Buscar

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS
1. Para compreender a respeito dos contratos administrativos, seu conceito e definição precisam estar bem claros no seu significado originário. De acordo com a Lei das Licitações, o que são contratos administrativos?​​​​​​​
RESPOSTA: administrativo, de acordo com a Lei 8.666/1993, é todo e qualquer
ajuste celebrado entre órgãos ou entidades da administração pública (direta e indireta dos entes federativos União, Estados e Municípios) e particulares (pessoa física ou pessoa juríidica).
2.  Outra forma de identificar os contratos administrativos é que, neles, sempre serão encontradas as cláusulas exorbitantes – que são cláusulas de prerrogativa da Administração Pública. As cláusulas exorbitantes são:​​​​​​​
RESPOSTA: cláusulas de prerrogativas da Administração Pública, que se coloca como parte superior à outra parte contratada.
3. Os contratos administrativos, por sua vez, exigem que a administração pública e a parte contratada numa determinada relação jurídica estejam de pleno acordo. As cláusulas com direitos, obrigações e responsabilidades são estabelecidas de modo bilateral ou consensual entre as partes. Os elementos constitutivos devem seguir as regras dos contratos no seu plano de validade. Assim, são elementos constitutivos dos contratos administrativos: 
RESPOSTA: Declaração de vontade livre e de boa fé, agente do emissor da vontade capaz, licitude do objeto e forma.
4. O contrato administrativo sempre terá finalidade pública, com determinado procedimento estabelecido por lei em sua formalização. Quando o contrato administrativo se formaliza nesse sentido, é denominado contrato administrativo típico. São contratos administrativos típicos:
RESPOSTA: São aqueles contratos em que a Administração Pública estabelece relação jurídica com outra parte, realizando políticas públicas para atender os cidadãos. 
5. Os princípios dos contratos administrativos têm seu complemento nos princípios da Administração Pública, presentes no artigo 37 da Constituição Federal. Porém, em linhas gerais, suas formalizações têm seus próprios princípios. São princípios gerais dos contratos públicos: 
RESPOSTA: Autonomia de vontade, supremacia do interesse público sobre o interesse privado,  força obrigatória dos contratos, boa fé contratual e objetiva e vinculação do instrumento convocatório.

Continue navegando