Buscar

QUALIDADE DAS AGUAS SUBTERRANEAS

Prévia do material em texto

INTRODUÇÂO:
Este trabalho objetiva discutir a qualidade das águas subterrâneas no Brasil. No Brasil, a carência nos estudos da qualidade das águas é muito grande. Poucas unidades da federação fazem o monitoramento das águas no País. Dos estados que se destacam estão: Brasília, Minas Gerais, São Paulo e Ceará, As águas coletadas no subsolo quase sempre atendem as necessidades para usos diversos.
A importância dessa intervenção deve ser feita para corrigir a pouca demanda do monitoramento e análise da qualidade da água no Brasil, e avaliar os efeitos antrópicos especialmente nas regiões de maior demanda.
Análise de água
Como identificar problemas na qualidade da água
Desenvolvimento:
O objetivo desse seminário é melhorar o monitoramento da coleta e características de um sistema.
Nesse monitoramento, poderá ser feito o acompanhamento das alterações físicas, químicas e biológicas da água decorrentes de atividades antrópicas ou fenômenos naturais.
 Esse acompanhamento visa ao final do estudo permitir uma avaliação da qualidade das águas coletadas para o estudo, as principais fontes de contaminação dos aquíferos e discutir a questão da vulnerabilidade e proteção dos recursos hídricos subterrâneos.
 Amostra de baixa vazão Amostragem de baixa vazão 
 Coleta de baixa vazão Amostragem por baixa vazão
A amostragem por baixa vazão é um método utilizado para retirada de amostras de águas subterrâneas e pode ser considerado um dos meios mais seguros para analisar este recurso. A norma utilizada é a NBR 15.847 e o método é o que apresenta maior confiabilidade analítica e precisão nos resultados.
A água subterrânea é intensamente explorada no Brasil. A água de poços e fontes vem sendo utilizada para diversos fins, tais como o abastecimento humano, irrigação, indústria e lazer. (Zoby & Matos, 2002).
Perfuração de poços
Perfuração de poços
Perfuração de poços
Águas subterrâneas
 Aquífero 
 Aquífero 
 Aquífero
 METODOLOGIA:
 A finalidade dessa pesquisa qualitativa de fiscalização foi desenvolvida para uma melhor condição na supervisão das águas objetivando um acompanhamento na qualidade das águas subterrâneas no Brasil. Com essa metodologia os pontos de vigilância serão escolhidos de acordo com a qualidade da água contaminada seja por esgotamento sanitário ou resíduos sólidos. Entre os objetivos das análises esta compreenderem as relações existentes entre os fatores físicos, químicos e biológicos. Este quadro deficitário gera impacto não apenas sobre os rios, mas influi diretamente sobre a qualidade da água subterrânea.
 
 Esgoto sanitário em direção ao rio
 Esgoto sanitário em direção ao rio
 Resíduos sólidos contaminando a bacia hidrográfica
 Rio poluído por resíduos sólidos
 REFERÊNCIAS:
http://www.soberaniaambiental.eco.br/2016/03/Programa-de-Estimulo-a-Divulgacao-de-Dados-de-Qualidade-de-Agua-QUALIAGUA-ANA.html#:~:text=O%20primeiro%20grupo%20%C3%A9%20formado,%2C%20DF%2C%20MG%20e%20SP.
https://freitag.com.br/faqs/o-que-e-amostragem-em-baixa-vazao/
ZOBY, J.L.G. & MATOS, B. Águas subterrâneas no Brasil e sua inserção na Política Nacional de Recursos
Hídricos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 12., Florianópolis, 2002.
Florianópolis: ABAS, 2002. CD-ROM.

Continue navegando

Outros materiais