Buscar

A era cenozoica

Prévia do material em texto

A era cenozoica, é uma das três eras geológicas que compõem o Fanerozoico, que se iniciou há aproximadamente 65,5 milhões de anos atrás e se estende até os dias Atuais. É caracterizada por uma diversidade biológica extraordinária, com espécies animais e vegetais evoluindo e se adaptando as mudanças climáticas e ambientais. 
É dividida em três períodos: Paleogeno, Neogeno e Quaternário.
Durante o Paleogeno, que se estendeu de 65,5 a 23,03 milhões de anos atrás, ocorreram grandes mudanças geológicas e biológicas da Terra. O clima na Terra, era quente e úmido, com florestas tropicais cobrindo grande parte do planeta. A temperatura média global aumentou-se ainda mais, permitindo que palmeiras crescessem no Ártico. No entanto, houve uma queda significativa na temperatura global. O período se iniciou com a extinção dos dinossauros e muitas outras espécies de animais e plantas. As primeiras formas de mamíferos se diversificaram durante esse período, assim como muitas das plantas com flores como conhecemos hoje.
O Neogeno, que se estendeu de 23,03 para 2,58 milhões de anos atrás, foi um período de diversificação de animais e plantas. Houve um aprofundamento das mudanças climáticas, com a instalação de um clima mais seco e temperaturas mais baixas. As florestas tropicais começaram a diminuir de tamanho, enquanto as savanas africanas se expandiram. Os mamíferos se tornaram a forma dominante de vida terrestre e evoluíram para várias formas diferentes, incluindo primatas, carnívoros, ungulados e cetáceos. Durante esse período, também houve grandes mudanças climáticas que afetaram a distribuição de espécies e habitats em todo o mundo.
O Quartenário que se iniciou a 2,58 milhões de anos e continua até os dias atuais, é caracterizado por uma série de idades de gelo que afetaram as condições ambientais em todo o mundo. Durante esse período, surgiram muitas espécies de animais e plantas que existem atualmente, e a evolução humana também ocorreu durante esse período. A fauna do Quaternário foi marcada pela extinção em massa de muitas espécies, incluindo os mamutes, tigres-dentes-de-sabre e preguiças-gigantes. No entanto, muitas espécies sobreviveram às mudaças climáticas e evoluíram para se adaptar as novas condições ambientais.
Além disso, ocorreram vários eventos geológicos significativos, incluindo a formação de montanhas, a abertura e fechamentos de oceanos e mudança no nível do mar. A Era Cenozóica é considerada uma época importante na história da Terra, já que muitas espécies de animais e planetas que conhecemos hoje evoluíram e se diversificam nesse período. 
Algumas curiosidades em cada período na era Cenozóica
· No período Paleogeno, surgiram os primeiros cavalos, camelos e primeiras baleias. Os cavalos por exemplo, passaram por mudanças no tamanho, na dentição e nos membros para se adaptarem à vida nas planices. Além disso, houve uma diversificação de aves como pinguins e águias. Outros eventos importantes ocorreram durante o Paleogeno, incluem a formação dos Alpes e a formação do Oceano Atlântico. 
· No Neogeno, houve um grande aumento na diversidade de mamíferos, incluindo os primeiros hominídeos (ancestrais dos seres humanos). Também houve a evolução de animais como elefante, rinocerontes e felinos. Ocorreu a separação final entre a América do Sul e Antártica, que criou uma corrente oceânica ao redor da Antártica que isola da circulação global de água, tendo um impacto significativo no clima global, diminuindo as temperaturas globais e aumentando a formação de gelo polar. 
· No Quartenário, podemos dividir em: Pleistoceno e Holoceno
· Pleistoceno: Presença da megafauna, como mamutes, tigres-dente-de-sabre, preguiças gigantes e outros animais de grande porte. As eras glaciais eram mais presentes nesse período, levando a migração de populações e mudanças da dieta, usadas para sobreviver em condições de clima frio e rigoroso.
· Holoceno: Invenção da agricultura e formação de sociedades complexas, além do clima ser mais estável e quente (comparado ao Pleistoceno). O aumento do dióxido de carbono (CO2), aumento do nível do mar e acidificação dos oceanos.

Continue navegando