Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Estudos Da Psicossomática
Dualismo: é uma oposição ao pensamento monista, ou seja, mente e corpo são entidades separadas, distintas e incompatíveis. Os dualistas, como o filósofo René Descartes, aceitam que há relação entre mente e corpo, mas isso não significa que a mente padeceria após a morte física do nosso corpo.
Monismo: Em uma concepção discursiva do problema mente e corpo, os monistas são aqueles que pensam em uma integração entre as duas entidades, ou seja, mente e corpo estão relacionados e intrinsecamente combinados. O dicionário de psicologia da APA descreve: “No contexto do problema mente-corpo, monismo é qualquer posição que evita o dualismo.”
Verificando o Aprendizado
1. Alguns dos mais brilhantes filósofos da humanidade pensaram no problema mente e corpo. Platão elaborou uma tese que compreendia a existência de dois mundos: o mundo dos sentidos e o mundo das ideias. René Descartes pensava um ser humano composto de uma res cogitans e uma res extensa, sendo a primeira relativa à possibilidade do pensamento e a segunda como o próprio corpo. Neste sentido, podemos afirmar que ambos os filósofos são adeptos do:
R:Dualismo
· Tanto Platão como René Descartes foram filósofos dualistas. Ambos pensavam na existência da mente para além do próprio corpo e que ambas eram substâncias distintas. Descartes, por exemplo, argumentava que toda a matéria tinha uma extensão e ocupava lugar no espaço, mas isso não acontecia com a mente, logo, ela deveria ser eterna.
2. O interessante caso de Phineas Gage, o operário que teve seu crânio perfurado por uma barra de ferro, ganhou notoriedade pelas circunstâncias do acidente: ele sobreviveu, mas muitas características de sua personalidade foram transformadas após o infortúnio. A partir da leitura do texto, pode-se afirmar que o caso de Phineas Gage é utilizado como um argumento a favor:
R: Monoismo
· O caso de Phineas Gage é usado como um argumento em favor do monismo, pois, após ter seu cérebro lesionado por uma barra de ferro, sua personalidade e outras características comportamentais foram transformadas. Portanto, uma lesão no cérebro afetou o que chamamos de mente, que engloba aspectos da personalidade do sujeito, o pensamento, a memória, a tomada de decisão etc.

Mais conteúdos dessa disciplina