Buscar

Tema 01 Módulo 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Importância da Avaliação Nutricional
· Propicia a coleta de dados para fins de diagnóstico, investigação científica e prevalência de distúrbios nutricionais.
· Permite a identificação de fatores de risco e de grupos vulneráveis, indicando grupos-alvo para intervenções.
· Favorece a tomada de decisão para alocação de fundos a serem empregados na formulação, implementação e gestão de políticas, programas e pesquisas, utilizando medidas e estratégias voltadas à correção e promoção da saúde e do adequado estado nutricional.
· Possibilita a análise da eficácia das medidas e estratégias implementadas para corrigir os problemas nutricionais.
· Contribui como a principal ferramenta na monitorização das mudanças durante uma intervenção nutricional.
· Oportuniza a análise da acurácia de métodos de avalição nutricional e proporciona o desenvolvimento de melhorias e de novas metodologias.
· Serve de base para a proposição de recomendações nutricionais.
Métodos para Avaliação Nutricional
Através dos métodos diretos, a análise do estado nutricional pode ser feita a partir da observação no corpo do indivíduo das manifestações físicas, químicas e biológicas quando há alterações nutricionais. Enquanto os métodos indiretos buscam informações do contexto do indivíduo/grupo para identificação de fatores causais associados ao desenvolvimento de problemas relativos ao estado nutricional
Metodos Diretos: O método direto de maior precisão é a técnica de dissecação de cadáveres. Essa técnica é utilizada para medir o tamanho (quantificar, pesar) de diferentes compartimentos corporais e relacionar com o peso corporal total. Por isso, é considerada o método de referência para a análise da precisão de outros métodos e técnicas de avaliação da composição corporal. Tal técnica apresenta elevada precisão. No entanto, vale ressaltar as dificuldades de seu uso frequente na pesquisa e na rotina, tendo poucos estudos utilizando esse procedimento.
Métodos Diretos Objetivos: 
· Métodos Antropométricos: Usam as medidas de peso, altura, dobras cutâneas, perímetros e etc. para determinar a massa e composição corporal. (Estimativa de compartimentos corporais, como massa adiposa e massa livre de gordura.)
· Exames Laboratoriais: Analisam a concentração de proteínas séricas para estimar as reservas proteicas do corpo.
· Análise Clínica-nutricional: Utiliza os sinais e sintomas apresentados para inferir sobre as deficiências de nutrientes. 
· Informações sobre a ingestão: Recordatório alimentar de 24h (R24h) e frequência de consumo de alimentos
Métodos indiretos: Os métodos indiretos de avaliação nutricional incluem a coleta e a análise de informações relativas aos fatores relacionados com os processos de determinação do estado nutricional. Tais fatores são aqueles de caráter ecológico e político com foco na oferta de alimentos, no eixo suprimento-demanda-controle de preços, na produção agrícola, na disponibilidade no mercado, e na oferta para venda de produtos nacionais, importados e de cultivo familiar.
Na categoria de métodos indiretos de avaliação nutricional estão aqueles que buscam informações relacionadas com as condições de saúde em termos de:
· Disponibilidade de serviços de saneamento (água potável e rede de esgoto tratado);
· Utilização dos serviços de saúde (quantidade e qualidade);
· Qualidade dos serviços disponíveis em nível de organização, supervisão e treinamento;
· Educação em saúde;
· Taxas de morbidade e mortalidade, incluindo também os índices de expectativa de vida.
· Os métodos indiretos de avaliação nutricional abrangem ainda aqueles voltados aos fatores econômicos que impactam na aquisição de alimentos.
· Os fatores culturais compreendem importantes determinantes indiretos do estado nutricional, pois influenciam significantemente os padrões e preferências alimentares, como os hábitos sociais, os tabus alimentares, as características locais específicas, o estilo de vida e de alimentação.
Métodos e Técnicas da Avaliação Nutricional
Métodos de avaliação dietética indireta: Em termos de abordagem metodológica, podemos medir indiretamente o consumo de alimentos em nível nacional através dos métodos de avaliação dietética indiretos que fornecem uma visão abrangente. Esses métodos incluem folhas de balanço alimentar, pesquisa de orçamento familiar e inventário.
Métodos de avaliação dietética direta: A medição direta do consumo alimentar abrange métodos objetivos e subjetivos. A avaliação dietética direta pode ser realizada por análise de duplicatas da dieta, que é baseada na medição objetiva. A análise subjetiva do consumo alimentar é baseada em relatórios (registro de consumo alimentar, recordatório de 24 horas e frequência de consumo alimentar).
Métodos de avaliação dietética direta subjetiva prospectivos: se baseiam no registro de dados no momento do consumo dos alimentos (registro alimentar): os alimentos registrados podem ser pesados ou estimados, o registro pode ser realizado por períodos de tempo variáveis, dependendo dos objetivos e do nível de precisão desejado.
Métodos de avaliação dietética direta subjetiva retrospectivos: se baseiam na coleta de dados sobre a dieta consumida no passado, podendo ser um passado recente, como o obtido pela aplicação de inquéritos recordatórios dietéticos de 24 horas, ou podem capturar dados sobre o consumo habitual a partir de histórico alimentar e questionário de frequência de consumo alimentar.
Avaliando o Aprendizado:
1. Marque a alternativa correta correspondente ao preenchimento adequado das lacunas na afirmativa a seguir:
O estado nutricional alterado pode ser avaliado a partir de métodos diretos, que permitem a identificação de ______________; enquanto os métodos indiretos possibilitam a detecção de fatores associados ao ____________ dos problemas nutricionais.
R: Manifestações orgânicas; processo de determinação e causa.
· Os métodos de avaliação do estado nutricional podem ser diretos, ou seja, permitem a identificação de manifestações orgânicas dos problemas nutricionais ao nível do corpo; ou podem ser indiretos quando possibilitam a detecção de fatores associados ao processo de determinação e causa da alteração do estado nutricional. Os métodos indiretos explicam a ocorrência do problema nutricional, além de identificarem indivíduos ou grupos em risco nutricional.
2. Dentre os principais itens que determinam a importância da realização de uma avaliação do estado nutricional, é correto afirmar que a avaliação nutricional:
R: Provê informações para formulação, implementação e gestão de políticas e programas voltados à adequação do estado nutricional.
· A importância de realizar a avaliação nutricional inclui: identificação de grupos de alto risco para estado nutricional inadequado e análise do papel de diferentes fatores na alteração do estado nutricional; serve de base para a proposição de recomendações nutricionais; contribui como a principal ferramenta na monitorização das mudanças durante uma intervenção nutricional; e favorece a tomada de decisão para alocação de fundos a serem empregados na formulação, implementação e gestão de políticas, programas e pesquisas utilizando medidas e estratégias voltadas à correção e promoção da saúde e do adequado estado nutricional.

Continue navegando