Buscar

AV2 constitucional Tamara

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome legível do (a) aluno(a):
Tamara Duarte Nepomuceno 
	
	Disciplina
 DIREITO CONSTITUCIONAL I
	Curso
DIREITO
	
	Campus – UF
NOVA IGUAÇU –
	Período
4• 
	Turno: 
Manhã 
	CADERNOS DIDÁTICOS
	Professor
 Antonio José da Silveira 
	 Matrícula: 
201903374171 
	 
 
	No. DE ACERTOS:
	 
	Atenção: Agregue valor às suas respostas complementares, anexando jurisprudências e referências doutrinárias! 
 Esforce-se e Boa pesquisa... 
Prova Av2 
Repostas: 
1) C
2) A
3) B
4) B
5) D
6) B
7- A- O remédio constitucional cabível para esse caso, será o mandado de segurança. Pois é uma medida processual adequada para combater um ato ilegal ou abusivo praticados por autoridade pública, ou agentes de pessoas jurídicas revestidas de atribuições do poder público, por isso é considerado importante remédio constitucional. Usado para proteger direito líquido e certo, aquele que não precisa de nenhuma prova adicional pra ser demostrado. E assim seja preservado seus direitos.
7-b- Sim, seria possível partido político com representação no Congresso Nacional, ou uma organização sindical, impetrar o mandado de segurança, a entidade de classe ou a associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.
8-A- Sim, podemos afirmar, pois, a nossa constituição tem comprometimento com a ordem, a liberdade, direitos e deveres, a fim de manter a ordem social, assegurando sempre o bem-estar do povo brasileiro. Formada a primeira República federativa do Brasil, a união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui um Estado democrático, a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. A constituição fortalece a democracia, pois alguns dos seus princípios norteadores, garante a igualdade perante a lei, evita distinção entre pessoas em busca promover a igualdade. Como a Tripariedade de poderes, onde através do sopesamento dos poderes "checkbalance". Onde vigora a harmonia entre as casas governistas como executivo, legislativo e judiciário, onde em princípio nenhum desses poderes pode se sobrepor entre os outros, criando estabilidade entre eles, através de seus mecanismos constitucionais.
8-b- A nossa constituição por ser rígida, possui um processo legislativo rigoroso e especial para ser alteração, através de suas PEC (Proposta de Emenda a Constituição), ainda vigora sua possibilidade de atualização, mas sem deixar a sua estabilidade, através de suas cláusulas pétreas, que são o fulcro de seus preceitos constitucionais.

Outros materiais