Buscar

QUESTÕES SÓCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES SÓCIO AMBIENTAIS – AULA 07 – SERVIÇO SOCIAL
· A Política Nacional do Meio Ambiente é a legislação ambiental de maior relevância para a proteção ambiental depois da Constituição Federal. Sobre os objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente, destaca(m)-se:
a compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
· Entre os instrumentos de proteção do meio ambiente, previstos na Política Nacional do Meio Ambiente, aquele que é um instrumento essencial de organização territorial e planejamento eficiente do uso do solo, que age por intermédio da delimitação de zonas e que evita a ocupação do território urbano e rural de maneira desordenada é:
o zoneamento ambiental.
· Sobre o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), formado por várias agências ambientais, que são instituições e órgãos com a finalidade de cumprir o princípio de que todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, é correto afirmar que:
o órgão superior é constituído pelo Conselho de Governo, que tem por finalidade assessorar o Presidente da República sobre as políticas ambientais nacionais.
· Entre as funções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que é um órgão deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), destaca(m)-se:
Resposta Marcada :
a assessoria e o estudo de diretrizes governamentais para o meio ambiente.
· Entre os documentos que formam o conjunto de estudos preliminares ambientais, instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, nos termos do art. 9.º, inciso III, da Lei n.º 6.938/1981, estão:
o estudo prévio de impacto ambiental e a análise preliminar de risco.
QUESTÕES SÓCIO AMBIENTAIS – AULA 08 – SERVIÇO SOCIAL
· Para efetivar a preservação do meio ambiente, é necessário levar em considerações inúmeros aspectos, principalmente as APPs e as áreas de risco. Com relação ao assunto, marque a alternativa correta:
Topo de morro e margem de rio são consideradas APPs e áreas de risco.
PONTUAÇÃProjetos e programas de preservação do meio ambiente podem ser aplicados nos distintos setores da sociedade. No primeiro setor, por exemplo, as unidades de conservação (UC) são foco de inúmeros programas e projetos. Sobre as UCs, é correto afirmar:
As UCs de uso sustentável são foco de projetos de utilização dos recursos naturais.

Outros materiais