Buscar

Trabalho visita de enfermagem

Prévia do material em texto

A visita de enfermagem como ferramenta do cuidar
Introdução
A visita de enfermagem é a oportunidade que o profissional de saúde tem para conhecer o paciente, identificando seus problemas e o nível de assistência necessária ao seu cuidado. Este período é a base para o desenvolvimento das outras etapas do processo de enfermagem, dai a importância de se trabalhar estratégias de relacionamento interpessoal que favoreçam a comunicação terapêutica. Com a identificação do estado de saúde do paciente, o enfermeiro tem o compromisso de prestar cuidados de enfermagem visando à gestão de qualidade. (PONTES, Alexandra Carvalho et al).
O cuidado de enfermagem promove e restaura o bem-estar físico, psíquico e social e amplia as possibilidades de viver e prosperar, bem como as capacidades para associar diferentes possibilidades de funcionamento factíveis para a pessoa. Nessa perspectiva, o cuidar em enfermagem insere-se no âmbito da intergeracionalidade, pois se revelam na prática com um conjunto de ações, procedimentos, propósitos, eventos e valores que transcendem ao tempo da ação. 
Objetivo Geral
Relatar a experiência da visita de enfermagem no processo da assistência ao paciente.
Metodologia
Esse estudo foi realizado em um hospital de referência da região metropolitana de Belém. Trata-se de um relato de experiência por finalidade a apresentação de uma ou várias experiência vivida. Esse relato deve ser contextualizado e fundamentado por um aporte teórico. O relato de experiência deve revelar a aproximação da prática com a teoria.
Resultados e Discussão
Observamos que a visita se faz necessário, pois nesse momento o enfermeiro estabelece contato e coleta as principais informações do paciente, e a percepção aguçada é necessária para poder definir uma visão geral dos problemas do paciente por meio da Sistematização de Assistência de Enfermagem (SAE). Éna visita de enfermagem que o enfermeiro e o paciente estabelecem um vínculo e uma relação com a família,com o ambiente hospitalar ea sua adaptação, nesse momento que o enfermeiro traça as formas de cuidado para o paciente e observa o nível da qualidade do tratamento.
Na literatura é descrito por Caldonha e Mendes (1998) referem que o fato do profissional de enfermagem permanecer um maior tempo com o paciente faculta-lhe o dever de oferecer um cuidado mais humano, visando amenizar a sua angústia, tratando assim a ansiedade e promovendo uma recuperação mais rápida e tranquila.
Conclusão
Conclui-se que a visita de enfermagem no processo de assistência ao paciente é importante devidoà comunicação entre o paciente e a equipe de enfermagem de forma que nas visitas pode se observar de forma holística o paciente e com essa integração executar os cuidados de forma mais precisa e com uma melhora significativa.
Percebe-se também que, diante desta realidade, a visita de enfermagem representa um fator importante para a promoção do conhecimento mútuo entre enfermeiro e paciente e, para o esclarecimento de dúvidas e tranquilidade do paciente sob a responsabilidade da equipe de enfermagem.

Continue navegando