Buscar

Prova_Aula 5 Tecido epitelial de revestimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 5- Tecido epitelial de revestimento
1. O tecido epitelial de revestimento é classificado de acordo com critérios, como número de camadas celulares e forma das células. Considerando esse tipo de classificação, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.
A. Revestimento ovariano – simples prismático.
B. Revestimento interno da bexiga – estratificado pavimentoso.
C. Canal deferente – simples cúbico.
D. Endotélio – simples pavimentoso.
O revestimento endotelial de todos os vasos e da membrana que reveste externamente o coração (pericárdio) é epitelial simples pavimentoso.
E. Vagina – transição.
2. Os epitélios de revestimento podem ser classificados em relação ao número de camadas celulares e à forma das células presentes. Existem epitélios que apresentam apenas uma simples camada de células, mas elas estão dispostas em diferentes alturas, conferindo ao tecido a impressão de que se trata de um epitélio formado por mais de uma camada de células. Esse tipo de tecido epitelial recebe o nome de:
A. Tecido epitelial simples estratificado.
B. Tecido epitelial cúbico.
C. Tecido epitelial de transição.
D. Tecido epitelial pseudoestratificado.
O epitélio mencionado parece estratificado, mas não é. Todas as células fazem contato com a membrana basal (por isso, "pseudo"), justificando o nome que recebe, pseudoestratificado.
E. Tecido epitelial estratificado.
3. O tecido epitelial precisa de oxigenação e nutrição. Marque a alternativa que indica como essa demanda ocorre nos tecidos.
A. A nutrição e oxigenação ocorrem através de capilares sanguíneos presentes no próprio tecido epitelial.
A alternativa A está incorreta, pois o tecido epitelial não possui capilares sanguíneos próprios.
B. A nutrição e oxigenação são realizadas através de capilares presentes no tecido muscular próximo aos tecidos epiteliais.
A alternativa B também está incorreta, pois o tecido muscular não é necessariamente próximo aos tecidos epiteliais.
C. A nutrição e oxigenação ocorrem através de capilares presentes no tecido conjuntivo subjacente por difusão ao tecido epitelial.
A nutrição e a oxigenação ocorrem por difusão das substâncias a partir dos capilares presentes no tecido conjuntivo próximo.
A alternativa correta é a letra C. A nutrição e oxigenação do tecido epitelial ocorrem através dos capilares presentes no tecido conjuntivo subjacente, por meio de difusão ao tecido epitelial. O tecido epitelial não possui vasos sanguíneos próprios e depende da difusão de nutrientes e oxigênio a partir dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo subjacente.
D. A nutrição e oxigenação nos tecidos epiteliais são garantidas através da presença de vasos linfáticos.
A alternativa D está incorreta, pois os vasos linfáticos não são responsáveis pela nutrição e oxigenação do tecido epitelial.
E. A nutrição e oxigenação ocorrem por osmose.
A alternativa E está incorreta, pois a osmose é um processo que ocorre apenas entre soluções com concentrações diferentes e não é responsável pela nutrição e oxigenação do tecido epitelial.
4. Suponha que após o corpo mumificado ser encontrado em uma cidade brasileira, seus órgãos tenham sido encaminhados para análise. Realizou-se, então, um estudo histológico que revelou a existência de certo tecido caracterizado por células prismáticas organizadas em pseudoestratificação com cílios na região apical. Considere a hipótese de terem sido utilizados os conhecimentos sobre a classificação e localização dos tecidos nos seres humanos para se interpretar o resultado do estudo histológico mencionado. Nesse caso, o tecido analisado poderia ser:
A. O tecido epitelial da traqueia.
A alternativa correta é a letra A. O tecido analisado é caracterizado por células prismáticas organizadas em pseudoestratificação com cílios na região apical, o que é uma descrição típica do tecido epitelial respiratório da traqueia. Esse tipo de tecido é responsável por revestir as vias aéreas superiores, incluindo a traqueia, e possui células ciliadas que ajudam a remover partículas e secreções do sistema respiratório.
O tecido epitelial que reveste a traqueia é pseudoestratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes.
B. O tecido epitelial da pele.
A alternativa B está incorreta, pois o tecido epitelial da pele é constituído por células achatadas, queratinizadas e sem cílios. 
O tecido epitelial da pele é estratificado pavimentoso queratinizado.
C. O tecido epitelial da mucosa intestinal.
A alternativa C também está incorreta, pois o tecido epitelial da mucosa intestinal é caracterizado por células altas, colunares e sem cílios.
O tecido epitelial da mucosa intestinal é prismático simples.
D. O tecido epitelial do coração.
A alternativa D está incorreta, pois o tecido epitelial do coração é do tipo pavimentoso simples, sem cílios.
O tecido epitelial que reveste o coração é o pavimentoso simples.
E. O tecido epitelial dos túbulos renais.
A alternativa E, está incorreta, pois o tecido epitelial dos túbulos renais é do tipo cúbico ou baixo colunar, sem cílios.
O tecido epitelial dos túbulos renais é simples cúbico.
5. Os tecidos epiteliais de revestimento têm em comum o fato de estarem apoiados em tecido conjuntivo e apresentarem espessura reduzida, mesmo nos epitélios estratificados, constituídos por várias camadas de células. Tais características estão justificadas em um dos itens abaixo. Assinale-o.
A. Presença de queratina que impermeabiliza as células, ficando o tecido conjuntivo responsável pela sustentação do epitélio.
Alternativa A, está incorreta: A presença de queratina é importante para aumentar a proteção do tecido ao atrito do meio externo.
B. Ausência de vasos sanguíneos, que resulta em nutrição obrigatória por difusão a partir do tecido conjuntivo subjacente.
O tecido epitelial é avascular e necessita da nutrição vinda dos vasos do tecido conjuntivo subjacente.
C. Como a função desses epitélios é meramente revestidora, não há razão para que sejam muito espessos. 
Está incorreta. O motivo para que o epitélio não seja espesso é a necessidade de nutrição dada pelo tecido conjuntivo subjacente.
D. Como servem a funções do tipo impermeabilização e absorção, grandes espessuras seriam desvantajosas.
Está incorreta. O motivo para que o epitélio não seja espesso é a necessidade de nutrição dada pelo tecido conjuntivo subjacente.
E. A rede de vasos capilares que irriga abundantemente esses epitélios torna desnecessárias grandes espessuras, abastecendo ainda, por difusão, o tecido conjuntivo subjacente.
Está incorreta. O tecido epitelial é avascular, a nutrição chega pelos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo subjacente.

Continue navegando