Buscar

GEOMORFOLOGIA Matões do Norte

Prévia do material em texto

GEOMORFOLOGIA
O conceito de Geomorfologia está diretamente vinculado à etimologia da palavra: Geo = “Terra”; morfo = “forma”; logia = estudo. Assim, trata-se do estudo sobre a forma da Terra, ou seja, as manifestações do relevo e toda a dinâmica estrutural a ele relacionada. É, portanto, uma importante ferramenta de compreensão da realidade, pois permite um maior e melhor conhecimento sobre a composição natural do nosso planeta.
Para as sociedades e as práticas humanas em geral, a utilidade da Geomorfologia está na possibilidade de estudo sobre a superfície terrestre no sentido de permitir uma execução de sistemas e métodos de planejamento do processo de produção e ocupação do espaço geográfico. Assim, com os estudos empreendidos por essa área do conhecimento científico, sabemos quais são as áreas de melhor ocupação e aquelas de maior risco, além de entender as medidas necessárias para evitar problemas relacionados com o relevo na cidade e no campo.
As estradas não pavimentadas, também chamadas de estradas vicinais, agrovias ou estradas rurais são as principais ligações entre as propriedades rurais e povoados vizinhos, além de servirem de acesso às vias principais. Também podemos encontrar estradas destinadas exclusivamente à movimentação interna das propriedades rurais, que possuem como principal função o trânsito de moradores, máquinas, equipamentos e produtos agrícolas até as estradas vicinais São caracterizadas pela ausência de revestimento, com pavimento constituído com materiais locais apenas conformados ou por possuírem algum tipo de revestimento primário As estradas não pavimentadas permitem o acesso da população rural a serviços básicos, como saúde, educação, comércio e lazer, reduzindo o êxodo rural. Desta forma estradas em boas condições de tráfego são importantes para a economia agrícola, para a convivência social e o acesso a recursos fundamentais da sociedade 
O homem também é um agente externo de transformação do relevo. Essas modificações são provenientes das atividades e das relações humanas. O homem, através do trabalho, transforma o relevo segundo os interesses econômicos ou mesmo para habitação.
Nesta imagem podemos observar também que essa estrada já sofreu erosões por falta de um estudo geomorfológico do local que possibilitaria a construção de um sistema de drenagem que facilitaria o escoamento da água das chuvas e evitaria o desgaste do solo que é carente de uma cobertura vegetal.
Solo argiloso é aquele que possui, em sua composição, no mínimo 30% de argila.
Este tipo de solo está muito presente em diversas regiões do território brasileiro.
Principais caraterísticas:
- O solo argiloso é menos permeável e, por isso, possui maior capacidade de armazenar água.
- Concentra significativas quantidades de óxidos de ferro e alumínio, em sua composição.
- São férteis e com qualidade boa para a prática da agricultura.
- Apresenta consistência fina.
- Formado por partículas muito pequenas. Por isso, fica muito compactado quando hidratado.
- A terra deste tipo de solo é muito usada para a fabricação de cerâmica.
- Massapê, presente na região do Nordeste do Brasil.

Continue navegando