dão imprevisibilidade aos participantes do jogo.
C Porque as regras servem para definir somente as datas das eleições.
D Porque as regras delimitam, orientam e dão previsibilidade às ações dos atores.
Você aceitou!
Um jogo nada mais é do que uma interação entre dois ou mais indivíduos, submetidos a um conjunto de regras, que tem por objetivo estabelecer ganhadores e perdedores. As regras num jogo servem para delimitar, orientar e 
dar previsibilidade às ações dos jogadores e permitir a continuidade das jogadas, mantendo a estabilidade e a função do jogo. Em democracias representativas são necessárias regras e fórmulas para transformar os votos em 
cadeiras ou cargos ou, em outras palavras, determinar o(s) vencedor(es) das eleições, aqueles que conquistam a preferência dos cidadãos. O sistema eleitoral de um país é o conjunto de regras, normas, estruturas e fórmulas 
que transformam os votos em cargos representativos. Ao final, as regras eleitorais determinam a distribuição de poder. Estas regras são encontradas nas legislações eleitorais e partidárias dos países.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “O que são Sistemas Eleitorais”.
E Porque as regras consideram como eleitores apenas aqueles que possuírem uma determinada renda.
Questão 6/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"A fórmula eleitoral transforma os votos em cadeiras, isto é, determina como os votos são apurados, contados e transformados em cargos. Os sistemas eleitorais, definidos pela fórmula de contagem dos votos, podem ser 
divididos em: sistemas de representação majoritária e sistemas de representação proporcional (Duverger, 1970; Martínez, 2009; Ware, 2004)".
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Como classificar sistemas eleitorais”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, é possível a utilização de sistemas diferentes em um mesmo país?
Nota: 0.0
A Não é possível a utilização de sistemas diferentes em um mesmo território.
Sim, há países como o Brasil em que há eleições majoritárias e proporcionais para distintos âmbitos e cargos.
H o n t r/ i H a i im n -a íc n n/H o m c a r -a r in ta r l/tc m o ic Ha u m tiru-» Ha e ic t A m o Ha i-ia i-iHa i-iH i-í H n â m h it n H a a Ia i t a n D nr û v û m n ln m-» R r a c i l rca rA n rA c iH A n tA C n n i/ A m o H n rA C a m i in irín i/-»c rr>m m -a ic Ha OHD m il AlAÍtr>rAC n c ic t ú m o / 'h a m o H n
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"A fórmula eleitoral transforma os votos em cadeiras, isto é, determina como os votos são apurados, contados e transformados em cargos. Os sistemas eleitorais, definidos pela fórmula de contagem dos votos, podem ser 
divididos em: sistemas de representação majoritária e sistemas de representação proporcional (Duverger, 1970; Martínez, 2009; Ware, 2004)".
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Como classificar sistemas eleitorais”.
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, é possível a utilização de sistemas diferentes em um mesmo país?
Questão 6/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 01:47:00 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 0.0
A Não é possível a utilização de sistemas diferentes em um mesmo território.
I
B Sim, há países como o Brasil em que há eleições majoritárias e proporcionaispara distintos âmbitos e cargos.
^ Dentro de um país podem ser adotados mais de um tipo de sistema, dependendo do âmbito da eleição. Por exemplo, no Brasil, para presidentes, governadores e municípios com mais de 200 mil eleitores, o sistema, chamado 
de majoritário de dois turnos, é diferente do empregado para Senadores e municípios com menos de 200 mil eleitores, majoritário simples. Já para os cargos legislativos o sistema é diferente de ambos, o conhecido sistema 
proporcional. Comparativamente, usaremos como exemplos os sistemas empregados nas eleições das câmaras baixas e presidentes dos países.
C Sim, há países como o Brasil em que há eleições majoritárias e proporcionais para o mesmo cargo, por exemplo, o Senado.
D Não, não é possível a utilização de sistema majoritário e sistema proporcional em um mesmo território.
E Não é possível, mas não há registros de utilização de sistema majoritário e sistema proporcional em um mesmo território.Questão 7/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
É possível a aplicação do sistema majoritário em distritos plurinominais, ou seja, com a magnitude maior que um. Nesses casos, há três tipos possíveis; voto em bloco individual, voto em bloco partidário e voto único não 
transferível.
No voto em bloco partidário, os partidos apresentam uma lista de candidatos em igual número de cadeiras (Roeder, 2020).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, “Sistema majoritário em distritos plurinominais”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expresse, corretamente, como é o voto em bloco partidário:
Nota: 10.0
A O eleitor pode votar em três candidatos, por ordem de preferência.
B B O eleitor vota na lista, e a lista do partido mais votado ganha todas as cadeiras em disputa.I ^ Você acertou!
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
É possível a aplicação do sistema majoritário em distritos plurinominais, ou seja. com a magnitude maior que um. Nesses casos, há três tipos possíveis: voto em bloco individual, voto em bloco partidário e voto único não 
transferível.
No voto em bloco partidário, os partidos apresentam uma lista de candidatos em igual número de cadeiras (Roeder, 2020).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2. “Sistema majoritário em distritos plurinominais”.
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expresse, corretamente, como é o voto em bloco partidário:
Questão 7/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 01:47:03 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 10.0
A O eleitor pode votar em três candidatos, por ordem de preferência.
O eleitor vota na lista, e a lista do partido mais votado ganha todas as cadeiras em disputa.
^ Você aceitou!
O voto em bloco partidário é uma variação do sistema de maioria simples. Os partidos apresentam uma lista de candidatos em igual número de cadeiras. O eleitor vota na lista. A lista do partido mais votado ganha todas as 
cadeiras do distrito. Este sistema é utilizado para a eleição dos delegados ao colégio eleitoral nos Estados Unidos, apenas dois estados não adotam este sistema: Maine e Nebraska. Nos demais, o partido vencedor leva todas 
as cadeiras de delegado.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, “Sistema majoritário em distritos plurinominais”.
C O eleitor pode votar apenas em um candidato e são eleitos os candidatos com o máximo de votos.
D O eleitor pode votar em dois candidatos e são eleitos aqueles mais votados, respeitando a proporcionalidade.
E O eleitor pode votar em um candidato apenas e são eleitos os candidatos que obtiveram o maior número de votos.
Questão 8/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o texto abaixo:
O sistema majoritário ou simplesmente “representação majoritária" pode ser resumido em: quem obtiver mais votos, ganha as eleições, “o vencedor leva tudo”. Os eleitores neste sistema podem possuir mais controle sobre o 
seu representante, uma vez que podem identifica-lo mais facilmente (Roeder, 2020).
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, os subtipos de sistemas majoritários:
Nota: 0.0
A Sistema de superposição, correção e de lista.
B Sistema de maioria complexa, absoluto e um tumo.
C Sistema de voto único transferível, sistema de lista.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
O sistema majoritário ou simplesmente “representação majoritária" pode ser resumido em: quem obtiver mais votos, ganha as eleições, “o vencedor leva tudo”. Os eleitores neste sistema podem possuir mais controle sobre o 
seu representante, uma vez que podem identifica-lo mais facilmente (Roeder, 2020).
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, os subtipos de sistemas majoritários:
Questão 8/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 01:47:08 ScreenHunter
-Leia o texto abaixo:
Nota: 0.0
Sistema de superposição, correção e de lista.
Sistema de maioria complexa, absoluto e um tumo.
Sistema de voto único transferível, sistema de lista.
Sistema de maioria simples, dois turnos e voto alternativo.
^ Os subtipos de sistemas majoritários podem ser de maioria simples, dois turnos ou voto alternativo.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 1, "Representação Majoritária e Representação proporcional".
Sistema de maioria absoluta, voto único transferível e maioria absoluta.
Questão 9/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
“As regras num jogo servem para delimitar, orientar e dar previsibilidade às ações dos jogadores e permitir a continuidade das jogadas, mantendo a estabilidade e a função do jogo”.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, tema “O que são sistemas eleitorais”.
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o que sâo Sistemas Eleitorais:
Nota: 10.0
A As normas jurídicas penais de um país.
B Os indicadores de democracia de um país.
C O regimento interno de uma casa legislativa.
D As regras do Tribunal Eleitoral que definem a formação de partidos políticos no país.
H
E Um conjunto de regras, normas, estruturas e fórmulas que transformam votos em cargos representativos.
I _
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"As regras num jogo servem para delimitar, orientar e dar previsibilidade às ações dos jogadores e permitir a continuidade das jogadas, mantendo a estabilidade e a função do jogo”.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, tema “O que são sistemas eleitorais”.
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o que são Sistemas Eleitorais:
Questão 9/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 01:47:12 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 10.0
A As normas jurídicas penais de um país.
B Os indicadores de democracia de um país.
C O regimento interno de uma casa legislativa.
D As regras do Tribunal Eleitoral que definem a formação de partidos políticos no país.
Um conjunto de regras, normas, estruturas e fórmulas que transformam votos em cargos representativos.
^ Você aceitou!
Em democracias representativas são necessárias regras e fórmulas para transformar os votos em cadeiras ou cargos ou, em outras palavras, determinar o(s) vencedor(es) das eleições, aqueles que conquistam a preferência 
dos cidadãos. O sistema eleitoral de um país é o conjunto de regras, normas, estruturase fórmulas que transformam os votos em cargos representativos. Ao final, as regras eleitorais determinam a distribuição de poder. Estas 
regras são encontradas nas legislações eleitorais e partidárias dos países.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, tema "O que são sistemas eleitorais”.
Questão 10/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"A representação proporcional, ou sistema proporcional, tem por objetivo distribuir os cargos proporcionalmente à quantidade de votos recebidos. Seu resultado positivo é reproduzir a diversidade de grupos da sociedade, pois 
mais grupos podem ganhar cargos."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Representação Majoritária e Representação proporcional”.
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, os subtipos de sistemas proporcionais:
Nota: 10.0
A Sistema de superposição e correção.
B Sistema de lista e de superposição.
H ‘ ........................................ —Você aceitou!
http://www.wisdom-soft.com
S c re e n H u n te r 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
Você acertou! 03/01 0 1 : 4 7 : 1 5 ScreenH unter
Em democracias representativas são necessárias regras e fórmulas para transformar os votos em cadeiras ou cargos ou, em outras palavras, determinar o(s) vencedor(es) das eleições, aqueles que conquistam a preferência 
dos cidadãos. O sistema eleitoral de um país é o conjunto de regras, normas, estruturas e fórmulas que transformam os votos em cargos representativos. Ao final, as regras eleitorais determinam a distribuição de poder. Estas 
regras são encontradas nas legislações eleitorais e partidárias dos países.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, tema “O que são sistemas eleitorais”.
Questão 10/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"A representação proporcional, ou sistema proporcional, tem por objetivo distribuir os cargos proporcionalmente à quantidade de votos recebidos. Seu resultado positivo é reproduzir a diversidade de grupos da sociedade, pois 
mais grupos podem ganhar cargos."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Representação Majoritária e Representação proporcional”.
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, os subtipos de sistemas proporcionais:
Nota: 10.0
D
E
Sistema de superposição e correção.
Sistema de lista e de superposição.
Sistema de lista e de voto único transferível.
^ Você aceitou!
Os subtipos de sistemas proporcionais podem ser: Voto único transferível e Sistema de lista.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 1, “Representação Majoritária e Representação proporcional”.
Sistema de voto único transferível e de maioria absoluta.
Sistema de dois turnos, voto único transferível e de voto alternativo.
UNINTERJ|>
http://www.wisdom-soft.com
03/01 01:53:57 ScreenH unterI U I / / S «r j ^ a ( r\ " »/ M H inn in í i i í i ^
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
Tutoria
Quando se adota o sistema de dois turnos se procede como no sistema de maioria simples, no que diz respeito ao distrito e magnitude. Isto é, o eleitor vota em apenas um candidato, cada partido lança apenas um, e os 
distritos são uninominais (Roeder, 2020).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de dois turnos”.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, marque a alternativa que responde, corretamente, a seguinte questão: como ocorre a contagem de votos 
no sistema majoritário de dois turnos adotado no Brasil, para a eleição de prefeitos de cidades com mais de 200.000 eleitores?
Questão 1/10- Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho abaixo:
0
Fórum
Nota: 10.0
A O candidato que obtiver a maioria simples dos votos no primeiro tumo, é eleito.
B O candidato que obtiver a maioria simples dos votos no segundo turno, é eleito.
Trabalhos
Chat
Rádio Web
C Não havendo a maioria absoluta em nenhum dos dois turnos, a eleição é cancelada.
Não havendo candidato com mais de 50% dos votos no primeiro turno, os dois mais votados disputam um segundo turno.
^ Você aceitou!
No sistema majoritário de dois turnos, as características são parecidas com as do sistema de maioria simples. Porém, no de dois turnos, é exigido mais de 50% dos votos para conquistar o cargo. Chamada de maioria absoluta. 
Quando não se atinge, os dois mais votados disputam um segundo turno. Ou seja, na contagem dos votos, se algum candidato obtiver mais de 50% dos votos se elege, caso contrário há uma nova disputa entre os dois mais 
votados.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de dois tumos”.
E Não havendo candidato com a maioria simples dos votos, os dois mais votados disputam um segundo turno.
Avisos
Questão 2/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"A representação proporcional, ou sistema proporcional, tem por objetivo distribuir os cargos proporcionalmente à quantidade de votos recebidos. Seu resultado positivo é reproduzir a diversidade de grupos da sociedade, pois 
mais grupos podem ganhar cargos."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Representação Majoritária e Representação proporcional”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, os subtipos de sistemas proporcionais:
Nota: 10.0
A Sistema de superposição e correção.
B Sistema de lista e de superposição.
C Sistema de lista e de voto único transferível.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"A representação proporcional, ou sistema proporcional, tem por objetivo distribuir os cargos proporcionalmente à quantidade de votos recebidos. Seu resultado positivo é reproduzir a diversidade de grupos da sociedade, pois 
mais grupos podem ganhar cargos."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Representação Majoritária e Representação proporcionar.
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, os subtipos de sistemas proporcionais:
Questão 2/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 01:54:00 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 10.0
A Sistema de superposição e correção.
B Sistema de lista e de superposição.
I
C Sistema de lista e de voto único transferível.
^ Você aceitou!
Os subtipos de sistemas proporcionais podem ser: Voto único transferível e Sistema de lista.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 1, “Representação Majoritária e Representação proporcional".
D Sistema de voto único transferível e de maioria absoluta.
E Sistema de dois turnos, voto único transferível e de voto alternativo.
Questão 3/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"O sistema de apuração é mais trabalhoso, no sistema proporcional de voto único transferível. Pode haver até duas etapas. Na primeira é necessário calcular uma quota em cada distrito, a quota determina a quantidade mínima 
de votos que cada candidato deve atingir para se eleger. Os candidatos que atingirem ou ultrapassarem esta quota são considerados eleitos."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Voto Único Transferível” , adaptado.
Considerando a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, a contagem dos votos no sistema proporcional de voto único transferível pode ocorrer em mais de uma 
etapa, caso sobrem vagas após a distribuição entre os candidatos que atingiram a quota. Sobre isso, marque a alternativa que responde, corretamente, à seguinte questão: como são distribuídas essassobras?
Nota: 0.0
A Os votos de todos os eleitores vão para o último colocado.
B Os votos do primeiro colocado são distribuídos para os outros candidatos de forma aleatória.
C Os votos do último colocado são distribuídos para a terceira opção, até que todas as vagas sejam ocupadas.
D Os votos do oenúltimo colocado são distribuídos oara a auarta ODcão. até aue todas as vaaas seiam ocuDadas.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"O sistema de apuração é mais trabalhoso, no sistema proporcional de voto único transferível. Pode haver até duas etapas. Na primeira é necessário calcular uma quota em cada distrito, a quota determina a quantidade mínima 
de votos que cada candidato deve atingir para se eleger. Os candidatos que atingirem ou ultrapassarem esta quota são considerados eleitos."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Voto Único Transferível” , adaptado.
Considerando a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, a contagem dos votos no sistema proporcional de voto único transferível pode ocorrer em mais de uma 
etapa, caso sobrem vagas após a distribuição entre os candidatos que atingiram a quota. Sobre isso, marque a alternativa que responde, corretamente, à seguinte questão: como são distribuídas essas sobras?
Questão 3/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 01:54:03 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 0.0
A Os votos de todos os eleitores vão para o último colocado.
B Os votos do primeiro colocado são distribuídos para os outros candidatos de forma aleatória.
C Os votos do último colocado são distribuídos para a terceira opção, até que todas as vagas sejam ocupadas.
D Os votos do penúltimo colocado são distribuídos para a quarta opção, até que todas as vagas sejam ocupadas.
As sobras do eleito são transferidas proporcionalmente aos demais candidatos, de acordo com a segunda opção dos seus eleitores.
^ As sobras do eleito são transferidas proporcionalmente aos demais candidatos de acordo com a segunda opção do total dos seus eleitores. No caso de não haver sobras ou de não preencher as cadeiras nesta primeira 
transferência, são distribuídos os votos do último colocado conforme indicado pela ordem estabelecida pelo eleitor na cédula de votação. As redistribuições são operacionalizadas em quantas forem necessárias até preencher as 
cadeiras, sempre buscando atingir a quota necessária para ser declarado o eleito.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Voto Único Transferível”, adaptado.
Questão 4/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"A representação proporcional, pelo seu próprio nome, pode ser compreendida como aquela que tem por finalidade assegurar uma proporção na representação política, ou seja, proporção na distribuição dos cargos entre os 
eleitos de acordo com a diversidade social, demonstrada a partir dos votos conquistados pelos partidos e candidatos."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, como deve ser a magnitude do distrito eleitoral 
em sistemas de representação proporcional:
Nota: 10.0
A A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 10. 
B A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 15.
C A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 70.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"A representação proporcional, pelo seu próprio nome, pode ser compreendida como aquela que tem por finalidade assegurar uma proporção na representação política, ou seja, proporção na distribuição dos cargos entre os 
eleitos de acordo com a diversidade social, demonstrada a partir dos votos conquistados pelos partidos e candidatos."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, como deve ser a magnitude do distrito eleitoral 
em sistemas de representação proporcional:
Questão 4/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 01:54:06 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 10.0
A A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 10. 
B A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 15. 
C A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 70.
D A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 78.
A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 1.
^ Você aceitou!
No sistema proporcional é necessária a existência de mais de uma cadeira em disputa, M>1. Com uma cadeira só não é possível haver distribuição proporcional entre os cargos disputados e os votos recebidos. Os modos 
distintos de distribuição das cadeiras, a combinação entre como o eleitor vota e as fórmulas empregadas na contabilização dos votos, é que constituem os tipos de representação proporcional.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional'.
Questão 5/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
Imaginemos que em um determinado distrito há uma cadeira em disputa para o parlamento e três partidos (A, B e C) concorrendo. Sob o sistema majoritário de maioria simples ou puro. O primeiro partido (A) obtém 43% dos 
votos, o segundo (B), 28% dos votos e o terceiro (B), 29% dos votos (Roeder, 2020).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de maioria simples ou puro”.
Considerando os conteúdos trabalhados na Aula 2 da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, no exemplo exposto acima (sistema majoritário de maioria simples ou puro), qual partido seria eleito?
Nota: 0.0
A Os partidos B e C dividiriam o mandato.
O partido A, uma vez que obteve a maioria simples dos votos.
O partido A, uma vez que obteve a maioria simples dos votos. Quando se adota sistema majoritário de maioria simples para eleições em câmaras legislativas é adotado o seguinte procedimento: divide-se o território em distritos, 
que pode coincidir ou não com a divisão territorial política, cada distrito tem direito a um representante. Na eleição cada partido lança um candidato e, dependendo das regras de cada país, podem haver candidaturas
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
Imaginemos que em um determinado distrito há uma cadeira em disputa para o parlamento e três partidos (A, B e C) concorrendo. Sob o sistema majoritário de maioria simples ou puro. O primeiro partido (A) obtém 43% dos 
votos, o segundo (B). 28% dos votos e o terceiro (B), 29% dos votos (Roeder, 2020).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2. tema “Sistema majoritário de maioria simples ou puro”.
Considerando os conteúdos trabalhados na Aula 2 da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, no exemplo exposto acima (sistema majoritário de maioria simples ou puro), qual partido seria eleito?
Questão 5/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 01:54:09 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 0.0
A Os partidos B e C dividiriam o mandato.
O partido A, uma vez que obteve a maioria simples dos votos.
^ O partido A, uma vez que obteve a maioria simples dos votos. Quando se adota sistema majoritário de maioria simples para eleições em câmaras legislativas é adotado o seguinte procedimento: divide-se o território em distritos, 
que pode coincidir ou não com a divisão territorial política, cada distrito tem direito a um representante. Na eleição cada partido lança um candidato e, dependendo das regras de cada país, podem haver candidaturas 
independentes. O eleitor vota em apenas um candidato,ao final o mais votado no distrito ganha a cadeira.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de maioria simples ou puro”.
C Nenhum dos três partidos, pois aconteceria um segundo turno.
D Nenhum dos três partidos, pois nenhum obteve a maioria absoluta.
E Os partidos A e B, que juntos obtiveram a maioria absoluta dos votos.
Questão 6/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"A representação proporcional, pelo seu próprio nome, pode ser compreendida como aquela que tem por finalidade assegurar uma proporção na representação política, ou seja, proporção na distribuição dos cargos entre os 
eleitos de acordo com a diversidade social, demonstrada, a partir dos votos conquistados pelos partidos e candidatos."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, marque a alternativa que responde, corretamente, à seguinte questão: por que, do ponto de vista 
operacional, nos sistemas de representação proporcional, a magnitude do distrito deve ser maior que um?
Nota: 10.0
A Porque as clivagens sociais nos países são diversas.
B Porque as regras para contagem dos votos desobrigam.
C Porque as regras definem que os eleitores precisam votar em mais de um candidato.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"A representação proporcional, pelo seu próprio nome, pode ser compreendida como aquela que tem por finalidade assegurar uma proporção na representação política, ou seja, proporção na distribuição dos cargos entre os 
eleitos de acordo com a diversidade social, demonstrada, a partir dos votos conquistados pelos partidos e candidatos."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, marque a alternativa que responde, corretamente, à seguinte questão: por que, do ponto de vista 
operacional, nos sistemas de representação proporcional, a magnitude do distrito deve ser maior que um?
Questão 6/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 01:54:12 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 10.0
A Porque as clivagens sociais nos países são diversas.
B Porque as regras para contagem dos votos desobrigam.
C Porque as regras definem que os eleitores precisam votar em mais de um candidato.
D Porque as regras consideram proporcional o estabelecimento de 70 cadeiras em disputa.
I
E Porque só é possível a distribuição proporcional quando há mais de uma cadeira em disputa.
^ Você aceitou!
No sistema proporcional é necessária a existência de mais de uma cadeira em disputa, M>1, pois com uma cadeira só não é possível haver distribuição proporcional entre os cargos disputados e os votos recebidos. 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcionar, adaptado.
Questão 7/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho abaixo:
“Quando o objetivo é que os mais votados se elejam, o sistema eleitoral utilizado é o majoritário. No entanto, a votação mínima exigida varia dentro deste sistema, podendo ser 50% dos votos mais 1, o sistema de maioria 
absoluta, ou sem um mínimo necessário, quando a maioria simples dos votos é o suficiente para o candidato ser eleito (Autoria do elaborador da questão).”
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistemas majoritários”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, a contagem de votos no sistema majoritário de maioria absoluta:
Nota: 10.0
A E eleito aquele que obtiver exatamente 75% dos votos.
B É eleito aquele que obtiver exatamente 71,5% dos votos.
C É eleito aquele que obtiver o maior número de votos no colegiado.
D É eleito aquele que obtiver a maioria dos votos nas primárias eleitorais.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
“Quando o objetivo é que os mais votados se elejam, o sistema eleitoral utilizado é o majoritário. No entanto, a votação mínima exigida varia dentro deste sistema, podendo ser 50% dos votos mais 1. o sistema de maioria 
absoluta, ou sem um mínimo necessário, quando a maioria simples dos votos é o suficiente para o candidato ser eleito (Autoria do elaborador da questão).”
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistemas majoritários”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, a contagem de votos no sistema majoritário de maioria absoluta:
Questão 7/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 01:54:14 ScreenHunter
-Leia o trecho abaixo:
Nota: 10.0
O A 
O B 
O C 
O D
É eleito aquele que obtiver exatamente 75% dos votos.
É eleito aquele que obtiver exatamente 71,5% dos votos.
É eleito aquele que obtiver o maior número de votos no colegiado.
É eleito aquele que obtiver a maioria dos votos nas primárias eleitorais.
É eleito aquele que obtiver mais da metade (50%+1) dos votos, excetuando os votos em branco e os nulos.
^ Você aceitou!
Os sistemas majoritários apresentam variações. A principal é a aplicação ou não de uma votação mínima para ser eleito, geralmente 50% dos votos mais um, o chamado sistema de maioria absoluta. Quando não há adoção de 
um valor mínimo é chamado de sistema de maioria simples. Neste caso pode haver situação em que o candidato eleito não foi escolhido pela maioria dos eleitores, pois com menos da metade dos votos é considerado eleito. 
Esta situação não ocorre quando são empregados os outros dois tipos de sistemas majoritários, os de dois turnos e o de voto alternativo.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistemas majoritários".
Questão 8/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho abaixo:
Distrito eleitoral é a unidade territorial com cargos representativos eletivos, e onde os votos ali dados são apurados, contabilizados e transformados em cadeiras. Já a magnitude distrital (M) é a quantidade de cadeiras ou 
cargos em disputa numa eleição de cada distrito eleitoral.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o que são?".
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, magnitude distrital:
Nota: 10.0
O A
o B
o C
A quantidade de sindicatos em um país (distrito eleitoral).
A quantidade partidos políticos (distrito eleitoral) e seus filiados (magnitude). 
Quantidade de candidatos (magnitude) de um diretório partidário (distrito eleitoral).
O D A quantidade de candidatos a vereador (magnitude) de um partido (distrito eleitoral).
http://www.wisdom-soft.com
03/01 01:54:17 ScreenH unter
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
Distrito eleitoral é a unidade territorial com cargos representativos eletivos, e onde os votos ali dados são apurados, contabilizados e transformados em cadeiras. Já a magnitude distrital (M) é a quantidade de cadeiras ou 
cargos em disputa numa eleição de cada distrito eleitoral.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o que são?".
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, magnitude distrital:
Questão 8/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho abaixo:
Nota: 10.0
O A
O B
O C
o D
n E
O A A quantidade de sindicatos em um país (distrito eleitoral).
O B A quantidade partidos políticos (distrito eleitoral) e seus filiados (magnitude).
O C Quantidade de candidatos (magnitude) de um diretório partidário (distrito eleitoral).O D A quantidade de candidatos a vereador (magnitude) de um partido (distrito eleitoral).
A quantidade de vagas (magnitude) de um cargo em uma unidade territorial (distrito eleitoral).
^ Você acertou!
A magnitude distrital (M) é a quantidade de cadeiras ou cargos em disputa numa eleição de cada distrito eleitoral. Conforme o número de cadeiras os distritos podem ser uninominais: apenas um representante; exemplo, no 
Brasil em eleições presidenciais, os votos de todo o país são contabilizados para eleger apenas um presidente. Ou podem ser plurínominais, mais de um representante, exemplo; o Brasil em eleições para deputados federais, 
em que cada estado elege mais de um representante, a magnitude distrital varia entre 8 e 70 no Brasil. Sistemas majoritários, em geral, possuem distritos com uma 6 cadeira. Sistemas proporcionais necessariamente possuem 
mais de uma cadeira.
Fonte; Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o que são?”.
Questão 9/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
“O sistema majoritário de voto alternativo utiliza a transferência de votos segundo a preferência ordenada pelo eleitor na cédula, em apenas um turno. Se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta dos votos, os votos do 
candidato menos votado são distribuídos para as segundas opções dos eleitores e assim por diante (Autoria do elaborador da questão).’'
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de voto alternativo".
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expressa, corretamente, uma vantagem do sistema majoritário de voto alternativo:
Nota: 0.0
(§) A Menor proporcionalidade.
O B A realização de dois turnos.
O C Mais competição personalista.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"O sistema majoritário de voto alternativo utiliza a transferência de votos segundo a preferência ordenada pelo eleitor na cédula, em apenas um turno. Se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta dos votos, os votos do 
candidato menos votado são distribuídos para as segundas opções dos eleitores e assim por diante (Autoria do elaborador da questão).’'
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de voto alternativo”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expressa, corretamente, uma vantagem do sistema majoritário de voto alternativo:
Questão 9/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 01:54:20 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 0.0
(§) A Menor proporcionalidade.
O B A realização de dois turnos.
O C Mais competição personalista.
I
D Maior dificuldade de um candidato extremista vencer
^ A vantagem deste sistema (majoritário de voto alternativo) é que não é necessário fazer mais de um turno eleitoral quando nenhum partido obtiver a maioria absoluta dos votos e, principalmente, evita-se que candidatos 
extremistas consigam se eleger, pois eles teriam que configurar entre as principais preferências de boa parte dos eleitores para receberem os votos nas rodadas de transferência.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de voto alternativo”.
O E Menos utilização de recursos de campanhas pelos partidos.
Questão 10/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
“A representação proporcional de lista tem por princípio permitir uma pluralidade de opiniões na representação política. No entanto, diferente do voto único transferível, nesse sistema a eleição dos representantes é feita a partir 
de lista de candidatos apresentada pelos partidos aos eleitores. A distribuição de cadeiras se dá, proporcionalmente, aos votos recebidos na lista (Autoria do elaborador da questão).’' Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, 
tema “Representação Proporcional de Lista", adaptado.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que explica corretamente como se dá a contagem dos votos no sistema proporcional de lista:
Nota: 10.0
O A A contabilização dos votos é feita apenas nos distritos pares.
O B A contabilização dos votos é feita para os estados, no agregado.
O C A contabilização dos votos é feita para os candidatos, no agregado.
O D A contabilização dos votos é feita apenas nos partidos com 50% dos votos.
D
E A contabilização dos votos é feita para o total da lista do partido ou coligação.
i .... ........................
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
03/01 01:54:23 ScreenH unter
A vantagem deste sistema (majoritário de voto alternativo) é que não é necessário fazer mais de um turno eleitoral quando nenhum partido obtiver a maioria absoluta dos votos e, principalmente, evita-se que candidatos 
extremistas consigam se eleger, pois eles teriam que configurar entre as principais preferências de boa parte dos eleitores para receberem os votos nas rodadas de transferência.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de voto alternativo0.
O E Menos utilização de recursos de campanhas pelos partidos.
Questão 10/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"A representação proporcional de lista tem por princípio permitir uma pluralidade de opiniões na representação política. No entanto, diferente do voto único transferível, nesse sistema a eleição dos representantes é feita a partir 
de lista de candidatos apresentada pelos partidos aos eleitores. A distribuição de cadeiras se dá, proporcionalmente, aos votos recebidos na lista (Autoria do elaborador da questão).’' Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, 
tema “Representação Proporcional de Lista", adaptado.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que explica corretamente como se dá a contagem dos votos no sistema proporcional de lista:
Nota: 10.0
O A 
O B 
O C 
O D
A contabilização dos votos é feita apenas nos distritos pares.
A contabilização dos votos é feita para os estados, no agregado.
A contabilização dos votos é feita para os candidatos, no agregado.
A contabilização dos votos é feita apenas nos partidos com 50% dos votos.
A contabilização dos votos é feita para o total da lista do partido ou coligação.
^ Você aceitou!
O sistema de lista funciona da seguinte maneira: uma lista de candidatos é apresentada por cada partido ou coligação. A contabilização dos votos é feita para o total de cada lista, e a distribuição das cadeiras é feita 
proporcionalmente aos votos obtidos por cada lista.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional de Lista*
UNINTERJ|>
http://www.wisdom-soft.com
I i w r r \ r\ ^ r s f ^ r t . a Questão 1/10- Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
03/01 02:01:00 ScreenH unter
/ .......................... \
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
Tutoria
0
Forum
Trabalhos
Chat
Rádio Web
Avisos
"No sistema majoritário de maioria simples o candidato que receber a maioria dos votos em um determinado distrito eleitoral é eleito. É o sistema menos complexo. Os votos a outros candidatos ou partidos são desconsiderados 
para distribuição de cargos."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de maioria simples ou puro”.
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, quantos representantes (qual a magnitude) há no distrito eleitoral, no caso de uma eleição 
majoritária de maioria simples?
Nota: 0.0
Um.
^ Quando se adota sistema majoritário de maioria simples para eleições em câmaras legislativasé adotado o seguinte procedimento: divide-se o território em distritos, que pode coincidir ou não com a divisão territorial política, 
cada distrito tem direito a um representante. Na eleição, cada paiüdo lança um candidato e, dependendo das regras de cada país, podem haver candidaturas independentes. O eleitor vota em apenas um candidato, ao final o 
mais votado no distrito ganha a cadeira.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de maioria simples ou puro”.
B Dois.
C Cinco. 
D Dez.
E Setenta.
Questão 2/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
“Por exemplo, no Brasil, o distrito eleitoral para eleição para presidente é o país, o país todo é um único distrito eleitoral. Já para eleições de governadores, deputados e senadores, os distritos eleitorais são os estados, e nas 
eleições municipais os distritos eleitorais são os municípios brasileiros.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o que são?".
Considerando a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, o que é Distrito Eleitoral:
Nota: 10.0
A O território onde os candidatos residem.
B O território internacional no qual o Brasil possui relações econômicas.
C O território no qual os partidos políticos possuem diretório municipal.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
“Por exemplo, no Brasil, o distrito eleitoral para eleição para presidente é o país, o país todo é um único distrito eleitoral. Já para eleições de governadores, deputados e senadores, os distritos eleitorais são os estados, e nas 
eleições municipais os distritos eleitorais são os municípios brasileiros.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o que são?".
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, o que é Distrito Eleitoral:
Questão 2/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:01:03 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 10.0
A O território onde os candidatos residem.
B O território internacional no qual o Brasil possui relações econômicas. 
C O território no qual os partidos políticos possuem diretório municipal.
D Unidade territorial em que os candidatos são selecionados pelos partidos políticos aos cargos eletivos.
Unidade territorial em que há cargos representativos eletivos, onde os votos são apurados, contabilizados e transformados em cadeiras.
^ Você aceitou!
Distrito eleitoral é a unidade territorial com cargos representativos eletivos, e onde os votos ali dados são apurados, contabilizados e transformados em cadeiras. Por exemplo, no Brasil, o distrito eleitoral para eleição para 
presidente é o país, o país todo é um único distrito eleitoral. Já para eleições de governadores, deputados e senadores, os distritos eleitorais são os estados, e nas eleições municipais os distritos eleitorais são os municípios 
brasileiros.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o que são?”.
Questão 3/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o texto abaixo:
“Quando o objetivo é que os mais votados se elejam, o sistema utilizado é o majoritário.
No entanto, a votação mínima exigida varia, podendo ser 50% dos votos mais 1, o sistema de maioria absoluta, ou quando não há a adoção de um mínimo necessário, quando a maioria simples dos votos é o suficiente para o 
candidato ser eleito (Autoria do elaborador da questão).’'
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistemas majoritários”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, a contagem de votos no sistema majoritário de maioria simples:
Nota: 0.0
é eleito aquele que obtiver o maior número dos votos apurados.
^ No sistema majoritário de maioria simples o candidato que receber a maioria dos votos em um determinado distrito eleitoral é eleito. É o sistema menos complexo. Os votos a outros candidatos ou partidos são desconsiderados 
para distribuição de cargos.
r a n a i i * a i
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
“Quando o objetivo é que os mais votados se elejam, o sistema utilizado é o majoritário.
No entanto, a votação mínima exigida varia, podendo ser 50% dos votos mais 1, o sistema de maioria absoluta, ou quando não há a adoção de um mínimo necessário, quando a maioria simples dos votos é o suficiente para o 
candidato ser eleito (Autoria do elaborador da questão).’'
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistemas majoritários”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, a contagem de votos no sistema majoritário de maioria simples:
Questão 3/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:01:08 ScreenHunter
-Leia o texto abaixo:
Nota: 0.0
I
A É eleito aquele que obtiver o maior número dos votos apurados.
^ No sistema majoritário de maioria simples o candidato que receber a maioria dos votos em um determinado distrito eleitoral é eleito. É o sistema menos complexo. Os votos a outros candidatos ou partidos são desconsiderados 
para distribuição de cargos.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistemas majoritários"
B É eleito aquele que obtiver exatamente 75% dos votos em colegiado.
C É eleito aquele que obtiver a maioria dos votos no interior do partido.
D É eleito aquele que obtiver o maior número de votos nas prévias do partido.
E É eleito aquele que obtiver a maioria absoluta dos votos nas convenções partidárias.
Questão 4/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho abaixo:
Quando se adota o sistema de dois turnos se procede como no sistema de maioria simples, no que diz respeito ao distrito e magnitude. Isto é, o eleitor vota em apenas um candidato, cada partido lança apenas um, e os 
distritos são uninominais (Roeder, 2020).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de dois turnos”.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, marque a alternativa que responde, corretamente, a seguinte questão: como ocorre a contagem de votos 
no sistema majoritário de dois turnos adotado no Brasil, para a eleição de prefeitos de cidades com mais de 200.000 eleitores?
Nota: 10.0
A O candidato que obtiver a maioria simples dos votos no primeiro tumo, é eleito.
B O candidato que obtiver a maioria simples dos votos no segundo turno, é eleito.
C Não havendo a maioria absoluta em nenhum dos dois turnos, a eleição é cancelada.
o n Não havendo candidato com mais de 50% dos votos no orimeiro turno, os dois mais votados disoutam um seoundo turno.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
Quando se adota o sistema de dois turnos se procede como no sistema de maioria simples, no que diz respeito ao distrito e magnitude. Isto é, o eleitor vota em apenas um candidato, cada partido lança apenas um, e os 
distritos são uninominais (Roeder, 2020).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de dois turnos”.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, marque a alternativa que responde, corretamente, a seguinte questão: como ocorre a contagem de votos 
no sistema majoritário de dois turnos adotado no Brasil, para a eleição de prefeitos de cidades com mais de 200.000 eleitores?
Questão 4/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:01:11 ScreenHunter
-Leia o trecho abaixo:
Nota: 10.0
A O candidato que obtiver a maioria simples dos votosno primeiro tumo, é eleito.
B O candidato que obtiver a maioria simples dos votos no segundo turno, é eleito.
C Não havendo a maioria absoluta em nenhum dos dois turnos, a eleição é cancelada.
Não havendo candidato com mais de 50% dos votos no primeiro turno, os dois mais votados disputam um segundo turno.
^ Você aceitou!
No sistema majoritário de dois turnos, as características são parecidas com as do sistema de maioria simples. Porém, no de dois turnos, é exigido mais de 50% dos votos para conquistar o cargo. Chamada de maioria absoluta. 
Quando não se atinge, os dois mais votados disputam um segundo turno. Ou seja, na contagem dos votos, se algum candidato obtiver mais de 50% dos votos se elege, caso contrário há uma nova disputa entre os dois mais 
votados.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de dois tumos”.
E Não havendo candidato com a maioria simples dos votos, os dois mais votados disputam um segundo turno.
Questão 5/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
Imaginemos que em um determinado distrito há uma cadeira em disputa para o parlamento e três partidos (A, B e C) concorrendo. Sob o sistema majoritário de maioria simples ou puro. O primeiro partido (A) obtém 43% dos 
votos, o segundo (B), 28% dos votos e o terceiro (B), 29% dos votos (Roeder, 2020).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de maioria simples ou puro”.
Considerando os conteúdos trabalhados na Aula 2 da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, no exemplo exposto acima (sistema majoritário de maioria simples ou puro), qual partido seria eleito?
Nota: 10.0
A Os partidos B e C dividiriam o mandato.
O partido A, uma vez que obteve a maioria simples dos votos.
^ Você aceitou!
O partido A, uma vez que obteve a maioria simples dos votos. Quando se adota sistema majoritário de maioria simples para eleições em câmaras legislativas é adotado o seguinte procedimento: divide-se o território em distritos, 
que pode coincidir ou não com a divisão territorial política, cada distrito tem direito a um representante. Na eleição cada partido lança um candidato e, dependendo das regras de cada país, podem haver candidaturas
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
Imaginemos que em um determinado distrito há uma cadeira em disputa para o parlamento e três partidos (A, B e C) concorrendo. Sob o sistema majoritário de maioria simples ou puro. O primeiro partido (A) obtém 43% dos 
votos, o segundo (B). 28% dos votos e o terceiro (B), 29% dos votos (Roeder, 2020).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2. tema “Sistema majoritário de maioria simples ou puro”.
Considerando os conteúdos trabalhados na Aula 2 da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, no exemplo exposto acima (sistema majoritário de maioria simples ou puro), qual partido seria eleito?
Questão 5/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:01:14 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 10.0
A Os partidos B e C dividiriam o mandato.
O partido A, uma vez que obteve a maioria simples dos votos.
^ Você aceitou!
O partido A, uma vez que obteve a maioria simples dos votos. Quando se adota sistema majoritário de maioria simples para eleições em câmaras legislativas é adotado o seguinte procedimento: divide-se o território em distritos, 
que pode coincidir ou não com a divisão territorial política, cada distrito tem direito a um representante. Na eleição cada partido lança um candidato e, dependendo das regras de cada país, podem haver candidaturas 
independentes. O eleitor vota em apenas um candidato, ao final o mais votado no distrito ganha a cadeira.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de maioria simples ou puro”.
C Nenhum dos três partidos, pois aconteceria um segundo turno.
D Nenhum dos três partidos, pois nenhum obteve a maioria absoluta.
E Os partidos A e B, que juntos obtiveram a maioria absoluta dos votos.
Questão 6/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"Em eleições para deputados federais, em que cada estado elege mais de um representante, a magnitude distrital varia entre 8 e 70 no Brasil. Sistemas majoritários, em geral, possuem distritos com uma cadeira. Sistemas 
proporcionais necessariamente possuem mais de uma cadeira."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o que são?".
Considerando a contextualizaçáo acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, o que é Magnitude Distrital:
Nota: 10.0
A Magnitude distrital é o tamanho do eleitorado de um determinado distrito.
B Magnitude distrital é o tamanho dos partidos políticos de um determinado país.
C Magnitude distrital é a quantidade de candidatos de um determinado distrito.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"Em eleições para deputados federais, em que cada estado elege mais de um representante, a magnitude distrital varia entre 8 e 70 no Brasil. Sistemas majoritários, em geral, possuem distritos com uma cadeira. Sistemas 
proporcionais necessariamente possuem mais de uma cadeira."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o que são?".
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, o que é Magnitude Distrital:
Questão 6/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:01:18 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 10.0
A Magnitude distrital é o tamanho do eleitorado de um determinado distrito.
B Magnitude distrital é o tamanho dos partidos políticos de um determinado país.
C Magnitude distrital é a quantidade de candidatos de um determinado distrito.
D Magnitude distrital é o número de cadeiras ou cargos em disputa em uma eleição de cada d istrito eleitoral.
Você aceitou!
A magnitude distrital (M) é a quantidade de cadeiras ou cargos em disputa numa eleição de cada distrito eleitoral. Conforme o número de cadeiras, os distritos podem ser uninominais: apenas um representante; exemplo, no 
Brasil em eleições presidenciais, os votos de todo o país são contabilizados para eleger apenas um presidente. Ou podem ser plurínominais, mais de um representante, exemplo; o Brasil em eleições para deputados federais, 
em que cada estado elege mais de um representante, a magnitude distrital varia entre 8 e 70 no Brasil. Sistemas majoritários, em geral, possuem distritos com uma cadeira. Sistemas proporcionais necessariamente possuem 
mais de uma cadeira.
Fonte; Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o que são?”.
E Magnitude distrital é o valor mínimo de cadeiras ou cargos em disputa em uma eleição de cada distrito eleitoral.
Questão 7/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
É possível a aplicação do sistema majoritário em distritos plurínominais, ou seja, com a magnitude maior que um. Nesses casos, há três tipos possíveis: voto em bloco individual, voto em bloco partidário e voto único não 
transferível.
No voto em bloco individual, cada partido lança a quantidade de candidatos em mesmo número de cadeiras em disputa. O eleitor pode votar em diferentes partidos (Roeder, 2020).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, “Sistema majoritário em distritos plurínominais”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expresse, corretamente, como é o voto em bloco individual:
Nota: 0.0
A O eleitor pode votar apenas em um partido e são eleitos os candidatos com o mínimo de votos.
B O eleitor pode votar em um partido apenas e é eleito aquele que o partido vencedor indicar após o pleito.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key onlineto 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
É possível a aplicação do sistema majoritário em distritos plurinominais, ou seja. com a magnitude maior que um. Nesses casos, há três tipos possíveis: voto em bloco individual, voto em bloco partidário e voto único não 
transferível.
No voto em bloco individual, cada partido lança a quantidade de candidatos em mesmo número de cadeiras em disputa. O eleitor pode votar em diferentes partidos (Roeder, 2020).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2. “Sistema majoritário em distritos plurinominais”.
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expresse, corretamente, como é o voto em bloco individual:
Questão 7/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02;01 ;21 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 0.0
A O eleitor pode votar apenas em um partido e são eleitos os candidatos com o mínimo de votos.
B O eleitor pode votar em um partido apenas e é eleito aquele que o partido vencedor indicar após o pleito.
C O eleitor pode votar em dez candidatos e são eleitos aqueles mais votados, proporcionalmente.
D O eleitor pode votar em vários candidatos e são eleitos aqueles que obtiveram, proporcionalmente, a maioria dos votos.
I
E O eleitor pode votar em partidos diferentes e são eleitos os candidatos com mais votos, por exemplo, o Senado brasileiro.
^ Um é o voto em bloco individual. Cada partido lança a quantidade de candidatos em mesmo número de cadeiras eletivas. O eleitor pode votar em partidos diferentes. São eleitos os candidatos com mais votos. É o caso do 
Senado brasileiro, quando de oito em oito anos se renova 2/3 das cadeiras e os dois mais votados no seu estado se elegem.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, “Sistema majoritário em distritos plurinominais”.
Questão 8/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"A representação proporcional, ou sistema proporcional, tem por objetivo distribuir os cargos proporcionalmente à quantidade de votos recebidos. Seu resultado positivo é reproduzir a diversidade de grupos da sociedade, pois 
mais grupos podem ganhar cargos."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Representação Majoritária e Representação proporcional”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, os subtipos de sistemas proporcionais:
Nota: 10.0
A Sistema de superposição e correção.
B Sistema de lista e de superposição.
C Sistema de lista e de voto único transferível.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"A representação proporcional, ou sistema proporcional, tem por objetivo distribuir os cargos proporcionalmente à quantidade de votos recebidos. Seu resultado positivo é reproduzir a diversidade de grupos da sociedade, pois 
mais grupos podem ganhar cargos."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Representação Majoritária e Representação proporcional”.
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, os subtipos de sistemas proporcionais:
Questão 8/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:01:25 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 10.0
A Sistema de superposição e correção.
B Sistema de lista e de superposição.
I
C Sistema de lista e de voto único transferível.
^ Você aceitou!
Os subtipos de sistemas proporcionais podem ser: Voto único transferível e Sistema de lista.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 1, “Representação Majoritária e Representação proporcionar.
D Sistema de voto único transferível e de maioria absoluta.
E Sistema de dois turnos, voto único transferível e de voto alternativo.
Questão 9/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"No sistema de lista é necessária a utilização de alguma fórmula eleitoral para fazer a distribuição das cadeiras. Primeiro, somam-se os votos de cada partido ou coligação e depois é aplicada alguma fórmula para saber 
quantas cadeiras caberá a cada um. As fórmulas podem ser de dois tipos: maiores médias ou maiores sobras."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional de Lista”.
Utilizando a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que resume, corretamente, as fórmulas de maiores médias que podem ser empregadas 
no sistema proporcional de lista:
D’Hondt, Sainte-Lague e Sainte-Lague modificada.
Você aceitou!
As fórmulas de maiores médias utilizam divisores para a distribuição dos votos. Dividem-se os votos obtidos pelos partidos por números de série predeterminados. Os partidos ou coligações em que o resultado da divisão forem 
os mais altos vão ocupando as cadeiras.
Existem três fórmulas mais empregadas, e elas se diferenciam apenas pela sequência de divisores utilizados:
- DHondt: os votos dos partidos são divididos por 1,2, 3, 4, etc. Utilizada em 18 países, alguns deles: Argentina, Áustria, Brasil, Espanha, Israel, Portugal, Suíça, Uruguai.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"No sistema de lista é necessária a utilização de alguma fórmula eleitoral para fazer a distribuição das cadeiras. Primeiro, somam-se os votos de cada partido ou coligação e depois é aplicada alguma fórmula para saber 
quantas cadeiras caberá a cada um. As fórmulas podem ser de dois tipos: maiores médias ou maiores sobras."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional de Lista”.
Utilizando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que resume, corretamente, as fórmulas de maiores médias que podem ser empregadas 
no sistema proporcional de lista:
Questão 9/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:01:31 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 10.0
A D’Hondt, Sainte-Lague e Sainte-Lague modificada.
Você aceitou!
As fórmulas de maiores médias utilizam divisores para a distribuição dos votos. Dividem-se os votos obtidos pelos partidos por números de série predeterminados. Os partidos ou coligações em que o resultado da divisão forem 
os mais altos vão ocupando as cadeiras.
Existem três fórmulas mais empregadas, e elas se diferenciam apenas pela sequência de divisores utilizados:
- DHondt: os votos dos partidos são divididos por 1,2, 3, 4, etc. Utilizada em 18 países, alguns deles: Argentina, Áustria, Brasil, Espanha, Israel, Portugal, Suíça, Uruguai.
- Sainte-Lague: a série de divisores são números ímpares, 1,3 ,5 ,7 , etc. É empregada apenas na Nova Zelândia, no sistema misto.
- Sainte-Lague modificada: o que muda da fórmula anterior é o primeiro divisor, neste caso é 1,4. A sequência de divisores é: 1,4, 3, 5, 7, etc. Como o valor do primeiro divisor aumenta, esta fórmula tem como resultado maior 
dificuldade de ganho de cadeiras para os partidos pequenos. É utilizada na Dinamarca, Noruega e Suécia.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional de Lista*.
O B D’Hondt, maioria absoluta, maioria simples e quota Hare.
O C D’Hondt, maioria absoluta, maioria simples e maioria composta.
O D D’Hondt, magnitude distrital, maioria simples e maioria absoluta.
O E D’Hondt, distrito plurinominal maioria simples e maioria composta.
Questão 10/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho abaixo:
“Quando o objetivo é que os mais votados se elejam, o sistema eleitoral utilizado é o majoritário. No entanto, a votação mínima exigida varia dentro deste sistema, podendo ser 50% dos votos mais 1, o sistema de maioria 
absoluta, ou sem um mínimo necessário, quando a maioria simples dos votos é o suficiente para o candidato ser eleito (Autoria do elaborador da questão).”
Fonte:Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistemas majoritários”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, a contagem de votos no sistema majoritário de maioria absoluta:
Nota: 10.0
O A E eleito aquele que obtiver exatamente 75% dos votos.
http://www.wisdom-soft.com
o c D’Hondt, maioria absoluta, maioria simples e maioria 03/01 - 02:01:34 ScreenH unter
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
O D D’Hondt, magnitude distrital, maioria simples e maioria absoluta.
O E D’Hondt, distrito plurinominal maioria simples e maioria composta.
Questão 10/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho abaixo:
“Quando o objetivo é que os mais votados se elejam, o sistema eleitoral utilizado é o majoritário. No entanto, a votação mínima exigida varia dentro deste sistema, podendo ser 50% dos votos mais 1, o sistema de maioria 
absoluta, ou sem um mínimo necessário, quando a maioria simples dos votos é o suficiente para o candidato ser eleito (Autoria do elaborador da questão).”
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistemas majoritários”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, a contagem de votos no sistema majoritário de maioria absoluta:
Nota: 10.0
O A 
O B 
O C 
O D
É eleito aquele que obtiver exatamente 75% dos votos.
É eleito aquele que obtiver exatamente 71,5% dos votos.
É eleito aquele que obtiver o maior número de votos no colegiado.
É eleito aquele que obtiver a maioria dos votos nas primárias eleitorais.
é eleito aquele que obtiver mais da metade (50%+1) dos votos, excetuando os votos em branco e os nulos.
^ Você acertou!
Os sistemas majoritários apresentam variações. A principal é a aplicação ou não de uma votação mínima para ser eleito, geralmente 50% dos votos mais um, o chamado sistema de maioria absoluta. Quando não há adoção de 
um valor mínimo é chamado de sistema de maioria simples. Neste caso pode haver situação em que o candidato eleito não foi escolhido pela maioria dos eleitores, pois com menos da metade dos votos é considerado eleito. 
Esta situação não ocorre quando são empregados os outros dois tipos de sistemas majoritários, os de dois turnos e o de voto alternativo.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistemas majoritários".
UNINTERJ|>
http://www.wisdom-soft.com
Livro da oferta
/ \
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
I LiLUr Id
É possível a aplicação do sistema majoritário em distritos plurinominais, ou seja. com a magnitude maior que um. Nesses casos, há três tipos possíveis: voto em bloco individual, voto em bloco partidário e voto único não 
transferível.
No voto único transferível, o partido pode apresentar a quantidade de candidatos até o número de cadeiras em disputa (Roeder, 2020).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2. “Sistema majoritário em distritos plurinominais”.
Questão 1/10-Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:17:53 ScreenHunter
-Leia o texto abaixo:
0
Fórum
Trabalhos
Chat
Rádio Web
Avisos
Tendo como base a contextualizaçao acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expresse, corretamente, como é o voto único não transferível:
Nota: 10.0
A O eleitor vota em um candidato e são eleitos aqueles que possuírem a maioria dos votos na coligação.
B O eleitor vota em dois nomes, os eleitos são aqueles que possuírem mais votos, do mesmo partido político.
C O eleitor vota na lista pré-definida do partido políticos e é eleita aquela lista que obtiver mais votos populares.
D O eleitor vota em três nomes e são eleitos aqueles que obtiverem mais votos, dentro do mesmo partido político.
E O eleitor vota em apenas um nome, sao eleitos aqueles que possuírem mais votos, independente do partido político.
Você aceitou!
No voto único não transferível, o partido pode apresentar a quantidade de candidatos até o igual número de cadeiras em disputa. O eleitor vota em apenas um nome. São eleitos os candidatos com mais votos, independente do 
partido. Assim, no caso de um partido apresentar muitos candidatos com baixa votação, corre o risco de não eleger nenhum, e um partido com poucos candidatos, mas com muitos votos, deixaria de eleger mais membros seus. 
Este sistema foi utilizado no Japão, entre 1946 e 1992.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, “Sistema majoritário em distritos plurinominais*.
Questão 2/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"Como uma representação proporcional, este sistema tem como objetivo garantir que no Parlamento estejam representadas as opiniões relevantes da sociedade. Este sistema é mais fiel a este princípio."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Voto Único Transferível” , adaptado.
Considerando a contextualizaçao acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, marque a alternativa que responde, corretamente, à seguinte questão: por que o sistema proporcional 
de voto único transferível é mais fiel ao princípio proporcional?
Nota: 0.0
A Porque o eleitor escolhe uma lista de candidatos.
http://www.wisdom-soft.com
Questão 2/10-Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:17:55 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:/ \
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"Como uma representação proporcional, este sistema tem como objetivo garantir que no Parlamento estejam representadas as opiniões relevantes da sociedade. Este sistema é mais fiel a este princípio."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Voto Único Transferível” , adaptado.
Considerando a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, marque a alternativa que responde, corretamente, à seguinte questão: por que o sistema proporcional 
de voto único transferível é mais fiel ao principio proporcional?
Nota: 0.0
A Porque o eleitor escolhe uma lista de candidatos.
B Porque o dirigente partidário controla a lista de candidatos.
C Porque o dirigente partidário indica os candidatos que ele preferir.
D Porque a coligação auxilia a transferir os votos de maneira proporcional, de acordo com a lista.
I
E Porque as preferências secundárias dos eleitores também são consideradas, caso haja transferência.
^ Este sistema é mais fiei a este princípio, pois as preferências secundárias dos eleitores também são consideradas, no caso da necessidade de transferência de voto. Ao contrário do sistema de lista aberta, que veremos a seguir, 
o eleitor tem controle sobre o processo de transferência, pois esta é feita exclusivamente para os nomes indicados pelo eleitor em sua cédula.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Voto Único Transferível”, adaptado.
Questão 3/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"A representação proporcional, pelo seu próprio nome, pode ser compreendida como aquela que tem por finalidade assegurar uma proporção na representação política, ou seja, proporção na distribuição dos cargos entre os 
eleitos de acordo com a diversidade social, demonstrada a partir dos votos conquistados pelos partidos e candidatos."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, como deve ser a magnitude do distrito eleitoral 
em sistemas de representação proporcional:
Nota: 10.0
A A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 10.
B A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 15.
C A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 70.
D A magnitude dos distritos deve ser,obrigatoriamente, maior que 78.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"A representação proporcional, pelo seu próprio nome, pode ser compreendida como aquela que tem por finalidade assegurar uma proporção na representação política, ou seja, proporção na distribuição dos cargos entre os 
eleitos de acordo com a diversidade social, demonstrada a partir dos votos conquistados pelos partidos e candidatos."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, como deve ser a magnitude do distrito eleitoral 
em sistemas de representação proporcional:
Questão 3/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:17:58 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 10.0
A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 10.
A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 15.
A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 70.
A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 78.
A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 1.
^ Você aceitou!
No sistema proporcional é necessária a existência de mais de uma cadeira em disputa, M>1. Com uma cadeira só não é possível haver distribuição proporcional entre os cargos disputados e os votos recebidos. Os modos 
distintos de distribuição das cadeiras, a combinação entre como o eleitor vota e as fórmulas empregadas na contabilização dos votos, é que constituem os tipos de representação proporcional.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional'.
Questão 4/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o texto abaixo:
O sistema majoritário ou simplesmente “representação majoritária" pode ser resumido em: quem obtiver mais votos, ganha as eleições, “o vencedor leva tudo”. Os eleitores neste sistema podem possuir mais controle sobre o 
seu representante, uma vez que podem identifica-lo mais facilmente (Roeder, 2020).
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, os subtipos de sistemas majoritários:
Nota: 0.0
A Sistema de superposição, correção e de lista.
B Sistema de maioria complexa, absoluto e um tumo.
C Sistema de voto único transferível, sistema de lista.
D Sistema de maioria simples, dois turnos e voto alternativo.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
O sistema majoritário ou simplesmente “representação majoritária" pode ser resumido em: quem obtiver mais votos, ganha as eleições, “o vencedor leva tudo”. Os eleitores neste sistema podem possuir mais controle sobre o 
seu representante, uma vez que podem identifica-lo mais facilmente (Roeder, 2020).
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, os subtipos de sistemas majoritários:
Questão 4/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:18:02 ScreenHunter
-Leia o texto abaixo:
Nota: 0.0
Sistema de superposição, correção e de lista.
Sistema de maioria complexa, absoluto e um tumo.
Sistema de voto único transferível, sistema de lista.
Sistema de maioria simples, dois turnos e voto alternativo.
^ Os subtipos de sistemas majoritários podem ser de maioria simples, dois turnos ou voto alternativo.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 1, "Representação Majoritária e Representação proporcional".
Sistema de maioria absoluta, voto único transferível e maioria absoluta.
Questão 5/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"No sistema de lista é necessária a utilização de alguma fórmula eleitoral para fazer a distribuição das cadeiras. Primeiro, somam-se os votos de cada partido ou coligação e depois é aplicada alguma fórmula para saber 
quantas cadeiras caberá a cada um. As fórmulas podem ser de dois tipos: maiores médias ou maiores sobras."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional de Lista”.
Utilizando a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que resume, corretamente, as fórmulas de maiores médias que podem ser empregadas 
no sistema proporcional de lista:
Nota: 10.0
[ • ■ A D’Hondt, Sainte-Lague e Sainte-Lague modificada.
Você aceitou!
As fórmulas de maiores médias utilizam divisores para a distribuição dos votos. Dividem-se os votos obtidos pelos partidos por números de série predeterminados. Os partidos ou coligações em que o resultado da divisão forem 
os mais altos vão ocupando as cadeiras.
Existem três fórmulas mais empregadas, e elas se diferenciam apenas pela sequência de divisores utilizados:
- DHondt: os votos dos partidos são divididos por 1,2, 3, 4, etc. Utilizada em 18 países, alguns deles: Argentina, Áustria, Brasil, Espanha, Israel, Portugal, Suíça, Uruguai.
- Sainte-Lague: a série de divisores são números ímpares, 1,3 ,5 ,7 , etc. É empregada apenas na Nova Zelândia, no sistema misto.
- Sainte-Lague modificada: o que muda da fórmula anterior é o primeiro divisor, neste caso é 1,4. A sequência de divisores é: 1,4, 3, 5, 7, etc. Como o valor do primeiro divisor aumenta, esta fórmula tem como resultado maior
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"No sistema de lista é necessária a utilização de alguma fórmula eleitoral para fazer a distribuição das cadeiras. Primeiro, somam-se os votos de cada partido ou coligação e depois é aplicada alguma fórmula para saber 
quantas cadeiras caberá a cada um. As fórmulas podem ser de dois tipos: maiores médias ou maiores sobras."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional de Lista”.
Utilizando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que resume, corretamente, as fórmulas de maiores médias que podem ser empregadas 
no sistema proporcional de lista:
Questão 5/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:18:04 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 10.0
A D’Hondt, Sainte-Lague e Sainte-Lague modificada.
Você acertou!
As fórmulas de maiores médias utilizam divisores para a distribuição dos votos. Dividem-se os votos obtidos pelos partidos por números de série predeterminados. Os partidos ou coligações em que o resultado da divisão forem 
os mais altos vão ocupando as cadeiras.
Existem três fórmulas mais empregadas, e elas se diferenciam apenas pela sequência de divisores utilizados:
- D’Hondt: os votos dos partidos são divididos por 1,2, 3, 4, etc. Utilizada em 18 países, alguns deles: Argentina, Áustria, Brasil, Espanha, Israel, Portugal, Suíça, Uruguai.
- Sainte-Lague: a série de divisores são números ímpares, 1,3 ,5 ,7 , etc. É empregada apenas na Nova Zelândia, no sistema misto.
- Sainte-Lague modificada: o que muda da fórmula anterior é o primeiro divisor, neste caso é 1,4. A sequência de divisores é: 1,4, 3, 5, 7, etc. Como o valor do primeiro divisor aumenta, esta fórmula tem como resultado maior 
dificuldade de ganho de cadeiras para os partidos pequenos. É utilizada na Dinamarca, Noruega e Suécia.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional de Lista*.
O B D’Hondt, maioria absoluta, maioria simples e quota Hare.
O C D’Hondt, maioria absoluta, maioria simples e maioria composta.
O D D’Hondt, magnitude distrital, maioria simples e maioria absoluta.
O E D’Hondt, distrito plurinominal maioria simples e maioria composta.
Questão 6/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
“A representação proporcional de lista tem por princípio permitiruma pluralidade de opiniões na representação política. No entanto, diferente do voto único transferível, nesse sistema a eleição dos representantes é feita a partir 
de lista de candidatos apresentada pelos partidos aos eleitores. A distribuição de cadeiras se dá, proporcionalmente, aos votos recebidos na lista (Autoria do elaborador da questão).* Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, 
tema “Representação Proporcional de Lista", adaptado.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que explica corretamente como se dá a contagem dos votos no sistema proporcional de lista:
Nota: 10.0
O A A contabilização dos votos é feita apenas nos distritos pares.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"A representação proporcional de lista tem por princípio permitir uma pluralidade de opiniões na representação política. No entanto, diferente do voto único transferível, nesse sistema a eleição dos representantes é feita a partir 
de lista de candidatos apresentada pelos partidos aos eleitores. A distribuição de cadeiras se dá, proporcionalmente, aos votos recebidos na lista (Autoria do elaborador da questão).’' Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, 
tema “Representação Proporcional de Lista", adaptado.
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que explica corretamente como se dá a contagem dos votos no sistema proporcional de lista:
Questão 6/10-Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:18:07 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 10.0
A A contabilização dos votos é feita apenas nos distritos pares.
B A contabilização dos votos é feita para os estados, no agregado.
C A contabilização dos votos é feita para os candidatos, no agregado.
D A contabilização dos votos é feita apenas nos partidos com 50% dos votos.
I
E A contabilização dos votos é feita para o total da lista do partido ou coligação.
^ Você aceitou!
O sistema de lista funciona da seguinte maneira: uma lista de candidatos é apresentada por cada partido ou coligação. A contabilização dos votos é feita para o total de cada lista, e a distribuição das cadeiras é feita 
proporcionalmente aos votos obtidos por cada lista.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional de Lista*
Questão 7/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"A fórmula eleitoral transforma os votos em cadeiras, isto é, determina como os votos são apurados, contados e transformados em cargos. Os sistemas eleitorais, definidos pela fórmula de contagem dos votos, podem ser 
divididos em: sistemas de representação majoritária e sistemas de representação proporcional (Duverger, 1970; Martínez, 2009; Ware, 2004)".
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Como classificar sistemas eleitorais”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, é possível a utilização de sistemas diferentes em um mesmo país?
Nota: 10.0
A Não é possível a utilização de sistemas diferentes em um mesmo território.
Sim, há países como o Brasil em que há eleições majoritárias e proporcionais para distintos âmbitos e cargos.
I ^ Você aceitou!
I Dentro de um país podem ser adotados mais de um tipo de sistema, dependendo do âmbito da eleição. Por exemplo, no Brasil, para presidentes, governadores e municípios com mais de 200 mil eleitores, o sistema, chamado
I de majoritário de dois tumos, é diferente do empregado para Senadores e municípios com menos de 200 mil eleitores, majoritário simples. Já para os cargos legislativos o sistema é diferente de ambos, o conhecido sistema
I proporcional. Comparativamente, usaremos como exemplos os sistemas empregados nas eleições das câmaras baixas e presidentes dos países.
I Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Como classificar sistemas eleitorais".
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"A fórmula eleitoral transforma os votos em cadeiras, isto é, determina como os votos são apurados, contados e transformados em cargos. Os sistemas eleitorais, definidos pela fórmula de contagem dos votos, podem ser 
divididos em: sistemas de representação majoritária e sistemas de representação proporcional (Duverger, 1970; Martínez, 2009; Ware, 2004)".
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Como classificar sistemas eleitorais”.
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, é possível a utilização de sistemas diferentes em um mesmo país?
Questão 7/10-Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:18:10 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 10.0
A Não é possível a utilização de sistemas diferentes em um mesmo território.
Sim, há países como o Brasil em que há eleições majoritárias e proporcionais para distintos âmbitos e cargos.
^ Você aceitou!
Dentro de um país podem ser adotados mais de um tipo de sistema, dependendo do âmbito da eleição. Por exemplo, no Brasil, para presidentes, governadores e municípios com mais de 200 mil eleitores, o sistema, chamado 
de majoritário de dois turnos, é diferente do empregado para Senadores e municípios com menos de 200 mil eleitores, majoritário simples. Já para os cargos legislativos o sistema é diferente de ambos, o conhecido sistema 
proporcional. Comparativamente, usaremos como exemplos os sistemas empregados nas eleições das câmaras baixas e presidentes dos países.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Como classificar sistemas eleitorais".
C Sim, há países como o Brasil em que há eleições majoritárias e proporcionais para o mesmo cargo, por exemplo, o Senado.
D Não, não é possível a utilização de sistema majoritário e sistema proporcional em um mesmo território.
E Não é possível, mas não há registros de utilização de sistema majoritário e sistema proporcional em um mesmo território.
Questão 8/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Considere o texto abaixo:
O sistema eleitoral de um país é o conjunto de regras, normas, estruturas e fórmulas que transformam os votos em cargos representativos. Ao final, as regras eleitorais determinam a distribuição de poder. Estas regras são 
encontradas nas legislações eleitorais e partidárias dos países (Roeder, 2020).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “O que são Sistemas Eleitorais” .
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expõe, corretamente, o porquê de as regras serem importantes em um 
“jogo” eleitoral:
Nota: 10.0
A Porque as normas são restritas aos políticos.
B Porque as regras dão ímprevísibilidade aos participantes do jogo.
C Porque as regras servem para definir somente as datas das eleições.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
O sistema eleitoral de um país é o conjunto de regras, normas, estruturas e fórmulas que transformam os votos em cargos representativos. Ao final, as regras eleitorais determinam a distribuição de poder. Estas regras são 
encontradas nas legislações eleitorais e partidárias dos países (Roeder, 2020).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “O que são Sistemas Eleitorais” .
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expõe, corretamente, o porquê de as regras serem importantes em um 
“jogo” eleitoral:
Questão 8/10-Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:18:13 ScreenHunter
-Considere o texto abaixo:
Nota: 10.0
A Porque as normas são restritas aos políticos.
B Porque as regras dão imprevisibilidade aos participantes do jogo.
C Porque as regras servem para definir somente as datas das eleições.
D Porque as regrasdelimitam, orientam e dão previsibilidade às ações dos atores.
Você aceitou!
Um jogo nada mais é do que uma interação entre dois ou mais indivíduos, submetidos a um conjunto de regras, que tem por objetivo estabelecer ganhadores e perdedores. As regras num jogo servem para delimitar, orientar e 
dar previsibilidade às ações dos jogadores e permitir a continuidade das jogadas, mantendo a estabilidade e a função do jogo. Em democracias representativas são necessárias regras e fórmulas para transformar os votos em 
cadeiras ou cargos ou, em outras palavras, determinar o(s) vencedor(es) das eleições, aqueles que conquistam a preferência dos cidadãos. O sistema eleitoral de um país é o conjunto de regras, normas, estruturas e fórmulas 
que transformam os votos em cargos representativos. Ao final, as regras eleitorais determinam a distribuição de poder. Estas regras são encontradas nas legislações eleitorais e partidárias dos países.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, *0 que são Sistemas Eleitorais*.
E Porque as regras consideram como eleitores apenas aqueles que possuírem uma determinada renda.
Questão 9/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"No voto único transferível, o eleitor ordena sua preferência entre os candidatos para, no caso de transferência dos votos, ela ser respeitada."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Voto Único Transferível” .
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, marque a alternativa que responde, corretamente à seguinte questão: como é a cédula de votação no 
sistema proporcional de voto único transferível?
Nota: 10.0
A Na cédula há o espaço para o eleitor colocar o número de seu partido.
B Na cédula há o espaço para o eleitor colocar o número de seu candidato.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
Questão 9/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:18:16 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
\
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"No voto único transferível, o eleitor ordena sua preferência entre os candidatos para, no caso de transferência dos votos, ela ser respeitada."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Voto Único Transferível” .
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, marque a alternativa que responde, corretamente à seguinte questão: como é a cédula de votação no 
sistema proporcional de voto único transferível?
Nota: 10.0
A Na
B Na
C Na
H o Na
cédula há o espaço para o eleitor colocar o número de seu partido.
cédula há o espaço para o eleitor colocar o número de seu candidato.
cédula o eleitor pode assinalar com “x" a lista de candidatos de sua preferência.
cédula, ao lado do nome dos candidatos, o eleitor deve indicar numericamente a sua escolha.
Você aceitou!
No voto único transferível, o eleitor ordena sua preferência entre os candidatos para, no caso de transferência dos votos, ela ser respeitada. Neste caso, na cédula de votação, ao lado de cada nome dos candidatos, o eleitor 
deve indicar numericamente a sua escolha. A escolha é independente do partido de cada candidato, sendo assim, o eleitor tem a liberdade de ordenar candidatos de diferentes partidos. Como uma representação proporcional, 
este sistema tem como objetivo garantir que no Parlamento estejam representadas as opiniões relevantes da sociedade. Este sistema é mais fiel a este princípio, pois as preferências secundárias dos eleitores também são 
consideradas, no caso da necessidade de transferência de voto.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Voto Único Transferível”.
E Na cédula, ao lado do nome dos partidos, o eleitor deve indicar numericamente a sua escolha.
Questão 10/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
É possível a aplicação do sistema majoritário em distritos plurinominais, ou seja, com a magnitude maior que um. Nesses casos, há três tipos possíveis: voto em bloco individual, voto em bloco partidário e voto único não 
transferível.
No voto em bloco individual, cada partido lança a quantidade de candidatos em mesmo número de cadeiras em disputa. O eleitor pode votar em diferentes partidos (Roeder, 2020).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, “Sistema majoritário em distritos plurinominais”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expresse, corretamente, como é o voto em bloco individual:
Nota: 10.0
A O eleitor pode votar apenas em um partido e são eleitos os candidatos com o mínimo de votos.
B O eleitor pode votar em um partido apenas e é eleito aquele que o partido vencedor indicar após o pleito.
http://www.wisdom-soft.com
03/01 02:18:19 ScreenHunter
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
E Na cédula, ao lado do nome dos partidos, o eleitor deve indicar numericamente a sua escolha.
Questão 10/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
É possível a aplicação do sistema majoritário em distritos plurinominais, ou seja. com a magnitude maior que um. Nesses casos, há três tipos possíveis: voto em bloco individual, voto em bloco partidário e voto único não 
transferível.
No voto em bloco individual, cada partido lança a quantidade de candidatos em mesmo número de cadeiras em disputa. O eleitor pode votar em diferentes partidos (Roeder, 2020).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2. “Sistema majoritário em distritos plurinominais”.
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expresse, corretamente, como é o voto em bloco individual:
Nota: 10.0
A O eleitor pode votar apenas em um partido e são eleitos os candidatos com o mínimo de votos.
B O eleitor pode votar em um partido apenas e é eleito aquele que o partido vencedor indicar após o pleito.
C O eleitor pode votar em dez candidatos e são eleitos aqueles mais votados, proporcionalmente.
D O eleitor pode votar em vários candidatos e são eleitos aqueles que obtiveram, proporcionalmente, a maioria dos votos.
I
E O eleitor pode votar em partidos diferentes e são eleitos os candidatos com mais votos, por exemplo, o Senado brasileiro.
^ Você aceitou!
Um é o voto em bloco individual. Cada partido lança a quantidade de candidatos em mesmo número de cadeiras eletivas. O eleitor pode votar em partidos diferentes. São eleitos os candidatos com mais votos. É o caso do 
Senado brasileiro, quando de oito em oito anos se renova 2/3 das cadeiras e os dois mais votados no seu estado se elegem.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, “Sistema majoritário em distritos plurinominais”.
UNINTERJ|>
http://www.wisdom-soft.com
Livro da oferta
/ \
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
Tutoria
P
Fórum
Trabalhos
Chat
Rádio Web
Avisos
Distrito eleitoral é a unidade territorial com cargos representativos eletivos, e onde os votos ali dados são apurados, contabilizados e transformados em cadeiras. Já a magnitude distrital (M) é a quantidade de cadeiras ou 
cargos em disputa numa eleição de cada distrito eleitoral.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o que são?".
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, magnitude distrital:
Questão 1/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:23:53 ScreenHunter
-Leia o trecho abaixo:
Nota: 10.0
A A quantidade de sindicatos em um país (distrito eleitoral).
B A quantidade partidos políticos (distrito eleitoral) e seus filiados (magnitude).
C Quantidade de candidatos (magnitude) de um diretório partidário (distrito eleitoral).
D A quantidade de candidatos a vereador (magnitude) de um partido (distritoeleitoral).
I
E A quantidade de vagas (magnitude) de um cargo em uma unidade territorial (distrito eleitoral).
I ^ Você aceitou!
I A magnitude distrital (M) é a quantidade de cadeiras ou cargos em disputa numa eleição de cada distrito eleitoral. Conforme o número de cadeiras os distritos podem ser uninominais: apenas um representante; exemplo, no 
I Brasil em eleições presidenciais, os votos de todo o país são contabilizados para eleger apenas um presidente. Ou podem ser plurínominais, mais de um representante, exemplo; o Brasil em eleições para deputados federais,
I em que cada estado elege mais de um representante, a magnitude distrital varia entre 8 e 70 no Brasil. Sistemas majoritários, em geral, possuem distritos com uma 6 cadeira. Sistemas proporcionais necessariamente possuem
I mais de uma cadeira.
I Fonte; Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o que são?”.
Questão 2/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
Imaginemos que em um determinado distrito há uma cadeira em disputa para o parlamento e três partidos (A, B e C) concorrendo. Sob o sistema majoritário de maioria simples ou puro. O primeiro partido (A) obtém 43% dos 
votos, o segundo (B), 28% dos votos e o terceiro (B), 29% dos votos (Roeder, 2020).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de maioria simples ou puro”.
Considerando os conteúdos trabalhados na Aula 2 da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, no exemplo exposto acima (sistema majoritário de maioria simples ou puro), qual partido seria eleito?
Nota: 10.0
A Os partidos B e C dividiriam o mandato.
O partido A, uma vez que obteve a maioria simples dos votos.
Você aceitou!
O partido A, uma vez que obteve a maioria simples dos votos. Quando se adota sistema majoritário de maioria simples para eleições em câmaras legislativas é adotado o seguinte procedimento; divide-se o território em distritos,
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
Imaginemos que em um determinado distrito há uma cadeira em disputa para o parlamento e três partidos (A, B e C) concorrendo. Sob o sistema majoritário de maioria simples ou puro. O primeiro partido (A) obtém 43% dos 
votos, o segundo (B). 28% dos votos e o terceiro (B), 29% dos votos (Roeder, 2020).
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2. tema “Sistema majoritário de maioria simples ou puro”.
Considerando os conteúdos trabalhados na Aula 2 da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, no exemplo exposto acima (sistema majoritário de maioria simples ou puro), qual partido seria eleito?
Questão 2/10-Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:23:56 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 10.0
A Os partidos B e C dividiriam o mandato.
O partido A, uma vez que obteve a maioria simples dos votos.
^ Você aceitou!
O partido A, uma vez que obteve a maioria simples dos votos. Quando se adota sistema majoritário de maioria simples para eleições em câmaras legislativas é adotado o seguinte procedimento: divide-se o território em distritos, 
que pode coincidir ou não com a divisão territorial política, cada distrito tem direito a um representante. Na eleição cada partido lança um candidato e, dependendo das regras de cada país, podem haver candidaturas 
independentes. O eleitor vota em apenas um candidato, ao final o mais votado no distrito ganha a cadeira.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de maioria simples ou puro”.
C Nenhum dos três partidos, pois aconteceria um segundo turno.
D Nenhum dos três partidos, pois nenhum obteve a maioria absoluta.
E Os partidos A e B, que juntos obtiveram a maioria absoluta dos votos.
Questão 3/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"As regras num jogo servem para delimitar, orientar e dar previsibilidade às ações dos jogadores e permitir a continuidade das jogadas, mantendo a estabilidade e a função do jogo”.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, tema “O que são sistemas eleitorais”.
Tendo como base a contextualizaçáo acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o que são Sistemas Eleitorais:
Nota: 10.0
A As normas jurídicas penais de um país.
B Os indicadores de democracia de um país.
C O regimento interno de uma casa legislativa.
D As regras do Tribunal Eleitoral que definem a formação de partidos políticos no país.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"As regras num jogo servem para delimitar, orientar e dar previsibilidade às ações dos jogadores e permitir a continuidade das jogadas, mantendo a estabilidade e a função do jogo”.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, tema “O que são sistemas eleitorais”.
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o que são Sistemas Eleitorais:
Questão 3/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:23:59 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 10.0
A As normas jurídicas penais de um país.
B Os indicadores de democracia de um país.
C O regimento interno de uma casa legislativa.
D As regras do Tribunal Eleitoral que definem a formação de partidos políticos no país.
Um conjunto de regras, normas, estruturas e fórmulas que transformam votos em cargos representativos.
^ Você aceitou!
Em democracias representativas são necessárias regras e fórmulas para transformar os votos em cadeiras ou cargos ou, em outras palavras, determinar o(s) vencedor(es) das eleições, aqueles que conquistam a preferência 
dos cidadãos. O sistema eleitoral de um país é o conjunto de regras, normas, estruturas e fórmulas que transformam os votos em cargos representativos. Ao final, as regras eleitorais determinam a distribuição de poder. Estas 
regras são encontradas nas legislações eleitorais e partidárias dos países.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, tema “O que são sistemas eleitorais”.
Questão 4/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"Como uma representação proporcional, este sistema tem como objetivo garantir que no Parlamento estejam representadas as opiniões relevantes da sociedade. Este sistema é mais fiel a este princípio."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Voto Único Transferível” , adaptado.
Considerando a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, marque a alternativa que responde, corretamente, à seguinte questão: por que o sistema proporcional 
de voto único transferível é mais fiel ao princípio proporcional?
Nota: 10.0
A Porque o eleitor escolhe uma lista de candidatos.
B Porque o dirigente partidário controla a lista de candidatos.
C Porque o dirigente partidário indica os candidatos que ele preferir.
D Porque a coligação auxilia a transferir os votos de maneira proporcional, de acordo com a lista.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
Questão 4/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:24:02 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
\
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"Como uma representação proporcional, este sistema tem como objetivo garantir que no Parlamento estejam representadas as opiniões relevantes da sociedade. Este sistema é mais fiel a este princípio."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Voto Único Transferível” , adaptado.
Considerando a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, marque a alternativa que responde, corretamente, à seguinte questão: por que o sistema proporcional 
de voto único transferível é mais fiel ao principio proporcional?
Nota: 10.0
A Porque o eleitor escolhe uma lista de candidatos.
B Porque o dirigente partidário controla a lista de candidatos.
C Porque o dirigentepartidário indica os candidatos que ele preferir.
D Porque a coligação auxilia a transferir os votos de maneira proporcional, de acordo com a lista.
I
E Porque as preferências secundárias dos eleitores também são consideradas, caso haja transferência.
^ Você aceitou!
Este sistema é mais fiel a este princípio, pois as preferências secundárias dos eleitores também são consideradas, no caso da necessidade de transferência de voto. Ao contrário do sistema de lista aberta, que veremos a seguir, 
o eleitor tem controle sobre o processo de transferência, pois esta é feita exclusivamente para os nomes indicados pelo eleitor em sua cédula.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Voto Único Transferível”, adaptado.
Questão 5/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"A fórmula eleitoral transforma os votos em cadeiras, isto é, determina como os votos são apurados, contados e transformados em cargos. Os sistemas eleitorais, definidos pela fórmula de contagem dos votos, podem ser 
divididos em: sistemas de representação majoritária e sistemas de representação proporcional (Duverger, 1970; Martínez, 2009; Ware, 2004)".
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Como classificar sistemas eleitorais”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, é possível a utilização de sistemas diferentes em um mesmo país?
Nota: 10.0
A Não é possível a utilização de sistemas diferentes em um mesmo território.
I
B Sim, há países como o Brasil em que há eleições majoritárias e proporcionais para distintos âmbitos e cargos.
^ Você aceitou!
Dentro de um país podem ser adotados mais de um tipo de sistema, dependendo do âmbito da eleição. Por exemplo, no Brasil, para presidentes, governadores e municípios com mais de 200 mil eleitores, o sistema, chamado 
de majoritário de dois tumos, é diferente do empregado para Senadores e municípios com menos de 200 mil eleitores, majoritário simples. Já para os cargos legislativos o sistema é diferente de ambos, o conhecido sistema
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"A fórmula eleitoral transforma os votos em cadeiras, isto é, determina como os votos são apurados, contados e transformados em cargos. Os sistemas eleitorais, definidos pela fórmula de contagem dos votos, podem ser 
divididos em: sistemas de representação majoritária e sistemas de representação proporcional (Duverger, 1970; Martínez, 2009; Ware, 2004)".
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Como classificar sistemas eleitorais”.
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, é possível a utilização de sistemas diferentes em um mesmo país?
Questão 5/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:24:07 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 10.0
A Não é possível a utilização de sistemas diferentes em um mesmo território.
Sim, há países como o Brasil em que há eleições majoritárias e proporcionais para distintos âmbitos e cargos.
^ Você aceitou!
Dentro de um país podem ser adotados mais de um tipo de sistema, dependendo do âmbito da eleição. Por exemplo, no Brasil, para presidentes, governadores e municípios com mais de 200 mil eleitores, o sistema, chamado 
de majoritário de dois tumos, é diferente do empregado para Senadores e municípios com menos de 200 mil eleitores, majoritário simples. Já para os cargos legislativos o sistema é diferente de ambos, o conhecido sistema 
proporcional. Comparativamente, usaremos como exemplos os sistemas empregados nas eleições das câmaras baixas e presidentes dos países.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Como classificar sistemas eleitorais".
C Sim, há países como o Brasil em que há eleições majoritárias e proporcionais para o mesmo cargo, por exemplo, o Senado.
D Não, não é possível a utilização de sistema majoritário e sistema proporcional em um mesmo território.
E Não é possível, mas não há registros de utilização de sistema majoritário e sistema proporcional em um mesmo território.
Questão 6/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho abaixo:
“Quando o objetivo é que os mais votados se elejam, o sistema eleitoral utilizado é o majoritário. No entanto, a votação mínima exigida varia dentro deste sistema, podendo ser 50% dos votos mais 1, o sistema de maioria 
absoluta, ou sem um mínimo necessário, quando a maioria simples dos votos é o suficiente para o candidato ser eleito (Autoria do elaborador da questão)."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistemas majoritários”.
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, a contagem de votos no sistema majoritário de maioria absoluta:
Nota: 10.0
A É eleito aquele que obtiver exatamente 75% dos votos.
B É eleito aquele que obtiver exatamente 71,5% dos votos.
C É eleito aquele que obtiver o maior número de votos no colegiado.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
“Quando o objetivo é que os mais votados se elejam, o sistema eleitoral utilizado é o majoritário. No entanto, a votação mínima exigida varia dentro deste sistema, podendo ser 50% dos votos mais 1, o sistema de maioria 
absoluta, ou sem um mínimo necessário, quando a maioria simples dos votos é o suficiente para o candidato ser eleito (Autoria do elaborador da questão).”
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistemas majoritários”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, a contagem de votos no sistema majoritário de maioria absoluta:
Questão 6/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:24:11 ScreenHunter
-Leia o trecho abaixo:
Nota: 10.0
A E eleito aquele que obtiver exatamente 75% dos votos.
B É eleito aquele que obtiver exatamente 71,5% dos votos.
C É eleito aquele que obtiver o maior número de votos no colegiado.
D É eleito aquele que obtiver a maioria dos votos nas primárias eleitorais.
I
E É eleito aquele que obtiver mais da metade (50%+1) dos votos, excetuando os votos em branco e os nulos.
^ Você aceitou!
Os sistemas majoritários apresentam variações. A principal é a aplicação ou não de uma votação mínima para ser eleito, geralmente 50% dos votos mais um, o chamado sistema de maioria absoluta. Quando não há adoção de 
um valor mínimo é chamado de sistema de maioria simples. Neste caso pode haver situação em que o candidato eleito não foi escolhido pela maioria dos eleitores, pois com menos da metade dos votos é considerado eleito. 
Esta situação não ocorre quando são empregados os outros dois tipos de sistemas majoritários, os de dois turnos e o de voto alternativo.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistemas majoritários".
Questão 7/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"A representação proporcional, pelo seu próprio nome, pode ser compreendida como aquela que tem por finalidade assegurar uma proporção na representação política, ou seja, proporção na distribuição dos cargos entre os 
eleitos de acordo com a diversidade social, demonstrada a partir dos votos conquistados pelos partidos e candidatos."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, como deve ser a magnitude do distrito eleitoral 
em sistemas de representação proporcional:
Nota: 10.0
A A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 10. 
B A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 15.
C A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 70.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
Questão7/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:24:14 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
\
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"A representação proporcional, pelo seu próprio nome, pode ser compreendida como aquela que tem por finalidade assegurar uma proporção na representação política, ou seja, proporção na distribuição dos cargos entre os 
eleitos de acordo com a diversidade social, demonstrada a partir dos votos conquistados pelos partidos e candidatos."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que descreve, corretamente, como deve ser a magnitude do distrito eleitoral 
em sistemas de representação proporcional:
Nota: 10.0
A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 10.
A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 15.
A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 70.
A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 78.
A magnitude dos distritos deve ser, obrigatoriamente, maior que 1.
^ Você aceitou!
No sistema proporcional é necessária a existência de mais de uma cadeira em disputa, M>1. Com uma cadeira só não é possível haver distribuição proporcional entre os cargos disputados e os votos recebidos. Os modos 
distintos de distribuição das cadeiras, a combinação entre como o eleitor vota e as fórmulas empregadas na contabilização dos votos, é que constituem os tipos de representação proporcional.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3, tema “Representação Proporcional'.
Questão 8/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o texto abaixo:
O sistema majoritário ou simplesmente “representação majoritária" pode ser resumido em: quem obtiver mais votos, ganha as eleições, “o vencedor leva tudo”. Os eleitores neste sistema podem possuir mais controle sobre o 
seu representante, uma vez que podem identifica-lo mais facilmente (Roeder, 2020).
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, os subtipos de sistemas majoritários:
Nota: 10.0
A Sistema de superposição, correção e de lista.
B Sistema de maioria complexa, absoluto e um tumo.
C Sistema de voto único transferível, sistema de lista.
D Sistema de maioria simples, dois turnos e voto alternativo.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
O sistema majoritário ou simplesmente “representação majoritária" pode ser resumido em: quem obtiver mais votos, ganha as eleições, "o vencedor leva tudo”. Os eleitores neste sistema podem possuir mais controle sobre o 
seu representante, uma vez que podem identifica-lo mais facilmente (Roeder, 2020).
Tendo como base a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, os subtipos de sistemas majoritários:
Questão 8/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:24:18 ScreenHunter
-Leia o texto abaixo:
Nota: 10.0
Sistema de superposição, correção e de lista.
Sistema de maioria complexa, absoluto e um tumo.
Sistema de voto único transferível, sistema de lista.
Sistema de maioria simples, dois turnos e voto alternativo.
^ Você aceitou!
Os subtipos de sistemas majoritários podem ser de maioria simples, dois turnos ou voto alternativo. 
Referência: Rota de aprendizagem da aula 1, "Representação Majoritária e Representação proporcional”.
Sistema de maioria absoluta, voto único transferível e maioria absoluta.
Questão 9/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"Em eleições para deputados federais, em que cada estado elege mais de um representante, a magnitude distrital varia entre 8 e 70 no Brasil. Sistemas majoritários, em geral, possuem distritos com uma cadeira. Sistemas 
proporcionais necessariamente possuem mais de uma cadeira."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o que são?".
Considerando a contextualizaçào acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, o que é Magnitude Distrital:
Nota: 10.0
A Magnitude distrital é o tamanho do eleitorado de um determinado distrito.
B Magnitude distrital é o tamanho dos partidos políticos de um determinado país.
C Magnitude distrital é a quantidade de candidatos de um determinado distrito.
B — --------- --------- ---Você aceitou!
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
"Em eleições para deputados federais, em que cada estado elege mais de um representante, a magnitude distrital varia entre 8 e 70 no Brasil. Sistemas majoritários, em geral, possuem distritos com uma cadeira. Sistemas 
proporcionais necessariamente possuem mais de uma cadeira."
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o que são?".
Considerando a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que sintetiza, corretamente, o que é Magnitude Distrital:
Questão 9/10 - Sistemas Eleitorais Comparados 03/01 02:24:21 ScreenHunter
-Leia o trecho a seguir:
Nota: 10.0
A Magnitude distrital é o tamanho do eleitorado de um determinado distrito.
B Magnitude distrital é o tamanho dos partidos políticos de um determinado país.
C Magnitude distrital é a quantidade de candidatos de um determinado distrito.
D Magnitude distrital é o número de cadeiras ou cargos em disputa em uma eleição de cada d istrito eleitoral.
Você aceitou!
A magnitude distrital (M) é a quantidade de cadeiras ou cargos em disputa numa eleição de cada distrito eleitoral. Conforme o número de cadeiras, os distritos podem ser uninominais: apenas um representante; exemplo, no 
Brasil em eleições presidenciais, os votos de todo o país são contabilizados para eleger apenas um presidente. Ou podem ser plurínominais, mais de um representante, exemplo; o Brasil em eleições para deputados federais, 
em que cada estado elege mais de um representante, a magnitude distrital varia entre 8 e 70 no Brasil. Sistemas majoritários, em geral, possuem distritos com uma cadeira. Sistemas proporcionais necessariamente possuem 
mais de uma cadeira.
Fonte; Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o que são?”.
E Magnitude distrital é o valor mínimo de cadeiras ou cargos em disputa em uma eleição de cada distrito eleitoral.
Questão 10/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
“O sistema majoritário de voto alternativo utiliza a transferência de votos segundo a preferência ordenada pelo eleitor na cédula, em apenas um turno. Se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta dos votos, os votos do 
candidato menos votado são distribuídos para as segundas opções dos eleitores e assim por diante (Autoria do elaborador da questão).*
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de voto alternativo”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expressa, corretamente, uma vantagem do sistema majoritário de voto alternativo:
Nota: 10.0
A Menor proporcionalidade.
B A realização de dois turnos.
C Mais competição personalista.
http://www.wisdom-soft.com
ScreenHunter 7 Pro
(3) Expired
Buy a license key online to 
unlock. No need to reinstall.
w w w .w isdom -so ft.com
em que cada estado elege mais de um represente-jj~ /q T~ m ',2 4 '2 4 S * " ~ ~ "o Brasil. Sistemas majontanos, em geral, possuem distritos com uma cadeira. Sistemas proporcionais necessanamente possuem
mais de uma cadeira.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 1, “Distritos eleitorais e magnitude, o quesão?”.
O E Magnitude distrital é o valor mínimo de cadeiras ou cargos em disputa em uma eleição de cada distrito eleitoral.
Questão 10/10 - Sistemas Eleitorais Comparados
-Leia o trecho a seguir:
"O sistema majoritário de voto alternativo utiliza a transferência de votos segundo a preferência ordenada pelo eleitor na cédula, em apenas um turno. Se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta dos votos, os votos do 
candidato menos votado são distribuídos para as segundas opções dos eleitores e assim por diante (Autoria do elaborador da questão).*
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de voto alternativo”.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Sistemas Eleitorais Comparados, assinale a alternativa que expressa, corretamente, uma vantagem do sistema majoritário de voto alternativo:
Nota: 10.0
O A Menor proporcionalidade.
O B A realização de dois turnos.
O C Mais competição personalista.
D Maior dificuldade de um candidato extremista vencer 
^ Você aceitou!
A vantagem deste sistema (majoritário de voto alternativo) é que não é necessário fazer mais de um turno eleitoral quando nenhum partido obtiver a maioria absoluta dos votos e, pnncipalmente, evita-se que candidatos 
extremistas consigam se eleger, pois eles teriam que configurar entre as principais preferências de boa parte dos eleitores para receberem os votos nas rodadas de transferência.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2, tema “Sistema majoritário de voto alternativo”.
O E Menos utilização de recursos de campanhas pelos partidos.
UNINTERJ|>
http://www.wisdom-soft.com

Mais conteúdos dessa disciplina