Buscar

DOENÇA PÉ, MÃO E BOCA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

@enfermeiraestuda_
Doença Pé, Mão e Boca
É causada pelo vírus Coxsackie, em especial o tipo A16 e o enterovírus A71.  Ela possui esse nome por conta das lesões, que são pequenas bolhas, que aparecem mais frequentemente nas mãos, nos pés e na boca da criança. E é altamente contagiosa.
TRANSMISSÃO:
· Contato direto com lesões ativas
· Contato direto com secreções orais
· Contato direto com secreções respiratórias
· Ingerindo materiais ou alimentos contaminados pelas fezes de pessoas infectadas (via fecal-oral)
SINTOMAS:
· febre alta, falta de apetite, mal-estar, diarreia e vômitos;
· pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, podendo surgir também na região genital, glúteos, cotovelos e tornozelos;
· aparecimento de manchas vermelhas com pequenas bolhas brancas no centro, sobretudo na boca, amígdalas e faringe;
· dificuldade para engolir;
 COMPLICAÇÕES:
A complicação mais comum é a desidratação ocasionada pela pouca hidratação oral devido à dor causada pelas lesões orais.
DIAGNÓSTICO:
Um exame clínico pode ser o suficiente para detectar a doença. Em caso de dúvidas ou se houver semelhanças com outros quadros, pode ser solicitado exames de sangue pelo profissional e testes moleculares.
TRATAMENTO
Não existe tratamento antiviral específico para a Doença do Mão Pé Boca
Como a doença é autolimitada (tem começo, meio e fim), o tratamento tem apenas o intuito de aliviar os sintomas. São utilizados analgésicos e antitérmicos como o PARACETAMOL gotas 200 mg/ml = 1 gota/kg/dose de 4/4 horas ou 6/6 h (máx 50 gts/dose)
IBUPROFENO GOTAS 50 mg/ml = 2 gotas/kg/dose de 6/6h 
E P/ ALÍVIO DAS AFTAS, das bolhas q podem aparecer na boca: Analgésicos tópicos: pode-se optar pelo uso de gel de lidocaína para promover uma analgesia local. Ele deve ser massageado no local da lesão e é utilizado principalmente antes das refeições.
O tratamento dura cerca de 7 dias e é importante que a criança não vá à escola ou à creche durante este período para não contaminar outras crianças. 
Recomendações
· Alimentos pastosos, como purês e mingaus, são mais fáceis de engolir;
· Bebidas geladas, como sucos naturais, chás e água são indispensáveis para manter a boa hidratação do organismo, uma vez que podem ser ingeridos em pequenos goles;
· Lavar superfícies, objetos e brinquedos que possam entrar em contato com secreções e fezes dos indivíduos doentes, com água e sabão e, após, desinfetar com solução de água sanitária diluída em água pura (1 colher de sopa de água sanitária diluída em 4 copos de água limpa);
· Desinfectar frequentemente superficíes e objetos que foram manuseados, tais como brinquedos ou maçanetas, especialmente, se alguém estiver doente.
 
@enfermeiraestuda_

Continue navegando

Outros materiais