Buscar

AVS - HISTORIA DA CULTURA E DA SOCIEDADE NO MUNDO CONTEMPORANEO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: HISTÓRIA DA CULTURA E DA SOC. NO MUNDO CONTEMP. 
	AVS
	Aluno: MARCELA DE BRITO BARRADAS
	201703455053
	
	Turma: 9001
	CEL0028_AVS_201703455053 (AG) 
	 27/11/2022 21:52:17 (F) 
			Avaliação:
10,0
	Av. Parcial.:
2,0
	Nota SIA:
10,0 pts
	 
		
	HISTÓRIA DA CULTURA E DA SOC. NO MUNDO CONTEMP.
	 
	 
	 1.
	Ref.: 231621
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	As conferências de Yalta e Potsdam tiveram uma grande importância no mundo que surgiu no pós-guerra. Assinale, abaixo, a opção que melhor descreve o que foram essas duas conferências:
		
	
	Essas conferências foram realizadas para discutir os termos para dar um fim à Guerra da Coréia.
	
	Foram realizadas para discutir a reconstrução econômica da Europa ocidental, destruída durante a II Guerra.
	
	As conferências de Yalta e Potsdam reuniram os líderes dos EUA, Inglaterra e URSS para firmar a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
	 
	Reuniões entre os líderes dos EUA, Inglaterra e URSS com a finalidade de discutir e traçar o reordenamento geopolítico mundial depois de terminada a II Guerra, e que resultou da divisão da hegemonia mundial entre EUA e URSS.
	
	As conferências de Yalta e Potsdam reuniram os líderes dos EUA, Inglaterra e URSS para firmar o Pacto de Varsóvia.
	
	
	 2.
	Ref.: 18753
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	"... foi um período em que a guerra era improvável, mas a paz era impossível. A paz era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses de capitalistas e comunistas. Um sistema só poderia sobreviver à custa da destruição total do outro. E a guerra era improvável porque os dois blocos tinham acumulado tamanho poder de destruição, que se acontecesse um conflito generalizado seria, com certeza, o último." (ARON, Raymond.)
Raymond Aron definiu o período da Guerra Fria como um tempo de 'paz impossível e guerra improvável'. A afirmativa do autor refere-se:
		
	
	Aos conflitos armados em zonas de influência soviética.
	
	Ao fato de que apenas a URSS ambicionava por um confronto armado.
	
	Ao arsenal bélico norte-americano que deveria ser testado em zonas de influência soviética.
	
	Ao fato de que uma terceira guerra mundial era inevitável.
	 
	A ausência de um confronto direto entre norte-americanos e soviéticos, pois ambos temiam uma guerra nuclear.
	
	
	 3.
	Ref.: 622190
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Durante a Guerra Fria, a URSS tentou expandir o modelo socialista pelo mundo, porém, o socialismo se apresentou de formas diferentes para as nações que o adotaram. Assinale, nas opções abaixo, aquela que melhor explica a razão da diferenciação de modelos de socialismo adotada por alguns dos países citados.
		
	
	Por se negar a seguir as orientações da URSS, o socialismo cubano acabou fracassando por teimosia dos seus dirigentes e aderindo ao capitalismo sendo hoje uma das ilhas mais prósperas do Caribe.
	 
	Países como Cuba, China e Vietnam, adotaram o socialismo por inspirações diferentes e, mesmo sob a supervisão soviética, administraram seu regime de forma diferente.
	
	Alguns países, como o Chile, adotaram o socialismo não terem opção para adotar qualquer outro regime, mas não concordavam com a falta de liberdade individual e política que o modelo soviético exigia.
	
	Guatemala e El Salvador tiveram que adaptar o socialismo às suas condições devido à forte oposição das suas populações à implantação desse regime.
	
	Em países como a Argentina e Uruguai, o socialismo teve que se mesclar de nuances capitalistas para não contrariar às classes dirigentes desses países.
	
	
	 4.
	Ref.: 618581
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, deflagra uma grave crise político-institucional onde uma parte da alta oficialidade das Forças Armadas (considerados militares de direita) era contrária à posse do vice-presidente eleito João Goulart. Assinale, abaixo, a opção que melhor explica as razões para essa oposição militar à posse do vice-presidente da República, João Goulart.
		
	
	Uma parte da alta oficialidade das Forças Armadas não queria a posse de João Goulart por estar ao lado de grande parte da população brasileira que queria a volta de Jânio Quadros e não aceitava João Goulart na presidência da República.
	
	João Goulart era considerado um político de elite e, por isso, grande parte da oficialidade das Forças Armadas não o aceitava pois queriam um presidente mais próximo dos problemas da população
	
	João Goulart não representava os interesses dos trabalhadores e uma parte da oficialidade das Forças armadas temia que, por essa razão, seu governo fosse um governo de confronto com sindicados de trabalhadores, o que seria prejudicial para o país naquele momento.
	
	Uma parte da oficialidade das Forças Armadas não queriam que João Goulart assumisse porque entendiam que Leonel Brizola tinha mais condições para ficar à frente do governo naquele momento.
	 
	Os militares de direita não queriam a posse do vice-presidente João Goulart pela identificação do mesmo com o trabalhismo de Getúlio Vargas.
	
	
	 5.
	Ref.: 238982
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	"Um dos personagens racistas de ¿Mississippi em Chamas¿ (filme de 1988, mas que retrata o ano de 1964) afirma, a certa altura do longa, que existem duas culturas convivendo naquele estado sulista americano: a dos brancos e a das pessoas de cor. Lá tudo é separado: um bebedouro para brancos e outro para negros, diferentes banheiros, lugares reservados nos restaurantes... O filme de fato retrata bem uma época terrível da história americana, quando o governo, influenciado pelo movimento pelos direitos civis, decidiu pôr fim à segregação racial". (Site ADORO CINEMA)
Estes conflitos civis marcaram a realidade dos EUA, a partir doa anos '50. Mas é na décade seguinte (a mesma abordada no filme) que aparece o(a) maior líder neste contexto, assassinado(a) em 1968.
Estamos nos Referindo a:
 
		
	
	Malcolm X
	
	Eric Hobsbowm
	
	Mary Quant
	 
	Martin Luther King
	
	John Kenedy
	
	
	 6.
	Ref.: 231918
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Entre os chefes de Estado relacionados abaixo, assinale a opção que apresenta aqueles que foram os principais responsáveis pela criação do neoliberalismo.
		
	 
	Ronald Reagan e Margareth Thatcher.
	
	Margareth Thatcher e e Wiston Churchill.
	
	Franklin Roosevelt e Josef Stalin.
	
	Wiston Churchill e Ronald Reagan.
	
	Dimitro Kruchev e Ronald Reagan.
	
	
	 7.
	Ref.: 248166
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Sobre a Constituição brasileira de 1988 podemos afirmar:
		
	
	No período de formulação da Constituição, que durou dezoito meses, a população foi proibida de participar;
	
	no período de formulação da Constituição, que durou dezoito meses, a população nãofoi estimulada a participar pelos partidos políticos;
	 
	no período de formulação da Constituição, que durou dezoito meses, a população foi estimulada a participar por meio de grupos que levavam as ideias à Assembleia Constituinte: sindicatos, entidades religiosas, e demais seguimentos da sociedade;
	
	no período de formulação da Constituição, que durou dezoito meses, a população foi estimulada a participar por meio de greves convocadas pelos militares.
	
	no período de formulação da Constituição, que durou dezoito meses, a população foi estimulada a participar pegando em armas para derrubar a ditadura;
	
	
	 8.
	Ref.: 248167
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Durante a década de 1980, ficou nítido o atraso econômico da União Soviética em relação aos países ocidentais. Nessa década, o modelo no qual toda a economia estava concentrada no Estado mostrou-se insuficiente para atender às demandas sociais. A URSS não conseguiu se manter como grande potência e continuar no páreo contra os Estados Unidos. Aponte uma consequência dessa crise.
		
	
	com o governo de Gorbachev, a URSS começou a dar os primeiros sinais de abandono do comunismo, principalmente ao assinar com os EUA um tratado que previa o abandono das relações diplomáticas com Cuba e China.
	
	o governo de Gorbachev,deu início ao programa espacial soviético;
	
	o governo de Gorbachev, deu início ao programa Guerra nas Estrelas;
	
	Com o governo de Gorbachev, a URSS começou a radicalizar sua corrida armamentista;
	 
	com o governo de Gorbachev, a URSS começou a dar os primeiros sinais de abertura política e econômica. Porém, a política por ele aplicada não foi capaz de garantir a unidade do governo, causando descontentamento tanto no partido quanto na população;
	
	
	 9.
	Ref.: 22915
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	No mundo atual presenciamos um processo de produção de bens industriais que ocorre simultaneamente em vários países, através da padronização de modelos tecnológicos e de consumo, suplantando as fronteiras nacionais pela escala mundial. A este processo damos o nome de:
		
	
	Terceirização.
	 
	Globalização.
	
	Neoliberalismo.
	
	Internacionalização do capital.
	
	Monopólio transnacional.
	
	
	 10.
	Ref.: 229776
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A afirmação da hegemonia dos Estados Unidos perante os demais países do mundo, a partir de 1990, gerou uma série de reações e ressentimentos em diversas regiões do globo terrestre. Esses ressentimentos levaram à ações terroristas fazendo inúmeras vítimas inocentes por todo o mundo. Podemos dizer que esse terrorismo:
		
	
	Deve-se ao fundamentalismo religioso de alguns países Orientais que pretendem difundir e fazer valer a palavra e os valores do Alcorão ao Ocidente.
	
	É resultado das enormes diferenças econômicas e sociais existentes no mundo de hoje, fazendo com que o terrorismo seja uma forma de reação inteiramente nova, sem precedentes na História.
	
	É uma luta desenvolvida por alguns países fundamentalistas árabes apenas contra Israel por não aceitarem a sua presença naquela região.
	 
	Está ligado a uma reação contra a dominação dos Estados Unidos e seus aliados, principalmente Israel, não só no campo econômico, mas também no campo da dominação política, cultural e militar.
	
	É um movimento restrito a apenas algumas regiões, pois os países ou grupos envolvidos em ações terroristas não têm recursos para ações de maior impacto, embora as ações que praticam causam muitos prejuízos e mortes de inocentes.

Outros materiais