Buscar

Prova N2 Segurança pública e Segurança no Sistema penitenciário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova N2 Segurança pública e Segurança no Sistema Penitenciário
1 - O referido período foi marcado pela perda de direitos do povo, como a liberdade e a prática de atos como a censura, perseguição política e repressão a qualquer tipo de conduta que não estivesse de acordo com a política de governo da época que foi entre 1964 e 1985.
Assinale a alternativa correta que corresponde à passagem histórica de que estamos falando. 
R: Golpe Militar de 1964.
2 - A criminalidade no Brasil está em grande evidência, e diversas são as tentativas de combate. Em se tratando da criminalidade, a finalidade é controlar a ocorrência de crimes e diminuir a violência e devolver, à sociedade, a segurança e, consequentemente, um Estado de paz.
Qual disciplina estudamos para entender o combate à criminalidade? Assinale a alternativa correta: 
R: Criminologia.
3 - Quando falamos de ações prioritárias como urgentes e necessárias, falamos de algo extremamente sério. Essa urgência pode estar relacionada tanto na implementação quanto na ressignificação de algo que já se encontra posto, mas que não é aplicado, no nosso sistema de segurança.
Fonte: BRASIL. Senado Federal. Constituição Federal (Texto compilado até a Emenda Constitucional nº 95 de 15/12/2016). Art. 5º. [s.d.]. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_15.12.2016/art_5_.asp. Acesso em: abr. 2020.
Em relação à Segurança Pública, assinale a alternativa que aponta o grupo de pessoas que mais sofre com a falta de ações prioritárias. 
R: Mulheres, a população negra, homossexuais e pobres.
4 - A polícia comunitária, oriunda de uma filosofia que surgiu na América do Norte em meados das décadas de 1970 e 1980 inovou ao lidar com os problemas relacionados à violência e à criminalidade das comunidades locais. Esse modelo de policiamento não tem como enfoque a figura do criminoso e, sim, da comunidade e, portanto, desenvolve metodologias de trabalho com base nas necessidades locais.
Como é conhecida a polícia comunitária? Assinale a alternativa correta: 
R: Polícia Cidadã.
5 - A Constituição Federal de 1988 estabelece ser a finalidade da segurança pública a garantia da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio e atribui como um dever o Estado a função dessa garantia. Sabemos que o Estado adotou essa teoria em 1988.
Fonte: BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: abr. 2020.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual a divisão dessa teoria que o Estado adotou. 
R: O Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judiciário.
6 - Devemos saber que cada um desses elementos que compõem o sistema da segurança pública brasileira são indispensáveis e necessários à pretensão geral, qual seja, um estado seguro, e para isso são necessárias alternativas em todos os níveis para que busquemos a efetividade das instituições e o rompimento com concepções individuais e opiniões pessoais que só reforçam as desigualdades que já vivenciamos diariamente em nossa sociedade.
Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o que é necessário promover no sistema penitenciário para que o indivíduo saia do sistema carcerário. 
R: Ressocialização.
7 - Ocorre que, apesar de pioneiras na exploração de métodos científicos, existem no mundo diversas áreas de conhecimento e objeto de estudo, pesquisadas a partir de métodos científicos que mostram a importância e a relação existente da segurança pública no Brasil.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual o campo que se relaciona com a segurança pública. 
R: Ciências.
8 - O aumento do consumo, fenômeno causado pela globalização e potencializado com a popularização da internet, o aumento da desigualdade social escancarada pelas redes sociais e a comercialização de um estilo de vida, de um modo de ser e de pertencer são fatores que influenciam indiretamente na segurança pública.
SOUZA, C. A.; ALBUQUERQUE, M.L. Segurança Pública: histórico, realidade e desafios. Curitiba: Intersaberes, 2017.
Assinale a alternativa correta. 
R: População carcerária brasileira: homens negros, jovens e pobres.
9 - A criação de leis pelo Legislativo, a aplicação dessas leis pelo Judiciário e a criação de políticas públicas por parte do Executivo são funções inerentes ao Estado, cada uma dentro de uma esfera de poder, para a garantia da segurança pública, conforme a nossa carta magna.
Desse modo, assinale a alternativa que indique quais são os elementos que integram o mesmo organismo. 
R: O processo penal, o direito penal, o sistema prisional e o poder judiciário.
10 - O termo violência tem origem do latim violentia, que vem de vis, e possui três significados diferentes. O termo vis, que desenvolve esses três conceitos traz consigo ainda a característica de força, vigor, emprego de força física ou moral. A violência divide-se em três tipos: a vis absoluta que traduz a violência física, a vis compulsiva e vis impulsiva
que determinam a violência moral.
Como podemos classificar a violência? 
R: A violência é uma força, seja ela física ou psíquica, contudo, só se transforma em um ato violento aquilo que transpõe algum limite predeterminado, ou seja, quando vai de encontro a acordos e regras de relações

Outros materiais