Buscar

Atividade Contextualizada - Mercados Financeiros e de Capitais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
NOME: JOÃO PAULO DINIZ
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MATÉRIA: MERCADOS FINANCEIRO E DE CAPITAIS 
MATRÍCULA: 01461866
A economia é uma ciência social que estuda como as sociedades utilizam recursos limitados para produzir bens e serviços e distribuí-los entre seus membros. Um dos principais conceitos estudados na economia é a questão dos fatores de produção, que são representados pelo trabalho, terra e capital. Esses fatores são essenciais para a produção de bens e serviços, porém, são limitados.
Por outro lado, as necessidades humanas são ilimitadas e estão sempre se renovando. Esse fenômeno é conhecido como "insaciabilidade das necessidades humanas". Isso significa que, mesmo que as pessoas atinjam um determinado nível de consumo, elas sempre buscarão mais, seja para melhorar seu padrão de vida, seja para adquirir novos bens e serviços.
Essa constatação pode gerar uma aparente contradição entre a limitação dos fatores de produção e a insaciabilidade das necessidades humanas. No entanto, essa aparente contradição pode ser resolvida com a compreensão de que as necessidades humanas são limitadas em termos absolutos, mas ilimitadas em termos relativos. Isso significa que as pessoas têm uma quantidade finita de necessidades, mas sempre surgem novas necessidades e desejos.
Para lidar com essa questão, a economia propõe o conceito de escolha. As pessoas devem escolher entre as diversas alternativas disponíveis para atender às suas necessidades e desejos. Essa escolha implica em custos de oportunidade, ou seja, a renúncia a uma alternativa em benefício de outra. Por exemplo, se uma pessoa escolhe gastar dinheiro em uma viagem, ela está renunciando a outras possibilidades de consumo, como comprar um carro novo.
A insaciabilidade das necessidades humanas também tem um impacto significativo na economia. Ela estimula a inovação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços, além de impulsionar a economia em termos gerais. No entanto, também pode levar a problemas como o consumo excessivo e a degradação ambiental.
Portanto, é importante que as sociedades encontrem um equilíbrio entre os fatores de produção limitados e as necessidades humanas ilimitadas. Isso implica em uma gestão eficiente dos recursos disponíveis, além de políticas públicas que estimulem o consumo consciente e a preservação do meio ambiente. A economia pode fornecer ferramentas para lidar com essa questão, mas cabe às pessoas e aos governos tomar as decisões adequadas para garantir um futuro sustentável e próspero para todos.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA:
Introdução à economia: princípios de micro e macroeconomia. 6. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
WELLS, Robin. Microeconomia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Carl E. Princípios de economia. São Paulo: Saraiva, 2015.

Continue navegando