Logo Passei Direto
Buscar

prova-de-anestesiologia-odontologica-i

User badge image
Lúcio

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Paciente 40 anos, tabagista sem sinais para alterações pulmonares significativas, secundigesta no segundo trimestre, IMC normal, sinais vitais normais, com histórico familiar de diabetes e hipertensão arterial, sem relato de utilização de fármacos.
Para o caso descrito, assinale a alternativa CORRETA, de acordo com a Classificação da American Society of Anesthesiologists (ASA):
A) ASA I.
B) ASA II.
C) ASA III.
D) ASA V.

Em um paciente com trismo e necessidade de submeter-se a bloqueio do nervo alveolar inferior, é CORRETO afirmar que uma técnica de escolha a ser realizada pelo cirurgião dentista seria:
A) Técnica Gow Gates.
B) Técnica de Vazirani Akinosi.
C) Técnica do bloqueio regional.
D) Técnica do bloqueio trigeminal.

Saber a dose máxima de um anestésico a ser administrado é fundamental para evitar-se intercorrência durante o uso desses na prática odontológica. Para um paciente com 50Kg, sabendo-se que a dose máxima de lidocaína a 2% é de 4,4mg/Kg de peso corporal.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o número máximo de tubetes possíveis de utilização com segurança para esse paciente:
A) 6.
B) 5.
C) 7.
D) 4.

Os anestésicos são classificados quanto a sua estrutura química. Essas características podem indicar ou contraindicar sua utilização em certos pacientes.
É CORRETO afirmar que o anestésico que pertence ao grupo das amidas é a:
A) Procaína.
B) Propoxicaína.
C) Benzocaína.
D) Etidocaína.

A metemoglobinemia é uma complicação que pode ocorrer após a administração de certos medicamentos e anestésicos locais. Quando se refere ao cloridrato de prilocaína, assinale o metabólito produzido após sua aplicação que PODE desencadear essa reação.
(A) Levonordefrina
(B) Ortotoluidina
(C) Pipecoloxilidida
(D) Aminobenzoato

Durante a técnica anestésica de bloqueio do nervo alveolar superoanterior (bloqueio do nervo infraorbitário), temos como áreas anestesiadas, entre outras:
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as áreas anestesiadas.
A) Incisivo central superior até canino do lado da injeção; em cerca de 72% dos pacientes (segundo a literatura), os pré-molares superiores e a raiz mesiovestibular do primeiro molar; pálpebra inferior, face lateral do nariz e lábio superior, do lado da injeção.
B) Incisivo central superior até lateral do lado da injeção; em cerca de 72% dos pacientes (segundo a literatura), os pré-molares superiores apenas; pálpebra inferior, face lateral do nariz e lábio superior, do lado da injeção.
C) Incisivo central superior até canino do lado da injeção; em cerca de 20% dos pacientes (segundo a literatura), os pré-molares superiores e a raiz mesiovestibular do primeiro molar; pálpebra inferior, face medial do nariz, do lado da injeção.
D) Incisivo central superior até canino do lado da injeção; em cerca de 72% dos pacientes (segundo a literatura), os pré-molares superiores e a raiz palatina do primeiro molar; pálpebra inferior, face medial do nariz e lábio superior, do lado da injeção.
E) Incisivo central superior até canino do lado da injeção; em cerca de 72% dos pacientes (segundo a literatura), os pré-molares superiores e a raiz palatina do primeiro molar; face lateral do nariz e lábio superior, do lado da injeção.

Paciente masculino, 12 anos, comparece à clínica odontológica com indicação para germectomia. Seu peso é de 33 kg e não apresenta problemas de saúde significativos.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta quanto à dose máxima de mepivacaína (em mg) que poderá ser administrada nesse paciente.
A) 145.
B) 217.
C) 231.
D) 264.
E) 300.

Vários enfoques farmacológicos podem ser utilizados para controlar o medo e a ansiedade em pacientes odontológicos.
Em qual nível de sedação enquadra-se o caso hipotético acima?
A) Mínima.
B) Moderada.
C) Profunda.
D) Anestesia geral.

Paciente do sexo masculino, 50 anos, foi submetido a anestesia local intraoral, com mepivacaína 2% - 1:200.000 de epinefrina, para realização de exodontia. Após a infiltração anestésica o paciente relatou dormência em parte da orelha, pele sobre o zigoma e na região temporal do couro cabeludo dessa região.
Qual a técnica de anestesia foi realizada no referido caso?
A) Gow-Gates.
B) Vazirani-Akinosi.
C) Bloqueio do nervo facial.
D) Bloqueio do nervo maxilar.

Paciente do sexo feminino, 48 anos, ASA II (segundo a classificação do estado físico do paciente de acordo com a Sociedade Americana de Anestesiologia), referiu durante a anamnese fazer tratamento para depressão e distúrbios de ansiedade com amitriptilina.
Nessa paciente é absolutamente contraindicado o uso de:
A) fenilefrina.
B) adrenalina.
C) felipressina.
D) noradrenalina.

A ropivacaína integra uma nova linha de anestésicos locais que tenta aperfeiçoar as características dos anestésicos.
A principal propriedade pela qual essa droga se difere das demais é a
A) melhor perfusão tecidual.
B) duração prolongada do efeito anestésico.
C) dispensa do uso de vasoconstrictor.
D) cardiotoxidade aumentada.

Qual vasoconstritor que tem sua ação sobre os receptores V1 da vasopressina, presentes no músculo liso da parede dos vasos sanguíneos, com ação muito mais acentuada na microcirculação venosa do que na arteriolar?
A) Fenilefrina;
B) Epinefrina;
C) Marcaína;
D) Felipressina;
E) Norepinefrina.

A técnica Gow-Gates é um verdadeiro bloqueio nervoso mandibular, pois proporciona anestesia sensorial em praticamente toda a distribuição do referido nervo.
Essa técnica, no entanto, é contraindicada
A) quando há necessidade de anestesia dos tecidos moles bucais, do terceiro molar até a linha média.
B) em casos em que é necessária a anestesia dos tecidos moles linguais.
C) na presença de infecção ou de inflamação na área de injeção para a execução da referida técnica.
D) em procedimentos concomitantes em vários dentes mandibulares.

O manejo do paciente odontológico com alergia confirmada a anestésicos locais varia de acordo com a natureza dessa alergia.
Na realização de uma frenectomia em um paciente que tenha uma alergia documentada (com parecer do médico alergista) a um tipo de anestésico local do grupo amida, qual é a conduta correta?
A) Empregar anestésico de grupo amida diferente daquele que foi confirmado haver alergia, já que não há alergenicidade cruzada entre eles.
B) Utilizar articaína que é um anestésico do grupo éster.
C) Realizar a cirurgia com anestésico tópico de excelente qualidade.
D) Realizar o teste subcutâneo com 0,5ml do anestésico causador da alergia previamente ao bloqueio.

O bloqueio do nervo alveolar inferior é uma das técnicas mais empregadas em cirurgias realizadas na mandíbula.
Considerando esta técnica e suas variações, analise as afirmacoes abaixo.
I. O bloqueio bilateral dos nervos alveolares inferiores não pode ser realizado.
II. A técnica tradicional ou de Halsted possui uma frequência de insucesso relevante, sendo maior nos incisivos.
III. A técnica de bloqueio do nervo mandibular de Vazirani-Akinosi não é realizada com a boca aberta e sim fechada.
IV. O ideal é a deposição de anestésico o mais próximo possível do forame oval para obtenção de sucesso nesta técnica.
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.

Em relação ao bloqueio do nervo mandibular, referente à técnica conhecida como Gow-Gates, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Usada quando é necessária anestesia dos tecidos moles vestibulares, desde o terceiro molar até a linha média.
B) Indicada quando é necessária anestesia dos tecidos moles linguais.
C) Indicada para procedimentos unitários na arcada inferior.
D) Poderá ser usada quando um bloqueio do nervo alveolar inferior convencional for mal sucedido.

Assinale a alternativa correta.
A) O Bloqueio do nervo Alveolar Superior Médio anestesia polpas do incisivo central superior até o canino superior do lado da injeção; Cerca de 72% dos pacientes, as polpas dos pré-molares superiores e a raiz mesiovestibular do primeiro molar; Tecido periodontal vestibular (labial) e osso destes mesmos dentes; Pálpebra inferior, aspecto lateral do nariz, lábio superior.
B) O Bloqueio do nervo Maxilar via Canal Palatino Maior anestesia polpas dos dentes superiores no lado do bloqueio; Periósteo vestibular e osso sobrejacente a estes dentes; Tecidos moles e osso do palato duro e parte do palato mole, medialmente à linha média; Pele da pálpebra inferior, lado do nariz, bochecha e lábio superior.
C) O Bloqueio do nervo Alveolar Superior Posterior anestesia polpas do terceiro, segundo e primeiro molares superiores (todo o dente = 72%; raiz mesiovestibular do primeiro molar superior não anestesiado = 28%); Tecido ósseo e periodontal vestibular e palatino a estes.
D) O Bloqueio do nervo Maxilar via Tuberosidade Alta anestesia polpas dos dentes superiores no lado do bloqueio; Periósteo vestibular e osso sobrejacente a estes dentes; Tecidos moles e osso do palato duro, parte do palato mole, medialmente à linha média exceto a pré-maxila; Pele da pálpebra inferior, lado do nariz, bochecha e lábio superior.

Assinale a alternativa correta.
A) Sabemos que na técnica de Bloqueio isolado do nervo Bucal a agulha deverá ficar paralela ao plano oclusal, tangenciando a vestibular dos molares e puncionar a prega mucovestibular vestíbulo-mesial ao último molar.
B) Segundo Malamed, o Bloqueio do Nervo Alveolar Inferior pela técnica convencional sensibiliza as áreas inervadas pelos nervos Alveolar Inferior, Lingual, Bucal, Mentoniano e Incisivo.
C) Durante a técnica de Gow-Gates, temos as seguintes áreas anestesiadas: Dentes inferiores até a linha média; Mucoperiósteo e mucosa vestibular no lado da injeção; Dois terços anteriores da língua e assoalho da cavidade oral; Tecidos moles linguais e periósteo Corpo da mandíbula, porção inferior do ramo; Pele sobre o zigoma, porção posterior da bochecha e região temporal.
D) Sabemos que a técnica Gow-Gates é bastante eficaz e segura, tendo como complicações apenas o hematoma e o trismo.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Paciente 40 anos, tabagista sem sinais para alterações pulmonares significativas, secundigesta no segundo trimestre, IMC normal, sinais vitais normais, com histórico familiar de diabetes e hipertensão arterial, sem relato de utilização de fármacos.
Para o caso descrito, assinale a alternativa CORRETA, de acordo com a Classificação da American Society of Anesthesiologists (ASA):
A) ASA I.
B) ASA II.
C) ASA III.
D) ASA V.

Em um paciente com trismo e necessidade de submeter-se a bloqueio do nervo alveolar inferior, é CORRETO afirmar que uma técnica de escolha a ser realizada pelo cirurgião dentista seria:
A) Técnica Gow Gates.
B) Técnica de Vazirani Akinosi.
C) Técnica do bloqueio regional.
D) Técnica do bloqueio trigeminal.

Saber a dose máxima de um anestésico a ser administrado é fundamental para evitar-se intercorrência durante o uso desses na prática odontológica. Para um paciente com 50Kg, sabendo-se que a dose máxima de lidocaína a 2% é de 4,4mg/Kg de peso corporal.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o número máximo de tubetes possíveis de utilização com segurança para esse paciente:
A) 6.
B) 5.
C) 7.
D) 4.

Os anestésicos são classificados quanto a sua estrutura química. Essas características podem indicar ou contraindicar sua utilização em certos pacientes.
É CORRETO afirmar que o anestésico que pertence ao grupo das amidas é a:
A) Procaína.
B) Propoxicaína.
C) Benzocaína.
D) Etidocaína.

A metemoglobinemia é uma complicação que pode ocorrer após a administração de certos medicamentos e anestésicos locais. Quando se refere ao cloridrato de prilocaína, assinale o metabólito produzido após sua aplicação que PODE desencadear essa reação.
(A) Levonordefrina
(B) Ortotoluidina
(C) Pipecoloxilidida
(D) Aminobenzoato

Durante a técnica anestésica de bloqueio do nervo alveolar superoanterior (bloqueio do nervo infraorbitário), temos como áreas anestesiadas, entre outras:
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as áreas anestesiadas.
A) Incisivo central superior até canino do lado da injeção; em cerca de 72% dos pacientes (segundo a literatura), os pré-molares superiores e a raiz mesiovestibular do primeiro molar; pálpebra inferior, face lateral do nariz e lábio superior, do lado da injeção.
B) Incisivo central superior até lateral do lado da injeção; em cerca de 72% dos pacientes (segundo a literatura), os pré-molares superiores apenas; pálpebra inferior, face lateral do nariz e lábio superior, do lado da injeção.
C) Incisivo central superior até canino do lado da injeção; em cerca de 20% dos pacientes (segundo a literatura), os pré-molares superiores e a raiz mesiovestibular do primeiro molar; pálpebra inferior, face medial do nariz, do lado da injeção.
D) Incisivo central superior até canino do lado da injeção; em cerca de 72% dos pacientes (segundo a literatura), os pré-molares superiores e a raiz palatina do primeiro molar; pálpebra inferior, face medial do nariz e lábio superior, do lado da injeção.
E) Incisivo central superior até canino do lado da injeção; em cerca de 72% dos pacientes (segundo a literatura), os pré-molares superiores e a raiz palatina do primeiro molar; face lateral do nariz e lábio superior, do lado da injeção.

Paciente masculino, 12 anos, comparece à clínica odontológica com indicação para germectomia. Seu peso é de 33 kg e não apresenta problemas de saúde significativos.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta quanto à dose máxima de mepivacaína (em mg) que poderá ser administrada nesse paciente.
A) 145.
B) 217.
C) 231.
D) 264.
E) 300.

Vários enfoques farmacológicos podem ser utilizados para controlar o medo e a ansiedade em pacientes odontológicos.
Em qual nível de sedação enquadra-se o caso hipotético acima?
A) Mínima.
B) Moderada.
C) Profunda.
D) Anestesia geral.

Paciente do sexo masculino, 50 anos, foi submetido a anestesia local intraoral, com mepivacaína 2% - 1:200.000 de epinefrina, para realização de exodontia. Após a infiltração anestésica o paciente relatou dormência em parte da orelha, pele sobre o zigoma e na região temporal do couro cabeludo dessa região.
Qual a técnica de anestesia foi realizada no referido caso?
A) Gow-Gates.
B) Vazirani-Akinosi.
C) Bloqueio do nervo facial.
D) Bloqueio do nervo maxilar.

Paciente do sexo feminino, 48 anos, ASA II (segundo a classificação do estado físico do paciente de acordo com a Sociedade Americana de Anestesiologia), referiu durante a anamnese fazer tratamento para depressão e distúrbios de ansiedade com amitriptilina.
Nessa paciente é absolutamente contraindicado o uso de:
A) fenilefrina.
B) adrenalina.
C) felipressina.
D) noradrenalina.

A ropivacaína integra uma nova linha de anestésicos locais que tenta aperfeiçoar as características dos anestésicos.
A principal propriedade pela qual essa droga se difere das demais é a
A) melhor perfusão tecidual.
B) duração prolongada do efeito anestésico.
C) dispensa do uso de vasoconstrictor.
D) cardiotoxidade aumentada.

Qual vasoconstritor que tem sua ação sobre os receptores V1 da vasopressina, presentes no músculo liso da parede dos vasos sanguíneos, com ação muito mais acentuada na microcirculação venosa do que na arteriolar?
A) Fenilefrina;
B) Epinefrina;
C) Marcaína;
D) Felipressina;
E) Norepinefrina.

A técnica Gow-Gates é um verdadeiro bloqueio nervoso mandibular, pois proporciona anestesia sensorial em praticamente toda a distribuição do referido nervo.
Essa técnica, no entanto, é contraindicada
A) quando há necessidade de anestesia dos tecidos moles bucais, do terceiro molar até a linha média.
B) em casos em que é necessária a anestesia dos tecidos moles linguais.
C) na presença de infecção ou de inflamação na área de injeção para a execução da referida técnica.
D) em procedimentos concomitantes em vários dentes mandibulares.

O manejo do paciente odontológico com alergia confirmada a anestésicos locais varia de acordo com a natureza dessa alergia.
Na realização de uma frenectomia em um paciente que tenha uma alergia documentada (com parecer do médico alergista) a um tipo de anestésico local do grupo amida, qual é a conduta correta?
A) Empregar anestésico de grupo amida diferente daquele que foi confirmado haver alergia, já que não há alergenicidade cruzada entre eles.
B) Utilizar articaína que é um anestésico do grupo éster.
C) Realizar a cirurgia com anestésico tópico de excelente qualidade.
D) Realizar o teste subcutâneo com 0,5ml do anestésico causador da alergia previamente ao bloqueio.

O bloqueio do nervo alveolar inferior é uma das técnicas mais empregadas em cirurgias realizadas na mandíbula.
Considerando esta técnica e suas variações, analise as afirmacoes abaixo.
I. O bloqueio bilateral dos nervos alveolares inferiores não pode ser realizado.
II. A técnica tradicional ou de Halsted possui uma frequência de insucesso relevante, sendo maior nos incisivos.
III. A técnica de bloqueio do nervo mandibular de Vazirani-Akinosi não é realizada com a boca aberta e sim fechada.
IV. O ideal é a deposição de anestésico o mais próximo possível do forame oval para obtenção de sucesso nesta técnica.
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.

Em relação ao bloqueio do nervo mandibular, referente à técnica conhecida como Gow-Gates, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Usada quando é necessária anestesia dos tecidos moles vestibulares, desde o terceiro molar até a linha média.
B) Indicada quando é necessária anestesia dos tecidos moles linguais.
C) Indicada para procedimentos unitários na arcada inferior.
D) Poderá ser usada quando um bloqueio do nervo alveolar inferior convencional for mal sucedido.

Assinale a alternativa correta.
A) O Bloqueio do nervo Alveolar Superior Médio anestesia polpas do incisivo central superior até o canino superior do lado da injeção; Cerca de 72% dos pacientes, as polpas dos pré-molares superiores e a raiz mesiovestibular do primeiro molar; Tecido periodontal vestibular (labial) e osso destes mesmos dentes; Pálpebra inferior, aspecto lateral do nariz, lábio superior.
B) O Bloqueio do nervo Maxilar via Canal Palatino Maior anestesia polpas dos dentes superiores no lado do bloqueio; Periósteo vestibular e osso sobrejacente a estes dentes; Tecidos moles e osso do palato duro e parte do palato mole, medialmente à linha média; Pele da pálpebra inferior, lado do nariz, bochecha e lábio superior.
C) O Bloqueio do nervo Alveolar Superior Posterior anestesia polpas do terceiro, segundo e primeiro molares superiores (todo o dente = 72%; raiz mesiovestibular do primeiro molar superior não anestesiado = 28%); Tecido ósseo e periodontal vestibular e palatino a estes.
D) O Bloqueio do nervo Maxilar via Tuberosidade Alta anestesia polpas dos dentes superiores no lado do bloqueio; Periósteo vestibular e osso sobrejacente a estes dentes; Tecidos moles e osso do palato duro, parte do palato mole, medialmente à linha média exceto a pré-maxila; Pele da pálpebra inferior, lado do nariz, bochecha e lábio superior.

Assinale a alternativa correta.
A) Sabemos que na técnica de Bloqueio isolado do nervo Bucal a agulha deverá ficar paralela ao plano oclusal, tangenciando a vestibular dos molares e puncionar a prega mucovestibular vestíbulo-mesial ao último molar.
B) Segundo Malamed, o Bloqueio do Nervo Alveolar Inferior pela técnica convencional sensibiliza as áreas inervadas pelos nervos Alveolar Inferior, Lingual, Bucal, Mentoniano e Incisivo.
C) Durante a técnica de Gow-Gates, temos as seguintes áreas anestesiadas: Dentes inferiores até a linha média; Mucoperiósteo e mucosa vestibular no lado da injeção; Dois terços anteriores da língua e assoalho da cavidade oral; Tecidos moles linguais e periósteo Corpo da mandíbula, porção inferior do ramo; Pele sobre o zigoma, porção posterior da bochecha e região temporal.
D) Sabemos que a técnica Gow-Gates é bastante eficaz e segura, tendo como complicações apenas o hematoma e o trismo.

Prévia do material em texto

A Studocu não é patrocinada ou endossada por nenhuma faculdade ou universidade
Prova de anestesiologia odontológica I
Diagnóstico odontológico (Universidade da Amazônia)
A Studocu não é patrocinada ou endossada por nenhuma faculdade ou universidade
Prova de anestesiologia odontológica I
Diagnóstico odontológico (Universidade da Amazônia)
Baixado por Victor Lucio (victorlucio5051@gmail.com)
lOMoARcPSD|25035503
https://www.studocu.com/pt-br?utm_campaign=shared-document&utm_source=studocu-document&utm_medium=social_sharing&utm_content=prova-de-anestesiologia-odontologica-i
https://www.studocu.com/pt-br/document/universidade-da-amazonia/diagnostico-odontologico/prova-de-anestesiologia-odontologica-i/11047647?utm_campaign=shared-document&utm_source=studocu-document&utm_medium=social_sharing&utm_content=prova-de-anestesiologia-odontologica-i
https://www.studocu.com/pt-br/course/universidade-da-amazonia/diagnostico-odontologico/4487792?utm_campaign=shared-document&utm_source=studocu-document&utm_medium=social_sharing&utm_content=prova-de-anestesiologia-odontologica-i
https://www.studocu.com/pt-br?utm_campaign=shared-document&utm_source=studocu-document&utm_medium=social_sharing&utm_content=prova-de-anestesiologia-odontologica-i
https://www.studocu.com/pt-br/document/universidade-da-amazonia/diagnostico-odontologico/prova-de-anestesiologia-odontologica-i/11047647?utm_campaign=shared-document&utm_source=studocu-document&utm_medium=social_sharing&utm_content=prova-de-anestesiologia-odontologica-i
https://www.studocu.com/pt-br/course/universidade-da-amazonia/diagnostico-odontologico/4487792?utm_campaign=shared-document&utm_source=studocu-document&utm_medium=social_sharing&utm_content=prova-de-anestesiologia-odontologica-i
ANESTESIOLOGIA
1) Paciente 40 anos, tabagista sem sinais para alterações pulmonares
significativas, secundigesta no segundo trimestre, IMC normal, sinais vitais
normais, com histórico familiar de diabetes e hipertensão arterial, sem relato de
utilização de fármacos.
Para o caso descrito, assinale a alternativa CORRETA, de acordo com a
Classificação da American Society of Anesthesiologists (ASA):
A) ASA I. 
B) ASA II. 
C) ASA III. 
D) ASA V.
2) Em um paciente com trismo e necessidade de submeter-se a bloqueio do
nervo alveolar inferior, é CORRETO afirmar que uma técnica de escolha a ser
realizada pelo cirurgião dentista seria:
A) Técnica Gow Gates.
B) Técnica de Vazirani Akinosi.
C) Técnica do bloqueio regional. 
D) Técnica do bloqueio trigeminal.
3) Saber a dose máxima de um anestésico a ser administrado é fundamental
para evitar-se intercorrência durante o uso desses na prática odontológica.
Para um paciente com 50Kg, sabendo-se que a dose máxima de lidocaína a
2% é de 4,4mg/Kg de peso corporal. Assinale a alternativa que apresenta
CORRETAMENTE o número máximo de tubetes possíveis de utilização com
segurança para esse paciente:
A) 6. 
B) 5. 
C) 7. 
D) 4.
4) Os anestésicos são classificados quanto a sua estrutura química. Essas
características podem indicar ou contraindicar sua utilização em certos
pacientes. É CORRETO afirmar que o anestésico que pertence ao grupo das
amidas é a:
A) Procaína.
B) Propoxicaína. 
C) Benzocaína. 
D) Etidocaína.
Baixado por Victor Lucio (victorlucio5051@gmail.com)
lOMoARcPSD|25035503
5) A metemoglobinemia é uma complicação que pode ocorrer após a
administração de certos medicamentos e anestésicos locais. Quando se refere
ao cloridrato de prilocaína, assinale o metabólito produzido após sua aplicação
que PODE desencadear essa reação.
A) Levonordefrina. 
B) Ortotoluidina. 
C) Pipecoloxilidida. 
D) Aminobenzoato.
6) Durante a técnica anestésica de bloqueio do nervo alveolar superoanterior
(bloqueio do nervo infraorbitário), temos como áreas anestesiadas, entre
outras:
A) Incisivo central superior até canino do lado da injeção; em cerca de 72% dos
pacientes (segundo a literatura), os pré-molares superiores e a raiz
mesiovestibular do primeiro molar; pálpebra inferior, face lateral do nariz e lábio
superior, do lado da injeção.
B) Incisivo central superior até lateral do lado da injeção; em cerca de 72% dos
pacientes (segundo a literatura), os pré-molares superiores apenas; pálpebra
inferior, face lateral do nariz e lábio superior, do lado da injeção.
C) Incisivo central superior até canino do lado da injeção; em cerca de 20% dos
pacientes (segundo a literatura), os pré-molares superiores e a raiz
mesiovestibular do primeiro molar; pálpebra inferior, face medial do nariz, do
lado da injeção.
D) Incisivo central superior até canino do lado da injeção; em cerca de 72% dos
pacientes (segundo a literatura), os pré-molares superiores e a raiz palatina do
primeiro molar; pálpebra inferior, face medial do nariz e lábio superior, do lado
da injeção.
E) Incisivo central superior até canino do lado da injeção; em cerca de 72% dos
pacientes (segundo a literatura), os pré-molares superiores e a raiz palatina do
primeiro molar; face lateral do nariz e lábio superior, do lado da injeção.
7) Paciente masculino, 12 anos, comparece à clínica odontológica com
indicação para germectomia. Seu peso é de 33 kg e não apresenta problemas
de saúde significativos. O anestésico disponível para o procedimento é a
mepivacaína a 2% com adrenalina 1:100.000. Com base nessas informações,
assinale a alternativa correta quanto à dose máxima de mepivacaína (em mg)
que poderá ser administrada nesse paciente.
A) 145. 
B) 217. 
C) 231. 
D) 264. 
E) 300.
Baixado por Victor Lucio (victorlucio5051@gmail.com)
lOMoARcPSD|25035503
8) Vários enfoques farmacológicos podem ser utilizados para controlar o medo
e a ansiedade em pacientes odontológicos. A depender da estratégia utilizada
em sedação, os níveis desta última podem variar desde mínima, moderada,
profunda e anestesia geral. Nesse contexto, em um paciente adulto foi
empregada sedação farmacológica após a qual o mesmo apresentou-se da
seguinte forma: consciência diminuída, reflexos protetores deprimidos,
ausência de resposta a comando verbal, sinais vitais estáveis e ausência de
ansiedade. Em qual nível de sedação enquadra-se o caso hipotético acima?
A) Mínima.
B) Moderada.
C) Profunda.
D) Anestesia geral.
9) Paciente do sexo masculino, 50 anos, foi submetido a anestesia local
intraoral, com mepivacaína 2% - 1:200.000 de epinefrina, para realização de
exodontia. Após a infiltração anestésica o paciente relatou dormência em parte
da orelha, pele sobre o zigoma e na região temporal do couro cabeludo dessa
região. Qual a técnica de anestesia foi realizada no referido caso?
A) Gow-Gates.
B) Vazirani-Akinosi.
C) Bloqueio do nervo facial. 
D) Bloqueio do nervo maxilar.
10)Paciente do sexo feminino, 48 anos, ASA II (segundo a classificação do
estado físico do paciente de acordo com a Sociedade Americana de
Anestesiologia), referiu durante a anamnese fazer tratamento para depressão e
distúrbios de ansiedade com amitriptilina. Nessa paciente é absolutamente
contraindicado o uso de:
A) fenilefrina.
B) adrenalina.
C) felipressina. 
D) noradrenalina.
11)A ropivacaína integra uma nova linha de anestésicos locais que tenta
aperfeiçoar as características dos anestésicos. A principal propriedade pela
qual essa droga se difere das demais é a
A) melhor perfusão tecidual.
B) duração prolongada do efeito anestésico. 
C) dispensa do uso de vasoconstrictor.
D) cardiotoxidade aumentada.
12) A metabolização e a excreção da Lidocaína, Mepivacaína, Prilocaína e
Articaína ocorrem, respectivamente, por meio de
Baixado por Victor Lucio (victorlucio5051@gmail.com)
lOMoARcPSD|25035503
A) fígado e rins; fígado e rins; fígado/plasma e rins; plasma e pulmão. 
B) fígado e rins; fígado e rins; fígado e rins; fígado/plasma e rins.
C) fígado e rins; plasma e pulmão; fígado e rins; fígado/plasma e rins. 
D) fígado/plasma e rins; fígado e rins; fígado e rins; fígado e rins.
13)Em relação ao uso de anestésicos locais, é incorreto afirmar que
A) em decorrência dos efeitos anestésicos, as sensações irão desaparecer e
reaparecer de acordo com a seguinte ordem: 1 – dor, 2 – frio, 3 – quente, 4 –
tato.
B) o uso apropriado (aspiração e injeção lenta) de um anestésico local com
concentração mínima de vasopressor exógeno (1:100.000) pode conseguir um
bom controle da dor, evitando-se a liberação de catecolaminas endógenas.
C) o bissulfito de sódio e o metilparabeno, componentes dos tubetes
anestésicos, são os principais responsáveis pelas reações alérgicas.
D) são sinais leves decorrentes de uma superdosagem de anestésico local: fala
difícil, calafrios, tremores, tontura e distúrbios visuais.
14)Qual vasoconstritor que tem sua ação sobre os receptores V1 da
vasopressina, presentes no músculo liso da parede dos vasos sanguíneos,
com ação muito mais acentuada na microcirculação venosa do que na
arteriolar?
A) Fenilefrina; 
B) Epinefrina;
C) Marcaína;
D) Felipressina; 
E) Norepinefrina.
15)A técnica Gow-Gates é um verdadeiro bloqueio nervoso mandibular, pois
proporciona anestesia sensorial em praticamente toda a distribuição do referido
nervo. Essa técnica, no entanto, é contraindicada
A) quando há necessidade de anestesia dos tecidos moles bucais, do terceiro
molar até a linha média.
B) em casos em que é necessária a anestesia dos tecidos moles linguais.
C) na presença de infecção ou de inflamação na área de injeção para a
execução da referida técnica.
D) em procedimentos concomitantes em vários dentes mandibulares.
16) O manejo do paciente odontológico com alergia confirmada a anestésicos
locais varia de acordo com a natureza dessa alergia. Se a alergia for limitada
aos anestésicos do grupo éster, usa-se um anestésico do grupo amida
(contanto que ele não contenha um conservante de parabeno, que está
intimamente relacionado aos ésteres).
Baixado por Victor Lucio (victorlucio5051@gmail.com)
lOMoARcPSD|25035503
Na realização de uma frenectomia em um paciente que tenha uma alergia
documentada (com parecer do médico alergista) a um tipo de anestésico local
do grupo amida, qual é a conduta correta?
A) Empregar anestésico de grupo amida diferente daquele que foi confirmado
haver alergia, já que não há alergenicidade cruzada entre eles.
B) Utilizar articaína que é um anestésico do grupo éster.
C) Realizar a cirurgia com anestésico tópico de excelente qualidade.
D) Realizar o teste subcutâneo com 0,5ml do anestésico causador da alergia
previamente ao bloqueio.
17)(AERONÁUTICA – 2019) O bloqueio do nervo alveolar inferior é uma das
técnicas mais empregadas em cirurgias realizadas na mandíbula.
Considerando esta técnica e suas variações, analise as afirmações abaixo.
I. O bloqueio bilateral dos nervos alveolares inferiores não pode ser realizado.
II. A técnica tradicional ou de Halsted possui uma frequência de insucesso
relevante, sendo maior nos incisivos.
III. A técnica de bloqueio do nervo mandibular de Vazirani-Akinosi não é
realizada com a boca aberta e sim fechada.
IV. O ideal é a deposição de anestésico o mais próximo possível do forame oval
para obtenção de sucesso nesta técnica.
Está correto apenas o que se afirma em; 
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
18)(UFU – 2012) Em relação ao bloqueio do nervo mandibular, referente à
técnica conhecida como Gow-Gates, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Usada quando é necessária anestesia dos tecidos moles vestibulares,
desde o terceiro molar até a linha média.
B) Indicada quando é necessária anestesia dos tecidos moles linguais. 
C) Indicada para procedimentos unitários na arcada inferior.
D) Poderá ser usada quando um bloqueio do nervo alveolar inferior
convencional for mal sucedido.
19)(UFU – 2013) Assinale a alternativa correta.
A) O Bloqueio do nervo Alveolar Superior Médio anestesia polpas do incisivo
central superior até o canino superior do lado da injeção; Cerca de 72% dos
pacientes, as polpas dos prémolares superiores e a raiz mesiovestibular do
primeiro molar; Tecido periodontal vestibular (labial) e osso destes mesmos
dentes; Pálpebra inferior, aspecto lateral do nariz, lábio superior.
Baixado por Victor Lucio (victorlucio5051@gmail.com)
lOMoARcPSD|25035503
B) O Bloqueio do nervo Maxilar via Canal Palatino Maior anestesia polpas dos
dentes superiores no lado do bloqueio; Periósteo vestibular e osso
sobrejacente a estes dentes; Tecidos moles e osso do palato duro e parte do
palato mole, medialmente à linha média; Pele da pálpebra inferior, lado do
nariz, bochecha e lábio superior.
C) O Bloqueio do nervo Alveolar Superior Posterior anestesia polpas do
terceiro, segundo e primeiro molares superiores (todo o dente = 72%; raiz
mesiovestibular do primeiro molar superior não anestesiado = 28%); Tecido
ósseo e periodontal vestibular e palatino a estes.
D) O Bloqueio do nervo Maxilar via Tuberosidade Alta anestesia polpas dos
dentes superiores no lado do bloqueio; Periósteo vestibular e osso
sobrejacente a estes dentes; Tecidos moles e osso do palato duro, parte do
palato mole, medialmente à linha média exceto a prémaxila; Pele da pálpebra
inferior, lado do nariz, bochecha e lábio superior.
20)(UFU – 2013) Assinale a alternativa correta.
A) Sabemos que na técnica de Bloqueio isolado do nervo Bucal a agulha
deverá ficar paralela ao plano oclusal, tangenciando a vestibular dos molares e
puncionar a prega mucovestibular vestíbulo-mesial ao último molar.
B) Segundo Malamed, o Bloqueio do Nervo Alveolar Inferior pela técnica
convencional sensibiliza as áreas inervadas pelos nervos Alveolar Inferior,
Lingual, Bucal, Mentoniano e Incisivo.
C) Durante a técnica de Gow-Gates, temos as seguintes áreas anestesiadas:
Dentes inferiores até a linha média; Mucoperiósteo e mucosa vestibular no lado
da injeção; Dois terços anteriores da língua e assoalho da cavidade oral;
Tecidos moles linguais e periósteo Corpo da mandíbula, porção inferior do
ramo; Pele sobre o zigoma, porção posterior da bochecha e região temporal.
D) Sabemos que a técnica Gow-Gates é bastante eficaz e segura, tendo como
complicações apenas o hematoma e o trismo.
21)Em relação à técnica anestésica de Vazirani-Akinosi, assinale a alternativa
INCORRETA.
A) A penetração da agulha não deve exceder 25 mm, caso isso aconteça, há
maior possibilidade de ocorrer paralisia facial do lado anestesiado.
B) A agulha deverá penetrar a mucosa na borda medial do ramo, na altura da
margem gengival dos molares superiores.
C) O cilindro da seringa deverá estar paralelo ao plano oclusal da maxila. 
D) Está indicada para pacientes com limitação de abertura bucal.
22)(AERONÁUTICA – 2018) A anestesia local apresenta complicações como
necrose tecidual e formação de hematomas.
- A formação de hematoma de evolução rápida é um possível acidente durante
a anestesia local da cavidade bucal.
Baixado por Victor Lucio (victorlucio5051@gmail.com)
lOMoARcPSD|25035503
Porque
- A pressão sanguínea intravascular de veias é significativamente maior.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que
a) a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
b) a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
c) as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
d) as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Gabarito 
1 B 
2 B 
3 A 
4 D 
5 B 
6 A 
7 B 
8 C 
9 A
10 D 
11 D 
12 B 
13 D 
14 D 
15 D 
16 A 
17 C 
18 C 
19 D 
20 C 
21 B 
22 A 
Baixado por Victor Lucio (victorlucio5051@gmail.com)
lOMoARcPSD|25035503

Mais conteúdos dessa disciplina