Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o fragmento a seguir:
Toda comunicação pela língua pressupõe um processo de adequação. O falante seleciona, em seu repertório linguístico, as formas mais adequadas às finalidades específicas da comunicação em que está envolvido, considerando seus interlocutores, o assunto de que trata, o objetivo da fala e o local em que se dá a comunicação. Essa adequação linguística pressupõe, entre outros fatores, a escolha de um nível de fala ou registro apropriados. (ORMUNDO; SINISCALCHI, 2020, p. 170)
Diante do exposto, o que significa dizer que todos os falantes são “camaleões linguísticos”?
a.
Somos “camaleões linguísticos” porque sabemos disfarçar nosso entendimento sobre língua no dia a dia. Afinal, mesmo não sabendo português, mascaramos bem.
b.
Somos “camaleões linguísticos” porque mudamos nossa cor social mediante as pressões raciais.
c.
Somos “camaleões linguísticos” porque usamos a língua como um instrumento de comunicação sujeito às pressões do uso, isto é, adequamos nossa fala e escrita mediante o uso.
d.
Somos “camaleões linguísticos” porque mudamos nossa personalidade através do ambiente
e.
Somos “camaleões linguísticos” porque mudamos apenas a nossa escrita de acordo com o uso. A fala sempre se mantém a mesma.
Resposta: A alternativa correta é a letra C.
Dizer que os falantes são “camaleões linguísticos” significa que eles são capazes de se adaptar e se adequar a sua fala e escrita de acordo com as diversas situações comunicativas em que estão inseridos, considerando os interlocutores, o assunto, o objetivo e o local da comunicação. Ou seja, eles selecionam as formas mais adequadas do seu repertório linguístico para atender às demandas comunicativas específicas.

Mais conteúdos dessa disciplina