Logo Passei Direto
Buscar

U2 - Avaliação da Unidade Enfermagem na Saúde da Mulher

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O líquido amniótico (LA) desempenha papel de grande importância no desenvolvimento da gestação, devido aos benefícios para o feto, sua função é a de amortizar o ambiente fetal contra traumas, e possui propriedades antibacterianas, além do fato de que um volume satisfatório de líquido amniótico é necessário para a movimentação fetal e, assim, um adequado desenvolvimento do sistema músculo-esquelético, gastro-intestinal e pulmonar, e também para a integridade das membranas corio-amnióticas, evitando a formação de bridas e as malformações fetais consequentes. Portanto, a diminuição de LA (oligoâmnio) ou o aumento exagerado (polidrâmnio) estejam associados com aumento da morbidade fetal e perinatal.  Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:  I. O balanço do LA é determinado pelo ajuste entre mecanismos secretores como a urina fetal e o exsudato, capacidade de troca materno-fetal no espaço interviloso e mecanismos de absorção, como os realizados pelas membranas cório-amnióticas e deglutição fetal.  II. A ocorrência de oligoidrâmnio no primeiro trimestre da gestação é rara e, geralmente, de etiologia indeterminada. No segundo trimestre, a principal causa são as malformações do trato urinário fetal, seguida pela rotura prematura das membranas ovulares, sendo a insuficiência placentária, exceção. Por sua vez, quando diagnosticado no terceiro trimestre da gestação, suas causas principais são a rotura prematura das membranas ovulares e a insuficiência placentária, embora algumas vezes a etiologia não possa ser determinada.  III. Alguns casos de polidrâmnio idiopático, sobretudo os mais leves, resolvem-se espontaneamente, tem sido associado a um menor risco de resultados maternos e perinatais adversos, como dificuldade respiratória materna, parto prematuro, apresentações anômalas, prolapso de cordão, rotura prematura das membranas ovulares, trabalho de parto prolongado, atonia uterina pós-parto e descolamento prematuro da placenta após rotura das membranas. Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:

I. O balanço do LA é determinado pelo ajuste entre mecanismos secretores como a urina fetal e o exsudato, capacidade de troca materno-fetal no espaço interviloso e mecanismos de absorção, como os realizados pelas membranas cório-amnióticas e deglutição fetal.
II. A ocorrência de oligoidrâmnio no primeiro trimestre da gestação é rara e, geralmente, de etiologia indeterminada. No segundo trimestre, a principal causa são as malformações do trato urinário fetal, seguida pela rotura prematura das membranas ovulares, sendo a insuficiência placentária, exceção. Por sua vez, quando diagnosticado no terceiro trimestre da gestação, suas causas principais são a rotura prematura das membranas ovulares e a insuficiência placentária, embora algumas vezes a etiologia não possa ser determinada.
III. Alguns casos de polidrâmnio idiopático, sobretudo os mais leves, resolvem-se espontaneamente, tem sido associado a um menor risco de resultados maternos e perinatais adversos, como dificuldade respiratória materna, parto prematuro, apresentações anômalas, prolapso de cordão, rotura prematura das membranas ovulares, trabalho de parto prolongado, atonia uterina pós-parto e descolamento prematuro da placenta após rotura das membranas.
a. I e II, apenas.
b. II, apenas.
c. II e III, apenas.
d. III, apenas.
e. I, apenas.

Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.  Os principais sintomas relacionados ao diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso. Esses sintomas fazem o enfermeiro avaliar a gestante com mais destreza e assim, investigar demais sintomas que levantam a suspeita clínica da Diabetes Mellitus Gestacional como: fadiga, fraqueza, letargia, prurido cutâneo e vulvar e infecções de repetição.  PORQUE  O enfermeiro identifica na consulta de enfermagem no pré-natal quais os sinais e sintomas a gestante está vivenciando, realiza o diagnóstico do Diabetes Mellitus Gestacional, explica sobre as causas e os meios de conviver de forma saudável com essa doença. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.

Os principais sintomas relacionados ao diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso. Esses sintomas fazem o enfermeiro avaliar a gestante com mais destreza e assim, investigar demais sintomas que levantam a suspeita clínica da Diabetes Mellitus Gestacional como: fadiga, fraqueza, letargia, prurido cutâneo e vulvar e infecções de repetição.
O enfermeiro identifica na consulta de enfermagem no pré-natal quais os sinais e sintomas a gestante está vivenciando, realiza o diagnóstico do Diabetes Mellitus Gestacional, explica sobre as causas e os meios de conviver de forma saudável com essa doença.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

O que é correto sobre o parto pré-termo?
a. É definido como aquele em que a gestação termina entre a 20º e 37º semana de idade gestacional.
b. Sua fisiopatologia ainda não está bem esclarecida pelos estudiosos.
c. A maioria dos casos de prematuridade está associada ao rompimento das membranas do saco amniótico e gemelaridade com a presença de contrações uterinas ritmadas.
d. No parto pré-termo, as contrações uterinas se desenvolvem através de cinco mecanismos básicos como: a inflamação, o estresse, as modificações físicas do colo uterino, a isquemia uteroplacentária e a hemorragia.

a) Apenas a alternativa a está correta.
b) Apenas as alternativas a e b estão corretas.
c) Apenas as alternativas a, b e c estão corretas.
d) Todas as alternativas estão corretas.

Sobre a Hipertensão Gestacional, é correto afirmar que:
a. Apresenta um alto risco de morbidade e mortalidade materna e perinatal.
b. É diagnosticada após a 20ª semana, e a pressão sistólica encontra-se igual ou superior a 140 mmHg e a diastólica igual ou superior a 90 mmHg, com ausência de proteinúria.
c. Distingue-se de pré-eclampsia ou doença hipertensiva específica da gestação, que ocorre quando há presença de proteinúria maior ou igual a 300mg/ 24 horas, com presença ou não de edema.
d. A assistência prestada pelo Enfermeiro durante o período de pré-natal não é importante para a prevenção da Hipertensão Gestacional.

a) Apenas as alternativas a, b e c estão corretas.
b) Apenas as alternativas a e b estão corretas.
c) Apenas as alternativas a e c estão corretas.
d) Todas as alternativas estão corretas.

Sobre os principais cuidados relacionados à assistência de enfermagem na Doença Hipertensiva Específica da Gravidez, assinale a alternativa correta.

O enfermeiro deve ter compreensão do processo da doença hipertensiva, da relevância dos sinais clínicos, como também é importante o conhecimento da etiologia e fisiopatogênia.
Na primeira consulta de pré-natal, deve ser realizada anamnese abordando aspectos epidemiológicos, além dos antecedentes familiares e pessoais, ginecológicos e obstétricos e da gravidez atual. O exame físico deve constar avaliação da cabeça e pescoço, tórax, abdome, membros.
Avaliação rigorosa dos sinais vitais de 2 em 2 horas, avaliação constante do débito urinário, verificação dos reflexos, controle dos batimentos cardiofetal, orientar decúbito lateral esquerdo, atentar-se para cefaleia, distúrbio visual, dor epigástrica e nível de consciência.
Explicar a gestante e sua acompanhante o processo patológico e a necessidades de períodos de repouso em lateral esquerdo; permitir tempo pras perguntas; manter o ambiente tranquilo; estar atento aos sinais vitais, em especial o pulso; instruir para relatar sintomas como cefaleia, tonteira e dor precordial.
A tríade edema, proteinúria e hipertensão, sinais clássicos da Doença Hipertensiva Específica da Gravidez, deve ser identificada pelo enfermeiro na UBS, o qual é o mais hábil profissional para fazer os primeiros atendimentos e o encaminhamento para o acompanhamento de gestantes de alto risco.
a. Apenas a afirmativa II está correta.
b. Apenas a afirmativa III está correta.
c. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
e. Apenas a afirmativa V está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

O líquido amniótico (LA) desempenha papel de grande importância no desenvolvimento da gestação, devido aos benefícios para o feto, sua função é a de amortizar o ambiente fetal contra traumas, e possui propriedades antibacterianas, além do fato de que um volume satisfatório de líquido amniótico é necessário para a movimentação fetal e, assim, um adequado desenvolvimento do sistema músculo-esquelético, gastro-intestinal e pulmonar, e também para a integridade das membranas corio-amnióticas, evitando a formação de bridas e as malformações fetais consequentes. Portanto, a diminuição de LA (oligoâmnio) ou o aumento exagerado (polidrâmnio) estejam associados com aumento da morbidade fetal e perinatal.  Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:  I. O balanço do LA é determinado pelo ajuste entre mecanismos secretores como a urina fetal e o exsudato, capacidade de troca materno-fetal no espaço interviloso e mecanismos de absorção, como os realizados pelas membranas cório-amnióticas e deglutição fetal.  II. A ocorrência de oligoidrâmnio no primeiro trimestre da gestação é rara e, geralmente, de etiologia indeterminada. No segundo trimestre, a principal causa são as malformações do trato urinário fetal, seguida pela rotura prematura das membranas ovulares, sendo a insuficiência placentária, exceção. Por sua vez, quando diagnosticado no terceiro trimestre da gestação, suas causas principais são a rotura prematura das membranas ovulares e a insuficiência placentária, embora algumas vezes a etiologia não possa ser determinada.  III. Alguns casos de polidrâmnio idiopático, sobretudo os mais leves, resolvem-se espontaneamente, tem sido associado a um menor risco de resultados maternos e perinatais adversos, como dificuldade respiratória materna, parto prematuro, apresentações anômalas, prolapso de cordão, rotura prematura das membranas ovulares, trabalho de parto prolongado, atonia uterina pós-parto e descolamento prematuro da placenta após rotura das membranas. Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:

I. O balanço do LA é determinado pelo ajuste entre mecanismos secretores como a urina fetal e o exsudato, capacidade de troca materno-fetal no espaço interviloso e mecanismos de absorção, como os realizados pelas membranas cório-amnióticas e deglutição fetal.
II. A ocorrência de oligoidrâmnio no primeiro trimestre da gestação é rara e, geralmente, de etiologia indeterminada. No segundo trimestre, a principal causa são as malformações do trato urinário fetal, seguida pela rotura prematura das membranas ovulares, sendo a insuficiência placentária, exceção. Por sua vez, quando diagnosticado no terceiro trimestre da gestação, suas causas principais são a rotura prematura das membranas ovulares e a insuficiência placentária, embora algumas vezes a etiologia não possa ser determinada.
III. Alguns casos de polidrâmnio idiopático, sobretudo os mais leves, resolvem-se espontaneamente, tem sido associado a um menor risco de resultados maternos e perinatais adversos, como dificuldade respiratória materna, parto prematuro, apresentações anômalas, prolapso de cordão, rotura prematura das membranas ovulares, trabalho de parto prolongado, atonia uterina pós-parto e descolamento prematuro da placenta após rotura das membranas.
a. I e II, apenas.
b. II, apenas.
c. II e III, apenas.
d. III, apenas.
e. I, apenas.

Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.  Os principais sintomas relacionados ao diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso. Esses sintomas fazem o enfermeiro avaliar a gestante com mais destreza e assim, investigar demais sintomas que levantam a suspeita clínica da Diabetes Mellitus Gestacional como: fadiga, fraqueza, letargia, prurido cutâneo e vulvar e infecções de repetição.  PORQUE  O enfermeiro identifica na consulta de enfermagem no pré-natal quais os sinais e sintomas a gestante está vivenciando, realiza o diagnóstico do Diabetes Mellitus Gestacional, explica sobre as causas e os meios de conviver de forma saudável com essa doença. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.

Os principais sintomas relacionados ao diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso. Esses sintomas fazem o enfermeiro avaliar a gestante com mais destreza e assim, investigar demais sintomas que levantam a suspeita clínica da Diabetes Mellitus Gestacional como: fadiga, fraqueza, letargia, prurido cutâneo e vulvar e infecções de repetição.
O enfermeiro identifica na consulta de enfermagem no pré-natal quais os sinais e sintomas a gestante está vivenciando, realiza o diagnóstico do Diabetes Mellitus Gestacional, explica sobre as causas e os meios de conviver de forma saudável com essa doença.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

O que é correto sobre o parto pré-termo?
a. É definido como aquele em que a gestação termina entre a 20º e 37º semana de idade gestacional.
b. Sua fisiopatologia ainda não está bem esclarecida pelos estudiosos.
c. A maioria dos casos de prematuridade está associada ao rompimento das membranas do saco amniótico e gemelaridade com a presença de contrações uterinas ritmadas.
d. No parto pré-termo, as contrações uterinas se desenvolvem através de cinco mecanismos básicos como: a inflamação, o estresse, as modificações físicas do colo uterino, a isquemia uteroplacentária e a hemorragia.

a) Apenas a alternativa a está correta.
b) Apenas as alternativas a e b estão corretas.
c) Apenas as alternativas a, b e c estão corretas.
d) Todas as alternativas estão corretas.

Sobre a Hipertensão Gestacional, é correto afirmar que:
a. Apresenta um alto risco de morbidade e mortalidade materna e perinatal.
b. É diagnosticada após a 20ª semana, e a pressão sistólica encontra-se igual ou superior a 140 mmHg e a diastólica igual ou superior a 90 mmHg, com ausência de proteinúria.
c. Distingue-se de pré-eclampsia ou doença hipertensiva específica da gestação, que ocorre quando há presença de proteinúria maior ou igual a 300mg/ 24 horas, com presença ou não de edema.
d. A assistência prestada pelo Enfermeiro durante o período de pré-natal não é importante para a prevenção da Hipertensão Gestacional.

a) Apenas as alternativas a, b e c estão corretas.
b) Apenas as alternativas a e b estão corretas.
c) Apenas as alternativas a e c estão corretas.
d) Todas as alternativas estão corretas.

Sobre os principais cuidados relacionados à assistência de enfermagem na Doença Hipertensiva Específica da Gravidez, assinale a alternativa correta.

O enfermeiro deve ter compreensão do processo da doença hipertensiva, da relevância dos sinais clínicos, como também é importante o conhecimento da etiologia e fisiopatogênia.
Na primeira consulta de pré-natal, deve ser realizada anamnese abordando aspectos epidemiológicos, além dos antecedentes familiares e pessoais, ginecológicos e obstétricos e da gravidez atual. O exame físico deve constar avaliação da cabeça e pescoço, tórax, abdome, membros.
Avaliação rigorosa dos sinais vitais de 2 em 2 horas, avaliação constante do débito urinário, verificação dos reflexos, controle dos batimentos cardiofetal, orientar decúbito lateral esquerdo, atentar-se para cefaleia, distúrbio visual, dor epigástrica e nível de consciência.
Explicar a gestante e sua acompanhante o processo patológico e a necessidades de períodos de repouso em lateral esquerdo; permitir tempo pras perguntas; manter o ambiente tranquilo; estar atento aos sinais vitais, em especial o pulso; instruir para relatar sintomas como cefaleia, tonteira e dor precordial.
A tríade edema, proteinúria e hipertensão, sinais clássicos da Doença Hipertensiva Específica da Gravidez, deve ser identificada pelo enfermeiro na UBS, o qual é o mais hábil profissional para fazer os primeiros atendimentos e o encaminhamento para o acompanhamento de gestantes de alto risco.
a. Apenas a afirmativa II está correta.
b. Apenas a afirmativa III está correta.
c. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
e. Apenas a afirmativa V está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina