Buscar

Marcadores moleculares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Desafio
Você está trabalhando em um laboratório de melhoramento de plantas alimentícias e a empresa contrata um novo funcionário para auxiliá-lo com as técnicas de genética molecular. O seu novo ajudante sabe muito pouco sobre marcadores moleculares.
a) Diga quais são os marcadores cujos fenótipos moleculares você esquematizou a seu colega e justifique.
b) Além das explicações sobre 3 marcadores moleculares, você desenhou ao seu ajudante o perfil de bandas de 2 desses marcadores. Quais são eles? Eles são dominantes ou codominantes? Justifique.
Padrão de resposta esperado
a) Os marcadores são: SNP, SSR e RFLP.
​​​​​​​SNP – Os marcadores SNP têm como base mutações em bases únicas da cadeia de bases nitrogenadas (adenina, citosina, timina e guanina). SSR – São repetições em tandem de motivos de 1 a 6 nucleotídeos que podem ser classificados de acordo com seu tamanho, uma vez que o número de unidades de repetição pode ser variável entre genótipos. RFLP – O polimorfismo desse marcador é baseado nos diferentes tamanhos de fragmentos gerados por enzimas de restrição.
b) Perfil de bandas: SSR e RFLP. ​​​​​​​Ambos os marcadores moleculares são codominantes, uma vez que é possível distinguir o fenótipo molecular de um heterozigoto.
Marcadores moleculares
1.  O surgimento dos marcadores moleculares revolucionou os estudos de genética molecular envolvendo variabilidade genética, conservação de espécies, melhoramento genético, etc. Sobre esses marcadores, é possível afirmar:​​​​​​​
B.  As técnicas de RAPD e de AFLP não exigem conhecimento prévio da informação genética de sequências-alvo, como no caso dos marcadores SSR.
SSR consiste de regiões contendo sequências repetidas em tandem, de perfil codominante, o que permite obter mais informações. As técnicas de RAPD e de AFLP não exigem conhecimento prévio da informação genética de sequências-alvo, como no caso dos marcadores SSR. SFP utiliza a técnica de hibridização por microarranjo, que permite a observação simultânea de várias centenas de loci polimórficos espalhados pelo genoma. O marcador SSR apresenta limitações, como a impossibilidade de desenvolver “primers universais”, ou seja, é necessário que sejam desenvolvidos primers específicos para cada espécie. A técnica de RAPD é ótima ferramenta para estudos de conservação, uma vez que não requer conhecimento da sequência do DNA-alvo.
2.  Uma característica que difere os marcadores moleculares é o seu perfil dominante ou codominante. Essas diferenças podem impactar nos resultados obtidos a partir de determinada técnica empregada. Sobre o perfil dos marcadores moleculares, está correto afirmar:​​​​​​​
A. Uma característica dos marcadores RAPD e AFLP, diferente dos marcadores RFLP e SSR, é sua dominância, não permitindo a distinção entre genótipos homozigóticos e heterozigóticos.
Os marcadores RAPD e AFLP, diferente dos marcadores RFLP e SSR, apresentam perfil dominante. Isso significa que indivíduos homozigotos e indivíduos heterozigotos para um determinado locus não podem ser diferenciados a partir do perfil de amplificação, uma vez que ambos serão representados pela existência de apenas uma banda no gel. 
3.  O melhoramento genético serve para aumentar a frequência de alelos desejáveis em uma população animal ou vegetal, visando a benefícios ao produtor e ao consumidor. Sobre o melhoramento genético, podemos afirmar:​​​​​​​
D.  Uma vez detectados os marcadores associados a determinada característica de interesse, é possível selecionar os indivíduos com base no marcador.
O principal objetivo do melhoramento genético é aumentar a frequência de alelos desejáveis em uma população animal ou vegetal. Para que o melhoramento genético seja possível, um dos requisitos básicos é que haja variabilidade genética na população.
A seleção artificial é o uso de marcadores moleculares para a seleção de cruzamentos entre indivíduos com as melhores características. Uma vez detectados os marcadores associados a determinada característica de interesse, é possível selecionar os indivíduos com base nesse marcador. Como consequência do melhoramento genético, os genes responsáveis pelas características escolhidas tenderão a se tornar homozigotos, e não heterozigotos.
4.  A aplicação do melhoramento genético na pecuária e na agricultura tem representado enorme avanço econômico ao nosso país. Sobre essa aplicação, é correto afirmar:
B.  Em programas de melhoramento, os animais podem ser testados para a mutação de determinados genes, permitindo o estabelecimento de linhagens livres dessa mutação.
Hoje em dia, é possível identificar o genótipo desejável para determinada característica em qualquer bovino mediante a análise de uma amostra de DNA obtida de seu sangue ou tecido. Em programas de melhoramento, os animais podem ser testados para a mutação de determinados genes, permitindo o estabelecimento de linhagens livres dessa mutação. No Brasil já têm sido realizados estudos a fim de identificar os genes relacionados com a adaptação e a resistência das plantas à seca. Germoplasma é o conjunto do material genético de uma espécie disponível ao melhoramento genético. Aqui no Brasil também se tem feito o melhoramento genético de diversos cultivos importantes economicamente, como é o caso do milho e da soja.
5.  Os marcadores moleculares têm sido amplamente utilizados em estudos para analisar a diversidade genética e a conservação das espécies. Sobre esse aspecto, é possível afirmar:
C.  Marcadores que demandam o uso de primers específicos para a amplificação dificilmente poderiam ser usados para o estudo de espécies sobre as quais há pouca informação genética.
Todas as formas de vida do planeta são caracterizadas por variações genéticas que podem ser estudadas para investigar aspectos biológicos e graus de conservação da espécie. Um dos pontos mais importantes para a manutenção da variabilidade genética das espécies é o controle da endogamia. Marcadores que demandam o uso de primers específicos para a amplificação dificilmente poderiam ser usados para o estudo de espécies sobre as quais há pouca informação genética. A técnica de RAPD também é muito útil para o estudo de espécies raras ou ameaçadas, uma vez que necessita de pouca quantidade de DNA para as análises. Os microssatélites são eficientes para detectar polimorfismos em espécies ou indivíduos de uma mesma população, apresentando como principal vantagem o fato de serem codominantes.
SE TE AJUDOU, CURTI E ME SEGUE, DESTA FORMA CONTINUAREI A POSTAR EXERCÍCIO E AS AVALIAÇÕES.

Continue navegando