Buscar

INÍCIO DO DESENVOLVIMENTO DO SN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cadu – 3° β / TIII
GASTRULAÇÃOINÍCIO DO DESENVOLVIMENTO DO SN
· Etapa em que ocorre a formação das 3 camadas germinativas, havendo a conversão do disco embrionário bilaminar em disco embrionário trilaminar.
LINHA PRIMITIVA
· No início da terceira semana, ocorre a formação da linha primitiva, que é o primeiro sinal se início da gastrulação, na superfície do epiblasto, em decorrência da proliferação e do movimento de células para o plano mediano do disco embrionário bilaminar.
· A formação da linha primitiva é craniocaudal e à medida em que ela se alonga, pela adição de células, é formado o nó primitivo na extremidade cranial. Ao mesmo tempo, o sulco primitivo se desenvolve na linha primitiva, sendo contínuo com a fosseta primitiva (depressão presente no nó primitivo), ambos resultam de invaginação de células epiblásticas.
· Ocorre, então, a migração de células, formando, então, o mesênquima, cuja uma porção forma o mesoderma.
· O deslocamento do hipoblasto por células do nó primitivo, do epiblasto e da linha primitiva, forma o endoderma. As células que restam no epiblasto formam o ectoderma.
· O destino da linha primitiva é sofrer um processo de degeneração, desaparecendo ao final da quarta semana.
NOTOCORDA
· Algumas das células que migram pela linha primitiva formam o processo notocordal, que cresce e sofre sinalização para formar a notocorda.
NEURULAÇÃO
· Processo em que ocorre a formação da placa neural, das pregas neurais e o fechamento dessas pregas para formar o tubo neural.
· É finalizada ao final da quarta semana, em que o neuroporo caudal se fecha.
PLACA NEURAL E TUBO NEURAL
· Conforme a notocorda se desenvolve, ela induz o ectoderma a sofrer um espessamento, formando a placa neural. Essa neuroectoderme dá origem ao SNC.
· A placa neural sofre, então, um processo de invaginação, formando o sulco neural, com as pregas neurais em ambos os lados.
· Ao final da terceira semana, as pregas neurais se fusionam (na direção craniocaudal), fazendo com que a placa neural seja transformada em tubo neural com o canal neural (lúmen do tubo neural). Com isso, o tubo neural apresenta como aberturas apenas os neuroporos rostral e caudal, cujo fechamento coincide com o estabelecimento da circulação vascular no tubo neural.
· À medida em que as pregas neurais sofrem o processo de fusão, as células da crista neural migram, fazendo com que o ectoderma seja unido novamente
FORMAÇÃO DA CRISTA NEURAL
· Conforme o tubo neural se separa do ectoderma, as células da crista neural formam a crista neural.
· A crista neural se separa em porções direita e esquerda, que se deslocam para a região dorsolateral do tubo neural, onde originam os gânglios espinhais e aos gânglios do sistema nervoso autônomo.

Continue navegando