Logo Passei Direto
Buscar

Paleontologia

User badge image
Marcela Mar

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Considerando a imagem e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre extinções em massa, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Os registros fósseis e geológicos indicam que houve cinco grandes extinções em massa. Porém estudos atuais sugerem que uma sexta grande extinção em massa está em andamento.
II. ( ) O Permiano é caracterizado principalmente pela formação do supercontinente Pangeia. Pela primeira vez na história do planeta, as massas continentais eram mais expressivas que as dos oceanos.
III. ( ) A grande extinção em massa do período Permiano só atingiu a escala de maior extinção porque a diversidade da vida era baixa naquele período, sendo que apenas os mares eram colonizados.
IV. ( ) Na extinção em massa do Cretáceo para o Paleogeno, a devastação causada pela queda do meteorito foi tão grande que cerca de 99% da vida foi extinta.
A V – V – F – F
B F – F – V – V
C F – V – F – V
D F – F – F – V
E V – F – F – F

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, relacione corretamente as teorias sobre o surgimento da vida elencadas a seguir com suas respectivas características:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A vida iniciou em outro planeta e chegou à Terra por meio dos meteoritos. Poeira de nuvens interestelares com bactérias viáveis e que ficaram acondicionadas nos núcleos dos cometas. Ao caírem na Terra, os cometas semearam essas bactérias.
( ) Presença de cristais de argila com imperfeições cristalinas, genógrafos, e desenvolvimento de um gel ou polímero orgânico nos corpos aquosos da Terra primitiva. Os agrupamentos desses géis com argilas deram origem aos primeiros seres vivos.
( ) Origem da vida relacionada à atmosfera da Terra primitiva. Elementos químicos da atmosfera primitiva reagiram e formaram componentes orgânicos cada vez mais complexos. Experimentos em laboratório, ao simular essas condições, obtiveram êxito.
A 1 – 3 – 2
B 3 – 2 – 1
C 1 – 2 – 3
D 2 – 1 – 3

Leia a citação: “[...] À medida que a espécie amplia sua área de atuação, seus caminhos se cruzam com os de animais duas, dez e até vinte vezes maiores: gatos enormes, ursos imensos, tartarugas grandes como elefantes, bichos-preguiça de cinco metros. Essas espécies são mais poderosas e, com frequência, mais violentas, mas demoram para procriar e acabam sendo extintas”.
Considerando a citação e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre extinções em massa, assinale a alternativa correta.
I. Durante toda a existência da espécie humana, ainda não foi possível observar dados que indiquem que ela é capaz de desencadear aumento na taxa de extinção de espécies.
II. Utilizando de interpretações de dados estatísticos, é possível identificar que a as ações humanas aumentaram a extinção de alguns grupos em dezenas ou até milhares de vezes.
III. A taxa de extinção de espécies atuais é de 1% a cada um milhão de anos, valor similar aos analisados em outros períodos do tempo geológico.
IV. Atualmente não há dados que colaborem com a ideia de que a espécie humana está causando a extinção de espécies endêmicas, logo, o aumento populacional humano não é um fator de risco para espécies ameaçadas de extinção.
A I e II
B I, II e III
C II e III
D I, II e IV
E II e IV

Considere o excerto de texto: “As atividades humanas representam outro processo biótico que tem influenciado cada vez mais os ecossistemas terrestres nos últimos 10.000 anos.”
Considerando o fragmento de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre a evolução humana, analise as seguintes afirmativas:
I. As únicas espécies do gênero Homo são o H. sapiens e o H. neanderthalensis. Todos os outros hominídeos eram espécies do gênero Australopithecus, e nunca conviveram com organismos do nosso próprio gênero.
II. Os hominídeos evoluíram devido ao seu cérebro superior, que os permitiram construir ferramentas especializadas e caçar em grupos. Somos muito superiores aos chimpanzés e gorilas, que dividem apenas 50% de seu DNA conosco.
III. Os neandertais (Homo neanderthalensis) fabricaram dezenas de diferentes ferramentas, denominadas de 'musterianas', entre elas, machados de mão, raspadores para remover a gordura de animais e ferramentas para perfurar e gravar ossos e rochas.
IV. A agricultura promovida pelo Homo sapiens modifica as paisagens naturais e influencia as cadeias tróficas. Com a seleção de plantas e animais úteis para os próprios humanos, a biodiversidade diminuiu.
A I, II
B I, II e III
C II e III
D I, II e IV
E III e IV

Leia a passagem de texto: No Triássico, “A Pangeia estava quase completamente formada [...]. [...] o clima quente e seco estendeu-se até os polos, onde não havia camadas de gelo. Esse foi provavelmente um dos períodos mais quentes da história da Terra”.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, relacione corretamente os períodos geológicos do Mesozoico com alguns de seus acontecimentos marcantes:
( ) Os continentes estavam quase completamente separados. Surgiram as plantas com flores, que mudaram as paisagens mundiais para sempre. Porém, o final do período foi marcado por uma grande extinção em massa que eliminou os dinossauros não avianos.
( ) No início do período, as faunas são muito pobres devido à extinção do Permiano. Surgiram os dinossauros, pterossauros, mamíferos e crocodilos. O final do período foi marcado por uma extinção em massa, devido a uma longa crise biótica.
( ) É nesse período que a Pangeia começa a se separar e inicia a formação do Oceano Atlântico. O ambiente marinho era dominado por grandes répteis, como mosassauros e plesiossauros, enquanto no ambiente terrestre os dinossauros herbívoros reinavam.
A 1 – 3 – 2
B 3 – 2 – 1
C 1 – 2 – 3
D 2 – 1 – 3
E 3 – 1 – 2

Leia o extrato de texto: “Os raios cósmicos são partículas de radiação, compostas principalmente por prótons e uma pequena fração de núcleos atômicos e elétrons mais pesados. [...]. Além disso, existem fótons, penetrando no sistema solar, incluindo raios-x e raios gama. [...] Uma explosão próxima poderia ter influência negativa na vida na Terra, talvez causar uma extinção em massa?”.
Considerando o extrato de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, analise as afirmativas que descrevem como a explosão de supernovas são influentes nos eventos de extinção.
I. Na trajetória de nosso sistema solar pela galáxia, a Terra é constantemente atingida por raios cósmicos, que são bloqueados pelo seu campo magnético. Esse bloqueio impede que processos de extinção em massa sejam desencadeados.
II. A explosão de supernovas é um dos principais motivos de bombardeamento de raios gama com o campo eletromagnético da Terra.
III. Devido à estagnação do nosso sistema solar pela galáxia, somos constantemente bombardeados por raios cósmicos, que são bloqueados pelo campo magnético da Terra, esse bloqueio impede que processos de extinção em massa sejam desencadeados.
IV. A camada de ozônio é a principal fonte de proteção frente ao bombardeamento de raios gama provenientes de explosões de supernovas.
A I, II e III
B I e II
C I e IV
D II e IV
E II e III

Leia o trecho de texto: “[...] os restos fósseis encontrados são apenas uma parte da comunidade original que viveu naquele local e, portanto, descobrir o que realmente existia lá e como os organismos viviam é um trabalho de detetive”.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica, relacione corretamente os conceitos de paleoecologia elencados a seguir às suas respectivas descrições:
( ) Agrupamento natural de indivíduos de uma mesma espécie que vivem no mesmo local.
( ) Associação de todas as populações de um determinado local.
( ) Estilo de vida do organismo, incluindo a interação com outros seres vivos e alimentação.
( ) Local no qual um organismo vive.
A 1 – 2 – 4 – 3.
B 3 – 2 – 1 – 4.
C 1 – 4 – 3 – 2.
D 2 – 1 – 3 – 4.
E 4 – 1 – 2 – 3.

A proteção do patrimônio cultural, além do que é determinado na Constituição de 1988, está contemplada em leis que visam regulamentar as atividades de pesquisa científica, de coleta e de comercialização [...]. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira. (Org.). Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica. Curitiba: Intersaberes, 2021. p. 305.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre os procedimentos legais para extração de fósseis no Brasil, assinale a alternativa correta:
A Os paleontólogos aptos a realizar a coleta de fósseis são somente aqueles ligados a uma instituição de ensino.
B Após a coleta, é necessário que todo material coletado seja devidamente catalogado e depositado em uma coleção científica.
C O pesquisador necessita contatar a Agência Nacional de Mineração (ANM) apenas após realizar a extração dos fósseis.
D Após a coleta dos fósseis, o pesquisador pode armazenar o material coletado em sua coleção particular e o encaminhamento do material até uma instituição de ensino/pesquisa é facultativo.
E No livro-tombo ou banco de dados de uma coleção científica, as informações como local de coleta ou unidade litoestratigráfica são desnecessárias.

O carvão mineral é um recurso energético não renovável de origem orgânica, formado pela decomposição parcial de restos vegetais, com enriquecimento em teor de carbono e litificado por um processo lento, que leva dezenas de milhares de anos.
Considerando a passagem de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre depósitos de carvão, ordene os elementos a seguir conforme a ocorrência de cada etapa do processo de formação do carvão mineral:
1. Após a morte, as árvores são apenas parcialmente decompostas.
2. As turfeiras são soterradas por sedimentos provenientes de áreas próximas.
3. Florestas se formam em áreas úmidas.
4. O acúmulo de plantas parcialmente decompostas forma turfeiras.
5. O aumento de pressão e temperatura faz com que os materiais voláteis sejam perdidos, aumentando o teor de carbono.
A 3 – 1 – 4 – 2 – 5
B 3 – 2 – 1 – 5 – 4
C 2 – 3 – 4 – 5 – 1
D 4 – 1 – 3 – 2 – 5
E 1 – 4 – 2 – 3 – 5

meio de indicadores paleoclimáticos, principalmente fósseis [...]” (livro-base, p. 201) e “Em análises paleoambientais, icnofósseis são amplamente adotados. Eles apresentam importante vantagem em relação aos fósseis corpóreos que são comumente transportados [...] A maior parte dos icnofósseis ocorrem in situ, ou seja, no mesmo substrato em que se formaram [...] icnofácies [...] são consideradas peças-chave para a realização de reconstruções paleoambientais”. (livro-base, p. 200).
Assinale a alternativa correta sobre as afirmacoes a seguir.
B V – V – F – F
C V – V –V– F
D F– F – F – V
E V – F– F – F

Leia o excerto de texto: “A ideia de que os continentes estariam todos ligados não é nova; surgiu nos primeiros mapas mundiais elaborados, que mostravam a semelhança entre as costas da África e da América do Sul”.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica sobre a teoria da tectônica de placas, assinale a alternativa correta:
A Assim que essa teoria foi proposta por Wegener, em 1915, ela foi prontamente aceita pelos geólogos da época.
B Wegener, além de propor a teoria da deriva continental, também indicou um mecanismo geológico para explicar a movimentação dos continentes.
C Um dos fósseis utilizados para defender esta teoria foram os Mesossaurídeos, animais marinhos que viviam em todos os mares no passado.
D O sonar foi um instrumento importantíssimo para a defesa da Tectônica de Placas, pois foi com ele que o fundo oceânico foi mapeado.
E Alexander Du Toit, geólogo da África do Sul, foi o pesquisador responsável por propor um mecanismo plausível para esta teoria.

No Carbonífero, “Os continentes continuaram a se aproximar. A Euramérica e o Gondwana colidiram [...]”. Enquanto no Permiano, “[...] a Pangeia estava tomando forma, mudando completamente o clima continental”.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, assinale a alternativa correta sobre o final do Paleozoico:
A Durante o Carbonífero, o clima era tão quente que não havia formação de gelo em nenhum dos hemisférios.
B Répteis marinhos eram os grandes predadores nos mares carboníferos, juntamente com gigantes peixes ósseos.
C As florestas carboníferas já eram vastamente desenvolvidas, apresentando diversos estratos.
D O Período Permiano é caracterizado por suas florestas pantanosas formadoras de carvão.
E Ocorre uma grande novidade evolutiva no Permiano – aparecem as primeiras árvores produtoras de sementes.

Estamos altamente relacionados aos gorilas e aos chimpanzés – nossos DNAs são 94% idênticos! Os gorilas afastaram-se de nossa linhagem há 10 milhões de anos, e nós nos separamos dos chimpanzés entre 8 e 6 milhões de anos atrás.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, relacione corretamente os hominídeos com algumas de suas características:
( ) Com cérebros maiores que os nossos, mandíbulas massivas e grandes dentes, e com o corpo atarracado adaptado ao clima frio, possuíam uma cultura avançada, com caçada em grupos, costura de roupas e crenças religiosas.
( ) Postura bípede, tendo a pélvis e membros posteriores similares aos humanos modernos, mas com braços longos e pernas curtas. Seu cérebro tinha tamanho similar ao de um chimpanzé.
( ) Parecido com o Homo erectus. Possuíam assentamentos, caçavam e procuravam comida juntos e sabiam fazer fogo e cozinhar alimentos. Desenvolveram as ferramentas acheulianas feitas de ossos e rochas.
A 1 – 3 – 2
B 3 – 2 – 1
C 1 – 2 – 3
D 2 – 1 – 3
E 3 – 1 – 2

Qual é a utilidade da paleontologia? Algumas décadas atrás, o propósito principal era datar as rochas. Muitos livros-textos de paleontologia justificavam o tema em relação à utilidade e à sua contribuição para a indústria. Outros simplesmente diziam que os fósseis eram bonitos e as pessoas gostavam de olhar para eles e colecioná-los.
Considerando o fragmento de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre as aplicações da paleontologia, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) A paleontologia é aplicada na bioestratigrafia, na engenharia geológica e na geologia econômica, de modo que a paleontologia pode ser usada como ferramenta na exploração de recursos energéticos não renováveis.
II. ( ) A paleontologia não contribui com o melhor entendimento das mudanças paleoambientais e paleoclimáticas do passado da Terra, uma vez que o estudo dos organismos já extintos inviabiliza o fornecimento de informações sobre os ambientes em que esses organismos viviam.
III. ( ) Os estudos paleobiogeográficos buscam entender como ocorreu a dispersão dos organismos no planeta no passado e a relação do registro fóssil com a distribuição atual da biota.
IV. ( ) Os icnofósseis não apresentam vantagens em relação aos fósseis corpóreos na realização de estudos paleoambientais, uma vez que os icnofósseis não sofrem transporte, portanto não guardam informações sobre o paleoambiente onde foram gerados.
A V – F – V – F
B I e II
C I, II e III
D II e III

Leia a passagem de texto: “No final do Proterozoico, houve o fenômeno denominado Snowball Earth (Terra bola de neve), que nada mais foi do que um período da história do planeta em que aconteceram muitas glaciações seguidas de aquecimento climático”.
Considerando a afirmação e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, assinale a alternativa correta sobre o Proterozoico:
A A vida surgiu no Proterozoico, representada por organismos unicelulares procariotos.
B No Proterozoico, formou-se o primeiro supercontinente, denominado de 'Gondwana'.
C A Fauna de Ediacara, que surgiu no final do Proterozoico, é a fauna de animais multicelulares mais antiga do nosso planeta.
D As plantas terrestres só surgiram no final do Proterozoico, evento confirmado pelos fósseis denominados de 'estromatólitos'.
E A Fauna de Ediacara possui diversos animais reconhecidos facilmente hoje, como anêmonas, águas vivas e pequenos peixes.

Leia o excerto de texto: “Todos esses processos que compõem a tafonomia promovem a passagem dos organismos da biosfera [...] para a litosfera [...]. Logo, a tafonomia é importante para compreendermos o que determinado conjunto de fósseis pode informar [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, D. C. da; VEGA, C. S. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 40-41.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica sobre tafonomia, relacione corretamente cada conceito às suas respectivas características.
( ) Associação dos restos após a morte e suscetíveis a necrólise e transporte.
( ) Associação dos restos já soterrados e início dos processos diagenéticos.
( ) Comunidade dos seres vivos.
A 1 – 2 – 3.
B 1 – 3 – 2.
C 2 – 1 – 3.
D 2 – 3 – 1.
E 3 – 2 – 1.

Leia a passagem de texto: “A classificação cronoestratigráfica tem como finalidade organizar sistematicamente as rochas em unidades [...] que correspondam a intervalos de tempo [...] para servirem como uma escala de referência padrão global [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 107.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica, assinale a alternativa correta sobre a cronoestratigrafia:
A Os limites das unidades são marcados em pontos do estratotipo por um golden spike e chamados de GSSP.
B As unidades não precisam de um padrão de referência material, mas quando existe, ele é chamado de estratotipo ou seção tipo.
C As unidades cronoestratigráficas são definidas pela idade de seus limites.
D As unidades são delimitadas por horizontes diacrônicos.
E As unidades cronoestratigráficas e estratigráficas não estão relacionadas e podem ter divisões sobrepostas com limites divergentes.

Atente para a afirmação: “[...] uma ciência extremamente interdisciplinar que engloba diversas áreas das geociências e das ciências biológicas. A tafonomia compreende observações tanto do registro fóssil quanto dos organismos em ambientes atuais [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, D. C. da; VEGA, C. S. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 39.
Considerando a afirmação e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica sobre tafonomia, relacione corretamente cada conceito às suas respectivas características:
1. Necrólise.
2. Bioestratinomia.
3. Fossildiagênese.
( ) Restos da carcaça são sujeitos a desarticulação e transporte, posteriormente esses restos podem também serem pisoteados por um grupo de animais terrestres.
( ) Após o soterramento final, inicia-se o processo de fossilização que pode modificar a composição original dos restos para dar origem ao fóssil.
( ) Após a morte do organismo, inicia-se o consumo das partes moles de uma carcaça por animais necrófagos ou sua decomposição por microrganismos.

Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica, relacione corretamente os princípios e leis da estratigrafia aos conceitos correspondentes:
1. Princípio da Horizontalidade Original.
2. Lei da Superposição das Camadas.
3. Princípio da Continuidade Lateral Original.
( ) As rochas se depositam ao longo do tempo umas sobre as outras, ou seja, as camadas de rochas sobrepostas são mais jovens que as sotapostas.
( ) As rochas sedimentares se formam horizontalmente, pela influência da gravidade na deposição dos sedimentos. Assim, as rochas inclinadas ou dobradas indicam a ocorrência de eventos que modificaram seu ângulo de deposição original.
( ) As rochas sedimentares se depositam ao longo de toda bacia ou se afinam lateralmente, apresentando a mesma idade por toda sua extensão.
A 1 – 3 – 2.
B 3 – 2 – 1.
C 2 – 3 – 1.
D 2 – 1 – 3.

Considere a passagem de texto: "Um dos principais impactos das atividades humanas e do nosso comportamento cultural é a produção de resíduos sólidos e a consequente poluição ambiental causada por descarte inadequado em todo o mundo [...] Estima-se que 2,01 bilhões de toneladas de resíduos sejam produzidos a cada ano [...] grande parte dos quais composta por materiais extremamente duráveis, como o plástico".
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica, analise as seguintes afirmativas sobre os depósitos antropogênicos:
I. Os depósitos antropogênicos mudaram significativamente a partir de 1945, caracterizados por equipamentos eletrônicos, fabricação extensiva de concreto e geração de grandes quantidades de resíduos.
II. Minerais como mulita (presente em tijolos e cerâmica), etringita, hilebrandita e portlandita (presentes em cimento e concreto) tornaram-se comuns em meados do século XX.
III. Novas ligas metálicas, mineraloides de vidro, semicondutores, “minerais” sintéticos e nanomateriais se tornam frequentes por volta de 1950.
IV. Os plásticos aparecem no ambiente com valores expressivos somente a partir de 2010, com o microplástico tornando-se um vestígio abundante em sedimentos marinhos a partir de 2015.
A I, II e III.
B I e II.
C II, III e IV.
D I, II, III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Considerando a imagem e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre extinções em massa, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Os registros fósseis e geológicos indicam que houve cinco grandes extinções em massa. Porém estudos atuais sugerem que uma sexta grande extinção em massa está em andamento.
II. ( ) O Permiano é caracterizado principalmente pela formação do supercontinente Pangeia. Pela primeira vez na história do planeta, as massas continentais eram mais expressivas que as dos oceanos.
III. ( ) A grande extinção em massa do período Permiano só atingiu a escala de maior extinção porque a diversidade da vida era baixa naquele período, sendo que apenas os mares eram colonizados.
IV. ( ) Na extinção em massa do Cretáceo para o Paleogeno, a devastação causada pela queda do meteorito foi tão grande que cerca de 99% da vida foi extinta.
A V – V – F – F
B F – F – V – V
C F – V – F – V
D F – F – F – V
E V – F – F – F

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, relacione corretamente as teorias sobre o surgimento da vida elencadas a seguir com suas respectivas características:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A vida iniciou em outro planeta e chegou à Terra por meio dos meteoritos. Poeira de nuvens interestelares com bactérias viáveis e que ficaram acondicionadas nos núcleos dos cometas. Ao caírem na Terra, os cometas semearam essas bactérias.
( ) Presença de cristais de argila com imperfeições cristalinas, genógrafos, e desenvolvimento de um gel ou polímero orgânico nos corpos aquosos da Terra primitiva. Os agrupamentos desses géis com argilas deram origem aos primeiros seres vivos.
( ) Origem da vida relacionada à atmosfera da Terra primitiva. Elementos químicos da atmosfera primitiva reagiram e formaram componentes orgânicos cada vez mais complexos. Experimentos em laboratório, ao simular essas condições, obtiveram êxito.
A 1 – 3 – 2
B 3 – 2 – 1
C 1 – 2 – 3
D 2 – 1 – 3

Leia a citação: “[...] À medida que a espécie amplia sua área de atuação, seus caminhos se cruzam com os de animais duas, dez e até vinte vezes maiores: gatos enormes, ursos imensos, tartarugas grandes como elefantes, bichos-preguiça de cinco metros. Essas espécies são mais poderosas e, com frequência, mais violentas, mas demoram para procriar e acabam sendo extintas”.
Considerando a citação e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre extinções em massa, assinale a alternativa correta.
I. Durante toda a existência da espécie humana, ainda não foi possível observar dados que indiquem que ela é capaz de desencadear aumento na taxa de extinção de espécies.
II. Utilizando de interpretações de dados estatísticos, é possível identificar que a as ações humanas aumentaram a extinção de alguns grupos em dezenas ou até milhares de vezes.
III. A taxa de extinção de espécies atuais é de 1% a cada um milhão de anos, valor similar aos analisados em outros períodos do tempo geológico.
IV. Atualmente não há dados que colaborem com a ideia de que a espécie humana está causando a extinção de espécies endêmicas, logo, o aumento populacional humano não é um fator de risco para espécies ameaçadas de extinção.
A I e II
B I, II e III
C II e III
D I, II e IV
E II e IV

Considere o excerto de texto: “As atividades humanas representam outro processo biótico que tem influenciado cada vez mais os ecossistemas terrestres nos últimos 10.000 anos.”
Considerando o fragmento de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre a evolução humana, analise as seguintes afirmativas:
I. As únicas espécies do gênero Homo são o H. sapiens e o H. neanderthalensis. Todos os outros hominídeos eram espécies do gênero Australopithecus, e nunca conviveram com organismos do nosso próprio gênero.
II. Os hominídeos evoluíram devido ao seu cérebro superior, que os permitiram construir ferramentas especializadas e caçar em grupos. Somos muito superiores aos chimpanzés e gorilas, que dividem apenas 50% de seu DNA conosco.
III. Os neandertais (Homo neanderthalensis) fabricaram dezenas de diferentes ferramentas, denominadas de 'musterianas', entre elas, machados de mão, raspadores para remover a gordura de animais e ferramentas para perfurar e gravar ossos e rochas.
IV. A agricultura promovida pelo Homo sapiens modifica as paisagens naturais e influencia as cadeias tróficas. Com a seleção de plantas e animais úteis para os próprios humanos, a biodiversidade diminuiu.
A I, II
B I, II e III
C II e III
D I, II e IV
E III e IV

Leia a passagem de texto: No Triássico, “A Pangeia estava quase completamente formada [...]. [...] o clima quente e seco estendeu-se até os polos, onde não havia camadas de gelo. Esse foi provavelmente um dos períodos mais quentes da história da Terra”.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, relacione corretamente os períodos geológicos do Mesozoico com alguns de seus acontecimentos marcantes:
( ) Os continentes estavam quase completamente separados. Surgiram as plantas com flores, que mudaram as paisagens mundiais para sempre. Porém, o final do período foi marcado por uma grande extinção em massa que eliminou os dinossauros não avianos.
( ) No início do período, as faunas são muito pobres devido à extinção do Permiano. Surgiram os dinossauros, pterossauros, mamíferos e crocodilos. O final do período foi marcado por uma extinção em massa, devido a uma longa crise biótica.
( ) É nesse período que a Pangeia começa a se separar e inicia a formação do Oceano Atlântico. O ambiente marinho era dominado por grandes répteis, como mosassauros e plesiossauros, enquanto no ambiente terrestre os dinossauros herbívoros reinavam.
A 1 – 3 – 2
B 3 – 2 – 1
C 1 – 2 – 3
D 2 – 1 – 3
E 3 – 1 – 2

Leia o extrato de texto: “Os raios cósmicos são partículas de radiação, compostas principalmente por prótons e uma pequena fração de núcleos atômicos e elétrons mais pesados. [...]. Além disso, existem fótons, penetrando no sistema solar, incluindo raios-x e raios gama. [...] Uma explosão próxima poderia ter influência negativa na vida na Terra, talvez causar uma extinção em massa?”.
Considerando o extrato de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, analise as afirmativas que descrevem como a explosão de supernovas são influentes nos eventos de extinção.
I. Na trajetória de nosso sistema solar pela galáxia, a Terra é constantemente atingida por raios cósmicos, que são bloqueados pelo seu campo magnético. Esse bloqueio impede que processos de extinção em massa sejam desencadeados.
II. A explosão de supernovas é um dos principais motivos de bombardeamento de raios gama com o campo eletromagnético da Terra.
III. Devido à estagnação do nosso sistema solar pela galáxia, somos constantemente bombardeados por raios cósmicos, que são bloqueados pelo campo magnético da Terra, esse bloqueio impede que processos de extinção em massa sejam desencadeados.
IV. A camada de ozônio é a principal fonte de proteção frente ao bombardeamento de raios gama provenientes de explosões de supernovas.
A I, II e III
B I e II
C I e IV
D II e IV
E II e III

Leia o trecho de texto: “[...] os restos fósseis encontrados são apenas uma parte da comunidade original que viveu naquele local e, portanto, descobrir o que realmente existia lá e como os organismos viviam é um trabalho de detetive”.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica, relacione corretamente os conceitos de paleoecologia elencados a seguir às suas respectivas descrições:
( ) Agrupamento natural de indivíduos de uma mesma espécie que vivem no mesmo local.
( ) Associação de todas as populações de um determinado local.
( ) Estilo de vida do organismo, incluindo a interação com outros seres vivos e alimentação.
( ) Local no qual um organismo vive.
A 1 – 2 – 4 – 3.
B 3 – 2 – 1 – 4.
C 1 – 4 – 3 – 2.
D 2 – 1 – 3 – 4.
E 4 – 1 – 2 – 3.

A proteção do patrimônio cultural, além do que é determinado na Constituição de 1988, está contemplada em leis que visam regulamentar as atividades de pesquisa científica, de coleta e de comercialização [...]. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira. (Org.). Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica. Curitiba: Intersaberes, 2021. p. 305.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre os procedimentos legais para extração de fósseis no Brasil, assinale a alternativa correta:
A Os paleontólogos aptos a realizar a coleta de fósseis são somente aqueles ligados a uma instituição de ensino.
B Após a coleta, é necessário que todo material coletado seja devidamente catalogado e depositado em uma coleção científica.
C O pesquisador necessita contatar a Agência Nacional de Mineração (ANM) apenas após realizar a extração dos fósseis.
D Após a coleta dos fósseis, o pesquisador pode armazenar o material coletado em sua coleção particular e o encaminhamento do material até uma instituição de ensino/pesquisa é facultativo.
E No livro-tombo ou banco de dados de uma coleção científica, as informações como local de coleta ou unidade litoestratigráfica são desnecessárias.

O carvão mineral é um recurso energético não renovável de origem orgânica, formado pela decomposição parcial de restos vegetais, com enriquecimento em teor de carbono e litificado por um processo lento, que leva dezenas de milhares de anos.
Considerando a passagem de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre depósitos de carvão, ordene os elementos a seguir conforme a ocorrência de cada etapa do processo de formação do carvão mineral:
1. Após a morte, as árvores são apenas parcialmente decompostas.
2. As turfeiras são soterradas por sedimentos provenientes de áreas próximas.
3. Florestas se formam em áreas úmidas.
4. O acúmulo de plantas parcialmente decompostas forma turfeiras.
5. O aumento de pressão e temperatura faz com que os materiais voláteis sejam perdidos, aumentando o teor de carbono.
A 3 – 1 – 4 – 2 – 5
B 3 – 2 – 1 – 5 – 4
C 2 – 3 – 4 – 5 – 1
D 4 – 1 – 3 – 2 – 5
E 1 – 4 – 2 – 3 – 5

meio de indicadores paleoclimáticos, principalmente fósseis [...]” (livro-base, p. 201) e “Em análises paleoambientais, icnofósseis são amplamente adotados. Eles apresentam importante vantagem em relação aos fósseis corpóreos que são comumente transportados [...] A maior parte dos icnofósseis ocorrem in situ, ou seja, no mesmo substrato em que se formaram [...] icnofácies [...] são consideradas peças-chave para a realização de reconstruções paleoambientais”. (livro-base, p. 200).
Assinale a alternativa correta sobre as afirmacoes a seguir.
B V – V – F – F
C V – V –V– F
D F– F – F – V
E V – F– F – F

Leia o excerto de texto: “A ideia de que os continentes estariam todos ligados não é nova; surgiu nos primeiros mapas mundiais elaborados, que mostravam a semelhança entre as costas da África e da América do Sul”.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica sobre a teoria da tectônica de placas, assinale a alternativa correta:
A Assim que essa teoria foi proposta por Wegener, em 1915, ela foi prontamente aceita pelos geólogos da época.
B Wegener, além de propor a teoria da deriva continental, também indicou um mecanismo geológico para explicar a movimentação dos continentes.
C Um dos fósseis utilizados para defender esta teoria foram os Mesossaurídeos, animais marinhos que viviam em todos os mares no passado.
D O sonar foi um instrumento importantíssimo para a defesa da Tectônica de Placas, pois foi com ele que o fundo oceânico foi mapeado.
E Alexander Du Toit, geólogo da África do Sul, foi o pesquisador responsável por propor um mecanismo plausível para esta teoria.

No Carbonífero, “Os continentes continuaram a se aproximar. A Euramérica e o Gondwana colidiram [...]”. Enquanto no Permiano, “[...] a Pangeia estava tomando forma, mudando completamente o clima continental”.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, assinale a alternativa correta sobre o final do Paleozoico:
A Durante o Carbonífero, o clima era tão quente que não havia formação de gelo em nenhum dos hemisférios.
B Répteis marinhos eram os grandes predadores nos mares carboníferos, juntamente com gigantes peixes ósseos.
C As florestas carboníferas já eram vastamente desenvolvidas, apresentando diversos estratos.
D O Período Permiano é caracterizado por suas florestas pantanosas formadoras de carvão.
E Ocorre uma grande novidade evolutiva no Permiano – aparecem as primeiras árvores produtoras de sementes.

Estamos altamente relacionados aos gorilas e aos chimpanzés – nossos DNAs são 94% idênticos! Os gorilas afastaram-se de nossa linhagem há 10 milhões de anos, e nós nos separamos dos chimpanzés entre 8 e 6 milhões de anos atrás.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, relacione corretamente os hominídeos com algumas de suas características:
( ) Com cérebros maiores que os nossos, mandíbulas massivas e grandes dentes, e com o corpo atarracado adaptado ao clima frio, possuíam uma cultura avançada, com caçada em grupos, costura de roupas e crenças religiosas.
( ) Postura bípede, tendo a pélvis e membros posteriores similares aos humanos modernos, mas com braços longos e pernas curtas. Seu cérebro tinha tamanho similar ao de um chimpanzé.
( ) Parecido com o Homo erectus. Possuíam assentamentos, caçavam e procuravam comida juntos e sabiam fazer fogo e cozinhar alimentos. Desenvolveram as ferramentas acheulianas feitas de ossos e rochas.
A 1 – 3 – 2
B 3 – 2 – 1
C 1 – 2 – 3
D 2 – 1 – 3
E 3 – 1 – 2

Qual é a utilidade da paleontologia? Algumas décadas atrás, o propósito principal era datar as rochas. Muitos livros-textos de paleontologia justificavam o tema em relação à utilidade e à sua contribuição para a indústria. Outros simplesmente diziam que os fósseis eram bonitos e as pessoas gostavam de olhar para eles e colecioná-los.
Considerando o fragmento de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre as aplicações da paleontologia, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) A paleontologia é aplicada na bioestratigrafia, na engenharia geológica e na geologia econômica, de modo que a paleontologia pode ser usada como ferramenta na exploração de recursos energéticos não renováveis.
II. ( ) A paleontologia não contribui com o melhor entendimento das mudanças paleoambientais e paleoclimáticas do passado da Terra, uma vez que o estudo dos organismos já extintos inviabiliza o fornecimento de informações sobre os ambientes em que esses organismos viviam.
III. ( ) Os estudos paleobiogeográficos buscam entender como ocorreu a dispersão dos organismos no planeta no passado e a relação do registro fóssil com a distribuição atual da biota.
IV. ( ) Os icnofósseis não apresentam vantagens em relação aos fósseis corpóreos na realização de estudos paleoambientais, uma vez que os icnofósseis não sofrem transporte, portanto não guardam informações sobre o paleoambiente onde foram gerados.
A V – F – V – F
B I e II
C I, II e III
D II e III

Leia a passagem de texto: “No final do Proterozoico, houve o fenômeno denominado Snowball Earth (Terra bola de neve), que nada mais foi do que um período da história do planeta em que aconteceram muitas glaciações seguidas de aquecimento climático”.
Considerando a afirmação e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, assinale a alternativa correta sobre o Proterozoico:
A A vida surgiu no Proterozoico, representada por organismos unicelulares procariotos.
B No Proterozoico, formou-se o primeiro supercontinente, denominado de 'Gondwana'.
C A Fauna de Ediacara, que surgiu no final do Proterozoico, é a fauna de animais multicelulares mais antiga do nosso planeta.
D As plantas terrestres só surgiram no final do Proterozoico, evento confirmado pelos fósseis denominados de 'estromatólitos'.
E A Fauna de Ediacara possui diversos animais reconhecidos facilmente hoje, como anêmonas, águas vivas e pequenos peixes.

Leia o excerto de texto: “Todos esses processos que compõem a tafonomia promovem a passagem dos organismos da biosfera [...] para a litosfera [...]. Logo, a tafonomia é importante para compreendermos o que determinado conjunto de fósseis pode informar [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, D. C. da; VEGA, C. S. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 40-41.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica sobre tafonomia, relacione corretamente cada conceito às suas respectivas características.
( ) Associação dos restos após a morte e suscetíveis a necrólise e transporte.
( ) Associação dos restos já soterrados e início dos processos diagenéticos.
( ) Comunidade dos seres vivos.
A 1 – 2 – 3.
B 1 – 3 – 2.
C 2 – 1 – 3.
D 2 – 3 – 1.
E 3 – 2 – 1.

Leia a passagem de texto: “A classificação cronoestratigráfica tem como finalidade organizar sistematicamente as rochas em unidades [...] que correspondam a intervalos de tempo [...] para servirem como uma escala de referência padrão global [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 107.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica, assinale a alternativa correta sobre a cronoestratigrafia:
A Os limites das unidades são marcados em pontos do estratotipo por um golden spike e chamados de GSSP.
B As unidades não precisam de um padrão de referência material, mas quando existe, ele é chamado de estratotipo ou seção tipo.
C As unidades cronoestratigráficas são definidas pela idade de seus limites.
D As unidades são delimitadas por horizontes diacrônicos.
E As unidades cronoestratigráficas e estratigráficas não estão relacionadas e podem ter divisões sobrepostas com limites divergentes.

Atente para a afirmação: “[...] uma ciência extremamente interdisciplinar que engloba diversas áreas das geociências e das ciências biológicas. A tafonomia compreende observações tanto do registro fóssil quanto dos organismos em ambientes atuais [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, D. C. da; VEGA, C. S. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 39.
Considerando a afirmação e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica sobre tafonomia, relacione corretamente cada conceito às suas respectivas características:
1. Necrólise.
2. Bioestratinomia.
3. Fossildiagênese.
( ) Restos da carcaça são sujeitos a desarticulação e transporte, posteriormente esses restos podem também serem pisoteados por um grupo de animais terrestres.
( ) Após o soterramento final, inicia-se o processo de fossilização que pode modificar a composição original dos restos para dar origem ao fóssil.
( ) Após a morte do organismo, inicia-se o consumo das partes moles de uma carcaça por animais necrófagos ou sua decomposição por microrganismos.

Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica, relacione corretamente os princípios e leis da estratigrafia aos conceitos correspondentes:
1. Princípio da Horizontalidade Original.
2. Lei da Superposição das Camadas.
3. Princípio da Continuidade Lateral Original.
( ) As rochas se depositam ao longo do tempo umas sobre as outras, ou seja, as camadas de rochas sobrepostas são mais jovens que as sotapostas.
( ) As rochas sedimentares se formam horizontalmente, pela influência da gravidade na deposição dos sedimentos. Assim, as rochas inclinadas ou dobradas indicam a ocorrência de eventos que modificaram seu ângulo de deposição original.
( ) As rochas sedimentares se depositam ao longo de toda bacia ou se afinam lateralmente, apresentando a mesma idade por toda sua extensão.
A 1 – 3 – 2.
B 3 – 2 – 1.
C 2 – 3 – 1.
D 2 – 1 – 3.

Considere a passagem de texto: "Um dos principais impactos das atividades humanas e do nosso comportamento cultural é a produção de resíduos sólidos e a consequente poluição ambiental causada por descarte inadequado em todo o mundo [...] Estima-se que 2,01 bilhões de toneladas de resíduos sejam produzidos a cada ano [...] grande parte dos quais composta por materiais extremamente duráveis, como o plástico".
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica, analise as seguintes afirmativas sobre os depósitos antropogênicos:
I. Os depósitos antropogênicos mudaram significativamente a partir de 1945, caracterizados por equipamentos eletrônicos, fabricação extensiva de concreto e geração de grandes quantidades de resíduos.
II. Minerais como mulita (presente em tijolos e cerâmica), etringita, hilebrandita e portlandita (presentes em cimento e concreto) tornaram-se comuns em meados do século XX.
III. Novas ligas metálicas, mineraloides de vidro, semicondutores, “minerais” sintéticos e nanomateriais se tornam frequentes por volta de 1950.
IV. Os plásticos aparecem no ambiente com valores expressivos somente a partir de 2010, com o microplástico tornando-se um vestígio abundante em sedimentos marinhos a partir de 2015.
A I, II e III.
B I e II.
C II, III e IV.
D I, II, III.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Paleontologia
Observe a figura:
 
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira (Org.) Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 166.
Considerando a imagem e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre extinções em massa, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Os registros fósseis e geológicos indicam que houve cinco grandes extinções em massa. Porém estudos atuais sugerem que uma sexta grande extinção em massa está em andamento.
II. ( ) O Permiano é caracterizado principalmente pela formação do supercontinente Pangeia. Pela primeira vez na história do planeta, as massas continentais eram mais expressivas que as dos oceanos.
III. (  ) A grande extinção em massa do período Permiano só atingiu a escala de maior extinção porque a diversidade da vida era baixa naquele período, sendo que apenas os mares eram colonizados.
IV. ( ) Na extinção em massa do Cretáceo para o Paleogeno, a devastação causada pela queda do meteorito foi tão grande que cerca de 99% da vida foi extinta.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – F – F
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A sequência correta é V – V – F – F. As afirmativas I e II estão corretas: “A Terra já passou por diversos eventos de extinção, mas cinco deles quase acabaram por completo com a vida em todo o planeta (livro-base p. 174)”. “O Período Permiano é caracterizado principalmente pela formação do supercontinente Pangeia.” (livro-base, p. 177). A opção III está incorreta, pois “Como resultado, houve um aumento da diversidade nos grupos de animais e plantas terrestres. A fauna do Permiano era composta principalmente de insetos, sauropsídeos [...] e sinápsideos [...]” (livro-base, p. 177) e a IV está errada, pois “Ao final do Permiano, aproximadamente 90% da vida no planeta desapareceu.” (livro-base, p. 179).
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	F – F – F – V
	
	E
	V – F – F – F
Questão 2/10 - Paleontologia
Leia o fragmento de texto:
“Os primeiros organismos eram muito simples: seres unicelulares, com apenas uma fita circular de material genético embebida no protoplasma, sem organelas com diferentes especialidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira (Org.) Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 235. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, relacione corretamente as teorias sobre o surgimento da vida elencadas a seguir com suas respectivas características: 
1. Modelo inorgânico
2. Panspermia
3. Modelo bioquímico
(  ) A vida iniciou em outro planeta e chegou à Terra por meio dos meteoritos. Poeira de nuvens interestelares com bactérias viáveis e que ficaram acondicionadas nos núcleos dos cometas. Ao caírem na Terra, os cometas semearam essas bactérias.
(  ) Presença de cristais de argila com imperfeições cristalinas, genógrafos, e desenvolvimento de um gel ou polímero orgânico nos corpos aquosos da Terra primitiva. Os agrupamentos desses géis com argilas deram origem aos primeiros seres vivos.
(  ) Origem da vida relacionada à atmosfera da Terra primitiva. Elementos químicos da atmosfera primitiva reagiram e formaram componentes orgânicos cada vez mais complexos. Experimentos em laboratório, ao simular essas condições, obtiveram êxito. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 3 – 2
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 3
	
	D
	2 – 1 – 3
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
A sequência correta é 2 – 1 – 3. “A ideia de que a vida na Terra poderia ter nascido em outro planeta e chegado aqui por meio de meteoritos não é nova, sendo defendida por alguns pesquisadores por mais de 100 anos. Essa teoria recebe o nome de panspermia”. (livro-base, p. 233). “[...] essa teoria é conhecida como modelo inorgânico. Para o autor, as primeiras informações genéticas seriam carregadas dentro de imperfeições de cristais, denominadas de genógrafos [...]” (livro-base, p. 232). “As substâncias criadas na atmosfera puderam, então ser dissolvidas em água, na qual continuaram a reagir umas com as outras, formando substâncias cada vez mais complexas [...] é conhecida como modelo bioquímico, umas das teorias mais aceitas até hoje”. (livro-base, p. 234-235).
	
	E
	3 – 1 – 2
Questão 3/10 - Paleontologia
Leia a citação:
“[...] À medida que a espécie amplia sua área de atuação, seus caminhos se cruzam com os de animais duas, dez e até vinte vezes maiores: gatos enormes, ursos imensos, tartarugas grandes como elefantes, bichos-preguiça de cinco metros. Essas espécies são mais poderosas e, com frequência, mais violentas, mas demoram para procriar e acabam sendo extintas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOLBERT, E. A sexta extinção: Uma história não natural. Rio de Janeiro: Intrínseca, p.3.
Considerando a citação e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre extinções em massa, assinale a alternativa correta.
I.  Durante toda a existência da espécie humana, ainda não foi possível observar dados que indiquem que ela é capaz de desencadear aumento na taxa de extinção de espécies.
II. Utilizando de interpretações de dados estatísticos, é possível identificar que a as ações humanas aumentaram a extinção de alguns grupos em dezenas ou até milhares de vezes.
III. A taxa de extinção de espécies atuais é de 1% a cada um milhão de anos, valor similar aos analisados em outros períodos do tempo geológico.
IV. Atualmente não há dados que colaborem com a ideia de que a espécie humana está causando a extinção de espécies endêmicas, logo, o aumento populacional humano não é um fator de risco para espécies ameaçadas de extinção. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I e II
	
	B
	I, II e III
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	II e III
As alternativas II e III estão corretas porque: “Utilizando-se o registro fóssil e análises estatísticas, é possível prever que a taxa normal das extinções de fundo é de 0,001% de espécies a cada 1 milhão de anos. Por exemplo, o registro fóssil demonstra que, em média, uma espécie de mamífero é extinta a cada 700 anos e uma espécie de anfíbio, a cada 1.000 anos [...] a taxa de extinção atual é de 1% de espécies a cada 1 milhão de anos, mil vezes maior que a taxa normal das extinções de fundo.” (livro-base p.182). As alternativas I e IV estão erradas porque “Pesquisas indicam ainda que esse drástico aumento da taxa de extinção está relacionado com o aumento da população humana [...]”. (livro-base, p. 182).
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	II e IV
 
Questão 4/10 - Paleontologia
Considere o excerto de texto: 
“As atividades humanas representam outro processo biótico que tem influenciado cada vez mais os ecossistemas terrestres nos últimos 10.000 anos. Particularmente, o controle da produtividade de plantas e herbívoros por pessoas engajadas na agricultura e pastoreio tem tido um impacto significativo nas biotas e ambientes terrestres”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEHRENSMEYER, A. K.; DAMUTH, J. D.; DIMICHELE, W. A.; POTTS, R.; SUES, H. D.; WING, S. L. Terrestrial ecosystems through time: evolutionary palaeoecology of terrestrial plants and animals. Chicago: The University of Chicago Press, p. 509. [Traduzido pela autora da questão].
Considerando o fragmento de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre a evolução humana, analise as seguintes afirmativas:
I. As únicas espécies do gênero Homo são o H. sapiens e o H. neanderthalensis. Todos os outros hominídeos eram espécies do gênero Australopithecus, e nunca conviveram comorganismos do nosso próprio gênero.
II. Os hominídeos evoluíram devido ao seu cérebro superior, que os permitiram construir ferramentas especializadas e caçar em grupos. Somos muito superiores aos chimpanzés e gorilas, que dividem apenas 50% de seu DNA conosco.
III. Os neandertais (Homo neanderthalensis) fabricaram dezenas de diferentes ferramentas, denominadas de "musterianas", entre elas, machados de mão, raspadores para remover a gordura de animais e ferramentas para perfurar e gravar ossos e rochas.
IV. A agricultura promovida pelo Homo sapiens modifica as paisagens naturais e influencia as cadeias tróficas. Com a seleção de plantas e animais úteis para os próprios humanos, a biodiversidade diminuiu. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I, II
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II e III
	
	D
	I, II e IV
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	III e IV
As afirmativas III e IV estão corretas, porque “Os neandertais fabricavam ferramentas com madeira, ossos e rochas, estas conhecidas como musterianas [...]. Eles criaram em torno de 60 tipos diferentes de ferramentas, como pontas de lanças, machados de mão, raspadores para remover a gordura da pele dos animais e ferramentas pontudas usadas para perfurar peles e fazer gravações em ossos e rochas”. (livro-base, p. 289) e “Há 10 mil anos, a vida nômade deu lugar aos assentamentos e à agricultura. A partir daí, os humanos vêm influenciando fortemente os ecossistemas. [...] Os cultivos modificaram as cadeias alimentares. Antes da agricultura, elas eram formadas por um amplo grupo de plantas, por herbívoros e por carnívoros. Por causa da monocultura, a diversidade diminuiu, e os humanos selecionaram apenas as plantas e os animais úteis para eles. Isso causou uma diminuição da diversidade de plantas e de herbívoros, levando à extinção de diversos carnívoros”. (livro-base, p. 290). As afirmativas I e II estão erradas, pois “Havia diversas espécies de hominídeos que viviam no mesmo período e talvez interagindo umas com as outras. Há 1,9 milhão de anos, apareceu o Homo erectus, [...] com características mais avançadas que o H. habilis [...]”. (livro-base, p. 285), “Além dessas duas espécies, existiam o Homo heidelbergensis e o Homo antecessor [...]”. (livro-base, p. 286) e “Estamos altamente relacionados aos gorilas e aos chimpanzés – nossos DNAs são 94% idênticos! [...] O surgimento do homem ocorreu no leste da África por um acidente climático. [...] Nossos ancestrais ficaram no leste e sofreram modificações anatômicas que permitiram sua vida nesse novo ambiente.” (livro-base, p. 283).
Questão 5/10 - Paleontologia
Leia a passagem de texto: 
No Triássico, “A Pangeia estava quase completamente formada [...]. [...] o clima quente e seco estendeu-se até os polos, onde não havia camadas de gelo. Esse foi provavelmente um dos períodos mais quentes da história da Terra”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira (Org.) Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 264. 
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, relacione corretamente os períodos geológicos do Mesozoico com alguns de seus acontecimentos marcantes: 
1. Triássico
2. Jurássico
3. Cretáceo 
(  ) Os continentes estavam quase completamente separados. Surgiram as plantas com flores, que mudaram as paisagens mundiais para sempre. Porém, o final do período foi marcado por uma grande extinção em massa que eliminou os dinossauros não avianos.
(  ) No início do período, as faunas são muito pobres devido à extinção do Permiano. Surgiram os dinossauros, pterossauros, mamíferos e crocodilos. O final do período foi marcado por uma extinção em massa, devido a uma longa crise biótica.
(  ) É nesse período que a Pangeia começa a se separar e inicia a formação do Oceano Atlântico. O ambiente marinho era dominado por grandes répteis, como mosassauros e plesiossauros, enquanto no ambiente terrestre os dinossauros herbívoros reinavam. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	1 – 3 – 2
	
	B
	3 – 2 – 1
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	1 – 2 – 3
	
	D
	2 – 1 – 3
	
	E
	3 – 1 – 2
A sequência correta é 3 – 1 – 2. No Cretáceo, “A Índia, ainda no Hemisfério Sul, separou-se de Madagáscar e dirigiu-se para o norte, porém a América do Norte ainda estava conectada com a Europa, e a Austrália, com a Antártica. [...] Há uma grande novidade evolutiva vegetal, que mudou a vida no planeta para sempre: apareceram as angiospermas, ou seja, as plantas com flores [...]. No final do Cretáceo, ocorreu uma grande extinção [...] os dinossauros não avianos e os grandes répteis marinhos foram exterminados”. (livro-base, p. 271-272 e 275). Com relação ao Triássico, “No início, a fauna de invertebrados marinhos era muito pobre [...], muitos apresentando o efeito Lilliput, ou seja, em virtude das condições desfavoráveis, o tamanho corporal diminuiu. [...] Foi no Triássico que aparecem os primeiros dinossauros [...]. Surgiram os primeiros [...] crocodilos e pterossauros. [...] Os primeiros mamíferos apareceram também no final do Triássico. [...] Provavelmente pela longa crise biótica iniciada com a extinção do Permiano, no final do Triássico, aconteceu outra grande extinção”. (livro-base, p. 265-266). Sobre o Jurássico, “Na metade do período, a Pangeia começou a se separar [...]. No final do Jurássico, iniciou-se a formação do Oceano Atlântico Central. [...] Ictiossauros, plesiossauros, crocodilos marinhos e mosassauros figuravam como os grandes predadores marinhos; [...]. Na metade do período, os dinossauros herbívoros dominavam as faunas”. (livro-base, p. 267 e 269).
Questão 6/10 - Paleontologia
Leia o fragmento de texto: 
No Paleógeno, “[...] a Antártica começou a ser coberta por uma camada de gelo. No início, o clima era muito mais quente que hoje, mas o planeta começou a esfriar rapidamente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira (Org.) Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 276. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, assinale a alternativa correta sobre o Cenozoico:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	As angiospermas se diversificaram logo após o final do Cretáceo, tornando-se as plantas mais abundantes no mundo atual.
Esta é a alternativa correta porque: “No início do Cenozoico, já eram a flora dominante no planeta, status que elas mantêm até hoje, com 260 mil espécies descritas”. (livro-base p. 273). No Paleógeno, “[...] as angiospermas tornaram-se abundantes e continuaram a diversificar-se”. (livro-base, p. 276).
	
	B
	Todos os dinossauros foram extintos no Cretáceo, não ocorrendo nenhum descendente no Cenozoico.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	Durante o Cenozoico, o grupo dos mamíferos passou por diversas extinções, quase desaparecendo.
	
	D
	O gênero Homo surgiu já no início do Cenozoico, porém sofreu uma forte radiação adaptativa no final dessa era.
	
	E
	O planeta está resfriando desde o início do Cenozoico e logo entraremos em uma nova era do gelo.
 
Questão 7/10 - Paleontologia
Leia a passagem de texto:
“No Brasil, a primeira citação bibliográfica relativa a fósseis data de 1817, pois, até então, eles eram mencionados apenas em cartas de viagens e expedições [...]. No livro Corografia Brazilica (Geografia brasileira), do padre e geógrafo português Manuel Aires de Casal, é relatada a ocorrência de mamíferos pleistocênicos na Bahia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira (Org.) Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 326.
Considerando a citação e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre o surgimentoda Paleontologia no Brasil, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para falsas:
I. ( ) Charles Frederick Hartt foi uma figura de muita importância para paleontologia brasileira, pois ele participou de diversas expedições que encontraram e descreveram diversos fósseis do Brasil.
II. ( ) Mesmo desenvolvendo pesquisas no Brasil, estrangeiros, como Orville Adalbert Derby, não tinham permissão de se instalar no país, e precisavam voltar depois do fim da expedição para seu país de origem.
III. (  ) Em 1875, o governo criou a Comissão Geológica do Império, com o intuito de desenvolver pesquisas geológicas pelo Brasil. Charles Frederick Hartt foi convidado para presidir essas pesquisas, mas negou o convite.
IV. ( ) Em 1908, Charles White publicou um relatório sobre depósitos minerais do Brasil e descreveu reservas de óleo e gás com alto potencial econômico.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
Nota: 10.0
	
	A
	F – F – F – V
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	V – F – F – F
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
A sequência correta é V – F – F – F. A II está incorreta, pois: “[...] geólogo estadunidense, Orville Adalbert Derby [...] participou dessas viagens e radicou-se no Brasil para continuar suas pesquisas (livro-base, p.328). A III está incorreta, pois “Em 1875, o governo criou a Comissão Geológica do Império, com o intuito de desenvolver pesquisas geológicas pelo Brasil. Quem coordenou a equipe foi Hartt, que, por um ano, fez uma expedição por várias províncias. Hartt aceitou dirigir as pesquisas sobre exploração mineral”. (livro-base, p. 328). A IV está errada, pois “Charles White [...], que publicou um extenso relatório em 1908. Nesse documento, foram apresentadas as descrições das camadas de carvão e as rochas associadas”. (livro-base, p. 328).
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – V – F – V
Questão 8/10 - Paleontologia
Leia o extrato de texto: 
“Os raios cósmicos são partículas de radiação, compostas principalmente por prótons e uma pequena fração de núcleos atômicos e elétrons mais pesados. [...]. Além disso, existem fótons, penetrando no sistema solar, incluindo raios-x e raios gama. [...] Uma explosão próxima poderia ter influência negativa na vida na Terra, talvez causar uma extinção em massa?”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Korschinek G. Mass Extinctions and Supernova Explosions. In: Alsabti A., Murdin P. (eds) Handbook of Supernovae. Springer, Cham. v1. p. 1400. n. 1. dez. 2017. Acesso em 21 dez 2021. https://doi.org/10.1007/978-3-319-21846-5_22 [traduzido pelo autor da questão].
Considerando o extrato de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, analise as afirmativas que descrevem como a explosão de supernovas são influentes nos eventos de extinção.
I. Na trajetória de nosso sistema solar pela galáxia, a Terra é constantemente atingida por raios cósmicos, que são bloqueados pelo seu campo magnético. Esse bloqueio impede que processos de extinção em massa sejam desencadeados.
II. A explosão de supernovas é um dos principais motivos de bombardeamento de raios gama com o campo eletromagnético da Terra.
III. Devido à estagnação do nosso sistema solar pela galáxia, somos constantemente bombardeados por raios cósmicos, que são bloqueados pelo campo magnético da Terra, esse bloqueio impede que processos de extinção em massa sejam desencadeados.
IV. A camada de ozônio é a principal fonte de proteção frente ao bombardeamento de raios gama provenientes de explosões de supernovas. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I, II e III
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	I e II
Esta é a alternativa correta porque: As opções I e II estão corretas porque: “Na trajetória de nosso sistema solar pela galáxia, somos constantemente bombardeados por raios cósmicos, que são bloqueados pelo campo magnético da Terra”. “[...] evidências astronômicas sugerem que a radiação cósmica pode ter sido responsável pela extinção de diversos grupos durante a história da vida”. (livro-base, p. 173). As alternativas III e IV são incorretas porque: “Em alguns locais durante o percurso, pode haver um excesso desses raios, normalmente atribuídos a explosões de supernovas. Nesse cenário, a liberação raios gama na atmosfera terrestre pode eliminar completamente a camada de ozônio e, assim, possibilitar a passagem de raios ultravioleta, extremamente danosos para o DNA das células, gerando mutações prejudiciais para a vida”. (livro-base, p. 173).
	
	C
	I e IV
	
	D
	II e IV
	
	E
	II e III
Questão 9/10 - Paleontologia
Leia o trecho de texto: 
“[...] os restos fósseis encontrados são apenas uma parte da comunidade original que viveu naquele local e, portanto, descobrir o que realmente existia lá e como os organismos viviam é um trabalho de detetive”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 205.  
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica, relacione corretamente os conceitos de paleoecologia elencados a seguir às suas respectivas descrições:
1. População.
2. Comunidade.
3. Habitat.
4. Nicho. 
( ) Agrupamento natural de indivíduos de uma mesma espécie que vivem no mesmo local.
( ) Associação de todas as populações de um determinado local.
( ) Estilo de vida do organismo, incluindo a interação com outros seres vivos e alimentação.
( ) Local no qual um organismo vive.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	1 – 2 – 4 – 3.
A sequência correta é: 1 – 2 – 4 – 3. De acordo com o livro-base: “[1] Populações são agrupamentos naturais de indivíduos que vivem no mesmo lugar ao mesmo tempo e que se reproduzem entre si. [2] Uma comunidade são todas as populações que vivem associadas. [3] Habitat é o local onde o organismo vive, por exemplo, um lago, um topo de montanha ou uma bromélia. [4] Nicho é o estilo de vida de um ser vivo, ou seja, o que come, como interage com outros seres, como se protege” (livro-base, p. 206).
	
	B
	3 – 2 – 1 – 4.
	
	C
	1 – 4 – 3 – 2.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	2 – 1 – 3 – 4.
	
	E
	4 – 1 – 2 – 3.
Questão 10/10 - Paleontologia
Considere a citação: 
“A proteção do patrimônio cultural, além do que é determinado na Constituição de 1988, está contemplada em leis que visam regulamentar as atividades de pesquisa científica, de coleta e de comercialização [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira. (Org.). Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica. Curitiba: Intersaberes, 2021. p. 305.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre os procedimentos legais para extração de fósseis no Brasil, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Os paleontólogos aptos a realizar a coleta de fósseis são somente aqueles ligados a uma instituição de ensino.
	
	B
	Após a coleta, é necessário que todo material coletado seja devidamente catalogado e depositado em uma coleção científica.
Esta é a alternativa correta porque: "Após a coleta, é necessário que todo material coletado seja devidamente catalogado e depositado em uma coleção científica". (livro-base - 313).
	
	C
	O pesquisador necessita contatar a Agência Nacional de Mineração (ANM) apenas após realizar a extração dos fósseis.
	
	D
	Após a coleta dos fósseis, o pesquisador pode armazenar o material coletado em sua coleção particular e o encaminhamento do material até uma instituição de ensino/pesquisa é facultativo.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	No livro-tombo ou banco de dados de uma coleção científica, as informações como local de coleta ou unidade litoestratigráfica são desnecessárias.
Questão 1/10- Paleontologia
Leia a passagem de texto: 
No Triássico, “A Pangeia estava quase completamente formada [...]. [...] o clima quente e seco estendeu-se até os polos, onde não havia camadas de gelo. Esse foi provavelmente um dos períodos mais quentes da história da Terra”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira (Org.) Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 264. 
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, relacione corretamente os períodos geológicos do Mesozoico com alguns de seus acontecimentos marcantes: 
1. Triássico
2. Jurássico
3. Cretáceo 
(  ) Os continentes estavam quase completamente separados. Surgiram as plantas com flores, que mudaram as paisagens mundiais para sempre. Porém, o final do período foi marcado por uma grande extinção em massa que eliminou os dinossauros não avianos.
(  ) No início do período, as faunas são muito pobres devido à extinção do Permiano. Surgiram os dinossauros, pterossauros, mamíferos e crocodilos. O final do período foi marcado por uma extinção em massa, devido a uma longa crise biótica.
(  ) É nesse período que a Pangeia começa a se separar e inicia a formação do Oceano Atlântico. O ambiente marinho era dominado por grandes répteis, como mosassauros e plesiossauros, enquanto no ambiente terrestre os dinossauros herbívoros reinavam. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 3 – 2
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 3
	
	D
	2 – 1 – 3
	
	E
	3 – 1 – 2
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
A sequência correta é 3 – 1 – 2. No Cretáceo, “A Índia, ainda no Hemisfério Sul, separou-se de Madagáscar e dirigiu-se para o norte, porém a América do Norte ainda estava conectada com a Europa, e a Austrália, com a Antártica. [...] Há uma grande novidade evolutiva vegetal, que mudou a vida no planeta para sempre: apareceram as angiospermas, ou seja, as plantas com flores [...]. No final do Cretáceo, ocorreu uma grande extinção [...] os dinossauros não avianos e os grandes répteis marinhos foram exterminados”. (livro-base, p. 271-272 e 275). Com relação ao Triássico, “No início, a fauna de invertebrados marinhos era muito pobre [...], muitos apresentando o efeito Lilliput, ou seja, em virtude das condições desfavoráveis, o tamanho corporal diminuiu. [...] Foi no Triássico que aparecem os primeiros dinossauros [...]. Surgiram os primeiros [...] crocodilos e pterossauros. [...] Os primeiros mamíferos apareceram também no final do Triássico. [...] Provavelmente pela longa crise biótica iniciada com a extinção do Permiano, no final do Triássico, aconteceu outra grande extinção”. (livro-base, p. 265-266). Sobre o Jurássico, “Na metade do período, a Pangeia começou a se separar [...]. No final do Jurássico, iniciou-se a formação do Oceano Atlântico Central. [...] Ictiossauros, plesiossauros, crocodilos marinhos e mosassauros figuravam como os grandes predadores marinhos; [...]. Na metade do período, os dinossauros herbívoros dominavam as faunas”. (livro-base, p. 267 e 269).
Questão 2/10 - Paleontologia
Leia a passagem de texto: 
“O carvão mineral é um recurso energético não renovável de origem orgânica, formado pela decomposição parcial de restos vegetais, com enriquecimento em teor de carbono e litificado por um processo lento, que leva dezenas de milhares de anos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORSATO, D.; GALÃO, O. F.; MOREIRA, I. Combustíveis fósseis: carvão e petróleo. Londrina: Eduel, 2009. p. 17. 
Considerando a passagem de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre depósitos de carvão, ordene os elementos a seguir conforme a ocorrência de cada etapa do processo de formação do carvão mineral: 
1. Após a morte, as árvores são apenas parcialmente decompostas.
2. As turfeiras são soterradas por sedimentos provenientes de áreas próximas.
3. Florestas se formam em áreas úmidas.
4. O acúmulo de plantas parcialmente decompostas forma turfeiras.
5. O aumento de pressão e temperatura faz com que os materiais voláteis sejam perdidos, aumentando o teor de carbono
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	3 – 1 – 4 – 2 – 5
Comentário: A ordem correta é 3 – 1 – 4 – 2 – 5. “Nesse período, o clima nas regiões equatoriais era quente e úmido, e a atmosfera era mais rica em gás carbônico do que hoje, condições que favoreceram a formação de grandes florestas. [...] Essas plantas começavam a se decompor, mas, por diversos fatores, como presença de ácido húmico e pH baixo, que limitam a ação de microrganismos, a decomposição era interrompida. O acúmulo de plantas meio decompostas formava turfeiras, que, com o tempo, eram soterradas por sedimentos provenientes de áreas próximas. Com o contínuo soterramento e a subsidência, a pressão e a temperatura a que a camada de turfa estava sujeita aumentavam, e essas condições faziam com que houvesse a perda dos materiais mais voláteis que constituíam a turfa (H2O, CH4, CO2). Esse processo elevou o teor de carbono conforme a pressão e a temperatura aumentaram”. (livro-base, p. 197-198).
	
	B
	3 – 2 – 1 – 5 – 4
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	2 – 3 – 4 – 5 – 1
	
	D
	4 – 1 – 3 – 2 – 5
	
	E
	1 – 4 – 2 – 3 – 5
Questão 3/10 - Paleontologia
Leia o fragmento de texto: 
“Qual é a utilidade da paleontologia? Algumas décadas atrás, o propósito principal era datar as rochas. Muitos livros-textos de paleontologia justificavam o tema em relação à utilidade e à sua contribuição para a indústria. Outros simplesmente diziam que os fósseis eram bonitos e as pessoas gostavam de olhar para eles e colecioná-los. Porém, há mais do que isso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENTON, M. J. e HARPER, D. A. T.  Introduction to Paleobiology and the Fossil Record. Singapura: Willey-Blackwell, p. 3. [Traduzido pela autora da questão].
Considerando o fragmento de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre as aplicações da paleontologia, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) A paleontologia é aplicada na bioestratigrafia, na engenharia geológica e na geologia econômica, de modo que a paleontologia pode ser usada como ferramenta na exploração de recursos energéticos não renováveis.
II. ( ) A paleontologia não contribui com o melhor entendimento das mudanças paleoambientais e paleoclimáticas do passado da Terra, uma vez que o estudo dos organismos já extintos inviabiliza o fornecimento de informações sobre os ambientes em que esses organismos viviam.
III. ( ) Os estudos paleobiogeográficos buscam entender como ocorreu a dispersão dos organismos no planeta no passado e a relação do registro fóssil com a distribuição atual da biota.
IV. ( ) Os icnofósseis não apresentam vantagens em relação aos fósseis corpóreos na realização de estudos paleoambientais, uma vez que os icnofósseis não sofrem transporte, portanto não guardam informações sobre o paleoambiente onde foram gerados. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	V – F – V – F
A sequência correta é V – F – V – F. As afirmativas I e III são verdadeiras, pois “Na, geologia, a paleontologia auxilia na bioestratigrafia, na engenharia geológica e na geologia econômica; é empregada principalmente na exploração de petróleo (óleo e gás) e carvão mineral” (livro-base, p. 193) e “estudos paleobiogeográficos, que procuram entender como ocorreram a distribuição e dispersão dos organismos atuais e fósseis ao longo do passado geológico da Terra”. (livro-base, p. 211). As afirmativas II e IV são falsas, pois “Para entender a distribuição dos regimes climáticos do passado, é possível acessar informações por meio de indicadores paleoclimáticos,principalmente fósseis [...]” (livro-base, p. 201) e “Em análises paleoambientais, icnofósseis são amplamente adotados. Eles apresentam importante vantagem em relação aos fósseis corpóreos que são comumente transportados [...] A maior parte dos icnofósseis ocorrem in situ, ou seja, no mesmo substrato em que se formaram [...] icnofácies [...] são consideradas peças-chave para a realização de reconstruções paleoambientais”. (livro-base, p. 200).
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	V – V –V– F
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	F– F – F – V
	
	E
	V – F– F – F
Questão 4/10 - Paleontologia
Considere a citação: 
“A proteção do patrimônio cultural, além do que é determinado na Constituição de 1988, está contemplada em leis que visam regulamentar as atividades de pesquisa científica, de coleta e de comercialização [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira. (Org.). Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica. Curitiba: Intersaberes, 2021. p. 305.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre os procedimentos legais para extração de fósseis no Brasil, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Os paleontólogos aptos a realizar a coleta de fósseis são somente aqueles ligados a uma instituição de ensino.
	
	B
	Após a coleta, é necessário que todo material coletado seja devidamente catalogado e depositado em uma coleção científica.
Esta é a alternativa correta porque: "Após a coleta, é necessário que todo material coletado seja devidamente catalogado e depositado em uma coleção científica". (livro-base - 313).
	
	C
	O pesquisador necessita contatar a Agência Nacional de Mineração (ANM) apenas após realizar a extração dos fósseis.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	Após a coleta dos fósseis, o pesquisador pode armazenar o material coletado em sua coleção particular e o encaminhamento do material até uma instituição de ensino/pesquisa é facultativo.
	
	E
	No livro-tombo ou banco de dados de uma coleção científica, as informações como local de coleta ou unidade litoestratigráfica são desnecessárias.
Questão 5/10 - Paleontologia
Considere o excerto de texto: 
“As atividades humanas representam outro processo biótico que tem influenciado cada vez mais os ecossistemas terrestres nos últimos 10.000 anos. Particularmente, o controle da produtividade de plantas e herbívoros por pessoas engajadas na agricultura e pastoreio tem tido um impacto significativo nas biotas e ambientes terrestres”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEHRENSMEYER, A. K.; DAMUTH, J. D.; DIMICHELE, W. A.; POTTS, R.; SUES, H. D.; WING, S. L. Terrestrial ecosystems through time: evolutionary palaeoecology of terrestrial plants and animals. Chicago: The University of Chicago Press, p. 509. [Traduzido pela autora da questão].
Considerando o fragmento de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre a evolução humana, analise as seguintes afirmativas:
I. As únicas espécies do gênero Homo são o H. sapiens e o H. neanderthalensis. Todos os outros hominídeos eram espécies do gênero Australopithecus, e nunca conviveram com organismos do nosso próprio gênero.
II. Os hominídeos evoluíram devido ao seu cérebro superior, que os permitiram construir ferramentas especializadas e caçar em grupos. Somos muito superiores aos chimpanzés e gorilas, que dividem apenas 50% de seu DNA conosco.
III. Os neandertais (Homo neanderthalensis) fabricaram dezenas de diferentes ferramentas, denominadas de "musterianas", entre elas, machados de mão, raspadores para remover a gordura de animais e ferramentas para perfurar e gravar ossos e rochas.
IV. A agricultura promovida pelo Homo sapiens modifica as paisagens naturais e influencia as cadeias tróficas. Com a seleção de plantas e animais úteis para os próprios humanos, a biodiversidade diminuiu. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I, II
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II e III
	
	D
	I, II e IV
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	III e IV
As afirmativas III e IV estão corretas, porque “Os neandertais fabricavam ferramentas com madeira, ossos e rochas, estas conhecidas como musterianas [...]. Eles criaram em torno de 60 tipos diferentes de ferramentas, como pontas de lanças, machados de mão, raspadores para remover a gordura da pele dos animais e ferramentas pontudas usadas para perfurar peles e fazer gravações em ossos e rochas”. (livro-base, p. 289) e “Há 10 mil anos, a vida nômade deu lugar aos assentamentos e à agricultura. A partir daí, os humanos vêm influenciando fortemente os ecossistemas. [...] Os cultivos modificaram as cadeias alimentares. Antes da agricultura, elas eram formadas por um amplo grupo de plantas, por herbívoros e por carnívoros. Por causa da monocultura, a diversidade diminuiu, e os humanos selecionaram apenas as plantas e os animais úteis para eles. Isso causou uma diminuição da diversidade de plantas e de herbívoros, levando à extinção de diversos carnívoros”. (livro-base, p. 290). As afirmativas I e II estão erradas, pois “Havia diversas espécies de hominídeos que viviam no mesmo período e talvez interagindo umas com as outras. Há 1,9 milhão de anos, apareceu o Homo erectus, [...] com características mais avançadas que o H. habilis [...]”. (livro-base, p. 285), “Além dessas duas espécies, existiam o Homo heidelbergensis e o Homo antecessor [...]”. (livro-base, p. 286) e “Estamos altamente relacionados aos gorilas e aos chimpanzés – nossos DNAs são 94% idênticos! [...] O surgimento do homem ocorreu no leste da África por um acidente climático. [...] Nossos ancestrais ficaram no leste e sofreram modificações anatômicas que permitiram sua vida nesse novo ambiente.” (livro-base, p. 283).
Questão 6/10 - Paleontologia
Leia o trecho de texto: 
“[...] os restos fósseis encontrados são apenas uma parte da comunidade original que viveu naquele local e, portanto, descobrir o que realmente existia lá e como os organismos viviam é um trabalho de detetive”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 205.  
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica, relacione corretamente os conceitos de paleoecologia elencados a seguir às suas respectivas descrições:
1. População.
2. Comunidade.
3. Habitat.
4. Nicho. 
( ) Agrupamento natural de indivíduos de uma mesma espécie que vivem no mesmo local.
( ) Associação de todas as populações de um determinado local.
( ) Estilo de vida do organismo, incluindo a interação com outros seres vivos e alimentação.
( ) Local no qual um organismo vive.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	1 – 2 – 4 – 3.
A sequência correta é: 1 – 2 – 4 – 3. De acordo com o livro-base: “[1] Populações são agrupamentos naturais de indivíduos que vivem no mesmo lugar ao mesmo tempo e que se reproduzem entre si. [2] Uma comunidade são todas as populações que vivem associadas. [3] Habitat é o local onde o organismo vive, por exemplo, um lago, um topo de montanha ou uma bromélia. [4] Nicho é o estilo de vida de um ser vivo, ou seja, o que come, como interage com outros seres, como se protege” (livro-base, p. 206).
	
	B
	3 – 2 – 1 – 4.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	1 – 4 – 3 – 2.
	
	D
	2 – 1 – 3 – 4.
	
	E
	4 – 1 – 2 – 3.
Questão 7/10 - Paleontologia
Leia o excerto de texto:
“A ideia de que os continentes estariam todos ligados não é nova; surgiu nos primeiros mapas mundiais elaborados, que mostravam a semelhança entre as costas da África e da América do Sul”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira (org.). Paleontologia:evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 225.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica sobre a teoria da tectônica de placas, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Assim que essa teoria foi proposta por Wegener, em 1915, ela foi prontamente aceita pelos geólogos da época.
	
	B
	Wegener, além de propor a teoria da deriva continental, também indicou um mecanismo geológico para explicar a movimentação dos continentes.
	
	C
	Um dos fósseis utilizados para defender esta teoria foram os Mesossaurídeos, animais marinhos que viviam em todos os mares no passado.
	
	D
	O sonar foi um instrumento importantíssimo para a defesa da Tectônica de Placas, pois foi com ele que o fundo oceânico foi mapeado.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “[...] o sonar passou a ser amplamente utilizado, e o fundo marinho foi mapeado pela primeira vez. [...] Até aquele momento, achava-se que o fundo do mar era monótono, mas os cientistas descobriram o oposto, pois havia cadeias de montanhas, fendas e fossas profundas. [...] os pesquisadores encontraram um imenso sistema de cadeias montanhosas, denominadas dorsais meso-oceânicas. [...] Isso foi uma forte evidência a favor da deriva continental, pois essas montanhas podiam representar o local de ruptura entre os dois continentes com a geração de nova crosta oceânica” (livro-base, p. 227-228).
	
	E
	Alexander Du Toit, geólogo da África do Sul, foi o pesquisador responsável por propor um mecanismo plausível para esta teoria.
Questão 8/10 - Paleontologia
Leia a citação:
“[...] À medida que a espécie amplia sua área de atuação, seus caminhos se cruzam com os de animais duas, dez e até vinte vezes maiores: gatos enormes, ursos imensos, tartarugas grandes como elefantes, bichos-preguiça de cinco metros. Essas espécies são mais poderosas e, com frequência, mais violentas, mas demoram para procriar e acabam sendo extintas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOLBERT, E. A sexta extinção: Uma história não natural. Rio de Janeiro: Intrínseca, p.3.
Considerando a citação e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre extinções em massa, assinale a alternativa correta.
I.  Durante toda a existência da espécie humana, ainda não foi possível observar dados que indiquem que ela é capaz de desencadear aumento na taxa de extinção de espécies.
II. Utilizando de interpretações de dados estatísticos, é possível identificar que a as ações humanas aumentaram a extinção de alguns grupos em dezenas ou até milhares de vezes.
III. A taxa de extinção de espécies atuais é de 1% a cada um milhão de anos, valor similar aos analisados em outros períodos do tempo geológico.
IV. Atualmente não há dados que colaborem com a ideia de que a espécie humana está causando a extinção de espécies endêmicas, logo, o aumento populacional humano não é um fator de risco para espécies ameaçadas de extinção. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I e II
	
	B
	I, II e III
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	II e III
As alternativas II e III estão corretas porque: “Utilizando-se o registro fóssil e análises estatísticas, é possível prever que a taxa normal das extinções de fundo é de 0,001% de espécies a cada 1 milhão de anos. Por exemplo, o registro fóssil demonstra que, em média, uma espécie de mamífero é extinta a cada 700 anos e uma espécie de anfíbio, a cada 1.000 anos [...] a taxa de extinção atual é de 1% de espécies a cada 1 milhão de anos, mil vezes maior que a taxa normal das extinções de fundo.” (livro-base p.182). As alternativas I e IV estão erradas porque “Pesquisas indicam ainda que esse drástico aumento da taxa de extinção está relacionado com o aumento da população humana [...]”. (livro-base, p. 182).
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	II e IV
 
Questão 9/10 - Paleontologia
Leia o fragmento de texto: 
No Paleógeno, “[...] a Antártica começou a ser coberta por uma camada de gelo. No início, o clima era muito mais quente que hoje, mas o planeta começou a esfriar rapidamente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira (Org.) Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 276. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, assinale a alternativa correta sobre o Cenozoico:
Nota: 10.0
	
	A
	As angiospermas se diversificaram logo após o final do Cretáceo, tornando-se as plantas mais abundantes no mundo atual.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “No início do Cenozoico, já eram a flora dominante no planeta, status que elas mantêm até hoje, com 260 mil espécies descritas”. (livro-base p. 273). No Paleógeno, “[...] as angiospermas tornaram-se abundantes e continuaram a diversificar-se”. (livro-base, p. 276).
	
	B
	Todos os dinossauros foram extintos no Cretáceo, não ocorrendo nenhum descendente no Cenozoico.
	
	C
	Durante o Cenozoico, o grupo dos mamíferos passou por diversas extinções, quase desaparecendo.
	
	D
	O gênero Homo surgiu já no início do Cenozoico, porém sofreu uma forte radiação adaptativa no final dessa era.
	
	E
	O planeta está resfriando desde o início do Cenozoico e logo entraremos em uma nova era do gelo.
 
Questão 10/10 - Paleontologia
Leia o extrato de texto: 
“Os raios cósmicos são partículas de radiação, compostas principalmente por prótons e uma pequena fração de núcleos atômicos e elétrons mais pesados. [...]. Além disso, existem fótons, penetrando no sistema solar, incluindo raios-x e raios gama. [...] Uma explosão próxima poderia ter influência negativa na vida na Terra, talvez causar uma extinção em massa?”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Korschinek G. Mass Extinctions and Supernova Explosions. In: Alsabti A., Murdin P. (eds) Handbook of Supernovae. Springer, Cham. v1. p. 1400. n. 1. dez. 2017. Acesso em 21 dez 2021. https://doi.org/10.1007/978-3-319-21846-5_22 [traduzido pelo autor da questão].
Considerando o extrato de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, analise as afirmativas que descrevem como a explosão de supernovas são influentes nos eventos de extinção.
I. Na trajetória de nosso sistema solar pela galáxia, a Terra é constantemente atingida por raios cósmicos, que são bloqueados pelo seu campo magnético. Esse bloqueio impede que processos de extinção em massa sejam desencadeados.
II. A explosão de supernovas é um dos principais motivos de bombardeamento de raios gama com o campo eletromagnético da Terra.
III. Devido à estagnação do nosso sistema solar pela galáxia, somos constantemente bombardeados por raios cósmicos, que são bloqueados pelo campo magnético da Terra, esse bloqueio impede que processos de extinção em massa sejam desencadeados.
IV. A camada de ozônio é a principal fonte de proteção frente ao bombardeamento de raios gama provenientes de explosões de supernovas. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I e II
Esta é a alternativa correta porque: As opções I e II estão corretas porque: “Na trajetória de nosso sistema solar pela galáxia, somos constantemente bombardeados por raios cósmicos, que são bloqueados pelo campo magnético da Terra”. “[...] evidências astronômicas sugerem que a radiação cósmica pode ter sido responsável pela extinção de diversos grupos durante a história da vida”. (livro-base, p. 173). As alternativas III e IV são incorretas porque: “Em alguns locais durante o percurso, pode haver um excesso desses raios, normalmente atribuídos a explosões de supernovas. Nesse cenário, a liberação raios gama na atmosfera terrestre pode eliminar completamente a camada de ozônio e, assim, possibilitar a passagemde raios ultravioleta, extremamente danosos para o DNA das células, gerando mutações prejudiciais para a vida”. (livro-base, p. 173).
	
	C
	I e IV
	
	D
	II e IV
	
	E
	II e III
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 1/10 - Paleontologia
Leia o extrato de texto: 
No Carbonífero, “Os continentes continuaram a se aproximar. A Euramérica e o Gondwana colidiram [...]”. Enquanto no Permiano, “[...] a Pangeia estava tomando forma, mudando completamente o clima continental”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira (Org.) Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 256; 262.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, assinale a alternativa correta sobre o final do Paleozoico:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Durante o Carbonífero, o clima era tão quente que não havia formação de gelo em nenhum dos hemisférios.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	Répteis marinhos eram os grandes predadores nos mares carboníferos, juntamente com gigantes peixes ósseos.
	
	C
	As florestas carboníferas já eram vastamente desenvolvidas, apresentando diversos estratos.
Esta é a alternativa correta porque: No Carbonífero “As florestas eram altamente desenvolvidas, apresentando estratificação, plantas trepadeiras e epífitas”. (livro-base, p. 257).
	
	D
	O Período Permiano é caracterizado por suas florestas pantanosas formadoras de carvão.
	
	E
	Ocorre uma grande novidade evolutiva no Permiano – aparecem as primeiras árvores produtoras de sementes.
Questão 2/10 - Paleontologia
Considere o fragmento de texto: 
“Estamos altamente relacionados aos gorilas e aos chimpanzés – nossos DNAs são 94% idênticos! Os gorilas afastaram-se de nossa linhagem há 10 milhões de anos, e nós nos separamos dos chimpanzés entre 8 e 6 milhões de anos atrás”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira (Org.) Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 283. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, relacione corretamente os hominídeos com algumas de suas características: 
1. Praeanthropus afarensis
2. Homo ergaster
3. Homo neanderthalensis
(  ) Com cérebros maiores que os nossos, mandíbulas massivas e grandes dentes, e com o corpo atarracado adaptado ao clima frio, possuíam uma cultura avançada, com caçada em grupos, costura de roupas e crenças religiosas.
(  ) Postura bípede, tendo a pélvis e membros posteriores similares aos humanos modernos, mas com braços longos e pernas curtas. Seu cérebro tinha tamanho similar ao de um chimpanzé.
(  ) Parecido com o Homo erectus. Possuíam assentamentos, caçavam e procuravam comida juntos e sabiam fazer fogo e cozinhar alimentos. Desenvolveram as ferramentas acheulianas feitas de ossos e rochas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	1 – 3 – 2
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 3
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	2 – 1 – 3
	
	E
	3 – 1 – 2
A sequência correta é 3 – 2 – 1. “O H. neanderthalensis tinha cérebro maior que o nosso (1.450 cm3), crânio com sobrancelhas bem marcadas, corpo atarracado e forte, mandíbulas massivas e grandes dentes. [...] Era bem adaptado à vida em épocas de gelo, com uma cultura avançada, incluindo caçadas em grupos, costura de roupas com peles de animais e crenças religiosas”. (livro-base, p. 287). “Um dos gêneros mais conhecidos é o Praeanthropus [...]. Sua pélvis e seu membro posterior são similares aos de humanos modernos, completamente adaptados a uma postura bípede, porém o tamanho do cérebro é parecido ao de um chimpanzé (415 cm3); [...]. Seus braços eram longos, e suas pernas, curtas”. (livro-base, p. 284). “Outra espécie, Homo ergaster, viveu no mesmo período e era muito similar ao H. erectus. [...] Mantinham assentamentos, caçavam e procuravam comida juntos, utilizavam o fogo, cozinhavam e tinham a capacidade de fazer ferramentas e armas com rochas e ossos. Tais ferramentas são denominadas acheulianas [...]”. (livro-base, p. 286).
Questão 3/10 - Paleontologia
Considere a citação: 
“A proteção do patrimônio cultural, além do que é determinado na Constituição de 1988, está contemplada em leis que visam regulamentar as atividades de pesquisa científica, de coleta e de comercialização [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira. (Org.). Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica. Curitiba: Intersaberes, 2021. p. 305.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre os procedimentos legais para extração de fósseis no Brasil, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Os paleontólogos aptos a realizar a coleta de fósseis são somente aqueles ligados a uma instituição de ensino.
	
	B
	Após a coleta, é necessário que todo material coletado seja devidamente catalogado e depositado em uma coleção científica.
Esta é a alternativa correta porque: "Após a coleta, é necessário que todo material coletado seja devidamente catalogado e depositado em uma coleção científica". (livro-base - 313).
	
	C
	O pesquisador necessita contatar a Agência Nacional de Mineração (ANM) apenas após realizar a extração dos fósseis.
	
	D
	Após a coleta dos fósseis, o pesquisador pode armazenar o material coletado em sua coleção particular e o encaminhamento do material até uma instituição de ensino/pesquisa é facultativo.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	No livro-tombo ou banco de dados de uma coleção científica, as informações como local de coleta ou unidade litoestratigráfica são desnecessárias.
Questão 4/10 - Paleontologia
Leia a passagem de texto: 
“O carvão mineral é um recurso energético não renovável de origem orgânica, formado pela decomposição parcial de restos vegetais, com enriquecimento em teor de carbono e litificado por um processo lento, que leva dezenas de milhares de anos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORSATO, D.; GALÃO, O. F.; MOREIRA, I. Combustíveis fósseis: carvão e petróleo. Londrina: Eduel, 2009. p. 17. 
Considerando a passagem de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre depósitos de carvão, ordene os elementos a seguir conforme a ocorrência de cada etapa do processo de formação do carvão mineral: 
1. Após a morte, as árvores são apenas parcialmente decompostas.
2. As turfeiras são soterradas por sedimentos provenientes de áreas próximas.
3. Florestas se formam em áreas úmidas.
4. O acúmulo de plantas parcialmente decompostas forma turfeiras.
5. O aumento de pressão e temperatura faz com que os materiais voláteis sejam perdidos, aumentando o teor de carbono
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	3 – 1 – 4 – 2 – 5
Comentário: A ordem correta é 3 – 1 – 4 – 2 – 5. “Nesse período, o clima nas regiões equatoriais era quente e úmido, e a atmosfera era mais rica em gás carbônico do que hoje, condições que favoreceram a formação de grandes florestas. [...] Essas plantas começavam a se decompor, mas, por diversos fatores, como presença de ácido húmico e pH baixo, que limitam a ação de microrganismos, a decomposição era interrompida. O acúmulo de plantas meio decompostas formava turfeiras, que, com o tempo, eram soterradas por sedimentos provenientes de áreas próximas. Com o contínuo soterramento e a subsidência, a pressão e a temperatura a que a camada de turfa estava sujeita aumentavam, e essas condições faziam com que houvesse a perda dos materiais mais voláteis que constituíam a turfa (H2O, CH4, CO2). Esse processo elevou o teor de carbono conforme a pressão e a temperatura aumentaram”. (livro-base, p. 197-198).
	
	B
	3 – 2 – 1 – 5 –4
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	2 – 3 – 4 – 5 – 1
	
	D
	4 – 1 – 3 – 2 – 5
	
	E
	1 – 4 – 2 – 3 – 5
Questão 5/10 - Paleontologia
Leia o extrato de texto: 
“Os raios cósmicos são partículas de radiação, compostas principalmente por prótons e uma pequena fração de núcleos atômicos e elétrons mais pesados. [...]. Além disso, existem fótons, penetrando no sistema solar, incluindo raios-x e raios gama. [...] Uma explosão próxima poderia ter influência negativa na vida na Terra, talvez causar uma extinção em massa?”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Korschinek G. Mass Extinctions and Supernova Explosions. In: Alsabti A., Murdin P. (eds) Handbook of Supernovae. Springer, Cham. v1. p. 1400. n. 1. dez. 2017. Acesso em 21 dez 2021. https://doi.org/10.1007/978-3-319-21846-5_22 [traduzido pelo autor da questão].
Considerando o extrato de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, analise as afirmativas que descrevem como a explosão de supernovas são influentes nos eventos de extinção.
I. Na trajetória de nosso sistema solar pela galáxia, a Terra é constantemente atingida por raios cósmicos, que são bloqueados pelo seu campo magnético. Esse bloqueio impede que processos de extinção em massa sejam desencadeados.
II. A explosão de supernovas é um dos principais motivos de bombardeamento de raios gama com o campo eletromagnético da Terra.
III. Devido à estagnação do nosso sistema solar pela galáxia, somos constantemente bombardeados por raios cósmicos, que são bloqueados pelo campo magnético da Terra, esse bloqueio impede que processos de extinção em massa sejam desencadeados.
IV. A camada de ozônio é a principal fonte de proteção frente ao bombardeamento de raios gama provenientes de explosões de supernovas. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I e II
Esta é a alternativa correta porque: As opções I e II estão corretas porque: “Na trajetória de nosso sistema solar pela galáxia, somos constantemente bombardeados por raios cósmicos, que são bloqueados pelo campo magnético da Terra”. “[...] evidências astronômicas sugerem que a radiação cósmica pode ter sido responsável pela extinção de diversos grupos durante a história da vida”. (livro-base, p. 173). As alternativas III e IV são incorretas porque: “Em alguns locais durante o percurso, pode haver um excesso desses raios, normalmente atribuídos a explosões de supernovas. Nesse cenário, a liberação raios gama na atmosfera terrestre pode eliminar completamente a camada de ozônio e, assim, possibilitar a passagem de raios ultravioleta, extremamente danosos para o DNA das células, gerando mutações prejudiciais para a vida”. (livro-base, p. 173).
	
	C
	I e IV
	
	D
	II e IV
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	II e III
Questão 6/10 - Paleontologia
Leia o fragmento de texto: 
“Qual é a utilidade da paleontologia? Algumas décadas atrás, o propósito principal era datar as rochas. Muitos livros-textos de paleontologia justificavam o tema em relação à utilidade e à sua contribuição para a indústria. Outros simplesmente diziam que os fósseis eram bonitos e as pessoas gostavam de olhar para eles e colecioná-los. Porém, há mais do que isso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENTON, M. J. e HARPER, D. A. T.  Introduction to Paleobiology and the Fossil Record. Singapura: Willey-Blackwell, p. 3. [Traduzido pela autora da questão].
Considerando o fragmento de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre as aplicações da paleontologia, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) A paleontologia é aplicada na bioestratigrafia, na engenharia geológica e na geologia econômica, de modo que a paleontologia pode ser usada como ferramenta na exploração de recursos energéticos não renováveis.
II. ( ) A paleontologia não contribui com o melhor entendimento das mudanças paleoambientais e paleoclimáticas do passado da Terra, uma vez que o estudo dos organismos já extintos inviabiliza o fornecimento de informações sobre os ambientes em que esses organismos viviam.
III. ( ) Os estudos paleobiogeográficos buscam entender como ocorreu a dispersão dos organismos no planeta no passado e a relação do registro fóssil com a distribuição atual da biota.
IV. ( ) Os icnofósseis não apresentam vantagens em relação aos fósseis corpóreos na realização de estudos paleoambientais, uma vez que os icnofósseis não sofrem transporte, portanto não guardam informações sobre o paleoambiente onde foram gerados. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	V – F – V – F
A sequência correta é V – F – V – F. As afirmativas I e III são verdadeiras, pois “Na, geologia, a paleontologia auxilia na bioestratigrafia, na engenharia geológica e na geologia econômica; é empregada principalmente na exploração de petróleo (óleo e gás) e carvão mineral” (livro-base, p. 193) e “estudos paleobiogeográficos, que procuram entender como ocorreram a distribuição e dispersão dos organismos atuais e fósseis ao longo do passado geológico da Terra”. (livro-base, p. 211). As afirmativas II e IV são falsas, pois “Para entender a distribuição dos regimes climáticos do passado, é possível acessar informações por meio de indicadores paleoclimáticos, principalmente fósseis [...]” (livro-base, p. 201) e “Em análises paleoambientais, icnofósseis são amplamente adotados. Eles apresentam importante vantagem em relação aos fósseis corpóreos que são comumente transportados [...] A maior parte dos icnofósseis ocorrem in situ, ou seja, no mesmo substrato em que se formaram [...] icnofácies [...] são consideradas peças-chave para a realização de reconstruções paleoambientais”. (livro-base, p. 200).
	
	B
	V – V – F – F
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	V – V –V– F
	
	D
	F– F – F – V
	
	E
	V – F– F – F
Questão 7/10 - Paleontologia
Leia a citação:
“[...] À medida que a espécie amplia sua área de atuação, seus caminhos se cruzam com os de animais duas, dez e até vinte vezes maiores: gatos enormes, ursos imensos, tartarugas grandes como elefantes, bichos-preguiça de cinco metros. Essas espécies são mais poderosas e, com frequência, mais violentas, mas demoram para procriar e acabam sendo extintas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOLBERT, E. A sexta extinção: Uma história não natural. Rio de Janeiro: Intrínseca, p.3.
Considerando a citação e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre extinções em massa, assinale a alternativa correta.
I.  Durante toda a existência da espécie humana, ainda não foi possível observar dados que indiquem que ela é capaz de desencadear aumento na taxa de extinção de espécies.
II. Utilizando de interpretações de dados estatísticos, é possível identificar que a as ações humanas aumentaram a extinção de alguns grupos em dezenas ou até milhares de vezes.
III. A taxa de extinção de espécies atuais é de 1% a cada um milhão de anos, valor similar aos analisados em outros períodos do tempo geológico.
IV. Atualmente não há dados que colaborem com a ideia de que a espécie humana está causando a extinção de espécies endêmicas, logo, o aumento populacional humano não é um fator de risco para espécies ameaçadas de extinção. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I e II
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II e III
As alternativas II e III estão corretas porque: “Utilizando-se o registro fóssil e análises estatísticas, é possível prever que a taxa normal das extinções de fundo é de 0,001% de espécies a cada 1 milhão de anos. Por exemplo, o registro fóssil demonstra que, em média, uma espécie de mamífero é extinta a cada 700 anos e uma espécie de anfíbio, a cada 1.000 anos [...] a taxa de extinção atual é de 1% de espéciesa cada 1 milhão de anos, mil vezes maior que a taxa normal das extinções de fundo.” (livro-base p.182). As alternativas I e IV estão erradas porque “Pesquisas indicam ainda que esse drástico aumento da taxa de extinção está relacionado com o aumento da população humana [...]”. (livro-base, p. 182).
	
	D
	I, II e IV
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	II e IV
 
Questão 8/10 - Paleontologia
Leia o trecho de texto: 
“[...] os restos fósseis encontrados são apenas uma parte da comunidade original que viveu naquele local e, portanto, descobrir o que realmente existia lá e como os organismos viviam é um trabalho de detetive”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 205.  
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica, relacione corretamente os conceitos de paleoecologia elencados a seguir às suas respectivas descrições:
1. População.
2. Comunidade.
3. Habitat.
4. Nicho. 
( ) Agrupamento natural de indivíduos de uma mesma espécie que vivem no mesmo local.
( ) Associação de todas as populações de um determinado local.
( ) Estilo de vida do organismo, incluindo a interação com outros seres vivos e alimentação.
( ) Local no qual um organismo vive.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 2 – 4 – 3.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A sequência correta é: 1 – 2 – 4 – 3. De acordo com o livro-base: “[1] Populações são agrupamentos naturais de indivíduos que vivem no mesmo lugar ao mesmo tempo e que se reproduzem entre si. [2] Uma comunidade são todas as populações que vivem associadas. [3] Habitat é o local onde o organismo vive, por exemplo, um lago, um topo de montanha ou uma bromélia. [4] Nicho é o estilo de vida de um ser vivo, ou seja, o que come, como interage com outros seres, como se protege” (livro-base, p. 206).
	
	B
	3 – 2 – 1 – 4.
	
	C
	1 – 4 – 3 – 2.
	
	D
	2 – 1 – 3 – 4.
	
	E
	4 – 1 – 2 – 3.
Questão 9/10 - Paleontologia
Leia a passagem de texto:
“No final do Proterozoico, houve o fenômeno denominado Snowball Earth (Terra bola de neve), que nada mais foi do que um período da história do planeta em que aconteceram muitas glaciações seguidas de aquecimento climático”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira (Org.) Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 239.
Considerando a afirmação e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, assinale a alternativa correta sobre o Proterozoico:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	A vida surgiu no Proterozoico, representada por organismos unicelulares procariotos.
	
	B
	No Proterozoico, formou-se o primeiro supercontinente, denominado de "Gondwana".
	
	C
	A Fauna de Ediacara, que surgiu no final do Proterozoico, é a fauna de animais multicelulares mais antiga do nosso planeta.
Esta é a alternativa correta porque: “A fauna de animais multicelulares mais antiga é a Fauna de Ediacara [...]. Esses seres eram muito abundantes no final do Proterozoico por todo o globo”. (livro-base, p. 240-241).
	
	D
	As plantas terrestres só surgiram no final do Proterozoico, evento confirmado pelos fósseis denominados de "estromatólitos".
	
	E
	A Fauna de Ediacara possui diversos animais reconhecidos facilmente hoje, como anêmonas, águas vivas e pequenos peixes.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 10/10 - Paleontologia
Considere o excerto de texto: 
“As atividades humanas representam outro processo biótico que tem influenciado cada vez mais os ecossistemas terrestres nos últimos 10.000 anos. Particularmente, o controle da produtividade de plantas e herbívoros por pessoas engajadas na agricultura e pastoreio tem tido um impacto significativo nas biotas e ambientes terrestres”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEHRENSMEYER, A. K.; DAMUTH, J. D.; DIMICHELE, W. A.; POTTS, R.; SUES, H. D.; WING, S. L. Terrestrial ecosystems through time: evolutionary palaeoecology of terrestrial plants and animals. Chicago: The University of Chicago Press, p. 509. [Traduzido pela autora da questão].
Considerando o fragmento de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, sobre a evolução humana, analise as seguintes afirmativas:
I. As únicas espécies do gênero Homo são o H. sapiens e o H. neanderthalensis. Todos os outros hominídeos eram espécies do gênero Australopithecus, e nunca conviveram com organismos do nosso próprio gênero.
II. Os hominídeos evoluíram devido ao seu cérebro superior, que os permitiram construir ferramentas especializadas e caçar em grupos. Somos muito superiores aos chimpanzés e gorilas, que dividem apenas 50% de seu DNA conosco.
III. Os neandertais (Homo neanderthalensis) fabricaram dezenas de diferentes ferramentas, denominadas de "musterianas", entre elas, machados de mão, raspadores para remover a gordura de animais e ferramentas para perfurar e gravar ossos e rochas.
IV. A agricultura promovida pelo Homo sapiens modifica as paisagens naturais e influencia as cadeias tróficas. Com a seleção de plantas e animais úteis para os próprios humanos, a biodiversidade diminuiu. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I, II
	
	B
	I, II e III
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	II e III
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	III e IV
As afirmativas III e IV estão corretas, porque “Os neandertais fabricavam ferramentas com madeira, ossos e rochas, estas conhecidas como musterianas [...]. Eles criaram em torno de 60 tipos diferentes de ferramentas, como pontas de lanças, machados de mão, raspadores para remover a gordura da pele dos animais e ferramentas pontudas usadas para perfurar peles e fazer gravações em ossos e rochas”. (livro-base, p. 289) e “Há 10 mil anos, a vida nômade deu lugar aos assentamentos e à agricultura. A partir daí, os humanos vêm influenciando fortemente os ecossistemas. [...] Os cultivos modificaram as cadeias alimentares. Antes da agricultura, elas eram formadas por um amplo grupo de plantas, por herbívoros e por carnívoros. Por causa da monocultura, a diversidade diminuiu, e os humanos selecionaram apenas as plantas e os animais úteis para eles. Isso causou uma diminuição da diversidade de plantas e de herbívoros, levando à extinção de diversos carnívoros”. (livro-base, p. 290). As afirmativas I e II estão erradas, pois “Havia diversas espécies de hominídeos que viviam no mesmo período e talvez interagindo umas com as outras. Há 1,9 milhão de anos, apareceu o Homo erectus, [...] com características mais avançadas que o H. habilis [...]”. (livro-base, p. 285), “Além dessas duas espécies, existiam o Homo heidelbergensis e o Homo antecessor [...]”. (livro-base, p. 286) e “Estamos altamente relacionados aos gorilas e aos chimpanzés – nossos DNAs são 94% idênticos! [...] O surgimento do homem ocorreu no leste da África por um acidente climático. [...] Nossos ancestrais ficaram no leste e sofreram modificações anatômicas que permitiram sua vida nesse novo ambiente.” (livro-base, p. 283).
Questão 1/10 - Paleontologia
Leia o excerto de texto: 
“Todos esses processos que compõem a tafonomia promovem a passagem dos organismos da biosfera [...] para a litosfera [...]. Logo, a tafonomia é importante para compreendermos o que determinado conjunto de fósseis pode informar [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, D. C. da; VEGA, C. S. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 40-41.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica sobre tafonomia, relacione corretamente cada conceito às suas respectivas características.
1. Biocenose.
2. Tanatocenose.3. Tafocenose. 
( ) Associação dos restos após a morte e suscetíveis a necrólise e transporte.
( ) Associação dos restos já soterrados e início dos processos diagenéticos.
( ) Comunidade dos seres vivos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	1 – 2 – 3.
	
	B
	1 – 3 – 2.
	
	C
	2 – 1 – 3.
	
	D
	2 – 3 – 1.
A sequência correta é: 2 – 3 – 1. “[1] A comunidade dos seres vivos é chamada de biocenose; [2] quando eles estão mortos e suscetíveis a processos de necrólise, desarticulação e transporte, constituem a tanatocenose. [3] Quando o organismo é soterrado e se iniciam os processos fossildiagenéticos, que transformarão os restos orgânicos em fósseis, trata-se da tafocenose” (livro-base, p. 41).
	
	E
	3 – 2 – 1.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 2/10 - Paleontologia
Leia o fragmento de texto:
“Os limites das biozonas podem ser estipulados segundo diversos parâmetros, como aparecimento e desaparecimento de determinados fósseis, intervalos de abundância máxima ou intervalo de ocorrência dos táxons”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 90.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, relacione corretamente as biozonas com os limites que as determinam:
1. Biozonas de amplitude.
2. Biozonas de coincidência.
3. Biozonas de apogeu.
4. Biozonas de linhagem.
5. Biozonas de intervalo.
6. Biozonas de associação.
( ) São caracterizadas e delimitadas pela filogenia de um grupo.
( ) São determinadas por eventos como aparecimento e/ou desaparecimento de táxons.
( ) São representadas pela abundância máxima de um táxon.
( ) São definidas pela amplitude de um táxon, onde os limites são o aparecimento e desaparecimento do mesmo.
( ) São caracterizadas pela associação de vários bioeventos, como aparecimento, amplitude, ocorrência e desaparecimento de táxons.
( ) São determinadas no limite inferior pelo aparecimento de um táxon e no limite superior pelo desaparecimento de outro táxon.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	4 – 5 – 1 – 6 – 3 – 2.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	3 – 1 – 2 – 4 – 6 – 5.
	
	C
	2 – 6 – 3 – 1 – 4 – 5.
	
	D
	4 – 5 – 3 – 1 – 6 – 2.
A sequência correta é: 4 – 5 – 3 – 1 – 6 – 2. As biozonas de amplitude “[...] são determinadas pela amplitude de ocorrência de um táxon, em que os limites são o aparecimento e o desaparecimento desse táxon” (livro-base, p. 91). As biozonas de coincidência “[...] são representadas, no limite inferior, pelo aparecimento de um táxon e, no limite superior, pelo desaparecimento de outro táxon” (livro-base, p. 92). As biozonas de apogeu “Caracterizam-se pela abundância máxima de determinado táxon” (livro-base, p. 92). As biozonas de linhagem “[...] são determinadas pela filogenia de um grupo” (livro-base, p. 92). As biozonas de intervalo “São definidas por bioeventos específicos de aparecimento ou desaparecimento de um ou mais táxons” (livro-base, p. 92). As biozonas de associação “[...] são caracterizadas pela associação de vários táxons, em que se observam o aparecimento, a amplitude, o desaparecimento e a ocorrência destes” (livro-base, p. 93).
	
	E
	6 – 1 – 2 – 4 – 5 – 3.
Questão 3/10 - Paleontologia
Leia a passagem de texto:
“A classificação cronoestratigráfica tem como finalidade organizar sistematicamente as rochas em unidades [...] que correspondam a intervalos de tempo [...] para servirem como uma escala de referência padrão global [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 107.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica, assinale a alternativa correta sobre a cronoestratigrafia:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Os limites das unidades são marcados em pontos do estratotipo por um golden spike e chamados de GSSP.
Esta é a alternativa correta porque: “Os limites das unidades cronoestratigráficas são marcados em dois pontos no estratotipo [...] chamado de Global Boundary Stratotype Section and Point (GSSP) [...] marcados [...] por um monumento permanente [...] chamado de golden spike [...]” (livro-base, p. 108).
	
	B
	As unidades não precisam de um padrão de referência material, mas quando existe, ele é chamado de estratotipo ou seção tipo.
	
	C
	As unidades cronoestratigráficas são definidas pela idade de seus limites.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	As unidades são delimitadas por horizontes diacrônicos.
	
	E
	As unidades cronoestratigráficas e estratigráficas não estão relacionadas e podem ter divisões sobrepostas com limites divergentes.
Questão 4/10 - Paleontologia
Atente para a afirmação: 
“[...] uma ciência extremamente interdisciplinar que engloba diversas áreas das geociências e das ciências biológicas. A tafonomia compreende observações tanto do registro fóssil quanto dos organismos em ambientes atuais [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, D. C. da; VEGA, C. S. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 39.
Considerando a afirmação e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica sobre tafonomia, relacione corretamente cada conceito às suas respectivas características: 
1. Necrólise.
2. Bioestratinomia.
3. Fossildiagênese. 
( ) Restos da carcaça são sujeitos a desarticulação e transporte, posteriormente esses restos podem também serem pisoteados por um grupo de animais terrestres.
( ) Após o soterramento final, inicia-se o processo de fossilização que pode modificar a composição original dos restos para dar origem ao fóssil.
( ) Após a morte do organismo, inicia-se o consumo das partes moles de uma carcaça por animais necrófagos ou sua decomposição por microrganismos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	1 – 2 – 3.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	1 – 3 – 2.
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	2 – 3 – 1.
A sequência correta é: 2 – 3 – 1. De acordo com o livro-base: “Após a morte do organismo, iniciam-se os processos necrológicos responsáveis pela decomposição da planta ou animal” (livro-base, p. 48). “A bioestratinomia [...] e que começam a ocorrer em seus momentos finais e após a morte do organismo até seu soterramento final” (livro-base, p. 49). “O soterramento final do organismo dá início à fossildiagênese, etapa final do processo de fossilização que compreende as modificações que ocorrem após o soterramento” (livro-base, p. 59).
	
	E
	3 – 2 – 1.
Questão 5/10 - Paleontologia
Leia o fragmento de texto:
“Um dos objetivos principais da paleobotânica é reconstruir a planta em sua integridade, isto é, juntar as peças do quebra-cabeça. Uma vez que isso é atingido, a pesquisa pode se voltar para outras áreas, como determinar o grupo de plantas atuais, se possível, ou qual fóssil é o mais proximamente relacionado. Alguns paleobotânicos procuram entender alguns aspectos da história de vida da planta [...] através dos fósseis”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TAYLOR, T. M.; TAYLOR, E. L. e KRINGS, M.  Paleobotany: The Biology and Evolution of Fossil Plants. Nova York: Academic Press, p. 3.
Considerando o fragmento de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica sobre tafonomia, analise as seguintes afirmativas:
I. As plantas normalmente fossilizam com suas partes articuladas, devido a própria anatomia do vegetal que apresenta em todas as suas partes um potencial homogêneo de fossilização.
II. Folhas e galhos têm potencial de preservaçãodistinto em relação ao tronco de uma árvore, porque podem ser produzidos diversos galhos e folhas ao longo da vida de um vegetal em contraste com um tronco que é único.
III. Quando folhas caem em um corpo d’água, como um rio, elas podem ser transportadas por longas distâncias até serem soterradas.
IV. Assembleias alóctones de plantas podem ser representadas por fósseis em posição de vida, por exemplo, raízes ou troncos perpendiculares ao acamamento sedimentar.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
As alternativas II e III estão corretas porque “A própria anatomia do vegetal implica a existência de porções com diferentes potenciais de fossilização. A raiz está fixada no solo, e o caule e as folhas são subaéreos. Flores são estruturas extremamente frágeis, que se desfazem facilmente ao serem transportadas, em comparação com sementes e folhas mais resistentes. Além disso, podem ser produzidos e perdidos diversos galhos e folhas durante o ciclo de vida de um vegetal, mas o tronco das árvores é único durante sua vida.” (livro-base, p. 54-55) e “As folhas que flutuam [...] podem ser carregadas por uma grande distância antes de serem soterradas.” (livro-base, p. 55). As alternativas I e IV estão incorretas, porque “As plantas geralmente fossilizam com suas partes desarticuladas. Assim, ao estudar esses fósseis, é indispensável considerar os processos bioestratinômicos. A própria anatomia do vegetal implica a existência de porções com diferentes potenciais de fossilização. A raiz está fixada no solo, e o caule e as folhas são subaéreos.” (livro-base, p. 54) e “Assembleias autóctones de vegetais podem ser representadas por fósseis em posição de vida, como raízes ou troncos perpendiculares ao acamamento sedimentar [...]” (livro-base, p. 57).
	
	C
	III e IV.
	
	D
	I e IV.
	
	E
	I, II e III.
Questão 6/10 - Paleontologia
Leia o fragmento de texto a seguir:  
“A paleontologia é uma ciência interdisciplinar, pois está relacionada, principalmente, a geologia [...] a biologia [...], a geografia e a oceanografia. Por esse motivo, essa ciência pode ser subdividida em várias áreas [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, D. C. da; VEGA, C. S. (Org.). Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 23.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, assinale a alternativa correta que menciona as principais áreas da Paleontologia definida pelos autores da obra:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Tafonomia, Micropaleontologia, Paleobotânica, Paleozoologia, Bioestratigrafia, Paleobiogeografia, Paleoecologia.
Comentário: Esta é a alternativa correta, segundo o livro-base. “Tafonomia; estuda o processo de fossilização [...]; Micropaleontologia; estuda os organismos microscópicos [...]. Paleobotânica; estuda os vegetais fossilizados [...]. Paleozoologia; estuda os animais fossilizados [...]. Paleoicnologia; estuda os traços e os vestígios preservados em rochas [...]. Bioestratigrafia; estuda as rochas sedimentares associadas à biota encontrada nesses estratos [...]. Paleobiogeografia; estuda a distribuição dos organismos na Terra [...]. Paleoecologia; estuda as relações entre os organismos que viveram no passado [...]” (livro-base, p. 23-25).
	
	B
	Tanatose, Micropaleontologia, Paleobotânica, Paleozoologia, Bioestratigrafia, Paleobiogeografia, Paleoecologia.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	Tafonomia, Geocronologia, Paleobotânica, Paleozoologia, Bioestratigrafia, Paleobiogeografia, Paleoecologia.
	
	D
	Tafonomia, Micropaleontologia, Petrologia, Paleozoologia, Bioestratigrafia, Paleobiogeografia, Paleoecologia.
	
	E
	Tafonomia, Micropaleontologia, Paleobotânica, Paleozoologia, Taxonomia, Paleobiogeografia, Paleoecologia.
Questão 7/10 - Paleontologia
Leia a passagem de texto:
"A Estratigrafia é o estudo de todas as rochas que formam a crosta terrestre, [...] a fim de estabelecer sua relação espacial e sua sucessão [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, D. C. da; VEGA, C. S. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 83.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica, relacione corretamente os princípios e leis da estratigrafia aos conceitos correspondentes:
1. Princípio da Horizontalidade Original.
2. Lei da Superposição das Camadas.
3. Princípio da Continuidade Lateral Original.
( ) As rochas se depositam ao longo do tempo umas sobre as outras, ou seja, as camadas de rochas sobrepostas são mais jovens que as sotapostas.
( ) As rochas sedimentares se formam horizontalmente, pela influência da gravidade na deposição dos sedimentos. Assim, as rochas inclinadas ou dobradas indicam a ocorrência de eventos que modificaram seu ângulo de deposição original.
( ) As rochas sedimentares se depositam ao longo de toda bacia ou se afinam lateralmente, apresentando a mesma idade por toda sua extensão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 3 – 2.
	
	B
	3 – 2 – 1.
	
	C
	2 – 3 – 1.
	
	D
	2 – 1 – 3.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 1 – 3. De acordo com o livro-base: “O Princípio da Horizontalidade Original é definido por '[...] depósitos sedimentares se acumulam horizontalmente sob a influência da gravidade. Sequências dobradas ou muito inclinadas provavelmente passaram por esforços tectônicos' [...]” (livro-base, p. 83). A Lei da Superposição das Camadas estabelece que “[...] em uma sequência de camadas de rochas sedimentares não deformadas, cada camada é mais jovem que a sotaposta (de baixo) e mais antiga que a sobreposta (de cima)” (livro-base, p. 84). E o Princípio da Continuidade Lateral Original determina que “[...] as camadas sedimentares se estendem ao longo de toda a bacia sedimentar ou se afinam lateralmente, apresentando a mesma idade ao longo de sua extensão” (livro-base, p. 84).
	
	E
	1 – 2 – 3.
Questão 8/10 - Paleontologia
Considere a passagem de texto: 
"Um dos principais impactos das atividades humanas e do nosso comportamento cultural é a produção de resíduos sólidos e a consequente poluição ambiental causada por descarte inadequado em todo o mundo [...] Estima-se que 2,01 bilhões de toneladas de resíduos sejam produzidos a cada ano [...] grande parte dos quais composta por materiais extremamente duráveis, como o plástico".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDINO, Gerson et al. Anthropoquinas: First description of plastics and Other man-made materials in recently coastal sedimentary rocks in the southern hemisphere. Marine pollution bulletin, [s. l.], v. 154, 2020.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica, analise as seguintes afirmativas sobre os depósitos antropogênicos:
I. Os depósitos antropogênicos mudaram significativamente a partir de 1945, caracterizados por equipamentos eletrônicos, fabricação extensiva de concreto e geração de grandes quantidades de resíduos.
II. Minerais como mulita (presente em tijolos e cerâmica), etringita, hilebrandita e portlandita (presentes em cimento e concreto) tornaram-se comuns em meados do século XX.
III. Novas ligas metálicas, mineraloides de vidro, semicondutores, “minerais” sintéticos e nanomateriais se tornam frequentes por volta de 1950.
IV. Os plásticos aparecem no ambiente com valores expressivos somente a partir de 2010, com o microplástico tornando-se um vestígio abundante em sedimentos marinhos a partir de 2015. 
Estão corretas apenas as alternativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II, III e IV.
	
	D
	I, II, III.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
A afirmativas I, II e III estão corretas,uma vez que “O volume e a natureza dos depósitos antropogênicos mudaram significativamente a partir de 1945 [...] caracterizados por equipamentos eletrônicos, fabricação extensiva de concreto, mineração profunda e geração de grandes quantidades de resíduos [...] Minerais como a mulita (presente em tijolos e cerâmica), etringita, hilebrandita e portlandita (esses três presentes em cimento e concreto) [...] tornaram-se consideravelmente comuns em meados do século XX, assim como novas ligas metálicas, mineraloides de vidros, semicondutores, ‘minerais’ sintéticos e nanomateriais [...]” (livro-base, p. 122). A alternativa IV é incorreta porque “Os plásticos apareceram no ambiente em valores expressivos na década de 1940 [...] com os microplásticos tornando-se um vestígio abundante em sedimentos marinhos desde 1950 [...]” (livro-base, p. 122).
	
	E
	I e IV.
Questão 9/10 - Paleontologia
Leia o fragmento de texto:
“A correlação bioestratigráfica não é necessariamente cronocorrelação; pode coincidir com esta ou constituir-se em correlação de fácies e ser diácrona. Em qualquer dos casos, o estabelecimento de correlações é uma questão de apreciação pessoal. Não existem duas sucessões estratigráficas separadas que possuam intervalos de idêntico conteúdo fossilífero, requerendo, por isso, avaliação subjetiva [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PETRI, Setembrino et al. Guia Brasileiro de Nomenclatura Estratigráfica. [S.l.]: [s.n.], 1986. p. 391.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica sobre isocronia e diacronismo, analise as seguintes afirmativas:
I. Os fósseis mais adequados para correlações de grande escala e isócronas são os fósseis-guia.
II. Organismos que são dependentes de algumas condições ecológicas são excelentes para correlações isócronas.
III. A correlação litoestratigráfica, em consequência da lei de Walther, não é adequada para indicar horizontes isócronos em grande escala.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e II.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	II.
	
	E
	I e III.
As afirmativas I e III estão corretas porque “Os fósseis mais adequados para correlações bioestratigráficas a longa distância são os fósseis-guia [...]” (livro-base, p. 94). “A litoestratigrafia, como consequência da lei de correlação de fácies, não é adequada para determinar camadas isócronas em grande escala [...]” (livro-base, p. 94). A afirmativa II está errada, porque “[...] organismos que são extremamente dependentes de algumas condições ecológicas [...] podem [...] gerar correlações diácronas [...]” (livro-base, p. 93-94).
Questão 10/10 - Paleontologia
Leia o extrato de texto:
“Assim, a sistemática é o estudo dos agrupamentos e da diversidade dos organismos e das relações entre eles, incluindo sua classificação e seus aspectos evolutivos [...]. Já a taxonomia é o conjunto de princípios [...] que embasam a classificação e a sistemática [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, D. C. da; VEGA, C. S. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 25.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica sobre a sistemática e a taxonomia, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A sistemática Clássica de Linnaeus é utilizada até a atualidade na paleontologia, definindo os organismos em reinos, classes, ordens, gêneros e espécies.
	
	B
	Devido ao registro fóssil não ser completo, é impossível analisar a simplesiomorfia de organismos que viveram no passado.
	
	C
	Como o número de características de um grupo fóssil é sempre baixa não é necessário seguir o princípio da parcimônia.
	
	D
	Com base no estudo de um ou mais espécimes fósseis, é possível gerar matrizes de dados que poderão fornecer informações sobre a filogenia de um grupo extinto.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Com relação aos fósseis, às vezes, é possível dispor no grupo interno [...] de algumas porções do esqueleto preservado e outras não. [...] fósseis analisados podem ser crânios de uns organismos e ossos dos membros de outro grupo. Nesses casos, outras características ósseas que estejam preservadas em ambos os grupos são preferencialmente utilizadas para facilitar comparação entre caracteres iguais, de modo que a árvore filogenética gerada tenha boa resolução” (livro-base, p. 29-30).
	
	E
	Com base no estudo de fósseis, é impossível gerar matrizes de dados que poderão fornecer informações sobre a filogenia de um grupo extinto.
Questão 1/10 - Paleontologia
Leia o fragmento de texto:
“Os limites das biozonas podem ser estipulados segundo diversos parâmetros, como aparecimento e desaparecimento de determinados fósseis, intervalos de abundância máxima ou intervalo de ocorrência dos táxons”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 90.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, relacione corretamente as biozonas com os limites que as determinam:
1. Biozonas de amplitude.
2. Biozonas de coincidência.
3. Biozonas de apogeu.
4. Biozonas de linhagem.
5. Biozonas de intervalo.
6. Biozonas de associação.
( ) São caracterizadas e delimitadas pela filogenia de um grupo.
( ) São determinadas por eventos como aparecimento e/ou desaparecimento de táxons.
( ) São representadas pela abundância máxima de um táxon.
( ) São definidas pela amplitude de um táxon, onde os limites são o aparecimento e desaparecimento do mesmo.
( ) São caracterizadas pela associação de vários bioeventos, como aparecimento, amplitude, ocorrência e desaparecimento de táxons.
( ) São determinadas no limite inferior pelo aparecimento de um táxon e no limite superior pelo desaparecimento de outro táxon.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	4 – 5 – 1 – 6 – 3 – 2.
	
	B
	3 – 1 – 2 – 4 – 6 – 5.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	2 – 6 – 3 – 1 – 4 – 5.
	
	D
	4 – 5 – 3 – 1 – 6 – 2.
A sequência correta é: 4 – 5 – 3 – 1 – 6 – 2. As biozonas de amplitude “[...] são determinadas pela amplitude de ocorrência de um táxon, em que os limites são o aparecimento e o desaparecimento desse táxon” (livro-base, p. 91). As biozonas de coincidência “[...] são representadas, no limite inferior, pelo aparecimento de um táxon e, no limite superior, pelo desaparecimento de outro táxon” (livro-base, p. 92). As biozonas de apogeu “Caracterizam-se pela abundância máxima de determinado táxon” (livro-base, p. 92). As biozonas de linhagem “[...] são determinadas pela filogenia de um grupo” (livro-base, p. 92). As biozonas de intervalo “São definidas por bioeventos específicos de aparecimento ou desaparecimento de um ou mais táxons” (livro-base, p. 92). As biozonas de associação “[...] são caracterizadas pela associação de vários táxons, em que se observam o aparecimento, a amplitude, o desaparecimento e a ocorrência destes” (livro-base, p. 93).
	
	E
	6 – 1 – 2 – 4 – 5 – 3.
Questão 2/10 - Paleontologia
Leia o fragmento de texto:
“A correlação bioestratigráfica não é necessariamente cronocorrelação; pode coincidir com esta ou constituir-se em correlação de fácies e ser diácrona. Em qualquer dos casos, o estabelecimento de correlações é uma questão de apreciação pessoal. Não existem duas sucessões estratigráficas separadas que possuam intervalos de idêntico conteúdo fossilífero, requerendo, por isso, avaliação subjetiva [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PETRI, Setembrino et al. Guia Brasileiro de Nomenclatura Estratigráfica. [S.l.]: [s.n.], 1986.p. 391.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica sobre isocronia e diacronismo, analise as seguintes afirmativas:
I. Os fósseis mais adequados para correlações de grande escala e isócronas são os fósseis-guia.
II. Organismos que são dependentes de algumas condições ecológicas são excelentes para correlações isócronas.
III. A correlação litoestratigráfica, em consequência da lei de Walther, não é adequada para indicar horizontes isócronos em grande escala.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e II.
	
	D
	II.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	I e III.
As afirmativas I e III estão corretas porque “Os fósseis mais adequados para correlações bioestratigráficas a longa distância são os fósseis-guia [...]” (livro-base, p. 94). “A litoestratigrafia, como consequência da lei de correlação de fácies, não é adequada para determinar camadas isócronas em grande escala [...]” (livro-base, p. 94). A afirmativa II está errada, porque “[...] organismos que são extremamente dependentes de algumas condições ecológicas [...] podem [...] gerar correlações diácronas [...]” (livro-base, p. 93-94).
Questão 3/10 - Paleontologia
Atente para a afirmação: 
“[...] uma ciência extremamente interdisciplinar que engloba diversas áreas das geociências e das ciências biológicas. A tafonomia compreende observações tanto do registro fóssil quanto dos organismos em ambientes atuais [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, D. C. da; VEGA, C. S. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 39.
Considerando a afirmação e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica sobre tafonomia, relacione corretamente cada conceito às suas respectivas características: 
1. Necrólise.
2. Bioestratinomia.
3. Fossildiagênese. 
( ) Restos da carcaça são sujeitos a desarticulação e transporte, posteriormente esses restos podem também serem pisoteados por um grupo de animais terrestres.
( ) Após o soterramento final, inicia-se o processo de fossilização que pode modificar a composição original dos restos para dar origem ao fóssil.
( ) Após a morte do organismo, inicia-se o consumo das partes moles de uma carcaça por animais necrófagos ou sua decomposição por microrganismos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 2 – 3.
	
	B
	1 – 3 – 2.
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	2 – 3 – 1.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 3 – 1. De acordo com o livro-base: “Após a morte do organismo, iniciam-se os processos necrológicos responsáveis pela decomposição da planta ou animal” (livro-base, p. 48). “A bioestratinomia [...] e que começam a ocorrer em seus momentos finais e após a morte do organismo até seu soterramento final” (livro-base, p. 49). “O soterramento final do organismo dá início à fossildiagênese, etapa final do processo de fossilização que compreende as modificações que ocorrem após o soterramento” (livro-base, p. 59).
	
	E
	3 – 2 – 1.
Questão 4/10 - Paleontologia
Leia o fragmento de texto a seguir:  
“A paleontologia é uma ciência interdisciplinar, pois está relacionada, principalmente, a geologia [...] a biologia [...], a geografia e a oceanografia. Por esse motivo, essa ciência pode ser subdividida em várias áreas [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, D. C. da; VEGA, C. S. (Org.). Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 23.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, assinale a alternativa correta que menciona as principais áreas da Paleontologia definida pelos autores da obra:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Tafonomia, Micropaleontologia, Paleobotânica, Paleozoologia, Bioestratigrafia, Paleobiogeografia, Paleoecologia.
Comentário: Esta é a alternativa correta, segundo o livro-base. “Tafonomia; estuda o processo de fossilização [...]; Micropaleontologia; estuda os organismos microscópicos [...]. Paleobotânica; estuda os vegetais fossilizados [...]. Paleozoologia; estuda os animais fossilizados [...]. Paleoicnologia; estuda os traços e os vestígios preservados em rochas [...]. Bioestratigrafia; estuda as rochas sedimentares associadas à biota encontrada nesses estratos [...]. Paleobiogeografia; estuda a distribuição dos organismos na Terra [...]. Paleoecologia; estuda as relações entre os organismos que viveram no passado [...]” (livro-base, p. 23-25).
	
	B
	Tanatose, Micropaleontologia, Paleobotânica, Paleozoologia, Bioestratigrafia, Paleobiogeografia, Paleoecologia.
	
	C
	Tafonomia, Geocronologia, Paleobotânica, Paleozoologia, Bioestratigrafia, Paleobiogeografia, Paleoecologia.
	
	D
	Tafonomia, Micropaleontologia, Petrologia, Paleozoologia, Bioestratigrafia, Paleobiogeografia, Paleoecologia.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	Tafonomia, Micropaleontologia, Paleobotânica, Paleozoologia, Taxonomia, Paleobiogeografia, Paleoecologia.
Questão 5/10 - Paleontologia
Leia a passagem de texto:
“A classificação cronoestratigráfica tem como finalidade organizar sistematicamente as rochas em unidades [...] que correspondam a intervalos de tempo [...] para servirem como uma escala de referência padrão global [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 107.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica, assinale a alternativa correta sobre a cronoestratigrafia:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Os limites das unidades são marcados em pontos do estratotipo por um golden spike e chamados de GSSP.
Esta é a alternativa correta porque: “Os limites das unidades cronoestratigráficas são marcados em dois pontos no estratotipo [...] chamado de Global Boundary Stratotype Section and Point (GSSP) [...] marcados [...] por um monumento permanente [...] chamado de golden spike [...]” (livro-base, p. 108).
	
	B
	As unidades não precisam de um padrão de referência material, mas quando existe, ele é chamado de estratotipo ou seção tipo.
	
	C
	As unidades cronoestratigráficas são definidas pela idade de seus limites.
	
	D
	As unidades são delimitadas por horizontes diacrônicos.
	
	E
	As unidades cronoestratigráficas e estratigráficas não estão relacionadas e podem ter divisões sobrepostas com limites divergentes.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 6/10 - Paleontologia
Considere a passagem de texto: 
"Um dos principais impactos das atividades humanas e do nosso comportamento cultural é a produção de resíduos sólidos e a consequente poluição ambiental causada por descarte inadequado em todo o mundo [...] Estima-se que 2,01 bilhões de toneladas de resíduos sejam produzidos a cada ano [...] grande parte dos quais composta por materiais extremamente duráveis, como o plástico".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDINO, Gerson et al. Anthropoquinas: First description of plastics and Other man-made materials in recently coastal sedimentary rocks in the southern hemisphere. Marine pollution bulletin, [s. l.], v. 154, 2020.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica, analise as seguintes afirmativas sobre os depósitos antropogênicos:
I. Os depósitos antropogênicos mudaram significativamente a partir de 1945, caracterizados por equipamentos eletrônicos, fabricação extensiva de concreto e geração de grandes quantidades de resíduos.
II. Minerais como mulita (presente em tijolos e cerâmica), etringita, hilebrandita e portlandita (presentes em cimento e concreto) tornaram-secomuns em meados do século XX.
III. Novas ligas metálicas, mineraloides de vidro, semicondutores, “minerais” sintéticos e nanomateriais se tornam frequentes por volta de 1950.
IV. Os plásticos aparecem no ambiente com valores expressivos somente a partir de 2010, com o microplástico tornando-se um vestígio abundante em sedimentos marinhos a partir de 2015. 
Estão corretas apenas as alternativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II, III e IV.
	
	D
	I, II, III.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
A afirmativas I, II e III estão corretas, uma vez que “O volume e a natureza dos depósitos antropogênicos mudaram significativamente a partir de 1945 [...] caracterizados por equipamentos eletrônicos, fabricação extensiva de concreto, mineração profunda e geração de grandes quantidades de resíduos [...] Minerais como a mulita (presente em tijolos e cerâmica), etringita, hilebrandita e portlandita (esses três presentes em cimento e concreto) [...] tornaram-se consideravelmente comuns em meados do século XX, assim como novas ligas metálicas, mineraloides de vidros, semicondutores, ‘minerais’ sintéticos e nanomateriais [...]” (livro-base, p. 122). A alternativa IV é incorreta porque “Os plásticos apareceram no ambiente em valores expressivos na década de 1940 [...] com os microplásticos tornando-se um vestígio abundante em sedimentos marinhos desde 1950 [...]” (livro-base, p. 122).
	
	E
	I e IV.
Questão 7/10 - Paleontologia
Leia o fragmento de texto a seguir:  
“A paleontologia é uma ciência diferente da arqueologia [...]. O paleontólogo é o profissional que estuda os fósseis, que são restos ou vestígios de organismos que ficaram preservados nas rochas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, D. C. da; VEGA, C. S. (Org.). Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 16.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Fósseis correspondem a marcas inorgânicas deixadas nos substratos e preservados na rocha.
	
	B
	Fósseis são estruturas de origem orgânica preservadas na rocha. 
	
	C
	Para ser considerada um fóssil a amostra precisa ter entre 5 e 11 mil anos de idade.
	
	D
	Fósseis são estruturas que ficaram preservadas nas rochas e têm mais de 11 mil anos.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, segundo o livro-base. "[...] fósseis, que são restos ou vestígios de organismos que ficaram preservados nas rochas. Eles podem ser representados pelas partes duras de organismos (conchas, esqueletos, folhas), pelas partes moles preservadas (como a preservação em âmbar ou por congelamento e dessecação) ou por moldes de espécimes originais deixados no substrato [...]" (livro-base, p. 16).
	
	E
	Para ser considerada fóssil é necessário que tenha havido substituição total do mineral que compunha o animal vivo.
Questão 8/10 - Paleontologia
Leia o extrato de texto: 
“Eu proponho para essa parte da paleontologia o nome de ‘Tafonomia’, a ciência das leis do sepultamento. Eu acredito que esse nome irá refletir melhor a direção principal de trabalho desse novo ramo da paleontologia. A tafonomia não é certamente uma ciência separada. Ela se situa na borda da paleontologia, unindo-a com ambas, geologia e biologia, em um método geral de estudo histórico geo-biológico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: EFREMOV, J. A. Taphonomy: new branch of paleontology. http://www.academia.dk/BiologiskAntropologi/Tafonomi/-Efremov_1940.php. Acesso em: 26 out. 2021.
Considerando o extrato de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica sobre as subáreas da tafonomia, ordene os elementos a seguir conforme a ocorrência de cada etapa do processo de fossilização:
1. Bioestratinomia.
2. Fossildiagênese.
3. Necrólise.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	2 – 3 – 1.
	
	B
	3 – 2 – 1.
	
	C
	1 – 3 – 2.
	
	D
	2 – 1 – 3.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	3 – 1 – 2.
A sequência correta é: 3 – 1 – 2. De acordo com o livro-base: “Uma gama de diferentes processos é responsável pela formação dos fósseis. Para compreendê-los melhor, a tafonomia pode ser dividida em três subáreas: (1) necrólise, (2) bioestratinomia e (3) fossildiagênese [...] necrólise é a etapa na qual os tecidos moles que compõem um organismo [...] são decompostos [...]. Posteriormente, a carcaça pode ser sujeita à desarticulação e ao transporte [...] objeto de estudo da bioestratinomia. Quando os restos mortais são depositados e soterrados, inicia-se a fossildiagênese [...]” (livro-base, p. 39-40).
Questão 9/10 - Paleontologia
Leia o excerto de texto: 
“Todos esses processos que compõem a tafonomia promovem a passagem dos organismos da biosfera [...] para a litosfera [...]. Logo, a tafonomia é importante para compreendermos o que determinado conjunto de fósseis pode informar [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, D. C. da; VEGA, C. S. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 40-41.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica sobre tafonomia, relacione corretamente cada conceito às suas respectivas características.
1. Biocenose.
2. Tanatocenose.
3. Tafocenose. 
( ) Associação dos restos após a morte e suscetíveis a necrólise e transporte.
( ) Associação dos restos já soterrados e início dos processos diagenéticos.
( ) Comunidade dos seres vivos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	1 – 2 – 3.
	
	B
	1 – 3 – 2.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	2 – 1 – 3.
	
	D
	2 – 3 – 1.
A sequência correta é: 2 – 3 – 1. “[1] A comunidade dos seres vivos é chamada de biocenose; [2] quando eles estão mortos e suscetíveis a processos de necrólise, desarticulação e transporte, constituem a tanatocenose. [3] Quando o organismo é soterrado e se iniciam os processos fossildiagenéticos, que transformarão os restos orgânicos em fósseis, trata-se da tafocenose” (livro-base, p. 41).
	
	E
	3 – 2 – 1.
Questão 10/10 - Paleontologia
Leia o fragmento de texto: 
“O termo antropoceno surgiu há algumas décadas como uma potencial unidade geocronológica que representasse as grandes mudanças que a humanidade tem causado no planeta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 112.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica, assinale a alternativa correta sobre o antropoceno:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	O antropoceno é a série/época da Carta Cronoestratigráfica internacional que representa as mudanças que a humanidade tem causado na Terra.
	
	B
	O antropoceno é uma divisão dentro da história que não tem relação com as divisões da geologia.
	
	C
	O antropoceno é uma unidade cronoestratigráfica que tem início com a Revolução Industrial.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	O antropoceno é uma unidade sem status formal na Carta Cronoestratigráfica Internacional.
Esta é a alternativa correta porque: “[...] a definição da nova Época Antropoceno para a Carta Cronoestratigráfica Internacional tem sido comum na literatura, mas ainda não tem um status formal e, portanto, é inválida na nomenclatura estratigráfica” (livro-base, p. 112-113).
	
	E
	O antropoceno é uma unidade geocronológica que tem início com o surgimento da agricultura.
Questão 1/10 - Paleontologia
Leia o fragmento de texto a seguir:  
“A paleontologia é uma ciência interdisciplinar, pois está relacionada, principalmente,a geologia [...] a biologia [...], a geografia e a oceanografia. Por esse motivo, essa ciência pode ser subdividida em várias áreas [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, D. C. da; VEGA, C. S. (Org.). Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 23.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, assinale a alternativa correta que menciona as principais áreas da Paleontologia definida pelos autores da obra:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Tafonomia, Micropaleontologia, Paleobotânica, Paleozoologia, Bioestratigrafia, Paleobiogeografia, Paleoecologia.
Comentário: Esta é a alternativa correta, segundo o livro-base. “Tafonomia; estuda o processo de fossilização [...]; Micropaleontologia; estuda os organismos microscópicos [...]. Paleobotânica; estuda os vegetais fossilizados [...]. Paleozoologia; estuda os animais fossilizados [...]. Paleoicnologia; estuda os traços e os vestígios preservados em rochas [...]. Bioestratigrafia; estuda as rochas sedimentares associadas à biota encontrada nesses estratos [...]. Paleobiogeografia; estuda a distribuição dos organismos na Terra [...]. Paleoecologia; estuda as relações entre os organismos que viveram no passado [...]” (livro-base, p. 23-25).
	
	B
	Tanatose, Micropaleontologia, Paleobotânica, Paleozoologia, Bioestratigrafia, Paleobiogeografia, Paleoecologia.
	
	C
	Tafonomia, Geocronologia, Paleobotânica, Paleozoologia, Bioestratigrafia, Paleobiogeografia, Paleoecologia.
	
	D
	Tafonomia, Micropaleontologia, Petrologia, Paleozoologia, Bioestratigrafia, Paleobiogeografia, Paleoecologia.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	Tafonomia, Micropaleontologia, Paleobotânica, Paleozoologia, Taxonomia, Paleobiogeografia, Paleoecologia.
Questão 2/10 - Paleontologia
Leia a passagem de texto:
“A classificação cronoestratigráfica tem como finalidade organizar sistematicamente as rochas em unidades [...] que correspondam a intervalos de tempo [...] para servirem como uma escala de referência padrão global [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 107.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica, assinale a alternativa correta sobre a cronoestratigrafia:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Os limites das unidades são marcados em pontos do estratotipo por um golden spike e chamados de GSSP.
Esta é a alternativa correta porque: “Os limites das unidades cronoestratigráficas são marcados em dois pontos no estratotipo [...] chamado de Global Boundary Stratotype Section and Point (GSSP) [...] marcados [...] por um monumento permanente [...] chamado de golden spike [...]” (livro-base, p. 108).
	
	B
	As unidades não precisam de um padrão de referência material, mas quando existe, ele é chamado de estratotipo ou seção tipo.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	As unidades cronoestratigráficas são definidas pela idade de seus limites.
	
	D
	As unidades são delimitadas por horizontes diacrônicos.
	
	E
	As unidades cronoestratigráficas e estratigráficas não estão relacionadas e podem ter divisões sobrepostas com limites divergentes.
Questão 3/10 - Paleontologia
Leia o fragmento de texto: 
“O termo antropoceno surgiu há algumas décadas como uma potencial unidade geocronológica que representasse as grandes mudanças que a humanidade tem causado no planeta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 112.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica, assinale a alternativa correta sobre o antropoceno:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	O antropoceno é a série/época da Carta Cronoestratigráfica internacional que representa as mudanças que a humanidade tem causado na Terra.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	O antropoceno é uma divisão dentro da história que não tem relação com as divisões da geologia.
	
	C
	O antropoceno é uma unidade cronoestratigráfica que tem início com a Revolução Industrial.
	
	D
	O antropoceno é uma unidade sem status formal na Carta Cronoestratigráfica Internacional.
Esta é a alternativa correta porque: “[...] a definição da nova Época Antropoceno para a Carta Cronoestratigráfica Internacional tem sido comum na literatura, mas ainda não tem um status formal e, portanto, é inválida na nomenclatura estratigráfica” (livro-base, p. 112-113).
	
	E
	O antropoceno é uma unidade geocronológica que tem início com o surgimento da agricultura.
Questão 4/10 - Paleontologia
Leia o fragmento de texto:
“Um dos objetivos principais da paleobotânica é reconstruir a planta em sua integridade, isto é, juntar as peças do quebra-cabeça. Uma vez que isso é atingido, a pesquisa pode se voltar para outras áreas, como determinar o grupo de plantas atuais, se possível, ou qual fóssil é o mais proximamente relacionado. Alguns paleobotânicos procuram entender alguns aspectos da história de vida da planta [...] através dos fósseis”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TAYLOR, T. M.; TAYLOR, E. L. e KRINGS, M.  Paleobotany: The Biology and Evolution of Fossil Plants. Nova York: Academic Press, p. 3.
Considerando o fragmento de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica sobre tafonomia, analise as seguintes afirmativas:
I. As plantas normalmente fossilizam com suas partes articuladas, devido a própria anatomia do vegetal que apresenta em todas as suas partes um potencial homogêneo de fossilização.
II. Folhas e galhos têm potencial de preservação distinto em relação ao tronco de uma árvore, porque podem ser produzidos diversos galhos e folhas ao longo da vida de um vegetal em contraste com um tronco que é único.
III. Quando folhas caem em um corpo d’água, como um rio, elas podem ser transportadas por longas distâncias até serem soterradas.
IV. Assembleias alóctones de plantas podem ser representadas por fósseis em posição de vida, por exemplo, raízes ou troncos perpendiculares ao acamamento sedimentar.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
As alternativas II e III estão corretas porque “A própria anatomia do vegetal implica a existência de porções com diferentes potenciais de fossilização. A raiz está fixada no solo, e o caule e as folhas são subaéreos. Flores são estruturas extremamente frágeis, que se desfazem facilmente ao serem transportadas, em comparação com sementes e folhas mais resistentes. Além disso, podem ser produzidos e perdidos diversos galhos e folhas durante o ciclo de vida de um vegetal, mas o tronco das árvores é único durante sua vida.” (livro-base, p. 54-55) e “As folhas que flutuam [...] podem ser carregadas por uma grande distância antes de serem soterradas.” (livro-base, p. 55). As alternativas I e IV estão incorretas, porque “As plantas geralmente fossilizam com suas partes desarticuladas. Assim, ao estudar esses fósseis, é indispensável considerar os processos bioestratinômicos. A própria anatomia do vegetal implica a existência de porções com diferentes potenciais de fossilização. A raiz está fixada no solo, e o caule e as folhas são subaéreos.” (livro-base, p. 54) e “Assembleias autóctones de vegetais podem ser representadas por fósseis em posição de vida, como raízes ou troncos perpendiculares ao acamamento sedimentar [...]” (livro-base, p. 57).
	
	C
	III e IV.
	
	D
	I e IV.
	
	E
	I, II e III.
Questão 5/10 - Paleontologia
Leia a seguinte informação:
“As unidades podem ser delimitadas no contato entre duas camadas de rochas,independente desse contato ser [...] Além disso, as unidades também podem ser delimitadas por superfícies erosivas ou períodos de não deposição, chamadas de discordâncias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, D. C. da; VEGA, C. S. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 88.
Considerando a informação e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica, relacione corretamente os nomes das discordâncias com às suas respectivas definições:
1. Discordância angular.
2. Discordância paralela.
3. Paraconformidade.
4. Inconformidade.
( ) É uma superfície de erosão irregular que separa rochas sedimentares com ângulos de deposição muito próximos ou iguais entre si.
( ) É uma superfície regular que separa rochas sedimentares com ângulos de deposição muito próximos ou iguais, é de difícil reconhecimento e por vezes, não evidencia erosão, sendo reconhecida com o auxílio de evidencias paleontológicas.
( ) É caracterizada por rochas sedimentares mais novas que se depositam sob a superfície de erosão de rochas mais antigas que estão dobradas ou inclinadas.
( ) É desenvolvida no contato entre rochas sedimentares e rochas ígneas ou metamórficas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	4 – 1 – 3 – 2.
	
	B
	3 – 1 – 2 – 4.
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 3 – 1 – 4. De acordo com o livro-base: “A discordância angular é caracterizada por rochas sedimentares mais novas que se depositam sob a superfície de erosão de rochas mais antigas que estão dobradas ou inclinadas. A discordância paralela é uma superfície de erosão irregular que separa rochas sedimentares com ângulos de deposição muito próximos ou iguais entre si. As paraconformidades também separam rochas paralelas entre si, entretanto são superfícies de difícil reconhecimento por serem muito irregulares e, muitas vezes, não evidenciarem erosão; na maioria dos casos, são identificadas com o auxílio de evidências paleontológicas, como mudanças abruptas de fauna ou flora. As inconformidades são desenvolvidas pelo contato entre rochas sedimentares e rochas ígneas ou metamórficas” (livro-base, p. 88).
	
	D
	2 – 4 – 3 – 1.
	
	E
	1 – 2 – 4 – 3.
Questão 6/10 - Paleontologia
Leia o fragmento de texto:
“Os limites das biozonas podem ser estipulados segundo diversos parâmetros, como aparecimento e desaparecimento de determinados fósseis, intervalos de abundância máxima ou intervalo de ocorrência dos táxons”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEGA, Cristina Silveira. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 90.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, relacione corretamente as biozonas com os limites que as determinam:
1. Biozonas de amplitude.
2. Biozonas de coincidência.
3. Biozonas de apogeu.
4. Biozonas de linhagem.
5. Biozonas de intervalo.
6. Biozonas de associação.
( ) São caracterizadas e delimitadas pela filogenia de um grupo.
( ) São determinadas por eventos como aparecimento e/ou desaparecimento de táxons.
( ) São representadas pela abundância máxima de um táxon.
( ) São definidas pela amplitude de um táxon, onde os limites são o aparecimento e desaparecimento do mesmo.
( ) São caracterizadas pela associação de vários bioeventos, como aparecimento, amplitude, ocorrência e desaparecimento de táxons.
( ) São determinadas no limite inferior pelo aparecimento de um táxon e no limite superior pelo desaparecimento de outro táxon.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	4 – 5 – 1 – 6 – 3 – 2.
	
	B
	3 – 1 – 2 – 4 – 6 – 5.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	2 – 6 – 3 – 1 – 4 – 5.
	
	D
	4 – 5 – 3 – 1 – 6 – 2.
A sequência correta é: 4 – 5 – 3 – 1 – 6 – 2. As biozonas de amplitude “[...] são determinadas pela amplitude de ocorrência de um táxon, em que os limites são o aparecimento e o desaparecimento desse táxon” (livro-base, p. 91). As biozonas de coincidência “[...] são representadas, no limite inferior, pelo aparecimento de um táxon e, no limite superior, pelo desaparecimento de outro táxon” (livro-base, p. 92). As biozonas de apogeu “Caracterizam-se pela abundância máxima de determinado táxon” (livro-base, p. 92). As biozonas de linhagem “[...] são determinadas pela filogenia de um grupo” (livro-base, p. 92). As biozonas de intervalo “São definidas por bioeventos específicos de aparecimento ou desaparecimento de um ou mais táxons” (livro-base, p. 92). As biozonas de associação “[...] são caracterizadas pela associação de vários táxons, em que se observam o aparecimento, a amplitude, o desaparecimento e a ocorrência destes” (livro-base, p. 93).
	
	E
	6 – 1 – 2 – 4 – 5 – 3.
Questão 7/10 - Paleontologia
Leia o extrato de texto: 
“Eu proponho para essa parte da paleontologia o nome de ‘Tafonomia’, a ciência das leis do sepultamento. Eu acredito que esse nome irá refletir melhor a direção principal de trabalho desse novo ramo da paleontologia. A tafonomia não é certamente uma ciência separada. Ela se situa na borda da paleontologia, unindo-a com ambas, geologia e biologia, em um método geral de estudo histórico geo-biológico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: EFREMOV, J. A. Taphonomy: new branch of paleontology. http://www.academia.dk/BiologiskAntropologi/Tafonomi/-Efremov_1940.php. Acesso em: 26 out. 2021.
Considerando o extrato de texto e os conceitos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica sobre as subáreas da tafonomia, ordene os elementos a seguir conforme a ocorrência de cada etapa do processo de fossilização:
1. Bioestratinomia.
2. Fossildiagênese.
3. Necrólise.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	2 – 3 – 1.
	
	B
	3 – 2 – 1.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	1 – 3 – 2.
	
	D
	2 – 1 – 3.
	
	E
	3 – 1 – 2.
A sequência correta é: 3 – 1 – 2. De acordo com o livro-base: “Uma gama de diferentes processos é responsável pela formação dos fósseis. Para compreendê-los melhor, a tafonomia pode ser dividida em três subáreas: (1) necrólise, (2) bioestratinomia e (3) fossildiagênese [...] necrólise é a etapa na qual os tecidos moles que compõem um organismo [...] são decompostos [...]. Posteriormente, a carcaça pode ser sujeita à desarticulação e ao transporte [...] objeto de estudo da bioestratinomia. Quando os restos mortais são depositados e soterrados, inicia-se a fossildiagênese [...]” (livro-base, p. 39-40).
Questão 8/10 - Paleontologia
Leia o fragmento de texto:
“A correlação bioestratigráfica não é necessariamente cronocorrelação; pode coincidir com esta ou constituir-se em correlação de fácies e ser diácrona. Em qualquer dos casos, o estabelecimento de correlações é uma questão de apreciação pessoal. Não existem duas sucessões estratigráficas separadas que possuam intervalos de idêntico conteúdo fossilífero, requerendo, por isso, avaliação subjetiva [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PETRI, Setembrino et al. Guia Brasileiro de Nomenclatura Estratigráfica. [S.l.]: [s.n.], 1986. p. 391.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica sobre isocronia e diacronismo, analise as seguintes afirmativas:
I. Os fósseis mais adequados para correlações de grande escala e isócronas são os fósseis-guia.
II. Organismos que são dependentes de algumas condições ecológicas são excelentes para correlações isócronas.
III. A correlação litoestratigráfica, em consequência da lei de Walther, não é adequada para indicar horizontes isócronos em grande escala.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I, IIe III.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e II.
	
	D
	II.
	
	E
	I e III.
As afirmativas I e III estão corretas porque “Os fósseis mais adequados para correlações bioestratigráficas a longa distância são os fósseis-guia [...]” (livro-base, p. 94). “A litoestratigrafia, como consequência da lei de correlação de fácies, não é adequada para determinar camadas isócronas em grande escala [...]” (livro-base, p. 94). A afirmativa II está errada, porque “[...] organismos que são extremamente dependentes de algumas condições ecológicas [...] podem [...] gerar correlações diácronas [...]” (livro-base, p. 93-94).
Questão 9/10 - Paleontologia
Leia o excerto de texto: 
“Todos esses processos que compõem a tafonomia promovem a passagem dos organismos da biosfera [...] para a litosfera [...]. Logo, a tafonomia é importante para compreendermos o que determinado conjunto de fósseis pode informar [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, D. C. da; VEGA, C. S. (org.). Paleontologia: evolução geológica e biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 40-41.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Paleontologia: evolução geológica e biológica sobre tafonomia, relacione corretamente cada conceito às suas respectivas características.
1. Biocenose.
2. Tanatocenose.
3. Tafocenose. 
( ) Associação dos restos após a morte e suscetíveis a necrólise e transporte.
( ) Associação dos restos já soterrados e início dos processos diagenéticos.
( ) Comunidade dos seres vivos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	1 – 2 – 3.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	1 – 3 – 2.
	
	C
	2 – 1 – 3.
	
	D
	2 – 3 – 1.
A sequência correta é: 2 – 3 – 1. “[1] A comunidade dos seres vivos é chamada de biocenose; [2] quando eles estão mortos e suscetíveis a processos de necrólise, desarticulação e transporte, constituem a tanatocenose. [3] Quando o organismo é soterrado e se iniciam os processos fossildiagenéticos, que transformarão os restos orgânicos em fósseis, trata-se da tafocenose” (livro-base, p. 41).
	
	E
	3 – 2 – 1.
Questão 10/10 - Paleontologia
Leia o fragmento de texto a seguir:  
“Outro importante fator que deve ser levado em conta é a posição do fóssil em relação ao ambiente de vida do organismo que o originou. Quando um fóssil é encontrado em rochas ou sedimentos que se depositaram [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, D. C. da; VEGA, C. S. (Org.). Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 43.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica, escolha a alternativa que descreve corretamente a classificação de concentrações fósseis em relação ao ambiente de vida do organismo que o originou: 
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Autóctone – fóssil encontrado em rochas depositadas no mesmo ambiente de vida que o organismo que o originou vivia; alóctone – fóssil encontrado em rochas depositadas em um ambiente diferente daquele que o organismo que o gerou vivia.
Comentário: Esta é a alternativa correta, segundo o livro-base. "Quando um fóssil é encontrado em rochas ou sedimentos que se depositaram em no mesmo ambiente em que o organismo vivia, dizemos que o fóssil é autóctone. [...] Já quando o fóssil se encontra preservado em rochas ou sedimentos que não representam seu ambiente de vida, dizemos que o fóssil é alóctone” (livro-base, p. 43).
	
	B
	Exóctone – fóssil encontrado em rochas depositadas no mesmo ambiente de vida que o organismo que o originou vivia; endóctone – fóssil encontrado em rochas depositadas em ambiente diferente daquele que o organismo que o gerou vivia.
	
	C
	Autóctone – fóssil encontrado em rochas depositadas em um ambiente diferente daquele que o organismo que o gerou vivia; alóctone – fóssil encontrado em rochas depositadas no mesmo ambiente de vida que o organismo que o originou vivia.
	
	D
	Endóctone – fóssil encontrado em rochas depositadas no mesmo ambiente de vida que o organismo que o originou vivia; exóctone – fóssil encontrado em rochas depositadas em um ambiente diferente daquele que o organismo que o gerou vivia.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	Endêmico – fóssil encontrado em rochas depositadas no mesmo ambiente de vida que o organismo que o originou vivia; cosmopolita – fóssil encontrado em rochas depositadas em um ambiente diferente daquele que o organismo que o gerou vivia.
·

Mais conteúdos dessa disciplina